Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.


EM 2018

Record de camas em navios de cruzeiro

Este será o ano com mais entregas de navios de cruzeiro ao mercado desde 2001, quando foram disponibilizadas 17 embarcações e 25.052 novas camas, refere o Relatório Anual 2018-2019 do Cruise Industry News. Em 2018, serão entregues 16 navios, o segundo maior número de sempre, e disponibilizadas 34.352 camas, que constitui um novo recorde, superando o anterior (28.676), de 2010.

AÇORES

Porto da Praia vai ser melhorado

As obras para melhorar a operacionalidade e a segurança no Porto da Praia da Vitória, nos Açores, investimento global superior a 300 mil euros, deverão arrancar dentro de dois a três meses, garante fonte da Portos dos Açores.

ESTE DOMINGO

«AIDAblu» no Porto de Lisboa

A escala em Lisboa do AIDAblu no dia 14 faz parte de uma viagem de 11 noites que tem Tenerife como homeport e La Gomera, St Cruz de la Palma, Funchal, Lisboa, Cadiz, Puerto del Rosario e Gran Canaria como portos de escala. Depois de ter passado a Noite de Fim de Ano em Lisboa, esta será a primeira de sete escalas do AIDAblu previstas ao Porto de Lisboa durante o ano de 2018.

A 19 E 20 DE JANEIRO

DouroAzul recruta 100 trabalhadores

A DouroAzul, empresa de cruzeiros fluviais, realiza um evento de recrutamento de 100 colaboradores para a época 2018, que decorrerá entre os dias 19 e 20 de janeiro. Durante essas datas, a empresa irá abrir as portas de um dos seus navios-hotel para receber candidatos.

Açores na rota de World Cruise

Ponta Delgada e Horta são as cidades açorianas que vão receber a escala do navio de cruzeiros Black Watch, situação que resulta de um world cruise de 109 dias que aquele navio está a protagonizar.
O cruzeiro designado Wonders of the World tem previsto visitar cinco continentes e cerca de quarenta cidades.

APRAM estima receber 545 mil passageiros nos portos do Funchal e Porto Santo

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) estima receber, até ao final deste ano, 545 mil passageiros, num total de 291 escalas no porto do Funchal e 10 no Porto Santo.
O Porto do Funchal recebeu, em 2017, um total de 532.670 passageiros, num total de 286 escalas, o que representa, segundo os dados da APRAM, uma variação positiva de 2,95% comparativamente ao ano anterior.

EM 2018

Mais de uma centena de cruzeiros vão escalar os Açores

Depois de um ano de 2017 em que os Açores tiveram um interessante número de escalas, o ano de 2018 também deverá trazer mais de uma centena de escalas ao arquipélago.
Assim, no corrente mês de Janeiro registar-se-ão 8 escalas de navios de cruzeiro, sendo 5 em Ponta Delgada, 2 na cidade da Horta e 1 na Praia da Vitória.

Veja passar os navios e vá em cantigas

É que pode ser incrível. Em 2018, com o novo terminal, o número de cruzeiros a chegar e partir de Lisboa promete um salto enorme. Maria Ramos Silva sobe a bordo das próximas 52 semanas, onde todos os caminhos vão dar à final da Eurovisão.

Arcadia inaugura temporada de cruzeiros de 2018 nos Açores

Esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, o navio de cruzeiros Arcadia, da conhecida operadora P&O Cruises, realiza a primeira escala prevista para este ano nos Açores. Integra-se no final de um cruzeiro de 24 noites às Caraíbas, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de visitar afamadas ilhas daquela região como Antigua & Barbuda, Guadeloupe, St. Lucia ou Barbados.

Lisboa recebeu 33 navios em Novembro

O mês de novembro mostrou-se positivo para a chegada de cruzeiros a Lisboa. Segundo a administração do Porto de Lisboa, durante este período chegaram 33 navios, o que representa uma progressão de 6,5% face a 2016.

Director geral da MSC Cruzeiros: «Vamos voltar aos cruzeiros no Funchal ao fim de três anos»

Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros Portugal, explica ao Económico como a empresa multinacional vai voltar a apostar na capital madeirense como destino dos navios de cruzeiro da companhia.

91 mil passageiros de navios cruzeiro em trânsito nos Açores

Nos primeiros dez meses do ano 91 mil passageiros de navios cruzeiro em trânsito nos Açores. Dos 75 navios de cruzeiro que passaram entre Janeiro e Outubro deste ano nos portos dos Açores, desembarcaram 727 passageiros, embarcaram 738 e 91.084 estiveram em trânsito.

