Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Lisboa com 13,7% de crescimento na carga movimentada em 2022
O total de carga movimentada no Porto de Lisboa atingiu 11 milhões de toneladas no final do ano 2022, o que representa um aumento de 13,7%, face ao ano anterior.
O crescimento resulta de melhorias na performance das várias áreas, nomeadamente da carga contentorizada, granéis líquidos e granéis sólidos.
![]() |
SILOPOR
Normalização da cadeia de abastecimento de cereais ao país
A Silopor - Empresa de Silos Portuários, SA (Em liquidação) informa que recebeu autorização da tutela para iniciar o processo negocial com os trabalhadores e seus representantes, tendente à sua valorização salarial em termos análogos ao restante Sector Empresarial do Estado.
Em consequência da referida autorização, os trabalhadores decidiram levantar a greve em curso às horas extraordinárias, bem como a greve total anunciada para segunda-feira, dia 20.
![]() |
Embaixada dos EUA em visita ao Porto de Sines
Uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América, liderada pela Conselheira Comercial, Youqing Ma, visitou o Porto de Sines para conhecer as oportunidades que esta infraestrutura portuária oferece ao mercado norte-americano.
A delegação diplomática, que foi ainda acompanhada por Alexander Bez, da CDP (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA), pretendeu aprofundar conhecimento acerca do importante papel que o Porto de Sines tem tido para o mercado dos Estados Unidos, quer através das importações, onde se destaca o Gás Natural Liquefeito (GNL), quer nas exportações para aquele país, designadamente no segmento da carga contentorizada.
![]() |
TCGL REALIZA OPERAÇÃO LOGÍSTICA DE 2753 VIATURAS DA VOLKSWAGEN NO PORTO DE LEIXÕES
O Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TCGL), concessionado ao Grupo ETE, liderou nos dias 21 e 22 de Janeiro uma operação de embarque de 2400 viaturas da marca Volkswagen, produzidas na AutoEuropa, com destino ao porto de Emden, na Alemanha.
Em simultâneo, o TCGL realizou também o desembarque de 353 viaturas de diversas marcas do Grupo VW , que chegaram no mesmo navio, com destino a Portugal e para distribuição nacional.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
5G permite gerir cargas em tempo real e de forma mais eficiente
Já são conhecidos os resultados preliminares da prova de conceito de gestão de carga instalada no Porto de Aveiro desde 2022. Recorrendo ao potencial da rede privada 5G da Vodafone e a inovações tecnológicas implementadas pela Ericsson – soluções de digital twin (gémeo digital), realidade aumentada e realidade virtual –, este projeto piloto promete contribuir para um melhor planeamento, monitorização e gestão da carga em tempo real (neste caso, bobinas destinadas à indústria metalúrgica), otimizando a pegada ambiental, a eficiência, a segurança e a rentabilidade das operações no Porto de Aveiro.
![]() |
Porto de Lisboa aposta na tecnologia para melhorar segurança e eficiência
O Porto de Lisboa vai passar a utilizar a plataforma tecnológica AQUASAFE™ para gerir com mais eficiência e com menor risco as entradas e saídas de navios do porto de Lisboa. Ao mesmo tempo que esta aposta reforça significativamente a segurança da navegação, também ajuda a diminuir tempos de implementação e custos operacionais.
Esta plataforma informática foi desenvolvida pela Hidromod e faz a gestão de dados e modelos numéricos. O Porto de Lisboa passa assim a dispor de um sistema operacional que faz a gestão de dados e previsões meteo-oceanográficas, que garantem maior rigor na gestão de riscos. Esta plataforma também irá utilizar um serviço de simulação de deriva de derrames de hidrocarbonetos que ajuda na gestão de eventuais acidentes no mar.
![]() |
Porto de Setúbal é o «porto nacional que está em melhores condições para dar resposta à fileira das energias verdes»
O Presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, admite que o Porto de Setúbal é um porto cheio de oportunidades e que, apesar de ser uma referência nacional na fileira de energias verdes.
Durante o primeiro Fórum “Investir, Inovar e Descarbonizar”, que se realizou no âmbito da programação do Centenário do Porto de Setúbal, Carlos Correia sublinhou que “o Porto de Setúbal é um porto de grandes oportunidades, que está a entrar numa nova fase da sua vida já centenária, com uma clara aposta na transição energética e na descarbonização. É também o porto nacional que está em melhores condições, devido às suas características, para dar resposta à fileira das energias verdes”.
