Portos de Portugal
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Alberga o maior estaleiro do País

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Referência na Região Norte do País

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Porto de Sines
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Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




PEDRO PABLO DIAZ, EMBAIXADOR DO CHILE EM PORTUGAL

500 anos da circum-navegação de Magalhães e Elcano

Para os chilenos a figura de Magalhães é muito importante, porque este notável marinheiro português foi quem pisou pela primeira vez o território do Chile. Porque me atrevo a dizer isto? Porque o Chile, tal como hoje o conhecemos, desenhou-se há 500 anos, no dia em que Fernão de Magalhães "descobriu" o estreito, localizado numa superfície de mais de 132 mil quilómetros quadrados, em que extensas planícies são o habitat de uma fauna indómita e onde habitaram povos de grande estatura e contextura robusta, os chamados "patagones" em alusão aos seus grandes pés, e que acendiam numerosas piras ou fogueiras ao largo da costa, situação que levou a que a expedição de Magalhães chamasse a esse território Terra do Fogo.

MILHAS NÁUTICAS, POR MIGUEL MARQUES

390 - 360

Curiosamente, 750 mil milhões de euros é um valor igual ao volume de negócios de 2018 da economia azul da União Europeia. De acordo com a última edição do “The EU Blue Economy Report”, em termos de valor acrescentado bruto, o contributo da economia azul, para a riqueza gerada anualmente na União Europeia foi de 218 mil milhões de euros, correspondendo a 1,57% do total do PIB da União Europeia. Conhecendo as múltiplas indústrias que compõem a economia azul, como por exemplo, transportes marítimos, construção naval, pesca, aquacultura, transformação do pescado, turismo, portos, energia offshore, biotecnologia, cabos submarinos… facilmente se percebe que podem vir a representar, no seu total, muito mais do que 1,57% do PIB da UE.

POR VALENTIM ALBERTO ANTÓNIO

O Mar sob diferentes pontos de vista

(...) Será que o público em geral conhece a importância de outras valências que este imenso ecossistema oferece em suas vidas? Somos no Mundo perto de 8 bilhões de pessoas e para se ter uma ideia, perto de 2/3, segundo a ONU-UNESCO, vive atualmente a menos de 50 km do Mar. Esta faixa da costa corresponde a menos de 2% do território terrestre e abriga uma população de um pouco mais de 4 bilhões de pessoas. E outra pergunta se coloca: — Será que esta população observa o verdadeiro valor do Mar? Categoricamente: — Não! Porque, sem qualquer dúvida, podemos considerar que para boa parte desta população os problemas relacionados com o Mar não lhes são familiares. (...)

JORGE DELGADO, SECRETÁRIO DE ESTADO DAS INFRAESTRUTURAS

APAT disponível e colaborante desde a primeira hora

Divulgamos testemunho de Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas, publicado na mais recente newsletter da Associação dos Transitários de Portugal (APAT).

ANA PAULA RAPOSO, SUBDIRECTORA-GERAL DA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA:

O momento actual de pandemia torna-se ainda mais exigente para a administração aduaneira

Divulgamos testemunho de Ana Paula Raposo, Subdirectora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, publicado na mais recente newsletter da Associação dos Transitários de Portugal (APAT).

Os desafios e as soluções ambientais do sector dos transportes

Mas o que pode ser feito? Se por um lado é notória a pesada pegada ecológica do sector, por outro lado é inegável que dependemos dele. Se 2020 nos ensinou alguma coisa, foi que as redes de distribuição e logística globais são extremamente necessárias para a manutenção da ordem social, especialmente durante períodos de urgência ou de crise (como aquele que se tem vivido praticamente desde o início do ano).

POR FERNANDO JOSÉ CORREIA CARDOSO

Um tratado internacional sobre a biodiversidade no alto mar

(...) Outra questão interessante que se pode colocar no futuro será a da necessária compatibilização entre as actividades de exploração nas plataformas continentais estendidas e as actividades desenvolvidas na coluna de água suprajacente, que integra o espaço de alto mar. Refira-se também que há questões, entre outras, que importa ainda dilucidar : independência dos estudos de impacto ambiental; carácter obrigatório ou voluntário da transferência de tecnologia; sistema de solução de controvérsias através da Parte correspondente da CNUDM ou de uma competência exclusivamente conferida ao Tribunal Internacional do Direito do Mar. (...)

JANELA ÚNICA LOGÍSTICA

Um projecto inovador rumo à liderança dos processos de digitalização

Artigo de opinião de Cláudio Pinto, Gestor de Projecto JUL e Gestor dos Sistemas e Tecnologias de Informação no Porto de Sines, texto publicado no "Observador".

MIGUEL MARQUES

A ala azul da linha da frente

Embora discreta, existe uma forte "Ala Azul" que está na linha da frente do combate aos impactos sanitários, económicos e sociais da pandemia, utilizando o mar, os rios e os lagos para garantirem um presente e um futuro a Portugal.

POR PEDRO GALVEIA

Covid-19 e o transporte marítimo

O impacto desta pandemia no transporte marítimo atingiu, e continua a atingir, várias vertentes. O transporte de passageiros em navios de cruzeiro foi severamente afetado, levando alguns países a bloquearem por completo a acostagem destas cidades flutuantes, sendo registados casos realmente preocupantes por todo o mundo. Com o desenrolar das atividades a nível mundial, o congestionamento portuário pode surgir em vários pontos do globo, fruto da falta de trabalhadores, de serviços, ou de equipamentos. As cadeias de abastecimento, procuram a todo o custo novas formas de se erguerem e conseguirem funcionar, transportando os bens necessários à sobrevivência, mas também ao consumo.

