Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTE SÁBADO

«NORWEGIAN GEM» DE REGRESSO A PONTA DELGADA

O Terminal de Cruzeiros das Portas dos Mar volta a receber a visita do navio de cruzeiros “Norwegian Gem”, depois deste ter concretizado a sua última escala na cidade de Ponta Delgada, em 2010. Esta será a quinta visita que o referido navio concretiza nos Açores, e a mesma resulta de uma viagem transatlântica de 15 noites, entre os portos de New York e Civitavecchia, na Itália.

Com cerca de 923 passageiros a bordo, o navio da Norwegian Cruise Line tem previsto concluir a manobra de amarração pelas 08:00 horas do último dia de abril, rumando a Lisboa por volta das 16:00 horas.

Porto de Setúbal na Seatrade Cruise Global 2022

O Porto de Setúbal participa na 36.ª Edição da Seatrade Cruise Global, em Miami, nos Estados Unidos da América, de 25 a 28 de abril, o maior evento mundial da indústria dos cruzeiros.

A Seatrade Cruise Global promove a indústria dos cruzeiros marítimos desde 1970, assumindo a liderança do setor com cinco décadas de crescimento, desenvolvimento e mudança, apostando na inovação, no fortalecimento dos relacionamentos e em novas oportunidades de negócio. A 36ª edição da Seatrade Cruise Global reúne num único certame, 20 mil profissionais de 140 países, mais de 80 empresas ligadas à indústria dos cruzeiros e 4 mil fornecedores.

Com aposta forte no marketing digital num conceito de portos seguros

Portos da Madeira na Seatrade Global

A primeira campanha internacional de marketing digital lançada pela APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, no início deste ano, tem o seu ponto alto na ‘Seatrade Cruise Globa’ que decorre até 28 de abril, em Miami, posicionando a marca Portos da Madeira na realidade pós-pandemia, apostando nos valores da confiança, compromisso e segurança.

A assinatura ‘Your Safe Port’, presente no filme e na nova brochura institucionais, bem como em alguns elementos de merchandising a distribuir nos dois stands, onde os Portos da Madeira estão presentes, ‘Cruises in the Atlantic Islands’ e ‘Portos de Portugal’, comunicam a prioridade da Madeira de oferecer portos seguros a todos os níveis, àqueles que visitam a região através destas "portas" marítimas.

Celebrity Silhouette

MAIOR CRUZEIRO DE SEMPRE em Escala Inaugural no Porto de Leixões

Esta visita a Leixões faz parte da sua viagem de 9 dias por Portugal, Espanha e França tendo como partida e chegada o Porto de Southampton. A primeira paragem foi em Vigo e depois de Leixões seguiu para visitas à Corunha, Bilbao, La Rochelle e Le Havre. Chegou a Leixões com 2.533 passageiros a bordo, sobretudo Britânicos servidos por uma tripulação composta por 1.155 elementos.

Este foi o maior navio de cruzeiro a atracar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O CELEBRITY SILHOUETTE é um navio de cruzeiro da classe ‘Solstice’ operado pela Celebrity Cruises - Grupo Royal Caribbean. Tem 319 metros de comprimento total e uma arqueação bruta de 122.210 toneladas.

Navio de cruzeiro «Rotterdam» fez escala no Porto da Horta

O Porto da Horta recebeu, este domingo, a escala inaugural do navio de cruzeiros “Rotterdam”, o mais recente navio da centenária Holland America Line.

Na cerimónia inaugural na cidade da Horta, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelo Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, foi recebido a bordo do navio pelo Comandante e a sua tripulação.

Portos da Madeira com 21 escalas e 11.556 passageiros na semana da Páscoa

Os portos do Funchal e do Porto Santo registaram 21 escalas de navios cruzeiros, 11.556 passageiros e 8.032 tripulantes entre os dias 10 e 17, anunciou a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).

Em comunicado, a APRAM salienta que o Porto do Funchal "tem estado todos os dias cheio nesta semana de Páscoa", acrescentando que, "a este movimento, juntam-se também sete escalas de megaiates/veleiros com escala não só no Porto do Funchal como no Porto Santo e Caniçal".

LEIXÕES

Mein Schiff 6 em Escala Inaugural

O Terminal de Cruzeiros recebeu sexta-feira Santa a escala inaugural do Mein Schiff 6.
Encontrava-se numa viagem de 8 dias de Palma de Maiorca a Hamburgo sob o tema ‘Páscoa’ e, deste itinerário, fazem parte os portos de Cádis, Lisboa, Leixões e Corunha.

MSC Cruzeiros vai operar pela primeira vez durante todo o ano a partir de Nova Iorque

A MSC Cruzeiros anunciou que, pela primeira vez, terá um dos seus navios localizados em Nova Iorque e operará na região durante todo o ano. O MSC Meraviglia terá como sede a Big Apple a partir de Abril de 2023 para cruzeiros durante todo o ano para as Caraíbas, Bermudas, Nova Inglaterra e Canadá. Muitos dos cruzeiros de Nova Iorque visitarão a Ocean Cay MSC Marine Reserve – o destino da ilha particular da companhia nas Bahamas.

Projecto de ampliação do Porto do Funchal deve ficar pronto até ao final de 2022

Projecto de ampliação do Porto do Funchal deve ficar pronto até ao final deste ano.
Para além da actualização das cartas náuticas, os dados batimétricos serão um auxílio no projecto de extensão do Porto Funchal.

