Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Porto de Leixões testa software de Inteligência Artificial AllRead

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., em parceria com a ALLREAD Machine Learning Technologies, startup especializada em software de visão computacional, iniciativa do Centro de Visão por Computador da Catalunha (Universidade Autónoma de Barcelona) e do programa The Collider (Mobile World Capital Barcelona), testou com sucesso, no Porto de Leixões, um software de inteligência artificial.

APDL E A NOS APRESENTAM O PRIMEIRO PORTO 5G EM PORTUGAL

Desde 2019 que Matosinhos é um laboratório vivo de inovação, para o qual a NOS tem contribuído ativamente, tornando a cidade mais inteligente e aplicando a tecnologia 5G a projetos que contribuam para o aumento da sua eficiência e competitividade em diversas áreas, nomeadamente na da indústria.

É neste contexto que a NOS e a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo – apresentam o Primeiro Porto 5G em Portugal. Integralmente coberto com a quinta geração de redes móveis da NOS, o Porto de Leixões poderá agora contar com significativos incrementos em termos de competitividade, eficiência e segurança na gestão desta importante infraestrutura nacional.

UNIÃO EUROPEIA QUER APOSTAR NA «PONTE GLOBAL»

Von der Leyen dá como exemplo o cabo submarino que liga o Porto de Sines ao Brasil

A Presidente do executivo comunitário afirmou que a União Europeia (UE) deve "aprofundar as relações comerciais, reforçar as cadeias de abastecimento globais e desenvolver novos projectos de investimento em tecnologias verdes e digitais", sendo esse o propósito da Ponte Global.

Von der Leyen indicou assim que a Ponte Global irá "criar ligações e não dependências", dando o exemplo do cabo submarino de transmissão de dados Ella Link, que liga o Porto de Sines ao Brasil, e que foi inaugurado em Junho deste ano pela presidência portuguesa do Conselho da UE.

MAN e DB estudam base científica para transporte 100% autónomo em terminal de contentores

A MAN Truck & Bus, juntamente com a Deutsche Bahn e a Fresenius University of Applied Sciences e a Götting KG, está apostada em desenvolver a digitalização e automatização dos processos logísticos nos terminais de contentores, de forma a que o futuro do transporte rodoviário deste tipo de carga possa ser feito de forma autónoma, eficiente, coordenada e flexível. Para tal, está em andamento o projecto ANITA, em Ulm Dornstadt.

Rangel aposta na Inteligência Artificial para monitorização das cargas marítimas

A Rangel implementou uma ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de monitorizar, em tempo real, cargas marítimas a partir de informações de múltiplas fontes, antecipar mudanças de programação e criar soluções para situações inesperadas da actividade marítima e até contingências extremas, como o bloqueio do Canal de Suez, na sequência do encalhamento do porta-contentores ‘Ever Given’.

Porto de Sines e ESRI Portugal promovem debate sobre os portos de nova geração

Esta quinta-feira, dia 17 de junho, a ESRI Portugal realiza o evento "Portos de Nova Geração: A Transformação Digital dos Portos Portugueses", em parceria com a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

O evento enquadra-se nas Comemorações do Dia do Porto de Sines, que este ano assinala o 50.º aniversário da publicação do Decreto-Lei que definiu a criação do Gabinete da Área de Sines, entidade promotora do desenvolvimento do complexo portuário, industrial e logístico de Sines.
A necessidade de digitalização das organizações e o papel central da informação geográfica enquanto realidade inegável e fortemente acelerada pela crise pandémica mundial será um dos aspetos a discutir durante o evento, salientando ainda a necessidade de adaptação das empresas a esta dinâmica digital, sob pena de perderem competitividade.

Google diz que futuros cabos submarinos vão render 500 milhões de euros por ano ao PIB português

Segundo um estudo da Copenhagen Economics, encomendado pela Google, os cabos submarinos EllaLink e Equiano, este segundo financiado pela Google, podem render até 500 milhões de euros por ano no PIB português. A gigante tecnológica afirma que os cabos terão um impacto nas melhorias da infraestrutura digital, quando estes estiverem operacionais, daqui a cerca de um ano.

Apresentada candidatura para o reconhecimento de um Polo de Inovação Digital na área do Mar

A Fórum Oceano, com o envolvimento e a colaboração de uma rede que integra uma diversidade de organizações das diferentes fileiras do Mar, num total de 40 parceiros, entre Centros de IDT, Instituições de Ensino Superior, Empresas e Associações Empresariais, Centros de Interface Tecnológico, CoLABs e entidades da Administração Pública, submeteu uma candidatura para o reconhecimento de um Polo de Inovação Digital na área do Mar, no âmbito do Aviso n.º 01/2020 - Polos de Inovação Digital. Até ao dia 22 de janeiro, e dando seguimento ao processo de candidatura, será submetida uma Memória Descritiva que complementará a proposta já apresentada.

Já começou a ser instalado o cabo submarino de fibra óptica que liga o Brasil a Sines

Já está em curso a ligação entre o continente sul-americano e a Europa, a partir de Fortaleza, no Brasil, até Sines, em Portugal, através do cabo submarino de fibra óptica da EllaLink. A instalação começou a 14 de Dezembro a com a ancoragem do cabo submarino na Praia do Futuro, em Fortaleza, informou o governo do Estado do Ceará.

