Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Porto de Leixões recebe navio graneleiro tipo Kamsarmax e reforça capacidade para navios de maior dimensão
O Porto de Leixões recebeu a 30 de setembro o navio SHUN FU DA, um graneleiro do tipo Kamsarmax, proveniente da China e de Taiwan, transportando produtos siderúrgicos, principalmente coils de aço, que após a passagem por Portugal seguirão para a Bélgica e a Polónia.
O SHUN FU DA, com 229 metros de comprimento, 32,26 metros de boca e um deslocamento de 95.000 tons, é o maior navio até agora aceite para operar a leste da ponte móvel, no seguimento de rigorosa avaliação de segurança levada a efeito pelo Departamento de Pilotagem do Porto de Leixões, atentos os recentes investimentos feitos pela APDL em rebocadores de elevada força de tração e melhoria das acessibilidades marítimas, nomeadamente no aprofundamento do canal exterior e da bacia de rotação, e do prolongamento do quebra-mar.
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APS promove Conferência da Sustentabilidade nos Portos Portugueses
A APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. promoveu a realização da 1ª Conferência da Sustentabilidade dos Portos Portugueses, que teve lugar no dia 29 de setembro no Auditório do Porto de Sines.
Os principais desafios e oportunidades associados à Sustentabilidade, sejam eles no âmbito da dupla transição digital e energética, bem como ao nível da agilização de processos e excelência operacional, foram alguns dos temas debatidos durante o evento.
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Porto de Leixões acolheu a 6.ª edição da PORTO MARITIME WEEK com destaque para a Estratégia Portos 5+
O Porto de Leixões recebeu, no Auditório Infante D. Henrique, mais uma edição da PORTO MARITIME WEEK, evento de referência que se afirma como espaço privilegiado de encontro dos principais stakeholders do setor marítimo-portuário nacional.
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Dragagens de manutenção no Porto de Lisboa reforçam aposta na sustentabilidade
A Administração do Porto de Lisboa (APL) deu início, este fim de semana, a uma nova campanha de dragagens de manutenção em diversos cais da margem norte do Estuário do Tejo. Esta operação terá a particularidade de ser realizada com recurso a uma draga de tecnologia avançada e elevada eficiência ambiental – a draga MAAS.
Construída em 2021, nos Países Baixos, a MAAS utiliza um sistema inovador de propulsão híbrida, que combina motores diesel-elétricos com energia elétrica produzida a partir do calor residual gerado durante a operação. Esta energia é armazenada em baterias e utilizada posteriormente, contribuindo para uma redução significativa das emissões de carbono e para uma menor dependência de combustíveis fósseis.
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Sustentabilidade
Da teoria para o terreno, Portos da Madeira avançam com projecto pioneiro
A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, vai avançar até ao final de outubro de 2025 com a instalação dos primeiros equipamentos que vão permitir carregar em posto autónomo as viaturas elétricas, incluindo uma empilhadora, que estão ao serviço da empresa.
O equipamento será instalado junto ao posto de transformação que alimenta toda a Pontinha, incluindo a Gare Marítima da Madeira, através de um sistema autónomo de energia composto por painéis solares, bateria própria de armazenamento e ligação resiliente à rede da Empresa de Eletricidade da Madeira.
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Porto de Setúbal reforça conectividade intra-europeia com o serviço DEX da Tailwind
A partir de outubro, o Porto de Setúbal passará a integrar a nova rotação do Dolphin Express Service, o serviço intraeuropeu operado pela Tailwind, a companhia de navegação do grupo de distribuição Lidl.
A Tailwind anunciou a transformação do Dolphin Express (DEX) num serviço mais abrangente, com a inclusão de novos portos, incluindo o Porto de Setúbal. A primeira escala no Porto de Setúbal está prevista para o dia 24 de outubro. Os navios irão operar no terminal Sadoport / Yilport, com a SeteShipping como agente local.
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Transinsular apresenta nova identidade visual e reforça compromisso com a excelência na logística marítima
A Transinsular, empresa do Grupo ETE e referência nacional no transporte marítimo de mercadorias, apresenta uma nova identidade visual que simboliza o início de um novo ciclo de inovação e maior proximidade com os seus clientes, parceiros e comunidades, e mais alinhado com os desafios da logística marítima nacional e internacional.
