Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Cruzeiro da Hapag-Lloyd passa pela Madeira para ver o fim-de-ano

O maior e mais novo navio da Hapag-Lloyd, tradicional companhia de cruzeiros de luxo da Alemanha, o Europa 2 vai passar pela Madeira no final do ano, para assistir ao espetáculo pirotécnico, embora sem fundear.

O navio está no mar desde Agosto. Vai sair de Tenerife a 23 de dezembro, regressando a 4 de janeiro, e proporcionando aos passageiros um natal e um fim-de-ano diferente e a bordo.

Porto do Funchal recebe escala técnica do «Disney Wonder»

O Porto do Funchal recebe esta quarta-feira, 18 de Novembro, mais um navio de cruzeiro, o segundo em oito meses e desde que reabriu há menos de um mês. Será o 'Disney Wonder', que vem em escala técnica (abastecimento) antes de atravessar o Oceano Atlântico, rumo à Florida.

Com 300 metros de comprimento, 32 metros de boca e 84 mil toneladas de arqueação bruta, capacidade para transportar 2.400 passageiros, servidos por até 945 tripulantes, o 'Disney Wonder' fez a sua viagem inaugural a 15 de Agosto de 1999 e nunca visitou a Madeira.

Via Navegável do Douro com menos 78% de passageiros em 2020

A Via Navegável do Douro (VND) recebeu 225.893 passageiros entre janeiro e outubro, uma quebra de 78% face ao mesmo período de 2019, segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Depois de anos sucessivos de crescimento, o turismo fluvial no Douro sofreu um "duro golpe" por causa da pandemia de covid-19. As embarcações turísticas estiveram paradas entre março e junho/julho e, neste momento, são poucos os operadores que ainda mantêm a atividade.

Este é o primeiro cruzeiro com um laboratório de testes à Covid-19 a bordo

Os cruzeiros foram dos primeiros a sofrer com as consequências da pandemia. No início de 2020, muitos deles ficaram mesmo parados e com entraves para atracar por causa dos casos de infeção de Covid-19 no interior. A Viking Cruises quer conseguir retomar as viagens em segurança e, para isso, vai ter a bordo um laboratório de testes.

O Viking Star será o primeiro cruzeiro do género a ter uma capacidade de testagem em grande escala. Serão recolhidas amostras de saliva através da técnica PCR, que deteta se as pessoas estão, ou não, infetadas com o novo coronavírus. O cruzeiro tem capacidade para 930 passageiros.

EUA retiram proibição para cruzeiros e anuncia retorno em fases

A Cruise Lines International Association (Clia), que representa 95% da capacidade de cruzeiros marítimos em todo o mundo, respondeu ao anúncio do CDC – Centro para o Controle e Prevenção de Doenças, que decidiu não renovar a proibição de navegação em vigor desde março e substitui-la por uma nova ordem de navegação condicional. Pela nova ordem, o governo americano vai iniciar testes e a liberação dos cruzeiros em fases, para garantir que os riscos de transmissão de covid-19 sejam os menores possíveis, que os passageiros e tripulantes sejam testados e que todos os cuidados sejam tomados para proteger a saúde pública.

Porto de Lisboa elabora Protocolo de Segurança e Higiene para retomar cruzeiros

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, a propósito do prémio Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, que foi atribuído à infraestrutura nos World Travel Awrds 2020 (WTA 2020), o Porto de Lisboa revela que está a elaborar um “Protocolo de Segurança e Higiene para que sejam asseguradas todas as condições, assim que for necessário, para retomar a operacionalidade integral do Porto de Lisboa em condições máximas de segurança”.

Este protocolo, garante o Porto de Lisboa no mesmo comunicado, “funcionará em plena articulação com os protocolos das companhias e de todas as entidades que intervêm na operação do navio”.

Madeira quer voltar a integrar rota dos portos das Canárias

O Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira já contactou formalmente o seu homólogo no Governo de Canárias, no sentido de o sensibilizar para a integração da Região na rota dos portos das Canárias, tal como vinha a acontecer desde meados dos anos 90, quando foi criada a marca "Cruises in the Atlantic Islands".
Pedro Calado não tem dúvidas de que "esta será a melhor forma de diversificar e valorizar o itinerário das companhias e assim, estimular a procura, com beneficios para ambas as regiões, que trabalham juntas neste sector há vários anos".

Construídos em Viana, primeiros navios de cruzeiro 100% portugueses chegam a Lisboa

Dois dos navios de cruzeiro da Mystic Cruises, construídos em Viana do Castelo, chegaram esta quarta-feira a Lisboa. O World Explorer e o World Voyager navegaram para a capital com o objetivo de libertar espaço nos estaleiros da West Sea, na cidade minhota, para que se possa dar início aos trabalhos de conclusão do terceiro e quarto paquetes da mesma frota.

Interdição aos navios de cruzeiro prolongada até dia 14

O desembarque de passageiros nos portos nacionais e as licenças para terra de passageiros e tripulações de navios de cruzeiro vão continuar proibidos até às 23.59 horas de 14 de novembro, segundo um despacho do Governo.

Esta interdição, que se deve à pandemia de covid-19, está em vigor desde 14 de maio e tem sido sucessivamente prorrogada pelo Governo.

