Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




NAVIOS DE CRUZEIRO

A multimilionária reforma do «Allure of the Seas»

O gigante Allure of the Seas vai ser alvo de uma grande modernização, revelou o presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, Jason Liberty, durante a conferência de imprensa de apresentação dos resultados do grupo.

Depois de ter sido cancelada devido à pandemia em 2020, o navio, construído em 2010, deverá passar por uma grande remodelação durante a próxima doca seca, prevista para o início de 2025.

A MSC CRUZEIROS TERÁ PELA PRIMEIRA VEZ 19 CRUZEIROS, UM CICLO COMPLETO, COM PARTIDA E CHEGADA AO FUNCHAL

A MSC Cruzeiros terá pela primeira vez 19 cruzeiros, um ciclo completo, com partida e chegada ao Funchal. O MSC Opera irá realizar a temporada de Inverno 2024-2025 e as vendas para estes itinerários já se encontram disponíveis para reserva.

No total, a MSC Cruzeiros terá 19 cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal. Serão 11 cruzeiros de 7 noites, 4 cruzeiros com a duração de 6 noites, 3 cruzeiros com a duração de 8 noites e 1 cruzeiro de 9 noites. Para além dos 19 cruzeiros, haverá ainda 4 mini-cruzeiros, dos quais 2 deles terão a duração de 3 noites, 1 cruzeiro com a duração de 7 noites e ainda 1 cruzeiro de 4 noites.

Cruise Week Europe, de 11 a 14 de Março, em Génova

A CLIA – Associação Internacional de Cruzeiros está a organizar a Cruise Week Europe, que decorre em Génova, de 11 a 14 de março. Este é um evento muito relevante para a indústria dos cruzeiros na Europa e a nível mundial onde estarão presentes os principais decisores-chave do setor dos cruzeiros, incluindo líderes mundiais das companhias de cruzeiro e altos representantes de instituições internacionais e de vários governos.

Este ano, o evento contará com a primeira Innovation Expo, um novo fórum onde mais de 100 expositores apresentarão soluções e produtos e com um programa que inclui apresentações e palestras do setor sobre a cadeia de abastecimento sustentável e a inovação no ecossistema dos cruzeiros. A presença de companhias de cruzeiro, este ano, será organizada em parceria com a Região da Ligúria, a Câmara Municipal de Génova, os Portos de Génova e a Câmara de Comércio de Génova.

MSC Cruzeiros apresenta as novidades na BTL com foco nos cruzeiros desde Lisboa

A MSC Cruzeiros estará presente em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que vai decorrer de 28 de Fevereiro a 3 de Março de 2024 na FIL, Parque das Nações, sendo que o público apenas se pode dirigir à feira a partir do dia 1 de Março, 6ª feira.

Na Bolsa de Turismo de Lisboa, a MSC Cruzeiros dará a conhecer todas as novidades sobre o Verão 2024, incluindo os cruzeiros com partida e chegada dos portos portugueses.

PORTO DO FUNCHAL

Dois navios trouxeram 11.618 pessoas

Numa segunda-feira novamente dominada pela rota da CAI, Cruise Atlantic Islands, no Porto do Funchal, a Madeira recebeu 11.618 pessoas, das quais 9.024 passageiros. Os passageiros e tripulantes viajaram a bordo dos clientes semanais da infraestrutura portuária Azura e AIDAcosma .

Porto de Setúbal prepara-se para receber navios de cruzeiro este ano

O Porto de Setúbal vai começar a receber navios de cruzeiro, ainda este ano, através de um projecto que se encontra em desenvolvimento. Estão previstas quatro escalas, sendo que a primeira acontecerá durante a primavera. A embarcação irá atracar na Doca dos Pescadores.

“Estamos empenhados na estratégia do conselho de administração da APSS, e também de Lisboa, em apostar e investir fortemente em Setúbal. Percebemos as oportunidades que existem com o aumento dos cruzeiros. Há uma transformação, atualmente, a nível da sustentabilidade ambiental que se enquadra na estratégia da região que nós, enquanto Porto, temos definida”, explica à NiS António Caracol, responsável pela administração do Porto de Setúbal.

