Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




12 mil carros, 111 comboios e duas horas de viagem a menos por dia

A maior estrada subaquática do planeta está em construção na Europa

  Há projetos de engenharia colossais um pouco por todo o planeta, mas dificilmente se encontra um semelhante ao que está actualmente em marcha no Mar Báltico.
Praticamente desde o início deste século, as autoridades alemãs e dinamarquesas decidiram avançar para um projecto de uma estrada submarina que faria ligação directa entre os dois países: após vários anos de incerteza, o megaprojeto está em andamento, embora não sem controvérsia.

A Fehmarn Fixed Link é a estrada que vai ligar a ilha dinamarquesa de Lolland com a ilha alemã do mesmo nome. Na verdade, faz parte de uma rota de transporte muito maior, a Scan-Med, que, como o próprio nome sugere, liga a Europa do sul à norte, ou seja, de Malta à Finlândia. Mas esse trecho final parece essencial porque, uma vez construído, poderá encurtar o percurso em 350 quilómetros.

Aquário Vasco da Gama com galeria renovada

O Aquário Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, um dos mais antigos do mundo, reabriu recentemente a galeria “Fauna Marinha Portuguesa”, no âmbito do protocolo de cooperação da Marinha Portuguesa com o Burger King Portugal, que apoia a reabilitação e modernização deste espaço, onde é possível apreciar a riqueza da fauna local, presente ao longo de 800 quilómetros de costa marítima e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Empresas reconfiguram cadeias de abastecimento para enfrentar riscos geopolíticos

Num contexto global cada vez mais fragmentado, três quartos das empresas em todo o mundo estão a reformular as suas cadeias de abastecimento, diversificando fornecedores em vez de concentrar recursos em poucos parceiros. Esta mudança estratégica foi destacada no estudo Trade in Transition 2025, conduzido pela Economist Impact e pela DP World.

O estudo, que inquiriu mais de 3.500 executivos de cadeias de abastecimento a nível global, evidencia a crescente necessidade de adaptação a um cenário de aumento de protecionismo e reações geopolíticas. A incerteza política, impulsionada por iniciativas como a política de “Make América Great Again” (MAGA) da nova administração dos Estados Unidos, tem levado as empresas a explorarem novos mercados para mitigar riscos.

O estudo revela que países como o Vietname, México, Índia, Emirados Árabes Unidos e Brasil estão a emergir como hubs comerciais essenciais. Cerca de 71% dos executivos entrevistados acreditam que estas regiões desempenham um papel fundamental na redução de riscos comerciais, enquanto 69% consideram-nos essenciais para suprir lacunas deixadas por conflitos globais.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro | Newsletter 1

 Difundimos a primeira newsletter resultante da colaboração de Alexandre Monteiro com a APP, artigos respigados da página que o autor mantém no Facebook, intitulada "Um Mergulho na História".
Nesse espaço, o arqueólogo náutico e subaquático, também investigador universitário, mantém a secção "Um naufrágio por dia".

"Um Mergulho na História" trata de "Naufrágios portugueses no Mundo, património cultural subaquático de Portugal e Ilhas, arqueologia náutica e subaquática, piratas, corsários e tesouros, reais, percepcionados e imaginários submersos".

A 5 DE JUNHO DE 2025

FEIRA DE INOVAÇÃO E NEGÓCIOS AZUIS

A Feira de Inovação e Negócios Azuis (FINA) destina-se a desenvolver negócios e actividades relacionadas com a economia azul – incluindo energia oceânica, engenharia offshore, biologia marinha, pesca e aquacultura, biotecnologia azul, tecnologia subaquática, engenharia naval e oceânica, construção e reparação naval, digitalização, portos e logística, transporte marítimo, combustíveis alternativos, descarbonização, segurança e vigilância marítima, drones, serviços marítimos, ciência oceânica, ambiente e sustentabilidade, turismo azul, entre outras.

Pesca de polvo no Algarve vai ser interdita de 15 de setembro a 14 de outubro de 2025

A pesca do polvo vai ter um período anual de defeso, no Algarve, entre 15 de setembro e 14 de outubro, estabelecido em portaria publicada na o Diário da República. A portaria n.e 55/2025/1 “delimita” o período em que vigora o defeso e a área em que “é proibida a captura, manutenção a bordo, desembarque e comercialização de polvo (Octopus Vulgaris)”, que corresponde a toda a costa algarvia, desde “o paralelo que passa pela ribeira de Seixe (Norte) até à foz do rio Guadiana (Este)”.

