Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Projecto MarLEM apresenta Triângulo do Conhecimento do Atlântico

O consórcio do projeto MarLEM (Maritime Logistics Engineering and Management), co-financiado pela U.E., liderado pela Qualiseg, Engenharia e Gestão, Lda. e do qual a Fórum Oceano é parceira, promoveu um evento de lançamento do Triângulo do Conhecimento do Atlântico, com a participação de representantes da Indústria e da Academia.

Fórum Oceano participa no ciclo de conferências «Pensar o Futuro»

Ruben Eiras, responsável pelas áreas do empreendedorismo, inovação e investimento e financiamento da Economia Azul na Fórum Oceano, marcou presença na conferência "Mar, oportunidades para um modelo económico sustentável", no âmbito do 2.° ciclo de conferências 'Pensar o Futuro'.

SAIBA COMO PARTICIPAR

Estão abertas as inscrições para o Business2Sea 2020

Com início no dia 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, o Business2Sea decorrerá em formato integralmente virtual até ao dia 20 de novembro, contando com um programa diversificado que privilegiará a temática “A Economia do Mar no EU Green Deal” (Pacto Verde Europeu) e reunirá um conjunto de peritos nacionais e internacionais na matéria.

Construção dos novos acessos ao Porto de Mar de Viana do Castelo está na fase final

A empreitada de construção dos novos acessos rodoviários ao Porto de Mar de Viana do Castelo está na última fase. A nova via, com um valor de adjudicação de 7,3 milhões de euros, pretende descongestionar as vias urbanas do tráfego de veículos pesados, retirando da antiga Estrada Nacional (EN) 13 e do interior da freguesia de Darque o tráfego de pesados de e para o Porto de Mar.

Portugueses estão a (re)descobrir o valor das algas

A produção mundial de algas duplicou entre 2005 e 2015. Portugal segue a mesma tendência, com novos projetos a cimentarem-se e novos produtos a espoletarem o interesse dos consumidores. Com uma vasta costa atlântica, o país tem nas suas águas cerca de 700 espécies de algas e pode posicionar-se como um ator principal neste mercado em amplo crescimento. Afinal, por cá há muito que se consome o tremoço-do-mar, a nori do Atlântico ou o cabelo-de-velha.

Para os açorianos, o tremoço-do-mar (Fucus spiralis) é considerado um petisco e consumido fresco. Já a alga vermelha Porphyra, conhecida como erva patinha ou nori do Atlântico, é consumida frita ou incorporada em sopas e omeletes. E as algas vermelhas do género Osmundea, conhecidas como erva malagueta, são conservadas em vinagre e consumidas ao longo do ano a acompanhar peixe frito. Em Portugal Continental não existe um consumo generalizado, mas a fava-do-mar é recolhida por algumas populações costeiras e as algas vermelhas Gelidium e Pterocladia são apanhadas a Sul de S. Martinho do Porto para a produção de agar.

SILOPOR com imagem renovada

A SILOPOR, maior empresa de silos portuários nacional, com instalações no Beato, Trafaria e Vale de Figueira, aposta numa nova imagem, correspondendo às atuais exigências do mercado, onde a presença digital consistente é fundamental, não sendo excepção esta área de negócio.
A nova imagem, num formato mais depurado e moderno, surge com o novo Logotipo, representando a relação privilegiada entre as estruturas dos Silos e a sua proximidade ao Rio Tejo.

30 DE OUTUBRO

Webinar do Porto da Figueira da Foz apresenta oportunidades para portos mais pequenos

Dia 30 de Outubro, entre as 10h e as 11h, irá decorrer o webinar gratuito “Flexible Supply Chains: Opportunities for Small Ports”, numa parceria entre o Porto da Figueira da Foz e a Supply Chain Magazine, onde será explorada a visão sobre as oportunidades e expectativas de armadores e carregadores em relação à crescente importância dos pequenos portos na implementação de cadeias de abastecimento mais curtas e as tendências actuais do shipping.

