Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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OE 2
FOMENTAR O EMPREGO E A ECONOMIA AZUL CIRCULAR E SUSTENTÁVEL
No contexto dos desafios globais que Portugal e o mundo enfrentam nesta década, a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 (ENM 2021-2030) define dez Objetivos Estratégicos (OE) que visam promover uma relação mais sustentável com o Mar, alinhados com a Agenda 2030 das Nações Unidas e o Pacto Ecológico Europeu. Este relatório de monitorização foca-se exclusivamente no Objetivo Estratégico 2 (OE2), cujo propósito é "Fomentar o Emprego e a Economia Azul Circular e Sustentável".
O OE2 é fundamental para o crescimento da economia azul, um setor estratégico para Portugal, dada a sua localização geográfica e a vasta extensão costeira. A economia azul abrange uma variedade de setores ligados ao Oceano, como a pesca, o turismo costeiro, a biotecnologia marinha e as energias renováveis oceânicas. O desenvolvimento sustentável desta economia representa uma oportunidade crucial para gerar emprego qualificado, promover o desenvolvimento das comunidades costeiras e reforçar a posição de Portugal como líder global na economia marítima.
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Empreendedor Mar
A economia do mar, a formação e a literacia do Oceano, o conhecimento e a protecção do meio marinho, carecem de uma combinação de recursos entre os quais recursos financeiros cuja origem de financiamento pode ser múltipla, de natureza pública e privada.
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Emprego na Economia do Mar está a crescer
Entre 2010 e 2022, o número de trabalhadores nas empresas directamente ligadas à Economia do Mar aumentou cerca de 70%, totalizando 138 253 empregos.
O sector de Recreio, Desporto e Turismo destacou-se com um crescimento de cerca de 120%, mas todos os setores — incluindo pesca, portos, construção naval e recursos marinhos — registaram evolução positiva.
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Economia azul em Portugal: um mar de oportunidades
A economia do mar representa 5% do PIB português e tem grande potencial de crescimento, impulsionada pela Estratégia Nacional para o Mar 2030. O setor abrange diversas áreas, desde o turismo costeiro até às energias renováveis offshore, e conta com startups inovadoras que já somam 194 milhões de euros em avaliação.
A Política Marítima Integrada da União Europeia (PMI) serve como base para a Estratégia Europeia para a Economia do Mar. A PMI visa promover o desenvolvimento sustentável de todas as atividades marítimas e costeiras, melhorando a coordenação entre diferentes políticas setoriais e incentivando o crescimento económico sustentável no setor marítimo, também conhecido como “Crescimento Azul”. Através da PMI, a UE procura garantir a proteção do ambiente marinho, promover a segurança marítima e fortalecer a cooperação internacional em assuntos marítimos, criando um quadro propício para o desenvolvimento da economia do mar em Portugal e em toda a Europa.
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Aves marinhas são ligações «críticas» entre ilhas, oceano e pessoas
As aves marinhas são importantes elementos de ligação entre os ecossistemas oceânicos e terrestres e reforçar a sua proteção pode ajudar a combater as alterações climáticas, a degradação dos ambientes marinhos e a perda de biodiversidade.
Quem o diz é uma equipa de cientistas que, num artigo publicado na revista ‘Nature Reviews Biodiversity’, apresenta o conceito de “economia circular das aves marinhas”. De forma simples, refere-se aos processos naturais através dos quais as aves marinhas transferem nutrientes do oceano para terra e vice-versa, moldando a biodiversidade e promovendo a saúde dos ecossistemas a múltiplas escalas.
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OIT explica causas de morte no mar
Novos dados publicados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), identificam as principais causas de morte no mar, revelando riscos críticos para a segurança e saúde.
Com dados de 51 países, a análise sublinha a necessidade urgente de sistemas de notificação mais robustos e de medidas de segurança específicas, tal como previsto na Convenção do Trabalho Marítimo de 2006.
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O Atlântico Norte e a Importância do Árctico para Portugal
Numa visão a 360º, como lembra Nuno Sardinha Monteiro _ doutrina que Portugal foi pioneiro a impor na NATO _ compreendendo as profundas implicações do que acontece no Árctico no Atlântico Norte, bastando para tal lembrar tão só as crescentes incursões dos mais avançados submarinos nucleares russos da Frota do Norte estacionados na Base Naval na Baía de Kola, como também sublinha Armando Marques Guedes, Portugal deve olhar com máxima redobrada atenção para o Árctico, não sendo nunca de esquecer nesse enquadramento, por razões diversas, a ECA do Nordeste Atlântico aprovada recentemente por promoção de Portugal, tal como descreve Teresa Barros Cardoso.