Cargo Freight Portugal Summit: uma viagem pelo mundo dos transportes de carga

“De Shippers a Shapers: Moldando o Futuro das Cadeias Globais de Transporte” foi o mote que reuniu mais de 200 profissionais no Meliá Ria Hotel & Spa, em Aveiro, para a primeira edição do Cargo Freight Portugal Summit, um evento pioneiro no setor do Cargo Freight em Portugal. Este encontro quer estabelecer um momento de paragem estratégica para as empresas e uma nova referência na discussão sobre os desafios e tendências do setor a nível global.

A tarde do primeiro dia da conferência foi dedicada à geopolítica, às exportações e importações e aos desafios do transporte de animais marinhos. A abrir a sessão, Jorge Rodrigues, coordenador do Observatório de Risco Geopolítico para Empresas da PBS, abordou a “Vingança da Geopolítica” e os cenários para 2030. A geopolítica é um dos fatores que impacta diretamente a área dos transportes e logística. Assim, e tendo em conta que “a geopolítica está na centralidade do momento”, como afirmava Jorge Rodrigues, importa falar sobre o contexto político que o mundo vive atualmente, nomeadamente uma disrupção trumpiana, a emergência de novos atores (influenciadores, como Elon Musk), ou competição entre o G7 e o BRICS.

Há uma adega no fundo do mar em Sines. Valoriza os vinhos e permite enoturismo subaquático

Entrou ao pé coxinho em Portugal, mas a verdade é que pelo mundo fora já é algo bastante comum. Em Champagne, em 2014, a casa Veuve Clicquot submergiu 300 garrafas no Mar Báltico, para estudar os efeitos do envelhecimento subaquático. E no ano anterior, vários produtores da Califórnia já tinham feito o mesmo, para comparar com o envelhecimento tradicional em adega. Mais cedo ainda começaram alguns produtores espanhóis, no Golfo da Biscaia, concretamente há 15 anos.

Em Portugal alguns produtores também já o fazem de forma independente, mas em 2024 um agrónomo mergulhador inaugurou aquilo com que já sonhava há mais de uma década: uma adega do mar. Joaquim Parrinha lançou os primeiros lotes de vinho ao oceano em 2015, para tentar perceber o efeito do ambiente marinho na evolução das garrafas.

TERTÚLIA NÁUTICA A 8 DE MAIO, NO COMM

Ecossistema marítimo portuário | Actualidades e Perspectivas

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante anuncia mais uma tertúlia náutica, desta feita a decorrer no dia 8 de Maio, na sede do Clube de Oficiais da Marinha Mercante. João Amaral Carvalho vai ser o orador, abordando o tema "Ecossistema marítimo portuário | Actualidades e Perspectivas".

O palestrante propõe-se apresentar dados sobre a actualidade do Transporte Marítimo e do sistema portuário, assinalando as perspectivas para os próximos anos, considerando os níveis global, europeu e nacional.

Câmara de Sines espera manter colaboração com a nova administração portuária

“ABERTURA e empenho na prossecução de soluções que garantam a conciliação entre a vida do porto e a dinâmica da cidade” é o que o Presidente da Câmara de Sines espera encontrar por parte da nova administração da estrutura portuária.

Em resposta ao Semmais, Nuno Mascarenhas disse esperar por parte do novo administrador, o social-democrata Pedro do Ó Ramos, uma colaboração ao nível daquela que foi mantida durante oito anos com o responsável cessante, José Luís Cacho. “Nem sempre estivemos de acordo em tudo, existem muitas áreas de integração do porto na cidade em que não foi possível esse entendimento, mas houve sempre por parte da administração abertura negocial e vontade expressa de procurar soluções”, disse o autarca, considerando que a marca deixada pela anterior administração “é muito positiva”, fosse “pelo impulso de concretizar”, fosse “pela sua natural procura de soluções o mais consensuais possível”.

Comandante Rui Miguel Vasconcelos de Andrade é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Sines

O Comandante Rui Miguel Vasconcelos de Andrade tomou posse como novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Sines, rendendo no cargo o Comandante Luís da Conceição Duarte.

A cerimónia de tomada de posse realizou-se nas instalações da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Sines e foi presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante José Vizinha Mirones.

Porto de Sines estreita relacionamento com Singapura

  O Porto de Sines esteve presente na 19ª Edição da Singapore Maritime Week, entre 24 e 28 de março, uma presença enquadrada na estratégia de promoção da Agenda NEXUS, naquele que é considerado o mais relevante evento internacional na área do shipping, onde se discutem as principais tendências e desafios no que diz respeito à digitalização e descarbonização do setor.

Em parceria com a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o principal objetivo desta participação foi o de reforçar os contactos já encetados em edições anteriores, primordialmente no que diz respeito à promoção internacional da Agenda NEXUS. Para além da APS, estiveram ainda presentes em Singapura alguns dos parceiros do projeto, nomeadamente a Universidade de Aveiro, Universidade de Évora e a Seapower.

