Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APSS renova certificação do Sistema de Gestão de Qualidade

A APSS, SA renovou a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade no âmbito da ISO 9001:2015. O certificado foi emitido em novembro e tem validade de três anos, sujeito a auditorias de acompanhamento.

O processo de certificação foi conduzido pela Lloyd´s Register e envolveu a participação ativa, através de contributos, dos colaboradores de algumas das áreas da empresa.

CMA GCM reforça presença no Porto de Setúbal com Linha «AGPOME» 2021

O grupo CMA CGM reforça a sua presença no Porto de Setúbal com a nova Linha Regular de contentores "AGPOME" 2021, agenciada pela CONTAINERSHIPS - CMA CGM PORTUGAL. Uma linha que substancia a posição do Porto de Setúbal nas ligações rápidas e diretas nas rotas da CMA CGM entre os portos atlânticos de Portugal e Espanha, o Mediterrâneo Oeste, a Argélia, costa mediterrânica francesa e espanhola e os hubs Tanger e Algeciras, que oferecem ligações a todo o mundo.

PORTO DE LISBOA REAFIRMA POSIÇÃO NO MERCADO DE CITRINOS

A APL – Administração do Porto de Lisboa revela que nos meses de Setembro e Outubro decorreu a campanha de importação de citrinos de 2021, provenientes da África do Sul e Argentina, na ERSHIP Lisboa - Terminal Multiusos do Beato (TMB).
No total foram movimentadas 7.591 toneladas de citrinos, o que representa mais 11% que no ano anterior.
 

Piloto 5G no Porto de Aveiro apresentado na inauguração do Laboratório 5Gainer na Universidade de Aveiro

Foi inaugurado, a 16 de novembro, o laboratório 5GAIner dedicado ao 5G e à inteligência artificial, localizado no Campus da Universidade de Aveiro. Este projeto resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações e a Huawei, visando o apoio à Indústria no âmbito do 5G e da Inteligência Artificial.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do Piloto 5G no acesso ferroviário ao Porto de Aveiro, como o primeiro sistema de Controlo de Passagem de nível do País suportado em comunicações 5G, instalado em parceria com a EFACEC.

AÇORES

Ponte-cais do porto das Lajes das Flores concluída em junho de 2022

Portos dos Açores informou que não vai ser possível concluir este mês a ponte-cais do porto das Lajes das Flores, destruído pelo furacão Lorenzo, remetendo a conclusão da obra para junho de 2022.

Porto de Aveiro realiza exercício de acidente simulado

Realizou-se sábado, dia 20, um exercício de acidente simulado no âmbito do Plano de Emergência Interno da APA S.A. O simulacro teve como cenário uma fuga de metanol, seguida de incêndio num navio em operação na ponte cais n. º 26 no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro (TGL).

O principal objetivo do simulacro foi avaliar a capacidade de resposta para a emergência de acordo com os pressupostos dos Planos de Emergência Internos das empresas que operam na ponte cais n. º26, a saber a Prio Supply e a Bresfor – Indústria de Formol, e do Plano de Emergência Interno da APA, S.A.

CICLO DE CONFERÊNCIAS DA AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES (AMT)

1ª CONFERÊNCIA - «REGULAÇÃO E MOBILIDADE: QUE FUTURO?», a 9 de Dezembro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), presidida por Ana Paula Vitorino, inicia um Ciclo de Conferências, no dia 9 de dezembro, que decorrerá no Auditório da Gare Marítima de Alcântara, no Porto de Lisboa.

A primeira sessão, com o tema “Regulação e Mobilidade: Que Futuro?”, terá início às 14 horas com uma nota de boas-vindas da Presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
A abertura será feita pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, sendo encerrada pelo Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Secretária de Estado das Pescas esteve em Sagres

A convite da Associação de Armadores de Pesca de Sagres, da Organização de Produtores da Pesca do Cerco – Barlapescas e da presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participou numa reunião, no dia 19 de novembro, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres.

SUBMISSÃO DE RESUMOS ATÉ 26 DE NOVEMBRO

SINES ACOLHE AS 10.ªS JORNADAS PORTUGUESAS DE ENGENHARIA COSTEIRA E PORTUÁRIA

A 7 e 8 de Abril de 2022 decorrerão em Sines as 10.ªS JORNADAS PORTUGUESAS DE ENGENHARIA COSTEIRA E PORTUÁRIA, organizadas pela PIANC Portugal. Estas Jornadas são hoje uma referência no meio técnico e científico da engenharia portuguesa, particularmente nos domínios da hidráulica marítima e da engenharia costeira e portuária.

Pretende-se que sejam um forum de partilha de conhecimento, com a apresentação de trabalhos técnicos e científicos nas áreas ligadas à PIANC e com a participação ativa de professores e investigadores, projetistas, donos de obra e de empresas de construção na área da engenharia costeira e portuária.

Baía do Funchal acorda com dois navios de cruzeiro

Sábado amanheceu com dois navios de cruzeiro no Porto do Funchal. Pouco passava das 07h00 quando chegou à baía da capital madeirense o ‘Viking Jupiter’, numa escala de estreia entre Málaga e Mindelo (Cabo Verde). Este ‘gigante’ dos mares trazia a bordo 393 passageiros e 439 tripulantes.

