Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portugal segue tendência mundial de recuperação da indústria de cruzeiros

Portugal está "a acompanhar a tendência mundial de recuperação da indústria" de cruzeiros, devendo Lisboa receber 450 mil passageiros e 320 navios este ano, acima dos 310 de 2019, segundo a Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros (CLIA).

"As projecções para este ano são muito boas. A nível global e, também, na Europa, esperamos que todos os nossos navios voltem a operar a 100% até ao final do verão", afirmou a diretora-geral da CLIA para a Europa, Marie-Caroline Laurent, em entrevista à agência Lusa.

Açores espera bater record de escalas de navios cruzeiros em 2022

Os Açores registaram mais de 100 escalas de navios de cruzeiros em 2022, e devem atingir um record até ao final do ano, podendo chegar perto das 200, revela o responsável do sector na Portos dos Açores.

“Se as coisas continuarem assim, vamos bater o record de escalas, agora vamos ficar longe do recorde de passageiros”, adiantou, em declarações à Lusa, André Velho Cabral Moura, responsável do departamento de cruzeiros da Portos dos Açores, empresa que gere as infraestruturas portuárias na região.

SEA CLOUD SPIRIT EM ESCALA INAUGURAL NO PORTO DE LEIXÕES

A Estação de Passageiros em Leça da Palmeira acolheu a estreia do Sea Cloud Spirit proveniente de Lisboa com 78 passageiros a bordo, na sua grande maioria de nacionalidade alemã. Durante a manhã foram realizadas as operações de desembarque de passageiros que terminaram em Leixões a sua viagem. Da parte da tarde tiveram lugar as operações de embarque de passageiros para uma nova viagem desde Leixões.

Candidatura do Porto de Lisboa ganha evento internacional para 2023

Lisboa recebe pela primeira vez conferência internacional da Cruise Europe

No primeiro trimestre de 2023, a cidade de Lisboa recebe pela primeira vez a Cruise Europe Conference, depois da candidatura do Porto de Lisboa ter sido a escolhida pela Cruise Europe para organizar este evento internacional de três dias que reúne os principais stakeholders do setor e envolve mais de 150 participantes de 20 países.

A notícia chega numa altura em que o mercado de cruzeiros passa por profundas alterações qualitativas e em que o Porto de Lisboa, alinhado com as melhores práticas do setor, se encontra a implementar um conjunto de soluções de qualificação ambiental das operações portuárias e de reforço da relação com os núcleos urbanos vizinhos.
Isto enquanto, progressivamente, a atividade retoma a sua atividade normal um pouco por todo o mundo.

CRUZEIROS

Porto Santo: Um abril excelente

Abril foi o melhor mês para a ilha do Porto Santo, no que se refere ao turismo de cruzeiros, que em apenas um mês somou 9 escalas.

A ilha tem despertado o interesse dos chamados navios temáticos e de luxo que procuram destinos paradisíacos, sobretudo numa óptica ambientalista.

Lisboa deverá receber 320 navios de cruzeiro este ano

O número de navios a atracar na capital continua a aumentar. Lisboa deverá receber 320 navios de cruzeiro este ano, mais 10 do que em 2019, segundo a Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros (CLIA), e quase o triplo que em 2017, no Terminal de Cruzeiros, em Santa Apolónia. Há cinco anos, a cidade recebia menos de metade dos cruzeiros (115) que receberá em 2022 e já era a cidade europeia que mais navios de cruzeiro recebia, de acordo com um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, divulgado em 2019.

MADEIRA | COM VÍDEO

Ampliação da Pontinha pode custar 150 milhões

Até ao final de 2024, a Administração de Portos da Madeira espera ter concluído o projecto final de ampliação do molhe da Pontinha, para lançar a empreitada. A obra vai custar perto de 150 milhões de euros e há uma equipa de trabalho na APRAM que estuda fontes de financiamento. Nos últimos meses a procura de navios de cruzeiros voltou a crescer e houve casos em que foram rejeitadas escalas.

MADEIRA

Cruzeiros de Abril: escalas superaram abril de 2019

Os Portos da Madeira totalizaram no passado mês de abril 62 escalas de navios de cruzeiro, o que acontece pela primeira vez, nas estatísticas dos meses de abril.
Em comparação com o ano de 2019, antes da pandemia, houve mais 09 escalas no Porto do Funchal (44) e mais 07, em Porto Santo (02).
 

Paquete parte da Madeira para cruzeiro pelas ilhas açorianas

O navio de cruzeiros Hanseatic Spirit partiu do Funchal para uma viagem de 14 noites às nove ilhas dos Açores. Antes faz escala no Porto Santo
Pela terceira vez consecutiva, este navio, do operador alemão Hapag-Lloyd, inicia um cruzeiro na Madeira numa operação de embarque e desembarque.

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu mais duas escalas inaugurais: o MSC POESIA e o SILVER MOON

O MSC POESIA chegou a Leixões com 1.400 passageiros a bordo, de várias nacionalidades, e encontrava-se numa viagem de 14 dias de Civitavecchia (Roma) até Warnemunde (Rostock), na Alemanha. Desta viagem fazem ainda parte os portos de Génova, Marselha, Barcelona, Lisboa, Ferrol, Southampton, Le Havre, Gotemburgo e Copenhaga.

Sector de cruzeiros em retoma

Na Seatrade Cruise Global em Miami, Flórida, a Cruise Lines International Association (CLIA) partilhou novos dados que evidenciam a resiliência da comunidade envolvida nas viagens de cruzeiro.

