Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


PENICHE

Investidores satisfeitos com primeiros resultados da produção de energia a partir das ondas

A empresa finlandesa AW Energy e a Eneólica, que estão a produzir pela primeira vez em Portugal eletricidade a partir do movimento das ondas, estão muito satisfeitas com os resultados, 12 dias depois da instalação da tecnologia.
"Estamos surpreendidos com a forma como a máquina está a trabalhar, porque está a produzir energia na capacidade máxima 24 sobre 24 horas, ou seja, cada uma das três máquinas está a produzir 100 kilowatts (kw) por hora", afirmou à agência Lusa Rauno Koivusaari, criador da ideia e um dos proprietários da AW Energy.

PENICHE

AW-ENERGY OY concluiu imersão do WAVEROLLER

A AW-ENERGY OY, empresa Finlandesa que desenvolveu tecnologia de conversão da energia das ondas, concluiu no dia 13 de Agosto, com a imersão do WAVEROLLER, a 16 metros de profundidade e a 500 metros da praia da Almagreira, a Norte de Peniche, esta etapa de desenvolvimento da tecnologia referida.
Neste momento o Waveroller já envia a energia capturada para o posto de transformação em terra, que por sua vez a injectará na rede pública.

WAVEROLLER

Mais uma etapa cumprida

Efectuou-se no sábado a colocação do cabo submarino de ligação do WaveRoller ao transformador em terra. Esta operação requereu a utilização de um rebocador e duas outras embarcações auxiliares. A operação consistiu em puxar, para o local onde o Waveroller ficará submerso, o cabo de transporte de energia. Mais um passo para entrada em pleno funcionamento do WaveRoller.

WaveRoller testado no Porto de Peniche

Realizou-se sta terça-feira o primeiro teste de imersão e emersão do WaveRoller no Porto de Peniche, junto aos Estaleiros Navais. Após mais de 10 horas a lastrar com água os três módulos, a estrutura do WaveRoller imergiu. Feitas as devidas verificações, procedeu-se ao enchimento daqueles módulos com ar e, em pouco tempo, a estrutura voltou a emergir. Aparentemente, os testes decorreram como os técnicos tinham previsto. Um bom sinal para a próxima etapa.

EDP chama Repsol para primeira torre eólica flutuante em alto mar

A Repsol entrou no consórcio da EDP para o desenvolvimento da primeira torre eólica flutuante em alto mar, que já está instalada ao largo da Póvoa do Varzim. A empresa espanhola entra com a mesma posição da EDP - 31% - e assume-se como um dos pricipais investidores nesta obra de 23 milhões de euros.

PENICHE

Concluído protótipo de produção de energia das ondas

A montagem do primeiro protótipo mundial de produção de energia das ondas está concluída nos Estaleiros Navais de Peniche, com a colocação de pás gigantes para começar a fabricar electricidade ao largo da praia da Almagreira. Tem o tamanho de um campo de futsal e vai ficar no fundo mar ao largo da praia da Almagreira, em Peniche.

PENICHE

Engenheiros concluem tecnologia única para produzir energia a partir das ondas

A montagem do primeiro protótipo mundial de produção de energia das ondas foi concluída terça-feira, nos Estaleiros Navais de Peniche, com a colocação de pás gigantes para começar a fabricar electricidade ao largo da praia da Almagreira.
Jorma Savolainen, responsável técnico da empresa finlandesa (AW Energy) que concebeu a tecnologia, afirmou à agência Lusa que na primeira semana de Julho a plataforma metálica de 40 metros, composta por três pás verticais gigantes, vai ser fundeada a 20 metros de profundidade e a 500 milhas da praia da Almagreira, ao largo de Peniche.

WAVEROLLER

Onda das renováveis a todo o gás em Peniche

Rauno Koivusaari, mergulhador profissional da Marinha Finlandesa - Forças Especiais, foi quem inventou o conceito, que consiste no aproveitamento do movimento elíptico das ondas de fundo ( Near-Shore), para as transformar em energia renovável. Mostramos, nas fotos, o protótipo em tamanho real, com capacidade de produção de 300KW nominal, sendo portanto esta a última fase do desenvolvimento contínuo desta tecnologia. Fase muito importante, porque é após a sua instalação que se consegue determinar quantas horas funciona durante um ano, quantas avarias surgirão, que tipo de avarias e qual a produção média de energia, factores importantes para a sua comercialização. Todos os trabalhos estão a ser efectuados nos Estaleiros Navais de Peniche, que já participaram em vários projectos relacionados com este tipo de energias, não só near-shore como off-shore.

10 DE MAIO

WavEC lança campanha para salvar a Central de Ondas do Pico

Esta quinta-feira, 10 de Maio de 2012, o Centro de Energia das Ondas (WavEC) lança a campanha internacional “Apoie a Energia das Ondas – Salve a Central de Ondas do Pico” na Exponor, Porto. A campanha é apresentada na conferência “Energias Renováveis Offshore: Que soluções a desenvolver em Portugal?”, integrada no âmbito do Forum do Mar.
A Central de Ondas do Pico é um dos mais importantes centros de teste de energia das ondas na Europa! É operada e mantida pelo WavEC e é a única central aberta ao público para acções de formação, inovação e demonstração.

