Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.


Museu Marítimo de Ílhavo regista maior número de visitantes de sempre

O Museu Marítimo de Ílhavo fechou o ano de 2017 com o maior número de visitantes da sua história: 85 427.
O MMI reforça assim a sua condição de museu municipal com mais público em Portugal e coloca-se entre os maiores museus portugueses.
No ano em que comemorou o seu 80.º aniversário, o MMI atraiu mais público do que nunca. Relativamente a 2016, ano em que atingiu o seu máximo de visitantes e ultrapassou pela primeira vez as oitenta mil entradas, o Museu registou um crescimento de 5%.

ESTE SÁBADO

5.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus

O Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo completa uma mão cheia de anos este sábado, 13 de janeiro. As comemorações são sobretudo dedicadas à família, com dois momentos de puro deleite que permitirão, por um lado, experimentar a tranquilidade e a beleza do Aquário dos Bacalhaus e, por outro lado, conhecer mais acerca do silencioso mundo destes habitantes das águas geladas do Atlântico Norte.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO É UM DELES

Dois museus com assinatura portuguesa na lista dos mais espectaculares

“ArchDaily” incluiu a Fundação Iberê Camargo, desenhada por Siza Vieira, e o Museu Marítimo de Ílhavo, do gabinete ARX Portugal, na lista dos 20 museus mais espectaculares do séc. XXI.
O novo edifício de Ílhavo alberga um aquário de bacalhaus, de grandes dimensões, numa cidade onde gerações de famílias se dedicaram à pesca deste peixe nos mares do Norte.
 

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Dia Nacional do Mar

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) assinala o Dia Nacional do Mar com diversas atividades ao longo do dia. Uma visita especial e restrita aos bastidores do Aquário ou uma sessão de Histórias e Novelas Marítimas dinamizada por Miguel Horta são duas propostas para o público familiar.

Exposição «Maresias - Lisboa e o Tejo, 1850-2014»

Até 19 de dezembro do corrente ano está patente no Torreão Poente do Terreiro do Paço uma exposição intitulada “Maresias - Lisboa e o Tejo: 1850 a 2014”, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa com o apoio da APL—Administração do Porto de Lisboa, S.A.. A exposição revisita a zona ribeirinha, zona de contínuas e profundas mutações, a pretexto da recente inauguração da requalificação da Ribeira das Naus

Museu de Marinha - TripAdvisor atribui certificado de Excelência

O site de viagens TripAdvisor, que fornece informações e conteúdos relacionados com o turismo, atribuiu este ano, uma vez mais, o certificado de excelência ao Museu de Marinha. Este certificado de excelência foi atribuído tendo em conta as classificações dadas pelos visitantes durante o ano passado.

26 E 27 DE ABRIL

NRP Sagres aberto a visitas no Porto de Lisboa

O navio-escola Sagres vai estar aberto a visitas nos dias 26 e 27 de abril, em Alcântara, das 11h00 às 19h00, no âmbito do Cruise Day Lisbon que decorre na capital do país.

ESTE SÁBADO, 11 DE JANEIRO

Primeiro aniversário do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo

Este sábado, 11 de janeiro de 2014, assinala-se o primeiro aniversário do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo. O edifício, da autoria do Gabinete de Arquitetura ARX, dos irmãos Nuno e José Mateus, inaugurado a 13 de janeiro de 2013, foi recentemente distinguido com o prémio CONSTRUIR, instituído pelo jornal com o mesmo nome, para melhor Projeto Público 2013 na categoria de Arquitectura.

Férias de Natal no Museu Marítimo de Ílhavo

A Câmara Municipal de Ílhavo está a promover a acção “Férias de Natal é no Museu Marítimo de Ílhavo” até este sábado, 28 de Dezembro. Acção dirigida às crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos,

Museu de Marinha distinguido com o prémio «Melhor Catálogo» 2013

A edição cultural “Tesouros do Museu de Marinha” foi distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o prémio “Melhor Catálogo” 2013, numa cerimónia realizada no dia 13 de dezembro de 2013 na Fundação Portuguesa das Comunicações. O prémio foi recebido pelo Diretor do Museu de Marinha, Capitão-de-fragata Costa Canas.

