Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


GENTE DOS PORTOS

Cardina: minúcia, teimosia e eis um museu do Porto Santo

Há muitos anos que José Cardina trabalha no Porto do Porto Santo como agente de exploração. Mas, paralelamente, sempre desenvolveu outros projetos, incluindo um restaurante, o conhecido “Estrela do Norte”.

E foi quando fez a recolha de elementos que retratassem um pouco da História Etnográfica do Porto Santo para expor no restaurante que José Cardina “quis algo maior. Gosto de fazer tudo à grande, não tenho medo de aventuras e quis fazer um museu!” E fez, no norte da ilha de Porto Santo, na Camacha, inaugurado em 2006 pelo então Presidente do Governo Regional.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO ATÉ 24 DE MARÇO DE 2019

Exposição: «O meu país é o que o mar não quer», de Paulo Palma

A exposição “O meu país é o que o mar não quer” exibe cerca de 2000 postais ilustrados da costa Portuguesa editados ao longo do Século XX. Envolvido num panorama de imagens difundidas ao longo do século XX, o visitante encontra um dispositivo ótico que revela uma totalidade espacial e temporal, construída para a possibilidade de múltiplas leituras.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Férias Divertidas | Natal 2018

Nas Férias de Natal, o Museu Marítimo de Ílhavo dinamiza uma série de atividades muito divertidas, para crianças dos 6 aos 12 anos. Oficinas de expressão plástica e corporal, oficinas de cozinha, visitas especiais, jogos e sessões de yoga são algumas das propostas.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | 1 E 2 DE DEZEMBRO

Visitas à Bolina de dezembro: cavirão

Em Dezembro, a peça em destaque nas Visitas à Bolina é o cavirão. No primeiro fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, coleção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.

ESTE DOMINGO, 25 DE NOVEMBRO

Sentidos de Mar: No centro de Ílhavo, história e «estórias» da terra e do mar

Território urbano labiríntico, pleno de vistosos e bem arranjados becos e vielas, instigam a curiosidade mesmo das pessoas nada curiosas... Mas afinal, de onde aparece esta aparente amálgama de edifícios, azulejos e calçadas, portões e janelas e de muitos outros ingredientes que resultam nesta harmoniosa "caldeirada" visual? Que "louco" artista se atreveria a misturar estilos, cores e padrões onde apenas se nota a ausência do cinzento? E o que tem o mar a ver com tudo isto?

Dia Nacional do Mar 2018 no Museu Marítimo de Ílhavo

O Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, é comemorado sábado, 17 de novembro, pelo Museu Marítimo de Ílhavo, com várias iniciativas, sempre ancoradas nos temas de cultura marítima. O programa inclui visitas gastronómicas ao Museu e a dois estaleiros navais.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | 6 E 7 DE OUTUBRO

Visitas à Bolina de outubro: refeições a bordo

Nas Visitas à Bolina de outubro, o destaque vai para as refeições a bordo. No primeiro fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, coleção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.


 

FIGUEIRA DA FOZ

São Pedro quer museu do mar

Um grupo de moradores da freguesia de São Pedro está a tentar sensibilizar o Presidente da Câmara, João Ataíde, para a instalação de um museu do mar naquela freguesia da margem sul da cidade.
Ao que o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, o autarca já se deslocou aos espaços disponíveis, um privado e dois públicos - os últimos, no Cabedelo.
A autarquia, segundo a mesma fonte, ainda não tomou uma decisão, mas deverá mandar fazer um estudo.

AÇORES

Fábrica da Baleia de Porto Pim, na Horta, valoriza o património

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou a importância da Fábrica da Baleia de Porto Pim, na Horta, que considerou ser “um bom exemplo de ação pública que alia a recuperação e a valorização do património à promoção do conhecimento e do desenvolvimento de atividades de animação e de lazer, que diferenciam e qualificam a oferta turística”.

ESTA QUINTA-FEIRA

17.º Aniversário do Navio-Museu Santo André

Em 2018, o Navio-Museu Santo André chega ao patamar dos 70 anos, comemorando, a 23 de agosto, 17 anos enquanto navio-museu. Atracado no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, o Navio-Museu Santo André nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro, para se dedicar à pesca de arrasto.

Farol de Leça da Palmeira passa a integrar Rede de Museus de Matosinhos

A autarquia de Matosinhos inform que o Farol de Leça "passa a ser o 13.º núcleo museológico a integrar a MuMa", salientando tratar-se de "um monumento que há décadas faz parte da memória coletiva dos matosinhenses e que se constitui como uma mais-valia histórico-cultural e turística".

Citando-o como "um dos edifícios mais visitados no âmbito do Open House Porto (OHP)" e um dos "ícones do concelho de Matosinhos", a autarquia explicou que a sua inclusão na rede museológica mantém as visitas guiadas às quartas-feiras, acrescentando a "possibilidade de desenvolver projetos educativos, através de oficinas e "workshops'".

