Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MSC SEASCAPE CONCLUIU COM SUCESSO OS TESTES MARÍTIMOS

O MSC Seascape completou com sucesso os seus primeiros testes intensivos de sistemas no mar durante um ensaio de vários dias que decorreu entre 17 e 20 de Agosto. Este será o quarto navio da classe Seaside e o segundo navio Seaside EVO construído pela Fincantieri em Itália, um dos maiores grupos de construção naval do mundo.

Os navios Seaside EVO são uma evolução da inovadora e popular classe Seaside com características de design, espaços públicos e experiências emocionantes para os passageiros. O navio MSC Seascape presta homenagem à beleza do oceano com uma série de características de design inovadoras para permitir que os passageiros desfrutem de novos horizontes no mar.
 

TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES RECEBEU O CELEBRITY APEX

O CELEBRITY APEX chegou este sábado ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, com cerca de 2.700 passageiros a bordo, sobretudo Norte Americanos, que se encontram numa viagem de 12 dias de Amesterdão a Civitavecchia (Roma).
Deste itinerário fazem parte os portos de La Rochelle, Bilbau, Corunha, Lisboa, Cádis, Gibraltar e Cartagena.

Para assinalar a escala inaugural foi realizada a habitual cerimónia de troca de placas entre a APDL e o Comandante do navio, com a presença do Agente de Navegação (Universal Marítima), SEF e Alfândega de Leixões.

Portos dos Açores, SA na Seatrade Cruise Med Málaga 2022

A Portos dos Açores, S.A. esteve representada na Seatrade Cruise Med, um dos maiores certames de cruzeiros europeus, que se realizou entre 14 e 15 de setembro, no Palacio de Ferias y Congresos de Málaga, em Espanha. A delegação açoriana presente neste evento foi constituída por dois elementos do Conselho de Administração desta empresa pública, o Comandante Rui Terra e a Doutora Maria Sousa Lima.

Portos da Madeira com campanha de promoção internacional

A campanha de marketing digital agora lançada visa promover a Madeira como destino de excelência para cruzeiros, coincidindo com o mês em que a Seatrade Cruise Med reúne em Málaga, Espanha, os maiores especialistas e decisores da indústria mundial de cruzeiros.

PONTA DELGADA

Enchanted Princess trouxe 2.324 passageiros e 1.308 tripulantes

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu no sábado a escala do Enchanted Princess, um dos mais recentes navios de cruzeiros da conceituada operadora norte-americana Princess Cruises, que esteve em Ponta Delgada a 16 de Abril, aquando da sua escala inaugural.

Esta paragem faz parte de um cruzeiro transatlântico de 15 noites, iniciado em Shoutampton, no dia 2, e que contempla, para além de Ponta Delgada, escalas em Bergen, na Noruega, Belfast, na Irlanda do Norte, Cork, na República da Irlanda, e Boston, antes da sua chegada a New York no próximo dia 17, onde terminará este itinerário.

ESCALA INAUGURAL

Navio de cruzeiros «Insignia» em Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu no domingo a escala inaugural do INSIGNIA, um dos navios da companhia norte americana Oceania Cruises.
Esta escala em Ponta Delgada está inserida num cruzeiro de 46 noites iniciado no dia 26 de Julho em New York e que levou o paquete a visitar diversos portos na Costa Leste dos Estados Unidos, Gronelândia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Estónia, Alemanha, Bélgica, Espanha e igualmente os portos de Leixões, Lisboa e Funchal antes do seu regresso no dia 10 de Setembro a New York.

Passageiros desembarcados nos portos dos Açores em julho aumentam 30%

Em Julho, desembarcaram nos Açores 82.008 passageiros provenientes de transportes marítimos, o que representa um crescimento de 30% face aos números verificados no mesmo mês em 2021 (63.098), de acordo com os dados disponibilizados na página da Internet do SREA, consultados pela Lusa.

