Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto da Figueira da Foz cresce 19,5% até fevereiro face ao período homólogo
Até fevereiro de 2022, o Porto da Figueira da Foz registou um crescimento de 19,5% no volume de mercadorias movimentadas, face ao período homólogo, num total de 302.302 toneladas.
O movimento de contentores também cresceu, tendo-se movimentado 2.677 TEU’s, um aumento de 20,5% face ao período homólogo.
Segundo revela a administração portuária, as mercadorias que mais contribuíram para este resultado foram os minerais não metálicos, os produtos de vidro e as pastas químicas de madeira.
![]() |
Delegação do Porto de Sines visita plataformas logísticas transfronteiriças de Elvas e Badajoz
Em linha com os objetivos definidos no Plano Estratégico do Porto de Sines, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento do hinterland, uma delegação do Porto de Sines, reforçou o relacionamento com os stakeholders do porto que operam na Plataforma Logística de Elvas e com a entidade promotora da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, localizada em Badajoz.
![]() |
Porto de Aveiro faz balanço positivo da participação na Intermodal South America
A Administração do Porto de Aveiro fa um balanço positivo da sua participação no recente evento Intermodal South America, onde esteve presente com os seus parceiros Pérez Torres e Portline.
Numa comunicação nas suas redes sociais, o Porto de Aveiro dá conta que, junto com os seus parceiros, “estabeleceram novos contactos para reforço de negócios com portos do Brasil e produtores nacionais, tendo em vista o crescimento do comércio internacional de carga geral fracionada, segmento em que é líder nacional”.
![]() |
DGRM abre Posto de Atendimento BMar na Gafanha da Nazaré
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que, no âmbito de uma parceria entre a DGRM e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro), foi aberto um novo Posto de Atendimento Presencial do Balcão Eletrónico do Mar (BMar) na Gafanha da Nazaré.
![]() |
AVEIRO
Produtos florestais fazem crescer actividade portuária no segundo mês do ano
O Porto de Aveiro movimentou um total de 457.369 toneladas, o que representa mais 21,6% de mercadorias no mês de fevereiro face ao período homólogo.
A carga geral fracionada teve um contributo grande, com um aumento de 99,2% (233.631 toneladas), “fortemente impulsionado pelo contributo dos produtos florestais, com um total de 134.995 toneladas (+ 131.346 toneladas que o período homólogo)”, explica uma nota da administração portuária.
![]() |
Parceria entre a DGRM e a APA desenvolve proposta de Plano de Afectação de Imersão de Dragados
Resultado de uma parceria entre a DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, foi apresentada à Comissão Consultiva de acompanhamento a proposta nacional de Plano de Afectação para a Imersão de Dragados.
Esta Comissão Consultiva realizou a sua primeira reunião, onde foi apresentada e discutida a proposta de plano nacional, que tem como objectivo o estabelecimento de novos pontos de imersão de dragados não contaminados na costa continental portuguesa.
![]() |
Último dia da missão Invest In Alentejo em São Paulo, Brasil
Decorreu esta quinta-feira, 17 de Março, na Câmara de Comércio de São Paulo, a segunda de duas sessões de organizadas pela missão Invest in Alentejo no Brasil, lideradas por José Luis Azevedo Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., e por Miguel Gama, Administrador Executivo da aicep Global Parques, com o objectivo de apresentar as oportunidades que a Plataforma Portuária, Logística e Industrial de Sines oferece ao mercado brasileiro, enquanto principal porta de entrada de produtos na Europa.
![]() |
Porto de Lisboa acolhe exercício de segurança
O Porto de Lisboa realizou um exercício de segurança de prontidão de meios e pessoal em Algés, junto à torre VTS.
O exercício contou com a participação da Administração do Porto de Lisboa (APL), da Capitania do Porto de Lisboa (CPL) , de uma equipa da Direção de Combate à Poluição do Mar (DCPM) e do Departamento Marítimo do Centro.
![]() |
Porto de Lisboa reafirma aposta no mercado Sul Americano
O Porto de Lisboa marca presença na Intermodal South America, uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor da logística, dos portos e comércio exterior que começa hoje em São Paulo, no Brasil.
Um dos principais objetivos desta participação do Porto de Lisboa é o reforço do posicionamento nas ligações aos mercados da América do Sul, nomeadamente ao nível dos contentores e dos graneis agroalimentares
![]() |
Plataforma Portuária, Logística e Industrial de Sines mostra-se ao mercado brasileiro
Decorreu esta quarta-feira, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, a primeira de duas sessões de apresentação e promoção de oportunidades que a Plataforma Portuária, Logística e Industrial de Sines oferece ao mercado brasileiro. A sessão contou com a abertura do Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Embaixador Paulo Nascimento.
As duas sessões, lideradas por José Luis Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., e por Miguel Gama, administrador executivo da aicep Global Parques, têm como foco o agronegócio brasileiro - com o mercado dos grãos e os produtos agroalimentares movimentados (carne, frutas, hortícola, …) - que representa um importante fluxo exportador para o continente europeu, para o qual a Plataforma Portuária, Logística e Industrial de Sines se quer afirmar como uma porta de entrada.
