Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Disponíveis 11 novos avisos para a apresentação de candidaturas
Estão abertas as candidaturas ao Mar 2030
Estão disponíveis 11 novos avisos para a apresentação de candidaturas no âmbito do Programa Mar 2030, somando um total de 140.1 M€ de apoio público.
Estes avisos dirigem-se, entre outros, a operadores económicos do setor da pesca, aquicultura e transformação; à proteção e restauração da biodiversidade e ecossistemas marinhos e à execução da Política Marítima Integrada.
DE 25 A 28 DE NOVEMBRO de 2024 | INSCRIÇÕES ABERTAS
Conferência Internacional NEXUS - DIGITAL AND GREEN TRANSITION IN MARITIME PORTS - Trends and Challenges
De 25 a 28 de novembro, Évora e Sines serão palco da primeira conferência internacional dedicada à transição digital e à descarbonização nos portos marítimos, realizada no âmbito da Agenda Nexus.
Com organização conjunta da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e Universidade de Évora (EU), em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA), o CYTED, e o MED&Change, este programa de 4 dias pretende aliar o debate académico à aplicação e criação de produtos e soluções nas áreas relacionadas com plataformas colaborativas de dados abertos, inteligência artificial, terminais e portarias inteligentes, smart logístics e smart trains, 5G, cibersegurança, transição energética e capacitação.
24 Horas de Logística aposta em formato híbrido
A caminho da sua 16.ª edição, as 24 Horas de Logística, ação de formação em formato de jogo de equipas, reinventa-se e aposta num formato híbrido: online, de 24 de setembro a 1 de outubro, e presencial, a 19 de outubro 2024, no Carregado, no centro logístico da Luís Simões, empresa que este ano celebra 75 anos e que integrou o grupo de pioneiros da primeira edição das 24 Horas de Logística.
A 16.ª edição das 24 Horas Logística aposta numa nova versão para esta ação de formação, com características muito especiais e na qual ao longo dos anos já participaram muitas centenas de profissionais de logística da indústria, retalho e prestação de serviços logísticos.
Ocean Winds anuncia a primeira exportação do projecto na Escócia
Ocean Winds, a joint venture para o setor eólico offshore criado pela EDP Renováveis e pela ENGIE, anuncia a primeira exportação de eletricidade do projeto, que está em desenvolvimento na Escócia.
Foi alcançada com sucesso a injeção da primeira potência do projeto Moray West, localizado no Moray Firth, no norte da Escócia. Esta potência da primeira série de turbinas eólicas instaladas foi exportada para o Sistema Nacional de Transmissão de Eletricidade (NETS, na sigla original).
SIM 24
Sector marítimo no «rumo certo» para a sustentabilidade
O setor marítimo está no “rumo certo” para enfrentar os desafios da sustentabilidade, tendo identificado os problemas e estando a trabalhar para ultrapassar os desafios. São palavras da professora Manuela Batista, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, no âmbito da SIM’24, a primeira conferência internacional sobre iniciativas sustentáveis no setor marítimo, que decorreu em Oeiras.
Em declarações à Supply Chain Magazine, Manuela Batista, membro da comissão organizadora, contextualizou esta conferência com a parceria desenvolvida desde 2018 com duas universidades norueguesa, a NTNU – Norwegian University of Science and Technology e a ISN – University od South-Eastern Norway.
AEP: Participação portuguesa em missões e feiras
A AEP - Associação Empresarial de Portugal está a coordenar a participação em várias iniciativas para apoiar as empresas portuguesas na sua expansão internacional.
GreenOffshoreTech atribuiu 40 mil euros a ideias inovadoras
Realizou-se em Hamburgo (Alemanha) o Evento Final do projeto GreenOffshoreTech, que premiou cinco startups com as melhores ideias de negócio. O apoio financeiro visa acelerar o desenvolvimento dos protótipos para a fase de preparação para o mercado.
O consórcio do projeto integra 12 parceiros – entre os quais o Fórum Oceano – de sete países europeus.
