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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




DA OCEAN CAY PARA ABU DHABI:

MSC FOUNDATION DEFENDE A FILANTROPIA PARA A CIÊNCIA E RESTAURAÇÃO

  A MSC Foundation reuniu-se recentemente com líderes governamentais, científicos e filantrópicos no Congresso Mundial de Conservação da IUCN. Realizados a cada quatro anos, o Congresso terminou como o maior encontro mundial, que reúne países, especialistas e organizações para definir prioridades e impulsionar ações de conservação e desenvolvimento sustentável.

Ao longo de cinco sessões—incluindo a Cimeira Filantrópica Inaugural da IUCN, o workshop sobre Turismo Costeiro Regenerativo no Médio Oriente e Norte de África, e os debtates sobre a Lista Vermelha da IUCN—a MSC Foundation partilhou a sua experiência na criação de colaborações público-privadas para a restauração marinha, pesquisa científica e educação ambiental.

A Diretora Executiva Daniela Picco destacou como a filantropia corporativa está a ampliar o impacto da conservação, com base nas aprendizagens da Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, um antigo complexo industrial transformado pela MSC Cruzeiros num paraíso intocado para os seus passageiros, onde a Fundação lidera a restauração de corais, a formação para estudantes de ciências marinhas e iniciativas de sensibilização pública com comunidades locais e visitantes internacionais no seu Centro de Conservação Marinha.

Algarve aposta na economia azul para mudar futuro da alimentação e farmacologia

  O Algarve está a posicionar-se como referência nacional e internacional na economia azul, desenvolvendo projetos que “podem mudar o futuro” da alimentação e da farmacologia, considera a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Com projetos financiados pelo programa ALGARVE 2030, a região assume-se como laboratório vivo da economia azul, onde ciência, indústria e sustentabilidade “se unem para criar soluções em várias áreas e da própria relação com o oceano”, refere uma nota da CCDR do Algarve.

Roteiro para a Monitorização da Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas 2030

  O Roteiro para a Monitorização da Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas 2030 é um documento que define um conjunto de 15 ações concretas e calendarizadas até 2030 para implementar um programa de monitorização coordenado e cientificamente fundamentado para as áreas marinhas protegidas de Portugal.
O seu objetivo é gerar informação robusta para avaliar o desempenho da rede e orientar políticas eficazes de conservação da biodiversidade marinha. Este roteiro é um passo crucial para garantir que a rede seja uma ferramenta de proteção eficaz, indo além da simples designação de áreas.

O Roteiro para a Monitorização da Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas (RNAMP) foi elaborado no âmbito do projeto INDIMAR, liderado pelo Ciimar – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, da Universidade do Porto.

Descarbonização em cruzeiros

  O Porto de Barcelona inova e avança na descarbonização marítima, com um acordo histórico de oito anos entre a Repsol e a Norwegian Cruise Line Holdings, para o fornecimento de combustíveis marítimos renováveis. A partir de 2026, a Repsol fornecerá biocombustíveis – e, a partir de 2029, metanol renovável – directamente à frota da NCLH, incluindo a Norwegian Cruise Line, a Oceania Cruises e a Regent Seven Seas.

Portos de Lisboa e Setúbal destacam compromisso com a descarbonização e eletrificação portuária

  A APL - Administração do Porto de Lisboa, e a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra participaram na quarta edição do Electric Summit – Energy for Life, um dos principais fóruns nacionais dedicados à mobilidade sustentável e à transição energética. A sessão de abertura contou com a intervenção de Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e Habitação, que destacou o papel estratégico de Portugal na transformação da mobilidade para um futuro mais limpo e eficiente.

O Presidente da APL e da APSS, Vítor Caldeirinha, integrou o painel “Energia para o transporte: baterias, hidrogénio e combustíveis sustentáveis”, onde abordou os desafios específicos do transporte marítimo e o contributo dos portos para a redução de emissões. Segundo o responsável, «o transporte marítimo enfrenta desafios acrescidos devido à elevada quantidade de energia necessária para percorrer longas distâncias, tanto no transporte de mercadorias como no setor dos cruzeiros».

