Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | ATÉ 11 DE AGOSTO

Exposição «Mar Revolto: Memórias de 1974»

O 25 de Abril foi um momento de viragem no país, inclusive no que diz respeito aos fenómenos sócio-laborais da pesca do bacalhau. A exposição "Mar Revolto: Memórias de 1974" faz uma leitura desses movimentos, entre eles as greves que se sucederam.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 16 DE JUNHO

Exposição de Carlos Matos - «Volumes e Traços II»

No dia 28 de Março, às 18h, foi inaugurada a Exposição “Volumes e Traços II”, de Carlos Matos, no Centro de Religiosidade Marítima, no âmbito do programa “Tanto Mar!” promovido pelo Museu Marítimo de Ílhavo.

Todas as peças apresentadas são originais e nascem da relação próxima com o mar, fonte de inspiração e de materiais diversos que vai recolhendo junto à beira-mar.

Dia Internacional dos Museus 2024 no Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo celebra o Dia Internacional dos Museus com uma programação diversificada, que se estende até 20 de maio, subordinada ao tema "Museus para a Educação e a Investigação"!

Antigo submarino Barracuda abre ao público este sábado em Cacilhas

A Marinha Portuguesa inaugurou, na quinta-feira, o novo navio-museu, o Submarino Barracuda, em Cacilhas, concelho de Almada. O submarino irá integrar o polo museológico da Marinha Portuguesa na doca seca de Cacilhas, em Almada, juntamente com a Fragata D. Fernando II e Glória.​

A abertura ao público será este sábado, 11 de maio; horário de visita do submarino, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.​

Aquário Vasco da Gama liberta 300 peixes nativos de água doce

O Aquário Vasco da Gama (AVG), órgão cultural da Marinha Portuguesa, libertou 300 ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale), no rio Sizandro, em Runa, Torres Vedras, no dia 9 de Abril.

Estes peixes nativos pertencem a uma espécie nativa e única de Portugal que existe exclusivamente nos rios da região Oeste: Sizandro, Alcabrichel e Safarujo. Os exemplares que serão libertados são descendentes de peixes selvagens do rio Sizandro que se reproduziram em tanques ao ar livre no AVG.

ESTE SÁBADO, EM ÍLHAVO

11.º Seminário Desafios do Mar Português

O Seminário “Desafios do Mar Português” está de regresso, na sua 11.º edição, com o mote da exposição temporária “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”, patente no Museu Marítimo de Ílhavo. O evento assinalará o 25.º aniversário do Relatório da Comissão Mundial Independente para os Oceanos.

Mário Ruivo é uma figura incontornável das ciências do mar, como biólogo, oceanógrafo e diplomata, e também como defensor de uma relação mais sustentável entre a humanidade e o oceano. Nesta senda, preservando a memória do patrono desta edição, será dado especial ênfase à educação para a ciência e à sensibilização para a proteção marinha e para a estratégia dos oceanos, aproximando, assim, a academia à sociedade civil.

18 de Novembro | Museu Marítimo de Ílhavo

11.º Seminário «Desafios do Mar Português»

O Seminário “Desafios do Mar Português” está de regresso, com a 11.º edição, que se realiza no dia 18 de novembro, no Museu Marítimo de Ílhavo, integrado nas comemorações do Dia Nacional do Mar. Desta vez, o Seminário terá como mote a exposição temporária “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”, patente no Museu Marítimo de Ílhavo, e assinalará o 25.º aniversário do Relatório da Comissão Mundial Independente para os Oceanos.

ATÉ 29 DE FEVEREIRO DE 2024

«Memórias Viajantes | Viagem I», em exposição no Museu de Marinha

O Museu de Marinha, em parceria com o Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), inaugurou a 21 de outubro uma nova exposição temporária intitulada “Memórias Viajantes – Viagem I”, baseada nas representações votivas da cidade e do mar.

A exposição está dividida em cinco núcleos, decompõe e interpreta os signos com que se escrevem/desenham os ex-votos marítimos: Mar, embarcações, pessoas, preces, invocações… enfatizando sempre o conceito de surpresa, de improvável.

Aquário Vasco da Gama lança projecto «MAR»

O Aquário Vasco da Gama, da Marinha Portuguesa, comemora 125 Anos em 2023. No mês de MARço, vai desenvolver uma iniciativa dedicada ao MAR, com o apoio da BP, que se dirige a todos os visitantes que têm no primeiro nome a palavra “Mar”, tal como Marcelo, Maria, Marco, Marina, entre outros tantos nomes, que poderão usufruir de entrada gratuita.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Centro de Religiosidade Marítima

Quem vai ao mar reza para de lá voltar. Mar e devoção estão intimamente ligados e em Ílhavo, terra de marinheiros, materializa-se essa relação no Centro de Religiosidade Marítima (CRM), inaugurado a 8 de agosto de 2021, integrando as comemorações do 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI).

Aquário Vasco da Gama recebe tubarão raro

O Aquário Vasco da Gama, da Marinha Portuguesa, recebeu uma oferta muito especial de um pescador. Trata-se de um Tubarão-anão (Squaliolus laticaudus), uma raridade em Portugal.
A espécie foi identificada por um dos biólogos do Aquário que partilhou fotografias do exemplar com investigadores especializados no estudo de tubarões, os quais nunca haviam observado um animal destes, confirmando assim a sua raridade.
 

