Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


Maior onda do mundo «inunda» Times Square para promover Portugal

A mítica praça nova-iorquina, Times Square, vai surfar digitalmente a maior onda do mundo durante 15 dias, numa acção promocional do Turismo de Portugal no mercado norte-americano, que representa um investimento de 240 mil euros.

Com 24,38 metros, a onda surfada na Nazaré pelo brasileiro Rodrigo Koxa vai ser projetada em écrans LED, num edifício que tem a mesma dimensão. O objetivo, refere Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, é “não só potenciar as excelentes condições naturais de Portugal para a prática do surf, como partilhar uma cultura que está intrinsecamente associada ao mar e a valores como a preservação da Natureza, desde a era dos Descobrimentos a esta nova vaga de descobridores agora encarnados em surfistas, profissionais e amadores”.

SÁBADO, DIA 23

III Corrida do Porto de Sines aproxima porto e cidade

A 3ª Corrida e Caminhada do Porto de Sines estão marcadas para sábado, dia 23 de junho, às 09h30 na Av. Vasco da Gama, em Sines.
Existem duas provas diferentes que envolvem uma Caminhada de 5 km e a Corrida com 10 km, com percursos desafiantes e diferenciados.

A correr ou a caminhar, o objectivo é percorrer as vias internas do porto e da parte histórica da cidade, desfrutando de um ponto de vista diferente do habitualmente percorrido e conhecido das pessoas.

Porto de Setúbal presente na FINA/HOSA 2018

O Porto de Setúbal marcou presença num dos mais importantes eventos desportivos da cidade e de dimensão internacional, a prova de natação “Setúbal Bay” [9 de junho], etapa portuguesa do calendário da “FINA HOSA 10Km Marathon Swiming World Series” 2018. A realização deste evento nas águas do Sado é um momento privilegiado para a promoção da cidade e do porto, “ligados” pela mundialmente famosa Baía de Setúbal.

VELA DE CRUZEIRO

«Porto de Aveiro» inicia época com vitória no rio Douro

O ponto alto da oitava edição da Regata do Infante foi a entrada no rio Douro, onde as embarcações navegaram até à zona ribeirinha do Porto e de Gaia para terminar a prova da manhã. Na competição da tar de manteve-se o vento fraco, numa regata que terminou no porto de Leixões.
O barco patrocinado pelo Porto de Aveiro, comandado pelo “skipper” Delmar Conde e restante tripulação composta por José Oliveira, Filipe Neto, Pedro Patrício, Christopher Bernardo, António Oliveira e Diogo Fernandes, venceu em tempo real, conquistando mais um troféu nesta prova que se realiza anualmente.

VOLVO OCEAN RACE

Quando os barcos partem um português é sempre o último a sair

Diogo Diniz, da GAC Pindar, empresa logística que acompanha a regata de circum-navegação, é sempre o primeiro a chegar e o último a sair em cada uma das paragens da prova. Tem nas mãos 160 contentores que dão a volta ao mundo, por mar. Pelo ar, é responsável por levar os bens pessoais dos velejadores ou velas. A operação efectuada no Brasil garante que tudo chegue a tempo a Cardiff, no País de Gales.

VOLVO OCEAN RACE

Olhar para os oceanos por causa da praia de infância

Retirar uma mensagem de sustentabilidade a partir da poluição de uma garrafa de plástico. Turn the Tide on The Plastic e Fundação Mirpuri querem sensibilizar para a poluição nos oceanos enquanto competem na Volvo Ocean Race, uma regata que se junta no alerta. Pescam plástico nos portos e marinas e avisam para os problemas do plástico na saúde humana.

Piloto Frederico Rezende pretende ligar Açores e Madeira em mota de água

O piloto Frederico Rezende anunciou que pretende realizar a travessia entre os Açores e a Madeira em mota de água, no âmbito das comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira e do Porto Santo.
A iniciativa está prevista para 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com saída de Ponta Delgada, nos Açores, e término no Funchal, ilha da Madeira, e será a maior feita pelo piloto.
 

Porto de Setúbal embarca carros do Azores Airlines Rallye 2018

Os carros de competição participantes no Azores Airlines Rallye 2018 foram embarcados no Porto de Setúbal [15 de março], através do Terminal da Tersado (Zona 1), tendo as viaturas e material de apoio seguido para Ponta Delgada no navio ro-ro “Sea Amazon”, agenciado pela L. Branco – Navegação e Trânsitos, Lda. Apesar da logística complexa e pesada, o apoio, disponibilidade e capacidade do Porto de Setúbal garantiram o envio do material numa só viagem.

ESTE SÁBADO

Clube Náutico de Almada promove a Regata de Fim de Inverno

O Clube Náutico de Almada realiza este sábado, dia 24, a Regata Fim de Inverno, a qual também integra o calendário de provas da Regata South Bay Tejo Sailling.
O CNA, fundado em 1975, tem por objetivo o desenvolvimento das atividades náuticas em geral, com especial dedicação à Vela e à Canoagem.