HOJE, NA EXPONOR

Conferência «Energias Renováveis Offshore: Que soluções a desenvolver em Portugal?»

No âmbito do projecto OTEO – Observatório Tecnológico das Energias Offshore, o INEGI, o WavEC, e o EnergyIN promovem a conferência “ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE: Que soluções a desenvolver em Portugal?” no próximo dia 10 de Maio, integrada no Fórum do Mar que decorrerá entre os dias 10 e 12 de Maio na Exponor (Porto).

A primeira volta ao mundo em barco solar

O Planet Solar, o maior catamarã alguma vez construído movido exclusivamente a energia solar, terminou sexta-feira, 4 de Maio de 2012, a sua volta ao mundo, com partida e chegada (mais de 19 meses depois), ao Mónaco. E enquanto uns celebram o barco solar, outros preparam mais uma grande viagem do Solar Impulse, avião a energia solar que também planeia uma volta ao mundo.

Emove revoluciona mercado da energia das ondas

A startup portuguesa prepara-se para apresentar o gerador 3D, que permite produzir energia a partir do movimento das ondas. É 37 vezes mais potente do que os modelos convencionais. É tecnologia 100% portuguesa a inovar a nível mundial.
 

DIA DO PORTO DE AVEIRO CELEBRADO COM MÚSICA

Rita Redshoes, a 18 de Abril, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré

A exemplo do que tem sucedido nos últimos anos, também em 2015 o Dia do Porto de Aveiro será celebrado com música.
A 18 de Abril no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, Rita Redshoes abrilhanta o Concerto Comemorativo do Porto de Aveiro, apresentando “Life is a Second of Love”, espectáculo antecedido pela actuação do Grupo Coral do Porto de Aveiro.
Início marcado para as 21:30, com bilhetes ao preço simbólico de 3,50€, destinando-se, as receitas, ao Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI).

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Valdemar Aveiro capitaneou os grandes barcos da pesca do bacalhau

Tem 80 anos, conhece o mar como ninguém, capitaneou os grandes barcos da pesca do bacalhau.
Valdemar Aveiro é o convidado do programa que a Rádio Voz da Ria, de Estarreja, dedica quinzenalmente à Comunidade Portuária de Aveiro.

COM A PRESENÇA DE ASSUNÇÃO CRISTAS

Roteiro do Mar na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro, em parceria com o Ministério da Agricultura e do Mar, promove a sessão de dia 23 de fevereiro integrada no Roteiro do Mar, entre as 15h00 e as 17h00, no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro. Os objetivos desta sessão incluem a abordagem à política do mar; o conhecimento das especificidades do programa MAR2020; divulgação da Blue Week e a promoção de interação entre decisores políticos, investigadores e empresários.

A 21 DE FEVEREIRO, EM ÍLHAVO

I Congresso Náutico - Embarque para o Conhecimento

Motivado pela missão de desenvolvimento e de dinamização de atividades náuticas centradas no Recreio, no Desporto e na Cultura do Mar, e congregando esforços entre os agentes responsáveis pelas atividades nessas áreas, o Fórum Náutico promove o primeiro congresso das atividades náuticas.
A primeira edição, que se realiza a 21 de fevereiro, no Museu Marítimo de Ílhavo, conta já com o apoio, colaboração e participação da Federação Portuguesa de Canoagem e da Federação Portuguesa da Vela.
 

«OCEANO XXI» DISPONIBILIZA TODOS OS EPISÓDIOS EMITIDOS PELA SIC NOTÍCIAS

«Mar, a Terra Prometida»

Já está disponível para visualização o Sétimo Episódio da Série Documental “Mar, a Terra Prometida” | Ciência e Tecnologia. No site da "Oceano XXI" pode aceder a este e a todos os episódios anteriores.

Comunicado da Comunidade Portuária de Aveiro

Divulgamos comunicado da CPA a propósito de notícias que alguma comunicação social tem publicado nos últimos dias, referentes às tarifas aplicadas no Porto de Aveiro.

Presidente da AIDA elogia actividade no Porto de Aveiro

Fernando Paiva Castro, Presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), em declarações à Terra Nova (Conversas) elogiou os resultados de movimentação de cargas registada no Porto de Aveiro.

Museu Marítimo de Ílhavo inspira pavilhão no Fórum do Mar

Ílhavo vai ter representação em mais uma edição do Fórum domar. A Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar organiza, em parceria com Associação Empresarial de Portugal, a quarta edição do Fórum do Mar, numa iniciativa que decorrerá entre os dias 28, 29 e 30 de maio, na Feira Internacional do Porto (Matosinhos).

[1] 2