Porto de Lisboa eleito pela sexta vez melhor porto de cruzeiros da Europa

O Porto de Lisboa acaba de conquistar pela sexta vez, e pelo quinto ano consecutivo, o prémio de Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, naquele que foi o Europe Winners Day 2020 dos World Travel Awards Europa, que decorreu virtualmente hoje, dia 2 de novembro de 2020, em substituição da habitual Cerimónia de Gala na Europa.
 

APDL estuda terminal de cruzeiros no Douro

Construir um terminal para cruzeiros fluviais no Douro e reduzir a pegada ecológica no Porto de Leixões, apostando na ferrovia e na descarbonização da atividade portuária. Estes são alguns dos investimentos que a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo tem em carteira para futuro.

Conheça o novo «Enchanted Princess»

Idílico talvez seja o melhor adjectivo para caraterizar o Enchanted Princess, navio que pode muito bem ser descrito como “um dos novos colossos dos mares”. O navio da Princess tem capacidade para 3660 passageiros e 1346 tripulantes.

O Enchanted Princess é o 5º navio da Classe Royal, depois do Royal Princess, Regal Princess, Majestic Princess e Sky Princess.

FUNCHAL

«SeaDream I», o primeiro cruzeiro na reabertura do porto

O transatlântico "SeaDream I" é o primeiro navio de cruzeiros a acostar no Porto do Funchal, após sete meses de encerramento do porto, devido à prevenção e combate à COVID-19.
O navio trouxe 96 pessoas a bordo, sendo 31 passageiros e 65 tripulantes.

ESTE SÁBADO

«SeaDream 1» estreia testes rápidos na Madeira

Vão ser usados, pela primeira vez na Região, os testes rápidos à Covid-19, para a chegada do navio de cruzeiros SeaDream 1, que atraca este sábado no Porto do Funchal. Os testes foram encomendados pela companhia de cruzeiros e serão administrados por uma empresa particular de saúde na Região.

O navio chega às oito horas da manhã e parte às 14h. Os passageiros que quiserem sair têm de fazer este teste rápido e só depois de um resultado negativo podem integrar uma excursão que os leva a vários pontos turísticos da ilha.

Mário Ferreira compra navio Vasco da Gama em leilão no Reino Unido

A Mystic Cruises, a empresa de cruzeiros da sua MysticInvest Holding, comprou em leilão o navio de cruzeiros Vasco da Gama, que tem capacidade para cerca de mil passageiros e 550 tripulantes e que pertencia à falida empresa Cruise & Maritime Voyages (CMV).

Açores mantêm isenção de taxas em espaços dos domínios portuário para empresas marítimo-turísticas

O Governo Regional dos Açores decidiu manter a isenção do pagamento da tarifa de utilização e posto de acostagem para as empresas que exercem a actividade marítimo-turística.

A resolução aprovada em Conselho do Governo mantém ainda, para estas empresas e para as que possuam estabelecimentos comerciais na área da restauração, lazer e comércio a retalho, com exclusão das empresas com escritórios de apoio à actividade portuária, a isenção do pagamento das tarifas de ocupação de terraplenos, terrenos e edificações e de colocação de publicidade e ocupação de espaços nas áreas dos terminais marítimos de passageiros e do empreendimento Portas do Mar.

Portos da Madeira reabrem aos cruzeiros

O Conselho do Governo Regional da Madeira decidiu autorizar a acostagem e fundeadouro de navios de cruzeiro nos portos da região, embora persistam alguns condicionalismos, devido ao controle da COVID-19.
A Resolução 772/2020, aprovada no Conselho de governo de dia 15 e publicada esta sexta-feira no JORAM, determina que os embarques, desembarques e vinda a terra de passageiros e tripulantes serão analisados caso a caso e estarão condicionados ao parecer da Autoridade de Saúde e às condições por esta definida.

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, SA, Paula Cabaço, considera que "estão assim criadas condições para a escala do Seadream I, prevista para o próximo dia 24 deste mês, um navio pequeno, com 100 passageiros que esteve a operar durante todo o verão."

ESTA SEXTA-FEIRA

Escala técnica do DISNEY WONDER em Ponta Delgada

Esta sexta-feira o Terminal das Portas do Mar volta a receber uma escala técnica para abastecimento, protagonizada, desta feita, pelo navio de cruzeiros Disney Wonder. Será a primeira vez que escala o recente empreendimento portuário, mas em julho de 1999 já tinha visitado Ponta Delgada, aquando da viagem de entrega ao armador.

16 PAÍSES E 29 PORTOS DE ESCALA, ENTRE OS QUAIS LISBOA

Queen Mary 2 prepara Volta ao Mundo para 2022

O icónico Queen Mary 2 sairá de Southampton a 10 de Janeiro de 2022 para uma jornada de 104 dias, 29 portoes de escala, 33 locais Patrimónios da Humanidade e várias noites em porto como em Haifa, Dubai, Hong Kong, Sydney e Singapura. A viagem contempla ainda a passagem pelo Canal do Suez no caminho para o Oriente.

HOLLAND AMERICA LINE

Cinco Navios Vão Explorar a Europa em 2021

Da Gronelândia à Grécia e da Islândia a Israel, cinco navios da Holland America Line estão prontos para explorar o caleidoscópio cultural da
Europa em 2021. A colecção de navios da companhia deste lado do lago inclui o novo Rotterdam, que deve estrear no auge da temporada de Verão na Europa.
 

Total: 1233