Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


«Barracuda» cumpre hoje a última viagem

Esta quinta-feira, 25 de Julho, o submarino ex-NRP Barracuda efectua a sua última viagem da Base Naval de Lisboa para a doca seca n.º 1 de Cacilhas, com o objectivo de ser musealizado e ficar aberto a visitas, tal como a Fragata D. Fernando II e Glória.

A 25 DE JULHO, NA NAZARÉ

Tertúlia «António Luís Júnior. A arte naval em madeira»

No âmbito da exposição "António Luís Júnior. O último calafate da Nazaré. Imagens de Gisela e Antti Sarkilahti. 2012-2013", que se encontra patente ao público desde o dia 2 de julho, o Museu Dr. Joaquim Manso promove dia 25 julho, quinta-feira, pelas 17 horas, a tertúlia "António Luís Júnior. A arte naval em madeira".

DE 8 A 14 DE SETEMBRO DE 2013, EM CASCAIS

Portugal organiza Congresso Internacional de Museus Marítimos

Tendo Cascais como palco central, Portugal vai receber, de 8 a 14 de Setembro de 2013, o Congresso Internacional de Museus Marítimos. A candidatura portuguesa concorria com o Chile e a Suécia.
No ano em que passam 150 anos sobre a criação do Museu da Marinha, a Comissão Organizadora do International Congress of Maritime Museums (ICMM), em que Portugal está representado pelo Museu de Marinha, Museu do Mar Rei D. Carlos (Cascais) e Museu Marítimo de Ílhavo, escolheu a proposta portuguesa para organizar e receber o próximo congresso, em 2013.

Exposição «Os Pescadores» no Museu da Cidade de Olhão

Já Antero Nobre dizia: “Olhão é uma terra feiticeira!” e esta mística está bem patente nas fotos e nos textos que podemos encontrar na exposição “Os Pescadores”, agora patente numa das salas do Museu da Cidade de Olhão.

Submarino «Barracuda» em doca dentro de um mês para ser musealizado em Almada

O antigo submarino militar "Barracuda" deverá entrar em julho numa doca de Cacilhas, Almada, para ser musealizado, disse à agência Lusa fonte oficial da Marinha.
Segundo a fonte, no âmbito do acordo de cedência, o planeamento actual prevê a entrada do navio na doca n.º1 do antigo estaleiro Parry & Son, em Cacilhas, a 23 de julho. Contudo, admitiu ainda, "podem surgir imprevistos relacionados com o sistema de fecho da doca, que esteve muitos anos inactiva".

Fragata Hermenegildo Capelo afundada ao largo de Portimão

A Fragata da Marinha Hermenegildo Capelo foi afundada a 15 de Junho de 2013 ao largo de Portimão. É o terceiro navio do parque subaquático "Ocean Revival". O objectivo é levar ao Algarve cerca de noventa mil mil mergulhadores ao ano.

Vamos a banhos a Leça

O Museu da Quinta de Santiago promove, até 15 de Setembro, a exposição “Vamos a Banhos a Leça”. Esta mostra de carácter artístico e documental visa sublinhar a relevância de Leça da Palmeira que foi, em especial a partir da segunda metade do Século XIX, em plena época romântica, uma importante estância de veraneio.

TERÇA-FEIRA

Secretário de Estado do Turismo mergulha nos navios afundados do «Ocean Revival»

O Secretário de Estado do Turismo vai mergulhar, terça-feira de manhã, no parque subaquático «Ocean Revival», ao largo de Alvor, para conhecer in loco este projecto de incremento do turismo subaquático. Esta será uma das muitas atividades do programa de três dias que o secretário de Estado Adolfo Mesquita Nunes cumpre no Algarve, entre 27 e 29 de Maio.