Grupo ETE: inovar e antecipar soluções

Fundado em 1936 e de capital 100% português, o Grupo ETE conta com 84 anos de experiência e know-how que põe diariamente à disposição dos seus clientes. Integra hoje seis áreas de negócio, nomeadamente, transporte marítimo, operação portuária, transporte fluvial, agentes de navegação, operação logística e engenharia e reparação naval, o que permite oferecer uma proposta de valor holística e integrada.

PORTO DE AVEIRO

Aveiport embarca colunas e tanque produzidas pela ASM Industries rumo a Marrocos

A 10 de Outubro a empresa Aveiport embarcou duas colunas e um tanque produzidas pela companhia ASM Industries, com destino a Casablanca, em Marrocos. A maior das peças embarcadas apresentava um peso de 75 toneladas e mais de 33 metros de comprimento.

O Lifting Plan gizado pela Aveiport materializou-se «em articulação com a Actanis e a ASM Industries, recorreu a 2 gruas», permitindo concluir mais uma operação de carga de projecto «com enorme eficácia e sucesso», reporta a empresa que opera no porto aveirense.

MINISTRA BRASILEIRA DA AGRICULTURA

Portugal é estratégico para o Brasil

A Ministra brasileira da Agricultura, Tereza Cristina, esteve na cidade de Sines para conhecer as potencialidades do porto para alavancar a estratégia de colocação de produtos agrícolas e pecuários do Brasil no mercado internacional. A visita permitiu apresentar à ministra os planos de desenvolvimento da ZALSINES - Zona de Atividades Logísticas do Porto de Sines, localizada na ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, bem como os planos de expansão do Porto de Sines, nomeadamente da capacidade do Terminal de Contentores e da reconversão do Terminal Multiusos para a movimentação de granéis sólidos agrícolas.

No encontro foi discutida a criação de um “hub” logístico para o agronegócio em Sines, que serviria de porta de entrada às frutas, carnes, cereais e grãos brasileiros na União Europeia e no Norte de África, bem como para impulsionar as exportações de produtos agroalimentares portugueses e espanhóis para o Mercosul.

Setúbal e Leixões fixam desempenhos record no período homólogo Janeiro-Agosto

Os portos de Setúbal e Leixões registaram o volume mais elevado de sempre nos períodos homólogos de Janeiro-Agosto no que toca ao segmento contentorizado, com acréscimos de +0,8% e de +14,4%, respectivamente, assinalou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). De realçar ainda que o Porto de Setúbal regista variações mensais positivas já pelo sexto mês consecutivo, oscilando entre +11,1% em Junho e +44,9% em Abril.

Janela Única Logística arranca no Porto de Sines

As 16:00h do dia 19 de Outubro ficam marcadas pela entrada em produção da JUL – Janela Única Logística no Porto de Sines.

Este é mais um importante marco na história do Porto de Sines e o culminar de mais de dois anos de trabalho conjunto dos vários parceiros do sector marítimo-portuário nacional. O projecto, lançado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, tem como principal objectivo o incremento da eficiência dos portos nacionais no âmbito da “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária” aprovada pelo governo.

Porto de Sines cresce 43,7% em Agosto e empurra portos para recuperação global de 12%

Agosto foi um mês extremamente positivo para o sistema portuário nacional – apesar da senda negativa que vem sendo trilhada pelos portos do Continente, o oitavo mês do ano trouxe boas notícias para a movimentação de carga nos portos lusos. Impulsionado pelo forte crescimento da actividade do Porto de Sines (+43,7%), o sistema portuário continental registou uma subida homóloga de +12%.

