Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Mystic Invest de Mário Ferreira participa na 7.ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

A 7ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio realiza-se no dia 20 de outubro, no Parque das Nações em Lisboa. Este evento – líder em Portugal e Espanha, na promoção de emprego em cruzeiros, iates, ferries e carga – tem como objetivo promover o trabalho em navios e transmitir informação sobre carreiras marítimas. Para o efeito, conta com a presença de várias companhias de navios e de organizações de ensino e formação marítima, provenientes de vários países.

O evento contará com a participação da Mystic Invest (MIH), holding fundada pelo empresário Mário Ferreira e detentora de várias marcas de cruzeiros fluviais e de expedição, que operam nos principais rios mundiais e nos principais roteiros oceânicos.

Porto de Leixões recebeu dois navios de cruzeiro no Dia Mundial do Turismo

O Porto de Leixões recebeu dois navios de cruzeiro no Dia Mundial do Turismo.
O Terminal de Cruzeiros acolheu o MSC POESIA da MSC Cruises que navega com 2.050 passageiros a bordo.
Encontra-se numa viagem de 13 dias de Copenhaga a Barcelona visitando Rostock, Zeebrugge, Ferrol, Leixões, Lisboa, Cádis, Málaga, Alicante e Palma de Maiorca.

Norwegian Prima: com a Europa à proa na nova prima-dona dos mares

Pertence a uma nova classe de navios e vem cheio de experiências “exclusivas”: da pista de karting em três níveis a uma espécie de “queda-livre” por dez conveses. Mas há também atracções mais subtis, a apontar discretamente para um potencial futuro da indústria. O "Público" de Reiquiavique a Amesterdão, entre convidados, depois de um baptismo-concerto da madrinha-cantora Katy Perry.

A 8 de Outubro, no Porto de Leixões

Novo navio de luxo construído em Viana vai estar aberto ao público

O quarto navio de expedição oceânica, encomendado pelo empresário Mário Ferreira e construído pelos estaleiros de Viana do Castelo vai estar pronto no final deste mês. Antes de se fazer ao mar, a embarcação vai estar aberta para visitas no dia 8 de outubro, sábado, no Porto de Leixões, em Matosinhos.

O anúncio foi feito pelo empresário português, que explica que decidiu mostrar o World Traveller ao público devido aos inúmeros pedidos de “portugueses que gostariam de conhecer um destes belos navios construídos por mãos portuguesas”.

Record de escalas de navios de cruzeiro superado este domingo

A crescente atractividade que os portos açorianos têm granjeado junto dos principais armadores/operadores de cruzeiros da actualidade, tem-se traduzido, nos últimos anos, em resultados assinaláveis, consolidando a imagem da Região como um destino de eleição, referência nas principais rotas atlânticas da actualidade.

Na última década, esta indústria registou significativos crescimentos, nomeadamente o ultrapassar da barreira das 100 escalas e dos 100 mil passageiros, em 2012, ou em 2017, quando foram registados um novo máximo de escalas, com 152 visitas. No ano seguinte, mais um record, desta feita com164 mil passageiros a visitar os Açores a bordo de navios de cruzeiros.

«Hanseatic Spirit» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros recebeu esta quinta-feira mais uma visita do HANSEATIC SPIRIT em operação ‘turnaround’.
Encontra-se numa viagem de 13 dias de Reiquiavique a Leixões, com cerca de 200 passageiros a bordo que durante a manhã desembarcaram no Terminal de Cruzeiros.
Deste itinerário fizeram parte Heimaey (Islândia), Stornoway, Staffa e Iona (Escócia), Ilha de Man e Liverpool e Tresco (Reino Unido), Dublin (Irlanda), Belle Isle e Ile d’Yeu (França) e ainda Bilbao (Espanha).
 

FROTA DA MSC CRUZEIROS OBTÉM A CERTIFICAÇÃO ISO 21070:2017 PARA A PROTECÇÃO AMBIENTAL MARINHA

A MSC Cruzeiros anunciou que toda a sua frota obteve a certificação ISO 21070:2017 para a protecção ambiental marinha. Esta certificação especifica os procedimentos para a gestão de resíduos a bordo, incluindo a recolha, separação, marcação, tratamento e armazenamento.
Também descreve a interface navio-terra e a entrega de resíduos do navio às instalações de receção portuária. Todos os futuros navios construídos para a MSC Cruzeiros receberão esta certificação assim que começarem a navegar.

