Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


«O mar está a dar a Portugal nova oportunidade para se globalizar», diz Ministra do Mar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, concedeu uma entrevista ao ‘Jornal Económico’, na qual abordou, entre variados temas, o paradigma da Economia Azul e as ambições de Portugal no contexto da iniciativa One Belt One Road, que integra a Nova Rota da Seda Marítima, garantindo que «500 anos depois, o mar está a dar a Portugal uma nova oportunidade para se globalizar e prosperar».

Lamaignere Cargo recorre à ferrovia para ligar Sines e Sevilha

Através de uma nova conexão ferroviária entre o porto português de Sines e o porto espanhol de Sevilha, a empresa de logística Lamaignere Cargo reforçou o serviço de transporte marítimo com o posicionamento na cidade andaluz, tanto para cargas como descargas.

UE busca maior «segurança energética» e vê EUA como parceiro ideal: conjugação perfeita para Sines

A conjuntura internacional poderá estar a sorrir para Portugal, e, neste animador contexto, o Porto de Sines, grande referência portuária nacional, está na pole position para tirar proveito das circunstâncias: se o crescente mercado do GNL já colocava Sines como um player incontornável quanto à comercialização desta alternativa, o acordo firmado entre os EUA e a União Europeia veio fortalecer ainda mais essa condição.

Havia 250 mil mestres e oficiais habilitados para navios da UE em 2016

Um relatório estatístico recente da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA, no acrónimo em inglês) sobre o mercado europeu de marítimos, revela que em 31 de Dezembro de 2016 existiam 174.780 mestres e oficiais com certificados de competência válidos emitidos por Estados membros da União Europeia (UE) e 87.802 com certificados emitidos por países terceiros. No total, são menos do que em 2015, refere o documento.

PORTO DE SINES

«Objectivos a nível de carga deverão ser cumpridos», afirma José Luís Cacho

A vinda do colosso do mar Maersk Madrid, porta-contentores que escalou o Porto de Sines ao serviço da Aliança 2M, contou com a presença da Revista Cargo, para acompanhar ao detalhe as operações referentes ao imponente navio da Maersk Line, um dos dez maiores do mundo.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 17 de Agosto

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 11 a 17 de Agosto. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 8 navios de contentores, 6 graneleiros, 4 carga geral single deck, 3 tanques, 3 mistos – carga geral/contentores e 1 transporte de veículos.

PORTO DE SETÚBAL

Previstos 22 navios de mercadorias para o período de 13 a 17 de Agosto

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 22 navios de mercadorias para o período de 13 a 17 de Agosto.
Destaque para o navio de transporte de veículos GRANDE ANVERSA, agenciado pela GRIMALDI Portugal, Lda, construído em 2004 e que navega sob a bandeira de Itália. Com 168m de comprimento e 31m de boca e cuja tonelagem bruta é de 38.651GT, operará no Terminal Roll-On Roll-Off para descarregar veículos.
 

CARLOS MARTINS:

Estaleiros de Viana do Castelo são «referência mundial da construção naval»

A subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), encontra-se actualmente a construir seis navios – a revelação foi dada em primeira mão por Carlos Martins, presidente do grupo Martifer, que detém a empresa.

Durante um discurso proferido na cerimónia de baptismo do Navio Patrulha Oceânico (NPO) Sines – que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa – Carlos Martins afirmou que «a West Sea conta actualmente com 345 trabalhadores, dos quais 155 dos extintos ENVC».

CANDIDATURAS ATÉ 30 DE SETEMBRO

EURASTiP Exchange Programme

O EURASTiP é um programa que visa potenciar a colaboração e a criação de novas parcerias estratégicas entre a Europa e o sudeste Asiático, no setor da Aquacultura. O período de candidaturas termina no dia 30 de setembro.
 

CANDIDATURAS ATÉ 2 DE SETEMBRO

Concurso de Ideias de Negócio do Projecto Platicemar

Com o objectivo de, por um lado, promover o empreendedorismo e a inovação e, por outro, incentivar a criação de novos conceitos de negócio, o concurso pretende estimular a criatividade em sectores emergentes da Economia do Mar, apoiando o empenho das empresas e fomentando o desenvolvimento de startups.

Assim, até 2 de setembro, o Projecto Platicemar aguarda a entrega de candidaturas. A ideia vencedora terá um prémio monetário no valor de 5.000 euros.