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Dos Inesperados Desafios de Soberania Colocados pelos Cabos Submarinos
Se a nova realidade da interligação dos Continentes e respectivas Nações por Cabo Submarino é hoje incontestável, essa espécie de novo nervo de intercomunicação planetária de informação também coloca desafios de afirmação de soberania, de defesa e de segurança, em muitos casos, algo inesperados, até por algumas novas capacidades tecnológicas que possibilitam, ou começam a possibilitar, para as quais, passando ainda relativamente despercebido à maioria das pessoas e, muitos em especial, dos políticos, Alexandre Santos Fernandes, José Barros e Luís Bernardino, vão no entanto começando a chamar a atenção.
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REINO UNIDO
Plano de bons empregos verdes e azuis
O Reino Unido lançou um plano para criar 400 mil novos empregos em energia limpa, até 2030. O governo pretende duplicar a força de trabalho, através de formação em todo o país e expansão do setor, oferecendo bons empregos com salários elevados. Entre outras áreas, pretende-se aumentar o número de empregos na energia eólica offshore, de 31 000 para 100 000 postos de trabalho. O foco será a orientação e qualificação de jovens; trabalhadores do petróleo e gás; pessoas desempregadas; ex-reclusos, entre outros.
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A 26 de fevereiro 2026, em Lisboa
Feira de Emprego e Carreiras Azuis
A Feira de Emprego e Carreiras Azuis vai realizar-se no dia 26 de fevereiro de 2026. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. A participação está limitada ao espaço disponível no local do evento.
A Feira de Emprego e Carreiras Azuis é um evento fundamental para quem pretende trabalhar ou desenvolver atividade relacionada com cruzeiros, iates, turismo náutico, navios de carga, instalações portuárias e logística, construção e reparação naval, energias renováveis no oceano, pesca e aquicultura, segurança, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, entre outros setores de atividade da economia azul.
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Deve Portugal ter Navios de Manutenção de Cabos Submarinos?
A pergunta é meramente retórica? Possivelmente porque, infelizmente, não há actualmente em Portugal empresas nem um ecossistema económico o que, sob muitos aspectos, pareceria uma fonte de negócio evidente, como a conversa com Mário Pinho, Presidente da AIN, José Barros, ex-alto quadro da ANACOM, e Rui Ribeiro, Vice-Presidente do OEID, bem o ilustra.
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Entre o mar e o risco: como se protege um porto em 2025
Com rotas mais longas e voláteis desde o Mar Vermelho e um ambiente digital mais hostil, a segurança portuária tornou-se um dos pilares da competitividade económica e da continuidade operacional. Do tráfego ilícito à cibersegurança, o risco deixou de ser periférico para se tornar estrutural, exigindo operações, tecnologia e governaçáo à prova de stress. Portugal tem vindo a responder, do enquadramento ISPS a iniciativas como a Port Cyber Arena.
Nesta reportagem, mostra-se o que mudou e o que está em jogo.
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Segurança, saúde e bem-estar a bordo
O relatório Crew Claims Report 2025, publicado pela norueguesa Gard, descreve as principais tendências e desenvolvimentos em lesões, doenças e fatalidades de marítimos, em todo o mundo.
Com base em dados de sinistros de 2024 e em insights de mais de 6000 marítimos, o relatório revela um aumento preocupante da morte de tripulantes e enfatiza a necessidade de priorizar o bem-estar mental e físico no mar.
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BlueTechPort no Porto de Barcelona
A construção do BlueTechPort do Porto de Barcelona, um investimento de 52,3 milhões de euros, teve início em novembro. O espaço total de 25 700 m2 (maior que três campos de futebol) inclui seis áreas principais, focadas na inovação, investigação e educação em tecnologia marítima: MareNostrum Research Space; Networking Meeting Rooms; Exhibition Innovation Art; BlueTech Summit Auditorium; e BlueLab.
