Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DGRM recorda - todas as rotas marítimas vão dar a Lisboa!

Contagem decrescente para a Conferência dos Oceanos da ONU

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) recorda que faltam poucos dias para começar a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas!

O evento principal decorre de 27 de Junho a 1 de Julho, no Altice Arena, em Lisboa.

Gulbenkian é a primeira instituição a fomentar investimento na área do carbono azul

Fomentar o investimento privado na área do carbono azul é uma das prioridades do novo projeto da Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto “Gulbenkian Carbono Azul” quer dar a conhecer e caracterizar os ecossistemas de carbono azul existentes de norte a sul de Portugal Continental, desenhar medidas de proteção e restauro e identificar os respetivos custos que serão necessários para garantir que estes ecossistemas continuem com a função de remover carbono da atmosfera.

DGRM e Brigada do Mar combatem Lixo Marinho em parceria

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Brigada Do Mar iniciaram uma parceria tendo como objetivo o trabalho conjunto no âmbito do combate ao Lixo Marinho.

A Brigada do Mar é uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) portuguesa, formada em 2012, cuja missão principal é a descontaminação da orla costeira e o combate ao lixo marinho, promovendo ações no terreno e de sensibilização com o forte envolvimento da sociedade civil, que já retirou mais de 901 toneladas de resíduos das praias nacionais com a participação de 7.680 voluntários.

DB Schenker vai operar um cargueiro autónomo de emissões zero na Noruega

A DB Schenker revelou os seus planos para operar um navio cargueiro com zero emissões na Noruega. Após a assinatura de um acordo de Prestudy, a DB Schenker e os seus parceiros de cooperação – o gigante do mobiliário Ekornes e o designer de navios Naval Dynamics, juntamente com a KONGSBERG e a Massterly – deram os primeiros passos num projecto conjunto para substituir os tradicionais navios de carga utilizados na costa norueguesa em torno de Ikornnes e Ålesund.

Os oceanos estão a começar a perder a memória

Com as alterações climáticas, os oceanos estão a tornar-se mais barulhentos — e também estão a começar a perder a sua memória e a tornar-se mais imprevisíveis, o que pode afetar a sua temperatura, estrutura, correntes e até a sua cor.

Um novo estudo publicado na Science Advances debruçou-se sobre este fenómeno “A memória do oceano, a persistência das condições do oceano, é uma enorme fonte de previsibilidade no sistema climático para além das escalas de tempo meteorológicas”, escrevem os autores.

APDL adere ao Pacto do Porto para o Clima

O Porto de Leixões iniciou o Projeto Roadmap para a transição energética e descarbonização da atividade, que o levará a alcançar a neutralidade carbónica e a autossuficiência energética em 2035, propondo-se fazê-lo 15 anos mais cedo do que o estipulado no European Green Deal.

Para Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração da APDL, "a adesão da APDL ao Pacto do Porto para o Clima constitui um importante passo na persecução de um dos objetivos desta Administração: fazer do Porto de Leixões um porto de referência internacional no sul da Europa, na transição para um novo sistema energético baseado na utilização dos seus próprios recursos naturais, com a ambição de ser um porto auto-suficiente e com emissões zero".
 

27 DE JUNHO A 1 DE JULHO

ONE SUSTAINABLE OCEAN

No âmbito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, a decorrer no Altice Arena, Parque das Nações entre os dias 27 de junho e 1 de julho, o Fórum Oceano organiza o espaço One Sustainable Ocean, iniciativa que irá albergar diversos eventos. Realiza-se debaixo da pala do Pavilhão de Portugal na mesma semana em que vai decorrer a Conferência dos Oceanos.

EMPRESA INSTALADA NO PORTO DE AVEIRO | REPORTAGEM SIC

PRIO faz toda a sua produção usando apenas resíduos

Há empresas que já conseguem fazer toda a sua produção usando apenas resíduos. É o caso da fábrica da PRIO, instalada no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro que, pelo segundo mês consecutivo, produziu nesta unidade todo o bicombustível utilizado com base em resíduos domésticos ou industriais.

Fundação Oceano Azul propõe programa nacional para ligar oceanos e clima e investir no mar

“O discurso sobre a importância dos oceanos para o futuro da humanidade já é obsoleto, porque “o futuro já chegou”, alerta em entrevista à Lusa o administrador da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha. A propósito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, organizada por Portugal em conjunto com o Quénia e que decorre em Lisboa de 27 de Junho a 01 de Julho, o especialista em questões relacionadas com os oceanos adverte também que o estado do planeta não é compatível com continuar a falar de intenções.”

ESTA TERÇA-FEIRA

National Geographic Summit: Um dia para mudar os próximos

Depois de dois anos de pausa, o National Geographic Summit volta este ano para a sua 4ª edição, esta terça-feira, 31 de Maio, no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa.

