Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Lisboa divulgou os três grandes vencedores do seu passatempo de fotografia

A Administração do Porto de Lisboa divulgou os vencedores do Desafio de Fotografia "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar", que lançava o desafio para fotografar o Tejo e as suas margens, paisagens e singularidades de toda a zona ribeirinha dos onze concelhos da área de jurisdição do Porto de Lisboa.

Porto de Lisboa eleito pela sétima vez como melhor porto de cruzeiros da Europa

A APL – Administração do Porto de Lisboa conquista, pelo sexto ano consecutivo e pela sétima vez desde 2009, o troféu de melhor porto de cruzeiros da Europa. A votação decorreu no âmbito do Europe Winners Day 2021, dos World Travel Awards Europa, realizado virtualmente no dia 22 de outubro de 2021, em substituição da habitual Cerimónia de Gala na Europa.

Os World Travel Awards distinguem os melhores exemplos de boas práticas no setor do Turismo, e é neste sentido que a APL tem trabalhado e vai continuar a trabalhar, em conjunto com a concessionária LCP e os restantes parceiros, na prossecução de um objetivo comum: potenciar o porto e a cidade de Lisboa como um destino sustentável de cruzeiros de excelência.

O mar começa aqui | Municípios Premiados 2020-2021

O Projecto “O mar começa aqui” visa compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica; e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Na edição de 2021 foram pintadas 796 sarjetas e estiveram envolvidos no projeto 124 municípios de todas as regiões do país. Do universo dos municípios participantes, foram submetidos 89 trabalhos e foram envolvidas 374 escolas.

Prémio Mar Sustentável

Conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e inovação azul

Viana do Castelo a afirmação de uma centralidade na inovação e na economia azul é o tema do seminário que decorre esta quinta-feira, 9 de setembro.

Viana do Castelo está a construir uma centralidade de projeção nacional e internacional na área da inovação e da nova economia azul. Para isso muito está a contribuir a atração de investimentos e de projetos de empresas estrangeiras na área das energias renováveis marinhas, a criação de uma plataforma multiuso de testes e ensaios com a participação de um conjunto de centros de I&D, a presença de uma fileira industrial relevante na área da construção de embarcações e de plataformas offshore e a localização junto a um porto de Mar com condições para assegurar as ligações ao exterior.

INICIATIVA DA APLOG

Prémio de Excelência Logística

A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) instituiu o Prémio de Excelência Logística (PEL).

O PEL tem como objectivo ajudar a promover e a estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projectos na área da logística que pela sua importância e excelência tenham contribuído para promover o conhecimento ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projectos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

Praia portuguesa entre as 50 melhores do mundo para a plataforma Big 7 Travel

A plataforma digital de viagens Big 7 Travel divulgou a sua lista das “50 Melhores Praias do Mundo” e há uma portuguesa entre as eleitas.

A Praia do Camilo, em Lagos, surge em 34º lugar. A Big 7 Travel destaca os 200 degraus de madeira para chegar à praia do Camilo com a Ponta da Piedade nas proximidades, uma formação rochosa marcante com grutas e arcos de pedra.

Açores foram eleitos em 2021 como Destino «Quality Coast» de Platina pela Green Destinations

Os Açores foram eleitos em 2021 como Destino “Quality Coast” de Platina, prémio internacional que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável. Nos critérios definidos pela Green Destinations, os Açores obtiveram um nível de cumprimento de 97,8% dos indicadores de sustentabilidade: Gestão do Destino; Natureza e Paisagem; Ambiente e Clima; Cultura e Tradição; Bem-Estar Social; Negócios e Hospitalidade.

Madeira nomeada pelos World Travel Awards Europa

A Madeira está nomeada, pela oitava vez, para Melhor Destino Insular da Europa nos World Travel Awards. A Madeira está a competir com outros 11 destinos de referência, em toda a Europa. A novidade este ano é que o Destino está também nomeado, pela primeira vez, em mais três categorias.

PELA SEGUNDA VEZ

Sines galardoado como «Município mais Azul» do Alentejo

Sines voltou a ser distinguido com o galardão "Município Mais Azul" do Alentejo, consagrando-se assim o município da região que obteve melhor pontuação nas atividades de educação e sensibilização ambiental associadas ao programa Bandeira Azul na época balnear de 2020.

O galardão foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa e vem reconhecer o investimento da Câmara Municipal de Sines em educação ambiental. Recorde-se que este ano também foram galardoadas com a Bandeira Azul as praias de S. Torpes, Vieirinha, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, candidatadas pela Câmara Municipal, e a praia Vasco da Gama, candidatada pela APS.

Seatrade Cruise Awards elege Mário Ferreira como «Personalidade do ano» na indústria dos cruzeiros

O CEO da MysticInvest, holding que detém as empresas de cruzeiros DouroAzul, Nicko Cruises, Mystic Cruises e Atlas Ocean Voyages, destaca o facto de a distinção acontecer num ano que tem sido particularmente difícil para a indústria de cruzeiros.

