Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Silva Rocha acumula liderança nas capitanias de Aveiro, Porto e Leixões
O responsável pela capitania do Porto de Aveiro lidera transitoriamente a capitania de Douro e Leixões. Silva Rocha acumula funções tendo substituído Rui Santos Amaral em transição para a passagem à Reserva.
A comissão no Porto e Leixões será de três anos. A norte, já tinha passado por Póvoa e Vila do Conde antes da liderança na Figueira e Aveiro.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA
Porto de Lisboa discute abastecimento agroalimentar
O Porto de Lisboa, líder nacional no segmento agroalimentar, vai discutir as condicionantes do abastecimento destes produtos no atual contexto internacional com a conferência “Mercado Agroalimentar no Porto de Lisboa”, a decorrer na manhã desta quarta-feira, 22 de junho, na Gare Marítima de Alcântara.
As alternativas aos cereais da Ucrânia e o papel instrumental do Porto de Lisboa ao serviço da economia local e nacional, no que respeita ao mercado agroalimentar, são temas em análise num evento que conta com o Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, na abertura dos trabalhos e com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, no encerramento.
![]() |
Movimento do Porto da Figueira da Foz cresce 21,8% no primeiro trimestre
O Porto da Figueira da Foz cresceu 21,8% e 453 mil toneladas no primeiro trimestre de 2022, no movimento de mercadorias, em relação ao período homologo do ano passado, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
![]() |
Sines será primeira área com licenças rápidas para renováveis, diz Governo
O Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, considera que “Portugal tem potencial para se tornar num produtor e exportador europeu de referência” dos gases renováveis do futuro, como o hidrogénio verde, mas também o amoníaco, o metanol e o biometano, entre outros”. Tudo espalhado por diferentes áreas estratégicas no país (as chamadas “Go To Areas”, criadas pelo pacote europeu RePowerEU) e vários projetos de várias empresas nacionais e internacionais.
No entanto, diz o governante, há uma região que se destaca e será decisiva. “Sines é um grande projeto estruturante para o país, para posicionar Portugal e permitir que tenha relevância a nível internacional na substituição de combustíveis fósseis”, disse Duarte Cordeiro na Electric Summit.
![]() |
PORTOS DOS AÇORES INICIA PROCEDIMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE ESPAÇOS PARA ACTIVIDADES MARÍTIMO-TURÍSTICAS NA MARINA DA HORTA
A Portos dos Açores, S.A. iniciou o procedimento de consulta prévia para atribuição do direito de utilização de espaços destinados ao apoio das actividades marítimo-turísticas na marina da Horta, na ilha do Faial.
Uma nota da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, divulgada no portal do Governo dos Açores, indica que após uma visita ao local, no dia 3 de Junho, da secretária regional com a tutela, “foi de imediato desencadeado todo o processo legal para concretização da entrega do edifício à Portos dos Açores e a consequente colocação das fracções ao serviço dos empresários do sector”.
![]() |
Porto de Leixões: a alavanca económica do Norte
O mote para a conversa com Nuno Araújo, Presidente da APDL (Administração dos Portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo), foi a recente gestão do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda, da qual Nuno Araújo elencou os seus “óbvios benefícios”. Não só para a cidade em questão, mas também a nível logístico e económico.
![]() |
Grupo RNM prepara-se para criar centro logístico de combustíveis no Porto de Aveiro
Depois da Prio há um novo grupo empresarial interessado em investir no Porto de Aveiro como centro logístico de combustíveis.
O grupo RNM, de Famalicão, assume interesse em instalar-se na zona portuária ao nível da importação e distribuição de gasolina e gasóleo e tem em marcha a consulta pública ao projeto de criação de parque de tanques. O projeto, na ordem dos 25 milhões de euros, aposta no armazenamento de combustíveis na Gafanha da Nazaré.
![]() |
Porto de Aveiro bate record de movimentação de cargas
A Administração do Porto de Aveiro anuncia que o movimento de cargas atingiu novo record em maio.
