Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Evento de lançamento do projecto «On the Wave»

O projecto On the Wave, financiado pelos EEA Grants, teve o seu arranque inicial com um evento de lançamento realizado online.

Durante a sessão, discutiu-se a relevância do programa crescimento azul, o contributo do projeto On the Wave e resultados da actividade em curso. Foi abordada também a importância da transferência de inovação da Noruega para Portugal e a relevância em envolver organizações do setor marítimo na construção de soluções estratégicas.

Programa Mar 2030 aprovado pela Comissão Europeia. Há 540 milhões de euros de apoio

O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, na sequência da adopção do Acordo de Parceria Portugal 2030, que compreende boa parte das intervenções a apoiar no domínio dos Fundos Europeus para o período 2021/2027 e a um ano do termo do período de elegibilidade do ciclo de programação 2014-2020, o sector das pescas e da aquicultura pode já contar com o estímulo do Mar 2030, que renova as oportunidades de financiamento para a sua modernização.

Algarve ultrapassa as 700 candidaturas aprovadas no Mar 2020

Os dados de execução do Mar 2020 revelam que as candidaturas aprovadas, executadas ou em execução no Algarve até à data, se situam nas 703, resultando destas iniciativas um investimento superior a 80 milhões de euros e um apoio público de 65 milhões, informa a DRAP Algarve — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

Navio ro-ro «CIUDAD DE CADIZ» faz primeira escala no Porto de Viana do Castelo

O Porto de Viana do Castelo recebeu esta segunda-feira, dia 5 de dezembro, a primeira escala do navio de carga Ro-Ro «CIUDAD DE CADIZ», pertencente ao grupo Louis Dreyfus Armateurs.

Oriundo de Nápoles, na Itália, com peças para a empresa Airbus a bordo, este novo serviço de linha regular vai escalar ainda os portos de Tunes, Tanger Med e Nantes Saint-Nazaire.
A concretização desta escala reforça o potencial do Porto de Viana do Castelo para operar esta tipologia de carga.

Carga movimentada nos portos da Europa em recuperação

Os níveis de carga movimentada nos portos da União Europeia estão a regressar lentamente aos níveis pré-pandémicos, de acordo com o Eurostat.
O peso total das mercadorias movimentadas nos portos da União Europeia (UE) diminuiu 7% em 2020, em comparação com 2019, mas recuperou 4% para 3,5 mil milhões de toneladas em 2021.

Os Países Baixos continuaram a ser o maior Estado-membro no transporte marítimo de mercadorias em 2021. Os portos holandeses movimentaram 590 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 32 milhões de toneladas em comparação com o ano anterior. Isto representa 17% do volume total de mercadorias transportadas por via marítima o ano passado na UE.

Porto de Aveiro presente na Mostra Tecnológica do Mar da UA

O Porto de Aveiro marcou presença na Mostra Tecnológica do Mar da Universidade de Aveiro , no passado dia 29 de novembro.

Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, participou na mesa-redonda “Economia do Mar na região Centro”, na qual se debateram os desafios que a Economia Azul em Portugal, mais concretamente na região Centro, ainda têm de enfrentar.

Porto de Setúbal recebeu visita da Embaixadora de França

A Embaixadora de França, Hélène Farnaud-Defromont e a sua comitiva, visitaram o Porto de Setúbal a 28 de novembro, numa deslocação que visou reforçar as boas relações institucionais entre a França e organismos nacionais; no presente caso, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da administração portuária sadina.

APDL recebe Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República

A APDL recebeu a 28 de novembro a Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República, presidida pelo deputado Afonso Oliveira.

A visita teve início no Centro de Formação do Porto de Leixões, com a receção pelo Presidente do Conselho de Administração, Nuno Araújo, com uma apresentação da estratégia da APDL para as três unidades de negócio, Porto de Leixões, Porto de Viana do Castelo e Via Navegável do Douro.

«Nunca existiu tanto dinheiro disponível» para investimentos na economia do mar

No meio da guerra e a sair de uma pandemia, a economia do mar segue em velocidade cruzeiro, com novos investimentos e conquista de mercados, com as empresas a crescer, quando podem, e as universidades a colaborar. «Nunca houve tanto dinheiro disponível e nos próximos anos não vão faltar investimentos», disse Ricardo Calado, do Ecomare, moderador da mesa redonda sobre “Economia do Mar na Região Centro”, durante a Mostra Tecnológica do Mar que a Universidade de Aveiro (UA) recebeu.

Associados da COTEC Portugal em visita ao Porto de Leixões

No âmbito do 12º Encontro PME Inovação 2022 da COTEC, que decorreu esta quarta-feira no Terminal de Cruzeiros, a APDL promoveu, esta manhã, uma visita ao Porto de Leixões com os associados da principal associação empresarial portuguesa para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial.

Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S. A., congratulou-se pela iniciativa e fez questão de evidenciar os principais investimentos no Porto de Leixões que vão representar uma ampliação da capacidade de negócio e melhor gestão ambiental. “Investimos em dois segmentos concretos, em prol do aumento do negócio, do aumento da resposta satisfatória aos clientes e diminuição da pegada ambiental, sempre com foco na resiliência, tendo em conta os cenários que atravessamos, como o fecho da refinaria, a pandemia e a guerra na Ucrânia”, referiu Nuno Araújo, no decorrer na apresentação da estratégia da APDL para o Porto de Leixões.

APS e Extremadura Avante apresentam ponto de situação do Projeto CALSIBA

O Auditório do Porto de Sines foi palco para a sessão de apresentação do ponto de situação do Projeto CALSIBA, no dia 25 de novembro. A abertura do evento esteve a cargo do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho e do Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez.

