Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Barraqueiro em sinergia com Renfe e Takargo para ligar Martorell ao Porto de Setúbal

Chegou dia 10 ao Porto de Setúbal o primeiro comboio porta-automóveis, que, a partir de agora, e numa cadência semanal, ligará a Martorell (em Barcelona) ao território português: trata-se de uma operação logística encabeçada pela Barraqueiro e pela espanhola Renfe Mercancias, em sinergia com a lusa Takargo.

De acordo com o ‘Público’, o transporte de viaturas entre Martorell (onde está situada uma grande fábrica da SEAT) e Setúbal é levada a cabo por uma composição com 16 vagões de duplo piso que carregam 184 automóveis em cada sentido. Assim, partirão de Setúbal viaturas da Volkswagen e chegarão ao porto sadino viaturas da marca SEAT, vindos da fábrica catalã. A operação tem um significativo potencial descarbonizador.

PORTO DE SETÚBAL

Autoeuropa duplica capacidade de transporte na ferrovia com viaturas em comboios de duplo andar

A VW Autoeuropa reforçou o transporte de viaturas, por ferrovia, para o Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal em vagões de duplo andar. Com esta alteração duplica a capacidade relativamente aos comboios anteriores, passando cada comboio a carregar 265 viaturas.

Há 28,5 milhões de euros para modernizar linha de Sines

A empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul foi esta terça-feira, 28 de Setembro, consignada pela Infraestruturas de Portugal (IP) ao consórcio Sacyr Neopul, S.A./ Sacyr Somague, no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020, num investimento de cerca de 28,5 milhões de euros.

IP INVESTE 4 MILHÕES DE EUROS

Porto de Leixões com acessos ferroviários melhorados

A Infraestruturas de Portugal (IP) anuncia que vai avançar com os trabalhos para melhoria dos acessos ao Porto de Leixões, concretizando-se uma obra “na Linha de Leixões e na Concordância de São Gemil, nos concelhos de Gondomar, Maia e Matosinhos.”

A intervenção visa o reforço das condições de segurança e circulação da infraestrutura ferroviária, tendo um prazo de execução de 540 dias, sendo que irá envolver um investimento de 4 milhões de euros.

Números impressionantes por detrás da obra ferroviária que aproximará o Alentejo à Europa

Em pleno Alentejo decorrem a “velocidade cruzeiro” as obras da maior extensão de caminho-de-ferro construída, em mais de um século, em Portugal.

Uma obra que se iniciou em Setembro de 2019 e que após a sua conclusão permitirá reduzir o trajecto entre o porto de Sines e a fronteira com Espanha em 150 quilómetros, com um ganho de três horas e meia, deixando assim o Alentejo mais próximo da Europa.

Captrain España aderiu à Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias

A Captrain España, operador ibérico ferroviário de mercadorias, oficializou a sua adesão à Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF). A APEF contou com a presença de Miquel Llevat, Presidente do Conselho de Administração da Captrain, em Lisboa, para formalizar esta parceria que permitiu à empresa tornar-se um «Associado Efectivo» da entidade.

Medway e Takargo criam Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias

A Medway e a Takargo oficializaram o nascimento da Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF). Esta associação sem fins lucrativos terá como principal objetivo a defesa do interesse dos operadores e empresas que dinamizam a ferrovia portuguesa.

A associação pretende “promover a cooperação e o intercâmbio de experiências entre associados e defender o fortalecimento das condições estruturais favoráveis à utilização do transporte ferroviário de mercadorias”, mas também, “a melhoria da posição competitiva do transporte ferroviário de mercadorias, a criação de melhores condições de funcionamento para o transporte ferroviário de mercadorias na rede ferroviária nacional, ibérica e europeia e a aposta na interoperabilidade na ferrovia”.

ANTÓNIO COSTA:

Corredor Internacional Sul - «Obra estratégica para valorizar um dos maiores activos que o País tem, que é o Porto de Sines»

O Primeiro-Ministro António Costa e o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visitaram, a 19.05.2021, a empreitada do troço Freixo-Alandroal na linha ferroviária Évora-Caia, integrada no corredor internacional sul do plano Ferrovia 2020, tendo o Primeiro-Ministro destacado a importância económica deste investimento.

O Primeiro-Ministro lembrou que «o investimento superior a 2000 milhões de euros previstos no Ferrovia 2020, surgiu numa altura em que o País se tinha desabituado a fazer grandes investimentos na ferrovia» e, por isso «como quando o comboio arranca de uma estação, leva tempo a atingir a velocidade de cruzeiro».

Ministro das Infra-estruturas:

«Acesso directo» aos portos fixará a ferrovia como garante da «circulação de grandes fluxos»

O «acesso directo aos portos, aos terminais logísticos» e a «possibilidade de transportar camiões sobre carris nas chamadas ‘auto-estradas rolantes’» serão importantes para estabelecer « a ferrovia como o sistema que assegura a circulação dos grandes fluxos», analisou o Ministro das Infra-estruturas, num artigo de opinião recentemente publicado pela ADFERSIT, no qual o governante analisa a importância do Plano Ferroviário.

