Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
O «gigante dos mares» que despertou curiosidade em Cascais
Quem passeou no domingo pela Linha de Cascais não conseguiu deixar de reparar numa enorme plataforma atracada ao largo da Trafaria.
Tratava-se de um gigante dos mares com uma enorme plataforma, chamado Blue Marlin, que entrou no Porto de Lisboa para um serviço de reabastecimento de combustível.
Porto de Setúbal encerra celebrações do Centenário com lançamento de livro sobre criação do porto e celebra parceria com Ermelinda de Freitas
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra encerrou esta segunda-feira as celebrações do seu centenário, assinalando a data com vários eventos comemorativos.
Durante a manhã, foram colocadas no leito da Doca de Recreio das Fontaínhas do Porto de Setúbal, um total de 1200 garrafas de vinho numa parceria com a Casa Ermelinda Freitas. O vinho “Porto de Setúbal Centenarium – Edição Especial” tem a assinatura do enólogo Jaime Quendera e ficará em estágio a uma profundidade de entre três a cinco metros. Dentro de um ano será resgatado e oferecido a todos os colaboradores e parceiros da APSS.
Como é que os residentes de regiões costeiras lidam com a subida do nível do mar?
Uma investigação realizada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) informa sobre a forma como os residentes nas regiões costeiras lidam com as ameaças das alterações climáticas, nomeadamente a subida do nível das águas.
Com as consequências das alterações climáticas, as zonas costeiras estão expostas aos impactos negativos da subida do nível das águas, colocando em risco comunidades e habitats naturais. No entanto, as consequências da subida do nível do mar não são imediatas, o que pode explicar por que razão as pessoas continuam a escolher viver ao longo da costa. Durante o seu mestrado no Iscte, Natacha Parreira, sob a orientação de Carla Mouro, investigadora do CIS-Iscte, investigou como diferentes tipos de vinculação ao lugar estão associados às estratégias das pessoas para lidar com a subida do nível das águas no distrito de Aveiro, considerada uma das zonas costeiras de maior risco em Portugal.
CARLOS CORREIA, PRESIDENTE DO PORTO DE SETÚBAL:
Os factos desmentem os que tentaram manipular a opinião pública contra as dragagens
Presidente da APSS revela que as evidências científicas confirmam o que diziam os estudos ambientais sobre as dragagens, defendendo que este caso devia ficar de exemplo para outras obras polémicas.
18 DE DEZEMBRO
100.º Aniversário do Porto de Setúbal
Esta segunda-feira, 18 de Dezembro, passam 100 anos da criação de um organismo próprio vocacionado para a gestão do porto de Setúbal, a então Junta Autónoma das Obras do Porto e da Barra de Setúbal e do Rio Sado.
ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 14, EM VIGO
Apresentação do projeto DIGITAL COLOGISTICS
A apresentação do projecto DIGITAL COLOGISTICS – Impulso da digitalização do sistema logístico da Eurorregión Galicia-Norte de Portugal, decorre esta quinta-feira, 14 de Dezembro, às 11:45 no Edifício de Sessões da Autoridad Portuaria de Vigo.
FUNCHAL
CMF e APRAM criam sinergias
A partilha de sinergias entre a Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a Associação Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) é uma realidade que beneficia o porto do Funchal e a cidade, adiantou o vereador Bruno Pereira, que participou no debate sobre Cidades e Portos Inteligentes, no Hotel Savoy.
Este evento – Mostra das Tecnologias e Conferências – organizado pela ACIF, incluiu ainda Cibersegurança/Protecção de Dados, Mordenização Administrativa e Inteligência Artificial.
Nova linha ferroviária vai aumentar a competitividade do Porto de Sines
A ligação ferroviária do litoral alentejano até Espanha vai estar concluída no primeiro semestre de 2024. É o maior projecto ferroviário nos últimos 100 anos e vai aumentar a capacidade e a competitividade do Porto de Sines.
São 90 quilómetros de uma nova linha que atravessa as quintas e o montado alentejano. Por lá trabalha-se a um ritmo acelerado para concluir este troço entre Évora e Elvas. Esta é a única linha construída de raiz, inserida no Corredor Internacional Sul, que vai permitir ligar, mais rapidamente, os portos portugueses e a cidade de Lisboa a Espanha.
Vai duplicar a capacidade e diminuir o tempo da viagem. De Sines, que tem o porto mais importante do país, o percurso será reduzido em 140 quilómetros até Espanha. Ou seja, em tempo, serão menos três horas e meia.
PORTO DE AVEIRO CONCLUI EMPREITADA DE INFRAESTRUTURAÇÃO DO ÚLTIMO ARRUAMENTO DO TERMINAL SUL
A administradora do Porto de Aveiro, Andreia Queirós, e o Director de Infraestruturas da APA, Jorge Neto, acompanharam a conclusão dos trabalhos da empreitada de construção de arruamento junto ao Terminal Sul, com a colocação de sinalética horizontal e vertical.
Esta empreitada, iniciada em Agosto, incluiu diversas intervenções: pavimentação, passeios e ciclovia, drenagem de águas pluviais e residuais (para futura ligação), rede de abastecimento de água, com alimentação a hidrantes, rede de iluminação pública e de alimentação de energia, rede para telecomunicações, bem como sinalização horizontal e vertical.
