Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Fernando Correia, 40 anos de serviço no Porto de Sines

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Fernando Correia, adjunto de exploração no Terminal de Granéis Líquidos para uma conversa sobre os 40 anos de serviço no Porto de Sines.

Natural de Cabinda, em Angola, Fernando Correia, 61 anos, considera-se sineense de "alma e coração". Foi nesta cidade, antiga vila piscatória, que criou raízes, constituiu família e ajudou a desenvolver a atividade portuária daquele que hoje é considerado um dos maiores portos nacionais.
No final de 2019, Fernando Correia foi homenageado pela Administração do Porto de Sines pelos 40 anos de serviço.

ASM Industries quer aumentar capacidade de trabalho

A ASM Industries está a reforçar o recrutamento com cursos de formação especializada. O grupo diz ser líder do setor e o maior produtor português de torres eólicas em terra bem como em ambiente marítimo.
Declarações de Simão Antão.

JOSÉ LUÍS CACHO:

Desempenho do Porto de Sines «é um bom exemplo das boas noticias» durante pandemia

José Luís Cacho, Presidente da Administração dos portos de Sines e do Algarve, e da Associação dos Portos de Portugal, falou sobre a adaptação do Porto de Sines à pandemia de covid-19 e fez o ponto de situação dos investimentos previstos. Nesta entrevista ao espaço CPLS (Comunidade Portuária e Logística de Sines), o responsável adiantou que o prazo para apresentação de propostas para o Terminal Vasco da Gama foi prorrogado para abril de 2021 e garantiu que os portos nacionais estão a funcionar sem problemas.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Entrevista a Jorge Almeida, Presidente da CPLS

Por ocasião do terceiro aniversário do programa da CPLS na M24, entrevistámos Jorge d’Almeida, Presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines.
50 programas depois do programa inaugural, Jorge d’Almeida perspectiva a nova era da estrutura associativa a que preside, agora designada por CPLS.
O programa é emitido às sextas-feiras, a partir das 12h00, com repetição aos sábados, no mesmo horário.

COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

ESPAÇO DA CPLS NA M24 FAZ 3 ANOS ESTA TERÇA-FEIRA

O programa radiofónico da Comunidade Portuária e Logística de Sines cumpre três anos de emissões esta terça-feira. A estreia verificou-se a 28 de Abril de 2017, data que coincidiu com o início do “Sines Tall Ships Festival”.

Jorge d’Almeida, Presidente da CPLS (anteriormente designada CPSI), foi o convidado da emissão inaugural deste espaço radiofónico destinado a divulgar a actualidade noticiosa das associadas da Comunidade Portuária e Logística de Sines.

Com periodicidade quinzenal, o programa tem difusão hertziana na M24 (102.7 FM) às 12 horas de sexta-feira, com redifusão aos sábados, à mesma hora, e posterior disponibilização de podcast.

Assinalamos a efeméride com uma série de três newsletters temáticas, compostas por alguns dos mais de 50 programas emitidos até à data, série alinhada cronologicamente.

COVID-19

Administração do Porto de Aveiro elogia colaboração dos operadores após ativação de plano de contingência

“As operações do porto nunca pararam”. Garantia dada por Fátima Alves, presidente da Administração Porto de Aveiro (APA, S.A.), destacando a capacidade de adaptação dos agentes portuários à pandemia.

Entrevistada no programa da Comunidade Portuária de Aveiro (CPA) na Rádio Voz da Ria, a responsável explica como tem decorrido a atividade portuária após a ativação do plano de contingência para conter a propagação do coronavírus Covid-19, após recomendações das autoridades de saúde.

PORTO DE ENCONTRO | PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA

Destaque para a aquacultura de algas em Portugal

O edifício central do PCI (Creative Science Park Aveiro) recebeu um workshop sobre os benefícios da aquacultura de algas em Portugal. Este foi um evento organizado pelo CIIMAR e pela ALGAplus.

PORTO DE ENCONTRO | PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA

Confraria Gastronómica do Bacalhau entroniza o realizador Francisco Manso

A Confraria Gastronómica do Bacalhau entronizou novos confrades no XXI aniversário com uma mensagem sobre os cuidados a ter
no agendamento de eventos, o grau de exigência que tem vindo a aumentar e a criação de condições para exercer a
atividade com o novo espaço no antigo Quartel de Bombeiros. Como confrade efetivo foi entronizado Paulo Martins e como
confrade de honra o realizador de cinema Francisco Manso.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Presidente da Administração da APS faz o balanço de 2019

O Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, já fez o balanço da actividade desta infraestrutura portuária no ano de 2019.

Em declarações ao programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines, José Luís Cacho diz que quer retomar o "ciclo de crescimento" em 2020 e alcançar "um crescimento de dois dígitos na carga contentorizada", depois de um decréscimo em 2019.
 