Porto de Lisboa lidera discussão europeia sobre descarbonização portuária na ESPO

  A Administração do Porto de Lisboa (APL) presidiu a uma reunião do Comité de Desenvolvimento Sustentável da ESPO – Associação Europeia de Portos Marítimos, reafirmando o papel de liderança que a APL assume no desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade à escala europeia.

A descarbonização da atividade portuária e do transporte marítimo constituiu o tema central dos trabalhos, refletindo a urgência da transição energética no setor. A ESPO apresentou aos membros do Comité – representantes de mais de uma dezena de portos europeus – um conjunto abrangente de iniciativas preparadas pela Comissão Europeia, incluindo a Estratégia Portuária Europeia, a Estratégia para a Indústria Marítima e o Plano de Investimento para Transportes Sustentáveis (STIP).

MADEIRA

Portos vão ter plataforma que monitoriza emissões de gases dos navios

  A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, quer monitorizar e acompanhar o nível de emissões de gases emitidos pelos navios que escalam na Região. A ideia foi transmitida esta semana pela presidente da APRAM, Paula Cabaço, durante o Porto Maritime Week, e vai custar cerca de 125 mil euros.
Intervindo num painel dedicado à estratégia dos portos nacionais, Paula Cabaço, destacou a importância de reforçar a competitividade dos portos regionais, através da realização até 2030 de um conjunto de investimentos infraestruturais no Porto do Caniçal, orçamentados em cerca de 20 milhões de euros, mas não esqueceu os desafios ambientais que o setor enfrenta, ao nível da descarbonização e transição digital.

Descoberta a faísca que desencadeia ondas de calor marinhas no Mediterrâneo

 Intrusões de ar quente na Europa proveniente do continente africano têm um impacto muito maior do que o aumento da temperatura do ar. Desencadeiam também ondas de calor marinhas no Mediterrâneo, cuja frequência, duração e intensidade estão a aumentar, nas últimas duas décadas.

Um novo estudo, conduzido por cientistas ligados ao Centro Euromediterrânico para as Alterações Climáticas (em Itália), e publicado esta semana na revista científica Nature Geoscience, analisou centenas de episódios de ondas de calor marinhas no mar Mediterrâneo, usando dados de satélite. Concluiu que na sua origem estão sistemas de alta pressão atmosférica semipermanentes, a que se dá o nome de cristas subtropicais.

Transporte marítimo verde pode valer 10 mil milhões até 2030

  O mercado de transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030, de acordo com o estudo “The $10 Billion Opportunity in Green Shipping”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). Esta estimativa tem por base a predisposição da maioria dos proprietários de carga para pagar um preço acrescido por transporte sustentável, sendo que 80% destes assume estar disposto a pagar, em média, um acréscimo de 4,5% pelo transporte marítimo verde em comparação com o convencional.

Apesar do forte interesse em soluções de transporte marítimo sustentáveis, o crescimento da disposição para pagar esse valor extra por transporte marítimo verde desacelerou, passando de +1% ao ano entre 2021 e 2023 para +0,5% em 2024. Este abrandamento é um reflexo da incerteza regulatória e da limitada maturidade do mercado de combustíveis alternativos. As empresas aguardam por um enquadramento mais claro para tomar decisões de longo prazo, o que tem travado a adoção mais generalizada destas soluções.

Transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030

  O mercado de transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030, de acordo com o estudo “The $10 Billion Opportunity in Green Shipping”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). Esta estimativa tem por base a predisposição da maioria dos proprietários de carga para pagar um preço acrescido por transporte sustentável, sendo que 80% destes assume estar disposto a pagar, em média, um acréscimo de 4,5% pelo transporte marítimo verde em comparação com o convencional.

