Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


PORTO DE LISBOA

«CAP SAN ANTONIO» abastece bancas ao largo

O Porto de Lisboa recebeu o navio porta-contentores CAP SAN ANTONIO, da Hamburg Sud, para abastecimento de combustível ao largo (bancas).
Este navio, agenciado pela Maersk Portugal, Lda., possui 118.938 t. de GT, capacidade para 9.669 TEU, 333.2 metros de comprimento, 48.32 metros de boca, 7.5 metros de calado, 24 tripulantes e bandeira dinamarquesa.

Novo Comandante da Zona Marítima dos Açores

O comodoro José Croca Favinha tomou posse como Comandante da Zona Marítima dos Açores, em cerimónia que se realizou em Santa Clara, nos Açores. A cerimónia contou com a presença do 2º Comandante Naval, contra-almirante João Dores Aresta, que deu posse ao novo Comandante de Zona dos Açores que rende no cargo o comodoro Valentim Pires Rodrigues.

ESTA SEXTA-FEIRA, EM LEIXÕES

Governo reúne-se com sindicatos para debater greve

A Ministra do Mar vai reunir-se esta sexta-feira, em Leixões, com os sindicatos, para debater a greve dos estivadores afectos ao SEAL, que tem "afetado a credibilidade" dos portos nacionais,.

"Já conversei com o presidente do SEAL [Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística] para perceber o que poderia ser feito. Pedi uma nova auditoria à ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho] e vou a Leixões, esta sexta-feira, para reunir com a comunidade, com o sindicato maioritário e com o SEAL", disse Ana Paula Vitorino, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

A Cultura da Marinha tem novo director

O contra-almirante João Valente dos Santos tomou posse como Director da Comissão Cultural de Marinha, em cerimónia que se realizou na Casa da Balança, em Lisboa, e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado. O contra-almirante Valente dos Santos rende no cargo o vice-almirante Augusto Mourão Ezequiel.

Ministério do Mar com 127,9 milhões de euros em 2019

"A despesa total consolidada para 2019 do Programa Mar totaliza 127,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 79,8% (56,8 milhões de euros) face à estimativa de despesa total consolidada para 2018, com particular representatividade no orçamento de projetos do subsetor Estado e no subsetor dos Serviços e Fundos Autónomos", segundo o relatório que acompanha a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2018, entregue segunda-feira à noite no parlamento.

FUNDO AZUL APROVA 1,9 MILHÕES DE EUROS PARA NOVOS EMPREENDEDORES DO MAR

O Fundo Azul aprovou 1,9 milhões de euros a distribuir por cinco projetos selecionados na tipologia de desenvolvimento da economia do mar, com o objetivo de estimular a emergência de uma nova geração de empreendedores do mar (start-ups, PME e empresas) criadora de oportunidades inovadoras de negócio, rentáveis e sustentáveis. O pagamento dos financiamentos será atribuído até ao final do corrente ano.

Na totalidade, as cinco candidaturas aprovadas irão receber um valor de 1 891 149 €, correspondente a uma taxa de comparticipação média de 80,6% do investimento total. O Fundo Azul irá financiar os seguintes projetos para desenvolvimento da economia do mar:

WEST EUROPEAN FISH TECHNOLOGISTS ASSOCIATION

MINISTRA DO MAR NA ABERTURA DA 48.º CONFERÊNCIA DA WEFTA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta terça-feira, 16 de outubro, na Cerimónia de Abertura Oficial da 48.ª Conferência da WEFTA – West European Fish Technologists’ Association.
A intervenção da Ministra do Mar está agendada para as 09h10, no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Reino Unido investe em navegação autónoma

O Governo britânico, em colaboração com o Centro de Inovação de Robótica Marinha do Centro Nacional de Oceanografia, também britânico, atribuiu um fundo de 1,1 milhões de euros para desenvolver novas tecnologias para a navegação marítima autónoma e inteligente no Reino Unido, referem vários meios de informação internacionais.

DGRM participou no 10.º aniversário da EFCA

A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), participou nas comemorações do 10.º aniversário da European Fisheries Control Agency (EFCA), em Vigo. Inicialmente localizada em Bruxelas, esta agência europeia foi mudada para a cidade de Vigo em 2008, tendo tido como seu primeiro presidente o português Marcelo Vasconcelos.

