Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A «Náutica nas Escolas» tem um forte impacto social

O programa “Náutica nas Escolas” é importante para a promoção da atividade física; potencia a experimentação de sensações de felicidade e liberdade; melhora a autoestima; potencia a aquisição de hábitos saudáveis; favorece as relações sociais e de amizade; melhora alguns valores e compromissos sociais; possibilita uma maior consciencialização ambiental; melhora o espírito de equipa e o trabalho em equipa; a experimentação de diferentes modalidades desportivas é importante para tomar decisões informadas; e foi decisivo para aumentar o número de crianças que começou a praticar mais frequentemente atividade física. Estes são os principais resultados qualitativos do primeiro estudo realizado sobre o impacto social da “Náutica nas Escolas” e que foram apresentados pelo Surf Clube de Viana (SCV) no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo.

Porto de Aveiro integra Estação Náutica de Ílhavo

No dia 29 de novembro, O Porto de Aveiro assinou o “Protocolo de Colaboração para o Desenvolvimento e Dinamização da Estação Náutica do Município de Ílhavo”, que se desenvolve no âmbito da rede das “Estações Náuticas de Portugal”.

A assinatura do protocolo decorreu no cais Criativo da Costa Nova, e foi assinado por cerca de 40 entidades, púbicas e privadas, nomeadamente a Câmara Municipal de Ílhavo, que lidera o projeto da Estação Náutica do Município de Ílhavo, o Turismo de Portugal, a Universidade de Aveiro, o Centro de Formação For-Mar, o ISCIA e a Câmara de Comércio e Indústria de Aveiro, entre outras.

Porto de Setúbal adere à Estação Náutica de Sesimbra

A APSS -Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, assinou o protocolo de adesão à Estação Náutica de Sesimbra (ENS), com o Município de Sesimbra e um conjunto de outras entidades, com destaque para o Instituto Politécnico de Setúbal, Entidade Regional de Turismo de Lisboa, Clube Naval de Sesimbra, FOR-MA, em cerimónia realizada em Sesimbra, no Auditório Conde Ferreira.

David Weber

Sustentabilidade, tecnologia e arte: a prancha do futuro

Engenheiro de profissão, shaper por paixão, David desenvolveu um método para criar pranchas de surf com materiais reciclados ou recicláveis, promovendo uma maior harmonia com o ambiente.

Lista dos Portos de Abrigo para a Náutica de Recreio

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que foi publicada a Lista dos Portos de Abrigo para a Náutica de Recreio.

“Em cumprimento do estipulado na alínea k) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 93/2018, de 13 de Novembro, informa-se que pode consultar aqui a Lista dos Portos de Abrigo para a Náutica de Recreio, onde uma ER pode encontrar refúgio e as pessoas podem embarcar e desembarcar em segurança”, diz aquela Direcção.

Portugal terá um veleiro candidato a vencer a «The Ocean Race»

Dentro de aproximadamente dois anos, com o mesmo ponto de partida da campanha de 2017-18 (Alicante), mas sem Lisboa como destino da primeira paragem, a The Ocean Race - a Volvo deixa de estar associada ao nome da prova – voltará a ter na sua frota um barco com bandeira portuguesa, mas desta vez as ambições serão mais arrojadas. Após participar na última edição da mais prestigiada e difícil competição internacional de navegação à vela à volta do mundo associando-a à campanha “Turn the Tide on Plastic” das Nações Unidas, a Fundação Mirpuri apresentou, em Cascais, o “Racing for the Planet”, um veleiro VO65 que “promete competir pelo troféu”, “pela sustentabilidade” e pela luta “contra as alterações climáticas”.

Sozinho, num barco, sem nunca parar em terra

Sir Robin, o primeiro marinheiro a fazer a viagem que diziam «impossível»

Robin Knox-Johnston ou Sir Robin como é tratado por aqueles que o conhecem como lenda do mar. Fez 80 anos e desde os 17 que a vida que escolheu é passada mais no mar do que em terra. Vem a Portugal há quase 50 anos e continua a voltar. Pela história, pela navegação e, como aconteceu em setembro deste ano, pelas provas que organiza, como foi a Clipper Race.

Neptune Devotion no Terminal Sul do Porto de Aveiro

A Neptune Devotion montou estaleiro em Aveiro com um negócio altamente especializado: remodela embarcações por dentro e por fora. A empresa garante que é a única especialista na arte do refit de embarcações de recreio até 55 pés em Portugal. Remodela e constrói barcos num estaleiro situado no Terminal Sul do Porto Comercial de Aveiro. Surgiu há dois anos como uma startup industrial focada numa intervenção de alto abaixo, do início ao fim.

Regata Troféu Porto de Lisboa 2019 encerra comemorações dos 132 anos da APL

A regata Troféu Porto de Lisboa, promovida pela Administração do Porto de Lisboa e organizada pela Associação Naval de Lisboa, realiza-se esta sexta-feira, 1 de novembro, encerrando as comemorações do 132º aniversário do Porto de Lisboa.
O Troféu Porto de Lisboa, a maior regata anual de vela de cruzeiro realizada no rio Tejo, tem as inscrições abertas à classe ANC nas suas Divisões A, B, D e E.

