Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




POR SILVANO SILVA

Sines, a expansão da cidade depois do porto (4)

A organização das diferentes áreas consideradas durante a elaboração do plano geral foi realizada por meio de um processo de eliminação, levando em consideração os objetivos e restrições mencionados ameriormente. A necessidade de assegurar a dimensão das áreas,juntamente com o facto de o Porto admitir apenas uma localização alternativa, entre a baía de Sines e São Torpes, e a obrigação de garantir continuidade entre as áreas portuárias e industriais levaram o GAS a propor duas hipóteses.
 

APAT alerta para a incontornável necessidade da aposta na «Logística Preventiva»

O Presidente executivo da APAT, António Nabo Martins, analisou, para o 'Dinheiro Vivo', a instabilidade no Mar Vermelho, deixando um alerta a todas as empresas: é imperativo apostar na Logística Preventiva para poder dar uma resposta cabal.

A tensão que se vive no Mar Vermelho, na sequência dos conflitos militares que se acentuaram na reta final de 2023, continua a ser um grave entrave à logística global, uma vez que aquele acesso marítimo faz parte de uma das passagens mais utilizadas pelo transporte marítimo de mercadorias: o Canal do Suez. Os ataques dos rebeldes Huthis aos navios forçam a alterações nas rotas que custam muitos milhões e encarecem, não apenas o frete, como todos os elos da cadeia de abastecimento. A repercussão desta situação já se faz sentir.

Sea-Intelligence:

Rentabilidade dos armadores voltou a níveis pré-pandémicos em 2023

De acordo com a consultora internacional nórdica Sea-Intelligence, a rentabilidade dos armadores fixou-se, em 2023, em níveis próximos àqueles registados antes da pandemia de COVID-19. No baçanço de 2023, os armadores registaram quedas abruptas nos lucros face ao ano de 2022, com variação entre os 46,6% e 62,6%, adiantou o último relatório da empresa de análise de dados do 'Shipping' global.

EDUARDO FEIO:

O Porto da Figueira da Foz é cada vez mais uma plataforma logística da região Centro

Este porto tem-se transformado cada vez mais numa plataforma logística da região Centro e, depois da conclusão da obra de aprofundamento do caudal de navegação, poderá integrar o hinterland, tocando uma parte mais ibérica e afirmando-se cada vez mais como um Porto Nacional.

Com este projeto procuramos melhorar as condições na globalidade do porto que tem outras atividades igualmente relevantes. É o caso da pesca, que representa para o Porto da Figueira uma dimensão importante, através da Docapesca, concessionária do porto, e dos estaleiros, também com concessionários, uma área que é importante em qualquer porto e em qualquer território. Temos também alguma indústria dentro da área portuária, como a conserveira e novos projetos de aquacultura que estão a ser desenvolvidos.

Apresentação do programa do Dia da Marinha em Aveiro

O programa do Dia da Marinha 2024, que este ano se realiza em Aveiro, foi apresentado numa conferência de imprensa pela Marinha Portuguesa e pelo Município de Aveiro.

​​​A conferência contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.

Veículos eléctricos chineses acumulam-se nos portos europeus

Milhares de veículos importados estão atualmente armazenados em vários portos marítimos da Europa, muitos deles provenientes da China.

Segundo avança o “Automobilwoche”, diversos construtores têm arrendado grandes espaços nas proximidades dos principais portos europeus, para armazenarem veículos, para os quais ainda não têm clientes.

CANDIDATURAS ATÉ 24 DE MAIO

Missão Oceano e Águas - Convite à manifestação de interesse

Divulgamos convite à manifestação de interesse para a Missão Oceano e Águas. Esta iniciativa é fundamental para fomentar os esforços de colaboração para proteger e restaurar os ecossistemas marinhos e de água doce, combater a poluição dos oceanos e promover uma economia azul sustentável.

O convite à manifestação de interesse visa recolher candidaturas de comunidades de intervenientes relevantes que desejem contribuir para os objectivos da Missão "Recuperar o nosso oceano e águas até 2030" numa das bacias dos faróis da Missão da UE. Os projectos seleccionados receberão assistência técnica e estudos de viabilidade, fornecendo orientação e apoio especializados, em conformidade com os objectivos da Missão Oceano e Águas.

Publicação do International Transport Forum: «Transport System Resilience»

Partilha-se o relatório Transport System Resilience, publicado pelo International Transport Forum (ITF), no dia 11 de abril.

Este relatório apresenta as perturbações que afetam atualmente o sistema de transporte a nível global e as principais medidas de mitigação e adaptação necessárias para garantir o seu funcionamento em tempos de crise.

Programa LIFE: Info Days EU 2024

Decorrem entre os dias 23 e 26 de abril sessões virtuais de informação sobre os convites à apresentação de propostas ao programa LIFE 2024, organizadas pela European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency (CINEA) - Agência de Execução para o Clima, as Infraestruturas e o Ambiente.

Estas sessões orientarão os potenciais candidatos através dos novos convites à apresentação de propostas de projetos, dentro dos temas prioritários para 2024 e dos quatro subprogramas LIFE.

Consulta pública sobre o CETA - Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá

A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de abril de 2024, uma consulta das partes interessadas sobre o Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá (CETA - Comprehensive Economic and Trade Agreement between the EU and Canada), o qual está a ser aplicado provisoriamente desde 21 de setembro de 2017.

ESTA SEXTA-FEIRA

Apresentação do programa do Dia da Marinha em Aveiro

Esta sexta-feira, dia 19 de abril, às 12h20, a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Aveiro realizam, no Auditório da Antiga Capitania, a Conferência de Imprensa de apresentação do programa do Dia da Marinha, que este ano vai decorrer na Cidade de Aveiro.

