Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COM VÍDEO

Requalificação do Porto do Caniçal vai durar três anos

A requalificação do Porto do Caniçal vai demorar três anos. A empreitada vai ser lançada ainda este ano, mas só deve estar concluída em 2025.

ICNF e Associação Naval de Lisboa juntos para definir medidas de autoprotecção e conservação das orcas

O ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Associação Naval de Lisboa (ANL), em consequência dos recentes incidentes/interacções verificados ao largo da costa portuguesa, entre orcas e veleiros, acordaram iniciar uma colaboração que, com o apoio da comunidade de velejadores, assegure a identificação e implementação de medidas de autoprotecção das embarcações, assim bem como a segurança e liberdade de navegação.

“Pretende-se que seja criada e mantida uma colaboração permanente, dinâmica e efectiva, entre o ICNF e a comunidade de velejadores, visando garantir a conservação das orcas e a segurança de navegação”, refere um comunicado do Instituto.

Adelino Canário assume presidência da Assembleia Geral do Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos

O professor universitário Adelino Canário, director do Centro de Ciências do Mar (CCMAR-Algarve) da Universidade do Algarve (UAlg) foi designado como presidente da Assembleia Geral do laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos. Uma posição que a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve saúda publicamente

O Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC) é uma infra-estrutura de investigação europeia, sediada em Paris, que oferece à comunidade académica, investigadores e empresas acesso a recursos marinhos, serviços, equipamentos e instalações.

ESTA QUINTA-FEIRA

DGRM assinala Dia Mundial do Mar

A DGRM – Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos assinala esta quinta-feira, dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Mar. A DGRM associa-se a estas comemorações renovando os valores da inovação e da eficiência energética, reforçando a necessidade de estabelecer parcerias eficazes, incluindo parcerias multissetoriais, público-privadas, intersectoriais, interdisciplinares e científicas, inclusive incentivando a partilha de boas práticas, dando visibilidade a parcerias de bom desempenho e criando espaço para interação significativa, networking e capacitação.

Portugal quer ser porta de entrada do agronegócio brasileiro na Europa

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, afirmou que o país ambiciona ser uma porta de entrada importante do agronegócio brasileiro na Europa, através do Porto de Sines.

“O Transporte de bens do agronegócio do Brasil para a Europa, através do nosso terminal de Sines é um assunto que interessa muito e que pode ser potenciado”, disse Luis Faro Ramos, em Brasília, à margem da reunião anual da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, na Embaixada de Portugal, em Brasília.

FIGUEIRA DA FOZ

Santana Lopes recebe administração portuária

A nova administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, que inclui o figueirense Carlos Monteiro, foi recebida pelo presidente da autarquia, Santana Lopes. Foi uma reunião para apresentação de cumprimentos, mas também para abordar assuntos prementes relacionados com a segurança na barra, obras de aprofundamento do canal de navegação e da bacia de manobras, dragagens e reposição de areias na margem sul.

Portugal assume vigilância e inspecção no mar

A DGRM - Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, iniciou a 9 de Setembro uma missão com um navio da Marinha Portuguesa, NRP SETÚBAL, com uma equipa de inspeção de pescas composta por quatro Inspetores de Pescas da União (DGRM), um coordenador da EFCA, um da ANP/Estónia e dois da ANP/Portugal.

VILA REAL DE SANTÓNIO E TAVIRA

Comandante João Afonso Martins é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima

O Comandante João Afonso Martins tomou posse como novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e de Tavira, rendendo no cargo o Comandante Rui Vasconcelos de Andrade.

A cerimónia realizou-se nas instalações da Capitania de Vila Real de Santo António e foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante Nuno Noronha Bragança.

Realizou-se a 3.ª Conferência «As Cidades e a Logística»

A 3ª edição da Conferência «As Cidades e a Logística», promovida pela APLOG, decorreu dia 21 no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Organizada sob um formato de painéis de discussão, numa conversa aberta e pragmática, envolveu autarcias, neste caso a Câmara Municipal de Matosinhos e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, organismos públicos, CCDRN e empresas de referência em vários setores deste o retalho, à tecnologia, passando pelos transportes e mobilidade, com objetivo de ajudar na reflexão e desenvolvimento em temas de logística que envolvem todos estes agentes e tem impacto na vivência nas cidades.

Porto de Aveiro continua a crescer

O Porto de Aveiro registou um crescimento de 1,7% no mês de agosto, face ao período homólogo, movimentando 438.294 toneladas. No acumulado do ano verificou-se um aumento de 3,5%, num total de 3.887.251 toneladas.

Os granéis sólidos foram a tipologia de carga que mais cresceu no mês em análise, com um aumento de 12,6%, impulsionados pelos minerais não metálicos.

Grupo Sousa investe 28 milhões de euros na aquisição de navio porta-contentores

O Grupo Sousa, através do seu armador GS Lines, acaba de adquirir, e registar no Registo Internacional de Navios da Madeira (RINMAR), mais um navio porta-contentores com capacidade para 1.577 contentores, Tonelagem de Arqueação Bruta de 17.294 toneladas e com um comprimento de 172 metros.

Trata-se do navio Marine Taraba, construído em 2008, navio 'gémeo' do Raquel S, comprado em 2018 pela GS Lines e que, recorde-se, é até hoje o maior navio porta-contentores alguma vez detido por armadores portugueses.

