Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística


PTM Ibérica lidera operações portuárias no Porto de Aveiro

A operar no Porto de Aveiro desde 2014, a empresa é já uma referência no sector marítimo-portuário, mas prevê crescer mais com o negócio de contentores de Aveiro.
O grupo Pérez Torres Marítima, sediado em Marin (Espanha), é especializado em operações portuárias envolvendo todos os tipos de mercadorias, desde contentores, granéis, produtos siderúrgicos, carga geral e carga de projectos, entre outros. Com 55 anos de história, o grupo espanhol marca presença em numerosos portos em Espanha e, em Portugal, está presente apenas no Porto de Aveiro, através da empresa PTM Ibérica, desde Julho de 2014.

Uma madeirense a presidir à Wista Portugal

Carla Olival, ao ar doce de miúda junta-se uma grande determinação e um currículo impressionante.

Advogada, com pós graduações em Gestão pela London Metropolitan University e em Direito Internacional pela National University of Singapore, a fundadora e Presidente da Wista Portugal, uma associação que reúne mulheres ligadas ao mar e ao shipping, é atualmente consultora jurídica da European Mar e responsável pelo escritório no Funchal, representando os armadores internacionais nos assuntos relacionados com o registo internacional de Navios da Madeira, MAR, entre outros cargos ligados a esta indústria como diretora da recém constituída Marítima Manning Portugal, uma empresa de agenciamento de tripulantes que presta serviços a armadores e gestores de navios.

MADEIRA

APRAM rentabiliza espaços

A Administração dos Portos da Madeira, em estreita colaboração com a Invest Madeira, está a rever a situação dos espaços sob a sua jurisdição não apenas numa ótica de rentabilização, mas também de diversificação dos serviços oferecidos aos passageiros e tripulantes dos cruzeiros, bem como na dinamização do tecido empresarial, em especial numa vertente ecológica.

Exportação global de mercadorias pode chegar aos 17,23 triliões de euros

A exportação global de mercadorias pode crescer 10,4% este ano, chegando quase aos 17,23 triliões de euros, refere um relatório recente da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (United Nations Conference on Trade and Development, ou UNCTAD), o 2018 UNCTAD Handbook of Statistics. Embora a economia tenha dado sinais significativos de desaceleração no segundo semestre de 2018, esta cresceu fortemente durante o primeiro semestre do ano.

Terminal fluvial de Castanheira do Ribatejo pronto em 2019

Alberto Mesquita, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, garantiu, em declarações à Lusa, que o terminal fluvial de Castanheira do Ribatejo deverá estar operacional em outubro de 2019. O autarca disse ainda que o que está a atrasar a conclusão desta infraestrutura são os testes de impacte ambiental que estão a ser realizados.

Conselho Europeu aprova Proposta de Regulamento que cria a European Maritime Single Window environment (EMSWe)

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa ter participado no último TTE (Conselho de Transportes, Telecomunicações e Energia), em Bruxelas. A DGRM dá ainda conta das conclusões dos trabalhos, onde se destaca a aprovação da Proposta de Regulamento que cria a European Maritime Single Window environment (EMSWe). Dos trabalhos resultaram também novidades ao nível de formação dos marítimos ou no transporte por vias navegáveis interiores.

Porto de Sines em destaque no China-Lusophone Brief

Os grupos chineses de navegação marítima deverão vir a ter uma palavra a dizer sobre o Porto de Sines, escreve o China-Lusophone Brief (CLBrief), um serviço de informação sobre a China e os países de língua portuguesa.

O CLBrief recorda que mesmo antes da assinatura de um memorando de entendimento no âmbito da chamada “Nova Rota da Seda”, que que envolve uma vertente terrestre e outra marítima, com ênfase nas infra-estruturas, já o governo português promovia fortemente a infra-estrutura estratégica a incluir naquela Rota, o Porto de Sines.
 