​​​​​​​​​Na ocasião estará presente o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, o Porta-voz da Marinha, Comandante Sousa Luís, entre outras entidades.

Porto de Lisboa recebe mega-iate sustentável em viagem de cruzeiro inaugural

O navio de cruzeiros Emerald Azzurra está a fazer a sua viagem inaugural e escalou esta quarta-feira o Porto de Lisboa, o primeiro porto europeu para a nova embarcação da Emerald Cruises, a mais recente linha de cruzeiros de luxo, parte do grupo Scenic.

Para assinalar a passagem pela capital portuguesa, a Administração do Porto de Lisboa presenteou o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião, com o navio a ser escoltado por rebocadores da empresa Portugs.

ATÉ SEXTA-FEIRA

Exercício «ATLANTIC POLEX.PT 2024» em Portimão

A Direcção de Combate à Poluição do Mar, da Autoridade Marítima Nacional, organiza entre quarta e sexta-feira, em Portimão, mais uma edição do exercício de combate à poluição do meio marinho “ATLANTIC POLEX.PT 2024”, que tem como objectivo treinar os procedimentos de resposta em emergência em caso de incidentes de poluição do meio marinho, previstos no Plano Mar Limpo, em diferentes tipos de cenários.

Porto de Setúbal avança com electrificação dos acessos ferroviários aos terminais portuários

O concurso público para a eletrificação do “last mile” ferroviário, de acesso aos terminais portuários do Porto de Setúbal, já foi lançado e irá permitir reduzir os constrangimentos existentes na ligação dos terminais à rede ferroviária nacional. Esta obra compreende a eletrificação dos ramais e canais de acesso aos terminais, facilitando a etapa final do transporte (last mile) e a reformulação do layout ferroviário para permitir manobras entre o porto e o complexo de mercadorias de Praias do Sado.

O investimento será de 17,5 milhões de euros, o prazo para apresentação de propostas decorre até 1 de julho e o período previsto para a realização dos trabalhos é de 420 dias.

Porto de Sines entre os portos europeus de contentores que mais cresceram em 2023

O Porto de Sines mantém a 14ª posição no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.

Segundo Notteboom, Sines destaca-se pela positiva entre os 15 principais portos europeus, a par de Gioia Tauro e Pireu, tendo sido os únicos três portos a registar uma variação positiva em 2023.

O Porto de Sines regista ainda o 2º maior ganho de tráfego de carga contentorizada no período de 2007-2023, e o 3º maior crescimento europeu no período de 2022-2023 com um total de 1.665.308 TEU movimentados, mantendo assim a sua trajetória de crescimento no panorama europeu, contrariando o decréscimo sentido na movimentação de contentores na União Europeia.

PORTO DE AVEIRO COMEMORA DIA DO PORTO COM DESCERRAMENTO DE PLACAS TOPONÍMICAS

As Comemorações do Dia do Porto de Aveiro, que se realizaram dia 3 de abril, começaram logo pela manhã com o descerramento de três placas toponímicas.
A Avenida de Estarreja, que invoca a relação histórica existente entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja, a Avenida Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima, Diretor do Porto de Aveiro (1942-1963), e a Avenida Eng.º João de Oliveira Barrosa, Diretor do Porto de Aveiro (1963-1987), foram as toponímias atribuídas a três importantes artérias da área portuária.
A cerimónia de descerramento das placas contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e de familiares do Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima e do Eng.º João de Oliveira Barrosa.

Porto de Aveiro homenageia figuras históricas do porto

O Porto de Aveiro assume a atribuição de topónimos aos arruamentos do porto uma forma de homenagear figuras e instituições e, ao mesmo, tempo a forma de capacitar a orientação nos diferentes terminais portuários.

No dia de celebração do aniversário da reabertura da barra, Eduardo Feio procedeu ao batismo de novas avenidas (Avenida de Estarreja – Invoca a relação histórica existente entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja; Avenida Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima – Diretor do Porto de Aveiro 1942-1963) e Avenida Eng.º João de Oliveira Barrosa - Diretor do Porto de Aveiro 1963-1987).

PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA DE EMBAIXADORES DE PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA EM PORTUGAL

O porto de Aveiro recebeu, esta terça-feira, a visita de um grupo de Embaixadores residentes e não residentes da União Europeia.

A comitiva, liderada pelo Embaixador da Bélgica, Serge Wauthier, e constituída pelas (os) Embaixadoras (os) da Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, República Checa, Eslovénia, Comissão Europeia, Cônsul da Áustria bem como altos funcionários das embaixadas da Alemanha, Bulgária, Espanha, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Roménia e Suécia visitou o Terminal Norte, a ZALI – Zona de Atividade Logísticas e Industriais e o Terminal de Granéis Líquidos.

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ VISITAM PORTOS DE GIJÓN E DA CORUNHA COM FOCO NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE

O Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz visitou os Portos de Gijón e da Corunha, nos dias 21 e 22 de março, na sequência das visitas que as administrações daqueles portos realizaram ao Porto de Aveiro em abril e maio do ano passado, com vista ao aprofundamento das suas relações, bem como à analise de possibilidade de cooperação no âmbito dos modelos de desenvolvimento dos portos como hubs de energia, nomeadamente no que respeita à de energia eólica offshore.

Passageiros desembarcados em portos nos Açores sobem 1,87% em fevereiro

O número de passageiros desembarcados em portos nos Açores registou uma subida em fevereiro de 1,87%, face ao período homólogo, segundo dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).

No total, em fevereiro, foram contabilizados 25.436 desembarques de passageiros por via marítima, em cinco ilhas do arquipélago, segundo os dados disponíveis na página do SREA.

Total: 372
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19