PSA Sines expande a sua capacidade com dois novos pórticos de cais Ship-to-Shore Super Post Panamax
Dois mega pórticos de cais Ship-to-Shore (STS) chegaram à PSA Sines terça-feira, 5 de Dezembro. Os novos pórticos serão adicionados aos dez pórticos Super Post-Panamax existentes, permitindo que a PSA Sines opere os maiores navios porta-contentores actualmente em operação na Península Ibérica. O novo equipamento também desempenhará um papel importante na expansão da capacidade da PSA Sines de 2,3 para 2,7 milhões de TEUs (Twenty-foot Equivalent Units) e reforçará a posição da PSA Sines como o porto de entrada preferido da Península Ibérica.
APDL lança concurso público de 4,1 milhões para porto seco na Guarda
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou a abertura do concurso público no valor de 4,1 milhões de euros para a empreitada de implementação do porto seco da Guarda em 2024. As propostas devem ser enviadas até 2 de fevereiro do próximo ano. A APDL diz que o Porto Seco da Guarda é “fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia”.
A intervenção prevê a extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 metros, o aumento e reforço do terrapleno “permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’[pés] por ano”, a construção de um edifício administrativo, serviços aduaneiros e a vedação do perímetro e controlo de acessos.
APDL ANUNCIA ABERTURA DE CONCURSO PARA EMPREITADA DO PORTO SECO DA GUARDA
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), anuncia a abertura do concurso que marcará o início da empreitada de implementação do Porto Seco da Guarda em 2024. Esta iniciativa é fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia.
André Martins elogia parceria com APSS que devolveu Praia da Saúde aos setubalenses
A parceria entre a autarquia sadina e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) foi um factor importante para devolver a Praia da Saúde aos setubalenses. Quem o diz é André Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que lembra que o local foi “durante décadas ocupado por estaleiros e outras actividades navais que constituíam verdadeira muralha que isolava a cidade do rio”. Apesar de já intervencionada e ser alvo de muita procura, garante que a Praia da Saúde pode “ser ainda mais qualificada” no futuro.
O autarca falava na sessão de abertura do “Encontro do Mar – História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social”, organizado pela Associação Economia Azul (AEZULMAR) em parceria com o município e a APSS, que decorreu na tarde de terça-feira no Auditório Municipal Cinema Charlot.
APDL associa-se ao Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30 em parceria com a AEP e o Novo Banco
A APDL associou-se à Associação Empresarial de Portugal (AEP) e ao Novo Banco no Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30, uma iniciativa que pretende incentivar as exportações portuguesas a atingir os 60% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030.
O Kick-off deste projeto ocorreu a 17 de novembro, no Porto de Leixões, e contou com as presenças do Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves, do Chief Commercial Officer Corporate do Novo Banco, Andrés Baltar; do Presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, do Vice-Presidente Executivo da AEP, Paulo Vaz e do Presidente do Conselho Geral da AEP, José Manuel Fernandes.
MADEIRA
Movimento de mercadorias nos portos em alta
A variação do movimento de mercadorias nos portos da Região, no 3.º trimestre de 2023, foi globalmente positiva em comparação com o mesmo período dos últimos quatro anos (+3,9% face ao 3.º trimestre de 2022; +16,1% face ao 3.º trimestre de 2019). Para esta variação contribuíram os acréscimos observados homólogos verificados tanto no descarregamento (+3,5%; +18,1% que no mesmo trimestre de 2019), como no carregamento (+7,1%; +3,3% face ao 3.º trimestre de 2019) de mercadorias. A variação homóloga acumulada foi igualmente positiva (+6,6%; +18,6% face a 2019).
PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA
O Porto de Aveiro recebeu no dia 24 a visita do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina, e da Vereadora, Dra. Isabel Simões Pinto.
Esta visita teve como objetivo reforçar a ligação histórica entre o Porto e o Município, nomeadamente no que respeita à estreita relação existente entre o terminal de granéis líquidos do porto e o complexo químico de Estarreja.
PORTO DE AVEIRO REALIZA EMPREITADA DE SINALIZAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PORTUÁRIAS
O Porto de Aveiro tem em curso uma empreitada de melhoria de circulação na zona portuária, que contempla a colocação de sinalização, bem como o arranjo e pavimentação de algumas vias de circulação e terminais.
Esta empreitada, que inclui diversas intervenções, passa pela colocação de sinalização vertical no Terminal de Granéis Líquidos, Porto de Pesca Costeira e Porto de Pesca de Largo, execução de sinalização horizontal e colocação de sinalização vertical nas vias de circulação portuária e reparação pontual de pavimentos em algumas vias de circulação e dentro dos terminais.
ESTA QUARTA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO, EM SETÚBAL
Fórum Investir Inovar e Descarbonizar - As novas Indústrias Inovação e Logísticas
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, convidam-no a estar presente na sessão do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, que será dedicado ao tema “As Novas Indústrias: Inovação e Logística” e que se realiza esta quarta-feira, dia 29 de novembro, com início às 09h00, no auditório do Parque Empresarial BlueBiz, da aicep Global Parques, em Setúbal.
Seminário «Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social»
Porto de Setúbal aposta na Economia do Mar
Energias renováveis, transição energética, economia circular, inovação e tecnologia das cadeias logísticas nos transportes marítimos foram alguns dos temas discutidos no seminário “Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade social”, evento organizado pela AEZULMAR – Associação Economia Azul em parceria com a APSS e com a Câmara Municipal de Setúbal e que se realizou no âmbito das comemorações do Porto de Setúbal.
AÇORES
Movimento de mercadorias cresceu no Porto de Ponta Delgada
O Porto de Ponta Delgada aumentou em 2022 o movimento de mercadorias, segundo revelou o INE.
De acordo com o estudo sobre o movimento nos portos nacionais, o porto de Ponta Delgada movimentou 1,7 milhões de toneladas em 2022, mais do que os 1,4 milhões de toneladas do ano anterior.