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Visita do Ministro das Infraestruturas ao Porto de Aveiro em destaque

A visita do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, ao Porto de Aveiro, é um dos destaques desta edição do espaço da CPA na Rádio Voz da Ria.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Porto de Sines tem novo Provedor do Cliente

O Porto de Sines tem novo Provedor do Cliente. O cargo é ocupado, desde o final de 2019, pelo Comandante Amado de Matos, 67 anos, oficial de Marinha, Comandante da Polícia Marítima de Sines entre 2000 e 2003.

Responsável pela defesa e promoção dos direitos dos clientes e das empresas que actuam no Porto de Sines, o Provedor do Cliente tem como objectivo garantir a regularidade das relações, abrindo canais de diálogo e actuando como um mediador de conflitos.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Porto de Aveiro bate mais um record

O primeiro espaço CPA de 2020 dá destaque a um novo recorde no Porto de Aveiro. O navio mais comprido de sempre atravessou a barra no início de janeiro. O ‘Federal Montreal’, de 200 metros, veio do Canadá descarregar canola para a empresa Iberol.
O anterior máximo tinha sido estabelecido pelo navio Three Rivers, de 190 metros.

PORTO DE ENCONTRO | PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA

Entrevista a Valdemar Aveiro

Valdemar Aveiro apresentou toda a sua obra escrita, em sessão pública realizada na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré.
O antigo capitão bacalhoeiro, um 'velho' Lobo do Mar, não escondeu que foi na terra onde viveu toda a sua vida que decidiu apresentar as obras em jeito de compilação numa noite de agradecimento e homenagem aos cidadãos da Gafanha da Nazaré.

PORTO DE ENCONTRO | PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA

Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

Ílhavo apresentou o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas como sendo um documento que vai orientar a acção do município, apostado em medidas preventivas na "área sensível" da 'emergência climática'.
Destaque desta edição do programa "Porto de Encontro".
 

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

«Tinita» em destaque

O espaço da Comunidade Portuária de Aveiro destaca nesta edição a actividade da Tinita, empresa de rebocadores que presta serviço no Porto de Aveiro.
Em fins de novembro, para além de reboques portuários, a empresa com sede em Viana do Castelo estreou uma carrinha guincho que passou a apoiar a amarração de navios.

PORTO DE ENCONTRO | PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA

40 anos da Federação Portuguesa de Canoagem

O Centro de Congressos de Aveiro recebeu uma Conferência com "debate de ideias" integrado nas comemorações dos 40 anos da Federação Portuguesa de Canoagem.
Destaque desta edição do programa "Porto de Encontro".

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Aveiro, um território de Ria

No início desta edição do espaço da CPA destacamos a empreitada de dragagem em curso em vários pontos da da Ria de Aveiro que está a permitir um ‘raio x’, a partir da cultura imaterial, da vivência das populações, desde a pré-história até aos dias de hoje”.
Tiago Fraga, arqueólogo responsável pela empresa contratada pela Polis Litoral Ria de Aveiro para acompanhar as obras, sublinhou a importância do “trabalho preventivo” em curso até maio próximo.

PORTO DE ENCONTRO | PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA

Seminário Nacional «Jovens Repórteres para o Ambiente»

O Município de Ílhavo acolheu o Seminário Nacional 'Jovens Repórteres para o Ambiente', no Museu Marítimo de Ílhavo. O Seminário reuniu 180 participantes, entre alunos e professores-coordenadores, permitindo a partilha de experiências e objetivos comuns, o debate de estratégias e metodologias inerentes ao Projeto, e o desenvolvimento de trabalhos de investigação, jornalismo, fotografia e multimédia na área ambiental e marítima.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

9.ª edição do Business2Sea

O Espaço da CPA dá um destaque especial ao Fórum do Mar. A Administração do Porto de Aveiro, em parceria com a a Comunidade Portuária de Aveiro, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Universidade de Aveiro marcou presença, em stand conjunto, na 9ª edição do Business2Sea.

Além dos debates e da exposição, Fátima Lopes Alves, Presidente do Porto de Aveiro, destacou o trabalho do grupo envolvido no plano de acção para a estratégia do Atlântico impulsionado pela UE.

FÁTIMA LOPES ALVES:

2020 promete ser um ano de «investimentos e crescimento» no Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro tem luz verde para a retirada de areias da zona portuária e para a dragagem da zona onde vai nascer o novo cais privativo da 'A Silva Matos' na 'bacia de manobras' do Porto de Aveiro.

Com o novo cais a concurso, esta é a segunda notícia em poucos dias sobre investimentos em área portuária.

Total: 265
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14