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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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A costa entre Vieira de Leiria e Ovar é o novo destino da campanha hidro-oceanográfica de navio da Marinha

O navio da Marinha NRP Almirante Gago Coutinho inicia agora uma nova etapa da missão hidro-oceanográfica em curso, ao largo da costa entre Vieira de Leiria e Ovar, na qual para além da recolha de amostras de sedimentos superficiais do fundo do mar, será também efetuada a colheita de amostras para análise de microplásticos à superfície da água.

Navio da Marinha realiza estudos oceanográficos entre Sines e Faro

O NRP Almirante Gago Coutinho está a realizar a segunda fase da campanha hidro-oceanográfica multidisciplinar, em que se encontra empenhado desde 21 de março de 2021.

Esta fase da missão, que teve início no dia 26 de março, consiste na colheita de amostras superficiais de sedimentos com o objetivo de complementar a malha de amostragem necessária para rever a cartografia sedimentar, ao largo da costa Vicentina e costa Sul do Algarve, entre Sines e Faro.

23 DE MARÇO

Dia Meteorológico Mundial

No dia 23 de Março de cada ano, as instituições meteorológicas, enquadradas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), celebram o Dia Meteorológico Mundial. Fazem-no desde 1961 em torno de um tema que todos os países devem abordar a seu modo.
Associamo-nos à iniciativa com esta newsletter temática, composta por notícias publicadas no portal da APP ao longo dos últimos anos.

ESA lança inquérito à comunidade marítima sobre utilização de sistemas espaciais

A Agência Espacial Europeia quer conhecer o real nível de utilização que o setor marítimo faz dos recursos espaciais (sistemas, dados e tecnologias), quais os seus maiores desafios e prioridades. O questionário online pode ser preenchido até ao final de fevereiro.

O BALÃO DA HORA

Há um balão que dá horas na Ribeira das Naus - e é a hora legal

Todos os dias, pontualmente, faça chuva ou faça sol, à uma da tarde, ou mais precisamente às 13:00:00, já que é de precisão cronológica que falamos, ouve-se uma sirene na Ribeira das Naus. Não fora o Tejo estar ali mesmo ao lado e não se avistar navio algum, acharíamos que tínhamos ouvido uma sirene de navio. Mas não, a resposta não está no rio, está em terra.

Navio hidrográfico «Almirante Gago Coutinho» parte esta quinta-feira para Iniciativa Mar Aberto em Cabo Verde

O navio hidrográfico português “Almirante Gago Coutinho” parte no último dia do ano, 31 de dezembro, para realizar uma missão de cooperação bilateral no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, a fim de desenvolver um conjunto de atividades com a República de Cabo Verde, com especial enfoque nas capacidades científicas do navio.

COM VÍDEO

Novo sistema vai controlar barcos que naveguem nos Açores

O sistema de controle de tráfego marítimo VTS poderá ser instalado nos Açores nos próximos anos. Trata-se de uma extensão do que já existe no Continente e tem como principal objectivo controlar e vigiar todas as embarcações que estiverem a operar nas águas dos Açores.


 

Açores lançam Portal do Ordenamento do Espaço Marítimo e geoportal sobre mar

O Governo Regional dos Açores acaba de lançar o portal do ordenamento do espaço marítimo dos Açores. E também o geoportal SigMar, um sistema de informação geográfica aplicado ao mar.

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, na Horta, que o processo de ordenamento do espaço marítimo dos Açores está a ser “exemplar”, acrescentando que o portal do ordenamento do espaço marítimo dos Açores, agora apresentado “será, talvez, o melhor portal de ordenamento marítimo que o País tem”.

CARTOGRAFIA

Ainda sabemos ler mapas?

Explorador, viajante, peleador, Portugal foi um dos mais prolíficos produtores de mapas da segunda metade do passado milénio. Muitos contam grandes epopeias, mas também histórias de manipulação política e jogos diplomáticos. Viagem à cartografia da Biblioteca Nacional.

Ilhas que apareceram e desapareceram nos Açores

Percorramos a história geológica do arquipélago dos Açores. Esconde muito mais do que aquilo que, à partida, poderíamos pensar que conhecíamos. Fazia ideia de que sete das ilhas do arquipélago se afundam e que, pelo contrário, as ilhas das Flores e de Santa Maria sofreram, já após a formação, processos de elevação?
E que duas ilhas açorianas existiram apenas por escassos meses? Uma delas, o banco D. João de Castro, localizado entre as ilhas Terceira e São Miguel, desapareceu ao fim de meio ano. E a ilha Sabrina, formada numa parte intrínseca de São Miguel, foi desmantelada em três meses. Vejamos o que se sabe hoje das ilhas que apareceram (incluindo as actuais nove) e desapareceram nos Açores.

AÇORES | COM VÍDEO

Procura de lixo marinho no Faial

Porto Pim, no Faial, serviu de ponto de partida a um novo projeto de deteção de lixo marinho através de satélites. Durante duas semanas, o ESA Plastics esteve a ser testado.
O obectivo é detetar todo o tipo de lixo, sobretudo plástico.