Com mais de 40 anos de experiência no sector, a Transinsular reforça a sua missão de fomentar o desenvolvimento económico, integrar territórios e promover a sustentabilidade, mantendo a paixão por servir que sempre a distinguiu.
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Porto de Sines lança estudo de mercado para futuro Terminal Vasco da Gama
O Porto de Sines vai avançar com um estudo de mercado para auscultar o interesse de potenciais investidores na construção e concessão do novo Terminal Vasco da Gama. O anúncio foi feito pelo presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve, Pedro do Ó Ramos, durante a Porto Maritime Week.
O novo estudo visa prevenir o cenário de 2019, quando o concurso internacional para o Terminal Vasco da Gama ficou deserto, num contexto marcado pela pandemia e por uma exigente componente de investimento. Desta vez, a APS irá articular-se com o Governo para recolher contributos junto do mercado e identificar as condições que os operadores privados consideram determinantes para participar na futura concessão.
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Gigantescos pedaços do fundo do mar estão misteriosamente de pernas para o ar
Nas profundezas do Mar do Norte, o fundo marinho está a comportar-se de uma forma inesperada. Uma equipa de cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu centenas de enormes montes de areia, alguns com vários quilómetros de extensão, que “contrariam princípios geológicos fundamentais”.
Segundo um comunicado da universidade, estes montes acumulam-se sobre estruturas conhecidas como sinkites, resultado de um processo chamado inversão estratigráfica, nunca antes observado em tão grande número.
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APDL implementa novo sistema de gestão no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões
A APDL anuncia a entrada em funcionamento, desde 15 de setembro, do novo Terminal Operating System (TOS) no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), desenvolvido em parceria com a FORDESI. Esta solução representa um avanço decisivo na modernização e digitalização das operações do terminal, reforçando a eficiência, a segurança e a qualidade do serviço prestado aos clientes.
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Portos de Sines e do Algarve e Portos da Madeira reforçam cooperação
Os Portos de Sines e do Algarve e os Portos da Madeira assinaram Memorando de Entendimento na área da inovação e digitalização, reforçando a parceira já existente no âmbito da transição verde e digital.
Apostados em aprofundar a cooperação institucional entre as duas autoridades portuárias, delineando uma estratégia colaborativa em projetos estruturantes ao nível da inovação, este Memorando de Entendimento foca-se em temas como a operação e desenvolvimento da JUL – Janela Única Logística, bem como nalgumas das soluções inovadoras desenvolvidas no seio da Agenda NEXUS.
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PRAZO TERMINA A 20 DE JANEIRO DE 2026
Horizonte Europa: «call» para financiamentos nas áreas da Logística e Portos
Abriram a 16 de Setembro de 2025 as candidaturas para a call Horizon -CL5-2026-01-D6-08 – 'Accelerating freight transport and logistics digital innovation', integrada no Cluster 5 – Clima, Energia e Mobilidade do Programa de Trabalho 2025. Trata-se de uma oportunidade de financiamento particularmente relevante para os sectores logístico, dos transportes e portuário, no quadro do programa Horizonte Europa.
Esta iniciativa visa apoiar projectos que acelerem a inovação digital no transporte de mercadorias, com especial enfoque no desenvolvimento e adopção de plataformas de Informação Eletrónica de Transporte de Mercadorias (eFTI – electronic Freight Transport Information), em conformidade com o Regulamento (UE) 2020/1056.
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Relatório 2025 revela força da Economia Azul na UE
A Economia Azul na União Europeia continua a crescer e a abrir caminho a novas oportunidades de investimento e sustentabilidade.
A Comissão Europeia publicou recentemente a edição de 2025 do seu Relatório sobre a Economia Azul da UE, que confirma que os sectores ligados ao oceano, mares e zonas costeiras estão novamente numa trajectória de crescimento, após as perturbações significativas causadas pela pandemia de COVID-19.
O relatório revela que, em 2022, a economia azul empregava diretamente 4,82 milhões de pessoas e gerou um volume de negócios próximo dos 890 mil milhões de euros, contribuindo com mais de 250 mil milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto (VAB) para a economia europeia. As estimativas para 2023 apontam para uma expansão contínua, com o VAB a atingir 263 mil milhões de euros e o emprego a crescer para 4,88 milhões de pessoas.