Primeiro nó de autoestrada e de aeroporto subaquático do mundo bate 10 records de rajada
Túnel subaquático entre ilhas artificiais, com pontes ligadas ao continente, conta com oito faixas de rodagem ao longo de 24 quilómetros. Duas horas de viagem reduzidas para 30 minutos, com 14 robôs a controlar a área.
O sistema de túnel/ponte sobre o mar fica na província de Guangdong, no sul da China, liga as cidades de Shenzhen e Zhongshan, situadas em margens opostas do estuário do Rio das Pérolas, que abrange nove cidades de Guangdong, além de Hong Kong e Macau.
GEE - Estudo sobre o sector dos Transportes Apresenta o panorama dos movimentos de mercadorias
No âmbito da sua missão de recolher e divulgar informação e de realizar estudos, o GEE divulga o presente documento sobre o sector dos Transportes, que apresenta o panorama dos movimentos de mercadorias, através dos vários modos de transporte, na relação de Portugal com os países da União Europeia e com o resto do mundo.
Berta Cabral defende que plataformas logísticas são muito importantes para ilhas açorianas
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou, em Ponta Delgada, a importância das plataformas logísticas para as ilhas dos Açores, tendo em conta a “descontinuidade e dispersão territorial” dos Açores.
Berta Cabral falava, em representação do Presidente do Governo dos Açores, na apresentação da nova unidade de frio do Polo Logístico Transinsular Açores, do Grupo ETE, e adiantou que estes centros “têm um papel determinante no abastecimento e na subsistência das populações e no desenvolvimento económico local”.
Mais de 19 milhões em investimentos nos portos até 2027
Em resposta aos deputados na comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, o ministro José Manuel Fernandes adianta que estão previstos, entre 2024 e 2027, cerca de 14.054 milhões de euros em investimentos em infraestruturas, “nos portos de Norte a Sul”, nomeadamente, “Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Sesimbra, Setúbal, Sines, Sagres, Lagos, Portimão, Quarteira, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António”.
Conforme detalhou o Ministério da Agricultura e Pescas, estão identificados investimentos prioritários nos portos de Matosinhos (875.000 euros), Peniche (1.244.826 euros), Setúbal (350.000 euros), Sagres (1.988.044 euros), Quarteira (1.800.000 euros) e Olhão (52.000 euros).
De 23 a 25 de outubro de 2024 em Tânger
LOGITERR 2024 | Salão Internacional da Mobilidade, Transportes e Logística
A Cidade de Tânger, a União Africana das Organizações de Transportes e Logística - UAOTL e a CGLU África, organizam o Fórum/Salão Internacional de Mobilidade, Transportes e Logística, intitulado "LOGITERR 2024", que terá lugar de 23 a 25 de outubro de 2024 em Tânger.
Este evento, organizado sob a égide do Ministério dos Transportes e da Logística, reunirá profissionais, decisores políticos, instituições e ONG, com atividade nas áreas de soluções de mobilidade, transporte e logística.
Mealhada vai avança para estudo dos modelos de negócio e exploração da futura Plataforma Logística da Pampilhosa
A Mealhada adianta que vai avançar para o estudo dos modelos de negócio e exploração da futura Plataforma Logística da Pampilhosa.
O Município fala em “novas orientações” da União Europeia para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes que colocam a Plataforma como Terminal Rodoferroviário Principal neste conjunto de infraestruturas e de gestão de transportes.
MADEIRA
Paula Cabaço: «Os Portos estão ao serviço da comunidade»
Foi um dia diferente para a comunidade portuária. O Porto do Funchal abriu na quinta-feira as portas à população, para assinalar o ‘Dia do Porto’. Uma oportunidade para comemorar os Portos da Madeira, e mostrar um pouco do muito que se faz na administração portuária.
“Os portos servem a comunidade, e é para ela que trabalhamos. Por isso faz todo o sentido, num dia como hoje, abrirmos as portas para aqueles que servimos”, resumiu a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, referindo-se às visitas guiadas à Gare Marítima da Madeira, aos equipamentos e instalações da APRAM e aos batismos de mar a bordo da lancha dos pilotos, que decorreram ao longo do dia.