MADEIRA

Dez navios de cruzeiros e 20 mil passageiros no réveillon

Dez navios de cruzeiros com cerca de 20 mil passageiros vão atracar no porto do Funchal para assistirem ao tradicional festival pirotécnico da Passagem do Ano, informou hoje a administração dos portos da Madeira (APRAM).

As escalas previstas para os dias 30 e 31 de dezembro compreendem 10 navios que escolheram a região para assistir ao espetáculo de fogo-de-artifício que todos os anos celebra a chegada do novo ano, no qual o Governo regional investe 976 mil euros em oito minutos de fogo disparado de 37 postos e que envolve 131.873 disparos.

CLIA espera 27,2 milhões de passageiros de cruzeiros em 2018

Em 2018, são esperados 27,2 milhões de passageiros na indústria de cruzeiros, uma subida face à estimativa de 25,8 milhões de passageiros para este ano, revela um relatório da Cruise Lines International Association (CLIA). Também em 2018, deverão entrar ao serviço 27 novos navios de cruzeiro de membros da CLIA, que representa mais de 95% da oferta de cruzeiros em todo o mundo (449 navios).

NA VÉSPERA DE NATAL

AIDAblu e Ventura no Porto de Lisboa

Na véspera de Natal encontram-se em Lisboa os navios AIDAblu e Ventura. A escala do AIDAblu faz parte do itinerário de 11 noites do cruzeiro de Natal com início e fim em Tenerife e escalas em La Gomera, St Cruz de la Palma, Funchal, Lisboa, Cádis, Puerto del Rosario e Gran Canaria. No dia 31 de dezembro o AIDAblu regressa a Lisboa, onde passará a noite de Fim de Ano.

ESTA QUINTA-FEIRA

«Saga Pearl II» no Porto de Lisboa

O navio Saga Pearl II, com escala prevista em Lisboa esta quinta-feira, dia 21, encontra-se a realizar um cruzeiro de 22 noites intitulado “Christmas in the Mediterranean” com início e fim em Southampton e escalas em La Corunha, Lisboa, Cádis, Cartagena, Ajaccio, Civitavecchia, La Valletta e Gibraltar.

PORTO DE LEIXÕES RECEBEU 100 CRUZEIROS EM 2017

A atividade de Cruzeiros no Porto de Leixões registou um novo máximo histórico em 2017, com os dois terminais de cruzeiro a receberem, no conjunto, 100 escalas e quase 96.000 passageiros, números nunca antes atingidos.

Estes números representam um crescimento de 19% no número de navios e um crescimento de 33% no número de passageiros, tendo sido pela primeira vez alcançada a marca das 100 escalas de navios de cruzeiro num só ano.

«Resort» dos mares brilha a solo no Porto do Funchal

O navio de cruzeiros ‘Anthem of the Seas’ escalou o Porto do Funchal durante cerca de seis horas, tempo mais do que suficiente para a maioria dos 4.508 passageiros e 1.592 tripulantes a bordo - equivalente à população de uma pequena vila ou mesmo de uma ilha como o Porto Santo -pudessem desfrutar de uma visita ao Funchal e arredores.

Navio de cruzeiros de expedição HANSEATIC visita as 9 ilhas açorianas

Depois de três anos consecutivos a realizar cruzeiros de expedição nos Açores, no ano transato o operador alemão Hapag Lloyd optou por um itinerário mais generalista protagonizado pelo aclamado Europa, navio que realizou 4 escalas em outras tantas ilhas açorianas. Dado o sucesso deste último itinerário e da demanda pelos cruzeiros de expedição nos Açores, este ano a companhia, com sede em Hamburgo, programou um cruzeiro de expedição, outro de âmbito mais generalista e ainda uma escala transatlântica, o que traduz a crescente relevância que  arquipélago dos Açores assume para aquele importante operador.

Mais de meio milhão de turistas de cruzeiros com impacto de 92 milhões em Lisboa em 2014

Lisboa recebeu 500.872 passageiros de cruzeiro em 2014, ano em que o turismo de cruzeiros teve um impacto económico de quase 92 milhões de euros nesta cidade, revelou o Porto de Lisboa.
Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa em conjunto com a Administração do Porto de Lisboa (APL) e foram divulgados no âmbito do Cruise Day Lisbon, uma iniciativa que reúne este fim de semana, na Gare Marítima de Alcântara, várias atividades relacionadas com o turismo de cruzeiros e o impacto na cidade.