Núcleo Museológico da Direcção de Faróis regista mais de mil visitantes em 2018

O Núcleo Museológico da Direcção de Faróis, aberto ao público em geral desde julho de 2017, atingiu mais de mil visitantes este ano, registando um total de mais de 1450 visitantes desde a sua abertura.

A Autoridade Marítima Nacional informa todos aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de visitar o Núcleo Museológico da Direção de Faróis , que poderão apreciar peças que durante dezenas de anos iluminaram a costa portuguesa, permitindo a navegação segura de toda a comunidade marítima. Estas visitas são enriquecidas com a história dos faróis contada, na primeira pessoa, por um faroleiro.

ESTE SÁBADO

Mergulho no Arquivo de Ílhavo permite conhecer história do concelho e das pescas

Este sábado, pelas 10h30, no CIEMar-Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar, Eliana Fidalgo guia visita pelo arquivo e centro de documentação ilhavense, onde, para além da história do concelho de Ílhavo há também uma vasta e rica documentação sobre a pesca do bacalhau.

ESTA SEXTA-FEIRA

Marinha reabre museu mais antigo do Algarve

O Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, o museu mais antigo do Algarve, reabre esta sexta-feira, dia 27 de julho, depois de ter sido afectado por um incêndio, em 2015, que obrigou ao seu encerramento. A cerimónia de abertura decorre no edifício do Departamento Marítimo do Sul, em Faro, pelas 11h00.

Mais de 17 mil pessoas já visitaram a Fragata D. Fernando II e Glória

A Fragata D. Fernando II e Glória registou nos primeiros seis meses do ano 17.009 visitantes, cerca de quatro mil pessoas a mais que no período homólogo do ano passado. Este aumento do número de visitantes representa um crescimento superior a 35%.

A Fragata D. Fernando II e Glória é um polo museológico do Museu de Marinha, situado em Cacilhas, Almada, e tem atualmente em exibição, para além da exposição permanente, a exposição temporária “20º Aniversário da reconstrução da Fragata D. Fernando II e Glória", que ilustra a reconstrução do navio após um violente incêndio ter deflagrado a bordo, em 1963. Esta exposição estará patente até 1 de outubro.

Câmara de Matosinhos e Pinhais & Companhia vão criar um museu da conserva

A Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a conserveira Pinhais & Companhia estabeleceram um memorando de entendimento para a criação de um museu da indústria conserveira em Matosinhos, anuncia o Jornal Económico.

De acordo com o documento, citado pelo jornal, o futuro museu permitirá “mostrar às gerações actuais e vindouras o que foi a indústria conserveira, designadamente no concelho de Matosinhos”, mostrando o seu desenvolvimento “ao longo do século XX até à actualidade”.

Museu de Marinha recebeu mais de 85 mil visitantes no primeiro semestre

O Museu de Marinha recebeu 85.368 visitantes, entre janeiro e junho de 2018, cerca de nove mil pessoas a mais que no período homólogo de 2017, o que representa um crescimento na ordem dos 12%.

O Museu de Marinha tem, neste momento, além da exposição permanente, mais três exposições temporárias: “100 Anos Aviação Naval”, “A Marinha na Grande Guerra” e “Carvalho Araújo – A vida pela Pátria”.
 

Aquário Vasco da Gama faz 120 anos e abre ao público 3 dias gratuitamente

O Aquário Vasco da Gama, órgão cultural da Marinha Portuguesa, comemora 120 anos desde a sua inauguração, no dia 20 de maio de 1898.
Assinalando esta efeméride, que se integra nas comemorações do Dia da Marinha 2018, o Aquário Vasco da Gama está aberto ao público com entrada gratuita este sábado e domingo.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | 18 A 20 DE MAIO

Dia Internacional dos Museus 2018

Além de diversas atividades de serviço educativo, entre as quais se destaca uma oficina de escrita criativa, o MMI celebra as suas coleções e a singularidade do seu património mais emblemático com a apresentação do projecto Patrimónios Sonoros Marítimos, dirigido pelo realizador Tiago Pereira. Esta forma inclusiva de descobrir novos patrimónios imateriais relacionados com a pesca do bacalhau junta-se a outras iniciativas de cultura do mar dirigidas a diversos públicos.

Dia Internacional dos Museus: Museu de Marinha dedica exposição a herói que morreu em combate

A partir desta sexta-feira, 18 de maio, o Museu de Marinha terá em exibição uma exposição temporária dedicada ao Comandante Carvalho Araújo, Oficial de Marinha que morreu em combate durante a Grande Guerra. A exposição “Carvalho Araújo – A vida pela Pátria” é inaugurada no dia 18 de maio, data em que se comemora o centenário da sua morte e se assinala o Dia Internacional dos Museus, e estará em exibição até ao dia 11 de novembro.

Total: 205
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11