SAGRES

Sensores instalados no mar a 18 km da costa

Uma infraestrutura de observação oceanográfica, dotada de vários tipos de sensores, será instalada no mar, a 18,5 quilómetros a sul do porto da Baleeira, Sagres. O projeto tem características únicas e será desenvolvido pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), da Universidade do Algarve, no âmbito do projeto EMSO-PT - Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água.

Uma das maiores «cascatas» da Terra situa-se no fundo do mar

As Victoria Falls são a maior cascata da Terra e as Angel Falls a mais alta. No entanto, por mais impressionantes que possam parecer, estas duas maravilhas da natureza ficam muito aquém da verdadeira vencedora.

A maior e mais poderosa cascata da Terra é cercada por água e situa-se no oceano. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, a cascata – Canal de Faroe Ban – situa-se especificamente no Estreito da Dinamarca, que separa a Islândia da Gronelândia.

Segundo o EurekAlert, a água fria viaja do sul até encontrar uma mais quente, no mar de Irminger. A água com temperaturas mais baixas, sendo mais densa, afunda sob a água quente após uma queda no fundo do oceano que cria um fluxo descendente estimado em mais de 3,5 milhões de metros cúbicos por segundo.

Null Island, o minúsculo país atlântico que sem o sabermos já «visitámos»

À fértil imaginação humana devemos mundos, países e cidades ideadas de Shangri-La à Atlântida, do Reino de Preste João à aldeia de Macondo, do escritor Gabriel García Marques. Uma singularidade que inclui um ínfimo território no atlântico tropical, saído da imensa inteligência digital global. A Null Island não lhe falta mapa e bandeira, entre outros atributos:provavelmente o metro quadrado mais "visitado" do mundo.

População desconhece marcas que dão o zero hidrográfico nas cidades portuárias

As marcas de nivelamento usadas para medir altitudes a nível nacional, mas que em cidades e vilas portuárias também indicam o zero hidrográfico, uma referência utilizada para a previsão de altura das marés, são em geral desconhecidas da população.

Governo dos Açores considera prioritário alargar zona marítima de protecção permanente até às 200 milhas

O Governo Regional dos Açores, no âmbito de uma consulta pública da Comissão Europeia sobre restrições à igualdade de acesso às águas, do Regulamento da Política Comum de Pescas, considera “absolutamente prioritário” a existência de uma zona marítima de protecção permanente de 200 milhas no mar da Região.

O objectivo é “proporcionar uma discriminação positiva de acesso” aos recursos haliêuticos por parte da frota artesanal e das comunidades piscatórias açorianas, permitindo, simultaneamente, “preservar a economia local e dar cumprimento aos Tratados e à própria Política Comum de Pescas”, pontua o executivo açoriano.

Navio da Marinha acrescenta mais de 37 mil km2 ao mapa do mar português

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I regressou à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, após realizar uma campanha científica de nove semanas, no Arquipélago dos Açores, acrescentando cerca de 37 500 km2 sondados ao Mapeamento do Mar Português, no âmbito do programa SEAMAP 2030 e da cooperação com o Governo Regional dos Açores.

​​A campanha científica consistiu no levantamento hidrográfico, com os sistemas sondadores multifeixe de bordo, de 10 montes submarinos com especial interesse para o estudo dos ecossistemas do mar profundo, num raio de 100 milhas náuticas (mais 185 km) do grupo central do Arquipélago dos Açores.

Investigação científica no oceano reforçada com projecto de 2,5 milhões de euros

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, esteve presente na cerimónia de assinatura do contrato do projecto pré-definido do Programa EEA Grants/Crescimento Azul 2014-2021 para novo equipamento de mapeamento do fundo marinho e coluna de água do Navio Mar Portugal, no valor de 2,5 milhões de euros, com o intuito de alavancar a investigação científica do oceano.

O contrato foi assinado no Auditório Magalhães do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés, pela directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, e pelo presidente do IPMA, Miguel Miranda, que apresentou o projecto.

MISTÉRIO DO GPS

Navios «teletransportam-se» entre continentes e movem-se em círculos

Há um estranho fenómeno a acontecer com os navios em redor do mundo. As embarcações andam às voltas, “teletransportam-se” entre continentes e a sua localização de GPS é falsa. Por vezes, estão misteriosamente a milhares de quilómetros de distância.

Na madrugada de 31 de maio, oficiais a bordo do navio petroleiro Willowy foram chamados para saber que o seu navio e quatro outros estavam a navegar misteriosamente em círculos, incapazes de dirigir e a caminho de convergir. Imediatamente, pensou-se que fortes correntes estavam a empurrar os navios. Porém, não havia tais correntes onde os navios navegavam no sul do Oceano Atlântico, a oeste da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Navio da Marinha prossegue o mapeamento do mar português nos Açores

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I, empenhado numa campanha científica no Arquipélago dos Açores no âmbito do Mapeamento do Mar Português do programa SEAMAP 2030 em cooperação com o Governo Regional dos Açores, assinalou a 21 de junho o Dia Mundial da Hidrografia.

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