Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Feira tem projecto de 2 milhões para renovar o cais de Porto Carvoeiro

O município de Santa Maria da Feira vai requalificar o cais de Porto Carvoeiro, povoado da freguesia de Canedo classificado como Aldeia de Portugal, para facilitar ancoragem comercial e privada nessa margem do rio Douro.

Arquitectos querem recongelar o Árctico e impedir subida das temperaturas

São arquitectos e investigadores e ficaram em segundo lugar num concurso internacional, organizado pela Associação de Arquitectos Siameses (ASA, na sigla inglesa, que abrange os 3000 arquitectos a trabalhar na Tailândia), com um projecto que visa recongelar o Árctico através de peças de gelo hexagonais. Re-iceberg-isation é o nome deste processo, inspirado na reflorestação de regiões tropicais e subtropicais.

Viana do Castelo celebrou Dia do Porto de Mar

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) levou a efeito um programa que incluiu um conjunto diversificado de iniciativas, promovendo uma política de proximidade junto da comunidade local, população académica envolvente e imprensa local.

Na Praça da Liberdade, o autarca José Maria Costa destacou a importância o Porto de Mar para o perfil exportador do concelho. Viana do Castelo tem vindo a afirmar-se como um concelho de forte acolhimento empresarial e exportador, tendo atingido em 2017 os 831 milhões de euros de exportações, o que coloca o Município em 16º lugar no ranking nacional, correspondendo a 1,5% das exportações nacionais.

O poder do mar, um cluster em crescimento em Portugal

Entre os portos, aquacultura, pescas, construção naval, energia, turismo e tecnologias associadas, o potencial de crescimento do cluster do mar em Portugal é um dos maiores da Europa.

A costa marítima portuguesa tem cerca de 2587 km, incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira. No total, representa 2,7% da costa marítima total da União Europeia. Além disso, o país tem uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas na Europa cobrindo mais de 1,7 milhões de quilómetros quadrados, cerca de 18 vezes mais do que o seu espaço territorial.

Terminal Vasco da Gama prevê investimento de 642 milhões de euros

LANÇADO ESTA SEGUNDA-FEIRA O CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL PARA O NOVO TERMINAL DE CONTENTORES NO PORTO DE SINES

Foi oficialmente publicado esta segunda-feira, em Diário da República, o concurso público internacional para a concessão do novo terminal de contentores no Porto de Sines (Terminal Vasco da Gama), que canalizará um investimento de 642 milhões de euros para o maior porto nacional no segmento de carga contentorizada.

O concurso público internacional para a concessão, em regime de serviço público, do Terminal Vasco da Gama, incluindo o seu projeto, construção e exploração, tem um prazo de apresentação de propostas de 9 meses, prevendo-se a adjudicação no último trimestre de 2020 e início da obra em 2021, com uma duração aproximada de três anos.

PORTO DE SETÚBAL

Plataforma Janela Única Logística entra em actividade em Março de 2020

A Janela Única Logística (JUL) entra em aCtividade no Porto de Setúbal já em março DE 2020, constituindo um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais baratos, e concretizando um projeto integrado na “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente — Horizonte 2026”, aprovada por Resolução do Conselho de Ministros sob iniciativa do Ministério do Mar.

Investimento de 661 milhões no Porto de Sines criará 900 empregos até 2039

O Governo estimou a criação até 2039 de 900 postos de trabalho no terminal XXI do Porto de Sines, na sequência de um investimento 660,9 milhões de euros do concessionário daquela infraestrutura portuária.
"O Porto de Sines já é o maior empregador da região e com este investimento vamos duplicar o emprego directo", assegurou a Mnistra do Mar.
 

JOSÉ MANUEL DIAS, PORTO DE SINES:

JUL surge para dar resposta à necessidade de competitividade portuária no «hinterland»

«A nossa Janela Única Logística (JUL) é a evolução da já existente JUP. Qual é a grande diferença? Enquanto a JUP estava muito focada no porto e no navio, daquilo que se passava dentro da comunidade portuária, a JUL é o próximo passo», começou por explicar José Manuel Dias, Director de Sistemas, Planificação e Comunicação da APS, ao programa radiofónico da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), emitido na rádio M24.

NO DIA DA ASSINATURA DO ACORDO PARA AMPLIAÇÃO DO TERMINAL XXI

MINISTRA DO MAR ANUNCIA LANÇAMENTO DO CONCURSO PARA O NOVO TERMINAL VASCO DA GAMA

Com um total de investimento superior a 1,3 mil milhões de Euros, Sines e o sistema portuário nacional personalizam o maior investimento privado de sempre no setor

O Porto de Sines tem um peso de 1,5% na Economia Nacional, 2% no Emprego e representa mais de 56% da carga contentorizada movimentada nos portos comerciais do continente. Sines tem vindo a registar importantes índices de crescimento neste tipo de carga, tendo nos últimos 15 anos crescido de 20.000 TEU em 2004 para mais de 1,75 Milhões TEU em 2018, o que representa um crescimento de mais 8.652,2% a uma taxa média anual de crescimento de mais de 37,6%.

Transinsular reforça presença internacional através dos serviços semanais «Lince Class» e «Atobá»

A companhia marítima Transinsular adianta que procedeu ao reforço da sua presença no mercado internacional, através dos serviços marítimos ‘Lince Class’ e ‘Atobá’, que agora contam com saídas semanais.