Cruzeiros tiveram impacto de 53 milhões de euros na economia da Madeira

A APRAM salientou que este impacto contabiliza “os gastos dos passageiros, dos tripulantes e das companhias de cruzeiros em cada escala na região”.

A presidente da APRAM, Paula Cabaço, acrescentou que a isto juntam-se “18.197 viaturas de transporte turístico de passageiros que entraram no Porto do Funchal, em 2023, sendo 9.153 táxis, 5.011 autocarros e 4.316 carrinhas e outros tipos de veículos que trouxeram a este porto muitas pessoas que trabalham nesta área do turismo de cruzeiros, desde as guias aos próprios motoristas”.

Dez mil pessoas, sete piscinas, 40 restaurantes: o maior navio cruzeiro do mundo começou a viagem inaugural

Diz o comunicado divulgado pela Royal Caribbean que foram necessários 900 dias para construir o Icon of the Seas, que tem capacidade para acomodar 7600 passageiros e 2350 tripulantes. São quase 10 mil pessoas – a população de uma pequena cidade.

As Fotos da Escala Inaugural do MSC Euribia em Lisboa

A MSC Cruzeiros realizou, no dia 23 de Janeiro, o Evento de Escala Inaugural do MSC Euribia, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, que contou com a presença de Linden Coppell (Corporate Vice-President Sustainability and ESG da MSC Cruises), com Nikos Mertzanidis (CLIA Europe Director Government Affairs, Ports and Destinations), com Eduardo Cabrita (Director-Geral MSC Cruzeiros e Acting Chairman CLIA em Portugal), elementos do governo, autoridades públicas, jornalistas e agentes de viagens.

MELHOR ANO DE SEMPRE NA ACTIVIDADE DE CRUZEIROS NO PORTO DE LEIXÕES

Em 2023, o Porto de Leixões recebeu 116 navios de cruzeiro que fizeram chegar à região 148.889 passageiros, tornando-se no melhor ano de sempre da actividade de cruzeiros em Leixões. Estes números representam um crescimento de 37% no número de passageiros e mais 4 navios comparativamente com o ano anterior. Comparando com 2018 que tinha sido até agora o melhor ano de sempre em número de passageiros, o crescimento foi de 27%.

VIA NAVEGÁVEL DO DOURO CONTINUA A REGISTAR RESULTADOS MUITO PROMISSORES

Após o período pandémico, a Via Navegável do Douro (VND) continua no seu trajecto de retoma, efectuando uma verdadeira interligação territorial, como uma das mais belas vias navegáveis interiores do mundo.

No que diz respeito aos movimentos de navios de passageiros, o ano de 2023 registou aumentos comparativamente a 2022, nas diferentes tipologias, representando que o setor continua a contribuir para uma dinâmica e execução cada vez com menor sazonalidade e com dispersão territorial ao longo dos quase 210 km de extensão da VND.

«Mein Schiff 1» de novo no Funchal trazendo 4 mil pessoas

O “Mein Schiff 1” regressou dia 5 à noite ao Porto do Funchal para uma escala de 39 horas. O navio traz a bordo 2 943 passageiros e 1 022 tripulantes.

Proveniente de Grã-Canária, o navio pernoitou novamente na Madeira, partindo depois para a ilha de La Palma, próximo destino do itinerário iniciado em Grã-Canária, com escalas na Madeira, La Palma, Tenerife, Fuerteventura e novamente, Grã-Canária, onde termina o cruzeiro a 11 do corrente mês de Fevereiro, informa a APRAM.

Dois navios e mais de 5 mil pessoas no Porto do Funchal

O Porto do Funchal recebeu terça-feira os navios de cruzeiro AIDAstella e Marella Explorer que traziam a bordo um total de 5 435 pessoas, sendo 4011 passageiros.

Os dois navios, clientes habituais deste porto, estão a fazer cruzeiros semanais, com escalas nas ilhas da Madeira e Canárias.

Porto do Funchal bate records no movimento de passageiros de cruzeiro e do ferry

Em 2023, Porto do Funchal, registou um movimento de 1.031.704 passageiros dos navios de cruzeiro e da ligação do ferry Lobo Marinho para o Porto Santo.