MADEIRA

Agosto trouxe 20.500 pessoas a bom porto

Madeira e Canárias atravessam desde Junho a designada época baixa dos navios de cruzeiro no corredor do Atlântico. São meses marcados tradicionalmente por poucas reservas de cais, mas a verdade é que chegaram a bom porto, neste mês de Agosto, cerca de 20.500 pessoas, entre passageiros e tripulantes, nas oito escalas entretanto verificadas.

Naturalmente satisfeita, a Presidente da APRAM, Paula Cabaço, faz um balanço "muito positivo" deste mês para os Portos da Madeira, destacando inclusivamente uma escala em Porto Santo, "o que também foi inédito se tivermos em conta os últimos 10 anos". Aliás, na última década apenas o ano de 2015 se aproxima dos indicadores agora alcançados, com sete escalas.

Cruzeiros registam crescimento de 15% na Madeira

O sector dos navios de cruzeiros teve um crescimento de 15% na Madeira, no primeiro semestre, quando comparado com o período de pré-pandemia, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

O crescimento verificou-se nos navios atracados nos portos da região, que chegaram aos 175, mais 24 quando comparado com o período de pré-pandemia.

COM EMBARQUE EM LISBOA

Navio de Cruzeiro português fará Volta ao Mundo de 183 dias

O navio de cruzeiro português Vasco da Gama, pertencente à Mystic Cruises e ao serviço da alemã Nicko Cruises, está a preparar-se para uma épica jornada de 6 meses ao redor do mundo.

Entre 10 de Outubro de 2023 e 8 de Abril de 2024 o Vasco da Gama partirá de Lisboa para 183 dias por destinos maravilhosos em África, Madagascar, Maurícias, Seychelles e Maldivas. O navio continuará por grandes metrópoles e praias paradisíacas do Sudeste Asiático para, depois, cruzar o equador para a diversidade da Austrália, incluindo a Grande Barreira de Corais, e Nova Zelândia, antes de seguir para os mares do Sul e América Central em direção às Caraíbas. Por fim, o Vasco da Gama atravessa o Oceano Atlântico com paragens em Cabo Verde, Madeira e Canárias, de regresso ao velho continente. A viagem de uma vida terminará onde começou: em Lisboa.

Escalas de navios de cruzeiro aumentaram 5% no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa registou, durante o primeiro semestre do ano, um total de 154 escalas de navios de cruzeiro, o que representa um crescimento de 5% face às 147 escalas contabilizadas no período homólogo de 2019. Este aumento do número de escalas foi determinado pelo crescimento de 43% das operações em turnaround (viagem iniciada ou terminada no porto de Lisboa).

Empresas de cruzeiros recrutam em Lisboa a 20 de Outubro

A Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio realiza-se no dia 20 de Outubro, no Parque das Nações, em Lisboa. Este evento, líder em Portugal e Espanha na promoção de emprego em cruzeiros, iates, ferries e carga, conta com a presença de várias companhias de navios de todo o mundo, e tem como objectivo promover o trabalho em navios e transmitir informação sobre carreiras marítimas.

Eles têm o vício dos cruzeiros

(...) O vício dos cruzeiros que Fernando refere é real; é, aliás, tendência mundial na hora de marcar férias.
Entre 2009 e 2019, o volume global de passageiros passou de 17,8 milhões por ano para 29,7, de acordo com a associação que junta as maiores companhias do mundo, a Cruise Unes Intemational Assoclation.
A bordo de um cruzeiro, é de noite que Fernando mais se diverte, mas não pelos motivos que podem parecer evidentes (leia-se: os jantares, os espetáculos e as festas). "É quando a maioria dos hóspedes está recolhida nos seus camarotes que eu consigo sentir o navio." É nessa altura que se passeia pela embarcação como se estivesse a visitar um museu, demorando-se mais numas secções do que noutras, atento aos pormenores como se fossem obras de arte.