RUI LOURIDO, Presidente do Observatório da China:

«Esta rota marítima poderá dar a Portugal a centralidade que não tem há séculos»

"A nossa zona económica exclusiva é das maiores do mundo, devendo participar em todas as iniciativas internacionais, nomeadamente a da Rota da Seda Para isso, o Porto de Sines, de águas profundas, tem de ganhar escala e a ligação com a linha ferroviária europeia tem de ser feita - e o investimento chinês pode ser um grande auxílio para um país que não tem capacidade económica imediata".

Entrevista na íntegra a Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar

Veja a entrevista completa a Ana Paula Vitorino, mMnistra do Mar, na Conversa Capital, do jornal "Negócios" e da "Antena 1".

APDL avança com obra na fluvina do Cais de Bitetos

Os melhoramentos na fluvina do Cais de Bitetos, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão vão avançar. O contrato da empreitada, no valor de mais de 70 mil euros, foi assinado pela empresa que tutela o local, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL)

FERNANDO CAÇOILO

Porto de Aveiro visto pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.

Terminal de Contentores de Sines supera record de 2017

A duas semanas do fecho de 2018, o Terminal XXI ultrapassa o total movimentado em 2017, correspondendo a 58% da carga contentorizada movimentada em Portugal.

Movimento de mercadorias na Madeira mantém crescimento

O movimento de mercadorias nos Portos da Madeira cresceu 2% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado. No total, foram movimentadas 1 073 808 toneladas de mercadorias (1 048 172 toneladas, em 2017).

FERNANDO CASTRO

Porto de Aveiro visto pelo Presidente da AIDA

(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.

MINISTRA DO MAR APRESENTOU NOVA VERSÃO DO PSOEM, QUE ESTARÁ EM CONSULTA PÚBLICA ATÉ FINAL DE JANEIRO DE 2019

A Ministra Ana Paula Vitorino, presidiu esta quarta-feira, dia 12, à Sessão Pública de Apresentação da 2.ª Versão do PSOEM – Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo.

A nova versão do PSOEM surge no seguimento de uma primeira consulta pública à primeira versão do Plano, que recebeu mais de 200 participações, muitas delas incorporadas agora na nova versão.

Porto de Aveiro vai crescer (ainda) mais com a ZALI

Apesar de ser "pequeno", Olinto Ravara garante que uma das vantagens do Porto de Aveiro é ter espaço para crescer. E vários são os investimentos no terreno e previstos para breve Nos últimos anos, o Porto de Aveiro tem vindo a sofrer modificações e a crescer, quer em unidades fabris como em infraestruturas que dão melhores condições a quem ali opera e, inclusivamente, mais competitividade a esta estrutura portuária aveirense.
Mas o crescimento e as alterações não se ficam por aqui.

TERMINAL NORTE DO PORTO DE AVEIRO

Procedimentos Concursais para Atribuição das Licenças de Uso Privativo dos Armazéns n.º2 e n.º3

Divulgamos os Anúncios dos Procedimentos Concursais para Atribuição das Licenças de Uso Privativo dos Armazéns n.º2 e n.º3, sitos no Terminal Norte.
Os processos podem ser consultados em [A2] e [A3], bem como na sede da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., durante os dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.
 

ESTA QUARTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR NA SESSÃO PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO DA 2.ª VERSÃO DO PSOEM

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta quarta-feira, dia 12 de Dezembro, pelas 11h00, na Sessão Pública de Apresentação da 2ª Versão do PSOEM – Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo.
A Sessão decorrerá nas instalações do Ministério do Mar, em Algés.

Portos asseguram 30% das exportações

Se todos os portos nacionais parassem, um terço das exportações portuguesas ficariam sem meio de transporte. De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2017, revelados há dias, perto de 31% dos bens vendidos ao estrangeiro foram transportados por via marítima. Tal percentagem significa que quase 17 mil milhões de euros de mercadoria passaram pelos portos portugueses, tendo sido esse valor superado apenas em 2013, quando 36% das mercadorias exportadas seguiram por via marítima.

MAU TEMPO

Empresa Portos dos Açores avalia infraestruturas afectadas

A empresa Portos dos Açores vai fazer uma avaliação do estado dos mantos de proteção dos portos das Lajes das Flores e das Lajes do Pico, na sequência das tempestades que afectaram a região.

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