Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




VIANA DO CASTELO

CorPower Ocean assegura 40 milhões de euros para desenvolver o primeiro parque de energia das ondas de 10MW

 A CorPower Ocean assegurou um subsídio de 40 milhões de euros do Fundo de Inovação da UE para apoiar o desenvolvimento do VianaWave, o primeiro parque de energia das ondas à escala pré-comercial de 10MW, que será instalado ao largo da costa de Viana do Castelo.

O projeto representa um passo significativo para alcançar a meta do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) de 200MW de capacidade instalada de energia das ondas até 2030. O VianaWave será constituído por um CorPack com 30 Conversores de Energia das Ondas (WECs), com a capacidade de gerar aproximadamente 30GWh de eletricidade limpa e renovável por ano — o suficiente para abastecer 7.500 casas portuguesas, enquanto reduz significativamente as emissões de gases com efeito de estufa.

Investimento estratégico do dstgroup na Gazelle Wind Power permite impulsionar o projecto Nau Azul

 A Gazelle Wind Power (Gazelle), empresa responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de plataformas eólicas flutuantes, e o dstgroup, um conglomerado português, celebraram um acordo estratégico através do qual a dstventures(braço de capital de risco corporativo do dstgroup) investirá 1,5 milhões de euros na Gazelle. Para além deste investimento, a subsidiária do grupo especializada em engenharia e fabrico de estruturas metálicas, a premiada bysteel, irá fabricar e construir as estruturas modulares em aço para o projecto Nau Azul da Gazelle.

PORTO DE AVEIRO

Concurso público de 1,4 milhões para instalação de sistema de alimentação eléctrica de navios

  O Porto de Aveiro lançou novo concurso público, com o valor base de 1,4 milhões de euros, para o fornecimento e colocação em serviço de um sistema OnShore Power Supply (OPS), que permitirá a alimentação elétrica de navios atracados. O anúncio foi já publicado em Diário da República.

Com este sistema, os navios vão poder consumir energia elétrica da rede terrestre enquanto permanecem em cais. Este investimento insere-se na estratégia de transição energética do setor portuário, em linha com os objetivos climáticos da União Europeia e com o pacote Fit for 55, que visa reduzir em 55% as emissões até 2030, e responde às obrigações legais impostas pelo Regulamento das Infraestruturas para Combustíveis Alternativos (AFIR), contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes e ruído nas áreas portuárias.

Empreitada de 7,8 milhões vai reforçar rede eléctrica do Porto de Aveiro

 A Administração do Porto de Aveiro publicou em Diário da República o concurso público para a Empreitada de Construção da Rede de Média Tensão – 1.ª fase, um investimento considerado estratégico para o futuro do Porto e para a concretização dos objetivos de transição energética.

O procedimento, com um preço base de 7,81 milhões de euros, tem um prazo de execução de 300 dias e enquadra-se na estratégia de transição energética do Porto de Aveiro, aprovada em 2021.

Porto de Aveiro lança concurso público para obras do projecto de autoconsumo colectivo de energia renovável

  O Porto de Aveiro lançou um procedimento concursal para a execução de obras divididas em quatro lotes, com um valor base global superior a 1,4 milhões de euros. O anúncio foi publicado a11 de agosto em Diário da República, e refere-se à empreitada de construção de infraestruturas para a produção fotovoltaica para autoconsumo no Porto de Aveiro, que integra a Estratégia para a Transição Energética da infraestrutura portuária.
As propostas devem ser apresentadas até às 19h00 do dia 15 de setembro de 2025, exclusivamente através da plataforma eletrónica ANOGOV. O critério de adjudicação será o preço mais baixo.

O valor base global de 1,44 milhões de euros do procedimento concursal corresponde ao orçamento máximo para adjudicação das empreitadas, incluindo todas as despesas previstas no caderno de encargos. Esta quantia integra dois projetos distintos (Aliança para a Transição Energética e Autoconsumo Coletivo), ambos cofinanciados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia.

Portos dos Açores lançam concurso público para instalação de tanques de combustível nas Lajes do Pico

  A Portos dos Açores, S.A. abriu um concurso público para a instalação de tanques de combustível subterrâneos no núcleo de recreio náutico das Lajes do Pico. O objetivo do concurso é selecionar um concessionário para a instalação e exploração dos tanques de combustível, visando modernizar e otimizar o abastecimento de embarcações de recreio na área. A iniciativa surge no contexto do desenvolvimento e melhoria das infraestruturas portuárias da Região Autónoma dos Açores.

De acordo com o programa do procedimento, o contrato terá a duração de 10 anos, com a possibilidade de renovação. O valor mínimo da contrapartida mensal a ser paga pelo concessionário será calculado com base nas taxas aplicáveis à instalação e exploração dos equipamentos, conforme o Regulamento de Tarifas dos Portos dos Açores.