OE 2021

Governo aposta na carga fluvial e no potencial do Tejo

Os contornos do Orçamento de Estado para 2021 começam a ser conhecidos – no contexto marítimo-portuário há a destacar, na proposta, a aposta do Governo no desenvolvimento de uma Via Navegável do Rio Tejo, com o objectivo de criar um fluxo de cargas a partir de Castanheira do Ribatejo.

muSEAum - Sala do Conhecimento

A Sala do Conhecimento do muSEAum é dedicada à inovação na gestão de museus. Contém um repositório de estudos de públicos, assim como investigação e artigos nacionais e estrangeiros relevantes para o projecto, em particular nas áreas do branding, experiência de visitante e marketing digital.
Esta sala inclui a zona inspiracional Design Studio que apresenta exemplos de boas práticas de comunicação digital de museus de todo o mundo.
 

Vasco Cordeiro destaca investimento que garante melhorias na operacionalidade dos portos da Região

Os investimentos que têm permitido melhorar as infraestruturas portuárias, dinamizar a circulação de bens e, por consequência, reforçar a Coesão, estiveram em destaque na deslocação de Vasco Cordeiro à Ilha de Santa Maria: “Esse reforço de investimento na qualificação de infraestruturas é algo que nós temos que prosseguir, na próxima legislatura, quer em relação à reparação dos estragos provocados pelo Lorenzo, quer para favorecer o desenvolvimento de cada uma das ilhas”.

19 DE OUTUBRO

Conferência AICEP . 2020 - «Exportações & Investimento»

A AICEP realiza no último trimestre deste ano a sua Conferência Anual subordinada ao tema “Exportações & Investimento”. As circunstâncias atuais ditam, porém, que a edição deste ano se realize num formato diferente, sendo dividida em quatro sessões com transmissão em live streaming a partir do auditório da AICEP, no Edifício Entrecampos 28. A primeira sessão terá lugar segunda-feira, 19 de outubro, entre as 10h00 e as 11h00.

Ministras da Agricultura de Portugal e do Brasil visitam Porto de Sines com foco no agronegócio

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina e a Ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes, visitaram esta terça-feira, dia 13 de outubro, o Porto de Sines. Da comitiva faziam também parte o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Mendes, e o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

A visita inseriu-se no programa oficial da governante brasileira a Portugal e enquadrou-se na estratégia de promoção e desenvolvimento do Porto de Sines e das áreas logísticas e industriais adjacentes para o agronegócio. Com efeito, as novas dinâmicas do mercado internacional, em que o Brasil assume uma importância cada vez maior, fazem que seja cada vez mais importante rever o circuito logístico da agroindústria na Europa.

0E 2021

Ministério do Mar com 127,7 milhões de euros

“O programa orçamental Mar totaliza na despesa 127,7 milhões de euros", lê-se no documento que foi entregue pelo Governo na Assembleia da República.

Quanto às despesas de investimento, o documento destaca os projectos de dragagens e intervenções de emergência nos portos do norte, centro e sul e de controlo e inspecção no âmbito das actividades da política comum das pescas, a cargo da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, bem como como o Polo Tecnológico de Algés-Oeiras e despesa com a conservação e reparação de navios, sob responsabilidade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.(IPMA).

Regressaram à terra e voltaram a por os «Água Arriba» a navegar no Lima. Por amor à camisola

Nasce aqui ao lado, na Galiza, atravessa o Alto Minho e vai desaguar ao Atlântico. A água, que atravessa os seus mais de 100 quilómetros de extensão, entra em Portugal pelas portas da freguesia de Lindoso, contorna o Gerês, passa em Ponte da Barca e Ponte de Lima, terra com quem partilha o nome, e termina o percurso em Viana do Castelo. Em tempos, o Rio Lima estabelecia uma ligação importante entre as várias regiões por onde passava e chegaram a estar mais de 50 embarcações atracadas em Ponte de Lima, que faziam o transporte de mercadorias para Viana. Hoje em dia, o caudal do rio é invadido pelos novas práticas aquáticas, como o paddle ou a canoagem, mas ainda há quem faça por manter a arte de velejar viva.

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