Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
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Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Entidades portuguesas e galegas unidas para melhorar previsões e aumentar segurança de portos

Entidades do Norte de Portugal e da Galiza uniram-se para, através da instalação e aperfeiçoamento de radares de observação, melhorarem a "capacidade das previsões atmosféricas" e com isso contribuírem para uma maior segurança dos portos e da população.

"Este projeto pode melhorar e muito a capacidade operacional dos portos", disse, em declarações à Lusa, José Carlos Matos, responsável pela área da energia eólica do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto.

Acompanhe a viagem de circum-navegação do NRP Sagres em tempo real

Já é possível acompanhar, em tempo real, o posicionamento do NRP Sagres durante a viagem de volta ao mundo.

​​O Centro Geoespacial, Meteorológico e Oceanográfico Marítimo ​da Marinha Portuguesa, integrado no Instituto Hidrográfico, realizou um projeto de posicionamento do NRP Sagres através de um mapa interativo que transmite a​​ localização do navio de dez em dez minutos.

A SAGRES PARTIU

Marcelo consolou os familiares dos marinheiros que vão nesta viagem «histórica e irrepetível»

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a viagem de circum-navegação do navio-escola Sagres é um momento "histórico, irrepetível e singular", e consolou os familiares dos marinheiros que estarão fora mais de um ano.

NAVIO-ESCOLA SAGRES

Uma família de nome Portugal despediu-se do barco que vai levar os «portugais» pelo mundo

Durante 371 dias, a Sagres espalhará a portugalidade pelo mundo seguindo aos passos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. 144 marinheiros despediram-se de familiares e amigos em Santa Apolónia. A família Portugal, avô e avó, mãe, irmã, mulher e filhas, vieram da Nazaré para dizerem “até já” ao marinheiro Wilson.

5 DE JANEIRO DE 2020

NRP Sagres inicia a grande viagem de volta ao mundo este domingo

O NRP Sagres vai iniciar a viagem de circum-navegação ao longo de 371 dias. O navio vai largar do Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa, na manhã deste domingo, 5 de janeiro de 2020, e regressa a Lisboa no dia 10 de janeiro de 2021.

A Cerimónia de Largada do NRP Sagres será presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa e contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

TSF

NAVIO-ESCOLA SAGRES: Uma volta ao mundo para «medir a saúde do oceano»

O navio-escola Sagres, da Marinha Portuguesa, parte este domingo para uma volta ao mundo com a duração de mais de um ano. A viagem insere-se nas Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. O comandante do navio, Maurício Camilo falou à TSF sobre este desafio e revelou algumas curiosidades desta missão, que pela primeira vez tem uma componente científica.

NRP SAGRES

O navio mais condecorado da Marinha Portuguesa

O NRP Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional.
Saiba mais sobre o NRP Sagres no site oficial do navio.
 

Bilhete de identidade do NRP SAGRES

O NRP Sagres é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos. O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distância) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos.

Resolução do Conselho de Ministros aprova o PSOEM para as subdivisões Continente, Madeira e Plataforma Continental Estendida

Foi publicada, a 30 de Dezembro, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros que aprova Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEM) para as subdivisões Continente, Madeira e Plataforma Continental Estendida.

Sargaço, a alga que alimenta o Atlântico Norte

“Não existe nada parecido noutro oceano”, diz o biólogo Brian Lapointe. “Não há nenhum outro sítio no planeta que sustente tamanha diversidade no meio do oceano e isso deve-se a esta alga.”

Brian refere-se a uma alga flutuante conhecida como sargaço, existente numa zona do Atlântico conhecida como Mar dos Sargaços. As fronteiras deste mar são vagas, definidas não por massas terrestres, mas por cinco grandes correntes que circulam em sentido horário em redor das Bermudas. Distantes de qualquer continente, as suas águas são pobres em nutrientes e, por conseguinte, excepcionalmente transparentes e azuis.

Lancha hidrográfica da Marinha em missão de caracterização do fundo do mar na costa algarvia

A lancha hidrográfica Andrómeda encontra-se desde o dia 7 de outubro a navegar ao longo da costa do Algarvia com o objetivo de contribuir para o mapeamento dos sedimentos marinhos e descrição da estrutura morfo-sedimentar do fundo marinho daquele local.

Primeiros resultados do trabalho das Forças Armadas na avaliação do estado de acessibilidade do Porto das Lajes

Do processamento dos dados recolhidos nos levantamentos hidrográficos realizados no dia 5 pela Brigada Hidrográfica, com recurso a sonar lateral e feixe simples, foi possível apurar que no interior do Porto se encontram 7 obstáculos submersos. A equipa de Fuzileiros com drones realizou a fotogrametria do Porto.

