Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ATÉ 28 DE FEVEREIRO
Plano Ferroviário Nacional - Consulta pública
O Plano Ferroviário Nacional, cuja proposta inicial foi apresentada publicamente a 17 de novembro de 2022, encontra-se em consulta pública.
Poderão ter acesso aos documentos relevantes em https://pfn.gov.pt/documentos/.
Eventuais contributos, institucionais ou pessoais, devem ser enviados para contributos.pfn@mih.gov.pt até ao dia 28 de fevereiro.
![]() |
EM 2022
Marinha Portuguesa coordenou salvamento de 458 vidas no mar
A Marinha Portuguesa informa que os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e o Sub-centro do Funchal (MRSC Funchal) concluíram o ano de 2022 registando o salvamento de 516 pessoas, em 458 acções de busca e salvamento marítimo, o que corresponde a uma taxa de eficácia de 98,9%.
![]() |
Agenda NEXUS responde aos desafios da transição energética e digital do corredor logístico de Sines
O auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, recebeu esta terça-feira, 24 de janeiro, a Conferência de Arranque da Agenda NEXUS, evento que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação do Ministro da Economia e do Mar.
![]() |
Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização:
Sines é «exemplo de virtudes» económicas, ambientais e tecnológicas
Para Bernardo Ivo Cruz, "as empresas que se têm instalado em Sines representam milhões de euros de investimento, milhares de postos de trabalho qualificados, e têm além disso uma preocupação particular com as pessoas que já cá estavam" e que "estão a ser treinadas e preparadas para poderem trabalhar nessa nova economia".
"Sines, neste momento, é um exemplo de virtudes. É um exemplo de virtudes económicas, é um exemplo de virtudes ambiental, é um exemplo de virtudes tecnológica, é um exemplo de virtudes de combate à desertificação do interior de Portugal", afirmou.
![]() |
Conferência de Arranque da Agenda NEXUS reúne parceiros no Porto de Sines e conta com a presença do Ministro das Infraestruturas
O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, vai estar presente na Conferência que marca o arranque da Agenda NEXUS, esta terça-feira, 24 de Janeiro, pelas 9:00 no Auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve. Estará ainda presente o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação do Ministro da Economia e do Mar.
A Agenda NEXUS, liderada pelo Porto de Sines, foi um dos projetos seleccionados no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e consiste num consórcio constituído por 35 organizações representativas da cadeia de valor, incluindo exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação.
![]() |
No Terminal de Cruzeiros de Leixões
BOOST - Building Better Tourism, um encontro internacional organizado pelo NEST
BOOST - Building Better Tourism, um encontro internacional organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos. Várias entidades nacionais e internacionais debateram a inovação e o potencial do turismo na ótica da transição verde e digital, as start-ups e as tecnologias aplicadas ao turismo.
A APDL participou no painel “Matosinhos: do Destino Industrial ao Destino Inteligente” com a presença de Helena Gomes Fernandes, Diretora da Direção Comercial Marketing Comunicação.
![]() |
AÇORES
Atlânticoline aumenta transporte de passageiros
Empresa faz balanço positivo do ano de 2022, tendo em conta o transporte de 506.143 passageiros e de 31.794 viaturas, em todas as suas linhas.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES | COM VÍDEO
Desembarque do segundo equipamento ferroviário MATISA R21 a chegar a Portugal
O Porto de Leixões recebeu a operação de desembarque em navio Ro-Ro e preparação para transporte rodoviário, do segundo equipamento ferroviário MATISA R21 a chegar a Portugal.
À semelhança do primeiro destes equipamentos a desembarcar em Portugal, igualmente pelo Porto de Leixões, a operação complexa decorreu no Terminal Multiusos Sul, tendo sido executada pela YILPORT Leixões e seguindo posteriormente em transporte especializado da LASO para a estação ferroviária das Devesas, tendo como cliente final a construtora DSTrainRail.
![]() |
Porto de Setúbal soma mais duas linhas regulares de contentores
O Porto de Setúbal tem duas novas linhas regulares de contentores a operar no Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à empresa Sadoport. Estes serviços permitem consolidar a oferta do Porto Setúbal no mercado de contentores, no short sea shipping Europeu, designadamente nas ligações com o Mediterrâneo, Canárias e norte de Espanha.
![]() |
Terminal de Contentores de Alcântara terá escala regular para os EUA
O Terminal de Contentores de Alcântara, concessionado à Liscont, vai ter a primeira escala regular transatlântica para os Estados Unidos, em Janeiro, resultado de um acordo com um consórcio de vários armadores liderados pela Ocean Network Express (ONE).
A escala, para todo o tipo de carga contentorizada, terá uma periodicidade mensal. O objectivo é evoluir para quinzenal e, numa fase posterior, tornar-se semanal.