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Programa Crescimento Azul com mais de 57 milhões de euros em novo ciclo dos EEA Grants
A DGPM - Direção-Geral de Política do Mar volta a assumir o papel de operador do programa Crescimento Azul no âmbito do novo Mecanismo Financeiro dos EEA Grants Portugal 2021-2028.
Dos 126 milhões de euros alocados a Portugal neste novo ciclo de financiamento, 57.6 milhões de euros destinam-se ao programa Crescimento Azul e serão atribuídos a projetos com impacto na Economia Azul Portuguesa, enquadrados em três áreas programáticas: Negócios Verdes e Inovação, Investigação e Inovação, Educação, Formação e Emprego Jovem.
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Titan de Leixões
“São (os Titans) como tentáculos que avançam sobre o mar (…) unhas de uma tenaz de granito para comprimirem entre si um retalho do Oceano, amansando-o, submetendo-o, domesticando-o, com a vontade invencível do génio humano”.
(Oliveira Martins, 1885)
O Porto de Leixões é composto por gerações que anos a fio traçaram a sua História, em cargas que vão e vêm, passageiros que chegam e partem. A sua génese funde-se com a gente matosinhense e as suas histórias, ao largo e no mar alto, mas também, inevitavelmente, com o nosso gigante “Titan”.
Este colosso da engenharia e indústria, símbolo da pujança e força deste porto, fomentador do crescimento urbano da zona portuária, continua a fazer jus ao seu passado, enquanto símbolo do esplendor e da história centenária de Leixões. Os “Titans” do Porto de Leixões são, sem dúvida, grandes pilares da História de Matosinhos.
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QUARTA E QUINTA-FEIRA, 3 E 4 DE DEZEMBRO
Porto de Sines acolhe conferência de inovação
Esta quarta e quinta-feira, 3 e 4 de dezembro, o Porto de Sines recebe a “International Innovation Conference 2025″, coorganizada pela Nexus Agenda & D2xCEL. Este encontro internacional, dedicado à inovação em transporte sustentável, logística e infraestruturas, reúne líderes de 150 entidades para debater a transição digital e verde do setor.
Coorganizada pela NEXUS Agenda e pela D2xCEL, a conferência internacional centra-se em quatro eixos estratégicos: digitalização, descarbonização, sustentabilidade e segurança — e no papel que estes vetores desempenham na transformação do transporte, do comércio e das cadeias logísticas globais.
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A 3 E 4 DE DEZEMBRO
Porto de Sines acolhe conferência de inovação
Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Porto de Sines recebe a “International Innovation Conference 2025″, coorganizada pela Nexus Agenda & D2xCEL. Este encontro internacional, dedicado à inovação em transporte sustentável, logística e infraestruturas, reunirá líderes de 150 entidades para debater a transição digital e verde do setor.
Coorganizada pela NEXUS Agenda e pela D2xCEL, a conferência internacional vai centrar-se em quatro eixos estratégicos: digitalização, descarbonização, sustentabilidade e segurança — e no papel que estes vetores desempenham na transformação do transporte, do comércio e das cadeias logísticas globais.
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Portos de Lisboa e de Setúbal reafirmam compromisso com o desenvolvimento da náutica de recreio
Os Portos de Lisboa e de Setúbal marcaram presença no 1.º Congresso Náutico Internacional, uma iniciativa organizada pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, através da sua Divisão da Náutica, que reuniu em Mafra um vasto conjunto de especialistas e entidades ligadas ao setor marítimo-portuário e à náutica de recreio.
No II Painel – “Infraestruturas Náuticas: Desafios e Oportunidades”, os Portos de Lisboa e de Setúbal estiveram em destaque ao partilhar a sua visão sobre o papel das infraestruturas náuticas no desenvolvimento económico e territorial, bem como sobre a importância de uma estratégia nacional integrada para o setor.
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APS defende elaboração de «master plan» para Sines
O Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), Pedro do Ó Ramos, participou no XI Congresso da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, integrado no painel “Os Portos Portugueses e o Mar”, que reuniu os presidentes das administrações portuárias nacionais.
Na sua intervenção, Pedro do Ó Ramos sublinhou a necessidade de um planeamento estratégico integrado para Sines, capaz de dar resposta à dimensão excecional dos investimentos previstos para a região, estimados em cerca de 24 mil milhões de euros.



