Os trabalhos em Fortaleza vão estender-se pelos próximos meses, prevendo-se que a partir do segundo trimestre de 2021 entre em funcionamento a operação comercial desta ligação transatlântica, que irá permitir, pela primeira vez, o tráfego de dados entre os dois continentes.

WEBINAR ESTA QUARTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO

O impacto do 5G na indústria e logística 4.0

A aicep Global Parques, em colaboração com a Nokia, promove esta quarta-feira um webinar subordinado ao tema “O impacto do 5G na indústria e logística 4.0”
A tecnologia 5G induzirá a uma revolução sem paralelo na indústria, logística e mobilidade e permitirá novas abordagens, prometendo mudar tudo e todos.

O que a automação vai trazer à logística

O estudo da McKinsey “Automação na Logística. Grandes oportunidades, grandes incertezas” analisa principais razões pelas quais a automação está a transformar o sector da logística. A machine learning está a tornar-se numa tecnologia essencial para muitas organizações do sector à medida que estas procuram uma maior eficiência e avaliam a forma mais rápida e eficaz de chegar ao mercado.

JOÃO SILVA (IP):

«O mundo do papel a acompanhar as cargas tem que acabar»

«O mundo do papel a acompanhar as cargas tem que acabar – não faz sentido absolutamente nenhum duplicarmos, em cada ponto das cadeias, os mesmos procedimentos, as mesmas tarefas. A missão é tornar tudo isto mais eficaz e mais barato, no fundo mais competitivo. É transformar todos estes processos em processos mais competitivos, simples e baratos. É importante para todos».

NABO MARTINS (APAT):

«Desmaterialização é imprescindível para a nossa futura vida logística»

Obstáculos serão vários mas o caminho continuará a ser trilhado com sucesso – «Trata-se de um desafio para todos. Pode, como em tudo na vida, haver alguma resistência à mudança, podendo haver actores que resistirão mais do que outros. Por isso é essencial a comissão: esta será a locomotiva deste processo. Todos os actores irão, mais facilmente, atrás de uma entidade que está legislada, regulamentada e devidamente credenciada para levar este processo adiante, enquanto que, se isto fosse apenas assente em algum voluntarismo inorgânico ou menos estruturado, as resistências seriam, eventualmente, maiores e a evolução mais lenta», considera António Nabo Martins.

A necessidade de aumentar a distância social estimula a robotização logística

A automação e a robotização na sociedade viverão um crescimento mais acentuado no sector da logística nos próximos anos, com o objectivo de, entre outros, manter a distância de segurança em armazéns e centros de trabalho.

Esta é a conclusão de várias empresas de tecnologia que garantem que a robótica permite realizar tarefas pesadas de ‘intermediação’ que evitam o contacto físico e facilitam o trabalho dos operadores. Se a tendência já estiver consolidada nos últimos anos, a crise sanitária acelerará e estimulará uma maior implementação destas equipas e soluções.

Os desafios do «booking online» e da impressão 3D para o transporte marítimo

O "booking online" para cargas marítimas e a impressão 3D são dois dos grandes desafios que o director-geral da MSC Portugal identifica para o sector. Marco Vale não tem dúvidas que os barcos autónomos também serão, a prazo, uma realidade.

MSC apoia projecto de construção de embarcação autónoma da ENIDH

O Departamento de Engenharia Marítima (DEM) da ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique) vai voltar a contar com o apoio da MSC para mais um projecto inovador. Trata-se, desta vez, da construção de uma embarcação autónoma com controlo remoto para as suas investigações científicas.

DE QUINTA A SÁBADO

Porto de Aveiro e CPA presentes na TECHDAYS AVEIRO 2019

Tem início esta quinta-feira, dia 10, prolongando-se até sábado, a 5ª edição do TECHDAYS, um evento dedicado à tecnologia e inovação, que procura estabelecer-se como um acontecimento de referência a nível nacional.
O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro marcam presença no evento, sendo "Silver Sponsors" desta edição. Em destaque a Janela Única Logística e o projecto 5G para a ferrovia.

O transporte autónomo ainda é um tema dúbio

“Nunca veremos navios de carga comerciais trans-oceânicos totalmente autónomos” escreve o Comandante David Dubay, Professor de Direito Internacional no The Maritime Executive, que não acredita em embarcações totalmente autónomas. Segundo o comandante este sistema servirá apenas para situações muito limitadas.

As mudanças no sector portuário: Um olhar sobre os Smart Ports

Sabe o que são Smart Ports? Sabe o que é necessário para que um porto se torne smart? Kris Kosmala, um dos maiores especialistas mundiais na área dos portos inteligentes, esclarece algumas dúvidas e refere que o processo de escolha da melhor estrutura a aplicar para tornar um porto smart, requer muito pensamento crítico de modo a tomar a melhor decisão, seguindo depois as melhores soluções tecnológicas.

Transporte marítimo de carga pode triplicar até 2050

A procura mundial de transporte deverá triplicar até 2050, de acordo com projecções do Transport Outlook 2019 do Fórum Internacional do Transporte (ITF, no acrónimo em inglês), uma organização de reflexão sobre políticas de transporte que reúne 60 países junto da OCDE. E nesse contexto, o transporte marítimo continuará a ser o principal modo de transporte das mercadorias, à semelhança do que já ocorre actualmente.

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