Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


LÍDIA SEQUEIRA:

Ligação a Sines já!

Em declarações ao "Correio da Manhã", a Presidente do Porto de Sines considera essencial a ligação ferroviária a Espanha.

ANTÓNIO BELMAR DA COSTA:

Contribuição do mar para o PIB subirá 50% até 2020

O mar significa 2,5% do PIB, mas a sua contribuição directa vai crescer exponencialmente, garante António Belmar da Costa, Director Executivo da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR).

ANÚNCIO DE SANTOS PEREIRA

Taxas nos portos vão baixar mais 50%

Santos Pereira anunciou que a taxa única portuária já desceu 10% por duas vezes e o Governo decidiu que esta taxa vai sofrer um novo corte, agora de 50%. Uma medida que tem como principal objectivo baixar os custos das exportações portuguesas, explicou o ministro.

Sines prepara salto de gigante

O êxito de Sines deve-se à eficiência do seu porto de águas profundas. As autoridades locais já têm um projecto para expandir o terminal de contentores, que é a "estrela" do porto.

Será a bitola europeia uma via verde para os alemães da DB entrarem na península?

Os portos precisam de comboios. A alemã DB já comprou as empresas ferroviárias de mercadorias da Holanda, Inglaterra, Suíça, Itália e é a nova accionista da espanhola Transfesa. Portugal pode vir a seguir.

Açores querem fazer da Terceira a Singapura do Atlântico

O conceito tem vindo a ser defendido junto das mais variadas entidades internacionais nos últimos meses.

Portos espanhóis iniciam o ano em queda

Os portos espanhóis não começaram 2013 da melhor forma. O movimento de 35,5 milhões de toneladas representa uma quebra de 6,6% em relação ao mesmo período de 2012.

Nazaré volta a ser destaque no New York Times

O jornal New York Times destaca na sua edição de segunda-feira, 25 de fevereiro, a Nazaré. O projeto North Canyon e as ondas grandes da praia do norte são alguns dos temas da reportagem publicada por um dos mais conhecidos jornais do mundo. As sete saias e a economia local são outros dos aspetos abordados pelo New York Times, que esteve na Nazaré depois de McNamara ter surfado, em janeiro, mais uma onda de grandes dimensões, cuja imagem voltou a ser destaque na imprensa mundial e nacional.

MAEIL cria portal «Loja do Exportador»

A portuguesa MAEIL desenvolveu o portal 'Loja do Exportador' para facilitar o trabalho dos exportadores nacionais, oferecendo-lhe serviços online para consulta e subscrição de scheduling de navios de todos os armadores que escalam os portos nacionais e para qualquer porto mundial.

EL VIGÍA

O sector marítimo exige maior controle na pesagem dos contentores

A declaração fraudulenta do peso dos contentores continua a ser um tema tabu para a indústria marítima. Apesar da OMI atribuir aos carregadores a obrigação de declararem o conteúdo e o peso exacto dos contentores, parece que esta prática não é seguida, de forma generalizada, mediante procedimentos que encobrem o conteúdo real.

Itália lidera comércio marítimo no Mediterrâneo

A Itália é o país da União Europeia líder em termos de comércio com os países do Mediterrâneo, 70,4% efectuado por via marítima. Liderança também no Transporte Marítimo de Curta Distância, para o mesmo espaço geográfico.

REAGINDO ÀS QUEBRAS NA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS

Portos espanhóis viram-se para o imobiliário

A queda na movimentação de mercadorias sentida por efeito da crise económica modificou a estrutura de negócio dos portos espanhóis. Segundo "El Vigía", as administrações portuárias do país vizinho revelam-se cada vez menos dependentes da actividade marítima, apostando em crescendo em actividades puramente imobiliárias.

ALERTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MATOSINHOS:

Armazenagem do Porto de Leixões quase esgotada

Guilherme Pinto alertou, por carta enviada a 18 de Dezembro, a Junta Metropolitana do Porto para a necessidade de cumprir o plano de investimentos no Porto de Leixões. O novo terminal, que resultará na quase duplicação da capacidade actual de armazenagem de contentores, custará 160 milhões de euros. O arranque da empreitada está previsto para 2014.

MADEIRA

Maior armador espanhol mantém filial no CINM

Elcano, o maior grupo espanhol no sector do transporte marítimo de matérias-primas, não planeia deslocalizar a sede da filial Laura Shipping, sediada no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM). Isto a julgar pela recente divulgação de um relatório citado pela imprensa espanhola e que fez o ponto da situação sobre as várias filiais que esta holding espanhola detém em várias latitudes.

PEDRO REIS, AICEP

Prioridade aos mercados de África e América Latina

Pedro Reis define os mercados mais interessantes para exportar e explica de que forma concreta a AICEP se põe ao lado das empresas. E há dinheiro para ajudar nesse caminho
Um parceiro que procura negócios para as em­presas portuguesas, tem dinheiro para a pro­moção externa e dá uma ajuda a desbloquear financiamentos. É assim que o presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal define o papel da agência que dirige, em relação aos mercados externos.

AMARAL FRAZÃO RECORDA MOMENTOS QUE MARCARAM OS TRÊS ANOS EM QUE ESTEVE COMO COMANDANTE DA ZMM

«Saio com o sentimento de dever cumprido»

O comandante da Zona Marítima da Madeira cessa funções esta sexta-feira. Diz que sai com «o sentimento do dever cumprido». «A Marinha cumpriu e eu sinto e tenho plena convicção que cumpriu bem», confessou o comandante que, nestes três anos, teve de enfrentar situações difíceis corno o 20 de Fevereiro, e outras «mais complexas» como o desaparecimento no mar de duas jovens e posterior acidente mortal de um elemento do SANAS na freguesia do Seixal, como também o desaparecimento de um mergulhador na costa sul.

Estivadores da Madeira e « a vaca que já não dá leite para todos»

Ficaram célebres as palavras de um antigo dirigente sindical dos estivadores, José Manuel Freitas, que há cerca de 20 anos caracterizava o porto do Funchal como uma vaca que dava leite para todos. Hoje o panorama já não é o mesmo e a prova disso é a participação de mais de uma dezena de estivadores madeirenses nos protestos que decorreram esta semana junto à Assembleia da República, em Lisboa, contra uma nova lei do trabalho portuário que já provocou sucessivas greves nos portos nacionais.

Lei laboral dos portos ainda pode entrar em vigor este ano

O prazo é apertado, mas os partidos da maioria acreditam ser possível implementá-la até ao fim de Dezembro.

Autonomia e gestão do porto de Sines garantidas

A DIMENSÃO, a especificidade e a localização estratégica do Porto de Sines é uma das razões de peso para a manutenção garantida da sua autonomia com administração portuária própria, no quadro da eventual reforma do sistema portuário que está a ser preparada pelo Ministério da Economia.

Porto de Vigo a lucrar com a greve em Portugal

O jornal "Faro de Vigo" dá destaque aos benefícios que o Porto de Vigo se encontra a auferir, lucros inesperados resultantes da greve que se mantém em alguns portos lusos.

[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11