«Anthem of the Seas», um gigante repetente no Funchal

O "Anthem of the Seas" esteve no Funchal com 3811 passageiros e 1485 tripulantes a bordo. Veio de Santa Cruz de Tenerife e partiu rumo a La Coruña, na sua pelos portos da rota atlântica.
Este gigante de 168 mil toneladas, que é um verdadeiro "Hino dos Mares", regressa à Madeira já no dia 1 de outubro.

«THE WORLD» e «CELEBRITY APEX» no Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu no fim de semana a visita do navio de cruzeiro THE WORLD e a escala inaugural do CELEBRITY APEX.

O THE WORLD chegou à Estação de Passageiros em Leça da Palmeira a 16 de setembro e saíu no domingo, dia 18 de setembro. A bordo viajavam 140 passageiros de várias nacionalidades. Durante estes 3 dias em Leixões, cerca de 50 passageiros desembarcaram do navio, terminando aqui a sua viagem e outros tantos embarcaram em Leixões para se juntarem a este fantástico e luxuoso cruzeiro.

MSC Magnifica fará 6 Cruzeiros desde o Funchal com Tudo-Incluído a bordo

Entre Setembro e Novembro de 2022, a MSC Cruzeiros dará aos passageiros portugueses a possibilidade de embarcar e/ou desembarcar no Funchal para seis itinerários com tudo incluído a bordo do MSC Magnifica, numas férias pelo Mediterrâneo Ocidental.

A bordo do MSC Magnifica será possível realizar dois cruzeiros de 11 noites com partidas da capital da Madeira, a 22 de Setembro e 3 de Outubro com escalas em Málaga, Marselha, Génova, Barcelona, Casablanca e Santa Cruz de Tenerife antes do regresso novamente ao Funchal.

MSC SEASCAPE CONCLUIU COM SUCESSO OS TESTES MARÍTIMOS

O MSC Seascape completou com sucesso os seus primeiros testes intensivos de sistemas no mar durante um ensaio de vários dias que decorreu entre 17 e 20 de Agosto. Este será o quarto navio da classe Seaside e o segundo navio Seaside EVO construído pela Fincantieri em Itália, um dos maiores grupos de construção naval do mundo.

Os navios Seaside EVO são uma evolução da inovadora e popular classe Seaside com características de design, espaços públicos e experiências emocionantes para os passageiros. O navio MSC Seascape presta homenagem à beleza do oceano com uma série de características de design inovadoras para permitir que os passageiros desfrutem de novos horizontes no mar.
 

TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES RECEBEU O CELEBRITY APEX

O CELEBRITY APEX chegou este sábado ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, com cerca de 2.700 passageiros a bordo, sobretudo Norte Americanos, que se encontram numa viagem de 12 dias de Amesterdão a Civitavecchia (Roma).
Deste itinerário fazem parte os portos de La Rochelle, Bilbau, Corunha, Lisboa, Cádis, Gibraltar e Cartagena.

Para assinalar a escala inaugural foi realizada a habitual cerimónia de troca de placas entre a APDL e o Comandante do navio, com a presença do Agente de Navegação (Universal Marítima), SEF e Alfândega de Leixões.

Portos dos Açores, SA na Seatrade Cruise Med Málaga 2022

A Portos dos Açores, S.A. esteve representada na Seatrade Cruise Med, um dos maiores certames de cruzeiros europeus, que se realizou entre 14 e 15 de setembro, no Palacio de Ferias y Congresos de Málaga, em Espanha. A delegação açoriana presente neste evento foi constituída por dois elementos do Conselho de Administração desta empresa pública, o Comandante Rui Terra e a Doutora Maria Sousa Lima.

