Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
SS PORT NICHOLSON NAUFRAGOU A 16 DE JUNHO DE 1942
Tesouro de 3 mil milhões de dólares descoberto no fundo do oceano
Investigadores americanos descobriram no fundo do mar os destroços de um cargueiro britânico, com uma carga de platina avaliada em três mil milhões de dólares, que foi torpedeado durante a II Guerra Mundial, noticia o jornal "Boston Globe".
A sociedade "Sub Sea Research", sediada no estado norte-americano do Maine, localizou o SS Port Nicholson no fundo do oceano, a cerca de 50 quilómetros da cidade de Provincetown, no estado do Massachusetts, refere o jornal. O Port Nicholson tinha partido de Halifax, no Canadá, em direcção a Nova Iorque quando foi torpedeado em 1942. Quatro pessoas morreram no naufrágio e 87 foram salvas.
21 DE MAIO, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA
Jornada sobre crescimento marítimo sustentável assinala o Dia Europeu do Mar
A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), em estreita colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) organiza uma Jornada comemorativa do Dia Europeu do Mar, sob o tema “Crescimento sustentável dos oceanos, mares e costas: crescimento azul”; a realizar na sede da SGL, dia 21 de Maio, com início previsto para as 9:30.
PORTO DE SETÚBAL
Linha Tarros reforçada com mais um destino
A Linha de Serviço Regular da Tarros ”Great Pendulum Service” que, recentemente, passou a ter de uma frequência semanal no Porto de Setúbal, em vez dos anteriores dez dias, com a afectação de mais um navio à linha, fruto da colaboração com a Arkas Line, adicionou agora à sua rotação o porto italiano de Génova.
31DE MARÇO DE 2011
ILHA DE MAYOTTE - União Europeia ganha novo território no Oceano Índico
Os franceses dão as boas-vindas a um novo departamento: Mayotte, uma das ilhas do Arquipélago das Comores. A ilha localiza-se no Oceano Índico, entre Madagáscar e o continente africano, a 10 mil quilómetros de França.
Integrados na França, os mahorais têm agora a esperança de uma vida melhor. O historiador Christophe Wargny, da Escola Nacional Superior de Artes e Ofícios, em Paris, diz compreender as aspirações dos habitantes da ilha: "Não existe nenhuma razão para não continuar francês quando se vê com os próprios olhos como é pobre a população das outras três Ilhas Comores e como ela vive precariamente".
Stella Maris de Leixões
O Stella Maris de Leixões foi inaugurado a 25 de Novembro de 1961 e é uma criação do “APOSTOLADO DO MAR” – Obra Internacional Pontifícia da Igreja Católica, com o objectivo de dar assistência social, moral e espiritual aos tripulantes e suas famílias pertencentes às marinhas de comércio e de guerra que demandam o porto de Leixões. Depende hierarquicamente do Bispo da Diocese do Porto e da “Comissão Pontifícia para a Pastoral das Migrações e Turismo” da Santa Sé.
Barcos que viram casas
Há gostos para tudo; a reciclagem com sabor a mar não se fica pelos contentores, facto que parece estar na moda. Também há quem transforme barcos em casas de habitação ou com finalidades turísticas - em terra, claro. A Marine Insight apresenta-nos dez exemplos.
ALCINO CLEMENTE
Uma vida entregue ao mar
No Jornal "Aurinegra", 17.02.2012, "Uma Vida Entregue ao Mar", entrevista ao Mestre Alcino Clemente. É a décima segunda entrevista da série "Heróis do Mar", que o jornal tem estado a dedicar aos pescadores da região da Gândara (Mira e Cantanhede), que no século XX andaram na pesca longínqua do bacalhau.
«GAIRSOPPA» AFUNDOU A 16 DE FEVEREIRO DE 1941
Localizada carga de navio britânico afundado com 220 toneladas de prata
Uma sociedade norte-americana anunciou que foi localizada e identificada a carga de um navio britânico afundados pelos alemães em 1941 com 220 toneladas de lingotes de prata. Segundo a Odyssey Marine Exploration, a recuperação da carga deste navio, que será o maior tesouro submarino alguma vez encontrado, deverá começar na Primavera de 2012.
NAUFRÁGIO DO «VIRGEM DO SAMEIRO»
Relatório é inconclusivo
O relatório final sobre o afundamento da embarcação “Virgem do Sameiro”, em Novembro de 2011, ao largo do Cabo Mondego, é inconclusivo quanto às razões do acidente, não conseguindo determinar por que motivo o pesqueiro ficou inundado, motivando o naufrágio.
O relatório sobre o acidente é constituído por 151 páginas.
SARDINHA MONTEIRO:
Sagres: «Uma escola do mar para futuros oficiais»
Actualmente, o navio-escola da Marinha de Guerra Portuguesa é, acima de tudo, um símbolo de Portugal no Mundo, onde quer que se encontre.
Em entrevista ao Expresso, o actual comandante, Sardinha Monteiro, lembra, no entanto, que "a sua principal razão de ser é funcionar como escola de mar para todos os cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha".
"Um navio-escola como a Sagres, um veleiro, permite logo à partida um melhor conhecimento dos elementos meteorológicos. Aqui, tem de se tirar partido do vento e da ondulação para navegar da melhor forma possível", explica.
8 DE FEVEREIRO
Navio-escola Sagres celebra 50 anos ao serviço de Portugal
Hoje, 8 de Fevereiro de 2012, o Navio-escola Sagres comemora 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e de Portugal. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, decorrem diversas actividades de natureza social e cultural até 12 de Fevereiro, com o navio atracado no cais de Alcântara, em Lisboa.
