Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portos de Lisboa e de Setúbal apresentam rebranding com assinatura da Shift

Os Portos de Lisboa e de Setúbal deram um passo em direcção ao futuro com o lançamento de uma nova identidade visual, resultado de um rebranding assinado pela Shift Your Branding Agency. Este processo teve como principal objetivo criar uma comunicação conjunta e coesa entre os dois portos, reforçando as identidades individuais enquanto promovem a complementaridade e o fortalecimento estratégico no setor marítimo.

Miguel Reis, Diretor Criativo da Shift, destacou que a proximidade geográfica e a colaboração entre os portos foram centrais na conceção da nova identidade. “Lisboa e Setúbal estão unidos na missão de reforçar a posição de Portugal no mapa marítimo internacional. Este rebranding não só permite que apareçam e comuniquem juntos em diversos momentos, mas também fortalece o propósito individual de cada um para o presente e o futuro”, afirmou.

Começam as novas alianças estratégicas marítimas mundiais

Já se veem os navios no horizonte. Fevereiro marca o início da separação de algumas das mais importantes alianças marítimas mundiais e o início de novas. Das anteriores parcerias, 2M e THE Alliance, surgem as alianças Gemini Cooperation e Premier Alliance. A esta reformulação mundial, dá-se ainda a resposta da Ocean Alliance, que prolongou o atual tratado até 2032.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

No dia 12 de Fevereiro de 1787, o naufrágio do navio «Le Calonne» na costa do Alentejo Litoral

A 29 de Janeiro de 1787, o “Le Calonne” rebentou os machos do leme junto à ilha de Santa Maria. Sem poder proceder ao conserto do leme, a tripulação tentou meter rumo a Cádiz.
Dois dias depois, quando o vento se torna mais favorável para uma singradura directa até ao Porto de Lisboa, o capitão Dumoulin traçou rota para a capital portuguesa, enquanto a tripulação içava o leme para a coberta e tentava proceder a uma reparação de emergência, no que não tem grande sucesso.

Tentando manter rumo apenas pelo colher das velas, o navio vai-se desviando para sul. Na manhã do dia 12 de Fevereiro de 1787, quando estavam à latitude de 38.1 graus, sensivelmente defronte ao cabo de Sines, avistam terra pela amura de sotavento. Na altura o mar corria em grandes ondas, impelidas por rajadas de vento oeste.

Adjudicadas obras de 5 milhões de euros para melhorar Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro está a concretizar dois projetos estratégicos que reforçam o seu compromisso com a modernização e a sustentabilidade das infraestruturas marítimas e rodoviárias. Falamos da requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo (Cais Dique) e da dragagem de manutenção do Porto de Pesca do Largo e do Canalete do Forte da Barra, ambas obras que já foram adjudicadas.

Investimento de 7,4 milhões de euros «reforça capacidade portuária nos Açores», afirma José Manuel Bolieiro

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à cerimónia de batismo do rebocador “Açor”, realizada em Ponta Delgada. A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, foi a madrinha da embarcação.

O “Açor” é “um rebocador de última geração, projetado com foco na eficiência, segurança e robustez”, sinalizou José Manuel Bolieiro.

AET apela à sinergia entre os portos de Viana, de Leixões e a região da Galiza

Os portos da Galiza e do Norte de Portugal devem apostar no estudo e valorização das vantagens competitivas que poderão advir da implementação de estratégias de colaboração e cooperação funcional: esta é a conclusão de um estudo elaborado pela Associação Espanhola do Transporte (AET), amplamente difundido na comunicação social da Galiza. O documento constata também que haverá benefícios na criação de um cluster portuário do chamado Altântico Noroeste, capaz de agregar valor à atuação dos portos.

Portos de Cabo Verde celebram protocolo com Associação Empresarial de Sines

A empresa pública dos portos de Cabo Verde (ENAPOR) celebra esta segunda-feira, dia 10, um protocolo de cooperação com a Associação Empresarial de Sines para estreitamento de relações e promoção de acções de intercâmbio.

Estarão em foco atividades “nos domínios da segurança e ambiente, operações e gestão portuária, transição digital e descarbonização”, informa a ENAPOR, dada a vocação portuária de Sines. O protocolo vai ser celebrado na sede da empresa estatal cabo-verdiana, na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente.

AÇORES

Mário Rui Pinho: resolver problemas no sector conserveiro passa por conhecer estruturas produtivas

O secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, declarou, numa visita à Cofaco, em São Miguel, que a “melhor maneira” de resolver problemas no sector conserveiro, como noutros, passa por “vir ao local, conhecer a estrutura produtiva” e, com esse suporte, procurar as melhores respostas.