Siemens Portugal vai modernizar Porto de Leixões

A Siemens Portugal vai modernizar o porto de Leixões, o maior terminal de contentores do Norte do país. Este projeto, adjudicado à Siemens pela Yilport Leixões, inclui a renovação de um pórtico de cais STS (ship to shore) e três pórticos de parque RMG (rail mounted gantry) no Porto de Leixões, já a partir do início de 2022.

Ricardo Serrão Santos: modernização das pescas é uma aposta do Ministério do Mar

“O meu profundo agradecimento aos armadores e pescadores pela determinação em contribuírem para melhorar a capacidade de resposta do sector, incluindo no difícil período da pandemia”, disse o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na sessão de encerramento do Encontro Nacional sobre as Pescas, com o mote “Dia Nacional do Mar 2021 — Valorizar as Pescas e o Mar, valorizar o País”, em Sesimbra, e que se inseriu nas celebrações do Dia Nacional do Mar.

Bandeira Portuguesa sobe duas posições no ranking mundial

Portugal subiu duas posições na lista de maiores Estados de Bandeira em número de navios registados, com cerca de 600 navios sujeitos às convenções internacionais, ou seja, os mais relevantes.

De acordo com o último relatório da UNCTAD sobre o shipping, que foi hoje publicado e aborda os dados relativos a 2021, Portugal passou da 16ª para a 14ª posição no ranking mundial, mantendo a tendência de crescimento sustentado, mas com uma espetacular performance no período em análise (2020-2021). Dentro dos 20 principais Estados de Bandeira, Portugal foi o que mais cresceu em número de navios registados, com um aumento de 10% face ao período homólogo anterior.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Memorando da APS com Estado da Bahia e Exercício Polex PT 2021

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) falou com o Presidente do conselho de administração da APS, José Luís Cacho, sobre a assinatura de um memorando com o Estado da Bahia (Brasil). para o desenvolvimento de novos projectos ligados ao agronegócio.
Acompanhamos também o exercício de combate à poluição no meio marinho 'Atlantic POLEX.PT 2021', organizado pela direcção de combate à poluição do Mar, da Autoridade Marítima Nacional, que se realizou no final de outubro, no Porto de Sines.

Porto de Sines quer tornar corredor logístico com Badajoz mais competitivo

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) vai apostar em tecnologias inovadoras da informação e comunicação, através de processos de digitalização, para tornar o corredor logístico Sines-Badajoz "mais eficiente, competitivo e desmaterializado".

O projeto do Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz (Calsiba) está a ser desenvolvido numa parceria entre a Extremadura Avante, que reúne um grupo de empresas públicas do Governo da Extremadura Espanhola, e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

LISBOA TERÁ EMBARQUES E DESEMBARQUES

Celebrity vai ter 7 navios na Europa em 2023

A Celebrity Cruises anunciou os itinerários para a Europa em 2023, em que oferecerá mais de 45 overnights em 11 cidades diferentes com sete navios, incluindo o Beyond, Edge, Apex, Silhouette, Constellation, Infinity e Reflection.

A 9 DE DEZEMBRO

Conferências da AMT: «Regulação e Mobilidade: Que Futuro?»

A 9 de Dezembro realiza-se, no Auditório da Gare Marítima de Alcântara (no Porto de Lisboa), o arranque do Ciclo de Conferências organizado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), actualmente presidida por Ana Paula Vitorino, com a primeira sessão subordinada ao tema ‘Regulação e Mobilidade: Que Futuro?’. A sessão arranca às 14 horas, terminando às 17:30.

16 DE NOVEMBRO

Dia Nacional do Mar

Celebra-se esta terça-feira, dia 16 de novembro, o Dia Nacional do Mar, tendo como referência a entrada em vigor da "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar" a 16 de novembro de 1994.

A DGRM associa-se à celebração deste dia, destacando os sectores tradicionais e emergentes que constituem a economia ligada ao Mar – Economia Azul – tendo em conta que o Mar representa 5,1% do produto interno bruto português, 5% das exportações nacionais e 4% do emprego (INE, 2018).

PORTO DE LEIXÕES

Ro-ro e carga fraccionada com forte crescimento até Setembro de 2021

As cargas roll-on/roll-off e Fraccionada estiveram em destaque no Porto de Leixões no acumulado até Setembro de 2021 ao crescerem, em conjunto, cerca de 400 mil toneladas, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

NO PORTO DE PONTA DELGADA, AÇORES

Parque de contentores a crescer de 120 para 480 unidades

O Porto de Ponta Delgada vai ver aumentada a sua capacidade de receção de contentores de 120 para 480 unidades, anunciou o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia dos Açores, Mota Borges.
O governante visitou a obra em curso, de reperfilamento no Porto de Ponta Delgada, tendo considerado que esta era “necessária para racionalizar” a operação de carga e descarga dos navios” naquela infraestrutura portuária da ilha de São Miguel.

Total: 5213
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261