Doca do Clube Naval Setubalense limpa rampa operacional para embarcações

O Porto de Setúbal realizou uma intervenção na Doca do Clube Naval Setubalense (CNS), com remoção das areias que haviam assoreado aquela área e que limitava fortemente o normal movimento de embarcações de recreio, repondo assim as condições operacionais da rampa e de entrada na doca.

ACTIVIDADES NÁUTICAS INCLUÍDAS

VIANA DO CASTELO RECEBE O EURO’MEET 2019

A próxima edição do Sports & Nature Euro’Meet, um dos maiores eventos de desporto outdoor da Europa, acontece na cidade de Viana do Castelo, de 24 a 26 de setembro de 2019, após ter tido por palco países como a França, em 2011, a Eslováquia, em 2013, e a Irlanda do Norte em 2015.

A quinta edição deste Euro’Meet trará à cidade cerca de 500 participantes, unidos sob uma mesma bandeira: a de promover e tangibilizar o acesso aos desportos de ar livre.

ERICEIRA

Reserva Mundial de Surf

A Ericeira tornou-se Reserva Mundial de Surf a 14 de outubro de 2011, após consagração pela organização internacional Save the Waves Coalition. Foi apenas a 2.ª Reserva distinguida a nível global, permanecendo a única da Europa até hoje.

Porto de Setúbal recebe veleiro Team Vestas Wind para a Volvo Ocean Race

O Porto de Setúbal recebeu o veleiro Team Vestas Wind, no dia 26 de Maio, na parte final de um contrarrelógio para a embarcação retomar a Volvo Ocean Race, cuja oitava etapa partirá de Lisboa. O veleiro chegou ao Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à Tersado, a bordo do Ro-Ro “Gran Bretagna”, agenciado pela Grimaldi Portugal. Daqui segue por camião para Lisboa.

Pontão do Remo - Doca de Santo Amaro

Em janeiro de 2007, a APL, SA, instalou um equipamento na Doca de Santo Amaro para que os clubes de Lisboa pudessem usufruir da prática de Remo, sem quaisquer encargos para os mesmos, potenciando desta forma o desenvolvimento daquela modalidade.

APL incentiva a participação em regatas no estuário do Tejo

A Administração do Porto de Lisboa tem demonstrado o seu empenho em prol do incremento da atividade da náutica de recreio no estuário do Tejo. Uma das formas de apoio e incentivo promovidos são os descontos de regata concedidos todos os anos, beneficiando as embarcações de recreio que integram e completam 16 ou mais regatas constantes no calendário da Associação Regional de Vela do Centro.

Regata Troféu Porto de Lisboa e Passeios no Rio Tejo

A Administração do Porto de Lisboa promove, este sábado, 1 de Novembro, a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, uma iniciativa que promete dinamizar o Estuário do Tejo, confirmando-se há vários anos como uma das provas mais concorridas da capital. O evento enquadra-se no âmbito das Comemorações do Dia do Porto de Lisboa (31 de outubro), e é organizado pela Associação Naval de Lisboa – com o apoio da APL –, tendo já um historial de mais de três décadas.

Porto de Setúbal apoia VII Campeonato do Mundo de Pesca

O Porto de Setúbal apoia o VII Campeonato do Mundo de Pesca Embarcada de Alto Mar (VII World Championship Boat Angling Clubs), que decorre de 27 de outubro a 1 de novembro, organizado pela FPPAM - Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar, com a participação de clubes de Espanha, Suíça, Luxemburgo, Itália, França e Bélgica, para além de Portugal, totalizando cerca de 150 atletas, com três clubes a representarem a região de Setúbal: Botafogo Futebol Clube; Clube Naval de Sesimbra; Grupo Desportivo “Os Amarelos”.

A 1 DE NOVEMBRO

APL promove Regata Troféu Porto de Lisboa

A 1 de Novembro a APL- Administração do Porto de Lisboa, SA, promove uma vez mais a “Regata do Porto de Lisboa”, uma das mais concorridas provas náuticas da capital, inserida nas comemorações do “Dia do Porto de Lisboa 2014” que volta a encher de cor o Estuário do Tejo.

«LORIENT HORTA SOLO» 2014

Organização e direcção de prova «neutralizam» a 1.ª etapa

A comissão da regata de vela off-shore «Lorient Horta Solo», que largou na tarde do último sábado, 6 de setembro, daquela cidade gaulesa (a saída da frota acabou, na altura, por ser retardada para as 15:16 horas, do fuso dos Açores, por falta de vento…), decidiu ao final da noite de segunda-feira ‘neutralizar’ a primeira etapa da competição, devido as condições meteorológicas “muito instáveis” na rota entre França e o arquipélago português.

O veleiro mais rápido do mundo nos Açores

O mais rápido veleiro do mundo – e simultaneamente o maior trimaran existente –, “Spindrift 2”, encontra-se na Marina da Horta, de onde deve partir esta quarta-feira com o skipper Yann Guichard em navegação solitária rumo a França, no âmbito da sua qualificação para a próxima edição da ‘Rota do Rum’.

Total: 319
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16