Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




18 DE MAIO

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de Maio. A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).
Nesta newsletter temática revisitamos algumas das notícias publicadas no portal da APP referentes a museus e espaços museológicos portugueses.

COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

ESPAÇO DA CPLS NA M24 CUMPRE 4 ANOS ESTA QUARTA-FEIRA

O programa radiofónico da Comunidade Portuária e Logística de Sines cumpre quatro anos de emissões esta quarta-feira. A estreia verificou-se a 28 de Abril de 2017, data que coincidiu com o início do “Sines Tall Ships Festival”.

Jorge d’Almeida, Presidente da CPLS (anteriormente designada CPSI), foi o convidado da emissão inaugural deste espaço radiofónico destinado a divulgar a actualidade noticiosa das associadas da Comunidade Portuária e Logística de Sines.

Com periodicidade quinzenal, o programa tem difusão hertziana na M24 (102.7 FM) às 12 horas de sexta-feira, com redifusão aos sábados, à mesma hora, e posterior disponibilização de podcast.
Assinalamos a efeméride com esta newsletter temática.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Associamo-nos à data com esta newsletter temática, respigando artigos publicados no portal da APP ao longo dos últimos anos.

Programa «Comunidade Portuária de Aveiro em foco» há 7 anos no ar

O Espaço da Comunidade Portuária de Aveiro comemora sete anos de emissões radiofónicas este sábado, 20 de Março de 2021. Pelas ondas da Rádio Voz da Ria passaram mais de uma centena de programas neste período.

O programa “Comunidade Portuária de Aveiro em foco” destina-se a dar voz aos anseios, projectos e realizações de uma das comunidades portuárias mais dinâmicas do país.
Difundimos newsletter temática com alguns podcasts dos programas emitidos.

 

DIA MUNDIAL DA TERRA

Portos portugueses na vanguarda das políticas ambientais

O Dia Mundial da Terra acontece todos os anos a 22 de Abril. O AMBIENTE ganhou lugar de destaque na agenda mediática nos últimos anos, acompanhando a chegada de boas práticas por parte das empresas e dos cidadãos em geral.
Os portos portugueses incluem-se no leque das empresas que colocaram o Ambiente no topo das suas prioridades.

A segunda newsletter dedicada ao Dia Mundial da Terra é composta por alguns artigos que testemunham as boas práticas das administrações portuárias lusas neste capítulo.

Se mil poemas me contassem do Douro, o Douro, ainda assim, seria o maior poema...

É um dos maiores rios da Península Ibérica, com o comprimento total de 938 quilómetros, dos quais 200 se encontram em Portugal. Nasce em Espanha, na serra de Urbião, e drena uma área de 94 500 km2, da qual 18 600 km2 são em Portugal.

A webletter de hoje, composta por notícias publicadas no portal da APP ao longo dos últimos anos, é inteiramente dedicada a este rio com encantos ímpares, este rio imponente, de tão belo...
 

22 DE ABRIL

Dia Mundial da Terra celebra-se hoje

A 22 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Terra. Trata-se de uma celebração que surgiu pela mão do senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970, e que teve como objectivo colocar as questões ambientais na agenda política. A data, que é considerada o nascimento do movimento ambientalista, tornou-se um evento à escala mundial em 1990, quando mobilizou 200 milhões de pessoas em 141 países.
Celebramos a efeméride, recuperando alguns artigos publicados no portal da APP entre 2019 e 2021.

22 DE ABRIL

Dia Mundial da Terra

22 de Abril está a chegar, data para celebrarmos o Dia Mundial da Terra. Ocasião para nos associarmos à efeméride, difundindo três newsletters temáticas sobre o Ambiente, selecção entre as centenas de notícias que os cibernautas podem encontrar no menu respectivo do portal da Associação dos Portos de Portugal.
Na primeira newsletter desta série recuperamos alguns artigos mais antigos, publicados entre 2011 e 2018.

8 DE MARÇO

Dia Internacional da Mulher

8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Celebramos a data com webletter temática no feminino. Saudamos hoje, nos seus exemplos de profissionalismo e dedicação, todas as Mulheres que abraçam o Mar quotidianamente, festejando venturas, calando mágoas no regaço, afugentando pavores…

DESDE 31 DE JANEIRO DE 1998

Navio-Hospital Gil Eannes em Viana do Castelo

O Navio-Hospital Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desactivada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos.

Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afectivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atractividade para Viana do Castelo.

A reconversão transformou-o num espaço museológico, integrando salas de exposição, sala de reuniões e loja de recordações.
Com esta newsletter temática, assinalamos a efeméride, respigando vários artigos publicados ao longo dos anos no portal da APP.

Cartas Náuticas do Porto de Lisboa | 2020

Nesta newsletter temática divulgamos as doze edições da Carta Náutica do Porto de Lisboa publicadas em 2020.

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

HÁ NOVE ANOS

Naufrágio do «Costa Concordia»

O naufrágio do paquete “Costa Concordia” ocorreu há nove anos. Evocamos a trágica efeméride, difundindo webletter com alguns dos artigos que publicámos sobre o tema.