![]() |
A 26 DE JANEIRO
Modo de Transporte Marítimo - Eficiência e Transição Energética
Ao longo de 2023, ano que a Ordem dos Engenheiros dedica à temática da Energia e do Clima, a Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (CETVC) propõe-se organizar um ciclo de quatro Conferências, com o objectivo de divulgar e debater temas relevantes da realidade actual e perspectivas futuras nos modos de transporte marítimo, aéreo, ferroviário e rodoviário pesado.
![]() |
Grupo ETE investe em equipamento portuário a nível nacional
O Grupo ETE investiu recentemente 14.2 milhões de euros na aquisição de quatro novas Gruas Portuárias Liebherr, colocadas ao serviço das operações que detém nos portos de Aveiro, Leixões e Setúbal. Um investimento que representa e reforça a sua aposta no desenvolvimento do sector portuário português, nomeadamente no desenvolvimento dos portos nacionais e das suas infraestruturas.
![]() |
Programa de Especialização em Economia Azul (PLEA)
A 5.ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) realiza-se nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro, em Lisboa.
O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) oferece um vocabulário completo sobre economia azul e uma visão 360 graus sobre desenvolvimento sustentável.
![]() |
Porto de Setúbal vai concretizar 114 milhões de euros com investimentos «geradores de maior movimentação portuária»
O Porto de Setúbal vai concretizar quatro grandes investimentos que totalizam 1114 milhões de euros. A administração garante que estão a assistir um aumento da procura por investidores nacionais e internacionais em projetos na região.
Em declarações ao ‘Negócios’, o Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) falou sobre os projetos que serão concretizados, entre eles a melhoria dos acessos ferroviários à infraestrutura, o prolongamento do terminal “roll-on roll-off” (ro-ro) para o aterro construído no âmbito da empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas, ou ainda o fornecimento de energia elétrica aos navios atracados em cais.
![]() |
Nova reunião do Fórum para a Simplificação de Procedimentos da Madeira para falar da JUL
O V Fórum para a Simplificação de Procedimentos realizou-se esta segunda-feira, na Gare Marítima da Madeira, com a presença das várias entidades da comunidade portuária e marítima da região, bem como do gestor nacional da plataforma JUL, a Janela Única Portuária, Claúdio Pinto, que esteve em videoconferência.
A presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, deu as boas-vindas aos participantes neste Fórum, recordando “o papel importante da JUL na modernização, competitividade e fluidez na cadeia de transporte, com a digitalização dos procedimentos portuários.”
![]() |
Novo sistema de gestão operacional do Terminal de Contentores de Leixões entra em funcionamento esta segunda-feira, 16 janeiro
O TCL - Terminal de Contentores de Leixões (Yilport Leixões) vai efectuar a mudança do seu actual sistema de gestão operacional do terminal para NAVIS N4, esta segunda-feira, dia 16 de janeiro de 2023.
Espera-se que a transição decorra de uma forma fluída e sem qualquer impacto, já que a mesma foi precedida de um período alargado de testes internos de validação do todos os processos de negócio, em articulação com os serviços da APDL, garantindo a interoperacionalidade entre os diversos sistemas de informação do porto .
![]() |
Autarca de Viana do Castelo defende que o mar «é a grande oportunidade»
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, participou na abertura da “Conferência Mar: Energia e Sustentabilidade”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), contando com a presença do Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do Diretor da ESTG, Pedro Miguel Moreira, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, envolvendo ainda investigadores e empresários do sector.
O Presidente da Câmara defendeu que “a promoção da Economia do Mar é, para Viana do Castelo, um pilar estratégico do desenvolvimento do nosso concelho, do nosso território”.
![]() |
Dragagens em São Martinho do Porto
Estão a decorrer dragagens de manutenção da baía em São Martinho do Porto, depois de terem sido alteradas as datas inicialmente agendadas por motivos de dificuldades logísticas inerentes à operação do empreiteiro e deslocação da draga, e consecutivas condições de mar adversas e meteorológicas.
![]() |
NUNO DAVID SILVA
A Yilport trabalha com todos os armadores, o que favorece a competitividade
Em menos de 20 anos, a Yilport tornou-se o 11.° maior operador portuário do mundo e quer integrar o top ten. Para esta ascensão também contribuíram os portos portugueses de Leixões (TCL), Aveiro (Socarpor), Figueira da Foz (Liscont), Lisboa (Sotagus e Liscont), Setúbal (Sadoport e Tersado), e os espanhóis de Ferrol (Galiza) e Huelva (Andaluzia), que o grupo adquiriu em 2016 à Mota-Engil e ao Novo Banco, donos da então concessionária Tertir.
Nuno David Silva assumiu a direcção regional da Yilport Iberia em Outubro e conta-nos quais os planos do grupo turco para tornar estes portos mais eficientes, sustentáveis e competitivos.
A empresa tem em curso um investimento de 200 milhões de euros e quer investir mais 500 milhões nos próximos anos.
![]() |
APS PUBLICA VERSÃO DIGITAL DAS TABELAS DE MARÉS 2023
Já se encontram disponíveis para consulta as Tabelas de Marés 2023 referentes aos portos sob jurisdição da APS: Sines, Faro e Portimão.