Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
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Porto de Lisboa
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Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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As pedras do mar profundo cobiçadas pelos seus minerais produzem «oxigénio negro»

Nas planícies abissais no fundo do mar, onde não chega a luz do Sol para que possa haver fotossíntese, é produzido oxigénio. Como? A resposta está nos nódulos polimetálicos, uma espécie de pedras arredondadas de depósitos minerais que são cobiçados por uma nova indústria mineira. Estes calhaus do fundo do mar podem ter um papel fundamental para os ecossistemas dos fundos marinhos e, talvez, contar-nos um capítulo ainda desconhecido da história da origem da vida. Mas a actividade humana põe-nos em risco.

Mar. Por fundos num antes explorados

A 1.ª etapa da missão oceanográfica dedicada às Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas (Campanha AMP Oceânicas) do IPMA chegou ao fim. O Nascer do SOL esteve no Último Porto, em Alcântara, para assistir à chegada do navio Mário Ruivo e sua tripulação especializada.

Primeira cobertura batimétrica completa do banco de Gorringe

O navio hidrográfico da Marinha NRP D. Carlos I encontra-se a realizar levantamentos hidrográficos nos montes submarinos Gettysburg e Ormonde, os picos principais do banco do Gorringe, no âmbito do programa SEAMAP 2030.
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Ao longo de 130 horas de sondagem o navio da Marinha usou os modernos sistemas de sondadores multifeixe para efetuar o levantamento de uma área de 2 200 quilómetros quadrados, recolhendo os dados batimétricos que oferecem pela primeira vez um modelo completo e contínuo do Banco do Gorringe.

Cientistas ainda não encontraram o fundo

Descoberto o buraco azul mais profundo do mundo. Cientistas não encontraram ainda o fundo

Um buraco azul descoberto na costa do México, que parece fazer parte de um complexo sistema subaquático de túneis e cavernas, é já o mais profundo do mundo — e os investigadores ainda não conseguiram medir a sua profundidade total.

Chama-se Buraco Azul Taam Ja’, foi recentemente descoberto na Baía de Chetumal, no México, e, de acordo com os autores do artigo que apresenta a sua descoberta, publicada na Frontiers in Marine Science, é o buraco azul mais profundo do mundo.

23 DE MARÇO

Dia Meteorológico Mundial

No dia 23 de Março de cada ano, as instituições meteorológicas, enquadradas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), celebram o Dia Meteorológico Mundial. Fazem-no desde 1961 em torno de um tema que todos os países devem abordar a seu modo.
Associamo-nos à iniciativa com esta newsletter temática, composta por notícias publicadas no portal da APP ao longo dos últimos anos.

Marinha Portuguesa recebe dois robots científicos para explorar fundo do mar

A Marinha Portuguesa adquiriu, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dois robots científicos para recolha persistente de dados no fundo do oceano (landers robóticos).

Estes equipamentos, entregues recentemente à Marinha pelo CEiiA, podem ser colocados a centenas de metros de profundidade e servem para recolher dados físicos, químicos e biológicos do oceano. No âmbito do Centro de Experimentação Operacional da Marinha e da Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique, serão usados para armazenar e estudar perfis de corrente, oxigénio, temperatura, profundidade e ruído ambiental aquático.

Paisagem antiga formada por rios revelada nas profundezas do gelo da Antárctida

Artigo na Nature Communications revela o mundo perdido da Antárctida, quando a região ainda não estava coberta de gelo e tinha rios e florestas. “A paisagem é como uma fotografia do passado.”
 

Porto de Lisboa lança segunda webcam TejoLIVE

A Administração do Porto de Lisboa (APL) já tem em funcionamento a segunda webcam do projeto TejoLIVE, um serviço gratuito 24 horas por dia, com imagens e visão global entre a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, através de uma webcam instalada em Cacilhas.

O Porto de Lisboa lançou o serviço TEJO LIVE em maio deste ano, com imagens de uma webcam instalada no 7º piso do Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança (Edifício VTS, em Algés), permitindo a visão da área de aproximação ao porto de Lisboa e uma perspetiva privilegiada do rio Tejo.

CARTOGRAFIA

Ainda sabemos ler mapas?

Explorador, viajante, peleador, Portugal foi um dos mais prolíficos produtores de mapas da segunda metade do passado milénio. Muitos contam grandes epopeias, mas também histórias de manipulação política e jogos diplomáticos. Viagem à cartografia da Biblioteca Nacional.

Ilhas que apareceram e desapareceram nos Açores

Percorramos a história geológica do arquipélago dos Açores. Esconde muito mais do que aquilo que, à partida, poderíamos pensar que conhecíamos. Fazia ideia de que sete das ilhas do arquipélago se afundam e que, pelo contrário, as ilhas das Flores e de Santa Maria sofreram, já após a formação, processos de elevação?
E que duas ilhas açorianas existiram apenas por escassos meses? Uma delas, o banco D. João de Castro, localizado entre as ilhas Terceira e São Miguel, desapareceu ao fim de meio ano. E a ilha Sabrina, formada numa parte intrínseca de São Miguel, foi desmantelada em três meses. Vejamos o que se sabe hoje das ilhas que apareceram (incluindo as actuais nove) e desapareceram nos Açores.

Uma das maiores «cascatas» da Terra situa-se no fundo do mar

As Victoria Falls são a maior cascata da Terra e as Angel Falls a mais alta. No entanto, por mais impressionantes que possam parecer, estas duas maravilhas da natureza ficam muito aquém da verdadeira vencedora.