Pela primeira vez, um homem alcançou o ponto mais profundo de todos os 5 oceanos

Escondida sob o Estreito de Fram, uma passagem que separa a Gronelândia e Svalbard, fica o ponto mais profundo do Oceano Ártico, onde o fundo do mar chega a 5.550 metros. Agora, o explorador Victor Vescovo tornou-se na primeira pessoa a alcançá-lo.

11 A 27 DE SETEMBRO

Costa portuguesa como pano de fundo para investigação com veículos não tripulados

Dezenas de veículos autónomos vão operar ao longo da Península de Tróia e na zona de Sesimbra, entre os dias 11 e 27 de setembro, durante a 10ª edição do exercício Recognized Environmental Picture (REP).

O REP é um dos maiores exercícios de experimentação de sistemas marítimos não tripulados da Europa e é organizado pela Marinha Portuguesa, pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática da Universidade do Porto (FEUP) e pelo Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) da NATO.

Conhecimento do meio marinho 2020

A iniciativa «Conhecimento do meio marinho 2020» pretende reunir dados sobre o meio marinho provenientes de diferentes fontes com o objetivo de ajudar a indústria, as autoridades públicas e os investigadores a encontrarem os dados de que precisam e a utilizarem-nos de forma mais eficaz para desenvolver novos produtos e serviços; melhorar a compreensão do comportamento dos mares.

Em missão no arquipélago dos Açores

NRP D. Carlos I acrescenta mais 45 mil Km2 ao projeto do mapeamento do mar Português

O NRP D. Carlos I atracou no dia 19 de agosto em Ponta Delgada, encontrando-se em missão no Arquipélago dos Açores desde o dia 15 de julho. Durante esse período o navio hidrográfico da Marinha Portuguesa acrescentou mais de 45 mil km2 ao projeto do mapeamento do mar Português, o que equivale a mais de 6 milhões de campos de futebol.

Sabia que a Ilha Mais Remota do Mundo tem Nome Português?

Tristão da Cunha, é o nome – de origem portuguesa – da ilha mais remota do mundo. Localiza-se num arquipélago a Sul do Oceano Atlântico e pertence ao território ultramarino britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha.
O nome deriva do navegador português Tristão da Cunha, que descobriu a ilha em 1507. Contudo, devido às difíceis condições de acesso, o pioneiro português não conseguiu lá atracar. Segundo o Telegraph, foi apenas em 1700 que a ilha se tornou habitável, depois de três caçadores de baleias americanos lá atracarem, tornando-se nos primeiros membros fundadores da Ilha Tristão da Cunha.

Robert Ballard encontrou o Titanic em 1985. Agora, está à procura do avião de Amelia Earhart

Robert Ballard já encontrou o inafundável Titanic, o porta-aviões USS Yorktown perdido durante a Batalha de Midway e o famoso PT-109, barco-patrulha pilotado pelo então tenente John F. Kennedy, que se afundou no Mar de Salomão. Agora, tem uma nova missão. O explorador Robert Ballard vai viajar a 7 de agosto para Nikumaroro, ilha desabitada do Pacífico, para tentar resolver o mistério do desaparecimento da aviadora Amelia Earhart.

Bikini, atol antes de ser fato de banho

O paradisíaco Atol de Bikini é membro das Ilhas Marshall, um país da Micronésia, em pleno Oceano Pacífico. Por estar tão distante de zonas habitadas foi condenado a ser usado pelo exército norte-americano para realizar testes nucleares durante a Guerra Fria, nas décadas de 1940 e 1950.

Após evacuar os povos indígenas, o exército dos EUA estabeleceu-se ali para realizar 23 testes nucleares entre 1946 e 1958. Em causa estavam bombas de potência muito superior que as usadas nas terríveis explosões de Nagasaki e Hiroshima (Japão).

COM VÍDEO

Expedição Luso-Espanhola descobre novo jardim de corais moles nos Açores após erupção vulcânica

No âmbito da expedição científica Explosea2, foi descoberto um novo jardim de corais moles no mar dos Açores. Localizado entre 125 e 160 metros de profundidade, na zona dos Capelinhos na ilha do Faial, este novo jardim de corais moles é uma zona de elevada riqueza biológica.

É a primeira vez que uma expedição organizada por instituições espanholas e portuguesas localiza um jardim de corais moles em águas portuguesas e é o primeiro jardim de corais moles registado nos Açores.

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