Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA APP

«Se há sector que está bem em Portugal é o portuário»

A ADFERSIT realizou, nas passadas quinta e sexta-feira, o seu 10.º Congresso subordinado ao tema 'Transportes e Sustentabilidade', evento que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa. Com uma vasta plateia de espectadores, que tiveram possibilidade de interrogar os intervenientes directos, o Congresso voltou a ser um sucesso, assumindo-se como um dos eventos mais aguardados do ano neste sector.
Marcando presença enquanto presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), José Luís Cacho começou por lembrar que nos dias de hoje "o conceito de porto vai muito além de um simples local de carga e descarga de mercadorias", realçando ainda que "se há sector que está bem em Portugal é o portuário".
 

COMEMORANDO MAIS DE UM MILHÃO DE VIEWS EM 2011, PORTAL DA APP OFERECE NOVA SECÇÃO

«Dossiers» vem juntar-se aos 35 menus disponibilizados

O portal da Associação dos Portos de Portugal passou a disponibilizar, desde o início desta semana, mais uma secção. “Dossiers” vem somar-se aos restantes 35 menus, beneficiando das mais de três mil notícias publicadas no portal que se inaugurou na web há pouco mais de um ano.
“Dossiers” agrupa tematicamente as notícias sobre um mesmo assunto, pretendendo-se recurso útil para os cibernautas que necessitem de efectuar pesquisas em âmbitos específicos.
A estreia faz-se com quatro secções: Douro, naufrágio do “Costa Concordia”, Pirataria Marítima e Porto de Viana do Castelo.

256 PÁGINAS VISITADAS POR HORA | 4,2 PÁGINAS VISTAS EM CADA MINUTO

Portal da APP já ultrapassou o milhão de visualizações em 2011

O portal da Associação dos Portos de Portugal (APP), ultrapassou em Novembro o milhão de visualizações de páginas. Fechadas as “contas” referentes ao mês que agora terminou, o portal regista a significativa cifra de 1.132.314 views em 2011.

Recorde-se que o portal da APP se estreou na web em Novembro de 2010, tendo-se mantido em versão beta (de testes) até 31 de Dezembro. A 1 de Janeiro de 2011 iniciou o seu funcionamento em velocidade-cruzeiro.

Em Novembro registaram-se 184.063 views, o que equivale a uma média de 6.135 páginas consultadas por dia. O crescimento tem sido constante, mês após mês, com Novembro a conquistar mais 588 páginas consultadas por dia que o anterior mês de Outubro.
6.153 views/dia equivalem a 256 páginas visitadas por hora, ou a 4,2 páginas visitadas por minuto.

JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL

«Uma aposta ganha»

Hoje, 27 de Novembro, passa um ano desde a difusão da primeira webletter da Associação dos Portos de Portugal. De 27 de Novembro de 2010 até ao presente foram difundidas 327 newsletters, o que representa uma cadência quase diária.
O portal da Associação dos Portos de Portugal inaugurava-se na web, em versão experimental, um mês antes. Até hoje já foram publicadas mais de 2.700 notícias, todas elas merecendo destaque na webletter.
O número crescente de visualizações, que actualmente ronda as oito mil por dia, é outro dado que importa levar em linha de conta. Num ano representam perto de 3 milhões de páginas consultadas.

MATOS FERNANDES, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO E LEIXÕES (APDL)

Estamos de parabéns!

É inegável que com a presença na Web, a APP deixou de ser uma organização exclusivamente portuária para passar a ser pertença de um número muito mais alargado de pessoas e empresas.
O primeiro aniversário da newsletter celebra o desejo da APP em mostrar que os portos portugueses são entidades com grande dinamismo e pluralidade. Os portos são muito mais do que as administrações portuárias e até do que as empresas do sector dos transportes que as utilizam comummente. Os portos são de quem produz, de quem importa, de todos quantos com eles se relacionam ainda que seja por uma simples relação de vizinhança.

NATÉRCIA CABRAL, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE LISBOA (APL)

«Percorremos um longo caminho»

Desde que a APP foi criada, com um objectivo específico que envolvia os portos portugueses, percorremos um longo caminho.
Hoje reúnem-nos não apenas um mas muitos objectivos.
Para amanhã certamente teremos a capacidade de reforçar o papel da APP como um instrumento agregador dos portos. A presença diária na Web permitiu exteriorizar esse papel. Deu-nos a conhecer aos outros.
PARABÉNS APP/Newsletter!
 

