Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Passeio Marítimo-Turístico no Rio Sado
APSS celebra Dia da Criança com jovens da APPACDM de Setúbal
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra celebrou o Dia Mundial da Criança com os jovens e utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, proporcionando-lhes um dia diferente, através da realização de um passeio marítimo-turístico no rio Sado.
Este passeio, que se realizou no âmbito das comemorações do Centenário do Porto de Setúbal, foi feito a bordo da embarcação “Maravilha do Sado” e contou com a presença de 33 jovens. Foi uma viagem cheio de boa disposição e alegria, em que os presentes puderam admirar a paisagem e as vistas daquela que é considerada uma das mais belas baías do Mundo.
![]() |
Porto de Setúbal a crescer 8%
No primeiro trimestre de 2023 foram movimentadas no Porto de Setúbal mais de 1,6 mil toneladas, um acréscimo de 8% em relação ao mesmo período de 2022. Destaque para o segmento da carga roll-on roll-off, com 78,5% em número de viaturas, um total cerca de 92 mil viaturas, das quais 69% foram exportadas.
Todos os restantes modos de acondicionamento apresentaram desempenho positivo: Graneis líquidos com 13,5%, mais de 69 mil toneladas; Carga geral fracionada com 5,8%, 319 mil toneladas; Carga contentorizada com 2,3% em número de TEU, cerca de 43 mil TEU; Graneis sólidos com 3,4%, 671 mil toneladas.
![]() |
Porto de Lisboa recebe uma das maiores movimentações de grãos de soja de sempre
No terminal portuário de Palença, em Almada, concessionado à Sovena Oilseeds, decorreu uma descarga de 70 mil toneladas de grãos de soja, uma das maiores alguma vez feitas no Porto de Lisboa. Esta operação traduz a importância estratégica deste terminal, nomeadamente a capacidade de receber navios de grandes dimensões para abastecimento nacional da indústria transformadora e do setor agroalimentar.
Localizado na margem esquerda do rio Tejo, no concelho de Almada, o terminal de Palença movimenta mais de 1 milhão de toneladas de granéis alimentares por ano, para produção de rações animais, óleos e biodiesel.
![]() |
A MAIS DE 8 KMS DA SUPERFÍCIE
Peixes filmados a profundidade record no Japão
O encontro com os peixes pequenos e gelatinosos aconteceu no fundo do mar e é o avistamento em maior profundidade até hoje. Os cientistas apanharam ainda alguns peixes a 8022 metros.
![]() |
PODE PARTICIPAR ATÉ 7 DE JUNHO
Comissão Europeia lança consulta pública sobre Regulamento Reciclagem de Navios
A Comissão Europeia tem disponível na web uma consulta pública para recolher os pontos de vista de um vasto leque de intervenientes — armadores, operadores de instalações de reciclagem, indústria, autoridades nacionais, ONG e cidadãos — sobre o regulamento da União Europeia (UE) relativo à reciclagem de navios.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA, 29 DE MAIO, na Gare Marítima de Alcântara | LISBOA
Conferência «Direito Portuário e Marítimo»
A APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa, raliza hoje, 29 de Maio, a Conferência “Direito Portuário e Marítimo”, na Gare Marítima de Alcântara, Porto de Lisboa.
A conferência reúne um painel de oradores de excelência do sector marítimo-portuário, abordando temáticas de extrema relevância da actualidade.
![]() |
Delegação do Governo Regional de Ganwon, Coreia do Sul, visitou Ílhavo
Uma delegação do Governo Regional de Ganwon, Coreia do Sul, esteve de visita ao município de Ílhavo, para conhecer os projectos de desenvolvimento ligados à Economia do Mar.
O périplo incluiu uma reunião com Acúrcio Santos, secretário-geral da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, para debater a situação local das pescas artesanais e costeiras. Seguiu-se uma visita ao ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, acompanhada pelo Dr. Ricardo Calado, investigador do CESAM – Universidade de Aveiro, onde puderam conhecer os projetos de investigação em curso, em espacial os relacionados com as algas.