![]() |
DGRM
Consulta Pública do novo Plano de Afectação para Imersão de Dragados
Vai entrar em consulta pública, a partir do dia 13 de fevereiro de 2023, e por 30 dias úteis, o projecto de Plano de Afectação para a Imersão de Dragados na Costa Continental Portuguesa.
O aviso da Consulta Pública foi publicado a 3 de fevereiro através da referência Aviso n.º 2487-A/2023 e as observações e sugestões devem ser apresentadas na forma escrita através do Portal www.participa.pt
![]() |
SUBMISSÃO DE RESUMOS ATÉ 23 DE FEVEREIRO
Encontro de Ciências Aquáticas ASLO 2023
Pelo seu eventual interesse e divulgação junto de potenciais interessados, remete-se convite remetido pelo IPMA, para submissão de resumos para o Encontro de Ciências Aquáticas ASLO 2023, que vai decorrer de 4 a 9 de junho de 2023, em Palma de Maiorca, Espanha.
Prazo para a receção dos resumos: 23:59h de 23.02.2023 (05:59 Hora Média de Greenwich de 24 de fevereiro de 2023).
![]() |
Portos de Setúbal e Sesimbra reconvertem rede de iluminação pública para Led
APSS avançou com a substituição e retrofit para tecnologia Led de cerca de oitocentos projetores e luminárias num investimento de cerca de 550 mil euros, o que permitirá uma redução anual de cerca de 40 % do consumo de eletricidade.
Foram ainda instalados 11 postos de carregamento de viaturas elétricas para responder à aposta na mobilidade elétrica da empresa e brevemente será inaugurado um posto de carregamento público rápido no porto de Sesimbra, a cargo da empresa EVpower.
Ainda para 2023, a APSS estabeleceu como meta dotar todos os seus 13 edifícios com iluminação de tecnologia Led; aumentar a produção de energia fotovoltaica para autoconsumo e expandir todo o seu parque automóvel de viaturas elétricas.
![]() |
Pescadores da Costa Nova celebraram mais uma Festa em Honra de Santo Amaro
Os pescadores da Costa Nova voltaram a celebrar a festa em honra de Santo Amaro, que teve o seu ponto alto com a procissão em honra ao santo padroeiro dos homens do mar da praia ilhavense.
![]() |
Saudi International Marine Exhibition 2023 arranca domingo, 12 de Fevereiro
O Saudi International Marine Exhibition 2023 (SIMEC ) realiza-se no Riyadh Front Exhibition & Convention Center entre os dias 12 e 14 de Fevereiro. É a primeira exposição especializada de sempre na Arábia Saudita centrada na pesca, aquicultura e actividades e indústrias marítimas relacionadas.
![]() |
Porto de Leixões é o primeiro porto português a obter a Certificação na norma ISO 28000 - Segurança da Cadeia de Abastecimento
A obtenção desta certificação demonstra o compromisso do Porto de Leixões com a qualidade e a segurança nas operações realizadas, visando a contínua satisfação dos seus clientes, reforçando a imagem institucional e acompanhamento do mercado em permanente mudança.
A implementação da norma ISO 28000 – Segurança da Cadeia de Abastecimento tem como objetivo primordial estabelecer, implementar e melhorar os níveis de segurança e proteção nas operações, melhorar as condições de segurança na cadeia logística, garantir as competências necessárias para o desempenho das funções operacionais, assegurar a conformidade com a política de segurança estabelecida e demonstrar essa conformidade em relação a terceiros.
![]() |
Porto de Sines fecha 2022 com 13 milhões de euros de lucros
O PORTO DE SINES fechou as contas de 2022 com um lucro líquido de 13 milhões de euros, valor afectado pela incerteza nos mercados e economias globais mas que, ainda assim, serviu para manter a estrutura entre as mais importantes em toda a Europa.
