Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATÉ 1 DE OUTUBRO

Exposição «Sardinha» na Afurada, Gaia

“Esta exposição resulta de um projeto de fotografia documental desenvolvido ao longo de quatro anos, entre 2018 e 2022, sobre a pesca do cerco, essa verdadeira epopeia quase desconhecida.

Desse projeto resultou o livro «Sardinha», publicado em 2023. Este projecto foi desenvolvido no âmbito da residência artística MARPVZ19/20 dedicada à cultura marítima, apoiada pelo município da Póvoa de Varzim.

Percorri a maior parte dos portos de pesca, a bordo de barcos da Póvoa de Varzim, das Caxinas e de Vila do Conde, acompanhando as suas tripulações em dezenas de viagens, observando, escutando, fotografando. Essa experiência está agora traduzida em fotografias e em textos, em infografias e em desenhos técnicos que procuram retratar a vastidão da pesca do cerco. 

Não se pode compreender a pesca da sardinha e a pesca do cerco sem conhecer os pescadores que perseguem o peixe e o pescam num mar infindável ao longo da costa. Por isso, embora seja importante compreender os mares e o peixe, os barcos e as redes, documentar este tipo de pesca implica conhecer a vida dos pescadores e a força e a incerteza dos elementos naturais a que estão expostos. O meu trabalho sobre a pesca acabou por tornar-se indissociável das experiências, das viagens e das aprendizagens com quem anda ao mar.

A pesca do cerco irá mudar e irá evoluir, mas continuará a ser, como sempre foi, uma luta entre a sobrevivência de uma espécie e a subsistência da outra. Este é o meu contributo para o reconhecimento desta atividade e, no fundo, das gentes que vivem do mar e no mar.”

A exposição  estará aberta ao público até ao dia 1 de Outubro de 2025.

12 de Julho a 1 de Outubro

Centro Interpretativo do Património da Afurada

Aberto todos os dias da semana,

incluindo fins de semana e feriados
(10:00-12:30 e 13:30-18:00)

Rua António dos Santos, 10, São Pedro da Afurada

4400-365 Vila Nova de Gaia

+351 227 710 093

fonte