BRUNO FREITAS, PRESIDENTE DA APRAM – PORTOS DA MADEIRA

Newsletter APP: um ano a navegar

Já dizia Fernando Pessoa que navegar é preciso e hoje a expressão ganhou outros contornos, tal como os oceanos geraram novos mares.
Hoje, o mar continua a unir-nos, mas navegamos também nas "águas" disponibilizadas pelas novas tecnologias, numa aventura diária que nos aproxima e que mudou a nossa vida.
É neste contexto que saúdo o primeiro aniversário da newsletter da Associação de Portos de Portugal que diariamente nos traz "estórias" dos nossos portos e do mar, algo que é inerente à alma portuguesa, muito mais ainda a um ilhéu como eu.

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SINES (APS)

«Newsletter da APP cumpriu plenamente a sua função»

Passado um ano após o lançamento da primeira edição da newsletter da APP – Associação dos Portos de Portugal, é com regozijo que constatamos que cumpriu plenamente a sua missão como canal de informação para todos os que trabalham e sentem este sector, mas também para os interessados nos assuntos do mar, em geral.
Tornou-se uma rotina agradável abrir o correio e obter informações diárias sobre cada um dos portos associados, os trabalhos desenvolvidos por aqueles que aí desenvolvem a sua actividade e, também, dispor de um canal para divulgar as iniciativas próprias junto de um público-alvo interessado, num formato electrónico, que se caracteriza pela rapidez, pertinência e actualidade das notícias apresentadas, sempre de uma forma amiga do ambiente.

CARLOS GOUVEIA LOPES, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE SETÚBAL E SESIMBRA (APSS)

«A newsletter electrónica da APP colocou as temáticas do mar e dos portos na agenda de muitos cidadãos»

É com grande satisfação e votos de continuação de sucesso, que a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA se associa à celebração do 1.º Aniversário da Newsletter Electrónica da APP – Associação dos Portos de Portugal, uma publicação que tem o mérito de comunicar o “Mundo Marítimo-Portuário” a um público-alvo crescente, muito mais vasto do que com ele está profissionalmente relacionado.

FERNANDO NASCIMENTO, PRESIDENTE DA PORTOS DOS AÇORES

A era da mensagem e o elevar da voz dos portos

Numa altura em que se cumpre um ano sobre o lançamento do portal da Associação de Portos de Portugal e, simultaneamente, da difusão regular, diária, da «newsletter» electrónica da APP, é de saudar não só a efeméride em si, mas também a quantidade, variedade e qualidade da informação veiculada ao longo dos últimos meses, a qual tem servido não só para aproximar a comunidade portuária como igualmente para levá-la ao conhecimento de todos quantos se encontram para lá dos limites das áreas de jurisdição das administrações portuárias ou dos portões de acesso aos portos…
É de registar, ainda, o interface destas duas ferramentas de informação sobre os Portos de Portugal com instrumentos “modernos” de comunicação como são, desde logo, o Facebook, o Twitter e o YouTube.

27 DE NOVEMBRO DE 2011

Webletter da APP cumpre um ano de difusão

A primeira webletter da APP foi difundida a 27 de Novembro de 2010, um sábado. Era composta por nove notícias. São essas notícias que reproduzimos a seguir, a rodapé da webletter 327, comemorativa do seu primeiro ano.

JOSÉ LUÍS CACHO:

«Há muito potencial para crescer nas relações comerciais Portugal/Brasil»

Na primeira sessão plenária da manhã do segundo dia do 14.º congresso da APLOG, José Luís Cacho, Presidente da Associação de Portos de Portugal, começou por fazer uma breve análise do que tem sido a actividade da associação, passando depois para a apresentação de um estudo de mercado sobre a actividade dos portos no espaço da lusofonia.

