Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.


A 11 E 12 DE NOVEMBRO, EM MAPUTO, MOÇAMBIQUE | DIVULGAMOS PROGRAMA E FICHA DE INSCRIÇÃO

APLOP realiza o seu VIII Congresso

A Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP) vai realizar o seu VIII Congresso em Maputo, nos dias 11 e 12 de Novembro.
Depois de anteriores encontros em Lisboa, no Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda e Lobito, cabe agora à capital moçambicana acolher os congressistas do espaço lusófono marítimo-portuário.
É a segunda vez que Maputo é escolhida para uma reunião magna da APLOP, pois já acolheu anteriormente uma Reunião Intercalar desta associação.

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL MARCA PRESENÇA

Portos da Lusofonia reunidos em congresso

A APLOP - Associação dos Portos de Língua Portuguesa , leva a efeito o seu VII Congresso, no Lobito, Angola.
O congresso tem início esta quinta-feira, 17 de Outubro, prolongando-se para o dia seguinte. A Associação dos Portos de Portugal, co-fundadora da APLOP, marca presença através de representantes de várias das administrações portuárias lusas.

VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa | Lisboa

Consulte todas as notícias publicadas no portal da APP, referentes ao VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, que decorreu em Lisboa, no mês de Dezembro de 2012.

CONHEÇA O PROGRAMA

VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa

O VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa realiza-se nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2012, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. Consulte o programa provisório.

CELEBRANDO O VII CONGRESSO DA APLOP, NO LOBITO

Veja as apresentações do I Encontro de Portos da CPLP

Nos canais da APLOP no SLIDESHARE e no YOUTUBE encontram-se disponíveis os ficheiros de suporte às apresentações efectuadas no I Encontro de Portos da CPLP, que se realizou no Porto de Leixões, nos dias 25 e 26 de Setembro de 2008.
9 ficheiros no Slideshare e um vídeo, este reportando à apresentação do Porto do Lobito (Angola), no Youtube.

 

CAMINHO DE FERRO DE BENGUELA REABERTO HÁ UM ANO

Um comboio de esperanças

Ao chegar ao Huambo, a 30 de Agosto de 2011, a alegria explodiu. Milhares de pessoas saudaram o comboio, um gigante que, majestoso, atravessava meia cidade, apitando, como que a anunciar novos tempos, uma nova vida. E o Huambo correspondia com acenos e sorrisos. As danças também não faltaram, o que não deixava de ser notável, quando se percebe que o comboio chegou à cidade pouco depois das seis horas da manhã.
O comboio está na memória das gentes do Huambo como motivo de sorrisos e de felicidade. Milhares se lembram ainda das viagens no recovero, no camacove, ou no mala. Do mais lento ao mais rápido e confortável. Todos eles a fazer de grande tela para o desfile de paisagens infindas de extensão e de beleza, que afinal é a imagem de Angola.
 

APP PRESIDE E INTEGRA O NÚCLEO DE FUNDADORES

APLOP cumpre este domingo um ano de existência

A Associação dos Portos de Língua Portuguesa foi criada a 13 de Maio de 2011, visando contribuir para intensificar as relações comerciais entre estes países. A Associação dos Portos de Portugal (APP), que preside actualmente aos destinos da APLOP, integrando o seu núcleo fundacional, foi uma das dinamizadoras da criação da associação que integra os portos do espaço da lusofonia.
Até à entrada em funcionamento do portal da APLOP, as notícias referentes aos eventos que antecederam a constituição formal, a 13 de Maio de 2011, eram publicadas no portal da APP.
Assinalando este primeiro aniversário da APLOP, a webletter de hoje recupera alguns desses conteúdos.
 

CONGRESSO INTERCALAR DOS PORTOS DA CPLP - RIO DE JANEIRO

Cobertura integral disponível no Youtube

Já se encontram disponíveis, no canal da APLOP no Youtube, os 56 vídeos que reportam, na íntegra, os trabalhos do Congresso Intercalar dos Portos da CPLP, realizado no Rio de Janeiro a 5 e 6 de Março. A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) foi a entidade anfitriã do congresso, numa organização conjunta com a Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Visite o portal da APLOP - http://aplop.org

A Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), marca presença na web. Destaque para a actualidade marítimo-portuária do espaço da Lusofonia (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe, e Timor-Leste). 35 secções à sua disposição, com envio de webletter para os utilizadores registados.
Visite o portal da APLOP.

IV Encontro de Portos da CPLP

Versão integral dos trabalhos disponível em 51 vídeos

Com a publicação da intervenção do Ministro José Maria Veiga na sessão de encerramento, a Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) concluiu a disponibilização integral, em vídeo, dos trabalhos do IV Encontro de Portos da CPLP, que decorreu na cidade cabo-verdiana do Mindelo, a 17 e 18 de Novembro de 2011, e que teve como tema central “A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO E FORMAÇÃO NO ESPAÇO CPLP”.
Um total de 51 vídeos disponíveis no canal que esta associação mantém no Youtube.

