Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Cavalos marinhos na Ria Formosa

Ao longo dos últimos anos, a pressão humana sobre este ecossistema tem sido brutal e o habitat essencial destes seres vivos, constituído maioritariamente por pradarias de ervas marinhas, está a desaparecer a um ritmo alucinante. A pesca ilegal através de arrasto de vara (destinada ao caboz, choco e linguado) e o fundeamento excessivo de embarcações agravam o cenário. Estudos recentes demonstraram que a poluição sonora tem igualmente efeitos prejudiciais sobre estas espécies.

Os minúsculos seres que sequestram algas

A água infiltrada na areia fina das praias começa a escorrer para o mar com a maré a vazar. Pequenos sulcos recortam os areais mais perto da linha de água. Neste ambiente, ocorre um dos casos mais estranhos de simbiose do mundo animal, um exemplo notável de engenharia biológica onde alguns animais marinhos tiram proveito da fotossíntese hospedando algas.

O livestream mais longo de sempre:

Os 450 anos da decomposição de uma garrafa de plástico

Uma garrafa de plástico leva, em média, 450 anos a decompor-se. Tendo por base este facto, a Associação Natureza Portugal (ANP), em associação com a World Wide Fund For Nature (WWF), resolveu avançar com o livestream mais longo da história, filmando o processo de decomposição de uma garrafa de plástico em tempo real.

O Plástico: fabricámo-lo, dependemos dele e afogamo-nos nele

Se o plástico tivesse sido inventado quando os peregrinos ingleses partiram do porto de Plymouth, em Inglaterra, rumo à América do Norte, e o navio Mayflower fosse abastecido com água engarrafada e refeições ligeiras embrulhadas em plástico, o plástico deitado fora ainda hoje existiria, quatro séculos mais tarde.

MINISTRA DO MAR E MINISTRO DO AMBIENTE E DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA VISITAM INTERVENÇÕES DE PROTEÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO LITORAL ALGARVIO

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, visitam esta sexta-feira, dia 21 de junho, as intervenções que visam a protecção e a requalificação do litoral algarvio, na Ria de Alvor e na Culatra. O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, estarão igualmente presentes.

GARANTIA DA MINISTRA DO MAR

Governo vai investir 38 milhões de euros no Porto da Figueira da Foz

O Governo vai investir 38 milhões de euros na melhoria das acessibilidades marítimas, infraestruturas e na segurança e operacionalidade na entrada do Porto da Figueira da Foz, sendo 19,4 ME destinados a uma intervenção que "permitirá a remoção de três milhões de metros cúbicos de dragados da zona a norte do molhe norte do porto", que irão "alimentar os troços costeiros da zona sul", revelou a Ministra do Mar, este sábado.
Os trabalhos começam em 2020, ao abrigo de numa parceria entre a Administração do Porto da Figueira da Foz, a APA e a Câmara da Figueira da Foz.

MINISTRO DO AMBIENTE

Governo estuda solução «bypass» para repor areais a sul do rio Mondego

O Governo está a estudar a possibilidade de a reposição de areia na zona costeira da Figueira da Foz a sul do rio Mondego ser feita através de um sistema de bombagem permanente, disse este sábado o Ministro do Ambiente.
Conhecida como "bypass", esta é "uma solução mecânica que nunca foi tentada em Portugal e tem, naturalmente, de ser bem avaliada" antes de se avançar para a sua eventual aplicação, garantiu João Pedro Matos Fernandes, no final de uma visita aos trabalhos de reforço dunar na praia da Cova Gala.

INTERVENÇÃO DE REFORÇO DUNAR NA COVA GALA

Ministra do Mar e Ministro do Ambiente este sábado na Figueira da Foz

A Ministra do Mar e o Ministro do Ambiente cumprem, este sábado, jornada de trabalho na Figueira da Foz.
Uma visita ao local onde se procedeu à intervenção de reforço dunar, seguida da apresentação dos projectos de mitigação dos riscos de erosão costeira, cheias e inundações, preenchem o programa da deslocação, à Figueira da Foz, de Ana Paula Vitorino e João Pedro Matos Fernandes.

DE 12 DE JUNHO A 17 DE JULHO

Conversas sobre a Biodiversidade da Ria de Aveiro

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus e a ADERAV – Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro promovem um ciclo de conversas dedicadas à biodiversidade da Ria de Aveiro.

Em junho e julho, a biodiversidade desta importante zona húmida será tema de destaque quinzenal no Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro. Serão vários os temas que serão trazidos à conversa: ecossistema lagunar e Rede Natura 2000, o valor da biodiversidade, invertebrados, mamíferos, aves, flora e espécies que ameaçam a biodiversidade serão alguns dos temas que estarão em cima da mesa.

QUALIDADE DO AR | PORTO DE AVEIRO ALINHADO COM AS NAÇÕES UNIDAS

Aposta na divisa «Monitorizar para Minimizar»

Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, o Porto de Aveiro anuncia um conjunto adicional de acções que permitam caracterizar com maior detalhe as fontes emissoras de partículas para a atmosfera, sobretudo as fontes com origem na atividade portuária, de modo a permitir agir no sentido da sua minimização.

Este conjunto de medidas insere-se na prática implementada na empresa desde maio de 2016, e que consiste na monitorização em contínuo da qualidade do ar na Gafanha da Nazaré, através de uma estação móvel localizada na Escola Básica 2,3 da cidade.