Segundo a administração portuária, "o mês de maio foi o melhor mês na história do Porto de Aveiro, tendo ultrapassado, pela primeira vez, a fasquia das 600 mil toneladas movimentadas num mês".
![]() |
Ponte Móvel de Leixões vai ser alvo de trabalhos de manutenção preventiva
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informa que vai encerrar a Ponte Móvel de Leixões, a partir das 14h00 do dia 20 de junho de 2022, a fim de proceder a trabalhos de manutenção num cilindro, pelo prazo estimado de 2 semanas.
A infraestrutura basculante, datada de 2007, necessita de manutenção periódica tendo em conta as suas características e recorrente utilização. Neste sentido, e como medida mitigadora, a APDL assegurará gratuitamente o transporte de transeuntes entre Matosinhos e Leça da Palmeira, sendo o trânsito automóvel direcionado para o viaduto da A28.
![]() |
A 22 DE JUNHO
Porto de Lisboa promove conferência sobre o mercado agroalimentar
A Administração do Porto de Lisboa (APL) vai realizar uma sessão dos “Encontros no Porto”, no dia 22 de junho, entre as 9h e as 13h, na Gare Marítima de Alcântara. O tema será “Mercado Agroalimentar no Porto de Lisboa” e a participação será gratuita.
Este momento de debate tem como objetivo refletir sobre a importância estratégica e o papel fundamental do Porto de Lisboa ao serviço da economia nacional para este setor, enquadrado na “conjuntura económica internacional e nacional das zonas e regiões de origem e destino das mercadorias transacionadas, a par das infraestruturas portuárias existentes e perspetivas futuras”, nota a administração.
![]() |
APDL e Câmara de Viana do Castelo avançam com estudo prévio para explorar potencialidades do porto marítimo
Com o objetivo de potenciar a utilização do porto marítimo vianense, os presidentes da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana, SA, Luís Nobre e Nuno Araújo, respetivamente, assinaram um protocolo para avançarem com o “Estudo Prévio para o desenvolvimento do Porto de Viana do Castelo”.
Aproveitando para recordar os 30 milhões de euros que já foram investidos, nos últimos anos, o presidente da APDL considerou que “este estudo irá permitir olhar para esta estrutura e perceber as necessidades da indústria, da economia local e se o porto consegue responder a essas necessidades”. Caso contrário, frisou, é preciso perceber “o que se pode fazer para melhorar a sua capacidade de resposta”.
![]() |
Pesca recupera e aproxima-se dos anos pré-pandemia
Menos pescadores, menos barcos, menos capturas, mas mais exportações e uma balança comercial mais equilibrada. É este o retrato da pesca nacional. Depois de um 2020 atípico, os números começam, agora, a aproximar-se dos anos pré-pandemia. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A frota portuguesa capturou 185.417 toneladas de pescado em 2021, um crescimento de 13,2% face a 2020 - em muito impulsionado pelo aumento da quota da sardinha e pelo crescimento das capturas de carapau -, mas menos três mil toneladas do que em 2019 (-1,65%). Face a 2020, cresceram as capturas em águas nacionais (+24,8%), diminuiu a pesca em águas externas (-16,6%).
![]() |
Conferência sobre oceanos em Lisboa terá chefes de Estado e de governo de todos os continentes
A segunda conferência das Nações Unidas sobre oceanos, que vai realizar-se em Lisboa, terá a presença de chefes de Estado e de governo de todos os continentes, disse à Lusa o vice-presidente da comissão organizadora.
![]() |
A UE está a construir um túnel de 11 mil milhões de dólares que liga a Escandinávia ao Mediterrâneo
O Corredor Escandinavo-Mediterrâneo será o quinto dos nove eixos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes.
