Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APP marca presença na Assembleia Geral da Associação Europeia de Portos de Mar

A Associação dos Portos de Portugal (APP) marcou presença na Assembleia Geral da Associação Europeia de Portos de Mar (ESPO – European Sea Ports Organisation), que se realizou em Bruxelas, estando representada por Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, e Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, membros da direção da APP.

Durante a Assembleia Geral decorreu a eleição da nova direção da ESPO, para o biénio 2025/2026, que será liderada pelo Presidente Ansis Zeltiņš (Letónia), CEO da Autoridade do Porto Livre de Riga. Na Vice-Presidência estão Gerardo Landaluce Calleja (Espanha), Presidente da Autoridade Portuária da Baía de Algeciras, e Cédric Virciglio (França), Diretor de Planejamento Estratégico do Porto de HAROPA.

A Assembleia Geral da ESPO elegeu, também, os Presidentes dos Comités Técnicos da Associação, destacando-se a eleição de Paula Sengo, do Porto de Lisboa, para presidir ao Comité Técnico para o Desenvolvimento Sustentável.

A lista de Presidentes dos restantes Comités Técnicos, para os próximos dois anos, é a seguinte:
• Comité Intermodal e Logístico: Federica Montaresi (Porto de La Spezia)
• Comité de Facilitação do Comércio, Digitalização, Segurança e Geopolítica: Lieselot Marinus (Porto de Antuérpia-Bruges)
• Comité de Capitães dos Portos e Peritos em Segurança Marítima: Stephan Berger (Bremenports)
• Comité de Governação e Gestão Portuária: Juan Manuel Diez (Porto de Valência)
• Vice-Presidente EcoPorts: Andreas Slotte (Porto de Helsínquia)
• Comité de Energia e Crescimento Azul: Mark Dijk (Porto de Roterdão)
• Comissão de Análise Económica e Estatística: Cédric Virciglio (Porto de Haropa)
• Rede de Portos de Cruzeiros e Ferries: Valeria Mangiarotti (Portos da Sardenha)
• Rede de Trabalho e Operações: Panos Fevgas (Porto de Volos)
• Grupo de Peritos Jurídicos: Kai-Dieter Classen (Porto de Hamburgo)

Foi ainda aprovado o orçamento da ESPO para o ano de 2025, que ascende a 1.351.772 euros, assim como, o plano de atividades da organização para o mesmo ano.

A Conferência Anual da ESPO, evento de referência para o setor portuário europeu, é fundamental para promover o debate sobre o futuro do setor, abordando temas como a transição energética, a digitalização, a sustentabilidade e a competitividade dos portos.

Durante a conferência decorre, ainda, a entrega do Prémio Anual da ESPO (The ESPO Award), que é um reconhecimento ao trabalho e às inovações no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade dos portos europeus. O tema deste ano, ‘Projetos ou estratégias portuárias de economia circular que beneficiem a cidade e a comunidade envolvente’, reconhecerá a entidade gestora do porto que desenvolveu uma estratégia de economia circular e/ou um projeto significativo de economia circular que envolva diferentes partes interessadas no porto ou nas suas imediações. O prémio visa honrar os esforços que envolvem ativamente o porto e beneficiam a comunidade circundante através de atividades de economia circular.

A presença da Associação dos Portos de Portugal na Assembleia Geral da ESPO reforça o compromisso do setor portuário português com a inovação, a sustentabilidade e a colaboração internacional, estreitando laços com os principais portos europeus e contribuindo para o futuro do transporte marítimo e logístico no continente.