![]() |
Porto de Setúbal presente na 26.ª edição da Intermodal South América
O Porto de Setúbal participa, pela terceira vez, de 15 a 17 de março, na 26 ª Edição da Intermodal South America, numa presença conjunta dos portos portugueses através da Associação dos Portos de Portugal (APP).
Este ano com um significado especial, uma vez que o evento decorre após a APP e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários do Brasil (ANTAQ) terem assinado um protocolo de estreitamento de relações entre os portos nacionais e brasileiros, com o objetivo de potenciar as trocas comerciais entre os dois países.
![]() |
Porto de Aveiro quer criar novas ligações com o Brasil
O Porto de Aveiro apresenta-se aos investidores brasileiros com aposta na dinamização das relações comerciais. No âmbito de uma missão empresarial aos portos portugueses, dinamizada pela Brasil Export e coordenada pela Associação dos Portos de Portugal, a Enterprise Europe Network da AIDA CCI, promove um evento que conta com cerca de 40 empresários e entidades brasileiras.
Fátima Alves diz que existe interesse nessa ligação com a captação de investidores.
![]() |
Lisboa dá «primeiro passo» para Hub do Mar com candidatura ao PRR
O edifício do Hub do Mar vai ser construído na Doca de Pedrouços, ao lado da Fundação Champalimaud e da Fundação Gulbenkian. Projecto candidata-se a 31 milhões de fundos do PRR a fundo perdido.
![]() |
Porto de Sines em Roterdão para evento de lançamento do projecto MAGPIE
O Porto de Sines participou na conferência de lançamento do Projecto MAGPIE no dia 10 de março, evento organizado pelo Porto de Roterdão, que contou ainda com a participação dos restantes 44 parceiros deste projecto pioneiro, no qual se inclui a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
![]() |
JOSÉ SIMÃO, DGRM:
Peso dos russos na marinha mercante ameaça comércio global
José Simão alerta que a Rússia e a Ucrânia fornecem cerca de 15% do pessoal que trabalha a bordo dos navios. A guerra entre os dois países vai tornar difícil a sua substituição e provocar “fortes perturbações no transporte marítimo”.
![]() |
Programa de aceleração dinâmica quer inovar portos atlânticos da Europa
O projecto AspBAN tem 147 desafios prontos a serem abraçados por 30 start-ups para acelerarem a mudança para uma economia oceânica mais sustentável. O projecto estima captar 6 milhões de euros de investimento privado direto e um potencial de 4,5 mil milhões de euros de investimento para as start-ups.
![]() |
Ministro Pedro Nuno Santos no encerramento da Missão Brasil Export
O encerramento da Missão Brasil Export contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que recebeu a delegação brasileira, salientando que os dois países devem trabalhar em conjunto para “conseguir que o centro da globalização volte ao Atlântico”.
Lideraram a comitiva brasileira, o Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura do Brasil, Marcelo Sampaio, o Senador Wellington Fagundes, Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, e o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.
![]() |
Porto de Lisboa visitado por comitiva do Brasil Export
O Porto de Lisboa recebeu uma comitiva da Brasil Export, o forum permanente dos setores de transportes e logística do Brasil, que promove debates temáticos e visitas técnicas aos principais portos internacionais. A visita envolveu operadores portuários e de logística daquele país sul-americano, que gerou 1,2 mil milhões de toneladas de carga em 2021, com um crescimento de 4,8%, face a 2020.
A visita arrancou na Gare Marítima de Alcântara com uma apresentação do Porto de Lisboa, garantida por intervenções da APL-Administração do Porto de Lisboa e alguns concessionários com atividade na infraestrutura portuária da capital, que movimentou cerca de 10 milhões de toneladas em 2021, com um crescimento de 5% face a 2020.
![]() |
Governo aprova mudanças à concessão de exploração do futuro terminal de contentores de Sines
O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que altera as bases de concessão de exploração do futuro terminal de contentores, o Terminal Vasco da Gama, no Porto de Sines (Setúbal) com o objetivo de “redimensionar” o projeto.
De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, reunido esta quinta-feira, a alteração das bases de concessão de exploração permitirá “redimensionar o projeto do novo terminal de contentores” no Porto de Sines. Desta forma, o Governo pretende ajustar o projeto do futuro Terminal Vasco da Gama “às condições atuais da concorrência, visando atrair um maior número de concorrentes”, lê-se no comunicado.
![]() |
ALARGAMENTO DO HORÁRIO DA ALFÂNDEGA DE LEIXÕES AO SÁBADO
No âmbito do trabalho desenvolvido em estreita cooperação com a Alfândega de Leixões, a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo vem comunicar que a partir do dia 1 de Abril de 2022 a Alfândega de Leixões passará a funcionar aos sábados até às 24h.