Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Em 2023 serão mais de 48 milhões os cruzeiristas na Europa

Os portos europeus deverão receber, já em 2023, mais de 48 milhões de cruzeiristas. Ainda assim, este número fica abaixo do registado em 2019. Os dados foram avançados pela Cruise Lines International Association (CLIA).

O estudo da CLIA estima que os portos europeus venham a receber um total de 48,6 milhões de passageiros de cruzeiros já em 2023, um número que suplantará em 26% os 38,6 milhões de cruzeiristas que deverão ser movimentados nos portos europeus este ano. No entanto, não se trata ainda da recuperação total da indústria de cruzeiros face aos indicadores de 2019, ano em que os portos da Europa movimentaram 53,2 milhões de cruzeiristas.

Luxuoso «Deutschland» visita três ilhas açorianas

O terminal de cruzeiros da Portas do Mar recebe esta sexta-feira a escala do Deutschland, um dos navios que opera para a conceituada companhia alemã Phoenix Reisen, que regressa aos Açores depois de uma ausência de cerca de quatro anos.

Esta escala em Ponta Delgada está inserida num interessante cruzeiro de 20 noites, iniciado no dia 2 na cidade alemã de Bremerhaven, e que contempla escalas em Leixões, Lisboa, Porto Santo, Funchal, Ponta Delgada, Horta, Angra do Heroísmo, Vigo na Espanha, Guernsey e Dover na Grã Bretanha e Ljmuiden nos Países Baixos , antes do regresso a Bremerhaven no dia 22.

LEIXÕES

REVISTA FORBES COLOCA O TERMINAL DE CRUZEIROS COMO UM DOS MAIS BONITOS NO MUNDO

A prestigiada revista norte-americana Forbes acaba de distinguir o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões como um dos mais bonitos do mundo.

Grupo Costa avança para a utilização de biocombustíveis a bordo dos seus cruzeiros

O Grupo Costa, principal operador europeu de cruzeiros com as suas duas empresas Costa Cruises e AIDA Cruises, e membro da Carnival Corporation & plc, pouco tempo após anunciar a criação de um departamento dedicado à descarbonização, deu um passo importante na sua estratégia de descarbonização ao anunciar que vai testar a utilização de biocombustíveis a bordo de um dos navios da AIDA Cruises.

Turistas de cruzeiro gastam em Lisboa uma média de 82 euros por pessoa

Os passageiros de cruzeiro que visitam Lisboa gastam na cidade uma média de 82 euros por pessoa na totalidade da sua permanência, sobretudo em alojamento e restauração, indica um estudo agora divulgado.

Segundo o estudo, divulgado pela Administração do Porto de Lisboa (APL), são os passageiros que iniciam o cruzeiro em Lisboa quem mais contribui para este valor médio de 82 euros, ao despenderem, em média, 367 euros por pessoa antes do embarque (em hotelaria, restauração ou outros consumos).

«Queen Victoria» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões acolheu na sexta-feira o QUEEN VICTORIA da Cunard, que se encontra numa viagem de 10 dias desde Southampton, com passagens por St. Peter Port (Guernsey), Corunha, Leixões e Lisboa.

Navega com 1.500 passageiros a bordo, na sua grande maioria de nacionalidade britânica, que durante o dia tiveram a oportunidade de visitar o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Portos da Madeira com o melhor Agosto dos últimos 10 anos

O Porto do Funchal recebe esta sexta-feira o luxuoso navio de cruzeiro “Nautica”, a primeira das oito escalas previstas para este mês de agosto nos Portos da Madeira, o agosto com mais escalas dos últimos 10 anos.

Só em 2015, o Porto do Funchal registou sete escalas. De resto, em 2012, verificaram-se três, 2013 quatro, 2014 cinco, 2016 seis e em 2017, 2018 e 2019 apenas três escalas. Em 2020 e 2021, devido à pandemia, não houve qualquer escala em agosto (tal como em outros meses desses anos, pois a retoma nos Portos da Madeira teve lugar, praticamente, só a partir de outubro de 2021).