«ESCRUTINAR, TODOS OS DIAS, O MAR DE OPORTUNIDADES QUE O MAR NOS OFERECE»

Presidente da APP assina petição para criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar

O Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), José Luís Cacho, assinou a Petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar. “Escrutinar, todos os dias, o mar de oportunidades que o Mar nos oferece. É esse o lema das administrações portuárias portuguesas que integram a Associação dos Portos de Portugal. Trazer de novo, para o nosso seio, para potenciar sinergias, para bem de todos os países, os mundos que outrora demos ao Mundo, é um dos desideratos da recém-constituída Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP). Todos os esforços tendentes a trazer o Mar de novo para mais perto de nós, a colocá-lo no centro do debate e das estratégias de quem nos governa e nos representa democraticamente, são esforços positivos, salutares. Daí apoiarmos a criação de uma Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar”, explica José Luis Cacho, que lidera também os Conselhos de Administração do Porto de Aveiro (APA) e do Porto da Figueira da Foz (APFF).

ESTA SEXTA-FEIRA, 13 DE MAIO, EM LISBOA

Nasce a Associação dos Portos de Língua Portuguesa - APLOP

 

 

 

Esta sexta-feira, 13 de Maio, o Salão Almada Negreiros, no Cais da Rocha Conde d’Óbidos (Porto de Lisboa), acolhe a cerimónia de constituição da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
O acto tem início às 11:00, com a abertura a cargo do Secretário de Estado dos Transportes do Governo Português, Carlos Correia da Fonseca. Segue-se, pelas 11:15, intervenção do Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), José Luís Cacho.
 

 

CRIADA A 29 DE NOVEMBRO DE 2010

Newsletter electrónica da APP atingiu a centésima edição

Difundimos a 6 de Abril de 2011 a centésima edição da newsletter electrónica da Associação dos Portos de Portugal. Assinalamos o facto por se tratar de um marco na estratégia de comunicação da APP, dos seus associados, do sector marítimo-portuário em geral.
De início com frequência tri-semanal, cedo passou a ser difundida diariamente, atendendo ao bom acolhimento sentido na sua recepção.
 

Portos da CPLP com associação em Maio

A Associação de Portos da Comunidade dos Países de Lingua Oficial Portuguesa, APLP, deverá ser constituída no próximo mês de Maio, tendo como objectivos reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre estes países.
Segundo o Presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, que preside também à Associação dos Portos de Portugal (APP), este foi um dos pontos abordado hoje na 37.ª Assembleia-Geral da APP que decorreu na Gare Marítima da Madeira, onde foram também analisadas as contas relativas ao exercício de 2010 e aprovado o orçamento para o corrente ano.

HOJE, SEXTA-FEIRA, 25 DE MARÇO

Assembleia Geral da APP na Madeira

A primeira Assembleia Geral de 2011 da Associação dos Portos de Portugal que é igualmente a primeira da actual direcção decorre hoje, sexta-feira, dia 25 de Março, na Gare Marítima da Madeira.
O objectivo da assembleia, que reúne representantes dos vários associados, é a aprovação do relatório de gestão e contas de exercício de 2010, bem como a análise da proposta de resultados e o plano de actividades para 2011.

Associação dos Portos de Portugal no LINKEDIN

A Associação dos Portos de Portugal marca presença no LINKEDIN. Trata-se de uma rede de negócios lançada em 2003, sendo principalmente utilizada por profissionais. Em finais de 2011 tinha135 milhões de utilizadores registados, espalhados por mais de 200 países e territórios. O site está disponível em várias línguas, entre elas o português.
De acordo com a empresa, o Linkedin recebe, mensalmente, 21,4 milhões de visitantes únicos nos Estados Unidos e 47,6 milhões pelo mundo.
Fica o convite para se associar à APP neste importante recurso da web. Visite a nossa página.

 

HOJE, QUINTA-FEIRA,13 DE JANEIRO, NA FIGUEIRA DA FOZ

Discussão Pública do POEM - Sessão Temática sobre Transportes Marítimos e Portos

Esta quinta-feira, 13 de Janeiro, realiza-se, na Figueira da Foz, sessão pública temática relativa aos Transportes Marítimos e Portos, inserida na discussão pública do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (POEM).
A sessão decorre na sede do Porto da Figueira da Foz (APFF), com início previsto para as 15:00.
Trata-se de iniciativa conjunta do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
 

IPTM edita newsletter especial sobre o Dia Mundial do Mar

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos acaba de editar newsletter dedicada, em exclusivo, às comemorações do Dia Mundial do Mar.
O programa comemorativo da edição de 2010 do Dia Mundial do Mar contou com a participação activa da Associação dos Portos de Portugal.

[1] 2