Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Barcelona e a Economia Azul

Barcelona e o seu Porto estão a posicionar-se como líderes da Economia Azul, em termos da sua ampla abrangência, na Europa. Nesse contexto, difundiram o trabalho jornalistico que aqui reproduzimos e que conta com a colaboração de Miguel Marques, consultor internacional em Economia Azul.

Por Valentina Chkoniya

O presente é Digital, o futuro é Smart

Os portos são estruturas dinâmicas que estão sempre renovando os seus sistemas técnicos de acordo com a lógica produtiva de cada momento histórico. O porto do futuro é um Smart Port e o navio do futuro é Smart Ship. Um futuro com uma maior integração de sistemas que trocam dados automaticamente, usando AI.

POR MANUELA PATRÍCIO

Porto de Lisboa ao serviço das empresas

O Porto de Lisboa é um porto europeu de orientação atlântica e uma porta direta ao mercado ibérico, inserido no maior centro de consumo (Região de Lisboa e Vale do Tejo) e principal região económica de Portugal, constituindo assim uma infraestrutura vital para a economia de Portugal e para as empresas importadoras e exportadoras. A sua área de influência estende-se assim pela designada Grande Região de Polarização de Lisboa, que cobre 30% do território nacional, onde residem mais de 4 milhões de habitantes e onde estão localizadas cerca de 40% das empresas nacionais.

NUNO ARAÚJO

Leixões: Um porto mais verde e sustentável

A ambição de um porto mais verde e sustentável é um desígnio que atravessa toda a atividade portuária e que a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo está empenhada em concretizar com efeitos imediatos.

Antecipando o compromisso europeu, subscrito por Portugal, desde cedo assumimos a postura participativa para o cumprimento dos objetivos comuns e entendemos lançar o mote para a criação de um Road Map para a descarbonização e transição energética, das quais não estará desligado o processo de digitalização do negócio em curso no Porto de Leixões, de modo a programar um amplo plano de ação que venha reduzir significativamente a pegada ambiental associada a este porto.

JOSÉ SIMÃO, DGRM

Princípios para digitalizar a logística e acelerar o comércio internacional

É preciso responder à evolução da tecnologia de construção dos navios e às dimensões que estes atualmente atingem. Esta é a razão pela qual os portos tendem a seguir sempre a evolução dos navios. É um princípio basilar nas infraestruturas. O mesmo deve acontecer com a evolução da tecnologia em outras áreas de aplicação. É o caso da digitalização e a sua utilização na logística de suporte ao comércio internacional.

Maja Markovcic Kostelac

Águas agitadas. Aumenta o desafio da segurança marítima?

Em 2020, enquanto o mundo, nação após nação, ficava confinado devido à pandemia de covid-19, o sector marítimo manteve as linhas de abastecimento abertas. Alimentos, combustível e equipamento de socorro foram transportados de todos os cantos do globo por via marítima, garantindo que, mesmo que não pudéssemos deixar as nossas casas e comunidades, aquilo de que precisávamos pudesse vir até nós.

FERNANDO ALVES

Fantasiar Bugios ou bugiar?

Quando trabalhava perto do rio, ia muitas vezes pela marginal e procurava poiso onde pudesse contemplar a sesta dos cargueiros e o Forte de São Lourenço da Cabeça Seca, dito do Bugio, iniciado em finais do século XVI, sob a direcção do frade que Filipe I mandou vir de Nápoles. Os cargueiros são, aos meus olhos, a mais depurada ideia de casa movendo-se sobre as águas.

AVEIRO

Um Porto mais verde, melhor conectado e mais eficiente

"O futuro do Porto de Aveiro passará, seguramente, por uma aposta na diferenciação dos serviços prestados a uma vasta comunidade portuária, bem como, da capacidade de investimento para se adaptar aos desafios que atualmente se colocam ao setor portuário."

Artigo de Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A.

PEDRO PABLO DIAZ, EMBAIXADOR DO CHILE EM PORTUGAL

500 anos da circum-navegação de Magalhães e Elcano

Para os chilenos a figura de Magalhães é muito importante, porque este notável marinheiro português foi quem pisou pela primeira vez o território do Chile. Porque me atrevo a dizer isto? Porque o Chile, tal como hoje o conhecemos, desenhou-se há 500 anos, no dia em que Fernão de Magalhães "descobriu" o estreito, localizado numa superfície de mais de 132 mil quilómetros quadrados, em que extensas planícies são o habitat de uma fauna indómita e onde habitaram povos de grande estatura e contextura robusta, os chamados "patagones" em alusão aos seus grandes pés, e que acendiam numerosas piras ou fogueiras ao largo da costa, situação que levou a que a expedição de Magalhães chamasse a esse território Terra do Fogo.

MILHAS NÁUTICAS, POR MIGUEL MARQUES

390 - 360

Curiosamente, 750 mil milhões de euros é um valor igual ao volume de negócios de 2018 da economia azul da União Europeia. De acordo com a última edição do “The EU Blue Economy Report”, em termos de valor acrescentado bruto, o contributo da economia azul, para a riqueza gerada anualmente na União Europeia foi de 218 mil milhões de euros, correspondendo a 1,57% do total do PIB da União Europeia. Conhecendo as múltiplas indústrias que compõem a economia azul, como por exemplo, transportes marítimos, construção naval, pesca, aquacultura, transformação do pescado, turismo, portos, energia offshore, biotecnologia, cabos submarinos… facilmente se percebe que podem vir a representar, no seu total, muito mais do que 1,57% do PIB da UE.

