Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa foi palco de estreia de atribuição do Prémio AIVP - Antoine Rufenacht

O Porto de Lisboa, enquanto coorganizador e anfitrião da 19.ª Conferência Mundial Cidades e Portos (AIVP), promovida pela Associação Internacional Cidades e Portos (AIVP), foi palco para a atribuição do Prémio AIVP - Antoine Rufenacht, atribuído pela vez, para premiar o melhor projeto que promove estratégias globais e integradas para o desenvolvimento de cidades portuárias.

O Porto da Cidade de Tânger (SAPT SA) venceu esta primeira edição do Prémio entre 23 projetos candidatos e seis finalistas, destacando-se pelo impacto inovador e sustentável da sua proposta. O HAROPA PORT (Paris, França) recebeu também uma menção honrosa especial pelo projeto Requalificação do Porto de Javel Bas, pelo Júri, composto por peritos de várias áreas e liderado por Geraldine Knatz, professora na Universidade da Califórnia do Sul e a primeira mulher Diretora Executiva do Porto de Los Angeles.

A cerimónia oficial decorreu durante uma gala na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e reforçou o compromisso global dos Associados da AIVP com o desenvolvimento sustentável das cidades portuárias. Este prémio, único no seu género, pretende afirmar-se como uma referência internacional na promoção de estratégias integradas e inovadoras para o futuro das cidades portuárias.

Durante a cerimónia, Edouard Philippe, presidente da Câmara de Le Havre e presidente da AIVP, anunciou a realização da segunda edição do Prémio AIVP - Antoine Rufenacht em 2026, reforçando o papel transformador desta iniciativa.

Ao acolher este evento de prestígio, o Porto de Lisboa reafirma a sua posição como um dos principais agentes no debate global sobre o futuro das cidades portuárias. Carlos Correia, presidente da APL-Administração do Porto de Lisboa, destacou que «Lisboa é um exemplo de como o diálogo entre portos, cidades e comunidades pode gerar soluções sustentáveis e visionárias. Este prémio simboliza a união entre tradição e inovação no desenvolvimento das cidades portuárias do futuro».

Inspirado pela visão de Antoine Rufenacht, fundador da AIVP e ex-Presidente da Câmara de Le Havre, o prémio visa:
• Promover estratégias globais e integradas para o desenvolvimento de cidades portuárias;
• Reconhecer o trabalho excecional das equipas responsáveis pelos projetos;
• Apoiar iniciativas alinhadas com os objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030 da AIVP.

A edição de 2024 recebeu projetos provenientes de portos marítimos e fluviais de várias partes do mundo, abordando temas como arquitetura, urbanismo, sustentabilidade e inovação técnica. Os seis finalistas deste ano ilustram a diversidade e o potencial das cidades portuárias:
1. Bækkelagbadet – Zona de Transição, Porto de Oslo (Noruega): criação de um parque urbano num antigo terminal de contentores;
2. Reconversão da Área Portuária de Tânger (Marrocos): transformação de um porto histórico em polo de turismo e lazer;
3. Paseo del Bajo, Buenos Aires (Argentina): infraestrutura logística integrada em novos espaços públicos;
4. Passeio Marítimo de Wilmington (EUA): melhoria da qualidade de vida no Porto de Los Angeles;
5. Parque do Povo do Rio Duwamish, Seattle (EUA): equilíbrio entre habitat costeiro e comunidade;
6. Requalificação do Porto de Javel Bas, Paris (França): regeneração do porto em harmonia com os moradores.

O Porto de Lisboa orgulha-se de ter contribuído para o sucesso deste evento e reafirma o seu compromisso com a construção de um futuro sustentável para as cidades portuárias.