Apesar do forte interesse em soluções de transporte marítimo sustentáveis, o crescimento da disposição para pagar esse valor extra por transporte marítimo verde desacelerou, passando de +1% ao ano entre 2021 e 2023 para +0,5% em 2024. Este abrandamento é um reflexo da incerteza regulatória e da limitada maturidade do mercado de combustíveis alternativos. As empresas aguardam por um enquadramento mais claro para tomar decisões de longo prazo, o que tem travado a adoção mais generalizada destas soluções.

Porto de Lisboa reafirma compromisso com a descarbonização

  A Administração do Porto de Lisboa (APL) tem em curso um conjunto abrangente de projectos e iniciativas que demonstram o seu compromisso activo com a sustentabilidade e com a redução de emissões, das quais se faz, neste artigo, um ponto de situação, destacando algumas das mais relevantes para redução de emissões poluentes e descarbonização em Lisboa.

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz representados em debate sobre descarbonização do sector naval

O Campus da Figueira da Foz da Universidade de Coimbra recebeu o Workshop RNCZ: Rumo à Descarbonização da Indústria Naval, promovido pelo projeto Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ).

Eduardo Feio, presidente dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, esteve presente no evento para discutir o papel dos portos na transformação do setor, numa conversa com Bruno Costa, Gerente da Atlanticeagle Shipbuilding, e Telmo Ferreira, da PRIO. O debate centrou-se na implementação de soluções concretas e no papel das empresas e instituições enquanto agentes de mudança.

Porto de Aveiro em França para participar na Assembleia Geral do projecto europeu Climate-Adapt4EOSC

  Durante dois dias, o Porto de Aveiro esteve em Grenoble, França, para participar na Assembleia Geral do projeto europeu Climate-Adapt4EOSC. A reunião constituiu um momento significativo no desenvolvimento do projecto, cujo objectivo é promover a ciência aberta e a inovação baseada em dados, reforçando a resiliência e a adaptação às alterações climáticas.

O evento reuniu presencialmente os parceiros do projeto, que tiveram oportunidade de apresentar avanços e partilhar experiências relativamente aos serviços digitais e soluções climáticas que estão a ser desenvolvidos no âmbito da Nuvem Europeia para a Ciência Aberta (EOSC).

Ocean Travelers - Viajantes do Oceano

Ocean Travelers é um projecto de ciência cidadã promovido pelo Smithsonian Environmental Research Centre e pela ONG chilena Científicos la Basura e representa um esforço conjunto de múltiplas instituições, que valoriza a colaboração internacional e o envolvimento de uma vasta comunidade de stakeholders

O objectivo do projecto é identificar organismos (epibiontes) que viajam pelo oceano em objectos flutuantes, por exemplo em troncos e tábuas de madeira, pedra-pomes, sementes e sobre outros organismos, e que mais recentemente utilizam igualmente como substrato o plástico e outros materiais criados pelo Homem. Ao contrário dos materiais naturais, os novos habitats artificiais persistem muito tempo à superfície do Oceano, e permitem aos epibiontes viajar grandes distâncias, atingindo novos continentes e zonas remotas onde podem tornar-se espécies invasoras.
Pretende-se identificar estes organismos, as suas origens e abundâncias, com vista à protecção das comunidades marinhas locais.

Quercus distingue 36 praias no Alentejo pela excelência das águas balneares

  Decorreu recentemente a cerimónia de hasteamento da “Bandeira Qualidade de Ouro 2025” na praia da Costa de Santo André, em Santiago do Cacém. No evento estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, Carolina Nunes da Quercus, o Administrador Executivo da Águas de Santo André, Rui André, e Liliana Guiomar da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outros convidados, que efetuaram o hasteamento da Bandeira Dourada.

A Praia da Costa de Santo André é uma das 36 zonas balneares do Alentejo galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares.

Material feito a partir da reciclagem de cordas de pesca em fim de vida

SPV tem novos ecobags feitos de plástico marinho SEAQUAL

Comprometida com um futuro mais sustentável, a Sociedade Ponto Verde (SPV) dá a conhecer a sua mais recente novidade: ecobags (sacos para fazer a reciclagem de embalagens) feitos de SEAQUAL® Marine Plastic, um material feito a partir da reciclagem de cordas de pesca em fim de vida, recolhidas antes de irem parar ao oceano, revela em comunicado.