“À medida que o sector vai retomando as operações, espera-se que o volume de passageiros recupere e que, até ao final de 2023, ultrapasse os níveis de 2019, prevendo-se que, até ao final de 2026, o volume de passageiros venha a ultrapassar em 12% os níveis pré-pandémicos“, declarou Kelly Craighead, diretor e CEO da CLIA. “As viagens de cruzeiro são acessíveis, responsáveis e vivenciais, constituindo a melhor forma de conhecer o mundo para pessoas de todas as idades e com todo o tipo de interesses. Com o apoio de uma comunidade dotada de uma extraordinária resiliência, a indústria de cruzeiros tem um futuro brilhante à sua frente.”

MADEIRA

Escalas de navios no último mês de Abril superou o mês homólogo de 2019

O movimento de escalas de navios nos Portos da Região no último mês de Abril já superou o mesmo mês de 2019, antes da pandemia, com mais de 60 escalas. Continua também a tendência de estreias de navios na Madeira. Só na última semana foram duas.

PORTO DO FUNCHAL

Seis cruzeiros em fim de semana de Festa da Flor

"Festa da Flor" cativa também os passageiros e tripulantes dos navios de cruzeiro que neste fim de semana estão no Porto do Funchal.
Desde sexta e até este domingo, somam-se seis navios de cruzeiro neste porto: o estreante "MSC Virtuosa", "Europa", "Britannia", "Vasco da Gama", "Jewel of The Seas" e "Balmoral", com um total de 12745 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Neste último navio há já 300 passageiros com bilhete comprado para assistir ao Cortejo da Flor.

ESTE DOMINGO

«Anthem of the Seas» no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar

Numa semana de assinalável movimento de cruzeiros nos principais portos açorianos, o dia 8 de maio fica reservado para uma das principais escalas inaugurais do ano, quando o “Anthem of the Seas” atracar pela primeira vez no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar.

Com 347 metros de comprimento, 48 metros de boca e 8,8 metros de calado, possui 168 666 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para atingir uma velocidade máxima de 22 nós. Com lotação máxima para 4900 passageiros e 1500 tripulantes, disponibiliza 16 decks para passageiros, por onde se distribuem as 2090 cabines.

Madeira quer incrementar as escalas no que toca aos navios de cruzeiro

O Secretário Regional da Economia vê com bons olhos o regresso dos cruzeiros ao Porto Santo. Rui Barreto disse ainda que há muitas companhias de cruzeiro interessadas na ampliação do Porto do Funchal.

AÇORES

Estreia do navio de cruzeiros «Hanseatic Spirit» em S. Jorge

O Porto de Velas de São Jorge recebeu, a 29 de abril, a primeira escala de navios de cruzeiros referentes ao ano de 2022. Esta situação ganha particular relevância, pelo facto de ser a primeira depois da crise sísmica que ocorreu na ilha e que implicou várias restrições portuárias.

A visita do navio da Hapag Lloyd traduziu-se em mais uma experiência muito positiva para o tão desejado regresso à normalidade.

Navio de cruzeiros Hebridean Sky fez escala no Porto da Figueira da Foz

O Hebridean Sky escalou no sábado, 30 de abril, o Porto da Figueira da Foz, trazendo a bordo 92 passageiros, maioritariamente de nacionalidade britânica.
Operado pela empresa turística Noble Caledonia, o navio com 91 metros de comprimento volta a escalar este porto no mês de Setembro.

CLIA:

Sector de cruzeiros está de volta, devendo superar níveis de 2019 até final de 2023

Na Seatrade Cruise Global em Miami, Flórida, a Cruise Lines International Association (CLIA) partilhou novos dados que evidenciam a resiliência da comunidade envolvida nas viagens de cruzeiro. “À medida que o setor vai retomando as operações, espera-se que o volume de passageiros recupere e que, até ao final de 2023, ultrapasse os níveis de 2019, prevendo-se que, até ao final de 2026, o volume de passageiros venha a ultrapassar em 12% os níveis pré-pandémicos”, declarou Kelly Craighead, diretor e CEO da CLIA.

“As viagens de cruzeiro são acessíveis, responsáveis e vivenciais, constituindo a melhor forma de conhecer o mundo para pessoas de todas as idades e com todo o tipo de interesses. Com o apoio de uma comunidade dotada de uma extraordinária resiliência, a indústria de cruzeiros tem um futuro brilhante à sua frente.”

DOIS VÃO NASCER EM PORTUGAL

10 Novos Navios de Cruzeiro para 2022

Todos os anos as companhias lançam mais navios de cruzeiro, cada um mais inovador que o outro. São tecnologicamente mais avançados, ambientalmente mais "amigos" e, para os passageiros, mais um motivo para fazer cruzeiros.

Este ano de 2022 o principal destaque vai para dois mega-navios, um da Royal Caribbean, o Wonder of the Seas, que estreia no Mediterrâneo em Maio, e já é o maior navio de cruzeiros do mundo. O outro vai ser o maior da MSC Cruzeiros e estará pronto no final do ano: o MSC World Europa.

«NORWEGIAN ESCAPE» estreia de um dos maiores paquetes a visitar os Açores

Na sequência do crescente dinamismo que a indústria de cruzeiros conheceu nos últimos meses, o arquipélago açoriano tem assumido uma posição de relevo no tão desejado regresso à normalidade, o que se tem vindo a traduzir nos diversos paquetes que têm visitado estas paragens.

Esta semana devemos assistir ao incrementar dessa afluência, e das vinte escalas previstas, assume particular relevância a estreia, agendada para esta segunda-feira, dia 2 de maio, de um dos recentes navios da aclamada frota da Norwegian Cruise Line, o imponente “Norwegian Escape”.

Total: 1555