Portos dos EUA: subida do nível das águas pode custar até 69 mil milhões

Investigadores da Universidade de Rhode Island concluíram que os 100 principais portos dos Estados Unidos da América podem precisar de investir entre cerca de 50 mil milhões de euros e 69 mil milhões de euros para lidar com a possível subida do nível médio das águas do mar em dois metros.

ESTE SÁBADO

Dia Mundial dos Oceanos assinalado no Porto com limpeza de 2,7 km de praias

O Porto promove, este sábado, uma megaoperação de limpeza de praias, celebrando dessa forma o Dia Mundial dos Oceanos. A acção é aberta a todos os voluntários que se inscrevam, inclusive crianças.

Com início na Praia do Molhe, às 10 horas, a iniciativa é promovida pela Águas do Porto e o Sealife e tem como grande objetivo assinalar a efeméride através da sensibilização para a preservação dos oceanos e das zonas costeiras, chamando a atenção para a quantidade de lixo que todos os dias chega às praias trazida pelo mar.
 

FIGUEIRA DA FOZ

APFF reúne com SOS Cabedelo

O Conselho de Administração da APFF reuniu, esta quinta-feira, 6 de Junho, com a direcção da SOS Cabedelo. No encontro, considerado profícuo por ambas as partes, foram abordadas questões relativas à protecção costeira, tendo sido reiterado o compromisso de um trabalho conjunto.
A SOS Cabedelo fez-se representar pelo campeão nacional de longboard Eurico Gonçalves e pelo arquitecto e surfista amador Miguel Figueira, ambos fundadores da associação.
 

Porto de Lisboa geriu sete mil toneladas de resíduos em 2018

O Porto de Lisboa divulga o balanço dos resíduos que geriu em 2018, quase sete mil toneladas, englobando a gestão de resíduos de navios e a limpeza urbana.
O Porto de Lisboa é responsável pela gestão dos resíduos produzidos pelos navios, garantindo o seu encaminhamento até destino final adequado, por operadores devidamente autorizados. Ao cais ou ao largo, são disponibilizados os meios portuários necessários para receção de resíduos, de modo a reduzir as descargas ilegais de resíduos no mar e incentivar a maximização da reciclagem.

Trocar o plástico por papel? Ministra do Mar diz que são precisas soluções novas

Ana Paula Vitorino esteve nas Conferências do Estoril para falar do atual estado de emergência climática.

“Como é que posso convencer a geração dos meus pais de que as mudanças climáticas são reais? Porque eles não percebem por que deixei de comer carne”. A pergunta veio da plateia que assistia ao debate sobre “emergência climática” que marcou a última manhã das Conferências do Estoril. No palco, tentaram encontrar respostas a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, juntamente com o surfista Garrett McNamara e a Conselheira da Câmara de Cascais para as alterações climáticas, Joana Balsemão. Todos concordaram que dar o exemplo é o primeiro passo para a mudança de mentalidades em relação à defesa do ambiente.

ACÇÃO DE LIMPEZA NA MARINA DE VILA DO PORTO INTEGRADA NA CAMPANHA DA «BANDEIRA AZUL»

A Portos dos Açores promoveu uma acção de educação ambiental, para limpeza da Marina de Vila do Porto e do espaço terrestre circundante, na ilha de Santa Maria, com a qual se pretende envolver um público de faixas etárias especialmente jovens para a problemática do lixo marinho e para a adoção de comportamentos empenhadamente ecológicos.

A 1 DE JUNHO | FIGUEIRA DA FOZ

CELBI promove limpeza da Praia da Leirosa

Dia 1 de Junho, sábado, a CELBI, em parceria com mais cinco instituições locais, organiza mais uma iniciativa de envolvimento com a comunidade.
Após o sucesso dos anos anteriores, com mais de 200 participantes em 2018, a empresa repete este ano a «5ª Edição da Limpeza da Praia da Leirosa», iniciativa matinal seguida de um almoço convívio na cantina, após o qual estão previstas actividades para graúdos - um «open day» com visita às respectivas instalações fabris - e para os miúdos, por forma assinalar o Dia Mundial da Criança.

DIA 23

Garrett McNamara vai ajudar a limpar o Tejo, alertando para a poluição

Quinta-feira, 23 de maio, o surfista e campeão Garrett McNamara promove uma ação de sensibilização para a poluição no rio Tejo. A iniciativa faz parte da campanha “Clean the Sea for Your Future (Limpem o Mar pelo Vosso Futuro)”, lançada em fevereiro deste ano.

Dia 8 de junho há uma Mega limpeza das praias da invicta com a SEA LIFE Porto

O SEA LIFE Porto está a promover mais uma iniciativa voluntária pela conservação do ambiente e das espécies. Esperam-se 1000 participantes para recolher lixo numa Mega limpeza pelas praias da costa, no Porto.
Desde a Praia das Pastoras até à Praia do Castelo do Queijo, os voluntários da Mega limpeza de praia vão percorrer 2,7 quilómetros com sacos onde cabe todo o tipo de lixo que fica perdido nas praias.

Depois de três anos no mar e na terra, um saco biodegradável (afinal) sobrevive

E se afinal os sacos de plástico biodegradáveis não forem assim tão biodegradáveis? Investigadores da Universidade de Plymouth, em Inglaterra, examinaram o processo de decomposição de sacos de quatro tipos de plástico expostos em diferentes ambientes naturais e as conclusões não são animadoras: ao fim de três anos, nenhum se decompôs totalmente em nenhum dos ambientes testados.

Total: 473
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24