62 Dicas Essenciais para quem vai fazer um Cruzeiro pela Primeira Vez

Um cruzeiro pode ser uma experiência para pessoas de todas as idades e para todos os tipos de viajantes - solteiros, casais, séniores, grupos de amigos, etc…!

Este guia é para todas as pessoas que vão fazer um cruzeiro pela primeira vez e para que tenham uma experiência inesquecível e pelas razões certas: as vistas magníficas, o conforto do quarto, o serviço de alimentação e entretenimento, o tempo passado com os seus entes queridos e os amigos que fazem na viagem.

Em 2023 serão mais de 48 milhões os cruzeiristas na Europa

Os portos europeus deverão receber, já em 2023, mais de 48 milhões de cruzeiristas. Ainda assim, este número fica abaixo do registado em 2019. Os dados foram avançados pela Cruise Lines International Association (CLIA).

O estudo da CLIA estima que os portos europeus venham a receber um total de 48,6 milhões de passageiros de cruzeiros já em 2023, um número que suplantará em 26% os 38,6 milhões de cruzeiristas que deverão ser movimentados nos portos europeus este ano. No entanto, não se trata ainda da recuperação total da indústria de cruzeiros face aos indicadores de 2019, ano em que os portos da Europa movimentaram 53,2 milhões de cruzeiristas.

Luxuoso «Deutschland» visita três ilhas açorianas

O terminal de cruzeiros da Portas do Mar recebe esta sexta-feira a escala do Deutschland, um dos navios que opera para a conceituada companhia alemã Phoenix Reisen, que regressa aos Açores depois de uma ausência de cerca de quatro anos.

Esta escala em Ponta Delgada está inserida num interessante cruzeiro de 20 noites, iniciado no dia 2 na cidade alemã de Bremerhaven, e que contempla escalas em Leixões, Lisboa, Porto Santo, Funchal, Ponta Delgada, Horta, Angra do Heroísmo, Vigo na Espanha, Guernsey e Dover na Grã Bretanha e Ljmuiden nos Países Baixos , antes do regresso a Bremerhaven no dia 22.

LEIXÕES

REVISTA FORBES COLOCA O TERMINAL DE CRUZEIROS COMO UM DOS MAIS BONITOS NO MUNDO

A prestigiada revista norte-americana Forbes acaba de distinguir o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões como um dos mais bonitos do mundo.

Grupo Costa avança para a utilização de biocombustíveis a bordo dos seus cruzeiros

O Grupo Costa, principal operador europeu de cruzeiros com as suas duas empresas Costa Cruises e AIDA Cruises, e membro da Carnival Corporation & plc, pouco tempo após anunciar a criação de um departamento dedicado à descarbonização, deu um passo importante na sua estratégia de descarbonização ao anunciar que vai testar a utilização de biocombustíveis a bordo de um dos navios da AIDA Cruises.

Turistas de cruzeiro gastam em Lisboa uma média de 82 euros por pessoa

Os passageiros de cruzeiro que visitam Lisboa gastam na cidade uma média de 82 euros por pessoa na totalidade da sua permanência, sobretudo em alojamento e restauração, indica um estudo agora divulgado.

Segundo o estudo, divulgado pela Administração do Porto de Lisboa (APL), são os passageiros que iniciam o cruzeiro em Lisboa quem mais contribui para este valor médio de 82 euros, ao despenderem, em média, 367 euros por pessoa antes do embarque (em hotelaria, restauração ou outros consumos).

«Queen Victoria» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões acolheu na sexta-feira o QUEEN VICTORIA da Cunard, que se encontra numa viagem de 10 dias desde Southampton, com passagens por St. Peter Port (Guernsey), Corunha, Leixões e Lisboa.

Navega com 1.500 passageiros a bordo, na sua grande maioria de nacionalidade britânica, que durante o dia tiveram a oportunidade de visitar o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Total: 1555