Grupo ETE reforça a sua oferta de logística integrada com a expansão de capacidade de frio industrial na Plataforma Logística dos Açores
Com a nova unidade de frio industrial (em temperatura controlada positiva e negativa) o Grupo ETE mais do que duplica para os 1.550m2 a sua capacidade de armazenagem de cargas frigoríficas, reforçando e antecipando de forma significativa a sua capacidade de resposta às exigências e necessidades locais, na Região Autónoma dos Açores.
Com foco na satisfação dos seus clientes, e respondendo sobre a procura no contexto local, o Grupo ETE investiu recentemente na expansão da sua plataforma logística integrada nos Açores com a construção de uma nova infraestrutura de frio industrial para armazenagem em temperatura controlada, reforçando significativamente a sua capacidade de resposta às necessidades específicas desta Região. Esta nova unidade de frio industrial permitirá ao Grupo ETE elevar a sua capacidade, qualidade e nível de serviço associado à sua atividade logística local.
Crescimento homólogo de 14% no total global de carga movimentada
Sines cresce exponencialmente na primeira metade de 2024
O Porto de Sines encerrou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento homólogo de 14% no total global de carga movimentada, destacando-se a Carga Contentorizada, com um crescimento homólogo de 25%, a que corresponde uma movimentação da ordem dos 989.000 TEU (1TEU = 1 Contentor de 20 pés).
No que diz respeito à movimentação por terminal, o Terminal de Contentores de Sines - Terminal XXI, reclama para si 50% do volume total de carga do porto, seguido pelo Terminal de Granéis Líquidos com 43%. De referir ainda o Terminal Multipurpose, que começa a dar os primeiros passos no sentido da recuperação da perda dos volumes associados ao carvão, com um crescimento de 74%, face ao mesmo período de 2023, correspondendo a 303.000 toneladas. De referir que este terminal tem movimentado cargas como minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira.
MADEIRA
Pontinha de «portas abertas» para assinalar Dia do Porto
Os Portos da Madeira assinalam esta quinta-feira, 18 de julho, mais um “Dia do Porto”, com um programa de portas abertas à população.
As comemorações do Dia do Porto 2024, começam pelas 10 horas. Quem quiser conhecer as instalações, os serviços e equipamentos da APRAM, percorrer a área internacional do Porto do Funchal ou dar um passeio descontraído à beira do cais da pontinha, junto ao mar, como antigamente, basta comparecer na entrada da sala de embarque da Gare Marítima da Madeira, onde se iniciarão as visitas guiadas.
Atrasos nos portos asiáticos aumentam e devem prolongar-se até Agosto
O congestionamento em alguns dos portos mais movimentados da Ásia pode persistir até agosto, uma vez que os navios que se desviam de alguns dos portos mais congestionados acabam por causar estrangulamentos noutros. Singapura, o centro de transbordo mais movimentado do mundo, debate-se há semanas com filas de navios à espera de espaço para atracar.
Entre as razões apontadas para este congestionamento está o facto dos navios percorrerem o longo caminho à volta de África de e para a Europa – evitando os ataques dos Houthi no Mar Vermelho – parando em menos portos asiáticos e processando mais carga através de Singapura.
Plataforma Ferroviária Portuguesa
Via Navegável do Douro acolhe 7.ª reunião de Conselho Estratégico da PFP
A APDL acolheu na Via Navegável do Douro a 7.ª reunião do Conselho Estratégico da PFP - Plataforma Ferroviária Portuguesa.
O encontro reuniu representantes de várias entidades e especialistas do setor - CP, Siemens, ISQ, EFACEC, Mota Engil, Somafel, Instituto Técnico de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, INCOMEF, Metro do Porto, Urbanandmainlines, SERMEC, Metro de Lisboa, LNEC e Sener - para debater e planear estratégias voltadas para o futuro da mobilidade ferroviária em Portugal.
PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ RECEBEM VISITA DE SECRETÁRIO DE ESTADO DAS INFRAESTRUTURAS
Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz receberam, no dia 10 de julho, a visita do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo.
O dia começou na Figueira da Foz, com uma reunião com o Conselho de Administração das duas Infraestruturas Portuárias, onde o Secretário de Estado teve oportunidade de se inteirar de todos os investimentos em curso e previstos, seguida de visita às áreas portuárias.