MSC liga Porto de Sines à Ásia…através da ferrovia

A MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo maior armador do mundo no transporte contentorizado, anunciou o lançamento de um novo serviço ferroviário que conecta os exportadores espanhóis, entre os quais da zona sudoeste do país, ao mercado internacional, com ligações entre Sevilha, Córdoba e Valência a destinos no Mediterrâneo, Médio Oriente e Extremo Oriente.

Olicargo responsável por transporte especial terrestre até ao Porto de Sines

A Olicargo anunciou ter realizado um transporte especial terrestre de uma fábrica para produção de Ureia, desde as instalações do cliente até ao Porto de Sines, que teve como destino final a cidade de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América.

As algas marinhas começam a ser o presente e podem ser o futuro

No último dia da Biomarine, os vários projectos apresentados e temas debatidos rondaram a questão da grande nova tendência que são as algas marinhas. Não só porque a escolha do consumidor está cada vez mais inclinada para as questões ambientais, como para a sua própria saúde, pelo que o mercado está a crescer muito rapidamente, principalmente o dos cosméticos, e da alimentação. Mas quais são os passos chave neste negócio? Obviamente há que saber lidar com as condições, pois é uma área sujeita à mãe natureza. Mas acima de tudo, estar a par das questões de sustentabilidade, qualidade e custo, foram as palavras-chave debatidas na passada Quinta-feira, último dia da BioMarine Business Convention.

Comunidade Portuária de Aveiro quer ligação ferroviária Aveiro-Salamanca

O Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro acredita que a criação de um terminal de contentores será uma etapa decisiva para manter os níveis de crescimento do Porto, e a ligação ferroviária Aveiro–Salamanca uma aposta para colocar Portugal nos trilhos europeus no transporte de mercadorias.

PSA Sines recebe mais quatro RTGs até final do ano

A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines, anunciou que até final do ano vai receber mais quatro RTG’s (gruas de parque), perfazendo um total de 30 equipamentos de movimentação de contentores em parque.

Porto de Ponta Delgada vai duplicar área para contentores

O Porto de Ponta Delgada vai ser alvo de uma empreitada orçada em 32 milhões de euros que visa "melhorar a operação" da infraestrutura, responsável por 64% do movimento comercial dosAçores, anunciou o Governo Regional.
A revelação foi feita pela secretária regional dos Transportes e Obras Públicas na reunião da comissão eventual de inquérito ao setor público empresarial regional e associações sem fins lucrativos públicas, referindo que a obra pretende dar resposta ao que se prevê que seja o crescimento daquele porto no universo temporal de 10 a 15 anos.

SETÚBAL

Câmara e APSS alinhadas na estratégia de desenvolvimento

A Presidente da Câmara de Setúbal e a Presidente do Porto de Setúbal abriram a primeira conferência da Semana do Mar e mostraram estar em sintonia de ideias. Maria das Dores Meira diz que é preciso apostar mais nos recursos que o mar oferece e Lídia Sequeira fala numa estratégia que potencie o Porto de Setúbal, a cidade e o país.

Portos nacionais movimentam record de 89,2 milhões de toneladas em 2017

Os portos comerciais do continente movimentaram em 2017 um recorde de 89,2 milhões de toneladas de mercadorias, mais 1,3% do que em 2016, destacando-se Lisboa com um aumento de 19,1%, foi divulgado esta terça-feira.

21º Congresso da APLOG debate desafios da «Logística Digital»

O 21º Congresso de Logística da APLOG decorre quarta e quinta-feira, 10 e 11 de outubro, no PT Meeting Center, em Lisboa.

Na edição deste ano, aquele que é já um dos congressos mais importantes do sector irá colocar em debate a ‘Logística Digital – Novos Desafios’. A Associação Portuguesa de Logística volta, assim, a discutir as implicações para a logística das grandes mudanças nos negócios e ao nível tecnológico ocorridas nos últimos anos.

Entrevista a Carla Olival

«Shipping» não pode ser um mundo só de homens

Carla Olival é a presidente da WISTA Portugal, uma associação recentemente criada e que pretende deixar a sua marca.
A WISTA Portugal é a representação nacional da WISTA Internacional, associação que em 46 países junta mais de 3.000 mulheres que trabalham na indústria do shipping e do comércio global, em posições executivas e de tomada de decisão. A Associação será um espaço de partilha, de criação de redes nacionais e globais, de integração, de conhecimento. Pretendemos ser um instrumento de apoio à Blue Economy de Portugal.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Setembro 2018

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Total: 3325