Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


21 DE OUTUBRO, EM ÍLHAVO

A Praia: Fronteira com o Mar

O Museu Marítimo de Ílhavo, através da subunidade de investigação, CIEMar-Ílhavo, criou em 2012 o seminário "Desafios do Mar Português", um fórum de discussão de temas de cultura do mar socialmente relevantes, quer pela sua importância histórica, quer pela sua atualidade. Esta iniciativa visa contribuir para a construção cívica de uma cultura marítima, tarefa que se propõe em articulação com os parceiros institucionais e com a comunidade de público do Museu.

Porto de Setúbal investe na energia fotovoltaica

A nova mini central fotovoltaica instalada na cobertura do edifício do Cais 3 do Porto de Setúbal entrou em pleno funcionamento, com o início da venda de energia à EDP-Universal, SA. O sistema, com uma potência instalada de 30 kW, é o segundo concluído este ano e o quarto do parque fotovoltaico da APSS – Administração dos Porto de Setúbal, SA.

SUDOESTE DE AVEIRO

Quercus deixa recomendações mas dá luz verde a produção de salmão em aquacultura

A Quercus participa na consulta pública para a instalação de aquacultura a sudoeste de Aveiro e não se opõe ao projecto de criação de salmão em mar aberto.
A autorização requerida destina-se à instalação de uma unidade experimental de aquacultura para a avaliação do crescimento de Salmão do Atlântico (Salmo salar) em condições offshore, a 11 milhas náuticas a sudoeste de Aveiro.

COMEÇA ESTA QUARTA-FEIRA, EM TORRES VEDRAS

3.ª Conferência Anual do ENERGYIN e workshop da fileira Offshore

O EnergyIN- Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia realiza a 26 e 27 de Junho a sua 3.ª Conferência Anual, no Teatro-Cine em Torres Vedras. Sob o tema “A Indústria da Energia: Estratégias de Crescimento para 2020”, este encontro abordará temáticas relevantes para as empresas portuguesas do sector da energia.

A 9 DE JULHO

Sessão Pública WindFloat e Workshop

A 9 de Julho decorre uma Sessão Pública sobre o projecto WindFloat, em Apúlia (Esposende). Este encontro oferece a oportunidade de conhecer as últimas novidades acerca deste projecto de energia eólica offshore WindFloat, que se encontra ao largo de Aguçadoura, em Portugal.

WAVEROLLER

Peniche no caminho das energias limpas

Peniche está definitivamente no caminho das energias limpas. Após algum tempo “em terra” para revisões e algumas alterações, o WaveRoller voltou a submergir junto à Praia da Almagreira.

Primeiro ferry eléctrico do mundo

O armador norueguês Fjellstrand e a Siemens desenvolveram o primeiro ferry eléctrico do mundo. Com 80 metros de comprimento, o barco pode transportar 120 veículos e 360 passageiros, devendo entrar ao serviço, a partir de 2015, na rota entre Lavik e Oppedal, na Noruega.

ANTÓNIO COSTA E SILVA:

Transportes são o principal problema energético de Portugal

Estamos numa encruzilhada porque vamos continuar a consumir cada vez mais energia mas as emissões têm que ser reduzidas. Isso não vai ser possível sem uma nova matriz energética e sem soluções, sobretudo para o sistema de transportes", referiu o orador, centrando-se então no contexto nacional: "Os transportes são o principal problema energético de Portugal. E o problema agravou-se entre 1990 e 2004" - afirmou o Chairman da Partex Oil and Gas.

HOJE, 31 DE JANEIRO

ADFERSIT debate «Transportes: As Energias e os Combustíveis do Futuro»

No âmbito do ciclo de Conferências "Conectividade e Competitividade", a ADFERSIT organiza hoje, dia 31 de Janeiro, uma conferência subordinada ao tema "Transportes: As Energias e os Combustíveis do Futuro", tendo como orador o Prof. António Costa Silva, Chairman da Partex Oil and Gas.

ANTÓNIO SÁ DA COSTA | «CLUSTER DO MAR»

Mar, o último recurso inexplorado para produção de electricidade

A produção de electricidade em Portugal iniciou-se há mais de 120 anos, e a primeira central foi uma central hídrica com cerca de 800 kW que abastecia Vila Real. Desde então foram surgindo centrais hídricas com dimensão crescente e, mais recentemente, o peso das centrais térmicas cresceu.