Segundo a mesma fonte, estes sacos são fabricados em parceria com a Impact World, uma empresa dedicada à transformação de plástico marinho em produtos sustentáveis, contribuindo para a redução da poluição marítima.

Casal recolhe lixo nas praias e mostra que há um mar de possibilidades para transformá-lo em arte

  Teresa Azevedo e Bruno Costa são os rostos do Mar de Experiências, um projecto com origem em Vila Chã, uma freguesia de forte tradição piscatória em Vila do Conde. Unindo expressão artística a práticas ecológicas, o casal recolhe lixo das praias e transforma-o em impressionantes instalações: tartarugas, lobos, um astronauta e até rostos icónicos como Jacques Cousteau ou o pescador local Tio Rão.

A ideia do projecto surgiu de forma muito espontânea, em 2012, quando começaram a colaborar como voluntários numa Casa-Museu da sua freguesia, Vila Chã, em Vila do Conde. Teresa, socióloga de formação, e Bruno, uniram a paixão pela cultura local e pela criatividade para dinamizar atividades culturais, desde tertúlias e exposições a documentários. “Foi nesse contexto que surgiu a nossa primeira história infantojuvenil, ‘Vila Chã, Um Mar de Experiências’, escrita pela Teresa e ilustrada por mim. A partir daí, desenvolvemos oficinas, jogos, percursos culturais e projetos educativos, sempre com o mar e a identidade costeira como fio condutor”, conta Bruno Costa à Green Savers.

Faro adere à coligação para a resiliência costeira da ascensão dos oceanos

A Câmara Municipal de Faro deliberou recentemente aprovar a ratificação da carta de adesão à Coligação para a Resiliência Costeira da Ascensão dos Oceanos. Esta decisão formaliza a integração do município nesta importante iniciativa internacional, alinhada com os seus esforços contínuos na mitigação dos impactos nas zonas costeiras.

A adesão do Município de Faro à Coligação representa um compromisso voluntário em implementar acções alinhadas com os objetivos desta aliança. Faro, cujo território costeiro está exposto a diversas ameaças climáticas, tem vindo a desenvolver ações no domínio da adaptação e resiliência, nomeadamente através de projetos baseados na natureza e cooperação com entidades científicas e internacionais.
 

 

Parque de energia de ondas em Esposende pode diminuir erosão costeira

  Investigadores concluíram que um parque de energia de ondas em Esposende, Braga, podia proteger a costa da erosão, devido à diminuição da agitação marítima, e sugerem a replicação da análise noutros pontos do país.

O estudo do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) permitiu “transformar um problema – a erosão costeira ao largo de Esposende – numa oportunidade multifuncional de produção de energia marinha renovável e de proteção costeira, que pode não só servir a população local, mas providenciar um ponto de partida para outros trabalhos ao largo da costa Portuguesa”.

Em comunicado, o CIIMAR assinala que, “ao incorporar a energia das ondas, Portugal poderia tornar-se virtualmente autossuficiente ou mesmo exportador de eletricidade, marcos fundamentais para as estratégias nacionais e europeias de transição energética ‘verde’ e de autonomia”.

40 Bandeiras Azuis e de Ouro atribuídas em territórios com gestão de saneamento INDAQUA

 Em 2025, as praias de Matosinhos e Vila do Conde voltam a hastear bandeiras que comprovam a qualidade das zonas balneares. A gestão de saneamento, assegurada pela INDAQUA nestes municípios, constitui um dos fatores determinantes para a qualidade da água balnear, foi divulgado em comunicado.

Ao longo dos anos, os territórios onde a INDAQUA é responsável pela gestão de saneamento têm sido continuamente distinguidos pela qualidade das suas praias. 2025 não é exceção, com as costas de Matosinhos e Vila do Conde a erguerem um total de 40 Bandeiras Azuis e de Ouro, foi divulgado em comunicado.

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