Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


A dimensão do Porto de Sines traduz-se em factos

A zona portuária de Sines é responsável por quase metade da fatia de negócios do setor e contribui ativamente para o desenvolvimento da economia nacional. João Franco, presidente do mais internacional porto do país, exerce funções de administração em diversas empresas há mais de 28 anos e está à frente da APS desde 2013. Em entrevista à Revista Business Portugal, fala sobre as razões do desenvolvimento do porto, a expansão em curso, os investimentos e a inovação. Em destaque fica a posição de um gestor convicto e que descreve um futuro com crescimento duradouro.

REVISTA DE MARINHA

Entrevista de Marina Ferreira

Entrevista de Marina Ferreira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), à Revista de Marinha.

Porto de Setúbal: Contentores com referência positiva no jornal espanhol El Vigia

O Porto de Setúbal é referenciado, no jornal espanhol El Vigia, em 15 de outubro, como um de dois portos do Arco Atlântico Europeu que, impulsionados por novas gestões comerciais, contabilizam taxas de crescimento notáveis no movimento de contentores e novos cenários de conetividade. Foi uma opinião expressa num artigo assinado por Fernando González Laxe, que presidiu o organismo Puertos del Estado, de abril de 2009 a janeiro de 2012.

MARINA FERREIRA:

«O futuro do porto de Lisboa não é singular, é colectivo»

Em entrevista à Transportes em Revista, Marina Ferreira, presidente da administração do Porto de Lisboa explicou que existe uma nova ambição para o porto. A responsável acredita que, actualmente todos trabalham em rede, pelo que o porto deve ser um aglutinador e potenciador da economia. Num momento de grandes investimentos infraestruturais, Marina Ferreira defende um modelo de Development Port, afinal não se trata apenas do futuro do porto de Lisboa, mas sim do futuro das empresas, dos consumidores e das onze autarquias da região.

JOSÉ LUÍS CACHO:

Resultados em Aveiro estão «em linha com os objetivos estabelecidos»

O Porto de Aveiro alcançou um primeiro quadrimestre recorde mas a Administração Portuária local quer mais. Em declarações à CARGO, José Luís Cacho refere que os resultados estão dentro do previsto e antecipa um ano com crescimento na ordem dos 15/20%.

Assunção Cristas quer juntar fundos europeus para investir no mar

Ponto de partida são os 400 milhões de euros do FEAMP, mas ministra da Agricultura e do Mar quer juntar a estes as verbas provenientes dos fundos da Coesão, do Desenvolvimento Territorial, da Competitividade. E as candidaturas directas de universidades e empresas.

Porto de Leixões recebe terceiro investimento prioritário

O porto nortenho conseguiu merecer a atenção de três investimentos prioritários nos primeiros oito escolhidos pelo GTIEVA.

Colômbia quer replicar terminal do Porto de Sines no Pacífico

O projecto está a ser desenvolvido pelo grupo colombiano GEPSA, que já esteve no Porto de Sines para tentar adaptar a infraestrutura ao novo Puerto Solo, na costa do Pacífico.

Navios de maior porte estimulam procura de armazéns próximos de portos na Europa

O crescimento no comércio global está a contribuir para um aumento da procura de armazéns e imobiliário de logística junto aos portos marítimos na Europa. A conclusão é de um relatório da Jones Lang LaSalle que revela também que este fenómeno se deve à mudança dos padrões de comércio marítimo.

PORTUGAL EXPORTADOR 2013

Europa central e África ocidental no radar das exportações

A Europa central e a África ocidental, a América Latina e a China são as geografias de eleição do Portugal Exportador, uma feira que promove a troca de experiências e contactos, avançou ao OJE Maria João Rocha de Matos, Diretora-geral da AIP - Feiras, Congressos e Eventos. Este é um evento dirigido preferencialmente às PME. Decorre hoje, em Lisboa.

PRESIDENTE DA APSS EM ENTREVISTA:

Setúbal quer ser Hub ro-ro intercontinental

Divulgamos a entrevista a Vítor Caldeirinha, Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), publicada na revista "Logística Hoje".

Porto de Setúbal vai ampliar terminal de contentores

O Porto de Setúbal quer expandir a frente de terminais de contentores para captar mais tráfego de mercadorias no segmento de trajectos de curta distância (‘short sea'). "O Porto de Setúbal pode fazer uma frente de terminais de contentores com quatro quilómetros de extensão.

Durão Barroso realça importância dos portos e da logística

"A logística de transporte de mercadorias é um dos sectores mais dinâmicos da economia europeia hoje" - realça o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Rui Pinto quer Porto de Sines a destronar Barcelona nos contentores

Rui Pinto, diretor-geral da PSA Sines, foi um dos oradores em destaque na Conferência 'Sines 2020: Expectativas e Perspectivas', levada a cabo quinta-feira no porto de Sines. No final da sua intervenção, o responsável da PSA Sines falou com a CARGO, fazendo uma antevisão daquilo que poderá ser o porto de Sines a nível de contentores daqui a meia dúzia de anos.

MARINA FERREIRA:

Porto de Lisboa «Número um a nível nacional»

Entrevista de Marina Ferreira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) à revista Negócios Portugal.

ENVC

Trabalhadores acusam de «gestão danosa» administrações e políticos

O relatório e contas de 2012 dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e uma auditoria da IGF, realizada em 2009 mas só agora revelada, estão na base das novas críticas e acusações dos trabalhadores da empresa. “Os administradores que por cá passaram ao longo destes anos provavelmente deviam ser alvo de um processo por gestão danosa”, afirma o porta-voz da Comissão de Trabalhadores dos ENVC, António Costa.

MANUEL PINTO DE ABREU:

Exportamos mais peixe que vinho

Manuel Pinto de Abreu tem a seu cargo a maior zona económica exclusiva da Europa e, em breve, os direitos de exploração e gestão exclusiva de outro tanto, num total de quase 400 milhões de hectares, o equivalente à superfície da Índia. Oficial da Marinha na reserva, licenciado em Ciências Militares Navais e Oceanologia, acredita que tanto mar pode fazer muito por Portugal.

De Sines a Xangai na MSC Portugal

A MSC Portugal liga o porto alentejano de Sines ao maior porto do mundo: Xangai. O navio sai normalmente à terça-feira e, até esta cidade costeira do leste da China, o tempo de trânsito previsto é de 42 dias, adiantou ao OJE António Dias, responsável pela área de exportação da MSC Portugal, acrescentando que transportar um contentor custa na ordem dos 1.000 dólares, desde Sines até Xangai.

DIRECTOR-GERAL DA MSC PORTUGAL

Carlos Vasconcelos vê em Aveiro o «futuro grande terminal de contentores do norte»

Carlos Vasconcelos, director-geral da MSC Portugal defende que o Porto de Sines, a Sul, e o Porto de Aveiro, a Norte, deverão ser as grandes apostas enquanto futuros grandes terminais de contentores do País.

AGEPOR

Agentes de navegação querem mais terminais

Os agentes nacionais de navegação defendem a criação de mais terminais de carga, em particular novos terminais de contentores. Declarações de António Belmar da Costa ao "Diário Económico".

Total: 237
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12