Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Um balcão electrónico para digitalizar o mar

Ministério lança Balcão Electrónico do Mar para integrar os vários serviços do Estado relacionados com o mar e facilitar interações com cidadãos, profissionais e empresas. Portugal torna-se um dos primeiros países do mundo a disponibilizar certificados electrónicos marítimos.

Sun Concept constrói eco-estaleiro naval destinado à construção de embarcações solares

A Sun Concept, especializada na construção naval e no desenvolvimento e fabricação de embarcações electro solares, anunciou que vai edificar um eco-estaleiro naval a fim de construir as suas embarcações solares.

Trata-se de uma fábrica 100% sustentável em termos ambientais que pretende «ir ao encontro do conceito de protecção do planeta que constitui a imagem de marca da Sun Concept». As instalações da Sun Concept serão totalmente autónomas do ponto de vista energético, produzindo energia em quantidade igual ou superior àquela que será consumida no novo estaleiro.

Portos de Sines e de Leixões juntam-se ao Grupo ETE e à Portline para potenciar «startups»

«Como nasceu o Bluetech Accelerator? No Ministério do Mar, no âmbito da estratégia para o aumento da competitividade portuária 2026. Esta estratégia assenta em três grandes vectores de tornar o sistema portuário nacional uma plataforma global de logística para os grandes operadores, de o capacitar para ser um hub competitivo na área de serviços para o GNL, e há também a vertente de acelerar os negócios do Mar através dos Port Tech Clusters e do Bluetech Accelerator», começou por explicar o director-geral da DGPM (na foto).

BLUETECH ACCELERATOR: APRESENTADOS OS PRIMEIROS PARCEIROS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE START-UPS DO MAR

Já são conhecidos os seis primeiros parceiros do Bluetech Accelerator – Ports & Shipping 4.0, programa de aceleração de start-ups ligadas à Economia do Mar promovido pelo Ministério do Mar e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) que, nesta primeira edição, tem como foco estratégico a digitalização do setor portuário, shipping e logística marítima.

ESTA QUARTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR APRESENTA NOVIDADES E PRIMEIROS PARCEIROS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE START-UPS DO MAR

O Ministério do Mar e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) lançaram o Bluetech Accelerator, um programa de aceleração de start-ups ligadas à Economia do Mar.
As novidades da primeira edição, que tem como foco estratégico a digitalização do setor portuário, shipping e logística marítima, são apresentadas esta quarta-feira, dia 30 de Janeiro, assim como os primeiros seis parceiros empresariais da iniciativa.
O evento conta com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e terá lugar pelas 11h00, no auditório do IPMA, em Algés.

Tendências do transporte marítimo para 2019

Aumento dos gastos com IT, maior colaboração e padronização de dados, contentores inteligentes, ganhos de produtividade em automação e melhor gestão da capacidade dos transportes bem como competências a nível ambiental, é o que se espera para 2019.

Porto de Hamburgo pioneiro no transporte de contentores a alta velocidade

A Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA, empresa alemã de logística de transporte) e a Hyperloop Transportation Technologies (HTT, empresa norte-americana de pesquisa e desenvolvimento) formaram um consórcio para desenvolver um sistema de transporte de contentores a alta velocidade dentro do porto de Hamburgo, através de um tubo, que transportaria também pessoas, segundo comunicado oficial.

Leixões reuniu especialistas internacionais para reflexão sobre o «Porto do Futuro»

Em que moldes operará o ‘Porto do Futuro’? Com que desafios terá que lidar, quer na vertente operacional quer no seu relacionamento com as cidades e respectivas comunidades? Que oportunidades trará para a descarbonização do ambiente? Para responder a estas interrogações, um grupo de especialistas internacionais marcou presença no porto nortenho, durante os dias 29 e 30 de Outubro.

CONCEIÇÃO GALLIS:

«Não tardará muito para termos navios autónomos a circular nos mares»

A automação marítima é actualmente um dos temas mais debatidos do Shipping internacional e a corrida das companhias tecnológicas à aposta nos navios autónomos é já uma realidade. O desafio, agora, é o de enquadrar o progresso efectuado numa moldura legislativa e regulamentar – uma tarefa que a IMO encetou em Maio. Para explicar o advento dos MASS (Maritime Autonomous Surface Ships) e o desenvolvimento dos trabalhos da IMO, a CARGO entrevistou quem acompanha de perto o assunto: a engenheira Conceição Gallis, representante técnica da DGRM na organização internacional.