A informação, avançada pela Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), adianta que ao record de 624.400 passageiros de cruzeiro, registado em 2023, (+51% do que o apurado no ano anterior), somam-se mais 241.042 tripulantes, “o que significa um total de 864.478 pessoas que chegaram à Madeira nas 273 escalas, (-10% que em 2022) dos navios que vieram ao Funchal no ano que passou”.

E Portugal não falha esta lista

Estes são os melhores cruzeiros fluviais do mundo

Uma viagem de barco é uma excelente forma de conhecer um destino, proporcionando-nos paisagens e perspetivas não alcançáveis de outra forma.
Uma experiência para ser saboreada a um ritmo lento, sem pressas de chegar ao destino, aproveitando tranquilamente a jornada.

EDUARDO CABRITA:

MSC Cruzeiros teve em 2023 um aumento de mais de 50% de passageiros em Portugal face a 2019

“Terminámos 2023 perto dos 50% da ocupação que teremos para 2024 e estamos muito contentes. São números muito simpáticos para começar o ano, não digo descansados, mas mais alegres”, revelou Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros aos jornalistas, esta terça-feira, 23 de janeiro, à margem da visita inaugural do novo navio da companhia, MSC Euríbia, a Lisboa.

O responsável avançou ainda, em relação aos resultados de 2023, que “estão praticamente finalizados”, tiveram um aumento de “mais de 50% de passageiros do que em 2019” em Portugal, ou seja, no total registaram “perto de 52 mil passageiros, o que é extraordinário”.

ESTA TERÇA-FEIRA

Porto de Lisboa recebe MSC Euribia, navio que fez a primeira viagem com zero emissões

O Porto de Lisboa recebe esta terça-feira o MSC Euribia, o primeiro navio de cruzeiro a realizar uma viagem com zero emissões de gases com efeito de estufa. Foi um pequeno trajecto de quatro dias entre Saint-Nazaire e Copenhaga, mas um enorme salto para uma nova era na indústria.

Essa viagem histórica de mais de mil milhas alcançou as zero emissões de gases com efeito estufa, pela utilização do combustível bio-LNG (Gás Natural Liquefeito) e pela aplicação da abordagem de balanço de massa, demonstrando, assim, que os cruzeiros com zero emissões são possíveis.

Os 5 Novos Navios de Cruzeiro mais Excitantes de 2024

O ano de 2024 traz, mais uma vez, uma série de novos e excitantes navios para o mercado. Das principais companhias mundiais apenas a Royal Caribbean e a Princess terão novidades (e das boas) neste novo ano.

Ao contrário do habitual, MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros e Norwegian Cruise Line não têm nenhum novo navio previsto para 2024, sendo que os próximos serão o MSC World America e o Norwegian Aqua, ambos para 2025.

MSC Euribia estreou-se no Porto do Funchal

O MSC Euribia fez, nesta quinta-feira, a primeira escala no Porto do Funchal, assinalada pela ida a bordo de um grupo de entidades da comunidade portuária e marítima e pelo secretário Regional de Economia, Mar e Pescas, Rui Barreto, que tutela a APRAM, S.A.

A MSC Portugal preparou todo o evento que incluiu uma palestra sobre sustentabilidade, apresentada pelo diretor de Sustentabilidade e Comunicação do navio, Andras Pappas, chamando a atenção para as características únicas em termos de tecnologia ambiental do MSC Euribia, um navio inovador e o mais avançado da atualidade, sob o ponto de vista de preservação do ambiente.

TERÇA-FEIRA, 23 DE JANEIRO

Escala inaugural do «MSC Euribia» no Terminal de Cruzeiros de Lisboa

O MSC Euribia é o navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos.

É o segundo navio da MSC Cruzeiros a ser movido a LNG, o combustível marítimo mais limpo atualmente disponível em escala, apresentando uma variedade de tecnologias e soluções ambientais de vanguarda que minimizam o impacto atmosférico e no ambiente marinho, incluindo sistemas avançados de tratamentos de águas residuais e gestão de resíduos. Foi também concebido com o futuro em mente, permitindo incorporar facilmente futuras inovações no âmbito da sustentabilidade, tais como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos, logo que estejam disponíveis em escala.
 

Total: 89
[1] 2 3 4 5