Respondendo a questões colocadas pelo Semmais, a administração do porto refere que “apesar de um ano menos favorável ao nível da actividade portuária, o volume de negócios da APS em 2022 ultrapassa de forma significativa o valor registado no ano anterior”. “Projectam-se valores finais para os resultados da empresa muito próximos dos registados em 2021, na ordem dos 25 milhões de euros para o EBITDA (o cálculo do somatório do resultado líquido, mais os juros, os impostos, as depreciações e as amortizações) real, dos 18 milhões de euros para o Resultado Operacional (EBIT) e dos 13 milhões de euros para o Resultado Líquido”.
![]() |
SETÚBAL
APSS e CMS expandem área de gestão partilhada
A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a CMS- Câmara Municipal de Setúbal assinaram, no dia 2 de fevereiro, uma Adenda ao Protocolo de Gestão Partilhada da zona ribeirinha da cidade de Setúbal, em vigor desde 14 de dezembro de 2018. Esta Adenda aumenta a área abrangida pelo referido Protocolo, pelo que, doravante, abrangerá toda a zona ribeirinha compreendida entre o Parque Urbano da Albarquel e o topo montante das Doca das Fontainhas.
No ato da assinatura, o Presidente do CA da APSS, Carlos Correia enalteceu a importância da estreita e contínua cooperação com a CMS no objetivo de reforçar a relação porto/cidade, dando conta de alguns projetos em desenvolvimento no Porto de Setúbal no âmbito da transição energética e da náutica de recreio.
![]() |
AÇORES
Investidos 36 milhões de euros na reconstrução do porto das Lajes das Flores
O Presidente da Portos dos Açores avançou esta segunda-feira que já foram investidos 36 milhões de euros na reconstrução do porto das Lajes das Flores e reiterou a intenção de concluir a obra, orçada em 166 milhões, até 2028.
“Temos previsto no total da obra 166 milhões. Obviamente, temos a noção que existem materiais que estão a ficar mais caros e há candidaturas que não estamos a conseguir lançar pelo mesmo preço do ano passado. Isso é tudo um processo evolutivo”, afirmou Rui Terra, confirmando que já foram investidos 36 milhões na reconstrução do porto das Lajes das Flores.
![]() |
Governo vai comparticipar com 50% a obra de requalificação frente mar da Horta
O Governo Regional dos Açores vai comparticipar financeiramente a nova fase da obra de requalificação urbana da frente mar da cidade da Horta, na sequência de um contrato ARAAL assinado entre o Executivo e o Município da Horta.
![]() |
Condições do Porto de Sines para comércio internacional de produtos frutícolas em destaque na Fruit Logistica em Berlim
A iniciativa Invest in Alentejo, promovida pela ADRAL — Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, participa, entre 8 e 10 de Fevereiro, na Fruit Logistica, em Berlim, Alemanha, em parceria com a APS – Administração do Porto de Sines e a CPLS – Comunidade Portuária e Logística de Sines, para promoção das “características e condições operacionais únicas” do Porto de Sines para a realização de operações de comércio internacional de frutas, numa das maiores feiras do sector.
![]() |
A 17 DE FEVEREIRO
1.º Fórum Anual da Missão «Recuperar o nosso Oceano e Águas até 2030»
O Programa Oceano da FCT vem partilhar a informação relativa ao 1.º Fórum Anual da Missão “Recuperar o nosso Oceano e Águas até 2030”, que terá lugar a 17 de fevereiro de 2023 no Royal Museums of Fine Arts of Belgium em Bruxelas. Este evento será o maior encontro anual da Missão, uma importante iniciativa europeia para prevenir a poluição, proteger a biodiversidade e desenvolver atividades sustentáveis no nosso oceano e nas nossas águas.
![]() |
TCGL BATE RECORD, EM 2022, COM 4 MILHÕES DE TONELADAS DE CARGA MOVIMENTADA
O TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, concessionado ao Grupo ETE, bateu em 2022 o recorde de carga movimentada ao atingir 4 milhões de toneladas, mais 6% que em 2021.
Atento às necessidades dos seus clientes e sempre focado em entregar soluções customizadas, o TCGL observou no ano de 2022 um crescimento exponencial da sua atividade, nomeadamente na movimentação de granéis sólidos com um aumento de 12% face a 2021, destacando-se um crescimento de 11% na importação e de 20% na exportação. No que respeita à movimentação de carga geral, os volumes de importação equipararam-se às exportações, no entanto ao nível do mix de cargas, a importação atingiu valores recorde comparativamente a 2021, crescendo 5%.