IMO cria grupo de trabalho para analisar regulamentação dos navios autónomos

A Organização Marítima Internacional (IMO) informou ter criado um grupo de trabalho para analisar e estudar o dossier dos navios autónomos, com vista à urgente iniciação dos trabalhos de preparação do enquadramento jurídico e da regulamentação de um sector cada vez mais desenvolvido e cada vez mais promissor.

Dirigível poderá monitorizar zonas marítimas remotas

Recentemente, uma equipa do Clube de Estudantes da AFCEA (Associação para as Comunicações, Electrónica, Informações e Sistemas de Informação para Profissionais da Universidade da Beira Interior (UBI) apresentou publicamente um projecto, ainda em investigação, que pode vir a constituir um meio de vigilância para zonas remotas de difícil acesso, incluindo marítimas.

Navios autónomos navegarão o Báltico em 2030, prevê Comissão Europeia

De acordo com um estudo levado a cabo pela Comissão Europeia, existirão já em 2030 navios autónomos a navegar os mares do Báltico, mas o paradigma será mesmo a coexistência de navios a operar de forma convencional e embarcações munidas, parcialmente, de sistemas autónomos.

Navios autónomos navegarão o Báltico em 2030, prevê Comissão Europeia

De acordo com um estudo levado a cabo pela Comissão Europeia, existirão já em 2030 navios autónomos a navegar os mares do Báltico, mas o paradigma será mesmo a coexistência de navios a operar de forma convencional e embarcações munidas, parcialmente, de sistemas autónomos.

Portugueses põem drones subaquáticos a decidir sozinhos

Investigadores portugueses estão a desenvolver um conjunto de programas informáticos para permitir que diferentes modelos de drones subaquáticos comuniquem entre si e, em rede, com veículos não tripulados de superfície e aéreos.

Sindicatos receiam automatização de portos e transporte marítimo

Ensaios recentes relacionados com o transporte marítimo autónomo despertaram alguns sindicalistas, que temem os efeitos do fenómeno, bem como da automatização dos portos. Uma realidade que parece cada vez mais próxima, mas cujas vantagens os sindicatos entendem que estão por provar

Europa levanta o véu para a nova era dos navios autónomos

Foi pela voz de Violeta Bulc, Comissária Europeia dos Transportes, que a União Europeia mostrou a sua visão para o desenvolvimento daquilo que se perspectiva ser uma nova era do ‘shipping’, dominada pela automação e pelos navios autónomos. Embora entusiasmada com as perspectivas futuras, a Comissária alerta que os postos de trabalho que hoje conhecemos mudarão radicalmente.

ESTA QUARTA-FEIRA

Os desafios e oportunidades do Mar Português em debate no Porto

“A Engenharia Oceânica: desafios e oportunidades” é o tema que vai juntar cerca de 200 pessoas na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, esta quarta-feira, dia 11 de outubro, a partir das 10h30. A economia do mar representa 3% do PIB nacional e é um dos poucos setores nacionais em que a matéria-prima é portuguesa. A organização do evento é do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no âmbito do evento anual “Fórum INESC TEC do Outono”.

REP 13

Maior exercício naval de veículos não tripulados

A Marinha, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está a realizar até 19 de julho, nas zonas de Sesimbra, Setúbal e Portimão, o exercício “Rapid Environmental Picture 2013” (REP13), tendo em vista a avaliação em ambiente real das novas capacidades proporcionadas pelos veículos autónomos – submarinos, de superfície e aéreos – bem como das tecnologias que lhe estão subjacentes, no âmbito de operações navais e aeronavais.

Noruega quer construir laboratório marinho futurístico

Lembrando a ligação histórica do país com os mares, e vislumbrando a dependência futura dos recursos oceânicos, pesquisadores e engenheiros da Noruega apresentaram a proposta inicial de um super-laboratório marítimo, que tem um objectivo bem claro: transformar o país num líder internacional em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias marinhas.

Veículos Submarinos Autónomos na Marinha Portuguesa

Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º 3 efectua testes de aceitação com um AUV (Veículos Submarinos Autónomos), no âmbito do protocolo com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

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