III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA

Intervenção de Lídia Sequeira disponível no YOUTUBE

Já se encontram disponíveis, no Canal da Associação dos Portos de Portugal no Youtube, os vídeos reportando a intervenção de Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines (Portugal), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda.
Intervenção subordinada ao tema “Novos Caminhos do Transporte Marítimo – As Auto-Estradas do Mar”.
Integrada no painel “Novos Caminhos do Transporte Marítimo”, moderado por Victor de Carvalho, Director Geral do Instituto Marítimo Portuário de Angola.

 

IV Encontro de Portos da CPLP

Leia as notícias, veja os vídeos e as apresentações no portal da APLOP

O portal da APLOP disponibiliza várias notícias referentes ao IV Encontro de Portos da CPLP, que decorreu a cidade cabo-verdiana do Mindelo, a 17 e 18 de Novembro de 2011. Os ficheiros powerpoint de suporte às primeiras apresentações efectuadas na reunião magna dos portos da lusofonia encontram-se publicados no canal da APLOP no Slideshare.
Por sua vez, o Canal da APLOP no Youtube disponibiliza já 28 vídeos reportando a quarta edição do Encontro de Portos da CPLP. As duas dezenas de vídeos restantes serão publicadas nos próximos dias.
 

COMEÇA HOJE, NA CIDADE DO MINDELO | CABO VERDE

IV Encontro de Portos da CPLP

A cidade cabo-verdiana do Mindelo acolhe hoje e amanhã, dias 17 e 18 de Novembro, o IV Encontro de Portos da CPLP, portos agora congregados na Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
Sob a epígrafe “Estreitando relações comerciais e de cooperação no espaço da Lusofonia”, o encontro inicia-se às 09:30 de dia 17, estando previstas, na sessão solene de abertura, intervenções do Presidente da ENAPOR (entidade anfitriã), Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente e do Ministro das Infra-Estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde.
Uma hora mais tarde proceder-se-á à apresentação final do “Estudo de Mercado dos países e portos da CPLP”.
 

A 13 de Outubro de 2011 entra em funcionamento o portal da APLOP

A 13 de Outubro de 2011 entra em funcionamento o portal da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
Disponível em http://aplop.org, para este recurso web passam a ser canalizadas muitas das notícias que anteriormente se encontravam colocadas neste menu do portal da Associação dos Portos de Portugal (APP).
Agradecemos a sua visita e os seus comentários ao novel portal de uma também jovem associação, formalmente constituída a 13 de Maio de 2011.
O portal da APLOP encontra-se a funcionar em versão BETA (experimental) nas próximas semanas.

ACOMPANHADO DE PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

Associação dos Portos de Língua Portuguesa apresenta, esta quinta-feira, o seu portal na web

A Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) apresenta esta quinta-feira, 13 de Outubro, o seu portal na web. O acto público de apresentação vai decorrer na manhã do segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso de Logística da APLOG.
Disponível em http://aplop.org.
Celebrando o acto, a newsletter desta quinta-feira é integralmente dedicada a notícias relacionadas com a APLOP.
 

Empresas portuguesas de pedra e cal em Angola

Nem tudo têm sido rosas mas os seus responsáveis nem pestanejam: estão para ficar, garante o "Económico", que recolheu os testemunhos da Águas de Portugal, Barbot, Univer, Plural Editora, Galp Energia e Edifer.

Industriais brasileiros do Ceará pretendem ligação marítima com Cabo Verde

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) pretende que seja criada uma linha de navegação directa entre a cidade brasileira de Fortaleza e Cabo Verde, de forma a facilitar o comércio entre o Brasil e África, afirmou o presidente da instituição, Roberto Macedo.
Em declarações à agência Lusa, Roberto Macedo, depois de dizer que a ligação marítima é necessária para expandir as trocas comerciais, adiantou que a ligação visa fazer de Cabo Verde um centro logístico para a distribuição dos produtos das empresas associadas nos países da África Ocidental.

COMEÇA HOJE, EM FORTALEZA

Encontro de Negócios na Língua Portuguesa

O Encontro de Negócios da Língua Portuguesa chega em Outubro a uma nova edição. Para hoje, dia 4, está marcada a solenidade de lançamento do evento, que juntará durante três dias, em Fortaleza, expositores, empresários e outros participantes, para discutir oportunidades de negócios no espaço da lusofonia.

Parlamento Europeu aprova novo acordo de pescas com Cabo Verde

O Parlamento Europeu aprovou, terça-feira (27), em Estrasburgo, a celebração de um novo acordo de pescas entre a União Europeia e Cabo Verde, válido até 2014, que aumenta as possibilidades de pescas para Portugal.
O novo protocolo, que entrará em vigor já a 01 de Novembro de 2011 e terá uma duração de três anos, autoriza a pescar nas águas cabo-verdianas 11 atuneiros com canas, 28 atuneiros cercadores e 35 palangreiros de superfície de países da União Europeia (UE).

Ministro das Infraestruturas de Timor Leste no Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, hoje, dia 26 de Setembro, a visita do Ministro das Infra-estruturas de Timor Leste, Pedro Lay da Silva, acompanhado pelo Director-geral de Obras Públicas timorense José Gaspar Piedade. Após a recepção, a Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, apresentou as infra-estruturas portuárias de Sines, assim como os principais instrumentos de gestão do porto, destacando-se a JUP - Janela Única Portuária, o CUP - Cartão Único Portuário e o SIIG - Sistema de Identificação e Informação Geográfica.