Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MISTÉRIO DO GPS

Navios «teletransportam-se» entre continentes e movem-se em círculos

Há um estranho fenómeno a acontecer com os navios em redor do mundo. As embarcações andam às voltas, “teletransportam-se” entre continentes e a sua localização de GPS é falsa. Por vezes, estão misteriosamente a milhares de quilómetros de distância.

Na madrugada de 31 de maio, oficiais a bordo do navio petroleiro Willowy foram chamados para saber que o seu navio e quatro outros estavam a navegar misteriosamente em círculos, incapazes de dirigir e a caminho de convergir. Imediatamente, pensou-se que fortes correntes estavam a empurrar os navios. Porém, não havia tais correntes onde os navios navegavam no sul do Oceano Atlântico, a oeste da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Navio da Marinha prossegue o mapeamento do mar português nos Açores

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I, empenhado numa campanha científica no Arquipélago dos Açores no âmbito do Mapeamento do Mar Português do programa SEAMAP 2030 em cooperação com o Governo Regional dos Açores, assinalou a 21 de junho o Dia Mundial da Hidrografia.

Navio da Marinha investiga espaços marítimos entre Viana do Castelo e a Figueira da Foz

A lancha hidrográfica Andrómeda esteve em missão até ao dia 8 de junho, a navegar entre Viana do Castelo e Figueira da Foz, no âmbito do projeto de caraterização geral de áreas aquícolas para estabelecimento de culturas marinhas – projeto AQUIMAR.

Este projeto, que decorre de uma parceria entre o Instituto Hidrográfico, o Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE) e o Instituto Politécnico de Leiria, tem como objetivo principal a identificação dos locais com maior aptidão para a prática da aquicultura, tendo por base as áreas já delimitadas no Plano de Ordenamento do Espaço ​Marítimo.

900 KMS ESCRUTINADOS PELA CAMPANHA DE OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA M162

Investigação da Falha GLORIA, no Nordeste Atlântico

Decorreu de 5 de março a 5 de abril a campanha de oceanografia geológica M162 a bordo do navio oceanográfico alemão "Meteor". O objetivo deste projeto é “explorar a desidratação mineral e os fluxos de fluidos subterrâneos ao longo da Falha GLORIA, que constitui o limite de placas litosféricas entre a África e a Eurásia”.

A NÍVEL MUNDIAL

Grupo Wilhelmsen disponibiliza mapa com restrições dos portos

Um dos principais grupos do setor marítimo, os noruegueses da Wilhelmsen lançaram no seu site uma página onde se pode consultar as restrições que atualmente existem nos portos mundiais, derivado da pandemia COVID-19. A página mostra um mapa do mundo, com a indicação dos países e respetivos portos, e ao carregarmos no país ou no porto podemos aceder à lista de restrições que foram impostas. A informação é atualizada numa base diária, três vezes por dia.

Mapa da Sixfold mostra atrasos nas fronteiras em tempo real

Devido à pandemia Covid-19, as fronteiras estão limitadas, seja em termos de patrulhas ou de fecho de fronteiras, e com isso a logística está a sofrer grandes atrasos. Para auxiliar os profissionais, a Sixfold, fornecedor de software da cadeia de abastecimento, desenvolveu um mapa onde é possível aceder, em tempo real, aos atrasos sofridos pelos camiões nas fronteiras europeias.

Entidades portuguesas e galegas unidas para melhorar previsões e aumentar segurança de portos

Entidades do Norte de Portugal e da Galiza uniram-se para, através da instalação e aperfeiçoamento de radares de observação, melhorarem a "capacidade das previsões atmosféricas" e com isso contribuírem para uma maior segurança dos portos e da população.

"Este projeto pode melhorar e muito a capacidade operacional dos portos", disse, em declarações à Lusa, José Carlos Matos, responsável pela área da energia eólica do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto.

Acompanhe a viagem de circum-navegação do NRP Sagres em tempo real

Já é possível acompanhar, em tempo real, o posicionamento do NRP Sagres durante a viagem de volta ao mundo.

​​O Centro Geoespacial, Meteorológico e Oceanográfico Marítimo ​da Marinha Portuguesa, integrado no Instituto Hidrográfico, realizou um projeto de posicionamento do NRP Sagres através de um mapa interativo que transmite a​​ localização do navio de dez em dez minutos.

A SAGRES PARTIU

Marcelo consolou os familiares dos marinheiros que vão nesta viagem «histórica e irrepetível»

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a viagem de circum-navegação do navio-escola Sagres é um momento "histórico, irrepetível e singular", e consolou os familiares dos marinheiros que estarão fora mais de um ano.

