Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ALGAS MARINHAS

Dos cosméticos ao combustível, um recurso valioso muitas vezes ignorado

Muitas vezes ignoradas, as algas marinhas podem ser um recurso extremamente valioso para diversas indústrias. É um ingrediente que não associamos, por norma, a muitos produtos, mas está presente no nosso dia-a-dia em tintas, pastas de dentes, gelados e até na cerveja.

Durante séculos, as pessoas colheram algas apenas das costas marítimas, um pouco. Hoje em dia, de acordo com a Food and Agriculture Organization, 96% da produção global de algas marinhas vem de viveiros, em vez da colecta silvestre.

O Panorama dos Operadores de Tráfego Local no Continente

O IMT passa a disponibilizar informação sobre o Tráfego Local no Continente num relatório (em business intelligence) com dados estatísticos referentes ao movimento de veículos e passageiros.

Estatísticas Portuárias Nacionais 2020

O IMT, em estreita colaboração com as Administrações Portuárias, acaba de publicar uma abordagem inovadora, com base na inteligência artificial As Estatísticas Portuárias Nacionais 2020.

O novo programa com gráficos apelativos permite entre outras, abordagens selectiva por ano, mês, trimestre, tipo de carga ou passageiros, tipo de navio e sua dimensão, pavilhões mais utilizados, evolução porto de origem e destino.

IMT

Gestores de navios | A sua missão

O IMT I.P. acaba de publicar a Lista actualizada dos Gestores de navios.
Em contratos firmados com os armadores, é sobre os gestores de navios que recai a responsabilidade da prática de um conjunto ou de alguns dos actos jurídicos e materiais necessários para que as embarcações fiquem em condições de empreender viagem.

RELATÓRIO DISPONIBILIZADO ONLINE PELO IMT

Frota de navios de comércio que arvoram a bandeira portuguesa

O IMT passa a disponibilizar um relatório mensal (em business intelligence) com dados estatísticos da frota de navios de registo convencional e de Registo Internacional de Navios da Madeira, que inclui a identificação dos navios, o ano de construção, tipo de navio e arqueação .

IMT disponibiliza relatório dos armadores nacionais baseado no conceito de inteligência artificial

O IMT, IP passou a disponibilizar um relatório estatístico, baseado no conceito de inteligência artificial, referente aos armadores nacionais e respetivos navios, próprios e afretados. O relatório permite, também, conhecer a posição diária dos navios.

O relatório encontra-se disponível aqui

Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio cresce 100%

O mercado de emprego em navios de cruzeiros apresenta uma extraordinária dinâmica e regista já dificuldade em encontrar o talento necessário. A Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio segue a tendência do mercado, registando um crescimento de 100% na 6ª edição a realizar no dia 12 de março.

Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2020

Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2020. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico.

Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2020

Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2020. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico.

DISPONÍVEIS NA WEB

Tabelas de Marés 2020 referentes aos portos sob jurisdição da APS

Já se encontram disponíveis para consulta as Tabelas de Marés 2020 referentes aos portos sob jurisdição da APS: Portos de Sines, Faro e Portimão.

Pode consultá-las/descarregá-las aqui:
https://tinyurl.com/yxjlqzqn

Tabela de Marés para 2019 disponível no portal do Porto de Lisboa

A APL - Administração do Porto de Lisboa, SA tem disponível no seu portal a Tabela de Marés 2019, informação fundamental para todos aqueles que estão ligados à actividade portuária, náutica de recreio e as demais atividades ligadas ao estuário do Tejo.

Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2019

Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2019. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico.

Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2019

Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2019. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico.

PORTOS DE SINES, PORTIMÃO E FARO

APS publica versão digital das Tabelas de Marés 2019

Estão disponíveis para consulta as Tabelas de Marés 2019 referentes aos portos sob jurisdição da APS: Porto de Sines, Porto de Portimão e Porto de Faro.

Autoridade Marítima Nacional lança a nova plataforma Capitania Online +

Entrou em funcionamento, no dia 7 de setembro, pelas 12h00, a plataforma interativa da Capitania Online +, edificada para facilitar a prestação de serviços aos utentes da Autoridade Marítima.
Integrada no Programa SIMPLEX+ do Governo, através do Ministério da Defesa Nacional, constitui-se como balcão único da Autoridade Marítima Nacional, promovendo a prestação e a divulgação de serviços online e de partilha de informação transversal a outras entidades governamentais, cujas competências estejam directa ou indirectamente ligadas ao mar.

VIAJAVA EM NAVIO DE CRUZEIRO

A sorte da britânica que sobreviveu a 10 horas dentro de água e o que fazer num caso destes

Kay Longstaff, de 46 anos, caiu à água perto da meia-noite do último sábado, ao largo da Croácia. Foi encontrada "exausta" pela Guarda Costeira 10 horas depois e, enquanto as circunstâncias em torno do incidente continuam por esclarecer, multiplicam-se as explicações para o facto de ter sobrevivido e encontrar-se bem.

Das declarações à BBC do especialista britânico em técnicas de sobrevivência no mar Simon Jinks, ressalta uma evidência: independentemente da boa forma física, a turista britânica teve "sorte". Logo a começar pelo momento da queda. Jinks, proprietário de uma empresa que treina skippers e tripulações, estima que a passageira de um cruzeiro da Norwegian Star se tenha afundado uns três ou quatro metros quando caiu e, nessa altura, teve sorte por não ter sido puxada para baixo do navio. É normal haver turbulência na água junto à embarcação e se algumas ondas podem afastar, outras podem puxar, o que depende, explica o especialista, da velocidade do barco e da "sorte".

Tabelas de Marés 2018 referentes aos portos sob jurisdição da APS

Estão disponíveis para consulta as Tabelas de Marés 2018 referentes aos portos sob jurisdição da APS: Porto de Sines, Porto de Portimão e Porto de Faro.

Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2018

Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2018. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico

APL

Tabela de Marés 2018

A APL - Administração do Porto de Lisboa, SA tem disponível no seu portal a Tabela de Marés 2018, informação fundamental para todos aqueles que estão ligados à atividade portuária, náutica de recreio e as demais atividades ligadas ao estuário do Tejo.

NAVEGAR 2015 EM PAPEL, PDF E FLASH

Agenda do Porto da Figueira da Foz para este ano disponível em três formatos

A edição de 2015 de “Navegar”, a agenda do Porto da Figueira da Foz referente ao ano em curso, encontra-se disponível, para os interessados, no tradicional formato em papel (98 páginas); ainda em pdf e em flash.

Total: 54
[1] 2 3