Para comemorar a efeméride, a edição de hoje da webletter da Associação dos Portos de Portugal é integralmente dedicada ao prestigiado estandarte flutuante de Portugal.
31 DE JANEIRO DE 2012 | NAUFRÁGIO DO «SAMEIRO» | COM VÍDEO
18 famílias ficam sem ganha-pão
O «Sameiro» fez a sua última viagem, num dia de mar calmo, partindo do Porto de Ponta Delgada em direcção ao banco de pesca Princesa Alice.
A embarcação com cerca de onze metros e cinco anos existência estava no seguro.
Nas buscas participaram a corveta Jacinto Cândido e um helicóptero da Força Aérea Portuguesa que transportou os náufragos para o hospital de Ponta Delgada, de onde teriam alta pouco depois.
02.02.2012 | 240 PESSOAS SALVAS, DEZENAS DESAPARECIDAS
Naufrágio na Papua-Nova Guiné
O ferry de passageiros naufragou a 16 quilómetros da costa com cerca de 350 pessoas a bordo. Doze horas depois já haviam sido socorridas 240 pessoas mas dezenas continuam desaparecidas. O vizinho governo australiano enviou barcos e aviões para a área mas reconhece que o número de mortos poderá ultrapassar a centena.
“É uma enorme tragédia”, afirmou a primeira-ministra australiana, Julia Gillard. “A bordo do navio naufragado seguiam cerca de 350 pessoas. A perda de vidas deverá ser elevada,” acrescentou.
SEATTLE, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Um café feito de... contentores
A Starbucks apostou num novo modelo de loja. A novidade é surpreendente: tendo a reutilização de materiais como modelo, a rede mundial de cafetarias decidiu construir uma loja feita com quatro contentores reutilizados. O resultado pode ser testemunhado em Seattle, nos Estados Unidos. De acordo com o porta-voz da Starbucks, Alan Hilowitz, a nova loja vai ajudar a empresa a reduzir a pegada ecológica.
POEM EM DISCUSSÃO PÚBLICA NA FIGUEIRA DA FOZ
Reportagem videográfica integral disponível no YOUTUBE
Já se encontram disponíveis no Canal do Porto da Figueira da Foz no YOUTUBE, os vídeos reportando, na íntegra, a sessão pública temática relativa aos Transportes Marítimos e Portos inserida na discussão pública do POEM.
A reunião para discutir o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo realizou-se na sede do Porto da Figueira da Foz (APFF), a 13 de Janeiro de 2011, numa iniciativa conjunta do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
Pescadores de Caxinas que sobreviveram a naufrágio entregaram terço no Santuário de Fátima
Os seis pescadores de Caxinas que sobreviveram ao naufrágio da "Virgem do Sameiro", entregaram, este sábado, no Santuário de Fátima, o terço com que rezaram durante os três dias em que permaneceram na balsa de onde foram resgatados pela Força Aérea.
A cerimónia de entrega do terço foi marcada por grande emoção e muitas lágrimas. O terço, que entregaram fechado numa pequena caixa de madeira no final do rosário, vai ficar entre as relíquias do Santuário, disse o pároco que conduziu as celebrações, na Capelinha das Aparições.
Virgem do Sameiro só tinha balsa há um mês
A embarcação Virgem do Sameiro tinha rádio VHF, o meio de comunicação mais usado em navegação próxima da costa e cujo alcance pode ir até cerca das 20 milhas. Mas a surpresa que o mar pregou aos seis pescadores «não deu tempo de comunicar» a situação de perigo, disse ao SOL o mestre do pesqueiro, José Manuel Coentrão.
GENTE FELIZ COM LÁGRIMAS
Caxinas recebe em festa os seus Heróis do Mar
Gente feliz com lágrimas, nas Caxinas, graças ao resgate dos pescadores. Depois de três dias de angústia, chega a melhor notícia que os familiares dos pescadores desaparecidos poderiam receber: os seis homens que seguiam no barco 'Virgem do Sameiro' agarraram-se à vida, depois de um naufrágio, e foram resgatados. “Isto é uma ressurreição”, desabafa o presidente da Junta de Vila do Conde. “Milagre!”, gritaram os familiares. Os novos heróis do mar seguiram para o Hospital de Leiria, tendo posteriormente regressado a suas casas, com excepção de um deles, que ficou em observação.
Conheça a Ilha de Motiti
Em 2011, o porta-contentores Rena encalhou no recife "Astrolabe", a cerca de 12 milhas náuticas do Porto de Tauranga, na Nova Zelândia. O recife fica muito perto da paradisíaca ilha de Motiti, local de sonho para actividades de mergulho. Motiti fica a 10 minutos de voo de Tauranga. É habitada por 27 pessoas, menos seis que no census de 2001. Apesar de tão reduzido número de habitantes, há quem defenda a sua independência.
24.09.2011 | FOI NOTÍCIA NA APP
TERMINAL DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO DA REN NO PORTO DE SINES - Expansão pronta em 2012
A partir do próximo ano, o terminal de gás natural liquefeito da REN no porto de Sines disporá de uma capacidade de armazenagem de 390 mil metros cúbicos. O projecto de expansão, orçado em perto de 200 milhões de euros, acrescentará 150 mil metros cúbicos à capacidade de armazenagem actualmente existente.
À medida que aquela capacidade seja disponibilizada ao mercado, o preço do abastecimento do País em GNL poderá baixar, defende o presidente da REN, fruto da concorrência e do maior recurso ao transporte marítimo.