NAVIO-ESCOLA SAGRES

Uma família de nome Portugal despediu-se do barco que vai levar os «portugais» pelo mundo

Durante 371 dias, a Sagres espalhará a portugalidade pelo mundo seguindo aos passos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. 144 marinheiros despediram-se de familiares e amigos em Santa Apolónia. A família Portugal, avô e avó, mãe, irmã, mulher e filhas, vieram da Nazaré para dizerem “até já” ao marinheiro Wilson.

5 DE JANEIRO DE 2020

NRP Sagres inicia a grande viagem de volta ao mundo este domingo

O NRP Sagres vai iniciar a viagem de circum-navegação ao longo de 371 dias. O navio vai largar do Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa, na manhã deste domingo, 5 de janeiro de 2020, e regressa a Lisboa no dia 10 de janeiro de 2021.

A Cerimónia de Largada do NRP Sagres será presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa e contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

TSF

NAVIO-ESCOLA SAGRES: Uma volta ao mundo para «medir a saúde do oceano»

O navio-escola Sagres, da Marinha Portuguesa, parte este domingo para uma volta ao mundo com a duração de mais de um ano. A viagem insere-se nas Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. O comandante do navio, Maurício Camilo falou à TSF sobre este desafio e revelou algumas curiosidades desta missão, que pela primeira vez tem uma componente científica.

NRP SAGRES

O navio mais condecorado da Marinha Portuguesa

O NRP Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional.
Saiba mais sobre o NRP Sagres no site oficial do navio.
 

Bilhete de identidade do NRP SAGRES

O NRP Sagres é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos. O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distância) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos.

Resolução do Conselho de Ministros aprova o PSOEM para as subdivisões Continente, Madeira e Plataforma Continental Estendida

Foi publicada, a 30 de Dezembro, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros que aprova Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEM) para as subdivisões Continente, Madeira e Plataforma Continental Estendida.

Sargaço, a alga que alimenta o Atlântico Norte

“Não existe nada parecido noutro oceano”, diz o biólogo Brian Lapointe. “Não há nenhum outro sítio no planeta que sustente tamanha diversidade no meio do oceano e isso deve-se a esta alga.”

Brian refere-se a uma alga flutuante conhecida como sargaço, existente numa zona do Atlântico conhecida como Mar dos Sargaços. As fronteiras deste mar são vagas, definidas não por massas terrestres, mas por cinco grandes correntes que circulam em sentido horário em redor das Bermudas. Distantes de qualquer continente, as suas águas são pobres em nutrientes e, por conseguinte, excepcionalmente transparentes e azuis.

Lancha hidrográfica da Marinha em missão de caracterização do fundo do mar na costa algarvia

A lancha hidrográfica Andrómeda encontra-se desde o dia 7 de outubro a navegar ao longo da costa do Algarvia com o objetivo de contribuir para o mapeamento dos sedimentos marinhos e descrição da estrutura morfo-sedimentar do fundo marinho daquele local.

Primeiros resultados do trabalho das Forças Armadas na avaliação do estado de acessibilidade do Porto das Lajes

Do processamento dos dados recolhidos nos levantamentos hidrográficos realizados no dia 5 pela Brigada Hidrográfica, com recurso a sonar lateral e feixe simples, foi possível apurar que no interior do Porto se encontram 7 obstáculos submersos. A equipa de Fuzileiros com drones realizou a fotogrametria do Porto.

Pela primeira vez, um homem alcançou o ponto mais profundo de todos os 5 oceanos

Escondida sob o Estreito de Fram, uma passagem que separa a Gronelândia e Svalbard, fica o ponto mais profundo do Oceano Ártico, onde o fundo do mar chega a 5.550 metros. Agora, o explorador Victor Vescovo tornou-se na primeira pessoa a alcançá-lo.

11 A 27 DE SETEMBRO

Costa portuguesa como pano de fundo para investigação com veículos não tripulados

Dezenas de veículos autónomos vão operar ao longo da Península de Tróia e na zona de Sesimbra, entre os dias 11 e 27 de setembro, durante a 10ª edição do exercício Recognized Environmental Picture (REP).

O REP é um dos maiores exercícios de experimentação de sistemas marítimos não tripulados da Europa e é organizado pela Marinha Portuguesa, pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática da Universidade do Porto (FEUP) e pelo Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) da NATO.

Total: 154
[1] 2 3 4 5 6 7 8