Na fábrica, o governante reiterou que num “muito curto prazo de tempo” serão pagos os apoios POSEI referentes a 2021, e até Março o Governo dos Açores conta ter os anos de 2022 e 2023 regularizados, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Portos da Madeira com movimento record de mercadorias em 2024

O total da carga movimentada nos portos e terminais da Região Autónoma da Madeira, em 2024, atingiu 1 432 211 toneladas, +1,39%, ou seja, mais 19 596 toneladas que em 2023, e um recore absoluto se analisarmos os últimos 10 anos. Este crescimento deve-se, sobretudo, ao bom desempenho do item mercadoria contentorizada que representou 817 324 toneladas, +5% (=40 245 toneladas) que o registado, em 2023), também um número inédito que constitui um novo record nestes portos.

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, salienta que estes números positivos demonstram “a boa performance da economia regional verificada nos últimos três anos que foi de crescimento consecutivo.”

APDL renova Autorização de Segurança enquanto Entidade Gestora de Infraestruturas Ferroviárias

A APDL assegurou a renovação da Autorização de Segurança (PT 21 2025 0001), concedida pela Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária, enquanto entidade gestora de infraestruturas ferroviárias. A Autorização de Segurança ora renovada, compreende, no seu âmbito, os Terminais Ferroviários de Mercadorias de Leixões e da Guarda.

A renovação da certificação, em conformidade com a Diretiva (UE) Nº 2016/798 do Parlamento Europeu e o Decreto-Lei n.º 85/2020, reflete o compromisso da APDL em garantir elevados padrões de segurança na gestão de infraestruturas ferroviárias integradas no contexto portuário.

ILHA TERCEIRA, AÇORES

Lançado concurso para gare de passageiros do Porto de Pipas

O concurso público para a empreitada de requalificação da gare de passageiros do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, foi lançado com um preço base de dois milhões de euros.

Segundo o anúncio publicado em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores e lançado pela Portos dos Açores, empresa que gere os portos açorianos, a empreitada tem um prazo de execução de 10 meses. A 23 de dezembro de 2024, o Conselho do Governo decidiu o reforço em 2,175 milhões de euros da comparticipação financeira no contrato-programa para as obras que têm vindo a ser executadas no porto.

Terminais públicos e privados com resultados positivos

Porto de Setúbal encerra 2024 com crescimento sustentado e forte aumento nos Granéis Líquidos

O Porto de Setúbal registou, em 2024, um crescimento sustentado em vários segmentos de atividade, com um total de 6,5 milhões de toneladas movimentadas (+3,7% face a 2023), consolidando o porto como um dos principais motores da economia portuária regional e nacional.

O setor dos Granéis Líquidos destacou-se com um expressivo crescimento de 41,3%, principalmente devido aos produtos energéticos provenientes do Porto de Sines e ácidos movimentados no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) da SAPEC. Também os granéis sólidos (+5%) e a carga Ro-Ro (+2,4% em toneladas e +4,6% em unidades) registaram aumentos significativos. Já a carga contentorizada teve um incremento de 1,2% em toneladas, representando, ainda assim, um decréscimo de 1,8% em número de contentores e de 0,8% em número de TEU´s. A carga geral fracionada também teve uma ligeira diminuição de 2,7%, face ao ano anterior.

Porto de Sines estreita relações com os portos da Namíbia

APS e Namport assinam Memorando de Entendimento

A APS, Administração dos Portos de Sines e do Algarve acaba de assinar um Memorando de Endimento ((MoU) com a Namport, The Namibian Ports Authority.

Trata-se de parceria estratégica que visa melhorar o intercâmbio de conhecimento, o reforço das capacidades e a excelência operacional entre as duas autoridades portuárias. Uma parceria que, segundo a Namport, marca uma nova era de cooperação marítima, abrindo caminho para o crescimento mútuo, a inovação e o desenvolvimento económico sustentável.

APDL promove renovação do Parque de Telemetria no Porto de Leixões: Modernização e Eficiência

A APDL, no âmbito do seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e eficiência operacional, concluiu a renovação do parque de telemetria dos contadores de água no Porto de Leixões. Este avanço tecnológico representa um marco na gestão inteligente de infraestruturas e recursos hídricos, fortalecendo a capacidade de monitorização em tempo real e promovendo uma utilização mais eficiente e sustentável da água.

A solução adotada integra a tecnologia LoRaWan, que possibilita uma comunicação eficaz entre sensores e dispositivos, combinando transmissões de dados a longas distâncias com baixo consumo energético. Este sistema reduz significativamente o impacto ambiental associado à operação e aumenta a abrangência e versatilidade da rede de telemetria, que atualmente cobre grande parte do Porto de Leixões, as zonas da Ribeira do Porto e o Cais de Gaia. Está também em curso um estudo para a expansão desta tecnologia a outras áreas do Rio Douro, reforçando o compromisso da APDL com a sustentabilidade em toda a sua área de influência.