O gigantesco túnel de mais de 4.000 quilómetros tem um preço estimado de 11 mil milhões de dólares. Será o o quinto dos nove eixos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes, um conjunto de redes de transporte concebido para facilitar a comunicação de pessoas e mercadorias em toda a União Europeia (UE). Segundo o Interesting Engineering, estende-se desde a Finlândia e Suécia, no norte, até à ilha de Malta, no sul, passando pela Dinamarca, Alemanha, zonas industriais do norte de Itália e portos do sul de Itália.
![]() |
COOPERAÇÃO COM O BRASIL
APDL presente em reunião com Câmara Municipal de Matosinhos e comitiva do Governo do Estado do Ceará
A APDL participou, com a presença de Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial Marketing e Comunicação, numa reunião promovida pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, com uma comitiva do Governo do Estado do Ceará, do Brasil. Esta visita ao município de Matosinhos insere-se numa missão empresarial e governamental que o Governo do Estado do Ceará tem vindo a realizar em várias cidades portuguesas.
O posicionamento do Porto de Leixões no município de Matosinhos e a relação direta com as empresas e a indústria, o volume de negócios, as exportações, a inovação, a descarbonização e a sustentabilidade da atividade, foram amplamente destacados nesta reunião de trabalho, que teve o objetivo de estreitar as relações de cooperação bilateral entre Brasil e Portugal, sobretudo nas áreas do Turismo, Agronegócios, Economia do Mar, Energias Renováveis, Têxtil e Calçado.
![]() |
Porto de Aveiro avança com 2.ª fase da navegação noturna
Tendo em vista a melhoria da operacionalidade e o aumento da sua competitividade, o Porto de Aveiro arrancou a 1 de junho com a segunda fase do serviço de navegação nocturna.
![]() |
Ministro da Economia diz que Sines é um «caleidoscópio de oportunidades»
O Ministro da Economia, António Costa Silva, considerou esta segunda-feira que Sines é “um caleidoscópio de oportunidades” e vaticina que, até ao fim desta década, o Porto de Sines “pode ser um grande porto de mercadorias”.
“Sines pode ser um dos maiores portos de mercadorias da Europa e quiçá do mundo. Temos hoje em Sines um potencial de manuseamento de cerca de 2.3 milhões de contentores. A expansão que existe vai dar-nos quatro milhões de contentores muito brevemente e, até 2030, com o novo cais, vamos ter capacidade em Sines de manusear oito milhões de contentores”, salientou.
![]() |
Olhão vai ter Polo Hub Azul com investimento de 4,4 milhões de euros
O concelho de Olhão vai ter o primeiro Polo Hub Azul do Algarve, situado no porto de pesca local, num investimento de 4,4 milhões de euros, revelou o presidente da câmara, durante as comemorações do Dia do Pescador.
A data voltou a servir de mote à autarquia de Olhão para homenagear os olhanenses que fazem da pesca o seu modo de vida, num concelho que está intimamente ligado histórica e economicamente à ria e ao mar.
![]() |
Navegação nocturna já é possível
CIMPOR assegura exploração de armazém no Porto de Aveiro
A CIMPOR assume a concessão de um armazém no Porto de Aveiro dedicado à área cimenteira. Além de utilizador do porto na sua vertente comercial, colocando Aveiro e Viana como “canais preferenciais de importação e exportação” de Produtos do Centro de Produção de Souselas, a cimenteira vai usar as instalações dedicadas ao armazenamento de produtos ao serviço da operação logística.
A assinatura do contrato de concessão do Armazém nº5, no Terminal Norte, está marcada para esta segunda, feira, dia 6, às 14h30, no Edifício Sede da Administração do Porto de Aveiro.
![]() |
Porto de Aveiro projecta receber comboios de 750 metros de comprimento
O Porto de Aveiro vai construir um novo terminal intermodal e expandir o feixe de linhas para a receção e expedição de mercadorias em comboios de 750 metros, num projeto de 16 milhões de euros.
Segundo fonte portuária, o projeto, que visa permitir a circulação de comboios até 750 metros, tem já garantido financiamento comunitário e a obra deverá iniciar-se em janeiro de 2023, prevendo-se a sua conclusão até ao final do ano seguinte.