Porto de Aveiro investe meio milhão de euros em projecto de energia renovável

  O Porto de Aveiro vai investir cerca de 500 mil euros num projeto de autoconsumo coletivo de energia renovável.
De acordo com uma nota de imprensa, a Administração do Porto de Aveiro prevê a instalação de unidades de produção de eletricidade em três locais, sendo uma no Terminal Norte, outra no Porto de Pesca Costeira, e a terceira no Terminal de Granéis Líquidos.

O projeto prevê nas três Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) uma produção total de energia estimada em 656.553,32 quilowatt por ano (kWh/ano), permitindo um autoconsumo superior a 80%.

Navios eléctricos: o futuro do transporte marítimo?

  Cada vez mais navios adotam motores eléctricos, reduzindo a emissão de gases nocivos e favorecendo o meio ambiente. Mas o novo modelo ainda está repleto de desafios.

De acordo com os dados mais recentes da Maritime Battery Forum, rede sem fins lucrativos na Noruega, mais de mil dos 109 mil navios do mundo já são movidos por propulsão eléctrica ou híbrida. E esse número provavelmente crescerá ainda mais, já que o levantamento abrange apenas uma parte dos navios eléctricos. Atualmente, mais de 460 navios eléctricos adicionais estão a ser construídos.

FINA Feira de Inovação e Negócios Azuis | 5 junho 2025

Energia eólica offshore flutuante em Portugal

  A FINA Feira de Inovação e Negócios Azuis inclui – entre outros – um espaço de Congresso, no qual os Expositores apresentam as suas organizações.
Neste espaço serão também realizadas apresentações temáticas – relevantes e atuais – por reconhecidos especialistas.

O tema "Energia eólica offshore flutuante em Portugal", será apresentado por Tiago Morais, Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Tem mais de 19 anos de experiência, na gestão e desenvolvimento de projetos de energias renováveis offshore, com trabalhos publicados em documentos estratégicos e revistas científicas de elevado valor de impacto.

PORTO DE AVEIRO LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÃO ELÉCTRICA

  O Porto de Aveiro lançou o concurso público para a “Empreitada de Construção da Subestação 60/15KV 2x20MVA no Porto de Aveiro”, com um investimento previsto de 8,103 milhões de euros e um prazo de execução de 480 dias.

Este concurso representa o segundo passo concreto no reforço da infraestrutura elétrica do porto, dando continuidade à empreitada lançada em março deste ano para a “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”. Esta primeira intervenção prevê a construção de uma linha de alta tensão, parcialmente subterrânea e parcialmente aérea, que ligará a Subestação da Gafanha da Nazaré à futura subestação, agora a concurso.

Pesca e aquacultura no parque eólico de Viana do Castelo

  A Ocean Winds tem em curso projetos de implementação de pesca e aquacultura no parque eólico flutuante "offshore", WindFloat Atlantic, instalado a cerca de 18 quilómetros ao largo de Viana do Castelo. A empresa defende que a coexistência do empreendimento com atividades tradicionais é viável e está à espera do leilão de eólicas no mar em Portugal, para poder industrializar a exploração de energia do vento com torres flutuantes, em águas nacionais, nomeadamente, no espaço marítimo a norte de Viana do Castelo.

BP e RNM assinalam parceria para fornecimento de combustíveis a partir do Porto de Aveiro

A BP passa a dispor de terminal logístico para combustíveis para o centro e norte de Portugal a partir do Porto de Aveiro. Estrutura instalada no terminal de granéis líquidos resulta de um consórcio com a RNM.

Esse espaço é definido pela RNM, grupo com sede em Famalicão, como “hub intermodal, moderno e flexível, promovendo a digitalização e inovação no sector” e permite a receção, armazenamento, aditivação e incorporação de biocombustíveis e a sua colocação em postos da região.

Galp vai investir 200 milhões na refinaria de Sines este ano

A Galp vai investir 200 milhões de euros na refinaria de Sines este ano, anuncia a empresa. A petrolífera vai realizar trabalhos de manutenção e também desenvolver projetos de eficiência energética.

“Em 2025, vamos investir mais de 200 milhões na manutenção da refinaria e em eficiência energética”, disse a directora da refinaria Cristina Cachola.

 

PORTO DE AVEIRO PARTICIPA EM VISITA ESTRATÉGICA DA OFFSHORE WIND PORTS PLATFORM NA POLÓNIA

O Porto de Aveiro marcou presença no encontro anual da Offshore Wind Ports Platform, uma iniciativa promovida pela WindEurope, em colaboração com a Wind Industry Hub (WIH) e a Associação Polaca de Energia Eólica. O evento decorreu nos portos de Świnoujście e Szczecin, na Polónia.