Portos da Madeira com campanha de promoção internacional

A campanha de marketing digital agora lançada visa promover a Madeira como destino de excelência para cruzeiros, coincidindo com o mês em que a Seatrade Cruise Med reúne em Málaga, Espanha, os maiores especialistas e decisores da indústria mundial de cruzeiros.

PONTA DELGADA

Enchanted Princess trouxe 2.324 passageiros e 1.308 tripulantes

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu no sábado a escala do Enchanted Princess, um dos mais recentes navios de cruzeiros da conceituada operadora norte-americana Princess Cruises, que esteve em Ponta Delgada a 16 de Abril, aquando da sua escala inaugural.

Esta paragem faz parte de um cruzeiro transatlântico de 15 noites, iniciado em Shoutampton, no dia 2, e que contempla, para além de Ponta Delgada, escalas em Bergen, na Noruega, Belfast, na Irlanda do Norte, Cork, na República da Irlanda, e Boston, antes da sua chegada a New York no próximo dia 17, onde terminará este itinerário.

ESCALA INAUGURAL

Navio de cruzeiros «Insignia» em Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu no domingo a escala inaugural do INSIGNIA, um dos navios da companhia norte americana Oceania Cruises.
Esta escala em Ponta Delgada está inserida num cruzeiro de 46 noites iniciado no dia 26 de Julho em New York e que levou o paquete a visitar diversos portos na Costa Leste dos Estados Unidos, Gronelândia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Estónia, Alemanha, Bélgica, Espanha e igualmente os portos de Leixões, Lisboa e Funchal antes do seu regresso no dia 10 de Setembro a New York.

Passageiros desembarcados nos portos dos Açores em julho aumentam 30%

Em Julho, desembarcaram nos Açores 82.008 passageiros provenientes de transportes marítimos, o que representa um crescimento de 30% face aos números verificados no mesmo mês em 2021 (63.098), de acordo com os dados disponibilizados na página da Internet do SREA, consultados pela Lusa.

MADEIRA

Agosto trouxe 20.500 pessoas a bom porto

Madeira e Canárias atravessam desde Junho a designada época baixa dos navios de cruzeiro no corredor do Atlântico. São meses marcados tradicionalmente por poucas reservas de cais, mas a verdade é que chegaram a bom porto, neste mês de Agosto, cerca de 20.500 pessoas, entre passageiros e tripulantes, nas oito escalas entretanto verificadas.

Naturalmente satisfeita, a Presidente da APRAM, Paula Cabaço, faz um balanço "muito positivo" deste mês para os Portos da Madeira, destacando inclusivamente uma escala em Porto Santo, "o que também foi inédito se tivermos em conta os últimos 10 anos". Aliás, na última década apenas o ano de 2015 se aproxima dos indicadores agora alcançados, com sete escalas.

Cruzeiros registam crescimento de 15% na Madeira

O sector dos navios de cruzeiros teve um crescimento de 15% na Madeira, no primeiro semestre, quando comparado com o período de pré-pandemia, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

O crescimento verificou-se nos navios atracados nos portos da região, que chegaram aos 175, mais 24 quando comparado com o período de pré-pandemia.

COM EMBARQUE EM LISBOA

Navio de Cruzeiro português fará Volta ao Mundo de 183 dias

O navio de cruzeiro português Vasco da Gama, pertencente à Mystic Cruises e ao serviço da alemã Nicko Cruises, está a preparar-se para uma épica jornada de 6 meses ao redor do mundo.

Entre 10 de Outubro de 2023 e 8 de Abril de 2024 o Vasco da Gama partirá de Lisboa para 183 dias por destinos maravilhosos em África, Madagascar, Maurícias, Seychelles e Maldivas. O navio continuará por grandes metrópoles e praias paradisíacas do Sudeste Asiático para, depois, cruzar o equador para a diversidade da Austrália, incluindo a Grande Barreira de Corais, e Nova Zelândia, antes de seguir para os mares do Sul e América Central em direção às Caraíbas. Por fim, o Vasco da Gama atravessa o Oceano Atlântico com paragens em Cabo Verde, Madeira e Canárias, de regresso ao velho continente. A viagem de uma vida terminará onde começou: em Lisboa.

Total: 1463