Carga movimentada registou 11,3 milhões de toneladas

Contentores no Porto de Lisboa cresceram 12% em 2024

O Porto de Lisboa encerrou 2024 com resultados positivos e consolidados no sector da carga, registando um crescimento de 3,6% face ao período homólogo, fechando com um total de 11,3 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a dezembro de 2024.

Este crescimento verificou-se principalmente na carga geral e contentorizada e resulta, em grande medida, da recuperação das linhas de contentores e da introdução de novas rotas comerciais que agora ligam Lisboa a mercados estratégicos, como por exemplo ao continente americano.

No segmento de carga geral, o Porto de Lisboa registou 5,28 milhões de toneladas, com um crescimento expressivo de 13,6% em relação ao ano anterior. A carga contentorizada foi outro dos motores deste desempenho, com um crescimento de 12%, totalizando 4,9 milhões de toneladas. Este segmento contabilizou ainda 460.746 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), um aumento significativo de 9,8% em comparação com 2023.

Quase 22 milhões para modernizar o Porto da Figueira da Foz

As obras de aprofundamento do canal de navegação, da barra e da bacia de manobras (que também será alargada para sul), entre outras intervenções, processo iniciado em 2016, arrancam em breve. A empreitada tem um prazo de execução 452 dias, ou seja, até maio de 2026.

A consignação da empreitada foi assinada dia 24, tendo como subscritores a administração portuária e a Mota Engil. Tem um orçamento de 21,9 milhões de euros.

Em resposta ao Brexit Garland lança rota marítima directa para a Irlanda

O Grupo Garland anunciou o lançamento de uma nova rota marítima direta para a Irlanda, com partidas semanais a partir de Portugal. A operação, que começou oficialmente a 17 de janeiro, surge como uma solução estratégica para contornar as dificuldades impostas pelo Brexit, que tornaram as rotas terrestres via Inglaterra mais lentas, caras e burocráticas.

A nova linha marítima terá saídas semanais às sextas-feiras, com tempos de entrega estimados entre 5 e 7 dias. Setores como têxtil, calçado e cerâmica, onde Portugal mantém uma forte presença internacional, já estão a aderir a esta nova solução, que promete trazer maior eficiência e competitividade.

Ministro das Infraestruturas quer fazer dos portos nacionais os maiores da Península Ibérica

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse, esta sexta-feira, “ter o sonho” de fazer dos portos nacionais os maiores da Península Ibérica e defendeu a atenção dada pelo Governo ao setor marítimo.

“Eu tenho um sonho e o meu sonho é fazer dos portos nacionais os maiores portos da Península Ibérica, porque não há melhor posição geopolítica estratégica do que a dos portos nacionais”, disse o governante".

Na sua intervenção, Miguel Pinto Luz argumentou que, para tal, os portos têm de ser capacitados e receber investimentos que permitam aumentar o tamanho dos navios que recebem.

Apontou, nesse caso, para a possibilidade de o maior porto português, o de Sines, vir a movimentar 70 a 80 milhões de toneladas por ano (20 a 30 milhões a mais do que os números atuais), aproximando-se daquele que é o maior porto da Península Ibérica, o de Valência, em Espanha, que movimenta 120 milhões de toneladas anuais, ou superiorizando-se a Santos, no Brasil, o maior porto da América Latina, cujos valores ascendem aos 179,8 milhões de toneladas.

Porto de Aveiro escolhe empresa para modernizar VTS

A empresa GMVIS SKYSOFT S.A. venceu o concurso público lançado pela Administração do Porto de Aveiro (APA) para a modernização tecnológica do sistema de VTS dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

O serviço de tráfego de navios – Vessel Traffic Service (VTS) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo, semelhante ao controlo de tráfego aéreo, permitindo, também, comunicação com entidades de auxílio e socorro.

Seis empresas apresentaram propostas, tendo sido escolhida a que apresentou o valor de 2.185.915,03 €. O prazo de execução do contrato é de 270 dias.

Portos de Lisboa e Setúbal crescem em 2024 e reforçam papel estratégico na Área Metropolitana de Lisboa

Os Portos de Lisboa e Setúbal registaram resultados positivos em 2024, consolidando a sua importância estratégica e afirmando-se como o maior ecossistema portuário a servir a Área Metropolitana de Lisboa. Juntos, os dois Portos movimentaram um total de 17,8 milhões de toneladas de mercadorias e 616.618 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), que representa um crescimento homólogo conjunto de 3,7% em toneladas e de 7% em TEUs.

Total: 701