Portos de Portugal
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Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




PR promulga diploma sobre regime de prestação de serviços portuários

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou um diploma do Governo que “estabelece o regime da prestação de serviços portuários e regras comuns relativas à transparência financeira dos portos”.

A Presidência da República indicou que foi promulgado “o diploma do Governo que assegura a execução das obrigações decorrentes do Regulamento (UE) 2017 /352, que estabelece o regime da prestação de serviços portuários e regras comuns relativas à transparência financeira dos portos”.

Ligação submarina entre Sines e Marrocos vai avançar

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos procedeu à atribuição do Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo para o promotor do cabo EllaLink iniciar a instalação de uma ligação a Marrocos, a partir do backbone principal, que liga Sines ao Brasil.

O Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo foi atribuído ao abrigo do Decreto-Lei n.º 38/2015, no regime de concessão por 25 anos, contemplando no mar português uma área de implantação do cabo ótico submarino de 2.338 metros quadrados e uma área de proteção de 116.238 metros quadrados. Consiste na instalação de um branch de cabo submarino internacional que permitirá a ligação a Casablanca, apresentando um comprimento de cerca de 420 quilómetros, através de um cabo de dois pares de fibras que permite uma largura de banda de 50 Terabit/s.

DGRM lança concurso para Centro de Controlo do Mar

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) lançou um concurso para a implementação do Centro de Controlo do Mar (CMAR), que ficará localizado nas instalações da DGRM no Campus da Escola Náutica Infante D. Henrique, em Paço De Arcos.

O Anúncio do Concurso foi já publicado em Diário da República e no JOUE, tendo um preço base de 1,4 Milhões de Euros, acrescidos de IVA, contando com financiamento do Programa Operacional MAR2020.

Porto de Leixões bateu record de descarga de granéis agrolimentares

O Porto de Leixões bateu, no dia 21 de dezembro, um novo record, com a descarga do navio Golden Cecilie, transportando 49.610 toneladas de milho proveniente do Brasil, o que representa um novo máximo de volume de descarga de um navio de granéis agroalimentares.

Navio de abastecimento offshore Maersk Achiever escala o Porto de Viana do Castelo

O navio de abastecimento offshore Maersk Achiever está ancorado no porto de Viana do Castelo para transportar as bóias sinalizadoras do parque de energia de ondas criado pela empresa CorPower Ocean Portugal, a instalar na Aguçadoura.

“Esta embarcação será responsável pela execução de diversas operações marítimas, incluindo o transporte e instalação do sistema de ancoragem do dispositivo, assim como de uma série de boias sinalizadoras para instalação e delimitação do denominado Parque de Energia das Ondas HiWAVE-5, situado a 6 km da Aguçadoura, concelho da Póvoa de Varzim”, refere fonte da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Escala Inaugural do Cais Privativo da CSWindASM no Porto de Aveiro

No dia 26 de dezembro atracou o primeiro navio no recém-construído cais privativo da CS Wind ASM, localizado na ZALI do Porto de Aveiro, o único cais privativo dedicado a cargas offshore em Portugal.

O navio “BBC Moonstone”, que veio descarregar um total de 12 componentes para torres eólicas, foi agenciado pela Marmedsa e a operação de estiva esteve a cargo da Aveiport.

APDL divulga resultados das análises aos sedimentos dragados - Dragados Limpos

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. informa que, no âmbito das análises químicas efetuadas às amostras de material dragado, às águas e à espuma retiradas na zona junto ao Castelo do Queijo, todas as amostras apresentam resultados em conformidade.

PORTO DE LISBOA

Tabela de Marés para 2022

O Porto de Lisboa disponibiliza, no seu portal, a tabela de marés para 2022. Caso pretenda consultá-la ou descarregá-la, basta clicar aqui

Porto de Lisboa recebe novos pórticos de cais

APL - Administração do Porto de Lisboa S.A. informa que, no âmbito do investimento previsto em sede do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara, chegaram esta quinta-feira ao Porto de Lisboa os novos pórticos de cais, prevendo-se a sua descarga no dia 1 de janeiro.

Porto de Aveiro alcança movimentação histórica nas mercadorias

O Porto de Aveiro atingiu no dia 29 o seu melhor ano de sempre com a marca de 5,632 milhões de toneladas movimentadas. Aveiro suplanta assim os resultados de 2018, altura em que movimentou 5.623 milhões de toneladas.

Ao longo de meses sucessivos a bater recordes, este era já um resultado esperado e que culminou com a entrada de um navio proveniente do Brasil com 27.915 toneladas de toros de madeira.

APDL fica com a gestão dos terminais ferroviários de Leixões e Guarda

O Governo aprovou quarta-feira, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que transfere para a Administração dos Portos de Leixões e Douro (APDL) a gestão dos terminais ferroviários de Leixões e da Guarda. Assim, a APDL – que gere o porto de Leixões – passa também a estar encarregue da modalidade ferroviária no transporte de mercadorias.

A ideia é que haja uma gestão de infraestruturas concentrada na autoridade portuária, para que ambos os sectores estejam coordenados e possam ultrapassar “os constrangimentos de interação técnico-operacional, que decorrem do cenário em vigor”, motivados pela pandemia e pela crise na cadeia de abastecimento.