Investimento de 15 milhões de euros

Bolieiro inaugura obra de reabilitação do Porto das Lajes do Pico

  O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à inauguração da obra de reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico, acompanhado pelo secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, e pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral. Este projecto, com um investimento próximo dos 15 milhões de euros, pretendeu melhorar as condições de segurança e operacionalidade da infra-estrutura portuária.

A obra decorreu em duas fases distintas: a primeira focada na reparação do molhe existente e no reforço do quebra-mar, enquanto a segunda fase se dedicou à ampliação do molhe, à protecção do terrapleno, à criação de uma infra-estrutura de abastecimento de combustível às embarcações, à dragagem da zona circundante e à construção de um novo molhe de protecção com cerca de 60 metros de comprimento, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

PENICHE

DOCAPESCA CONCLUI CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DO PRIMEIRO PORTO DE PESCA EM PORTUGAL

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. concluiu com sucesso a certificação do Sistema de Gestão Ambiental do  , de acordo com a norma ISO 14001, cumprindo assim o seu plano estratégico e reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.

Esta certificação reflete a prioridade da Docapesca na responsabilidade ambiental, consolidando os procedimentos associados à gestão sustentável dos portos de pesca sob sua gestão.

PORTO DE AVEIRO ACOLHE MISSÃO NORUEGUESA NO ÂMBITO DA ECONOMIA AZUL

O Porto de Aveiro recebeu a Missão “Norwegian Delegation Visit to Portugal | Port Modernization”, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral de Política do Mar no contexto do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. O evento contou com a colaboração da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, da Embaixada da Noruega em e da Innovation Norway.

Inserido no âmbito da Economia Azul, reuniu 35 delegados de Portugal e Noruega, constituindo uma oportunidade única para o fortalecimento das relações bilaterais e para a promoção de um diálogo construtivo sobre temas ligados à modernização portuária.

Delegação Alemã do Estado da Baixa-Saxónia visita Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu a visita do Subcomitê para os Assuntos relacionados com Transportes Marítimos e Portos da Comissão de Economia, Transportes, Construção e Digitalização do Estado Federado da Baixa-Saxónia, liderada pelo líder parlamentar do Partido Social Democrata (SPD), Nico Bloem.

Recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, a delegação teve a oportunidade de conhecer as principais características do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines, com destaque para os projetos em curso, nomeadamente no que respeita a sustentabilidade ambiental e transição energética e digital.

Portos dos Açores adjudica levantamento topo-hidrográfico do porto da Madalena

A Portos dos Açores, S.A., adjudicou à Atlanticland Consulting Lda. o contrato para a aquisição de serviços de levantamento topo-hidrográfico e tridimensional no Porto da Madalena. O contrato, no valor de 14.600,00€, foi assinado a 08 de março de 2025, e tem um prazo de execução de 31 dias.

Este levantamento tem como objetivo a inspeção dos molhes e retenções de proteção do porto, bem como o mapeamento hidrográfico da bacia portuária. O estudo pretende também identificar eventuais necessidades de intervenção e fornecer uma base de dados atualizada para futuros projetos.

Miguel Pinto Luz:

Plano de 4 mil milhões para os portos «vai ficar em standby»

O plano estratégico para os portos, com um investimento previsto de 4 mil milhões de euros, não vai ser aprovado por este Governo, diz Miguel Pinto Luz, que adianta que o documento previa o relançamento do terminal Vasco de Gama em Sines e a retirada dos portos de Portimão, Faro e Sesimbra das administrações portuárias.

PORTO DE AVEIRO ARRANCA COM PROJECTO ESTRATÉGICO PARA REFORÇO DO ABASTECIMENTO ELÉCTRICO

O Porto de Aveiro deu início a um projecto estratégico de modernização, com um investimento de 1.740 M€ e um prazo de execução estimado de 365 dias, destinado a reforçar o abastecimento eléctrico e impulsionar o desenvolvimento sustentável das suas operações.

A 3 de março foi publicado em Diário da República o concurso público para a execução da empreitada intitulada “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”, que prevê a construção de uma linha subterrânea e aérea em alta tensão (60kV) entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro. Esta obra é considerada essencial para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do porto, garantindo maior capacidade para atender às crescentes exigências energéticas.

DGPM

Bolsa de Avaliadores Mar

O Programa Crescimento Azul dos EEA Grants e o Fundo Azul vão constituir uma bolsa de avaliadores com o intuito de proceder à avaliação técnico-científica dos resultados dos projetos aprovados. Faça a sua inscrição!

Total: 695