Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MAIOR REGATA DO TEJO

75 embarcações em competição pelo Troféu Porto de Lisboa

Realizou-se, esta segunda-feira, em Lisboa, a 48.ª Regata Troféu Porto de Lisboa. Durante algumas horas, os amantes da vela puderam apreciar a beleza de 75 embarcações em competição no rio Tejo. A SIC foi a bordo de um catamaran e mostra-lhe os melhores momentos da prova.

A competição é quase um jogo de estratégia e antecipação, em que o posicionamento prévio conta muito. Os velejadores até à primeira bóia de desmarque, onde içam a vela-balão. Rumam para a segunda bóia, situada junto à Trafaria.

Doca de Alcântara volta a afirmar-se como espaço para o basquetebol de 3x3

O Porto de Lisboa celebra a reabertura do campo de basquetebol de 3x3 na Doca de Alcântara. Os espaços no Porto de Lisboa, que foram um lugar histórico de torneios de 3x3 durante o final dos anos 90 e princípio de 2000, voltaram a ganhar nova vida e prometem afirmar-se como um local de eleição para os jogadores de basquetebol de rua.
O espaço situado na Doca do Espanhol recebeu uma intervenção do artista urbano Flix numa iniciativa da Administração do Porto de Lisboa e da Hoopers.

Para Ricardo Medeiros, Administrador do Porto de Lisboa, «este projeto é um dos primeiros passos na nossa visão de tornar esta zona e estes espaços cada vez mais interessantes e próximos das pessoas e das empresas que aqui estão implantadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado e acreditamos que este espaço será muito utilizado pela comunidade local».
 

Porto de Setúbal «participa» no Azores Rallye 2021

O Azores Rallye volta a começar no Porto de Setúbal. Os carros de competição e viaturas de apoio, que incluíram dois helicópteros, foram embarcados no Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal [10 de setembro] no navio ro-ro “Sea Amazon H”, numa operação a cargo da Navipor e que contou com o apoio do Porto de Setúbal.

DE 8 A 10 DE OUTUBRO

Diving Talks: Tróia acolhe elite mundial do mergulho em Outubro

Tróia acolhe o Diving Talks, entre os dias 8 e 10 de Outubro, o maior encontro sobre mergulho alguma vez realizado em Portugal. O evento reúne alguns dos mais reputados praticantes da actualidade a nível internacional. Nomes como Ahmed Gabr – recordista mundial de mergulho em profundidade – Cristina Zenato – especialista no mergulho e hipnotismo de tubarões – ou Jill Heinerth – líder de expedições em icebergs, tubos de lava vulcânica e grutas submersas.

Guia do Património Cultural Subaquático dos Açores

Um dos aspectos que caracteriza o mergulho nos Açores é a sua diversidade, que se estende pelas várias ilhas, permitindo que cada uma delas diversifique a sua oferta e capte mergulhadores por essas características que as distinguem. Falamos, por exemplo, do mergulho com jamantas, com tubarões ou mergulho em navios naufragados. É neste ultimo que surgiu a oportunidade de se realizar o trabalho que aqui se disponibiliza.

Francisco Lufinha vai atravessar o Atlântico sozinho num percurso de 6.700 quilómetros

O ‘kitesurfer’ português Francisco Lufinha vai atravessar o oceano Atlântico em solitário, saindo de Lisboa rumo às Caraíbas, num percurso de 6.700 quilómetros “sem paragens” marcado para novembro.

“Esta aventura é o desafio mais arrojado que eu já desenvolvi até hoje. A ideia consiste em desenvolver um barco à vela que seja reutilizado e adaptado para ser puxado por um ‘kite’, que é a minha especialidade, o kitesurf”, explicou Lufinha em declarações à agência Lusa.

Sines recebe veleiros que recriam viagem do navegador Fernão de Magalhães

Cerca de 20 veleiros portugueses e espanhóis, que integram o Cruzeiro de Verão, da Associação Nacional de Cruzeiros passaram por Sines, nos dias 22 e 23 de julho, no âmbito dos eventos comemorativos dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação à vela realizada pelo navegador Fernão de Magalhães.

MARCO SILVA VENCEU A GRANDE REGATA DO RIA DE AVEIRO WEEKEND

Decorreu mais uma edição da Grande Regata de Barcos Moliceiros da Ria de Aveiro Weekend, organizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro em parceria com a Associação Náutica da Torreira, que ligou a Torreira, no Município da Murtosa, à cidade de Aveiro. Realizou-se também o concurso de painéis, no Cais da Fonte Nova, junto ao Centro Cultural e de Congressos.

500 anos da viagem de Fernão de Magalhães

Porto de Lisboa no arranque das Comemorações

Esta quinta-feira, dia 22 de julho, mais de 30 veleiros escoltados por embarcações da Marinha do Tejo vão partir da Doca de Alcântara para a IV Travessia Lisboa – Andaluzia – Ceuta – Alcoutim. Iniciativa que pode ser apreciada em direto nas margens do Tejo e através da Webcam Tejo Live, no portal do Porto de Lisboa, depois das 8h00.

A IV Travessia insere-se nas Comemorações dos 500 Anos da Primeira Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães, com um programa de três semanas e passagem por vários portos na Andaluzia e norte de África. A iniciativa termina no dia 11 de agosto, em Alcoutim, subindo o Guadiana para festejar a primeira aventura marítima global, iniciada pelo navegador português em 1519 e terminada em 1522, pelo navegador espanhol Juan Sebastian Elcano.

