Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


Aquário Vasco da Gama faz 120 anos e abre ao público 3 dias gratuitamente

O Aquário Vasco da Gama, órgão cultural da Marinha Portuguesa, comemora 120 anos desde a sua inauguração, no dia 20 de maio de 1898.
Assinalando esta efeméride, que se integra nas comemorações do Dia da Marinha 2018, o Aquário Vasco da Gama está aberto ao público com entrada gratuita este sábado e domingo.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | 18 A 20 DE MAIO

Dia Internacional dos Museus 2018

Além de diversas atividades de serviço educativo, entre as quais se destaca uma oficina de escrita criativa, o MMI celebra as suas coleções e a singularidade do seu património mais emblemático com a apresentação do projecto Patrimónios Sonoros Marítimos, dirigido pelo realizador Tiago Pereira. Esta forma inclusiva de descobrir novos patrimónios imateriais relacionados com a pesca do bacalhau junta-se a outras iniciativas de cultura do mar dirigidas a diversos públicos.

Dia Internacional dos Museus: Museu de Marinha dedica exposição a herói que morreu em combate

A partir desta sexta-feira, 18 de maio, o Museu de Marinha terá em exibição uma exposição temporária dedicada ao Comandante Carvalho Araújo, Oficial de Marinha que morreu em combate durante a Grande Guerra. A exposição “Carvalho Araújo – A vida pela Pátria” é inaugurada no dia 18 de maio, data em que se comemora o centenário da sua morte e se assinala o Dia Internacional dos Museus, e estará em exibição até ao dia 11 de novembro.

Aquário Vasco da Gama recebe mais de 10 mil visitantes no primeiro trimestre

No primeiro trimestre de 2018 o Aquário Vasco da Gama recebeu 10 116 visitantes.
O Aquário Vasco da Gama é um dos primeiros aquários do mundo e encontra-se aberto ao público desde 1898, cumprindo a 20 de Maio 120 anos de existência.

Museu de Marinha visitado por mais de 35 mil pessoas no primeiro trimestre

Nos primeiros três meses de 2018 o Museu de Marinha foi visitado por 35.734 pessoas, o que significa um crescimento de mais de 9 mil visitantes em relação ao mesmo período no ano passado, que registou 26.342 visitantes de janeiro a março de 2017.

Um dos Museus preferidos dos portugueses e também dos turistas, que este ano fará 155 anos de existência, no dia 22 de julho, continua a conquistar as várias gerações com os factos e feitos de uma país de navegadores, que estão patentes ao público em Belém.

AÇORES

Fábrica da Baleia de Porto Pim

Aqui pode-se conhecer todo o processo de transformação e aproveitamento dos cetáceos, produto da faina baleeira, desde o desmanche até à recolha do âmbar, óleo e ensacamento da farinha. É visível toda a maquinaria utilizada em todo este processo ligando-se à história e estórias da baleação da ilha do Faial até aos anos 1980.

EM 2018

Fundação do navio-hospital Gil Eannes quer chegar aos 100 mil visitantes

O Presidente da Fundação Gil Eannes revelou que o grande objetivo para 2018 é que o número de visitantes do navio-hospital chegue aos 100 mil. José Maria Costa falava aos jornalistas no final da sessão solene que assinalou o 20.º aniversário da chegada do navio-hospital Gil Eannes à capital do Alto Minho. O autarca afirmou que a embarcação é, atualmente, “um grande símbolo nacional , que, até 2017, foi visitado por mais de 85 mil pessoas.

Museu Marítimo de Ílhavo regista maior número de visitantes de sempre

O Museu Marítimo de Ílhavo fechou o ano de 2017 com o maior número de visitantes da sua história: 85 427.
O MMI reforça assim a sua condição de museu municipal com mais público em Portugal e coloca-se entre os maiores museus portugueses.
No ano em que comemorou o seu 80.º aniversário, o MMI atraiu mais público do que nunca. Relativamente a 2016, ano em que atingiu o seu máximo de visitantes e ultrapassou pela primeira vez as oitenta mil entradas, o Museu registou um crescimento de 5%.

