Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE LISBOA

Passageiros de cruzeiros sobem 139% em outubro

No acumulado dos primeiros 10 meses do ano, o número de escalas de navios em Lisboa atingiu 269, com um total de mais quase 408,8 mil passageiros. Estes número não são, contudo, comparáveis aos registados em 2021, já que devido à pandemia a actividade dos cruzeiros esteve suspensa desde o dia 14 de março de 2020 até 17 de maio de 2021.

Segmento de navios de luxo «é uma vertente de negócio que nos interessa muito»

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, que tutela o sector portuário da Madeira, incentivou o CEO e sócio fundador da The Ritz-Carlton Yacht Colletion, Douglas Prothero a conhecer melhor o nosso Registo Internacional de Navios, o Mar.

Rui Barreto foi convidado por Douglas Prothero a ir a bordo, do navio 'Evrima', propriedade da The Ritz-Carlton Yacht Colletion, que fez a primeira escala no Porto do Funchal.

ESTA QUARTA-FEIRA

No Porto do Funchal há um encontro de dois navios da TUI

No Porto do Funchal há esta quarta-feira o encontro de dois navios da TUI, o “Mein Schiff 4” que sai pelas 14h00, depois de uma escala de 39 horas e o “Mein Schiff 3” que chegou esta manhã, cedo, à Madeira, no âmbito do cruzeiro de 26 noites que está a realizar, desde o passado dia 01 de novembro.
A bordo do “Mein Schiff 3” viajam 2292 passageiros e 875 tripulantes.

Estreia do «Evrima» assinalada em visita a bordo

 A estreia do navio de cruzeiros “Evrima”, da Ritz-Carlton Yacht Collection, esta segunda-feira, no Porto do Funchal, foi assinalada na habitual visita de cumprimentos de boas-vindas a bordo, de várias entidades, incluindo a presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A. que recebeu do comandante, o inglês Steven Macbeath a garantia de que o navio passará na Madeira “sempre que se reposicionar na Europa ou no hemisfério sul.”

4 navios de cruzeiro esta segunda-feira no Porto do Funchal

Depois de no domingo ter recebido o “Odyssey of the Seas”, um dos maiores navios do mundo que pela primeira vez fez escala no Porto do Funchal, esta segunda-feira o porto acolhe quatro navios de cruzeiro, “AIDAnova”, “Azura”, “Mein Schiff 4” – só chega à noite - e outra estreia, a do navio “Evrima”, considerado um navio do segmento de ultra luxo, da Ritz-Carlton Yacht Colletion que está em viagem transatlântica.
Marca também o regresso dos cruzeiros regulares da AIDA cruises e da TUI na rota da CAI, Cruise in the Atlantic Islands.

ESTE SÁBADO, 5 DE NOVEMBRO

Porto de Lisboa recebe baptismo e viagem inaugural do cruzeiro de ultraluxo da Ritz-Carlton Yacht Collection

O EVRIMA, o mais recente cruzeiro do segmento de ultraluxo, da Ritz-Carlton Yacht Collection, vai ser baptizado no Porto de Lisboa este sábado, 5 de novembro, de onde parte para uma travessia transatlântica com destino final a Bridgetown, Barbados, e escalas no Funchal e Santa Cruz de Tenerife. Lisboa será o destino final da viagem inaugural, de onde partirá para as Caraíbas.

ESTE SÁBADO

«MSC Magnifica» de novo no Porto do Funchal

O “MSC Magnifica” volta este sábado com 2204 passageiros e 900 tripulantes ao Porto do Funchal, de onde partiu no dia 23 de outubro para um cruzeiro de 13 noites.
Dos 229 embarques registados na altura, a grande maioria foi de madeirenses que aproveitaram a comodidade de poderem embarcar e desembarcar na ilha, sem ter de recorrer em nenhuma fase, ao transporte aéreo.

Uma «rainha» no Porto do Funchal

O “Queen Victoria” voltou esta quinta-feira ao Porto do Funchal para uma escala de 11 horas. Proveniente de Southampton, a bordo viajam 1821 passageiros e 972 tripulantes.

O “Queen Victoria” está a fazer um cruzeiro de 12 noites. Depois do Funchal e La Palma, o navio faz escala em Tenerife, Arrecife, Lisboa e regressa a Southampton, onde termina o cruzeiro a 11 de novembro.

«Amera» de regresso ao Funchal, num cruzeiro de 20 dias

O “Amera” atracou na manhã desta quarta-feira no cais norte do Porto do Funchal, numa escala que durou 11 horas.
Proveniente de La Palma, o navio trouxe a bordo, 649 passageiros e 393 tripulantes.
Saiu às 18h00, com destino a Brest.

Porto do Funchal com uma semana movimentada

O Porto do Funchal recebe até domingo nove navios de cruzeiro, numa semana movimentada, típica da época alta e do mês de novembro, um dos mais fortes, em número de navios.
“Silver Moon”, “Emerald Princess”, “Amera”, “Queen Victoria”, “Costa Pacifica”, “Seabourn Sojourn”, “MSC Magnifica”, “Crystal Symphony” e “Odissey of the Seas” são os navios previstos até domingo.

