Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Entrevista a Kelly Craighead

«Portugal tem um grande potencial para evoluir como destino de cruzeiros»

A CLIA - Cruise Lines International Association é a maior organização mundial da indústria de cruzeiros, integrando mais de 60 dos maiores operadores globais deste sector e mais de 50 mil agências de viagens em todo o Mundo.

Fundada em 1975, marca também presença como organização não governamental consultora da IMO - International Maritime Organization, uma agência da ONU - Organização das Nações Unidas. Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, a presidente e CEO da CLIA, Kelly Craighead, detalha o forte impacto negativo da pandemia nesta indústria, mas confia na recuperação da atividade em 2022 e anos seguintes. E considera que Portugal tem um forte potencial para crescer no sector, desde que prolongue a época de cruzeiros a todo o ano, apetrechando os portos nesse sentido.

Porto de Lisboa com balanço positivo na actividade de cruzeiros em 2021

O Porto de Lisboa registou um total de 97 escalas de navios de cruzeiro e 115 984 passageiros durante o ano de 2021. Após mais de um ano sem escalas comerciais de navios de cruzeiro, o dia 26 de julho de 2021 registou o recomeço com a chegada do World Navigator ao Porto de Lisboa, o primeiro navio de cruzeiros em escala comercial na era COVID-19.
Do total de escalas, 57 estavam em trânsito, 27 em turnaround e 13 em interporting, sendo 21 273 passageiros em turnaround e 94 711 em trânsito.
 

ESTA SEXTA-FEIRA

Queen Elizabeth visita Lisboa pela primeira vez este ano

O Porto de Lisboa recebe esta sexta-feira a primeira escala deste ano do emblemático Queen Elizabeth.
O navio da Cunard chega à capital portuguesa pelas 7h, procedente de Southampton, e parte às 17h para Cádis, segundo informações do Porto de Lisboa recolhidas pelo PressTUR.

Estes são os destinos preferidos dos Cruzeiristas em todo o mundo

Um estudo realizado pela CLIA (Associação Internacional de Companhia Cruzeiro) datado de 2019 (o último antes da pandemia) revelou os destinos mais procurados pelos cruzeiristas.

Quase 29 milhões de passageiros realizaram um cruzeiro em 2019, e destes, 12 milhões preferiram as Caraíbas como destino, incluindo as Bahamas e as Bermudas. É o destino favorito para 42% dos cruzeiristas.

MADEIRA

325 cruzeiros com 17 estreias até ao final do ano na Região

Se as reservas de cais se mantiverem, os portos da Madeira vão receber 325 cruzeiros até ao final de dezembro. São 17 as estreias previstas, a começar pelo luxuoso Seabourn Encore, da Seabourn Cruise Line, que tem chegada prevista para 21 de fevereiro.

Douro Azul vai ao interior recrutar 100 colaboradores

A empresa Douro Azul vai recrutar 100 colaboradores para a época de cruzeiros 2022, através de iniciativas que vão decorrer durante o mês de janeiro na região do Douro. Com uma frota de 11 navios-hotel, a Douro Azul é a empresa líder de cruzeiros fluviais em Portugal.

A empresa disse, em comunicado, que, para a edição deste ano, decidiu “dar a oportunidade a candidatos que residam em zonas do interior”, pelo que, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), vão ser organizados, entre 18 e 20 de janeiro, eventos de recrutamento em Vila Real, Lamego, Guarda, Régua e Viseu. O objetivo é “atrair colaboradores para a operação ao longo do rio Douro”.

NCL apresenta o «Norwegian Viva» com itinerários desde Lisboa

A Norwegian Cruise Line apresentou o Norwegian Viva, o próximo navio na sua novíssima Prima Class.

Proporcionando aos convidados experiências de topo, incluindo espaços mais amplos, design cuidado e deslumbrante e um serviço excecional, o Norwegian Viva vai navegar notáveis itinerários mediterrânicos a partir de junho de 2023, aportando nas principais cidades portuárias do sul da Europa, incluindo Lisboa.

AÇORES | ESTA QUINTA-FEIRA

«MEIN SCHIFF 1» NA PRIMEIRA ESCALA DE 2022

Cabe ao mediático navio de cruzeiros “Mein Schiff 1” as honras de primeira escala de 2022, nos Açores, naquela que é a última paragem que realiza no âmbito do segundo itinerário de 38 noites, entre as Caraíbas e a Alemanha. Com 1653 passageiros a bordo, a maioria dos quais germânicos, é aguardado em Ponta Delgada esta quinta-feira, dia 13 de janeiro, pelas 16:00 horas e estima-se que aí permaneça até cerca das 22.00 horas, altura em que zarpa rumo a Bremerhaven, destino final do presente itinerário.

Terminal de Cruzeiros de Leixões prevê 143 escalas de navios de cruzeiros até ao final de 2022

No total, as 143 escalas de navios de cruzeiro antevista para este ano vão levar até à região do Porto e norte de Portugal cerca de 150 mil passageiros, números que fazem de 2022 um dos melhores anos de sempre para a infraestrutura.