«CARNIVAL PRIDE» em Leixões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu esta quarta-feira mais uma visita do CARNIVAL PRIDE.
Chegou com cerca de 2.200 passageiros a bordo, na sua maioria dos EUA e que se encontram a realizar uma viagem de 12 dias com embarque e desembarque no porto de Dover.
Deste itinerário fazem parte os portos da Corunha, Leixões, Lisboa, Bilbau, La Rochelle, Le Havre, Zeebrugge e Ijmuiden.

DISNEY CRUISE LINES PELA PRIMEIRA VEZ NO PORTO DE LEIXÕES

O Terminal de Cruzeiros recebeu no  dia 26 de julho a escala inaugural do DISNEY MAGIC.

O DISNEY MAGIG é um fabuloso navio de cruzeiro detido pela The Walt Disney Company e operado pela Disney Cruise Line que fez igualmente a sua estreia em operações em Leixões.

Foi construído nos estaleiros navais de Fincantieri (Itália) e lançado em 1998 com 294 metros de comprimento por 32 metros de boca, com capacidade para cerca de 2.700 passageiros e 1.000 tripulantes

Porto de Lisboa concorre a melhor da Europa no sector dos cruzeiros

O Porto de Lisboa está de novo a concorrer para os World Travel Awards (WTA) e também para os World Cruise Awards (WCA), um galardão lançado em 2021. Nos World Travel Awards, o Porto de Lisboa faz parte das entidades que se candidataram a Melhor Porto de Cruzeiros Europeu e Melhor Destino de Cruzeiros Europeu. Já nos World Cruise Awards, foram incluídos nas categorias Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa e Melhor Destino de Cruzeiros da Europa.

«Ventura» no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

O navio de cruzeiros «Ventura», da P&O Cruises, esteve esta terça-feira no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
A visita faz parte do seu actual itinerário de sete dias com embarque e desembarque em Southampton.
Antes de chegar a Leixões passou por St. Peter Port (ilha de Guernsey) e tem ainda previstas visitas a Lisboa e Vigo.
Navega com 2.612 passageiros a bordo, na sua quase totalidade de nacionalidade britânica.
O Ventura tem ainda sete escalas previstas para Leixões até final deste ano.

Douro Azul faz parceria com IEFP para formação e recrutamento para os seus cruzeiros

A Douro Azul, empresa líder em cruzeiros fluviais em Portugal, está a lançar “uma campanha inédita de formação e recrutamento em todo o país, incluindo Açores e Madeira, em parceria com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Gaia – com o objetivo de reforçar as equipas de bordo dos cruzeiros fluviais no Douro”.

«Europa 2» em mais um cruzeiro que privilegia os Açores

O prestigiado navio de cruzeiros "Europa 2" está de regresso aos Açores, para mais três escalas no arquipélago. O presente itinerário teve início a 5 de julho, na capital portuguesa, e entre os dias 8, 9 e 10 de julho estão programadas visitas, respetivamente, à Praia da Vitória, Horta e Ponta Delgada. A bordo encontram-se 410 passageiros e 337 tripulantes que após as referidas escalas deverão visitar o Funchal, Porto Santo, Portimão, Cádis, Puerto Banus, Marbella e Málaga, onde finda este cruzeiro de 13 noites.
 

TSF

Alargamento do Porto de Portimão deve estar concluído até 2026

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, espera que, até 2026, as obras de alargamento do Porto de Portimão possam estar concluídas. Depois de a Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) ter dado parecer favorável, com condicionantes, à declaração de impacto ambiental, o responsável considera que é uma boa notícia para a região e que este projeto teve um desfecho positivo, mas para avançar ainda faltam muitos passos.

AÇORES, ESTA SEGUNDA-FEIRA

«Norwegian Getaway» nas Portas do Mar

O Terminal Marítimo das Portas do Mar recebe, esta segunda-feira, 20 de junho, entre as 6h00m e as 16h00, a visita do paquete “Norwegian Getaway”. O navio largou no dia 14 do porto de Copenhaga, na Dinamarca, rumo a Port Canaveral, nos Estados Unidos, home port para os cruzeiros da época estival. Ponta Delgada é a única escala prevista neste itinerário transatlântico.

