Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


SOGESTER

Gestora do terminal de contentores do porto de Luanda já investiu €110 milhões

A Sogester - Sociedade Gestora de Terminais, empresa que gere o terminal de contentores do Porto de Luanda, já investiu 150 milhões de dólares (cerca de 110 milhões de euros) na modernização da infraestrutura a fim de atingir um nível de segurança e de eficiência mais elevado, afirmou o director comercial adjunto da empresa.

SEGUNDO A ONU

Brasil cresce 34% em conectividade portuária

Segundo o índice da Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento) de 2011, o Brasil apresentou um crescimento de 34% no sector portuário. Já a Argentina, México e Peru registaram os maiores índices de aumento, com 43%.
Ter uma conectividade marítima alta é um bom negócio para o comércio exterior dos países, aumentando a competitividade dos importadores e exportadores graças ao aumento da oferta de transporte e redução dos fretes.
 

MOÇAMBIQUE

Trabalhadores portuários de Nacala com novas garantias de trabalho

A empresa Terminais do Norte, que tem exclusividade sobre todas as operações no Porto de Nacala, e o Comité Sindical local celebraram quarta-feira um acordo visando, entre vários objetivos, a revisão salarial em oito por cento, ajuste dos subsídios de funeral, de acordo com os preços de mercado, e a melhoria das relações entre as partes.

Porto de Nacala é um dos menos poluídos da costa oriental africana

O Porto de Nacala, localizado na província moçambicana de Nampula, é considerado como um dos menos poluídos da costa oriental de África, mérito que deriva da implementação de um conjunto de medidas de prevenção contra a contaminação das águas e dos espaços daquela infra-estrutura ferro-portuária, por agentes nocivos ao ambiente, caso de óleos e outros produtos de origem química ali manuseados.

VÍDEO

Rio de Janeiro acolhe VI Encontro de Negócios Brasil-Portugal

O Rio é a cidade com mais investimento estrangeiro no Brasil. E também grandes empresas públicas portuguesas podem e devem apostar na internacionalização e no filão brasileiro.
 

MANUEL ENNES FERREIRA

«Mercado angolano tem limitações, mas uma série de oportunidades»

Manuel Ennes Ferreira, professor do ISEG, fala sobre o futuro da parceria entre Angola e Portugal, no âmbito da conferência de 20 de Setembro organizada pelo Expresso.

Boluda Lines inicia operações em Cabo Verde

A espanhola Boluda Lines acaba de reforçar a sua aposta no mercado da África Ocidental com a criação de um novo serviço para Cabo Verde. A nova linha liga o hub de Las Palmas com os portos de Praia, Mindelo, Sal e Boavista, em Cabo Verde, de onde os navios seguem para Dakar e Nouadhibou, regressando depois ás Canárias.

HOJE, 16 DE SETEMBRO, NO RIO DE JANEIRO

6.º Encontro de Negócios Brasil-Portugal

Realizado de dois em dois anos, o Encontro de Negócios Brasil-Portugal chega à sua sexta edição num momento em que as conversações e entendimentos comerciais entre os dois países ganham cada vez mais relevância. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC) revelam crescimento expressivo no comércio bilateral que, de Janeiro a Junho de 2011, registou valores da ordem de 1,32 mil milhões de dólares, aumento de 52,45% em relação ao mesmo período do ano passado.
 

São Tomé e Príncipe reactiva guarda costeira

O governo de São Tomé e Príncipe vai fortalecer a sua guarda costeira na ilha do Príncipe. A decisão faz parte de um plano para reestruturar o aparelho de segurança na ilha, noticiou a rádio norte-americana VoA (Voz da América).
São Tome e Príncipe está situado no Golfo da Guiné, uma zona que assume cada vez mais importância estratégica devido à sua produção petrolífera. É também uma zona onde tem vindo a aumentar a instabilidade devido a crescentes actos de pirataria e falta de fiscalização das águas territoriais.
 

A 28 DE SETEMBRO, NUMA ORGANIZAÇÃO DA AICEP

ABC Mercado Moçambique

AICEP Portugal Global vai realizar, em Lisboa, no seu auditório da Av. 5 de Outubro, mais um ABC Mercado Moçambique, no dia 28 de Setembro.
Dada a sua estabilidade política e as suas práticas na melhoria do ambiente de negócios e de facilitação do investimento estrangeiro, Moçambique tem vindo a criar condições para um crescimento paulatino da economia, o qual tem registado, nos últimos anos, taxas médias na ordem dos 7%. As exportações portuguesas para Moçambique têm vindo a crescer a taxas bastante significativas (31% em 2009 e 25% em 2010), mas o valor da exportação de bens e de serviços ainda está longe da capacidade da oferta portuguesa neste mercado.

CABO VERDE

Porto Grande do Mindelo com primeiro semestre muito positivo

O Porto Grande do Mindelo registou um semestre francamente positivo com crescimento em todos os tráfegos e todos os segmentos de mercado. O volume de mercadorias operado pelo porto cresceu 23% quando comparado com período homólogo de 2010, acompanhado pelo número total de navios operados no porto, que cresceu 26% comparativamente ao primeiro semestre de 2010.