Desportos náuticos dão o mote à inclusão na Nazaré

Vela, canoagem, passeios de barco e actividades de recreio náutico foram as diferentes propostas de actividade desportiva disponibilizadas durante a 10.ª edição do ‘Wind in Cap’, que se realizou na marina do porto da Nazaré. Mais de uma centena de pessoas estiveram envolvidas neste evento dedicado à promoção do desporto náutico adaptado, numa organização da Cercina - Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré.

Setúbal recebe regata internacional de veleiros em 2020

Depois do sucesso da Semana do Mar, novo evento será recebido em Setúbal, em Julho de 2020. Setúbal recebe regata internacional de veleiros.

VEJA O VÍDEO

Quase 3 mil pessoas participaram na 6.ª corrida do Porto de Leixões

A 6.ª edição da Corrida do Porto de Leixões, emblemática prova efectuada no interior da área portuária decorreu este domingo, 15 de Setembro, com o tiro de partida a ser dado às 10h00, no Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos.
A prova congregou perto de três mil atletas.

15 DE SETEMBRO

Corrida entre navios e contentores no Porto de Leixões este domingo

A 6.ª edição da Corrida do Porto de Leixões está a chegar! A emblemática prova efectuada no interior da área portuária realiza-se domingo, 15 de Setembro e a grande partida está marcada para as 10h00, no Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos.

EM SETEMBRO

Clipper Race 2019-20 faz a primeira escala em Portimão

A Clipper Race 2019-20 começa em Londres, a 1 de setembro, faz a primeira paragem em Portimão, percorre oito cidades espalhadas pelo globo e 40 mil milhas náuticas e um quase um ano depois termina no ponto de partida. Viagem de circum-navegação envolve frota de 11 equipas. Só o skipper tem experiência.

A 10 DE AGOSTO

6.ª Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo com novo percurso e animação

A Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) é já um marco na atividade desportiva da Câmara Municipal e na programação do Festival do Bacalhau. A sexta edição, agendada para o dia 10 agosto (sábado), com início às 22h15, traz várias novidades: reformulação do percurso, mantendo a distância aproximada de 10.000 metros, e pontos de animação de dois em dois quilómetros.

PORTOS DA MADEIRA

APRAM e Clube Naval do Funchal assinam protocolo de colaboração

A Administração dos Portos da Madeira e o Clube Naval do Funchal assinaram um protocolo de colaboração, no âmbito do projeto Ecotur Azul que tem por objetivo principal a valorização do potencial ecológico e turístico das áreas costeiras e marítimas, seguindo o modelo Odysseia, ao abrigo do Interreg Mac 2014-2020 que junta parceiros da Madeira (CNF), Açores e Canárias.

A 15 DE SETEMBRO

Corrida Porto de Leixões, uma prova emblemática

O Porto de Leixões recebe no dia 15 de setembro de 2019, pelas 10:00 horas, a 6ª edição da Corrida Porto de Leixões, uma organização da Eventsport e APDL, em colaboração com o Centro de Cultura e Desporto da APDL.

Sendo um evento de referência no calendário desportivo da Associação de Atletismo do Porto, já é uma prova emblemática na região do Grande Porto; à semelhança dos anos anteriores, os participantes, sejam profissionais ou amadores, vão poder optar por desafiar a sua resistência dentro da área portuária.

SÁBADO, DIA 27, EM OEIRAS

Regata Marquês de Pombal

A Oeiras Viva E.M. anuncia a realização da III Regata Marquês de Pombal, que terá lugar sábado, 27 de Julho, entre as 14h00 e as 16h00. O evento é organizado pela Âncoras - Associação Náutica Clássicos de Oeiras, em parceria com a Marina de Oeiras – OeirasViva EM e com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

PESCA SUBMARINA

Os Conquistadores dos Mares do Algarve

Sempre considerámos o mar um elemento essencial nas nossas vidas, desde os Descobrimentos Portugueses, até à procura de peixe para o sustento familiar, passando pela diversão dos desportos aquáticos. Por isso não é de estranhar que o Algarve tenha visto nascer duas pessoas que fazem do mar a sua casa e que foram distinguidas por isso: Teresa Duarte e Jody Lot, Campeões Mundiais de Pesca Submarina.

Campeonato de Portugal de Cruzeiros apresentado no Funchal

Foi apresentado no Funchal o Campeonato de Portugal de Cruzeiros ORC 20198, em vela, evento que regressa à Madeira 17 anos depois e conta com um total de 23 embarcações e 250 velejadores.

A Associação Regional de Vela da Madeira em parceira com a Federação Portuguesa de Vela vai organizar um evento nacional para o período de 11 a 14 de Julho, a acontecer no Porto Santo e Madeira.

Total: 383
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20