 

AÇORES

Inauguração da Gare Marítima de São Roque do Pico é «dia histórico»

O Presidente do Governo dos Açores considerou que a inauguração da Gare Marítima de São Roque do Pico é um momento histórico para a circulação marítima e anunciou o estudo prévio para o ordenamento da orla marítima da zona.

“Hoje [17 de Junho] é um dia que trata do futuro, mas que faz história para São Roque do Pico, para a ilha, para o Triângulo e para os Açores”, afirmou José Manuel Bolieiro, na cerimónia de inauguração da Gare Marítima de São Roque do Pico, num investimento de cerca de quatro milhões de euros.

PORTO DE LEIXÕES COMEMORA O DIA DE PORTUGAL RECEBENDO UM NAVIO DE CRUZEIRO PORTUGUÊS CONSTRUÍDO NO PORTO DE VIANA DO CASTELO

O Porto de Leixões recebeu o navio de cruzeiro Português World Navigator no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O World Navigator chegou ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões com 85 passageiros a bordo, sobretudo dos E.U.A. Encontra-se a realizar uma viagem de 8 dias de Lisboa a Londres com passagens por Leixões, Corunha, Bordéus, Guernsey e Honfleur.

O World Navigator é um navio de cruzeiro Português construído nos Estaleiros Navais da West Sea localizados no Porto de Viana do Castelo para a Mystic Cruises do também Português Mário Ferreira. É operado pela Atlas Ocean Voyages, uma linha de cruzeiro de luxo com sede nos EUA e que serve sobretudo o mercado americano.

MSC Cruzeiros adiciona 4 Itinerários Lisboa-Lisboa no novo MSC Virtuosa

Nos meses de Julho e Outubro realizar-se-ão quatro cruzeiros com partida e chegada a Lisboa a bordo do MSC Virtuosa.

Os dois primeiros partem nos dias 13 e 27 de Julho, ao passo que os dois últimos saem da capital lisboeta a 13 e 26 de Outubro. O preço mais baixo começa nos 789€ com a Promoção Tudo Incluído, a que acresce 120€ TSH +220€ em taxas portuárias durante 12 noites com partida no dia 26 de Outubro.

Catarina Viegas, uma oficial portuguesa

Tem apenas 26 anos, um ar de menina e é a responsável pela Segurança do “Sea Cloud Spirit”, o que significa que na hierarquia do navio é a número três, com fortes probabilidades de passar a número 2, como “imediato”. Catarina Viegas, portuguesa do Algarve, apaixonada pelo mar, nasceu numa família com tradição na vela e pratica este desporto desde miúda, tendo sido por esta via que desde muito cedo, estabeleceu laços com a Madeira.

Considera que “as mulheres têm hoje um caminho mais fácil que outrora,” mas acredita que “só quem é bom no que faz, com dedicação, exigência e método é que vinga nesta profissão. Se calhar, nas outras também.”

PORTOS DA MADEIRA

Mais de dois milhões de tripulantes em 12 anos

Os Portos da Madeira receberam desde abril de 2010 mais de 2 milhões de tripulantes (2 122 850 tripulantes) dos navios de cruzeiro que fizeram escala no Funchal e no Porto Santo.
Desde abril de 2010 que são contabilizados os tripulantes que fazem escala nos Portos da Madeira. Antes não havia registo e foi feito depois de se perceber a importância deste grupo de profissionais na economia regional.

Na Madeira, os tripulantes dos cruzeiros são considerados ótimos clientes. Frequentam os restaurantes, utilizam pensões e residenciais, fazem compras no comércio tradicional – que lhes dedica algumas campanhas – e muitos deles, sobretudo os filipinos, compram imagens de Nossa Senhora de Fátima.

Por isso, um dos últimos estudos sobre o consumo dos passageiros e tripulantes, feito em 2015, apontava que a média por passageiro é de 48,48 euros e a do tripulante é superior, na ordem dos 62,94 euros.

 

Total: 1603