ESTE SÁBADO

5.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus

O Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo completa uma mão cheia de anos este sábado, 13 de janeiro. As comemorações são sobretudo dedicadas à família, com dois momentos de puro deleite que permitirão, por um lado, experimentar a tranquilidade e a beleza do Aquário dos Bacalhaus e, por outro lado, conhecer mais acerca do silencioso mundo destes habitantes das águas geladas do Atlântico Norte.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO É UM DELES

Dois museus com assinatura portuguesa na lista dos mais espectaculares

“ArchDaily” incluiu a Fundação Iberê Camargo, desenhada por Siza Vieira, e o Museu Marítimo de Ílhavo, do gabinete ARX Portugal, na lista dos 20 museus mais espectaculares do séc. XXI.
O novo edifício de Ílhavo alberga um aquário de bacalhaus, de grandes dimensões, numa cidade onde gerações de famílias se dedicaram à pesca deste peixe nos mares do Norte.
 

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Dia Nacional do Mar

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) assinala o Dia Nacional do Mar com diversas atividades ao longo do dia. Uma visita especial e restrita aos bastidores do Aquário ou uma sessão de Histórias e Novelas Marítimas dinamizada por Miguel Horta são duas propostas para o público familiar.

Exposição «Maresias - Lisboa e o Tejo, 1850-2014»

Até 19 de dezembro do corrente ano está patente no Torreão Poente do Terreiro do Paço uma exposição intitulada “Maresias - Lisboa e o Tejo: 1850 a 2014”, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa com o apoio da APL—Administração do Porto de Lisboa, S.A.. A exposição revisita a zona ribeirinha, zona de contínuas e profundas mutações, a pretexto da recente inauguração da requalificação da Ribeira das Naus

Museu de Marinha - TripAdvisor atribui certificado de Excelência

O site de viagens TripAdvisor, que fornece informações e conteúdos relacionados com o turismo, atribuiu este ano, uma vez mais, o certificado de excelência ao Museu de Marinha. Este certificado de excelência foi atribuído tendo em conta as classificações dadas pelos visitantes durante o ano passado.

26 E 27 DE ABRIL

NRP Sagres aberto a visitas no Porto de Lisboa

O navio-escola Sagres vai estar aberto a visitas nos dias 26 e 27 de abril, em Alcântara, das 11h00 às 19h00, no âmbito do Cruise Day Lisbon que decorre na capital do país.

ESTE SÁBADO, 11 DE JANEIRO

Primeiro aniversário do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo

Este sábado, 11 de janeiro de 2014, assinala-se o primeiro aniversário do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo. O edifício, da autoria do Gabinete de Arquitetura ARX, dos irmãos Nuno e José Mateus, inaugurado a 13 de janeiro de 2013, foi recentemente distinguido com o prémio CONSTRUIR, instituído pelo jornal com o mesmo nome, para melhor Projeto Público 2013 na categoria de Arquitectura.

Férias de Natal no Museu Marítimo de Ílhavo

A Câmara Municipal de Ílhavo está a promover a acção “Férias de Natal é no Museu Marítimo de Ílhavo” até este sábado, 28 de Dezembro. Acção dirigida às crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos,

Museu de Marinha distinguido com o prémio «Melhor Catálogo» 2013

A edição cultural “Tesouros do Museu de Marinha” foi distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o prémio “Melhor Catálogo” 2013, numa cerimónia realizada no dia 13 de dezembro de 2013 na Fundação Portuguesa das Comunicações. O prémio foi recebido pelo Diretor do Museu de Marinha, Capitão-de-fragata Costa Canas.

DIA 13, EM SAGRES

Museu Virtual dos Descobrimentos apresentado em seminário

O museu virtual dos Descobrimentos – espaço interativo que estará online até ao fim do ano com documentos, imagens e vídeos sobre a epopeia de exploração dos mares desconhecidos e das novas terras entre os séculos XV e XVII – vai ser apresentado dia 13, no hotel Memmo Baleeira, em Sagres, no âmbito do seminário «Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos».

PRÓXIMO DO PORTO DO FUNCHAL, PARA ATRAIR OS TURISTAS DOS CRUZEIROS

Museu Cristiano Ronaldo vai abrir na Madeira [Com Vídeo]

Cristiano Ronaldo vai ter um museu no Funchal. É na Madeira, local onde nasceu, que estarão expostos os troféus conquistados ao longo da carreira. Mas além do museu, o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim quer também uma estátua do jogador.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 13 DE JANEIRO DE 2014

Cápsula do Tempo - Memórias da Grande Pesca

Pode uma baleeira do Bissaya Barreto, antigo navio-motor da frota bacalhoeira portuguesa, navio construído e baptizado na Figueira da Foz em 1942, guardar de forma inviolável preciosas memórias da Grande Pesca? Pode um barco de madeira recuperado por antigos artesãos de construção naval vir a ser uma Cápsula do Tempo?

Total: 186
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10