Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE AVEIRO

Concurso público de 1,4 milhões para instalação de sistema de alimentação eléctrica de navios

 O Porto de Aveiro lançou novo concurso público, com o valor base de 1,4 milhões de euros, para o fornecimento e colocação em serviço de um sistema OnShore Power Supply (OPS), que permitirá a alimentação elétrica de navios atracados. O anúncio foi já publicado em Diário da República.

Com este sistema, os navios vão poder consumir energia elétrica da rede terrestre enquanto permanecem em cais. Este investimento insere-se na estratégia de transição energética do setor portuário, em linha com os objetivos climáticos da União Europeia e com o pacote Fit for 55, que visa reduzir em 55% as emissões até 2030, e responde às obrigações legais impostas pelo Regulamento das Infraestruturas para Combustíveis Alternativos (AFIR), contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes e ruído nas áreas portuárias.

O contrato tem um prazo de execução de 300 dias e o critério de adjudicação definido é o preço mais baixo.

As propostas devem ser apresentadas até às 19h00 do dia 22 de setembro de 2025, através da plataforma eletrónica ANOGOV. Os concorrentes ficam obrigados a manter as propostas por um período de 90 dias.

Consulte o anúncio publicado em Diário da República aqui