Navio «D. Carlos I» participa em actividades de cooperação com a República de Angola

O navio hidro-oceanográfico “D. Carlos I”, da Marinha Portuguesa, integrado na Missão Iniciativa Mar Aberto 2021.2, concluiu as actividades de capacitação da Marinha de Guerra de Angola e a atualização da cartografia náutica do porto de Luanda.

O navio português atracou no porto de Luanda, tendo desenvolvido atividades de Cooperação no Domínio da Defesa com a Marinha de Guerra de Angola, com destaque para um exercício de combate em ambientes fechados, coordenado pela equipa de fuzileiros do pelotão de abordagem da Marinha Portuguesa, um exercício de combate a incêndio e a visita de cadetes alunos da Academia Naval de Angola.

Porto de Aveiro assinala ligação em auto-estrada a Espanha

O Porto de Aveiro realça a conclusão da ligação directa de Portugal a Espanha inaugurada pelo Ministro Pedro Nuno Santos. O percurso fronteiriço de 3,5 Km completa a passagem da A25 à A62 (Autovia de Castilla) sem necessitar de entrar na área urbana de Vilar Formoso.

Com esta ligação transfronteiriça o Porto de Aveiro passa a estar, finalmente, ligado a Espanha em perfil de autoestrada.

PORTOS 5G

Um vislumbre do futuro conectado que mudará a gestão portuária

“O 5G permite uma infraestrutura completamente sem fios nos portos, o que significa que todo o equipamento pode ser controlado de forma remota”, disse à LOGÌSTICA&TRANSPORTES HOJE Nick Chubb, fundador e diretor-geral da Thetius, uma firma de consultoria em inovação nas indústrias marítimas. “Se estamos a olhar para a melhoria das operações de um porto, isso é uma redução de custos maciça e uma grande melhoria da segurança”, frisou.

O especialista ressalvou que, embora o desenvolvimento do 5G ainda seja incipiente no sector dos portos, estamos a assistir a uma série de anúncios de redes privadas e “casos de uso entusiasmantes”. Não sendo uma panaceia para todos os problemas logísticos, vai permitir dar um salto qualitativo muito grande em portos de todas as dimensões, com melhorias da eficiência, rapidez e segurança da gestão portuária.

RICARDO SERRÃO SANTOS:

«A nossa costa é das mais apetecíveis da Europa para a eólica offshore e a energia das ondas»

Em entrevista à VISÃO, Ricardo Serrão Santos fala sobre o potencial do mar, os problemas que afetam os oceanos e os sucessos e frustrações de um mandato – que agora termina – à sombra da Covid.

Porto de Aveiro com navegação nocturna em 2022

A partir de 1 de janeiro 2022 o Porto de Aveiro passará a ter navegação noturna, informa a administração portuária. Uma medida que é tomada “tendo em vista a melhoria da eficiência operacional e o aumento da competitividade” do porto.

Numa primeira fase, as manobras nocturnas poderão ser feitas até às 20h30. Quando assegurado a composição definitiva do quadro de efetivos de pilotos e trem naval, o porto poderá funcionar até à meia-noite (o que deverá suceder durante o segundo semestre).

COM ÁUDIO

Mercadorias descarregadas no Caniçal aumentaram

Nos primeiros nove meses deste ano houve um aumento de 10 por cento nas mercadorias descarregadas no Porto do Caniçal em relação ao mesmo período de.2021.

Até setembro deste ano já foram descarregados mais de 50 mil contentores. Um número que se aproxima do valor verificado em 2019 onde houve 67 mil contentores descarregados durante todo o ano.

PORTO DE LEIXÕES MOVIMENTA MAIS DE 700 MIL TEU NUM ANO

Pela primeira vez na sua história, o Porto de Leixões movimentou 700 mil TEU’S num único ano de atividade. Para assinalar a data, o Porto de Leixões realizou esta quinta-feira, 23 de Dezembro, uma cerimónia comemorativa, com o Embarque do Contentor correspondente a 700 000 TEU’S.

Para Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração da APDL e Nicolas Sartini, CEO da YILPORT, este record representa um marco histórico para o setor portuário nacional, num ano particularmente desfavorável, com constrangimentos do transporte marítimo, motivados sobretudo pelos efeitos da pandemia.

Porto de Sesimbra mais limpo com acção de recolha de lixo subaquático

O Porto de Abrigo de Sesimbra foi palco de uma uma acção de remoção de lixo subaquático realizada pela empresa de mergulho Anthia Diving Center, em 19 de Dezembro, que contou com o apoio da APSS. Esta acção foi desenvolvida no âmbito de um programa educativo e de sensibilização para o problema mundial do lixo marítimo, na qual participaram cerca de 50 mergulhadores e 40 voluntários em terra na ajuda à remoção do lixo de grande porte.

MADEIRA

Movimentos de cruzeiros em Outubro e Novembro

Em dois meses e ainda em fase pandémica, os Portos da Madeira (Funchal e Porto Santo) receberam 77 escalas, 70 749 passageiros e 43 488 tripulantes que movimentaram 959 autocarros, 652 carrinhas e outro tipo de viaturas e 1299 táxis.
Em relação a 2019, houve apenas menos cinco escalas, mas muito menos passageiros e tripulantes, devido às limitações, no âmbito do COVID-19 e também porque muitos dos navios foram mais pequenos.
 

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