AIDASOL

Porto de Leixões recebe primeiro cruzeiro de 2022

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu no domingo, 2 de janeiro, o primeiro navio de cruzeiro de 2022.
O AIDAsol chegou ao Terminal de Cruzeiros pelas 12h00, proveniente do Funchal, com mais de 1.200 passageiros a bordo, quase todos de nacionalidade alemã, tendo partido às 18h00 rumo ao porto belga de Zeebrugge.

MADEIRA | COM ÁUDIO

Paquetes geram negócio na economia local

A chegada de12 navios gera um grande movimento de autocarros, viaturas turísticas e táxis no Porto do Funchal. Paula Cabaço, Presidente da Administração dos Portos da Madeira informa que só em outubro e novembro deste ano o Porto do Funchal recebeu mais de 1000 autocarros.

MSC World Europa e MSC Euribia

Conheça melhor os dois novos navios da MSC Cruzeiros

O MSC World Europa é o primeiro da pioneira Classe MSC World – uma nova classe de navios que apresenta um conceito de cruzeiro completamente novo.
Apresentando tecnologias marítimas e de hospitalidade a bordo preparadas para o futuro, o MSC World Europa irá redefinir a experiência de cruzeiro com uma variedade de conceitos nunca antes vistos e áreas criativas diferentes de tudo visto até hoje.

CRUZEIROS

Porto Santo com muita procura

Nos últimos dois meses, o número de escalas na ilha de Porto Santo ascendeu a 10, mais do que nos anos de 2019 e de 2018. Trata-se de um facto inédito no turismo de cruzeiros na ilha e mostra o interesse crescente das companhias por aquele destino.
A procura por novos destinos e paraísos ambientais coloca a ilha de Porto Santo na rota dos navios temáticos e de expedição.

MSC Cruzeiros anuncia embarques e desembarques em Lisboa entre Junho e Outubro de 2022

Pela primeira vez a MSC Cruzeiros realiza cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa durante as férias de Verão – entre Junho e Outubro 2022.

São 11 cruzeiros exclusivos de 10 noites com um itinerário novíssimo e único a bordo do MSC Orchestra com partidas e chegadas a Lisboa entre Junho e Outubro de 2022.

SPIRIT OF DISCOVERY no Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu, terça-feira, o último navio de cruzeiro de 2021!
O ano termina com a receção ao SPIRIT OF DISCOVERY que chegou bem cedo ao Terminal de Cruzeiros proveniente de Southampton e partiu ao final da tarde rumo ao Funchal.

PORTOS DA MADEIRA

Mensagem da Presidente do CA

O ano de 2021 está a terminar ainda sob o espetro da pandemia de COVID-19, mas a retoma dos cruzeiros é uma realidade conforme se tem vindo a constatar neste último trimestre do ano em que os navios de cruzeiros tem marcado presença assídua no porto do Funchal.
Com efeito, até 30 de novembro deste ano os Portos da Região receberam 82 escalas de navios de cruzeiros o que correspondeu a um movimento de mais de 70.000 passageiros, sendo de prever ultrapassar até ao final do ano, as cerca de 100 escalas anunciadas no inicio de outubro.
 

Grupo Pinto Basto retomou o atendimento a cruzeiros nos portos de Lisboa e Portimão

«É com grande satisfação que damos as boas-vindas aos cruzeiros após mais de um ano e meio de paragem da actividade em Portugal», sublinha, nas redes sociais, o Grupo Pinto Basto, que se encontra em actividade, nos seus vários segmentos operacionais e de mercado, há 250 anos.

O grupo salienta que «retomou no mês de Setembro o atendimento a navios de cruzeiro nos portos de Portimão e Lisboa contando com 15 escalas confirmadas até final do ano». Recorde-se que a actividade no segmento dos navios de cruzeiros foi fortemente afectada pelas restrições globais, aplicadas com o intuito de travar a epidemia de COVID-19. Portugal voltou a actuar no sector durante o arranque da época estival.

Terceiro navio de Mário Ferreira construído em Viana já navega na Antártida

O World Navigator, terceiro navio totalmente construído nos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo, a cargo da Mystic River, empresário Mário Ferreira, já se estreou em viagens polares, encontrando-se, por estes dias, na Antártida.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Estreia do «Mein Schiff 3» na ilha Terceira

Esta segunda-feira, dia 29, o Porto da Praia da Vitória vai dar as boas-vindas, pela primeira vez, ao moderno paquete da Tui Cruises, o “Mein Schiff 3”. Este navio está a efectuar uma viagem de 14 noites pelos arquipélagos atlânticos, incluindo a mesma visita a quatro portos nas Canárias, dois nos Açores e um na Madeira.

FUNCHAL

Cruzeiros movimentam 4520 pessoas

O Porto do Funchal recebeu no sábado os navios de cruzeiro "Ventura" e "Spirit of Discovery", que estão a m, entre passageiros e tripulantes, um total de 4520 pessoas. O "Ventura" veio de Brest, com 2118 passageiros e 1083 tripulantes.

Total: 1520