![]() |
Açores, uma viagem ao centro da Terra
"Entre as estrelas do céu e as estrelas do mar está o maior arquipélago português. Na ilha de Santa Maria está para ser construída a estação da primeira agência espacial portuguesa. A Terceira foi escolhida para acolher a sede da AIR Centre, uma rede internacional de cientistas que investigam o Oceano Atlântico – desde a órbita terrestre às profundezas do mar.
No Faial, a NASA irá realizar treinos para explorar Marte. “Os Açores são a fronteira”, confirma António Câmara, professor catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e fundador do grupo tecnológico YDreams. O primeiro empresário a receber o Prémio Pessoa diz que “temos tudo para triunfar na exploração do mar e do espaço”.
![]() |
«Talvez, nos próximos anos, a nossa praia já não esteja lá»
Cientistas defendem a adopção rápida de planos de adaptação à subida do mar e de sistemas de aviso precoce de inundações costeiras. O programa europeu Copérnico já está a testar um projecto-piloto.
![]() |
31 de Maio, 1 e 2 de Junho 2023
Wind for Goods Summit, Saint Nazaire | Transporte de mercadoria a velas
A Isocel International, em parceria com a Nantes Saint Nazaire Developpement, está a organizar com o apoio da AICEP e do Fórum Oceano a participação de empresas portuguesas envolvidas na economia azul para a segunda edição do Wind for Goods Summit.
Este evento profissional dedicado ao transporte marítimo à vela, tem por ambição de reunir mais de 1000 empresas e instituições francesas e estrangeiras durante dois dias no Porto de Saint-Nazaire.
![]() |
No âmbito do lançamento da plataforma Hub Azul Dealroom, lançada pelo Forum Oceano
Porto de Lisboa lança Acelerador de Inovação para Economia Azul
O Porto de Lisboa lançou um Programa de Aceleração da Inovação para a Economia Azul, em articulação com o ecossistema de inovação Hub Azul Portugal, no âmbito do Protocolo de Cooperação que assinou com o Fórum Oceano.
Com este acelerador, o Porto de Lisboa torna-se o primeiro porto com um programa acelerador da economia azul. O objetivo é criar um ecossistema de inovação capaz de incentivar e escalar tecnologias de relevo nos domínios da digitalização, descarbonização, intermodalidade e circularidade, nas áreas da economia do mar. Este acelerador vai funcionar em associação com a plataforma Hub Azul Dealroom, também lançada hoje pelo Fórum Oceano, e que se assume como a primeira plataforma mundial de negócios da economia azul.
![]() |
Representantes do comércio e da indústria suíça visitam o Porto de Sines
O Porto de Sines recebeu a visita de representantes da Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal (CCISP), numa iniciativa colaborativa com a MSC, que contou com a presença do Embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti.
A comitiva foi recebida no auditório do Portos de Sines por Fernanda Albino, administradora da APS, e por Isabel Cardoso, vice-presidente da aicep Global Parques. Durante a sessão foram apresentados os mais recentes projetos em Sines, tanto em relação ao desenvolvimento e operação portuária, assim como nos novos investimentos previstos na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.
![]() |
VIA AZUL publica mapa de carreiras do turismo azul
Está já disponível o mapa de carreiras no sector do turismo azul, incluindo navios de cruzeiros, superiates e outras embarcações de recreio.
O turismo azul é um pilar da economia azul em todo o mundo, tanto do ponto de vista do valor económico gerado, como do emprego criado. O mapa de carreiras do turismo azul agora publicado junta-se aos mapas do transporte marítimo e da energia eólica offshore.
![]() |
Classificação do CCPI - Container Port Performance Index 2022
PORTO DE LEIXÕES, O MAIS EFICIENTE A NÍVEL NACIONAL
De acordo com a classificação do CCPI - Container Port Performance Index 2022, o Porto de Leixões ocupa a 175.ª posição e é o 43.º melhor na região da Europa/Norte de África, sendo assim considerado o mais eficiente porto a nível nacional.