Representando o Porto de Aveiro, esteve Sofia Ventura, do Gabinete de Estratégia, que integrou uma delegação composta por líderes do sector portuário, representantes governamentais, especialistas em energia e jornalistas.

Universidade do Porto e Gulbenkian juntam-se para criar embarcação autónoma e não poluente

A Gulbenkian vai financiar com 1,5 milhões de euros o desenvolvimento de um protótipo de embarcação autónoma capaz de produzir a bordo o hidrogénio verde que alimentará a célula responsável pela sua propulsão, bem como de distribuir a energia gerada de forma inteligente.

António Feijó, Presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, e António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, assinaram um contrato de financiamento que vai permitir o desenvolvimento de sistemas de produção de combustíveis verdes a bordo de embarcações de pequeno porte.

O financiamento de 1,5 milhões de euros da Fundação Calouste Gulbenkian destina-se ao projeto GREENSHIP_E-Eletrificação de navios com combustíveis ecológicos e tecnologias avançadas e visa desenvolver um protótipo de embarcação autónoma capaz de produzir a bordo o hidrogénio verde que alimentará a célula responsável pela sua propulsão, bem como de distribuir a energia gerada de forma inteligente.

Maersk estabelece parceria de redução carbónica ECO Delivery Ocean

De modo a reduzir as emissões carbónicas no transporte marítimo, a Maersk estabeleceu uma parceria com a Epson, empresa global de tecnologia, denominada ECO Delivery Ocean, que irá, no primeiro ano, reduzir as emissões da empresa em 230 toneladas de CO2e.

A ECO Delivery Ocean irá funcionar através da utilização de combustíveis que reduzem as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como o biodiesel e o metanol verde no seu transporte marítimo para a Europa.

COM VÍDEO

Sines vai ter um novo corredor verde

Dos vários projetos em cima da mesa, o futuro corredor verde da luso-holandesa Madoqua é, neste momento, um dos mais maduros. Trata-se de um terminal para armazenamento e abastecimento de combustíveis derivados do hidrogénio verde, que daqui vão partir rumo ao noroeste Europeu. A 5 de novembro, a empresa viajou até Portugal para assinar um Memorando de Entendimento em conjunto com os portos de Sines, da Alemanha e dos Países Baixos. Um passo em frente, para Governo e autarcas, na descarbonização da indústria.

Além deste corredor verde, estão em andamento, pelo menos, mais três projetos para a produção de hidrogénio verde na região. Um deles pertence à Repsol, que vai deslocar de Espanha para Sines um investimento de 15 milhões de euros. A empresa prevê gerar cerca de 600 toneladas deste combustível por ano.

CRUZEIROS

Portos nacionais querem garantir operação mais verde até 2030

A indústria de cruzeiros, que tem reforçado a sua importância na economia portuguesa, tem investido em navios mais amigos do ambiente. No entanto, esbarra com as limitações dos portos onde atraca. Portugal está a desenvolver projetos para reduzir a pegada ecológica deste turismo.

Os dois maiores portos de cruzeiros do continente estão a preparar-se para cumprir o prazo de fornecer energia elétrica aos navios atracados, que termina em 2030, mas a velocidades distintas. Isto num quadro em que a indústria ganha mais relevo na economia nacional e, também, vozes de contestação face à poluição atmosférica que provoca nas cidades. Neste momento, só o Porto de Lisboa tem um plano de investimento definido para instalar pontos de alimentação elétrica em terra. Leixões afirma estar apostado em antecipar a obrigação legal estabelecida pela União Europeia, embora não detalhe o projeto.

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcam presença em jornada dedicada à energia eólica offshore e economia azul

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz estiveram presentes na jornada intitulada “Energia eólica offshore, as oportunidades da economia azul”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pela Fundação Repsol, reuniu especialistas e representantes do setor da energia eólica, abordando as oportunidades da economia azul e o papel da energia eólica no processo de transição energética.

Porto de Lisboa instala primeira turbina eólica urbana da Windcredible

O Porto de Lisboa é o primeiro porto nacional a instalar uma turbina eólica urbana. Uma colaboração entre a APL – Administração do Porto de Lisboa e da startup tecnológica Windcredible, que marca um novo passo no compromisso da APL com a inovação e a sustentabilidade ambiental, no caminho da sua política de sustentabilidade, que procura integrar soluções inovadoras e sustentáveis para beneficiar a comunidade e o ambiente, na região de Lisboa.

A APL celebra esta parceria com a Windcredible por ocasião do Dia Nacional do Mar, que se assinalou no dia 16 de novembro, data em que se pretende destacar a importância que o mar tem na história e na identidade de Portugal, bem como para a economia e para o desenvolvimento da área de influência do Porto de Lisboa.

Total: 50
[1] 2 3