O objetivo deste projeto é melhorar a interoperabilidade no corredor logístico entre Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação que agreguem competitividade às empresas transfronteiriças. O CALSIBA prevê a redução da carga administrativa, a simplificação de procedimentos alfandegários e da dinamização da cadeia logística, através da implementação de uma solução inovadora no transporte de mercadorias.

CEO da ONE esteve em Portugal e visitou os Portos de Leixões e de Lisboa

JEREMY NIXON IMPRESSIONADO COM PROJECTOS DE MODERNIZAÇÃO DE PORTOS NACIONAIS

O CEO da OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE), Jeremy Nixon, mostrou-se impressionado com os projectos de modernização dos portos nacionais. O responsável, que este mês esteve em Portugal, foi convidado a visitar os portos de Leixões e de Lisboa, onde ficou a conhecer os planos para ambas as infraestruturas, estratégicas para o mercado global.

A convite da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Jeremy Nixon e a Country Head da ONE Portugal, Isabel Azeredo, visitaram a infraestrutura portuária do Porto de Leixões, ficando a conhecer a estratégia da APDL e futuros investimentos, nomeadamente no que diz respeito à carga contentorizada e seu exponencial crescimento.

Agência do Transporte Marítimo da Geórgia reúne-se com DGRM e DGPM

O Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Carlos Simão, reuniu-se com a Diretora-Geral da Agência do Transporte Marítimo da Geórgia, Tamara Ioseliani, para debaterem assuntos relacionados com o Transporte Marítimo e áreas de cooperação entre os dois estados e no âmbito do processo de adesão daquele país à UE.

Porto de Sines recebe Workshop sobre «Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos»

O auditório do Porto de Sines recebeu, no dia 22 de novembro, o Workshop subordinado ao tema “Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos”, no qual foram recordados procedimentos operacionais, técnicas de combate à poluição e a forma de articulação entre entidades e autoridades.

Fernanda Albino, vogal do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão de trabalho, sublinhando o comprometimento da gestão de topo da empresa em matérias de segurança, ambiente e proteção, referindo ainda que os principais objetivos da APS nestas matérias são a prevenção de todo o tipo de incidentes e acidentes e a minimização das consequências daqueles que, eventualmente, possam ocorrer.

Comissão de Economia em visita ao Porto de Leixões e Porto de Viana do Castelo

Segunda-feira, dia 28 de novembro a APDL recebe a Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República, presidida pelo deputado Afonso Oliveira.

A recepção será feita, de manhã, no Centro de Formação do Porto de Leixões, seguindo-se a visita ao Simulador “Full Mission Bridge Simulator”, Centro de Coordenação e Segurança, à área portuária (Terminais portuários, Plataforma logística e Terminal de Cruzeiros de Leixões). Da parte da tarde realiza-se a visita à área portuária de Viana do Castelo e à empresa CorPower Ocean, bem como aos Estaleiros Navais de West Sea e Cais do Bugio.

Porto de Lisboa recebe CEO da Ocean Network Express

O Conselho de Administração do Porto de Lisboa recebeu recentemente, o CEO da ONE – Ocean Network Express, Jeremy Nixon, bem como a responsável da ONE Portugal Isabel Azeredo, tendo sido “aproveitada esta oportunidade para efectuar um breve enquadramento dos projectos de desenvolvimento futuro do porto de Lisboa”.

Fora apresentados, “ projectos de modernização do Terminal de Contentores de Alcântara, da Navegabilidade do Tejo e do fornecimento de energia eléctrica a navios”.

Auditório APS | 25 de Novembro 2022 | 10h00

APS e Extremadura Avante apresentam ponto de situação do Projeto CALSIBA

O Auditório do Porto de Sines vai ser o palco para a sessão de apresentação do ponto de situação do Projecto CALSIBA, esta sexta-feira, dia 25 de novembro, às 10 horas. A abertura do evento estará a cargo do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho e do Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez.

O objetivo deste projeto é melhorar a interoperabilidade no corredor logístico entre Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação que agreguem competitividade às empresas transfronteiriças. O CALSIBA prevê a redução da carga administrativa, a simplificação de procedimentos alfandegários e da dinamização da cadeia logística, através da implementação de uma solução inovadora no transporte de mercadorias.

Portugal possui um grande cluster de energia: o mar

A estratégia nacional para o mar na próxima década coloca Portugal num papel de liderança internacional. Na área do transporte marítimo e da atividade portuária, há avanços inegáveis no uso do hidrogénio e da energia elétrica. Mas falta uma visão integrada do setor, concordaram os oradores da iniciativa "Mar Sustentável".

Porto de Sines recebe Fórum Portugal Export

O Porto de Sines recebeu a sessão inaugural do Fórum Portugal Export, um evento organizado pelo Brasil Export que reuniu os líderes dos sectores da logística e infraestruturas de transportes de Portugal e Brasil.

José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão realçando a importância desta iniciativa no reforço da relação de Portugal com o Brasil. Seguidamente, os participantes assistiram a uma Palestra da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Paranaguá (ATEXP) e a dois seminários dedicados ao tema “Agronegócio brasileiro e a sinergia com Portugal”, e outro sobre “Boas práticas na gestão de portos e terminais brasileiros e portugueses”.

A 10 DE DEZEMBRO

Seminário «Porto Seco da Guarda»

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda, organizam o Seminário online "PORTO SECO DA GUARDA", a ter lugar no dia 10 de dezembro, às 15h00.

O objectivo do seminário é iniciar um diálogo alargado com parceiros da região sobre a criação de um porto seco na Guarda.

Total: 5744
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288