Navio de cruzeiros «Le Champlain» em estreia nos portos açorianos

Durante a primeira semana de abril, vários portos açorianos vão dar as boas-vindas a mais um navio de cruzeiro de expedição, que visita o arquipélago pela primeira vez.
O evidente sucesso desta tipologia de viagem nos Açores tem motivado cada vez mais armadores a explorar as potencialidades que as nossas ilhas proporcionam, razões que levaram o armador francês Ponant a reforçar a sua aposta na Região, desta feita com dois itinerários, o primeiro a privilegiar exclusivamente as nossas ilhas e uma segunda viagem entre Açores, Madeira e Lisboa.

Porto de Lisboa recebe viagem inaugural e baptismo de navio ultraluxuoso

O novo navio de cruzeiros Silver Dawn vai ser baptizado em Lisboa, a 31 de março, aquando da viagem inaugural que tem início a 1 de abril. Uma viagem que vai ligar Lisboa a Civitavecchia, com escala em Cádis, Málaga, Cartagena, Valência, Palma de Maiorca, Barcelona, Port Mahon, Pálamos, Port-Vendres, Marselha, Saint-Tropez, Monte Carlo, Livorno e Portofino.

O Silver Dawn incorpora a certificação Green Star 3 Design, uma notação de classe adicional da empresa de serviços marítimos RINA, cuidadosamente atribuída a navios que são projectados, construídos e equipados com o ambiente em mente.

2022 poderá ser um ano record para o Porto Santo

O Porto Santo recebeu no dia 19 os dois primeiros navios do ano, "World Voyager" e "Hamburg”, as primeiras das 23 escalas previstas para este ano naquela ilha, um número record.

Turistas dos navios de cruzeiro deixam-se fascinar pelo anfiteatro funchalense

Esteja sol, chuva ou dias acinzentados, o presépio na rocha está sempre montado e é gratuito. A objectiva do repórter do Funchal Notícias surpreendeu na Praça do Mar o departamento fotográfico do Aida Mar, atracado no cais norte, que montou estaminé em plena praça, fotografando os passageiros que não aderem às excursões programadas e outras actividades vendidas a bordo.

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolhe a escala inaugural do navio de cruzeiro SILVER DAWN

O SILVER DAWN chegou dia 21 de março ao final da tarde e permaneceu em porto até ao final do dia 23.
Navega com 304 passageiros a bordo, sobretudo norte-americanos que tiveram a oportunidade de conhecer o Porto e Norte de Portugal através das várias excursões agendadas para estes dias, incluindo o Douro.

O SILVER DAWN é o 10º cruzeiro ultra luxuoso da prestigiada companhia de cruzeiros Silversea Cruises do grupo Royal; regressa no dia 29 de março para mais uma visita.

MADEIRA

Cruzeiros: movimentos janeiro, fevereiro e perspetivas para março

Nos dois primeiros meses deste ano, o Porto do Funchal teve um movimento de 85 689 pessoas, entre passageiros e tripulantes, que vieram nas 49 escalas de cruzeiros registadas neste período.
Para a presidente do Conselho de Administração da APRAM “estes números poderiam ter sido melhores, mas o mau tempo, em janeiro e também em fevereiro, além de razões circunstanciais das companhias, levaram ao cancelamento de 15 escalas.”

A 29 DE MARÇO

Porto de Lisboa recebe viagem inaugural do Valiant Lady

O Porto de Lisboa vai receber, no dia 29 de março, a estreia da Virgin Voyages, a nova marca de cruzeiros do Grupo Virgin, com a primeira escala do seu novo navio Valiant Lady. A escala do Valiant Lady em Lisboa, com pernoita para o dia 30, faz parte da sua viagem inaugural que tem Portsmouth como homeport e La Corunha, Tenerife, Gran Canaria e Lisboa como portos de escala. Para assinalar a passagem por Lisboa de Valiant Lady, o porto de Lisboa presenteará o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião e o navio será escoltado por rebocadores da empresa Portugs.

Via Navegável do Douro retoma navegação

A APDL anunciou a abertura das eclusas da via navegável do Douro, que regista a primeira escala de navegação.
A primeira escala de um navio hotel aconteceu terça-feira. Trata-se de uma embarcação que transporta 80 passageiros provenientes do Reino Unido. A viagem teve início no estuário e tem prevista a acostagem nas seguintes áreas portuárias: Porto de Lamego, cais do Pinhão, Cais de Barca D’Alva, Porto de Veja Terron (Espanha), Cais da Foz do Távora, Cais da Régua e Cais de Bitetos terminando no estuário (Porto/Gaia), numa escala de 5 dias.

Porto Santo recebe os primeiros navios de cruzeiro de 2022

O Porto Santo recebeu no sábado os dois primeiros navios de cruzeiro do ano, conforme divulgou a APRAM. Trata-se do português 'World Voyager', que acostou no porto, e o 'Hamburg', que ficou fundeado.
São as duas primeiras escalas das 23 previstas para este ano na 'ilha dourada'.

Taxa de carbono das viagens de cruzeiros que ia para o Fundo Ambiental vai reverter para os portos

Uma fatia de 75% da receita resultante da aplicação da taxa de carbono sobre viagens marítimas vai reverter para a autoridade portuária com competência para a respetiva cobrança. Até agora, os portos recebiam 25%, sendo 50% direcionados para o Fundo ambiental e outros 25% entregues aos municípios de localização dos terminais, que continuarão a receber a mesma percentagem.

ESTA SEGUNDA-FEIRA EM PONTA DELGADA

Ventura com mais de 2 mil passageiros e tripulantes

Esta segunda-feira, 14 de Março, o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe a escala do VENTURA, um dos navios que compõem a frota da operadora britânica P&O, uma das companhias do grupo Carnival UK.
Esta paragem em Ponta Delgada é a última de um interessante cruzeiro, denominado “35 Night Caribbean”, iniciado no dia 11 de Fevereiro, em Southampton, e que teve como principal atractivo aquele reconhecido destino de cruzeiros.

Total: 1555