POR VALENTIM ALBERTO ANTÓNIO

O Mar sob diferentes pontos de vista

(...) Será que o público em geral conhece a importância de outras valências que este imenso ecossistema oferece em suas vidas? Somos no Mundo perto de 8 bilhões de pessoas e para se ter uma ideia, perto de 2/3, segundo a ONU-UNESCO, vive atualmente a menos de 50 km do Mar. Esta faixa da costa corresponde a menos de 2% do território terrestre e abriga uma população de um pouco mais de 4 bilhões de pessoas. E outra pergunta se coloca: — Será que esta população observa o verdadeiro valor do Mar? Categoricamente: — Não! Porque, sem qualquer dúvida, podemos considerar que para boa parte desta população os problemas relacionados com o Mar não lhes são familiares. (...)

JORGE DELGADO, SECRETÁRIO DE ESTADO DAS INFRAESTRUTURAS

APAT disponível e colaborante desde a primeira hora

Divulgamos testemunho de Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas, publicado na mais recente newsletter da Associação dos Transitários de Portugal (APAT).

ANA PAULA RAPOSO, SUBDIRECTORA-GERAL DA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA:

O momento actual de pandemia torna-se ainda mais exigente para a administração aduaneira

Divulgamos testemunho de Ana Paula Raposo, Subdirectora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, publicado na mais recente newsletter da Associação dos Transitários de Portugal (APAT).

Os desafios e as soluções ambientais do sector dos transportes

Mas o que pode ser feito? Se por um lado é notória a pesada pegada ecológica do sector, por outro lado é inegável que dependemos dele. Se 2020 nos ensinou alguma coisa, foi que as redes de distribuição e logística globais são extremamente necessárias para a manutenção da ordem social, especialmente durante períodos de urgência ou de crise (como aquele que se tem vivido praticamente desde o início do ano).

POR FERNANDO JOSÉ CORREIA CARDOSO

Um tratado internacional sobre a biodiversidade no alto mar

(...) Outra questão interessante que se pode colocar no futuro será a da necessária compatibilização entre as actividades de exploração nas plataformas continentais estendidas e as actividades desenvolvidas na coluna de água suprajacente, que integra o espaço de alto mar. Refira-se também que há questões, entre outras, que importa ainda dilucidar : independência dos estudos de impacto ambiental; carácter obrigatório ou voluntário da transferência de tecnologia; sistema de solução de controvérsias através da Parte correspondente da CNUDM ou de uma competência exclusivamente conferida ao Tribunal Internacional do Direito do Mar. (...)

JANELA ÚNICA LOGÍSTICA

Um projecto inovador rumo à liderança dos processos de digitalização

Artigo de opinião de Cláudio Pinto, Gestor de Projecto JUL e Gestor dos Sistemas e Tecnologias de Informação no Porto de Sines, texto publicado no "Observador".

MIGUEL MARQUES

A ala azul da linha da frente

Embora discreta, existe uma forte "Ala Azul" que está na linha da frente do combate aos impactos sanitários, económicos e sociais da pandemia, utilizando o mar, os rios e os lagos para garantirem um presente e um futuro a Portugal.

POR PEDRO GALVEIA

Covid-19 e o transporte marítimo

O impacto desta pandemia no transporte marítimo atingiu, e continua a atingir, várias vertentes. O transporte de passageiros em navios de cruzeiro foi severamente afetado, levando alguns países a bloquearem por completo a acostagem destas cidades flutuantes, sendo registados casos realmente preocupantes por todo o mundo. Com o desenrolar das atividades a nível mundial, o congestionamento portuário pode surgir em vários pontos do globo, fruto da falta de trabalhadores, de serviços, ou de equipamentos. As cadeias de abastecimento, procuram a todo o custo novas formas de se erguerem e conseguirem funcionar, transportando os bens necessários à sobrevivência, mas também ao consumo.

POR CARLOS OLIVEIRA

Nos portos portugueses hoje

Pelos portos passa a grande maioria das mercadorias que circulam no planeta!
Como poderá fazer-se a sua movimentação, com todas as restrições que hoje se verificam na maior parte dos países?
O que seria da carga e descarga de mercadorias nos portos portugueses se hoje mantivessemos os mesmos procedimentos de há alguns anos atrás?

POR NABO MARTINS, PRESIDENTE DA APAT

Vai ser difícil voltarmos ao «anteontem»

A logística já de si é bastante complexa, nomeadamente quando envolve os vários modos de transporte. Estes por sua vez têm características próprias, nomeadamente nas suas regras, competências, características e até documentação utilizada.

Até há 2 meses podíamos talvez dizer que o transporte marítimo tinha pela frente vários desafios, entre os quais podíamos identificar a Sustentabilidade, o e-Commerce, a Mão de obra versus Tecnologia e a Digitalização, entre outros, ou seja estávamos basicamente a falar de uma revolução na área dos transportes, até porque estas áreas seriam concomitantemente extensíveis aos restantes modos de transporte. (...)

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