Avança a 2.ª fase da modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul

A Infraestruturas de Portugal (IP) fez publicar em Diário da República o concurso público para a contratação da empreitada ‘Modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul 2.ª Fase. Troço Ermidas Sado – Grândola Norte‘.

Portos de Leixões, Viana e Vigo beneficiarão do investimento feito na Linha do Minho

Os portos de Leixões, Viana do Castelo e de Vigo (em Espanha) sairão beneficiados do investimento feito pelo Executivo, ao abrigo do programa Ferrovia 2020, na Linha do Minho, declarou o Primeiro-Ministro, António Costa, durante uma intervenção pública em Valença, que serviu para assinalar a finalização da electrificação desta linha férrea (no troço Viana do Castelo-Valença).

Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado

Dotar o país de um Plano Ferroviário Nacional é um desígnio» de «enorme importância

Para o Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado, «dotar o país de um Plano Ferroviário Nacional é um desígnio que está no programa do Governo e que tem uma enorme importância» – as palavras foram proferidas em Lisboa, durante o evento de apresentação do plano ferroviário.

Corredores da Ferrovia 2020 estarão todos em obras este ano

Os corredores previstos no plano Ferrovia 2020 estão todos em obras este ano, de acordo com as estimativas da proposta de Lei das Grandes Opções para 2021-2025, aprovada quinta-feira.
"O ano de 2021 é o ano em que todos os corredores do Ferrovia 2020 estarão em obras", lê-se no documento, que acrescenta que "as intervenções em curso e as obras a iniciar durante o ano de 2021 visam assegurar a interoperabilidade ferroviária".

Medway anuncia a sua integração na coligação Rail Freight Forward

A Medway revela que passou a integrar a coligação de empresas ferroviárias de mercadorias europeias, Rail Freight Forward, com a finalidade de fomentar a competitividade do sector, através do desenvolvimento tecnológico, com base em objectivos comuns.

A integração da empresa na Rail Freight Forward foi levada a cabo «com a ambição de, em conjunto com empresas internacionais do sector, reduzir os efeitos negativos do transporte de mercadorias e promover uma economia mais sustentável», afirma Bruno Silva, Director-Geral da Medway.

Medway quer lançar novo comboio de mercadorias diário de Lisboa a Estugarda

A Medway quer lançar um novo comboio de mercadorias diário de Lisboa a Estugarda, na Alemanha, avançou este sábado o jornal “Público”. O maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica considera que o comboio é a “opção óbvia” em termos competitivos para ligar Lisboa e Estugarda e espera ter o “Vasco da Gama” nos carris já no último trimestre deste ano.

PEDRO NUNO SANTOS

FERROVIA EUROPEIA | «Milhares de quilómetros» serão precisos para «duplicar» o transporte de cargas

Pedro Nuno Santos, Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, fechou, com a sua intervenção, o evento ‘Portugal Railway Summit 2021’, realizado via online nos dias 2 e 3 de Fevereiro. Na visão do governante, a ferrovia europeia enfrenta vários desafios, e, para singrar, necessita de investimentos possantes e estruturais: serão precisos «milhares de quilómetros» de novas vias para que «duplicar» o transporte de cargas, alertou.

Portugal apresenta prioridades da PPUE na área dos Transportes

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, participou terça-feira, dia 8, no Conselho virtual de Ministros dos Transportes da União Europeia, o último sob a presidência alemã, e apresentou aquelas que serão as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que se inicia a 1 de janeiro, para a área dos Transportes.

Colocar o caminho-de ferro no centro de um sistema de transportes europeu mais resiliente e ao serviço das pessoas, aproveitando o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, em 2021, está no topo das prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho de Transportes.

2021 será o Ano Europeu do Transporte Ferroviário

Juntos, a Presidência alemã e a próxima Presidência portuguesa do Conselho da UE estão a trabalhar no reforço do transporte ferroviário e na promoção do Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021.

A 1 de Dezembro de 2020, os Membros do Comité dos Transportes aprovaram também o acordo tripartido entre o Conselho, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia sobre o Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021.

Visita de alunos da ENIDH ao Porto de Aveiro

No sábado, dia 7 de dezembro, o Porto de Aveiro recebeu a visita de um grupo de trinta alunos da Escola Náutica Infante Dom Henrique.
A visita, liderada pelos docentes Fernando Cruz Gonçalves e Abel Simões, incluía alunos de licenciatura e de mestrado em Gestão Portuária da ENIDH.

5.ª EDIÇÃO DN MAR TEM LUGAR EM AVEIRO, A 30 DE OUTUBRO

«Portos: As portas abertas ao comércio económico» é tema de debate

É já a 30 de Outubro que decorre o 5.º debate DN Mar, na Sala de Actos Académicos da Universidade de Aveiro. Convidados de diferentes quadrantes da sociedade juntam-se para uma conversa em que o tema “Portos” assume lugar de destaque. O início da sessão está agendado para as 11h00.

Total: 24
[1] 2