POR CARLOS OLIVEIRA

Nos portos portugueses hoje

Pelos portos passa a grande maioria das mercadorias que circulam no planeta!
Como poderá fazer-se a sua movimentação, com todas as restrições que hoje se verificam na maior parte dos países?
O que seria da carga e descarga de mercadorias nos portos portugueses se hoje mantivessemos os mesmos procedimentos de há alguns anos atrás?

POR NABO MARTINS, PRESIDENTE DA APAT

Vai ser difícil voltarmos ao «anteontem»

A logística já de si é bastante complexa, nomeadamente quando envolve os vários modos de transporte. Estes por sua vez têm características próprias, nomeadamente nas suas regras, competências, características e até documentação utilizada.

Até há 2 meses podíamos talvez dizer que o transporte marítimo tinha pela frente vários desafios, entre os quais podíamos identificar a Sustentabilidade, o e-Commerce, a Mão de obra versus Tecnologia e a Digitalização, entre outros, ou seja estávamos basicamente a falar de uma revolução na área dos transportes, até porque estas áreas seriam concomitantemente extensíveis aos restantes modos de transporte. (...)

OPINIÃO | POR LUÍS SOUSA

Portos sólidos numa economia difícil

(...) Seguramente a pandemia Corona Vírus exigirá um fluxo de mercadorias mais específico, eventualmente mais enquadrado numa ótica de serviço público do que comercial, que face ao desenrolar do contexto que se deseja ser de maior controlo da situação, será feito já num panorama de gestão eficiente das cadeias logísticas, onde o transporte marítimo tem um papel muito importante a desempenhar. Assim a procura de serviços Portuários no domínio do fluxo de mercadorias, poderá não sofrer uma flutuação vertiginosa e inédita, passando com alguma naturalidade por uma recessão de todo gerível. (...)

POR FÁTIMA LOPES ALVES, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA APA, S.A.

10 ANOS DO RAMAL FERROVIÁRIO DO PORTO DE AVEIRO | Obra ímpar, um exemplo a seguir em novos projectos

Esta sexta-feira, 27 de Março de 2020, celebrámos efeméride de obra que concretizou anseios de antanho da comunidade portuária aveirense, dos aveirenses em geral, com reflexos assumidamente positivos no pulsar económico da Região e do País.

O sonho de décadas concretizou-se, nesse dia, graças ao empenho de muitos, numa mobilização ímpar e bem-sucedida de vontades, liderada, no que reporta à tutela, pela Eng. Ana Paula Vitorino, ao tempo Secretária de Estado dos Transportes, sendo Presidente do Porto de Aveiro o Eng. José Luís Cacho.

 

JOSÉ LUÍS CACHO:

As potencialidades do Porto de Sines

Em artigo de opinião intitulado ‘As potencialidades do Porto de Sines’, publicado no portal da ADFERSIT, José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, elencou as armas estratégias do porto alentejano para fazer face aos novos desafios logísticos e competitivos do sector marítimo-portuário. Os investimentos alinham-se no horizonte e prometem catapultar o porto – que detém um peso de 11,5% na economia nacional – para o topo, reforçando ainda mais a sua liderança na movimentação de mercadorias.

FÁTIMA LOPES ALVES:

Uma oportunidade única para o Forte da Barra

O Programa REVIVE constitui, para este Conselho de Administração, desde o primeiro momento, uma iniciativa e oportunidade única para o Forte da Barra, para o município de Ílhavo, para a região mas também para o Porto de Aveiro, que pese embora não tenha por vocação o negócio turístico, tem a responsabilidade social e territorial de contribuir para prossecução dos objetivos de reabilitação e valorização do seu património edificado e não edificado, em equilíbrio com a atividade portuária.

POR JOSÉ MONTEIRO LIMÃO

Oportunidades e desafios do Porto de Sines

O Governo aposta em tornar o Porto de Sines como o maior porto de contentores da Península Ibérica. O desafio é captar 1,3 mil milhões de euros de investimento. Mas será o único desafio que o maior porto nacional tem no futuro?

Os portos não param! O país agradece

Os números falam por si e são representativos. Ilustram a forma como o setor marítimo-portuário contribui, não apenas para a economia portuguesa, mas também para a “normalidade” da vida de todos nós.

ARTIGO DE RUI D'OREY

177.800 portugueses desenvolvem o país através do mar

O empenho diário de cerca de 177.800 Portugueses, pertencentes às indústrias e serviços do mar, está a valer a pena. De acordo com o LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar, pelo terceiro ano consecutivo a maioria das cerca de 40 variáveis da economia do mar de Portugal monitorizadas registaram um comportamento favorável.

OPINIÃO | Presidente da Comunidade Portuária de Sines

Sines e Los Angeles

À partida, uma comparação entre Sines e Los Angeles parece despropositada. Porém, uma visita recente veio revelar que as semelhanças são mais fortes, do que se imagina, não obstante a enorme diferença de escala. Mais do que Roterdão, frequentemente apontada como exemplo, Los Angeles (LA) é a melhor referência para o modelo de desenvolvimento de Sines.

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