Destacando-se como a mais eficiente infraestrutura portuária do país, o Porto de Leixões é o principal porto exportador nacional em carga contentorizada, contribuindo para 7% do emprego em Portugal e 6% do PIB nacional.
![]() |
OPERAÇÃO DE EMBARQUE DE 2000 VIATURAS VOLKSWAGEN NO PORTO DE LEIXÕES COM RECURSO A NAVIO RO-RO MOVIDO A GPL
O Porto de Leixões encontra-se a preparar mais uma operação logística de embarque de cerca de 2000 viaturas Volkswagen, provenientes da Autoeuropa, com destino a Emden, na Alemanha, à semelhança dos dois anteriores embarques, realizados no início de 2023.
Esta operação logística está a ser realizada com recurso ao navio de carga Ro-Ro, SIEM ARISTOTLE, considerado um dos maiores navios do mundo de transporte de automóveis e camiões, movido a gás natural liquefeito (GNL), o que permite a redução das emissões de dióxido de carbono do navio em até 25%, as emissões de óxido de azoto em até 30%, as partículas em até 60% e as emissões de óxido de enxofre em até 100%, de acordo com o armador.
![]() |
Exportação de componentes automóveis made in Portugal sobe 14,5%
Continuam a subir as exportações de componentes automóveis fabricados em Portugal. No mês de fevereiro registou-se um incremento de 14,5% face ao mesmo mês de 2022, no valor total de 954 milhões de euros.
Os dados recolhidos pela AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel apontam para uma subida no volume de exportações pelo décimo mês consecutivo, depois de em janeiro deste ano se ter verificado um aumento de 16,6% face ao período homólogo.
![]() |
NAVIO SAGRES NO PORTO DE LEIXÕES
O Navio da República Portuguesa (NRP) Sagres atracou no domingo, no Porto de Leixões, no âmbito das celebrações do Dia da Marinha, que se comemora, este ano, pela primeira vez no Porto.
Esta segunda-feira, o navio escola "Sagres" saiu de Leixões para uma navegação junto à costa, entrando pela barra do Douro (na Foz), cerca das 11h30, com destino ao Cais da Ribeira, no Porto, onde atracou às 12h30. A operação contou com o apoio dos meios marítimos da APDL.
O navio escola “Sagres” permanecerá, a partir de quinta-feira, dia 18 de maio, de portas abertas à população.
![]() |
AÇORES
Empreitada de reabilitação do Porto de Santa Iria avança | Investimento de 5 M€
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Obras Públicas informa que foi autorizado o procedimento de contratação para a empreitada de reabilitação e protecção marítima do Porto de Santa Iria, na Ilha de São Miguel.
A empreitada tem um preço base de 4,85 milhões de euros (acrescidos de IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 730 dias.
![]() |
AÇORES
Atlânticoline obteve um milhão de euros de lucro em 2022
A Atlanticoline, S.A. fechou o ano de 2022 com um resultado positivo de 1.090.813€, valor praticamente idêntico ao que apresentou em 2021. Em 2022, este resultado beneficiou da não docagem prevista do navio Mestre Feijó em Outubro passado, que implicaria um investimento avultado, o qual apenas irá ocorrer neste ano de 2023.
![]() |
FIATA e Global Shippers Forum reclamam «regras claras» para protecção de dados nas cadeias logísticas
A FIATA e o Global Shippers Forum emitiram um documento intitulado 'Carta para Protecção e Governança de Dados no Comércio Internacional', que estabelece os procedimentos mínimos de segurança e confidencialidade de dados que provedores e operadores de reservas digitais e plataformas de negociação devem adotar e incorporar nos seus Contratos de Utilizador Final (End-User Agreements).
As recomendações avançadas pelo novo documento visam fomentar um ambiente mais seguro e confiável para a condução de negócios com base em condições de igualdade. Esta Carta foi aprovada por membros de ambas as organizações e acredita-se que seja a primeira declaração de direitos para utilizadores de plataformas no setor do Comércio e da Logística.