Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Infraestrutura de observação oceanográfica ao largo do Algarve

  Está prevista a instalação de uma infraestrutura de observação oceanográfica no mar algarvio, a cerca de 10 milhas náuticas (18,5 quilómetros) a sul da Baleeira, Sagres.
O equipamento será composto por duas amarrações, uma de superfície e outra de subsuperfície, dotadas de sensores para medição de parâmetros oceânicos essenciais.

DE 14 A 20 DE MAIO

Viana do Castelo acolhe Dia da Marinha 2025

Os principais eventos realizam-se de 14 a 20 de maio de 2025, com um programa repleto de actividades diversificadas que visam promover a proximidade da Marinha com a população, reforçando, igualmente, a ligação a todos aqueles que desenvolvem as suas actividades económicas e lúdicas no mar.

Dia 18 de maio será o dia da cerimónia principal, que todos os anos é assistida por milhares de visitantes.

O Dia da Marinha assinala-se a 20 de maio em homenagem ao feito de Vasco da Gama que naquele dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.

Mar Vermelho:

Especialistas mantêm nível de ameaça elevado para o transporte marítimo

  A Dryad Global, fornecedora britânica de inteligência em risco marítimo, lançou um alerta à comunidade internacional de shipping: o cessar-fogo proposto entre os Estados Unidos e o movimento Houthi do Iémen é um avanço diplomático, mas não representa uma redução significativa do risco para as operações comerciais no Mar Vermelho.
A trégua, mediada por Omã, levou a administração norte-americana a suspender, a partir de 6 de maio, a campanha de bombardeamentos iniciada em março. O entendimento prevê a cessação mútua de hostilidades no Mar Vermelho e no estreito de Bab al-Mandab, uma rota crítica para o comércio global.

Contudo, a situação no terreno continua volátil. A Joint War Committee, entidade que determina zonas de risco de guerra para os seguros marítimos, mantém a classificação de elevado risco para aquelas águas. E a Dryad Global reforça que o ambiente de ameaça permanece inalterado.

Portos de Lisboa e de Setúbal reforçam posição estratégica na Breakbulk Europe 2025

  Os Portos de Lisboa e de Setúbal estarão presentes na Breakbulk Europe 2025, que se realiza de 13 a 15 de maio, em Roterdão, integrados na participação conjunta organizada pela Associação dos Portos de Portugal (APP). O evento, reconhecido como o mais relevante da Europa para os setores da logística, transporte de carga fracionada e comércio internacional, contará com a presença dos principais portos portugueses — Lisboa, Setúbal, Sines, Leixões, Aveiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz —, num esforço coletivo para posicionar Portugal como hub logístico competitivo e sustentável à escala global.

participação da APL – Administração do Porto de Lisboa e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra visa promover as suas infraestruturas especializadas, serviços eficientes, cadeias logísticas integradas e o compromisso contínuo com a transição energética e a digitalização. Lisboa e Setúbal destacam-se como portos estratégicos na fachada atlântica da Europa, com elevada conectividade marítima e ferroviária e uma forte aposta na intermodalidade.

PORTOS DE PORTUGAL PARTICIPAM NA BREAKBULK EUROPE 2025

  A APP – Associação dos Portos de Portugal marcará presença na Breakbulk Europe 2025, que se realiza de 13 a 15 de maio, no Rotterdam Ahoy, em Roterdão.

A participação conjunta da APP com os Portos de Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines visa reforçar a posição estratégica de Portugal como hub logístico global, promovendo a excelência portuária nacional e explorando novas oportunidades de negócio num ambiente internacional altamente competitivo. Esta presença permitirá ainda fortalecer cooperações atrair investimento e impulsionar a competitividade da economia nacional.

Secretário de Estado das Infraestruturas em visita de trabalho ao Porto de Sines

  O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, visitou o Porto de Sines a 7 de Maio, onde participou numa reunião de trabalho com a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, e alguns parceiros da comunidade portuária.

A visita teve como principal propósito reforçar a articulação entre a tutela, a administração portuária e os diversos stakeholders que fazem parte da comunidade portuária e logística de Sines, promovendo um diálogo construtivo sobre os desafios e oportunidades do porto.

Apresentação do programa do Dia da Marinha em Viana do Castelo

  O programa do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo, foi apresentado numa conferência de imprensa pela Marinha Portuguesa e pelo Município de Viana do Castelo, no Navio Hospital Gil Eannes.

A conferência contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Jorge Nobre de Sousa, através de vídeo conferência, entre outras entidades.

Delegação Brasileira de Goiás em visita ao Porto de Sines

  A Delegação Brasileira da Sucursal de Goiás da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro-Oeste visitou o Porto de Sines no dia 2 de maio, com uma comitiva composta por empresários e representantes políticos daquele estado brasileiro.

Recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, este encontro teve como principal objetivo dar a conhecer o potencial do Porto de Sines como porta de entrada estratégica para a chegada de produtos brasileiros, nomeadamente do Estado de Goiás, ao mercado ibérico.

Número de passageiros desembarcados em portos nos Açores sobe 19,08% em março

  Os números publicados na página do SREA e consultados pela Lusa revelam que, em março, desembarcaram nos portos da região 31.609 passageiros, provenientes de viagens interilhas, mais 5.065 (19,08%) do que no mesmo mês em 2024.
Em janeiro e fevereiro, a região tinha registado quebras no número de desembarques em portos, mas a subida de março foi suficiente para equilibrar os valores do primeiro trimestre.

No total, nos primeiros três meses do ano, contabilizaram-se 74.877 desembarques, mais 510 (0,69%) do que no período homólogo.

CALB visita Porto de Sines

  A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu a visita de Sherry WEI, Managing Partner da CALB – China Aviation Lithium Battery (Europe) S.A.
Acompanhada pelo responsável pela construção do projeto em Sines, Sherry WEI visitou os terminais que servirão a produção da CALB em Sines, havendo ainda espaço para uma apresentação detalhada do porto, onde foram realçadas as suas características físicas, que dotam esta infraestrutura de uma capacidade única para operar quaisquer navios e cargas, tendo sido também detalhada a oferta logística de Sines, sinónimo de competitividade e eficiência nos serviços prestados pelo porto e demais stakeholders aos exportadores e importadores Ibéricos.

PORTO DE AVEIRO MARCA PRESENÇA NA INTERMODAL SOUTH AMERICA 2025

 O Porto de Aveiro esteve presente, pelo quinto ano, na Intermodal South America, um dos maiores eventos de logística, transporte de carga e comércio exterior da América do Sul, que decorreu entre os dias 22 e 24 de abril, em São Paulo, Brasil.

A participação do Porto de Aveiro inseriu-se no stand conjunto dos Portos de Portugal, coordenado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, que contou também com a presença dos portos de Leixões, Lisboa, Setúbal e Sines.

Porto de Sines promovido como porta europeia para o mercado brasileiro

  O Porto de Sines participou na Intermodal South America que decorreu em São Paulo, Brasil, entre os dias 22 e 24 de abril, integrado no stand promocional dos Portos de Portugal. Este certame reúne os principais agentes económicos sul-americanos relacionados com o setor dos portos, transporte marítimo e da logística, apresentando-se ainda como uma ótima oportunidade para o contacto com empresas importadoras e exportadoras.

As tipologias de carga que apresentam um maior potencial, em especial no que respeita ao mercado brasileiro, são os granéis agroalimentares, o minério e a carga contentorizada. Em relação aos dois primeiros, apostou-se em destacar todo o potencial do Terminal Multipurpose de Sines, que oferece condições ótimas para o estabelecimento de hubs de entrada destes produtos brasileiros na Península Ibérica e da sua redistribuição para outros mercados. Neste âmbito, destaca-se a participação de representantes do Grupo ETE e da concessionária do terminal, a Portsines O.P., o que possibilitou a apresentação de uma proposta de valor global e mais estruturada e um contacto direto e profícuo entre os vários stakeholders.

Corte de Energia Eléctrica

Retoma da Operação no Porto de Leixões

  A APDL informa que, na sequência do corte de energia elétrica ocorrido a nível nacional na segunda-feira, foi necessário gerir as atividades e operações portuárias de forma gradual e ajustada às circunstâncias. Durante este período, o sistema da JUL – Janela Única Logística esteve inoperacional, tendo os despachos sido realizados de forma manual e presencial, ao balcão, através de procedimentos em papel. Não obstante os condicionalismos, as operações portuárias prosseguiram com o empenho e colaboração de todos os intervenientes.

Informamos que, desde as 23h de dia 28, todos os serviços se encontram novamente operacionais e em pleno funcionamento.
A APDL agradece a compreensão e o esforço de todos os agentes económicos, membros da Comunidade Portuária, parceiros e utilizadores, que contribuíram para a continuidade do funcionamento do Porto de Leixões, mesmo perante esta situação anómala, com impacto a nível nacional e europeu.