«Em complemento às saídas quinzenais a partir de Portugal no MV Leonie P, passamos a oferecer, a partir de meados de Outubro, saídas quinzenais com MV Manatee e MV Raquel S com ligação ao serviço de cabotagem em Cabo verde com MV Lagoa», revelou a Transinsular.

Drone marítimo construído pela Marinha realiza travessia autónoma entre Tróia e Lisboa movido inteiramente a energia solar

Protótipo desenvolvido pela equipa de experimentação operacional da Marinha realiza a primeira travessia costeira de uma embarcação não tripulada militar autónoma, movida a energia renovável.

ESTE SÁBADO

MINISTRA DO MAR NA ASSINATURA DA EXTENSÃO DO CONTRATO DE CONCESSÃO DO TERMINAL XXI DO PORTO DE SINES

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará este sábado, dia 12 de outubro, pelas 12h30, na cerimónia de assinatura do 5.º Aditamento ao Contrato de Concessão do Terminal XXI do Porto de Sines, entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a PSA Sines, que permitirá uma nova fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines.

Sines vai ficar ligado por cabo submarino a Fortaleza, no Brasil

Com a primeira transmissão de dados prevista para o final de 2020, a instalação de um cabo submarino transatlântico, num investimento de 170 milhões de euros, vai ligar Sines (Europa) a Fortaleza (Brasil).

Esta infraestrutura, denominada Ellalink, será implementada no âmbito do projeto BELLA (Building European Link to Latin America), que agrega as redes de ciência europeia e sul-americana, e é financiado pela Comissão Europeia e por fundos privados. O cabo submarino passará ainda por Cabo Verde e pela ilha da Madeira, instalando uma capacidade de transmissão de dados de 73 terabits por segundo.

ATÉ SÁBADO, NA TECHDAYS AVEIRO 2019

Porto de Aveiro e CPA apresentam «Piloto de Sistema de Controlo de Passagem de Nível 5G»

O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro marcam presença na TECHDAYS AVEIRO 2019, que decorre até sábado. O Projecto 5G para a ferrovia é, a par da Janela Única Logística, um dos destaques desta presença num evento em que a APA S.A. e a CPA surgem como "Silver Sponsors".
O Projeto 5Growth, parte integrante da terceira fase da Iniciativa Parceria Público-Privada de Infraestrutura 5G do Horizonte 2020, visa capacitar as indústrias verticais com soluções 5G automáticas e inteligentes.
 

Congresso da APAT reflecte sobre desafios da actividade transitária e lança o mote: «Impossível é nada»

O evento decorre em Portimão, sexta e sábado, dias 11 e 12, reunindo, mais uma vez, a nata do sector logístico e empresarial de Portugal, contando com um elenco de temas actuais que visam espoletar o debate, a reflexão e a compreensão da actividade transitária num contexto de metamorfoses induzidas pela Inovação e Economia Digital.

Porto das Lajes das Flores reaberto ao tráfego local

O Capitão do Porto de Santa Cruz das Flores anunciou esta quarta-feira, 9 de Outubro, que o porto comercial das Lajes das Flores abriu à navegação, de forma condicionada, permitindo assim a navegação diurna aos navios de tráfego local.

O porto comercial das Lajes das Flores é assim reaberto à navegação a navios com um máximo de 60 metros de comprimento e quatro metros de calado, após a passagem do Furacão Lorenzo, que deixou um rasto de destruição nas infraestruturas portuárias e nos acessos ao porto.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA M24 | PARA OUVIR EM PODCAST

Lançamento do Projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL)

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24 assistiu ao lançamento do projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL), no Porto de Sines, e ouviu alguns dos intervenientes sobre esta nova plataforma que gradualmente será estendida aos restantes portos nacionais.
O 'primeiro piloto' foi lançado, em abril deste ano, nos portos da região Autónoma da Madeira, vocacionado para a gestão das escalas de navios nos portos sob administração da APRAM, enquanto que o 'segundo piloto', apresentado no final de setembro, no Porto de Sines, apresenta novidades ao nível da ferrovia.

Promulgado diploma que passa Doca da Marinha para o domínio da Câmara de Lisboa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta segunda-feira o diploma que passa para o domínio da câmara de Lisboa a Doca da Marinha, onde irá ser construído um novo espaço de lazer.

“O Presidente da República promulgou [..] o diploma que estabelece a desafetação do domínio público militar e hídrico do imóvel denominado ‘Doca da Marinha’, com vista à sua integração no domínio público municipal, e integra o imóvel denominado ‘Doca de Santos’ no domínio público militar”, lê-se numa nota divulgada no ‘site’ da Presidência da República.

Operação logística de elevada complexidade decorre até Janeiro de 2020

Porto de Lisboa recebe 8.600 toneladas de Carril para a IP

O Porto de Lisboa vai receber 8.600 toneladas de Carril 54E1, adquiridas pela IP, destinadas à reabilitação e manutenção da Rede Ferroviária Nacional. O carril transportado desde Itália até Portugal por via marítima, será entregue faseadamente e envolve uma operação logística de elevada complexidade, que se realiza a partir do Terminal Multiusos do Beato (TMB), na Plataforma Oriental do Porto de Lisboa.

AÇORES

Cerca de 70% da área do terrapleno do Porto das Lajes das Flores já está limpa

Os trabalhos de limpeza e remoção dos destroços do Porto das Lajes das Flores, resultantes dos danos causados pela passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, tiveram início na quinta-feira, 3 de Outubro, estando actualmente já limpa 70% da área do terrapleno.

Total: 4021