CONSULTE O DOSSIER "COSTA CONCORDIA", COM VÁRIAS DEZENAS DE ARTIGOS SOBRE A TRAGÉDIA
 

3-2-1-0 Navios ao fundo!

A 30 de Outubro de 2012, dois dos quatro navios da Marinha de Guerra Portuguesa que integram o parque subaquático para mergulho no Algarve, Ocean Revival, foram afundados ao largo de Portimão, operação que os promotores consideraram "um êxito".

Nesta newsletter temática folheamos o álbum de notícias publicadas no portal da Associação dos Portos de Portugal (APP) sobre esta delicada operação, newsletter recheada ainda de casos similares no que reporta a esta peculiar prática de turismo subaquático.

NEWSLETTERS DA APP DE OUTROS TEMPOS

Há 9 anos, 1 de Agosto de 2011, newsletter 219

A newsletter da APP, há vários anos difundida diariamente, 365/365, aproxima-se a bits largos da edição 3000, o que deverá acontecer em Setembro deste ano. Uma caminhada que começou a 29 de Novembro de 2010.
Primeiro comemoramos a edição n.º 3000, logo a seguir os 10 anos de emissões ininterruptas.
Pretexto para recordarmos newsletters de outros tempos.

Hoje redifundimos a edição n.º 219, emitida a 1 de Agosto de 2011.

NEWSLETTERS DA APP DE OUTROS TEMPOS

Há 8 anos, 7 de Julho de 2012, newsletter 531

A newsletter da APP, há vários anos difundida diariamente, 365/365, aproxima-se a bits largos da edição 3000, o que deverá acontecer em Setembro deste ano. Uma caminhada que começou a 29 de Novembro de 2010.

Primeiro comemoramos a edição n.º 3000, logo a seguir os 10 anos de emissões ininterruptas.

Pretexto para recordarmos newsletters de outros tempos. Hoje redifundimos a edição n.º 531, emitida a 7 de Julho de 2012.

A 20 de Maio de 1498, Vasco da Gama chegava a Calecute

No dia 20 de maio de 1498, o navegador português Vasco da Gama chegou ao porto de Calecute, na costa oeste da Índia. Vasco da Gama foi o primeiro europeu a circundar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança.
Vasco da Gama nasceu em Sines, no Alentejo, entre 1460 e 1468, e morreu em 1524. Era filho de Estêvão da Gama e Isabel Sodré, participou na guerra contra Castela, tendo sido nomeado posteriormente cavaleiro da Ordem de Santiago e comendador da Ordem, a partir de 1495.

Evocamos a efeméride com esta newsletter temática.

 

18 DE MAIO

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de Maio. A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).
Nesta newsletter temática revisitamos algumas das notícias publicadas no portal da APP referentes a museus e espaços museológicos portugueses.

COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

ESPAÇO DA CPLS NA M24 CUMPRIU 3 ANOS ESTA TERÇA-FEIRA

O programa radiofónico da Comunidade Portuária e Logística de Sines cumpriu três anos de emissões esta terça-feira. A estreia verificou-se a 28 de Abril de 2017, data que coincidiu com o início do “Sines Tall Ships Festival”.

Jorge d’Almeida, Presidente da CPLS (anteriormente designada CPSI), foi o convidado da emissão inaugural deste espaço radiofónico destinado a divulgar a actualidade noticiosa das associadas da Comunidade Portuária e Logística de Sines.

Com periodicidade quinzenal, o programa tem difusão hertziana na M24 (102.7 FM) às 12 horas de sexta-feira, com redifusão aos sábados, à mesma hora, e posterior disponibilização de podcast.

Assinalamos a efeméride com uma série de três newsletters temáticas, compostas por alguns dos mais de 50 programas emitidos até à data, série alinhada cronologicamente. Aqui a terceira e última newsletter.

COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

ESPAÇO DA CPLS NA M24 FAZ 3 ANOS ESTA TERÇA-FEIRA

O programa radiofónico da Comunidade Portuária e Logística de Sines cumpre três anos de emissões esta terça-feira. A estreia verificou-se a 28 de Abril de 2017, data que coincidiu com o início do “Sines Tall Ships Festival”.

Jorge d’Almeida, Presidente da CPLS (anteriormente designada CPSI), foi o convidado da emissão inaugural deste espaço radiofónico destinado a divulgar a actualidade noticiosa das associadas da Comunidade Portuária e Logística de Sines.

Com periodicidade quinzenal, o programa tem difusão hertziana na M24 (102.7 FM) às 12 horas de sexta-feira, com redifusão aos sábados, à mesma hora, e posterior disponibilização de podcast.

Assinalamos a efeméride com uma série de três newsletters temáticas, compostas por alguns dos mais de 50 programas emitidos até à data, série alinhada cronologicamente. Aqui a segunda newsletter.

MAR DE PAPEL

Dia Mundial do Livro

Associando-se às comemorações do Dia Mundial do Livro, a newsletter da Associação dos Portos de Portugal deixa-vos mais algumas sugestões de leitura. Livros que têm como referente o mar, os oceanos, a actividade marítimo-portuária.
Fique em casa lendo, que fica bem...!
 

Total: 71
[1] 2 3 4