NUNCA ANTES MOSTRADO

O que revelam os arquivos dos portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal?

“Construção Naval – Arte como ofício de vida” é o nome da exposição que abriu quarta-feira ao público com fotografias de um antigo funcionário. As imagens revelam o trabalho de construção naval “na frente atlântica”. Para ver até ao final de junho.

MUSEU DE PORTIMÃO

Da madeira ao barco

Numa encenação que conjuga materiais, instrumentos e maquinaria, filmes e ampliações fotográficas retroiluminadas, sons, “Da madeira ao barco” apresenta as diversas fases do abate, serração e transporte da madeira, desde a serra de Monchique até à construção naval que se fazia nos antigos estaleiros de Portimão, mas também o corte da cortiça para as bóias das redes de pesca, o fabrico dos cabos, a calafetagem com estopa e grude, a carpintaria de moldes, a fundição do ferro para as hélices dos barcos.

Aquário Vasco da Gama ganha vida através da Arte Urbana

A Marinha, através do Aquário Vasco da Gama, convidou o artista de arte urbana Adalberto Brito (Youthone) a dar uma nova vida à fachada do edifício. Ao longo dos dez dias em que teve lugar esta intervenção, foram pintados elementos visuais relacionados com a história e a vida marinha existente no Aquário Vasco da Gama, onde podem agora ser observadas diversas espécies de animais presentes neste aquário, bem como algumas espécies ilustradas pelo Rei D. Carlos I nas suas publicações.

muSEAum - Sala da Investigação

Atrair e fidelizar audiências são desafios que muitos museus enfrentam na Europa. Estes desafios são abordados por muSEAum. O objetivo do é gerar e testar um modelo de desenvolvimento de públicos para pequenos museus baseado na integração coerente das seguintes disciplinas: técnicas de marketing e branding aplicadas aos museus; design de experiência do visitante; desenvolvimento da marca coletiva muSEAum, Museus de Mar de Portugal.

Museu de Mar é um conceito que incorpora museus marítimos, museus de arte, ecomuseus, etnográficos, navios-museu, sítios e experiências muito diversos. muSEAum é o conceito aplicado a marca coletiva.

DIA DOS ARQUIVOS

Arquivo dos Portos de Lisboa Setúbal e Sesimbra

O Arquivo dos Portos de Lisboa Setúbal e Sesimbra associa-se, pelo segundo ano consecutivo, a um conjunto de iniciativas que decorrerão até ao final do mês de junho, no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, e que culminarão com a apresentação da nova identidade visual do projeto “Barreiro, A Cidade dos Arquivos".

Neste âmbito foram produzidos 7 vídeos que darão a conhecer cada um dos cinco arquivos (Espaço Memória, Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, Arquivo dos Portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, Fundação Amélia de Mello e Arquivo Ephemera) e das duas estruturas culturais parceiras a este projeto (PADA Studios e Colectivo SPA).

DIA DOS ARQUIVOS

Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo

O Arquivo dos Portos de Lisboa Setúbal e Sesimbra associa-se, pelo segundo ano consecutivo, a um conjunto de iniciativas que decorrerão até ao final do mês de junho, no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, e que culminarão com a apresentação da nova identidade visual do projeto “Barreiro, A Cidade dos Arquivos".

Neste âmbito foram produzidos 7 vídeos que darão a conhecer cada um dos cinco arquivos (Espaço Memória, Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, Arquivo dos Portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, Fundação Amélia de Mello e Arquivo Ephemera) e das duas estruturas culturais parceiras a este projeto (PADA Studios e Colectivo SPA).

DIA DOS ARQUIVOS

Espaço Memória

O Arquivo dos Portos de Lisboa Setúbal e Sesimbra associa-se, pelo segundo ano consecutivo, a um conjunto de iniciativas que decorrerão até ao final do mês de junho, no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, e que culminarão com a apresentação da nova identidade visual do projeto “Barreiro, A Cidade dos Arquivos".

30 DE OUTUBRO DE 2012

Dois antigos navios da Marinha afundados ao largo de Portimão

Dois dos quatro navios da Marinha de Guerra Portuguesa que integram o parque subaquático para mergulho no Algarve, Ocean Revival, foram afundados esta terça-feira ao largo de Portimão, operação que os promotores consideraram como "um êxito".
"Os navios ficaram na posição que estava programada, ou seja, direitos e a cerca de 30 metros de profundidade", sublinhou Luís Sá Couto, promotor do projeto Ocean Revival.

MUSUBMAR - PORTIMÃO

Recife artificial único no mundo

A nível mundial esta será a primeira vez que serão afundados quatro navios de guerra, num só local. Um aspecto inovador que, só por si, deverá atrair as atenções dos mergulhadores. Os navios serão afundados numa zona com 30 metros de profundidade, mas, no caso das embarcações maiores, a zona da ponte ficará a cerca de 15 metros, acessível à maioria dos mergulhadores.
Quanto às questões da visibilidade, que neste caso poderá ser menor sobretudo devido à proximidade da foz do Rio Arade, Luís Sá Couto garantiu que «numa estrutura como esta, de navios afundados, a questão da visibilidade não é crítica. Não teremos a visibilidade das Caraíbas, mas será suficiente».

Total: 75
[1] 2 3 4