A maior e mais poderosa cascata da Terra é cercada por água e situa-se no oceano. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, a cascata – Canal de Faroe Ban – situa-se especificamente no Estreito da Dinamarca, que separa a Islândia da Gronelândia.

Segundo o EurekAlert, a água fria viaja do sul até encontrar uma mais quente, no mar de Irminger. A água com temperaturas mais baixas, sendo mais densa, afunda sob a água quente após uma queda no fundo do oceano que cria um fluxo descendente estimado em mais de 3,5 milhões de metros cúbicos por segundo.

Null Island, o minúsculo país atlântico que sem o sabermos já «visitámos»

À fértil imaginação humana devemos mundos, países e cidades ideadas de Shangri-La à Atlântida, do Reino de Preste João à aldeia de Macondo, do escritor Gabriel García Marques. Uma singularidade que inclui um ínfimo território no atlântico tropical, saído da imensa inteligência digital global. A Null Island não lhe falta mapa e bandeira, entre outros atributos:provavelmente o metro quadrado mais "visitado" do mundo.

Sabia que a Ilha Mais Remota do Mundo tem Nome Português?

Tristão da Cunha, é o nome – de origem portuguesa – da ilha mais remota do mundo. Localiza-se num arquipélago a Sul do Oceano Atlântico e pertence ao território ultramarino britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha.
O nome deriva do navegador português Tristão da Cunha, que descobriu a ilha em 1507. Contudo, devido às difíceis condições de acesso, o pioneiro português não conseguiu lá atracar. Segundo o Telegraph, foi apenas em 1700 que a ilha se tornou habitável, depois de três caçadores de baleias americanos lá atracarem, tornando-se nos primeiros membros fundadores da Ilha Tristão da Cunha.

Bikini, atol antes de ser fato de banho

O paradisíaco Atol de Bikini é membro das Ilhas Marshall, um país da Micronésia, em pleno Oceano Pacífico. Por estar tão distante de zonas habitadas foi condenado a ser usado pelo exército norte-americano para realizar testes nucleares durante a Guerra Fria, nas décadas de 1940 e 1950.

Após evacuar os povos indígenas, o exército dos EUA estabeleceu-se ali para realizar 23 testes nucleares entre 1946 e 1958. Em causa estavam bombas de potência muito superior que as usadas nas terríveis explosões de Nagasaki e Hiroshima (Japão).

Pedro Nunes e as voltas da linha de rumo

Em 1537 Pedro Nunes publicara um livro com resultados surpreendentes, que abriam perspectivas novas acerca da navegação. Discutira, pela primeira vez, as complexas propriedades geométricas das cartas náuticas e fizera propostas matemáticas relacionadas com as navegações de longa distância. Em concreto, mostrou que o trajecto mais curto entre dois pontos à superfície da esfera terrestre – o arco de círculo máximo – era distinto do caminho percorrido pelos navios a rumo constante. Este caminho correspondia a uma nova e estranha curva, que descrevia uma espiral em direcção ao pólo. Nunes chamou-lhe “linha de rumo”, e mais tarde ficaria conhecida por “curva loxodrómica”. Tudo isto tinha potencialmente implicações na cosmografia, na cartografia e na navegação.

SUGESTÃO DE VISITA

Geoportal SNIMar

O projeto SNIMar teve como objetivo desenvolver um geoportal para facilitar o acesso à informação sobre o ambiente marinho em Portugal. O Geoportal SNIMar encontra-se online e pode ser acedido aqui.

Das construções góticas aos belos parques de Bremen

Um porto, uma catedral, um parque: conheça três pontos turísticos imperdíveis da cidade hanseática de Bremen, um dos principais destinos de viagem do norte da Alemanha, apresentados pelo actor e director Knut Schakinnis.

Instrumentos e técnicas de navegação

A navegação marítima nos Descobrimentos portugueses consistia essencialmente em três tipos, quanto ao longo curso: de cabotagem, costeira e costeira internacional - termo moderno para enquadrar as viagens transoceânicas efetuadas entre o Atlântico e o Índico pelos navegadores portugueses. Tinha componentes de guerra e de comércio, que muitas vezes se confundiam num só navio.
A cabotagem era, por razões de segurança, o tipo de navegação medieval por excelência: navegar à vista da costa entre dois portos ou localidades seguras.

NAVEGAÇÃO ASTRONÓMICA:

Definição, importância e resenha histórica

A simplicidade da Navegação Astronómica é admirável. Bastam um sextante confiável, que, normalmente, dispensa manutenção complicada, um bom cronómetro e um conjunto de Tábuas para determinar a nossa posição em qualquer ponto da Terra. Energia eléctrica não é necessária.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 22.01.2012

EM FINAL DE EXPEDIÇÃO | Navio oceanográfico «Joides Resolution» despede-se hoje do Porto de Lisboa

O navio oceanográfico “Joides Resolution”, representado na maioria dos livros de Ciências da Terra publicados no mundo inteiro, despede-se do Porto de Lisboa este domingo, 22 de Janeiro. Atendendo a que se trata de um dos mais notáveis navios oceanográficos do mundo, estão previstas numerosas visitas a bordo quer por diversas entidades escolares de norte a sul do País, quer por muitas edilidades e individualidades nacionais e estrangeiras.

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