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA CÂMARA

Sesimbra e o Turismo Náutico

Sesimbra tem uma história ligoda ao mar, um enquadramento geográfico privilegiado, com uma linho de costa virada a sul, de grande beleza, muito abrigada, e com excelentes condições para a náutica de recreio, que se inicia nas imponentes escarpas do Cabo Espichei e se prolonga até à Baía de Sesimbra, passando por pequenas enseadas e praias selvagens, como o Baleeiro e o Ribeiro de Cavalo, prosseguindo depois até à Serra do Risco, na cordilheira da Arrábida, o ponto mais alto da costa portuguesa e a mais alta escarpa calcária litoral do Europa.

17 A 21 DE SETEMBRO, EM LISBOA

Portugal Shipping Week

A ‘Portugal Shipping Week’ tem por objetivo mostrar Portugal como um centro marítimo global de transporte e logística. Esta iniciativa será constituída por vários eventos, geridos por diferentes organizações especializadas no sector do transporte marítimo, bem como por patrocinadores”.

O evento será presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e realiza-se em Lisboa, de 17 a 21 de setembro.

 

A 28 DE AGOSTO

INvertebrateIT

O consórcio do INvertebrateIT está a organizar um evento de Brokerage, a realizar no dia 28 de agosto, em Montpellier, França, durante o AQUA18. O objetivo é mobilizar stakeholders e estabelecer parcerias que complementarão o apoio aos três vencedores do concurso realizado no âmbito do projeto: EntoGreen, IPATAC, MUSFLOUR.

CASCAIS, 2 A 4 DE OUTUBRO

BioMarine Business Convention 2018

"BioMarine Business Convention 2018": Para que se possa avaliar a magnitude da iniciativa, desde a primeira edição em 2008 até à que se realizou em 2016, a organização estima que tenham sido realizados negócios durante o evento no valor de 155 milhões de euros.

CANDIDATURAS ATÉ 19 DE AGOSTO

Blue Bio Value

Promovido pela Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian, o Blue Bio Value é um programa internacional de aceleração de projetos e startups ligadas à bioeconomia azul.
O programa terá uma duração de 8 semanas, entre setembro e novembro de 2018, sendo que o prazo para submissão de candidaturas termina no dia 19 de agosto.

China e Croácia vão cooperar na construção de portos

Os Primeiros-Ministros da Croácia e da China debateram a possibilidade de uma cooperação bilateral em projectos infra-estruturantes, incluindo portos, refere o Safety4Sea. O encontro entre os dois governantes decorreu no âmbito da iniciativa 16+1, que reúne a China e 16 Estados da Europa de Leste e Central nos sectores do investimento, transporte, finança, ciência, educação e cultura, no quadro do projecto chinês One Belt, One Road, que visa unir a Ásia à Europa e à África por vias marítimas e terrestres.

AQUAEXCEL 2020

Com abertura de concursos a cada três meses, o AQUAEXCEL visa promover o desenvolvimento sustentável do setor da aquacultura. O período para apresentação de candidaturas termina no dia 10 de agosto.

Abram alas para o Maersk Madrid: Porto de Sines com novo record no horizonte

Talhado que está para grandes navios, não será surpresa que o Porto de Sines, referência em termos de águas profundas em Portugal, seja escalado pelos gigantes dos mares de todo o mundo: depois de receber a visita do MSC Eloane, o porto alentejano prepara-se para receber, no dia 3 de Agosto, a visita do Maersk Madrid, aquele que foi, até há cerca de um ano, o maior porta-contentores do mundo.

Encomendas de navios diminuíram no 1º trimestre

No primeiro trimestre deste ano, as encomendas de novos navios ascenderam a 8,5 mil milhões de euros, o valor mais baixo desde 2016, segundo a VesselsValue, prestadora de serviços e dados sobre o transporte marítimo.

De acordo com a VesselsValue, o maior volume de encomendas no princípio do ano incidiu nos mercados com promessas de melhores ganhos, ou seja, nos segmentos de graneleiros e transporte de gás natural liquefeito (GNL).

IN 4.0 - Adaptation of Industry 4.0 model to the naval sector

A Fórum Oceano, enquanto parceira do projeto IN 4.0, acolheu o segundo Steering Committee Meeting do projeto. O primeiro dia do encontro começou com uma visita ao Porto de Leixões, guiada por Luís Marinho Dias e Jorge Cabral da APDL, associada da Fórum Oceano, seguindo-se uma passagem pelo novo Terminal de Cruzeiros.

Total: 3207