DIA 13, EM SAGRES

Museu Virtual dos Descobrimentos apresentado em seminário

O museu virtual dos Descobrimentos – espaço interativo que estará online até ao fim do ano com documentos, imagens e vídeos sobre a epopeia de exploração dos mares desconhecidos e das novas terras entre os séculos XV e XVII – vai ser apresentado dia 13, no hotel Memmo Baleeira, em Sagres, no âmbito do seminário «Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos».

PRÓXIMO DO PORTO DO FUNCHAL, PARA ATRAIR OS TURISTAS DOS CRUZEIROS

Museu Cristiano Ronaldo vai abrir na Madeira [Com Vídeo]

Cristiano Ronaldo vai ter um museu no Funchal. É na Madeira, local onde nasceu, que estarão expostos os troféus conquistados ao longo da carreira. Mas além do museu, o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim quer também uma estátua do jogador.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 13 DE JANEIRO DE 2014

Cápsula do Tempo - Memórias da Grande Pesca

Pode uma baleeira do Bissaya Barreto, antigo navio-motor da frota bacalhoeira portuguesa, navio construído e baptizado na Figueira da Foz em 1942, guardar de forma inviolável preciosas memórias da Grande Pesca? Pode um barco de madeira recuperado por antigos artesãos de construção naval vir a ser uma Cápsula do Tempo?

ATÉ 6 DE OUTUBRO, NA NAZARÉ

«Porto de Abrigo - a aspiração de um povo»

“Porto de Abrigo - a aspiração de um povo” é o título da exposição comemorativa dos 30 anos do porto de abrigo da Nazaré, patente ao público no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), até 6 de outubro.
Esta exposição reúne documentos e imagens dos planos e da obra da construção do Porto de Pesca, elo de ligação da terra ao mar, numa comunidade de vincada cultura marítima.

ATÉ 15 DE SETEMBRO

Portugal recebe Congresso Internacional dos Museus Marítimos

A Comissão Organizadora do International Congress of Maritime Museums (ICMM) decidiu atribuir a Portugal a organização do Congresso de 2013, tendo começado este domingo e prolongando-se até 15 de Setembro.

ÍLHAVO

Navio-Museu Santo André faz 12 anos

A edição 2013 do Mar Agosto continua a fazer parte da vida do Município de Ílhavo, com momentos diversificados de Música, Cultura, Desporto e, acima de tudo, de festa e convívio. Desta vez uma nota especial para as Comemorações do 12.º Aniversário da Inauguração do Navio Museu Santo André, hoje, dia 23 de Agosto, onde será possível visitar o Navio gratuitamente entre as 10h00 e as 20h00

«Barracuda» cumpre hoje a última viagem

Esta quinta-feira, 25 de Julho, o submarino ex-NRP Barracuda efectua a sua última viagem da Base Naval de Lisboa para a doca seca n.º 1 de Cacilhas, com o objectivo de ser musealizado e ficar aberto a visitas, tal como a Fragata D. Fernando II e Glória.

A 25 DE JULHO, NA NAZARÉ

Tertúlia «António Luís Júnior. A arte naval em madeira»

No âmbito da exposição "António Luís Júnior. O último calafate da Nazaré. Imagens de Gisela e Antti Sarkilahti. 2012-2013", que se encontra patente ao público desde o dia 2 de julho, o Museu Dr. Joaquim Manso promove dia 25 julho, quinta-feira, pelas 17 horas, a tertúlia "António Luís Júnior. A arte naval em madeira".

DE 8 A 14 DE SETEMBRO DE 2013, EM CASCAIS

Portugal organiza Congresso Internacional de Museus Marítimos

Tendo Cascais como palco central, Portugal vai receber, de 8 a 14 de Setembro de 2013, o Congresso Internacional de Museus Marítimos. A candidatura portuguesa concorria com o Chile e a Suécia.
No ano em que passam 150 anos sobre a criação do Museu da Marinha, a Comissão Organizadora do International Congress of Maritime Museums (ICMM), em que Portugal está representado pelo Museu de Marinha, Museu do Mar Rei D. Carlos (Cascais) e Museu Marítimo de Ílhavo, escolheu a proposta portuguesa para organizar e receber o próximo congresso, em 2013.

Exposição «Os Pescadores» no Museu da Cidade de Olhão

Já Antero Nobre dizia: “Olhão é uma terra feiticeira!” e esta mística está bem patente nas fotos e nos textos que podemos encontrar na exposição “Os Pescadores”, agora patente numa das salas do Museu da Cidade de Olhão.