Riverside de Glasgow é o Museu Europeu do Ano

O Prémio Museu Europeu do Ano foi atribuído ao Museu Riverside de Glasgow, na Escócia. A cerimónia do anúncio do vencedor realizou-se em Tongeren, na Bélgica, no último dia da Assembleia Geral da organização, que coincide com o Dia Internacional dos Museus.

ESTE SÁBADO, EM ÍLHAVO

Dia Internacional dos Museus no MMI

Assinalando o Dia Internacional dos Museus, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) preparou um conjunto de acções que se desenvolvem durante todo o dia 18 de Maio, promovendo um dia aberto de visita ao MMI e ao seu Pólo o Navio Museu Santo André, com espaço para a realização de actividades do Serviço Educativo e também de demonstrações de modelismo náutico pela Associação TEAM – Truques e Engenhocas Associação de Modelismo.
Ao final do dia, o destaque vai para a Sessão Comemorativa.

HOJE

Museu de Marinha com entradas gratuitas

O Museu de Marinha associa-se às Comemorações do dia Internacional dos Museus, proporcionando entradas gratuitas todo o dia.

ESTE SÁBADO | CONVERSAS INFORMAIS NO MUSEU DE MARINHA

Luís Miguel Correia aborda o tema «Portugal e a Marinha de Comércio»

Luís Miguel Correia é a personalidade convidada para animar mais uma sessão das "Conversas Informais" no Museu de Marinha. "Portugal e a Marinha de Comércio" é o tema a abordar pelo historiador, este sábado, 18 de Maio. Início previsto para as 11:00.

DRESDEN, ALEMANHA

Museu do Transporte

Neste museu localizado em Dresden, o visitante é convidado a iniciar uma viagem – seja aérea, aquática ou terrestre – pelos 200 anos de evolução dos meios de transporte.

Marinha associa-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Marinha participa nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado esta quinta-feira, 18 de abril, com a temática “Do Património Mundial ao Património Local – património + educação = a identidade”.

A 17 E 18 DE MAIO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

II Seminário Desafios do Mar Português - «O Trabalho no Mar: Memória e Futuro»

O CIEMAR organiza a 17 e 18 de Maio o II Seminário Desafios do Mar Português - "O Trabalho no Mar: Memória e Futuro". Iniciativa realizada em parceria com a Mútua dos Pescadores e com o CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória).

DE 2 DE ABRIL A 31 DE MAIO

Museu de Marinha | Novas Perspectivas | Outros Olhares

No âmbito das comemorações do seu 15.º Aniversário, o Museu de Marinha lançou aos seus visitantes uma proposta para uma visita diferente, através das objetivas das suas câmaras fotográficas.

SEGUNDA EDIÇÃO

Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo

No sentido de promover a cultura náutica como forma de expressão da cultura marítima em geral, e instrumento de consolidação do projeto sociocultural do MMI, o Executivo Municipal de Ílhavo deliberou aprovar o lançamento do 2.º Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo 2013, sob o tema: Navio/motor da Pesca do Bacalhau.

Sabia que...

Cid Perestrelo apresentou, no 1.º Congresso Nacional de Engenharia, uma importante comunicação intitulada "O futuro do pôrto de Setúbal como pôrto comercial, industrial e de pesca"?

«Gil Eannes» de regresso à doca comercial

O antigo navio-hospital Gil Eannes regressa esta quinta-feira à doca comercial de Viana do Castelo depois de concluída a reparação do casco nos estaleiros da cidade, na empresa que o construiu em 1955.
Segundo fonte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), a partida para o local onde o navio foi ancorado em 1998, como museu, está prevista para as 14:30.

NA GULBENKIAN

Exposição 360 graus

Os portugueses e os espanhóis, nas viagens marítimas dos séculos XV e XVI, foram os primeiros a verem povos diferentes, novos animais e plantas. Essas descobertas fizeram avançar a ciência até aos nossos dias. O tema é assunto para uma exposição na Gulbenkian, em Lisboa.

[1] 2 3 4 5 6 7 8 9