Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


Carta Náutica do Porto de Lisboa | Julho 2018

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Livro «Caminho Português da Costa, Estudos» apresentado em Viana do Castelo

Foi apresentado, na sala Couto Viana, da Biblioteca Municipal, o livro “Caminho Português da Costa, Estudos". A obra reúne artigos de seis autores portugueses: Carlos Brochado de Almeida, Ivone Baptista de Magalhães, Aurora Botão Rego, Deolinda Carneiro, Álvaro Campelo e José Augusto Maia Marques.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Junho 2018

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Maio 2018

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Boas leituras!

AUTORIA DE ÁLVARO GARRIDO

«As Pescas em Portugal», um livro para desmistificar e clarificar

Um livro que avalia desde o domínio filosófico português ao domínio da componente científica dos Descobrimentos é um trabalho que lança a base para outras investigações, começou por reflectir o professor Viriato Soromenho Marques, a propósito do livro «As Pescas em Portugal».

N.º 74 da Revista da APS já disponível

Já se encontra disponível o n.º 74 da Revista da APS, edição de Abril de 2018. A escolha da APS para acolher a cerimónia de lançamento da Janela Única Logística (JUL), pela Ministra do Mar, é o tema de capa deste número.

INICIATIVA CONJUNTA DA APA E DA UA

Livro «Dragagens, Questões Ambientais e Monitorização»

Foi publicado em Abril de 2018 o livro “Dragagens, Questões Ambientais e Monitorização”, numa iniciativa conjunta da Administração do Porto de Aveiro (APA) e da Universidade de Aveiro (UA), envolvendo os Departamentos de Engenharia Civil, Física e Geociências. Este livro vem na sequência de outras iniciativas da Universidade de Aveiro e da APA sobre este tema, nomeadamente a organização do 1º Curso Técnico de Dragagens (2009) e do 2º Curso Técnico de Dragagens (2013), bem como da publicação do livro “Dragagens, Fundamentos, Técnicas e Impactos”, em 2011.

3 DE MAIO, NO OCEANÁRIO DE LISBOA

Apresentação do livro «As pescas em Portugal», de Álvaro Garrido

A apresentação do livro “As pescas em Portugal”, de Álvaro Garrido, decorre dia 3 de Maio (5ª feira), no Oceanário de Lisboa.
O evento contará com a intervenção do autor e com o debate entre Eurico Monteiro, ex-director-geral das Pescas, e Viriato Soromenho Marques, professor da FLUL, moderado por Tiago Pitta e Cunha, especialista em assuntos do mar e CEO da Fundação Oceano Azul.

FOLHEANDO O MAR

Dia Mundial do Livro

Associando-se às comemorações do Dia Mundial do Livro, que se celebra esta segunda-feira, 23 de Abril, a webletter da Associação dos Portos de Portugal deixa hoje algumas sugestões de leitura. Livros e revistas que têm como referente o mar, os oceanos, a actividade marítimo-portuária. Sugestões publicadas no portal da APP ao longo dos últimos anos.

CONSULTE O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Programa de Estabilidade 2018-2022 com investimento na ferrovia e nos portos

Depois de aprovado em Conselho de Ministros, o Governo entregou o Programa de Estabilidade 2018-2022 na Assembleia da República. O documento prevê um crescimento do investimento público sustentado até 2020, com destaque para investimentos na ferrovia e nos portos. Comparado com os anteriores, contempla um reforço de 74 milhões de euros, o que corresponde a 0,04% do PIB.

Administração do Porto de Lisboa e By The Book lançam o livro «Do vasto e belo Porto de Lisboa»

Depois do sucesso da exposição fotográfica "Do vasto e belo Porto de Lisboa" que esteve patente ao público no Museu do Oriente, de março a maio deste ano, a Administração do Porto de Lisboa em parceria com editora By the Book lançou na Gare Marítima de Alcântara o livro de fotografia do mesmo nome, com texto da autoria de Pedro Castro Henriques, que nos dá a conhecer as múltiplas vertentes do Porto de Lisboa nos primeiros quartéis do século XX.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Março 2018

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Boas leituras!

SINES, AUDITÓRIO DA APS

Apresentação do livro «Comandar no Mar»

No dia 22 de Março, o Auditório da APS foi palco para a apresentação do livro “Comandar no Mar”, coordenado pelo C.m.g. Orlando Themes de Oliveira e editado pelas "Edições Revista de Marinha".

O livro foi apresentado por Jorge d’Almeida, Presidente da CPSI - Comunidade Portuária de Sines, e por João Carvalho, Diretor de Pilotagem, Controlo e Operações Marítimas da APS, contando ainda com as presenças do Coordenador, Editor e Autores.

Lançamento do livro «Marinheiros da Esperança»

Decorreu na Casa da Balança, nas Instalações Centrais de Marinha, o lançamento do livro para crianças "Marinheiros da Esperança" que contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrelo e do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Silva Ribeiro. Este livro, que retrata a “história da Marinha mais antiga do mundo”, tem a especial particularidade de ter sido ilustrado com os desenhos de crianças e jovens que se encontram internadas em Serviços de Pediatria do Sistema Nacional de Saúde.

APRESENTAÇÃO ESTA QUARTA-FEIRA

Comandar no Mar

As Edições Revista de Marinha convidam para a apresentação do livro "Comandar no Mar", coordenado pelo C.m.g. Orlando Themes de Oliveira, que terá lugar no Auditório da DGRM, sito no campus da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, no dia 10 de janeiro, às 18h.

O livro será apresentado pela Cte. Cristina Alves e pelo Prof. Doutor João Moreira Freire, com as presenças do Coordenador, Editor e Autores.

Arquivo Municipal edita online atas do colóquio «Sines, História e Património, o Porto e o Mar»

O Arquivo Municipal de Sines disponibiliza online o livro de atas do colóquio "Sines, História e Património, o Porto e o Mar", realizado nos dias 7 a 9 de setembro de 2017, no Centro de Artes de Sines.

Neste livro electrónico, disponível no site do município de Sines, foram publicadas algumas das comunicações apresentadas, que assim ficam disponíveis à comunidade científica e ao público em geral.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Dezembro 2017

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Boas leituras!

SINES

Revista APS N.º 73 | Dezembro 2017

Já se encontra disponível a Revista da Administração do Porto de Sines, n.º 73, de Dezembro de 2017.
Uma edição da APS.

ESTUDO DA PWC

Revolução digital terá «grande impacto» no futuro da economia do mar

A revolução digital em curso terá "um grande impacto" na economia do mar, dependendo o desenvolvimento do setor da capacidade de captar os benefícios do digital e de mitigar os riscos da nova realidade, conclui um inquérito há dias divulgado.

Intitulada "A Revolução Digital e a Economia do Mar", a oitava edição do projeto de responsabilidade social LEME - Barómetro PricewaterhouseCoopers (PwC) da Economia do Mar, inquiriu 50 gestores de topo e personalidades ligadas à economia do mar em Portugal, 90% dos quais consideraram que "todas as indústrias do mar terão um 'elevado impacto' provocado pela revolução digital".

. POR OCASIÃO DO 40.º ANIVERSÁRIO DA APS

Era uma vez um sonho que num sonho se tornou

Era uma vez um sonho que num sonho se tornou.

Uma baía que abrigava um ancoradouro
de barcos mais pequenos que as agitadas ondas.
Faina de homens valentes, ar abnegado,
rostos tisnados pela chuva e pelo vento,
o peixe fresco de azul prateado
nas águas pescavam para seu sustento.

Total: 207
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11