Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Pepe Brix mostra o «mundo da pesca artesanal» açoriana em Santa Maria

A exposição “retrata a relação ancestral entre as velhas artes de pesca” e um “animal extraordinário, como o atum”, sendo que as fotografias foram captadas durante uma viagem de Pepe Brix na traineira Mestre Soares.

As fotografias documentais pretendem ser uma “porta aberta” para “que se fale sobre a sustentabilidade da pesca nos Açores”, um sector de “elevada importância para a região”.

NAZARÉ

O fotógrafo que se apaixonou pela maior onda do mundo

Jorge Leal, fotógrafo que colocou a Nazaré nas bocas do mundo através das suas imagens, apresenta dez anos de trabalho numa exposição em que as ondas gigantes são as protagonistas principais.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO NO FLICKR

OCEAN CAMPUS

A APL – Administração do Porto de Lisboa deu, a 17 de Dezembro de 2021, mais um passo na concretização do Ocean Campus, com a assinatura de dois contratos de concessão, entre a APL e a Fundação Calouste Gulbenkian, e entre a APL e a Fundação Champalimaud.

Com o projecto Ocean Campus nasce um espaço de inovação e empreendedorismo, que junta na área de jurisdição do Porto de Lisboa um Cluster de atividades ligadas à economia azul e ao mar assente nos pilares do Conhecimento, Economia, Investigação e Vida, um espaço aberto a todos os cidadãos que privilegiará soluções ambientalmente sustentáveis e de mobilidade suave.

SINES

Memórias da Praia de São Torpes registadas em livro

No âmbito das comemorações do Dia do Município, o Museu de Sines apresentou no Centro de Artes de Sines o livro “Memórias da Praia de São Torpes”, catálogo da exposição com o mesmo título que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia em 2016 e em Sines em 2017, conforme divulgado pelo município.

APDL divulga vencedores da 10.ª edição do concurso de fotografia

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) divulga os vencedores da edição de 2021 do concurso de fotografia "Sentir… Mais do que um porto!".

Os prémios foram anunciados sábado, no Terminal de Cruzeiros, em cerimónia pública, que decorreu no dia do Porto de Leixões. As classificações vão desde Menção Honrosa até Primeiro Lugar, de acordo com 3 temas: “Atividade portuária/marítima turística”, “Paisagem” e “Livre”.

PODE CONCORRER ATÉ SEXTA-FEIRA, DIA 15

Desafio de Fotografia do Porto de Lisboa

A APL - Administração do Porto de Lisboa recorda que termina esta semana o prazo para envio trabalhos para o Desafio de Fotografia do Porto de Lisboa "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar”.

Os interessados em participar neste desafio do Porto de Lisboa têm até sexta-feira, dia 15 de outubro, para enviar as suas fotos e poderem concorrer. Os vencedores serão divulgados no final de outubro.

A vida marinha está em risco

Animais presos em anzóis, fios de pesca ou outros materiais descartados no oceano: o impacto negativo do ser humano no ecossistema marítimo é o tema do concurso Ocean Photography Awards de 2021. Já são conhecidos os vencedores.

Porto de Lisboa relança Desafio de Fotografia

No Dia Mundial da Fotografia, e depois de uma suspensão de alguns meses, devida ao confinamento, a Administração do Porto de Lisboa retoma o Desafio de Fotografia "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar”, convidando a fotografar o Tejo e as suas margens, paisagens e singularidades de toda a zona ribeirinha.

Foi alargado o prazo para entrega de trabalhos até 15 de outubro, reduzida para 16 anos a idade mínima dos participantes e, não menos importante, adicionada uma novidade bastante interessante: prémios para distinguir os melhores trabalhos apresentados!

EM PORTIMÃO, ATÉ 8 DE SETEMBRO

Os últimos «paraísos naturais» da Terra: as melhores fotografias da National Geographic

Exposição leva à zona ribeirinha de Portimão as melhores fotografias da natureza tiradas por fotógrafos da National Geographic e alerta para problemas ambientais. Pode ser visitada até 8 de Setembro.
À beira do rio Arade, em Portimão, qualquer pessoa pode embarcar numa viagem pelos “paraísos naturais do planeta”, De Pólo a Pólo, do Árctico à Antárctida.
 

Quinta edição do concurso «Viana e o Mar»

O concurso de fotografia “Viana e o Mar 2021”, destinado a fotógrafos profissionais e amadores, decorre até 12 de Julho e pretende desafiar a criatividade e a originalidade dos participantes e fomentar a observação e o registo de diferentes formas de olhar e promover Viana do Castelo enquanto cidade náutica, através de um olhar documental ou artístico sobre as a zona costeira e ribeirinha, actividades turísticas, culturais, desportos náuticos, actividades económicas e ainda as vivências e tradições das gentes vianenses ligadas ao mar.

IMAGENS FANTÁSTICAS!