Direcção de Faróis recebe prémio de Defesa Nacional e Ambiente pela protecção e defesa da Reserva Natural das Ilhas Selvagens

Foi entregue, no dia 8, o 26.º Prémio de Defesa Nacional e Ambiente à Direcção de Faróis, pelo contributo da Autoridade Marítima Nacional, com o apoio da Marinha Portuguesa, na protecção e defesa da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, e da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

PRÉMIO ESPO 2020 E A RELAÇÃO PORTO-CIDADE:

Porto de Lisboa passa à derradeira fase do concurso

Os projectos da Autoridade Portuária de Algeciras (Espanha), Porto de Amesterdão (Holanda), Administração do Porto de Lisboa (Portugal) e Puertos del Estado (Espanha) foram escolhidos a derradeira etapa do 12º Prémio da ESPO, centrado na Integração Social Portuária.

O júri seleccionou as quatro candidaturas, que entram agora na fase final do concurso, de um total de sete propostas. O tema da edição deste ano é ‘Aprimorando a relação porto-cidade, incentivando inovadores e start-ups locais a integrarem o ecossistema portuário’.

Excellens Mare - Webinar celebrou o Mar português

Divulgamos newsletter que detalha a realização, a 25 de Julho, de webinar referente à Gala 2020 dos Prémios Excellens Mare.

ESPO AWARD 2020

Porto de Lisboa entre os 7 finalistas

O Porto de Lisboa encontra-se entre os sete finalistas que disputarão, este ano, a edição do ‘ESPO Award 2020’: a administração portuária de Lisboa compete pela distinção com os projectos portuários do porto finlandês de Oulu, do porto grego de Thessaloniki, da autoridade portuária espanhola de Algeciras, dos portos holandeses de Roterdão e Amesterdão e da entidade estatal espanhola Puertos del Estado.

COM VÍDEO

Sector das conservas está a atingir picos de facturação extraordinários

A RTP esteve na maior e mais antiga conserveira do país, que até teve de aumentar o número de trabalhadores com recurso a trabalho temporário.

Ocean Network Express recebe prémio de liderança em sustentabilidade 2020

A Ocean Network Express (ONE) anuncia que foi reconhecida pela excelência na área da sustentabilidade e premiada como o título de Best Performer na Ásia, Médio Oriente e África, excluindo a China nos Sustainability Leadership Awards da EcoVadis.

O prémio é atribuído à empresa com maior pontuação registada na região, com base na classificação EcoVadis CSR obtida em Novembro de 2019. O sistema de gestão de CSR da ONE foi avaliado de forma expressamente positiva e recebeu medalha de ouro.

Marina de Vilamoura é um dos três vencedores dos Prémios Turismo no Publituris Portugal Trade Awards

O Publituris Portugal Trade Awards, anualmente organizado pelo Jornal Publituris, elegeu a Marina de Vilamoura, o Centro de Congressos do Algarve e o Zoomarine nos prémios da sua 10ª edição, distinguidos na excelência do Turismo, em 16 categorias a concurso.

Com 14 nomeados, a Região do Algarve vence em três categorias: a melhor “Marina”, a Marina de Vilamoura, o melhor “Espaço para Congressos” o Centro de Congressos do Algarve, e como melhor “Parque Temático” o Zoomarine.

Terminal de Cruzeiros de Leixões nomeado para os Publituris Portugal Trade Awards 2020

O Porto de Leixões volta a estar em evidência, desta feita não pela sua capacidade de movimentação de mercadorias, mas sim pela sua vertente de cruzeiros, com a nomeação do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões para os prémios ‘Publituris Portugal Trade Awards’, edição de 2020.

ACONTECIMENTO DO ANO 2019

Investimentos no Porto de Sines distinguidos pela Comunicação Social do Litoral Alentejano

Os órgãos de comunicação social do Litoral Alentejano escolheram o o anúncio do investimento de 1,2 mil milhões de euros no Porto de Sines, incluindo a ampliação do Terminal XXI e a construção do novo Terminal Vasco da Gama, como o Acontecimento do Ano 2019.

Já se conhecem os vencedores dos Prémios Logística & Transportes Hoje

Os vencedores dos Prémios Logística&Transportes Hoje já são conhecidos. Os prémios, uma iniciativa da IFE by Abilways e da revista que dá nome aos mesmos, têm como objectivo galardoar anualmente as empresas e pessoas que mais se destacaram no sector no ano anterior.

Com cerca de 40 nomeados, os vencedores foram: DHL, Maersk, Santos e Vale, Renault, Logic, Nacex e Mercedes Benz.

Total: 144
[1] 2 3 4 5 6 7 8