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WEC Lines apresenta reforço de serviços de Portugal, Espanha e Ilhas Canárias
A WEC Lines vai reforçar os serviços semanais de Portugal, Espanha e Ilhas Canárias para o Norte da Europa. Este reforço dos serviços tem como objectivo garantir tempos de trânsito mais curtos, e partidas pontuais em dias fixos.
O serviço NWC Portugal abrange os portos de Roterdão, Moerijk, Antuérpia, Vigo, Leixões, Setúbal e Montoir. Será assegurado por dois navios próprios de 1.000 TEU, em rotação fixa de 14 dias. Além de Moerdijk, o serviço passa agora a incluir escalas semanais em Vigo e Thamesport.
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Portos espanhóis investem na segurança das suas infra-estruturas
Os portos espanhóis estão a reforçar a sua segurança. São vários os que decidiram avançar com novos sistemas de videovigilância, novas tecnologias de controlo do perímetro, sistemas anti-drone e transformação digital.
O porto de Motril anunciou a melhoria dos seus sistemas de videovigilância e segurança dos tráfegos extracomunitários de carga, num total de 657 mil euros. O sistema será instalado no prazo de nove meses. O porto de Santander também está a investir 300 mil euros para melhorar os níveis de segurança do recinto portuário.
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A partir de 12 de outubro
Portugal implementa novo Sistema Europeu de Controlo de Fronteiras (EES)
A partir de 12 de outubro de 2025, Portugal participará na entrada em funcionamento do Entry/Exit System (EES), o novo sistema europeu de controlo automatizado de fronteiras externas do espaço Schengen, que substitui os tradicionais carimbos nos passaportes por registos eletrónicos centralizados. Esta entrada em funcionamento ocorrerá, em simultâneo e de forma faseada, ao longo de quase 6 meses, em todos os países pertencentes ao espaço Schengen, de acordo com as regras definidas pela Comissão Europeia.
O sistema aplica-se a todos os cidadãos não pertencentes à União Europeia, que entrem no território para estadias de curta duração (até 90 dias num período de 180 dias), independentemente de necessitarem de visto.
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Portos de Lisboa e Setúbal recebem visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos
A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) receberam a visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos, Gesine Meissner.
Na sua missão a Lisboa, Gesine Meissner teve um encontro de trabalho com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, com membros da Administração dos Portos de Lisboa e Setúbal, e representantes da EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima.
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OCDE propõe plano para reforçar a economia azul em Portugal
A OCDE publicou o relatório “Improving Policy Coherence for Portugal’s Ocean Economy – A Strategic Plan for Natural Resources, Safety and Maritime Services”, que define uma visão estratégica para melhorar a governação e a sustentabilidade da economia do mar em Portugal.
O documento analisa como o país pode reforçar a coerência política, a integração das políticas públicas e a afetação de recursos para promover uma economia azul mais resiliente.
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TERCEIRO FIM DE SEMANA DE SETEMBRO | ÍLHAVO
Nossa Senhora dos Navegantes, edição 2025
A Nossa Senhora do Navegantes é uma das mais queridas devoções destas gentes do mar. A procissão inicia-se, em terra, na Capela de Cale da Vila (que tem por orago o pescador São Pedro) dirigindo-se ao Porto Bacalhoeiro onde, pela Ria, faz a travessia de barco até à capela que lhe é devotada, no Forte da Barra, mas não sem antes se encontrar com a Senhora das Areias (em São Jacinto).
Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores. Em terra, nas margens da Ria, milhares de pessoas assistem à procissão.
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Governo arranca com concessão de silos responsáveis por metade dos cereais em Portugal
Vinte e quatro anos depois da primeira tentativa para concessionar os silos de cereais da antiga Silopor a privados, o Governo deu recentemente o pontapé de saída para entregar a exploração dos terminais de granéis alimentares da Trafaria e do Beato, no Porto de Lisboa, e de Vale de Figueira, em Santarém.
Com capacidade para receber e armazenar no decurso de um ano 3,4 milhões de toneladas, pelos silos da Trafaria, Beato e Vale Figueira passam mais de metade dos cereais e farinhas em Portugal.