CABO VERDE

Questões aduaneiras em discussão na Praia

A valoração aduaneira e as obrigações de notificações vão a debate esta segunda feira, sob a égide da Organização Mundial do Comércio. São dois seminários que se prolongam até dia 16, nos quais participam aduaneiros, técnicos ligados às Finanças, Comércio, Indústria, Turismo e diplomatas ligados aos Assuntos Globais do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

BRASIL

Porto de Santos obriga a construção de túnel

A ligação entre Santos e Guarujá será feita por um túnel imerso de cerca de 900 m de extensão. A tecnologia foi escolhida, entre outros motivos, em função dos custos mais baixos de implantação e de não limitar a altura dos calados dos navios. No total, o túnel terá aproximadamente 35 m de largura, ocupados por três vias de automóveis em cada sentido e uma via central para o uso de pedestres e ciclistas. A construção deve custar aproximadamente 1,3 mil milhões de reais.

SANTA CATARINA, BRASIL

ITS 2011 destaca logística e arte em exposição inédita

Arte ao Cubo apresenta pinturas de artistas plásticos em contentores localizados em pontos estratégicos da cidade portuária. Iniciativa integra as atracções da quarta edição do ITS 2011.
Quem visitar Itajaí (SC) nos próximos dias poderá apreciar obras de artistas catarinenses ao ar livre, de uma forma no mínimo curiosa. Pinturas de artistas como Luciano Martins, Vera Sabino e Salete Maria Farias de Oliveira, conhecida como Soli, serão disponibilizadas em contentores de 40 TEUs, um sobre o outro, em três pontos conhecidos da cidade: em frente à Igreja Matriz, à rodoviária e ao Centreventos Itajaí. Bpatizada de Arte ao Cubo, a acção pretende valorizar e divulgar a arte catarinense, além de destacar uma das principais actividades económicas da região.

Lula da Silva admite interesse nos estaleiros de Viana do Castelo

O ex-presidente brasileiro afirmou esta segunda-feira que os estaleiros de Viana do Castelo poderão vir a ser muito importantes para uma cooperação entre Portugal e Brasil com vista ao desenvolvimento da indústria naval brasileira.
"Uma das coisas que discuti com o Presidente da República, Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, foi a forma como Portugal pode contribuir para o crescimento da indústria naval brasileira. À conta da descoberta de petróleo, vamos ter de construir muitos barcos, navios petroleiros e plataformas e precisamos de contar com a excelência de Portugal", afirmou o antigo chefe de Estado, adiantando que falou com os governantes portugueses sobre os estaleiros de Viana do Castelo.

SEQUESTRADO EM 2010 A CAMINHO DA BEIRA

Piratas somalis libertam o navio «MV PANAMÁ»

Piratas somalis libertaram terça-feira o navio “MV PANAMÁ” depois de receberem um resgate de 7 milhões de dólares, segundo noticia a “Voz da Rússia", citando um um dos piratas, que se identificou como Abdi. O pirata declarou que a tripulação está livre e que o navio já deixou as águas da Somália. Não há informação sobre o estado de saúde dos marinheiros libertados.

MOÇAMBIQUE

Duas embarcações retomam transporte de passageiros ao longo da costa

Dois navios mistos, de passageiros e carga, com capacidade até 720 toneladas cada, recentemente adquiridos pelo Governo, já se encontram em Maputo para retomar o serviço de cabotagem ao longo da costa, ainda este ano, estabelecendo ligações entre os portos de Maputo, Beira, Quelimane, Nacala, Pemba e Mocímboa da Praia. A juntar-se a estas duas embarcações, uma terceira, de menor dimensão, vai estar baseada em Quelimane para comunicar com o distrito de Chinde, na Zambézia.

Leixões estreia-se na FACIM de Moçambique

Pela primeira vez, o Porto de Leixões esteve presente na FACIM. A deslocação a Moçambique serviu também para a participação em dois seminários e para lançar as bases para a futura cooperação em acções de formação. Na FACIM, o Porto de Leixões dispôs de um stand próprio no pavilhão de Portugal. Como já vendo sendo hábito nas acções de promoção internacional, a APDL e a TCL partilharam o espaço e o esforço na divulgação do porto nortenho.

MOÇAMBIQUE

Privados vão fornecer material circulante ferroviário para o porto de Maputo

De acordo com o jornal Notícias, de Maputo, operadores ferro-portuários de Moçambique e da África do Sul chegaram a um acordo de princípio visando o envolvimento do setor privado no fornecimento de vagões e locomotivas. O jornal cita previsões dos operadores para afirmar que o futuro do porto do Maputo está no transporte ferroviário de carvão mineral, ferro-crómio e carga em contentores de e para os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

DE JANEIRO A JULHO

Comércio entre a China e países de língua portuguesa próximo de 63 mil milhões de dólares

O comércio entre a China e os oito países de língua portuguesa ascendeu a 62 986 milhões de dólares de Janeiro a Julho, apresentando um crescimento homólogo de 26,95%, de acordo com dados oficiais da China divulgados em Macau.
No período, a China importou dos países de língua portuguesa mercadorias no valor de 41 639 milhões de dólares (mais 22,92%) e vendeu bens no valor de 21 350 milhões de dólares (mais 35,62%), tendo registado um défice comercial de 20 289 milhões de dólares.

[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11