À pesca na ilha do Sado em 20 imagens

Os “tarai-bune” (ou banheiras-barco) são embarcações de pesca tradicionais do Japão que ainda podem ser encontrados, sobretudo na ilha do Sado.

Feitos, tradicionalmente em cedro e bambu, começaram a ser usados em meados do século XIX. O seu formato torna-os fáceis de manobrar na linha escarpada da costa da ilha, com as suas enseadas estreitas, onde os pescadores, como Yoichi Sakuma, de 70 anos, aqui nas imagens, procuram polvos e molucos.

RUI FOI À ISLÂNDIA FALAR SOBRE BALEIAS...

...e voltou com um álbum cheio de «impressões digitais»

"As baleias são emblemáticas e têm um papel fundamental no combate às alterações climáticas. Quando uma baleia morre e afunda, sequestra carbono no fundo do mar", continua. Mais ainda, "nestas zonas de alimentação, elas defecam à superfície". A luz solar constante incide nas fezes, que "têm nutrientes como fósforo e nitrogénio, necessários para o fitoplâncton (a base da cadeia alimentar) crescer". E quando o fitoplâncton recebe a luz solar, sequestra carbono e liberta oxigénio. "É um ciclo."

20 portos deslumbrantes que valem uma caminhada junto à água

Os portos são pontos de encontro, despedidas e trocas, e a marca registada de muitas cidades. Ao longo dos séculos, os portos foram-se alterando e passaram de locais de comércio e de partidas rumo ao desconhecido para locais altamente turísticos onde chegam cruzeiros de todo o mundo.

Rui fotografou a praia, «uma extensão da casa portuguesa»

Os almoços na praia, a hora da sesta do avô, o menino que aprende a nadar, os jogos na areia, o vendedor de bolas-de-berlim — tudo cabe nas imagens da série Beach Lovers, que o pescador e fotógrafo Rui Miguel Cunha realizou nas praias do Algarve e de Sesimbra.

Rui Miguel Cunha é pescador e trabalha, há vários anos, numa traineira, em Sesimbra. Além disso, é fotógrafo. A sua forte ligação ao mar, "que vem de família" — o pai já era pescador — fê-lo apontar a lente para a costa portuguesa e desenvolver a série Beach Lovers, ou Amantes da Praia.

9.ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DECORRE ATÉ 15 DE SETEMBRO

APDL tem prémios para atribuir aos melhores talentos fotográficos

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) encontra-se a promover a 9.ª edição do concurso de fotografia anual “Sentir... Mais do que um porto!”. Todos os interessados poderão submeter as suas fotografias até às 17h30 do dia 15 de setembro.

O concurso desafia todos os entusiastas da fotografia, profissionais ou amadores, a captarem uma imagem que se enquadre nos seguintes temas: atividade portuária, paisagem (natural, rural ou urbana) ou tema livre.

19 DE AGOSTO

Dia Mundial da Fotografia

Hoje é Dia Mundial da Fotografia. A celebração desta data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837; foi o primeiro a ser anunciado e comercializado junto do grande público.

Pretexto para newsletter temática, destacando belíssimas fotos dos portos portugueses.

Há duas praias portuguesas entre os 25 areais mais fotogénicos da Europa

Com o Verão a dar os primeiros passos, o site 'Globehunters' analisou os hashtags da rede social Instagram de modo a perceber quais as praias que são mais populares nesta rede social.

Dessa análise foram apuradas 25 praias, sendo que na lista o destaque vai para a presença de dois areais localizados em Portugal Continental, mais especificamente no Algarve. Falamos da Praia da Rocha e da Praia da Falésia, que ocupam a oitava e 18ª posições, respetivamente, numa lista liderada pela transalpina Praia de Positano.

Madeira assinala Dia Mundial dos Oceanos com inauguração de exposição fotográfica

Os secretários regionais de Mar e Pescas e do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas da Madeira, respectivamente Teófilo Cunha e Susana Prada, assinalaram em conjunto o Dia Mundial dos Oceanos, com a inauguração e abertura ao público da exposição fotográfica “Madeira Mar Profundo”.

dia18#

Depois de derrotarmos o coronavírus, vou andar de barco nas águas calmas da ria de Aveiro

Porque vai haver vida depois deste vírus, o Expresso publica uma foto por dia, de diferentes recantos deste Portugal tão diverso. São meras pistas, para o leitor se entreter a programar futuras escapadinhas e conseguir, durante uns minutos por dia, abstrair-se desta crise que tomou conta de nós

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E DOCUMENTAL

Praia da Barra | Uma viagem no tempo

“Praia da Barra – Uma viagem no tempo” é uma exposição de fotografias e documentos organizada por Joaquim Duarte Soares, responsável pelo site “Amigos do Oceano”, vocacionado para a promoção da consciência ativa, através do Surf, Ecologia e Arte.

Total: 1705