Programa da Gulbenkian e da Oceano Azul para aceleração de empresas da economia azul selecciona 18 startups

“O programa “Blue Bio Value Aceleração”, promovido pela Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian, seleccionou 18 startups provenientes de 12 mercados, segundo anunciado em comunicado.

A quinta edição do programa recebeu 84 candidaturas provenientes de 39 países de 5 continentes, e os “premiados” são 18 startups que têm origem em Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Croácia, Lituânia, Polónia, Noruega, Canadá, Estados Unidos da América, Hong Kong e Chile.

Plataforma junta mulheres para salvar os oceanos

“Quando Raquel Costa teve a rara oportunidade de descer no submarino amarelo Nautile, do centro de pesquisa francês IFREMER, até cerca de 3.000 metros de profundidade, ao largo dos Açores, não sabia que estaria a mudar a sua vida para sempre.

O que a geóloga marinha viu, nesse ido ano de 1998, foi “indescritível”, nas palavras da própria. Num lugar profundo do planeta Terra, onde a luz não chega e quase tudo ainda está por descobrir e documentar, viu um “peixe grande azul com três patas fininhas, um polvo cor-de-rosa que parecia ter orelhas e que andava a bailar à frente do submarino, um tubarão que parecia estar deitado, corais que não sabia que existiam a três mil metros de profundidade”. “Em termos de geologia, vi e apanhei imensas rochas incrivelmente diferentes daquilo que estávamos à espera."

Santana Lopes com «muitas esperanças» na nova administração do Porto da Figueira da Foz

O Presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, depositou esta quarta-feira "muitas esperanças" na nova administração do porto marítimo, que tomou posse na terça-feira, para resolver os vários problemas pendentes.

A nova administração integra o ex-presidente da autarquia, Carlos Monteiro, que suspendeu o mandato de vereador pelo período de um ano e recebeu um voto de congratulações, proposto por Santana Lopes, que lhe sucedeu nas eleições autárquicas de 2021.

"Considero da maior importância ter na administração do porto uma pessoa nascida e criada na Figueira da Foz, que conhece bem os seus problemas e desafios", sublinhou o presidente da Câmara, na sessão autárquica.

Dádiva de Sangue | APDL

A 29 de Setembro, no Auditório Infante D. Henrique

A dádiva de sangue na APDL é uma iniciativa que já se realiza há vários anos, sempre com resultados dos quais nos devemos orgulhar. Registamos cerca de 200 potenciais dadores, 150 colheitas e 45 novos dadores. De acordo com a nossa Política de Responsabilidade Social voltamos a abrir as portas a todos quanto quiserem ser dadores, pedindo o envolvimento de toda a comunidade numa causa que é de todos e que pode ajudar a salvar vidas.

A próxima dádiva vai decorrer no dia 29 de Setembro, das 09h00 às 12h30, no Auditório Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira.

APDL

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA O AUMENTO DA EFICIÊNCIA PORTUÁRIA

Foi assinado esta terça-feira, 20 de Setembro, na APDL, um Memorando de Entendimento para o aumento da eficiência portuária, tendo em conta a necessidade de incremento das empresas diretamente envolvidas na operação.

O documento foi subscrito pela APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A.), ANTRAM (Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias), AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal), APAT (Associação dos Transitários de Portugal), TCL (Terminal de Contentores de Leixões, S. A.), e TCGL (Terminal De Carga Geral E De Granéis De Leixões S.A.).

Agenda NEXUS é um dos projectos vencedores das Agendas Mobilizadoras do PRR

A Agenda NEXUS, liderada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), foi um dos projectos a assinar o Termo de Aceitação a 17 de setembro, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este consórcio é constituído por 35 organizações representativas da cadeia de valor, incluindo exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação.

Líder da CIM com esperança na nova gestão do Porto da Figueira da Foz

Considerando que o Porto da Figueira da Foz «é um ponto de grande relevância e estratégico para o escoamento de mercadorias e desenvolvimento da região», Emílio Torrão (na foto), Presidente da CIM (Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra), diz sentir-se «satisfeito que a Figueira tenha um representante no Conselho de Administração», referindo-se ao cargo de vogal do ex-Presidente da Câmara Carlos Monteiro.

Porto de Ponta Delgada bate record no movimento de mercadorias

O Porto de Ponta Delgada bateu o record nacional no movimento de mercadorias no 2.º trimestre deste ano.
Foi um aumento de 41% no total das mercadorias carregadas e descarregadas, ultrapassando todos os outros portos do país, alguns deles a registarem quebras, como é o caso do porto da Praia da Vitória, que caiu 21,7%.
No 2.º trimestre, o Porto de Ponta Delgada movimentou 487 mil toneladas de mercadorias, enquanto que o da Praia da Vitória registou 123 mil toneladas.

FIGUEIRA DA FOZ

Segurança no porto é a prioridade para Carlos Monteiro

O ex-Presidente da autarquia figueirense Carlos Monteiro foi nomeado vogal da estrutura que integra os portos de Aveiro e Figueira da Foz, cumprindo-se assim um desejo com vários anos, de que um figueirense assumisse a liderança do porto desta cidade. Para a presidência do conselho de administração (CA), a escolha da tutela recaiu em Eduardo Feio, até aqui presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

O anuncio foi feito pelo gabinete do ministro Pedro Nuno Santos, que aponta ainda como vogal Andreia Queiroz, quadro da APA (Administração do Porto de Aveiro), que desempenhava as funções de directora financeira.

Total: 5656
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283