NATAÇÃO | 24 DE JULHO

CNLA organiza Prova de Mar na Baía de Sines

O Clube de Natação do Litoral Alentejano organiza, no dia 24 de julho, a partir das 10h00, a 17.ª Prova de Mar Baía de Sines, integrada no XIV Circuito Nacional de Águas Abertas.
O evento subdivide-se em três provas: duas provas de divulgação para federados e não federados (uma de 400m e outra de 1000m) e a prova oficial de 3000m, para federados da Federação Portuguesa de Natação e da Federação de Triatlo de Portugal.

A prova de mar tem os apoios da Câmara Municipal de Sines, ANALENTEJO, Junta de Freguesia de Sines, APS, Resgate, Clube Náutico de Sines, K38, Delta e Associação de Bombeiros Voluntários de Sines.

Porto de Setúbal apoia V Regata do Sado -2021

A V Regata do Sado -2021, decorre este sábado, 15 de maio, entre as 11h e as 15h, no Estuário do Sado. A prova, destinada a embarcações de recreio à vela, terá lugar entre a Tróia Marina e a Praia da Saúde e é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, Troia Marina e Clube de Vela do Sado.

Pesca lúdica apeada, embarcada e submarina já reabriu

A pesca lúdica, nas modalidades apeada, embarcada e submarina, reabriu no dia 5 de Abril, segundo uma nota divulgada pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Volta a ser permitida a pesca lúdica nas modalidades apeada, embarcada e submarina, uma vez que esta atividade pode ser equiparada a atividade desportiva de baixo risco, devendo sempre ser seguidas as orientações específicas da Direção-Geral da Saúde (DGS)”, lê-se na nota da DGRM.

Regata Troféu Porto de Lisboa 2020 encerra comemorações dos 133 anos da APL

A regata Troféu Porto de Lisboa, promovida pela Administração do Porto de Lisboa e organizada pela Associação Naval de Lisboa, encerrou no domingo as comemorações do 133.º aniversário do Porto de Lisboa.

O Troféu Porto de Lisboa, a maior regata anual de vela de cruzeiro realizada no rio Tejo, contou com 79 inscrições da classe ANC nas suas Divisões A, B, D e E.

Vela contribui para a promoção da Estação Náutica de Ílhavo

A Estação Náutica do Município de Ílhavo permite fornecer a potenciais visitantes e praticantes da náutica de recreio soluções organizadas, integradas e concretas que respondam à totalidade das necessidades técnicas, funcionais e humanas para todas as embarcações que tenham condições para transpor a barra da Ria de Aveiro.

Quer velejar em família? Pode, em Aveiro, nos dias 5 e 9 de Setembro

A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito do programa da Bandeira Azul, está a promover a acção “Velejar para o ambiente salvar…é uma forma de bem-estar!” tendo como base o tema anual do Programa Bandeira Azul “Bem estar é um lugar à beira mar”. Destinada a famílias, a iniciativa irá desenrolar-se nos dias 5 e 19 de Setembro.

EVEREST DO OCEANO

«Se algum dia acontecer o Santo Graal do surf, será na Nazaré», dizem britânicos

"Se algum dia alguém conquistar uma onda de 30,48 metros – o Santo Graal do surf – acontecerá, quase certamente, na Nazaré”, escreve o jornalista do jornal “The Guardian” após entrar no mar da Praia do Norte, com recurso a mota de água para sentir a força do íman do surf.

Desde que Garrett McNamara surfou a maior onda de sempre em Portugal, que a vila piscatória da Nazaré está em destaque em diversos jornais e revistas internacionais. Agora, o “The Guardian” foi à Nazaré perceber como as ondas gigantes da vila se tornaram um íman para a comunidade surfista mundial, dando mais vida à comunidade e à economia local.

EM DESTAQUE NO «THE GUARDIAN»

Marina da Horta permanece importante para as travessias do Atlântico

A marina da Horta está em destaque num artigo publicado no jornal The Guardian. O jornal inglês destaca o porto faialense como sendo o porto que assegura as melhores condições para os veleiros, apesar da acostagem estar agora interdita por causa da pandemia.

COVID-19

Ministério do Mar suspende ensino da náutica de recreio

No âmbito das medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus (COVID-19), o Ministério do Mar adotou um conjunto de medidas no âmbito da náutica de recreio.

Através de despacho, datado de 17 de março de 2020, é suspensa a formação presencial, quer teórica quer prática, ministrada pelas entidades formadoras de navegadores de recreio.

Porto da Figueira da Foz presente no 3.º Encontro Nacional de Remo Feminino

Realizou-se nos dias 7 e 8 de março, na Figueira da Foz, o 3.º Encontro Nacional de Remo Feminino, organizado pela Federação Portuguesa de Remo em parceria com a Naval Remo. O evento contou com a participação de cerca de 30 atletas de mais de 7 clubes nacionais, desde juvenis, juniores, seniores e veteranas.

A APFF esteve presente no jantar de gala através da Presidente do Conselho de Administração, Fátima Lopes Alves, iniciativa onde também estavam representadas as diversas entidades apoiantes do encontro.

Amigos da Ria defendem marca «Ria de Aveiro» nas representações em provas náuticas

O movimento de Amigos a Ria defende que todos os clubes náuticos deveriam participar em provas de vela mantendo a sua identidade mas adicionando uma marca comum que poderia ser a "Ria de Aveiro".

Total: 405
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21