APSS vende energia à EDP

A APSS iniciou, em dezembro, a venda à EDP-Comercial de energia elétrica produzida pelo sistema de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício da Direção de Segurança Marítima e Portuária no Trem Naval.

Empresa Indiana lança novo modelo de barco solar

A empresa Indiana Navgathi acaba de lançar uma embarcação compacta de quatro passageiros movida a energia solar. Este barco passa a ser um dos mais pequenos, deste tipo, disponível no mundo.
Os barcos solares são uma alternativa excelente em águas interiores, barragens e estuários, pela sua propulsão limpa e sem ruído. Do ponto de vista económico, dadas as actuais condicionantes, são também uma ideia interessante.

EDP planeia instalar cinco eólicas de alto mar em Portugal

A EDP pretende instalar cinco novas torres de produção de energia no mar, perto da Nazaré, no litoral-centro de Portugal. "Com grande probabilidade" o projecto será desenvolvido na zona-piloto de energia das ondas em São Pedro de Moel, segundo o jornal Diário de Notícias.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, EM LISBOA

Seminário Anual do Centro de Energia das Ondas - Economia Azul – Plataformas Offshore e Oportunidades

O Centro de Energia das Ondas – WavEC anuncia o seu Seminário Anual, este ano subordinada ao tema “Economia Azul – Plataformas Offshore e Oportunidades”, um evento que se realiza esta segunda-feira, dia 26 de Novembro de 2012, segunda-feira, no Museu da Electricidade, em Lisboa, e que protagoniza a mais ampla discussão sobre o Mar e as suas oportunidades para Portugal, país que dispõe da maior Zona Económica Exclusiva da Europa com uma área cerca de dezoito vezes a sua parte terrestre.

PORTO DE AVEIRO

Ponte-Cais n.º 26 movimentada pela PRIO até 2017

O Conselho de Administração da APA, S.A., deliberou conceder à Prio Parque de Tanques de Aveiro, S.A., detentora das instalações de armazenagem da Prio no Porto de Aveiro, licença para uso Privativo da Ponte-Cais n.º 26, no Terminal de Granéis Líquidos, a partir de 1 de Julho de 2012, e por um período de cinco anos.

SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»

A luz do futuro vem do mar e da Gronelândia

O país tem sido procurado por vários investidores para experiências com novas energias. Testam-se tecnologias com hélices e rolos, com vantagens para a indústria nacional. Esta, porém, arrisca-se a perder o comboio da competição internacional.

APSS implementa Programa ECO.AP

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA continua a implementar o Programa ECO.AP que tem como objetivo aumentar em 30% a eficiência energética nos serviços públicos, equipamentos e organismos da Administração Pública, tendo como horizonte o ano de 2020.

EDP e Repsol investem 5.600 milhões no maior parque eólico marinho

O consórcio formado pela EDP e a Repsol pediram a última permissão para instalar o maior parque eólico do mundo na Escócia, um investimento avaliado em 7.200 milhões de dólares (5.618 milhões de euros). Trata-se do passo prévio para o investimento das empresas neste grande complexo, que vai ocupar uma área semelhante à cidade de Edimburgo e será capaz de gerar energia suficiente para abastecer até um milhão de casas.

CONSULTA PÚBLICA TERMINA HOJE, 14 DE SETEMBRO

Energia dos oceanos

A União Europeia abriu, a 14 de Junho, consulta pública sobre a Energia dos Oceanos (OE). Caso pretenda participar, encontra aqui as informações necessárias.

Japoneses vão investir até 1200 milhões de euros em energia eólica marinha

Seis grandes empresas do Japão planeiam investir até 120 mil milhões de ienes (1217 milhões de euros) num projecto de energia eólica marinha ao longo dos próximos dez anos, informou o diário Nikkei. A Toshiba, a Hitachi Zosen, a par da JFE Steel, Sumimoto Electric, Toa e Toyo Construction, planeiam construir turbinas de vento em alto mar para produzir até 300 megawatts de electricidade.

 

Total: 45
[1] 2 3