CONSÓRCIO DO PROJETO ADMIRAL APRESENTA OS AVANÇOS DO PROJETO-PILOTO E O DESENVOLVIMENTO DO MARKETPLACE NA REUNIÃO DE KOTKA

O consórcio do Projeto ADMIRAL reuniu-se em Kotkta, na Finlândia, para a sua quinta reunião presencial, onde foram destacados os avanços nos projetos-piloto e o desenvolvimento do marketplace ADMIRAL. Durante dois dias, os parceiros do projeto discutiram os principais resultados, partilharam o progresso das inovações logísticas sustentáveis e exploraram as mais recentes funcionalidades do Marketplace desenvolvido no âmbito da otimização das operações de transporte de mercadorias.

Associação dos Portos de Portugal marca presença na Intermodal South America 2025

  A APP - Associação dos Portos de Portugal participa, pela sexta vez, na Intermodal South America 2025, um dos maiores eventos de logística, transporte de carga e comércio exterior da América do Sul, a decorrer em São Paulo, Brasil, entre os dias 22 e 24 de abril de 2025.

Nesta edição, a APP destaca a participação dos Portos de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines, bem como a presença institucional das respetivas Comunidades Portuárias, da APAT - Associação dos Transitários de Portugal e da AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.

12 mil carros, 111 comboios e duas horas de viagem a menos por dia

A maior estrada subaquática do planeta está em construção na Europa

  Há projetos de engenharia colossais um pouco por todo o planeta, mas dificilmente se encontra um semelhante ao que está actualmente em marcha no Mar Báltico.
Praticamente desde o início deste século, as autoridades alemãs e dinamarquesas decidiram avançar para um projecto de uma estrada submarina que faria ligação directa entre os dois países: após vários anos de incerteza, o megaprojeto está em andamento, embora não sem controvérsia.

A Fehmarn Fixed Link é a estrada que vai ligar a ilha dinamarquesa de Lolland com a ilha alemã do mesmo nome. Na verdade, faz parte de uma rota de transporte muito maior, a Scan-Med, que, como o próprio nome sugere, liga a Europa do sul à norte, ou seja, de Malta à Finlândia. Mas esse trecho final parece essencial porque, uma vez construído, poderá encurtar o percurso em 350 quilómetros.

Portos de Lisboa e Setúbal marcam presença na Intermodal South America 2025

  Os Portos de Lisboa e Setúbal participam na Intermodal South America 2025, um dos maiores eventos de logística, transporte de carga e comércio exterior da América do Sul, que decorre em São Paulo, Brasil, de terça a quinta-feira, 22 a 24 de abril.

A participação dos Portos de Lisboa e Setúbal integra a representação portuguesa organizada pela APP - Associação dos Portos de Portugal, que participa pela sexta vez neste importante certame internacional, reunindo também os Portos de Leixões, Aveiro e Sines, bem como as respetivas Comunidades Portuárias, a APAT - Associação dos Transitários de Portugal e a AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.

APS e ADRAL promovem as potencialidades do Alentejo no Brasil

  A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., em colaboração com a Iniciativa Invest in Alentejo, liderada pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, marca presença na Intermodal South America 2025, em São Paulo.
O objetivo é promover as oportunidades de comércio e investimento na região. A região do Alentejo reforça assim a sua aposta no mercado brasileiro, marcando presença neste evento, um dos maiores na área de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

Aquário Vasco da Gama com galeria renovada

O Aquário Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, um dos mais antigos do mundo, reabriu recentemente a galeria “Fauna Marinha Portuguesa”, no âmbito do protocolo de cooperação da Marinha Portuguesa com o Burger King Portugal, que apoia a reabilitação e modernização deste espaço, onde é possível apreciar a riqueza da fauna local, presente ao longo de 800 quilómetros de costa marítima e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Empresas reconfiguram cadeias de abastecimento para enfrentar riscos geopolíticos

Num contexto global cada vez mais fragmentado, três quartos das empresas em todo o mundo estão a reformular as suas cadeias de abastecimento, diversificando fornecedores em vez de concentrar recursos em poucos parceiros. Esta mudança estratégica foi destacada no estudo Trade in Transition 2025, conduzido pela Economist Impact e pela DP World.

O estudo, que inquiriu mais de 3.500 executivos de cadeias de abastecimento a nível global, evidencia a crescente necessidade de adaptação a um cenário de aumento de protecionismo e reações geopolíticas. A incerteza política, impulsionada por iniciativas como a política de “Make América Great Again” (MAGA) da nova administração dos Estados Unidos, tem levado as empresas a explorarem novos mercados para mitigar riscos.

O estudo revela que países como o Vietname, México, Índia, Emirados Árabes Unidos e Brasil estão a emergir como hubs comerciais essenciais. Cerca de 71% dos executivos entrevistados acreditam que estas regiões desempenham um papel fundamental na redução de riscos comerciais, enquanto 69% consideram-nos essenciais para suprir lacunas deixadas por conflitos globais.

Total: 718