O tema não é novo, mas é cada vez mais urgente: a utilização indiscriminada de recursos do planeta faz com que os limites planetários sejam ultrapassados mais cedo a cada ano. Embora a Natureza seja uma sobrevivente natural, é preciso tempo e espaço para a ajudar a regenerar-se… e a sociedade de consumo rápido onde vivemos não os está a dar. “Um dia para mudar os próximos” é um espaço de reflexão sobre como a humanidade e a natureza podem conviver de forma harmoniosa. Dos oceanos aos territórios mais inóspitos, através da ciência e da exploração, as caras do National Geographic vêm a Portugal explicar o presente e o futuro na primeira pessoa.

Açores lançam Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas

O Governo dos Açores iniciou dia 20 a Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas, que tem previstas 14 ações em todo o arquipélago açoriano.

A Direcção Regional de Políticas Marítimas pretende envolver todos os cidadãos, entidades públicas e privadas e organizações cívicas dos Açores para a problemática do lixo marinho, “uma preocupação que é partilhada por cada vez mais pessoas em todo o mundo”.

«A Pesca por um Mar sem Lixo» arranca na Ericeira

Até ao momento já foram recolhidos mais de 4692 m³ de lixo indiferenciado e mais de 2185 m³ de embalagens, resultado de um esforço conjunto de mais 52 entidades parceiras, 28 organizações de produtores, 784 embarcações e 3157 pescadores.

SÉRGIO CARVALHO, ONU

Pandemia provocou atraso nos esforços de protecção dos oceanos

O conselheiro na Missão Permanente de Portugal junto da Organização das Nações Unidas (ONU), Sérgio Carvalho, admitiu que a pandemia de covid-19 levou a "alguns passos na direcção errada" na estratégia global de protecção dos oceanos e da vida marinha.

O responsável falava num seminário que se realizou na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) sobre a 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que vai decorrer entre 27 de junho e 1 de julho em Lisboa.

VIANA DO CASTELO

Exercício de combate à poluição «ATLANTIC POLEX.PT 2022» decorreu com sucesso

A Direção de Combate à Poluição do Mar, da Autoridade Marítima Nacional, organizou, nos dias 04 e 05 de maio, o exercício anual de resposta a incidentes de poluição no mar “ATLANTIC POLEX.PT 2022”, que decorreu em Viana do Castelo.

ESTE DOMINGO

Marinha organiza recolha do lixo na Praia de Faro e limpeza subaquática na Ilha da Culatra

Este domingo, dia 8 de maio, das 9h30 até às 12h, a Marinha Portuguesa organiza, em conjunto com o Zoomarine, uma recolha de lixo na praia de Faro, na qual a população poderá também participar.

​No mesmo dia irá ocorrer, durante a manhã, a limpeza subaquática na Ilha da Culatra, com a participação de mergulhadores da Marinha, mergulhadores civis e de diversas entidades.

QUARTA E QUINTA-FEIRA

Viana do Castelo recebe exercício de combate à poluição «ATLANTIC POLEX.PT 2022»

Realiza-se, a 4 e 5 de maio, no concelho de Viana do Castelo, mais uma edição do exercício de combate à poluição no meio marinho “ATLANTIC POLEX.PT 2022”, organizado pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional.

«Praia Limpa» procura voluntários para acção na Vagueira (Vagos)

É já no dia 1 de Maio, pelas 8h30, que decorre a habitual iniciativa “Praia Limpa”, na Praia da Vagueira, organizada pela associação Charcos & Companhia e A Balsa com o apoio do Município de Vagos.
As inscrições encontram- se abertas até dia 28 de abril.

Portos da Madeira querem contribuir para a redução de gases com efeitos-estufa

Os Portos da Madeira, para continuarem a ser competitivos e estarem enquadrados na estratégia climática europeia, têm de contribuir para a redução de gases com efeitos-estufa. Vão ser analisados o abastecimento eléctrico dos navios nos portos do Funchal, Porto Santo e Caniçal e também o uso de combustíveis alternativos.

Dia Mundial da Terra abraça o Oceano

Estão a decorrer mais de 150 iniciativas para mobilizar e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância do Oceano para o Planeta Terra. Nunca é demais lembrar, nunca será demais proteger.

O desafio lançado pela Fundação Oceano Azul a mais de uma centena de organizações resulta num conjunto de iniciativas que marca a semana em curso. De exposições e conferências, a ações de limpeza costeira e sessões especiais em sala de aula, há atividades para todas as idades no continente e ilhas.

Porque necessitamos de uma grande conferência sobre os oceanos?

As Nações Unidas, com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, vão acolher a Conferência dos Oceanos da ONU em Lisboa, de 27 de Junho a 1 de Julho de 2022.

A conferência é um apelo à acção pelos oceanos – exortando os líderes mundiais e todos os decisores a aumentar a ambição, a mobilizar parcerias e aumentar o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a implementar soluções baseadas no respeito pela natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos. O processo inclusivo também pedirá às comunidades, empresas e indivíduos que desempenhem o seu papel para conter a poluição marinha e se comprometam com o consumo responsável dos recursos oceânicos.

Total: 815