«Ambiance» em escala inaugural no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolheu esta semana o cruzeiro AMBIENCE em escala inaugural. É operado pela Ambassador Cruise Line que também se estreou em Leixões.
Encontra-se numa viagem de 32 dias de ida e volta desde Tilbury (Londres) com 1.265 passageiros a bordo, sobretudo britânicos.

Uma conta «Virtuosa»: 6.300 pessoas no Porto do Funchal

O 'MSC Virtuosa' que esteve dia 28 no Porto do Funchal movimentou mais de 6.300 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Proveniente de Lisboa, a bordo trazia 4689 passageiros e 1630 tripulantes.O navio saiu depois para Las Palmas, após uma escala de 11 horas.

O 'MSC Virtuosa' está a fazer um cruzeiro de 12 noites, com origem em Southampton. Seguiu-se Lisboa, agora Funchal, depois Grã-Canária, Tenerife, Arrecife, Vigo e Southampton, onde termina o cruzeiro a 4 de novembro.

Estaleiros de Viana vão construir navio de emissões zero para a Noruega

Estaleiros navais que estão a ser explorados pela West Sea, do grupo Martifer, foram escolhidos pela Northern Explorer para desenvolver o primeiro navio de cruzeiro do mundo com zero carbono.

A West Sea, empresa do grupo Martifer que assumiu há cerca de oito anos a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, assinou no mês de setembro uma “carta de intenções” com a Northern Explorer para desenvolver o primeiro navio de cruzeiro com zero carbono. Destinado a operar nos fiordes da costa norueguesa, terá capacidade para 250 passageiros e deve estar pronto na época de cruzeiros 2025/26.

Porto do Funchal lotado

O Porto do Funchal teve nesta terça-feira “casa cheia”, com quatro navios atracados, “AIDAluna”, “Silver Moon”, “Sky Princess” e “Royal Clipper” e um movimento de quase 7 700 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
De salientar a estreia do “Silver Moon”, o navio mais novo da Silversea, construído em 2020 que alia o luxo, tal como a restante frota, às questões ambientais. O navio possui mesmo um certificado Green Star 3 Design, atribuído a navios que são projetados, construídos e equipados numa ótica de preservação do ambiente.

Indústria de cruzeiros comprometida em atingir meta de emissões carbónicas nulas até 2050

A Cruise Lines International Association (CLIA) divulgou os resultados do seu Relatório Global de Tecnologias e Práticas Ambientais da Indústria de Cruzeiros de 2022, o qual evidencia progressos no sentido de, até 2050, alcançar a meta de emissões carbónicas nulas, em termos líquidos, nas viagens de cruzeiro a nível global.

O relatório de 2022 reforça as credenciais da indústria de cruzeiros no que diz respeito ao seu espírito inovador e ao seu pioneirismo na adoção de tecnologias ambientais. Entre os exemplos apontados, refira-se o aumento do número de navios lançados nos últimos anos que terão capacidade de incorporar um sistema de propulsão com emissões nulas, quando este estiver disponível, bem como o crescente investimento para equipar navios que possam receber energia diretamente da rede elétrica terrestre, nos casos em que esta ligação esteja disponível.

PORTO DO FUNCHAL

Dois turnarounds parciais da MSC neste fim de semana, envolvendo 620 pessoas

O Porto do Funchal acolheu este fim de semana os navios da MSC “Fantasia”, no sábado, e “Magnifica” no domingo, paquetes que efectuaram turnarounds parciais envolvendo um total de 620 passageiros.
O “MSC Magnifica” efectuou o penúltimo dos seis turnarounds programados pela companhia, de setembro a novembro.

FUNCHAL

Primeira escala do «Valiant Lady» assinalada a bordo

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A., deu as boas-vindas ao Comandante do “Valiant Lady” que fez, sexta-feira, a primeira escala no Porto do Funchal, naquela que foi não só uma estreia do navio como da própria companhia.

Paula Cabaço lembrou que o navio está em viagem transatlântica – partiu às 20h00 para Miami – “ e a captação de mais navios no reposicionamento europeu ou no hemisfério sul é um dos objetivos da APRAM que pretende mesmo recuperar escalas neste segmento.”

Lisboa encerra viagem inaugural do novo navio da Mystic Cruises

O Porto de Lisboa recebeu segunda-feira o navio World Traveller, a mais recente embarcação da Mystic Cruises, que terminou na capital portuguesa o seu itinerário inaugural, que passou por Marrocos.

Obras no Porto e Marina do Porto Santo ascendem aos 1,8 milhões de euros

As obras de beneficiação das infraestruturas portuárias da ilha dourada, nomeadamente o Porto e Marina do Porto Santo, representam um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros a cargo do Governo Regional.

Duas entre as quatro intervenções a cargo da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira encontram-se em fase de conclusão, nomeadamente a primeira fase da reabilitação da Marina do Porto Santo (449.495,00 euros) e a remodelação do sistema de iluminação e redes associadas do Porto do Porto Santo (229.300,00 euros).

Porto do Funchal já recebeu perto de 200 escalas em 2022

Nos primeiros nove meses deste ano, o Porto do Funchal recebeu 193 escalas, 13 delas foram inaugurais. Até setembro deste ano, a Administração dos Portos já contabilizou 200 mil passageiros que passaram pela Madeira. Paula Cabaço, presidente do conselho de administração da APRAM, diz que até ao final do ano o objetivo é ultrapassar as 300 escalas, registadas em 2019.

Total: 1603