Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Blue Economy Expo Shizuoka, no Japão

Organizada pelo Marine Open Innovation Institute, a 1.ª Edição da Blue Economy Expo de Shizuoka, no Japão, contou com a presença do Secretário-Geral do Fórum Oceano, Ruben Eiras, num painel onde também intervieram Matt Classen, CEO do Cluster Azul da Califórnia TMA BlueTech™, e Kristin Iglum, Embaixadora da Noruega no Japão.

Ruben Eiras apresentou o Cluster do Mar Português e os seus principais ecossistemas de inovação: Hub Azul Portugal, Portugal Blue Digital Hub e Estações Náuticas de Portugal, bem como as tendências de investimento na economia azul.

Portugal Blue Digital Hub e Hub Azul Portugal no Digital with Purpose 2024

O Portugal Blue Digital Hub (PBDH) teve a sua sessão de lançamento no âmbito do evento Digital with Purpose Global Summit 2024, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril.

Oportunidades de investimento na economia azul, inovação enquanto fator de desenvolvimento e a utilização de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, que não só digitalizam, mas também descarbonizam e suportam a circularidade nas cadeias de fornecimento das start-ups, PMEs e organizações do setor público, foram alguns dos temas debatidos na profícua sessão

ATLANTIC FERRIES confirma presença na Feira de Emprego e Carreiras Azuis

A Atlantic Ferries confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza no dia 17 de outubro 2024, em Lisboa.

A Atlantic Ferries é uma empresa do grupo Sonae Capital, concessionária do serviço público de transporte fluvial entre Setúbal e a Península de Tróia. Com uma frota composta por dois ferries e dois catamarans, nos seus 14 anos de atividade a Atlantic Ferries já transportou mais de 15 milhões de pessoas e 3,5 milhões de veículos.

Governo do Rio de Janeiro e Fórum Oceano assinam acordo de cooperação

O Acordo de Cooperação é visto como um passo significativo para o Brasil na promoção da defesa dos oceanos e na aceleração do ecossistema da Economia Azul no Rio de Janeiro. "O acordo de cooperação representará um marco importante para o nosso país em prol da defesa dos oceanos, reafirmando o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e fortalecendo ainda mais os nossos laços internacionais", afirmou Ana Asti, sub-secretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Governo do Rio de Janeiro.

PORTLINE Bulk International confirma presença na Feira de Emprego e Carreiras Azuis

A Portline Bulk International confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza no dia 17 de outubro 2024, em Lisboa.

A Portline gere uma frota de 18 navios graneleiros, com cerca de 362 tripulantes a bordo, promovendo a respetiva evolução de carreira, o que se reflete em elevada taxa de retenção. A companhia procura oficiais para a sua frota. Valoriza, também, a experiência e formação marítima para carreiras em terra.

Autoestrada marítimo-ferroviária para unir o porto de Valência a Itália

O governo espanhol anunciou o início das obras de construção da primeira autoestrada marítimo-ferroviária que permitirá unir o porto de Valência a Itália.
O operador espanhol Tramesa e a multinacional europeia de transporte logístico multimodal TransItalia, responsáveis por esta obra, estão igualmente a estabelecer conversações com o governo espanhol, no âmbito do designado “corredor atlântico”, com o objetivo de uma rápida concretização deste projeto transpeninsular, com ligação a Portugal.

Repsol Polímeros aponta final de 2025 para arranque de fábricas em Sines

O diretor-geral do Complexo Industrial de Sines da Repsol Polímeros, Salvador Ruiz, aponta o último trimestre de 2025 para a conclusão do projeto de expansão com o arranque da atividade das duas novas fábricas: "Estamos a manter as datas [previstas no projeto], com um nível de construção na ordem dos 30 a 35% e podemos afirmar que, no final de 2025, vamos começar com as atividades de arranque das duas fábricas", disse o responsável.

"Sempre apostámos em Sines e estamos a transformar o complexo industrial de Sines, tal como estamos a transformar todos os complexos da área industrial da Repsol para crescer de forma sustentável, descarbonizar os processos, e estamos a fazê-lo de uma forma eficiente para sustentar o seu futuro", vincou.

Portugal-Estonia Blue

Organizado pela Embaixada da Estónia, pelo Fórum Oceano e pela Câmara de Comércio e Indústria da Estónia, o Blue Matchmaking Event reuniu, no Porto de Lisboa, representantes dos dois países com o objetivo de promover a partilha de tecnologia, serviços e conhecimento em prol de uma economia azul mais sustentável.

«WestMED Hackathon 2024» a 3 de Outubro, no Algarve

O WestMED Hackathon 2024 acontece no dia 3 de outubro de 2024, no Algarve
Este evento, que vai na sua terceira edição bianual, é uma oportunidade única para colaborar com inovadores, líderes da indústria e especialistas de toda a região do Mediterrâneo.

O foco principal será o desenvolvimento conjunto de projetos para a economia azul sustentável.

Portugal como «hub» global de interconexão de dados

Análise DE-CIX indica que país tem num raio 100 quilómetros uma infraestrutura de rede única

Segundo o Dinheiro Vivo, a análise da DE-CIX indica que o país tem num raio de 100 quilómetros uma infraestrutura de rede (cabos submarinos, Internet Exchange e centros de dados) "única", que confere a Portugal uma "posição central" no acesso à conectividade, sendo alternativa aos "FLAPS". Preços da conectividade caíram 65% desde 2016.

Portugal passou a ser um 'hub' de interconexão de dados global, conquistando uma "posição central no panorama global contemporâneo da Internet", conclui um estudo encomendado pelo operador mundial DE-CIX.

Portugal volta a receber a Reunião Mundial de Direito Aduaneiro

Entre os dias 4 e 5 de setembro de 2025, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto irá receber a XVII Reunião Mundial de Direito Aduaneiro, um encontro organizado pela Academia Internacional de Direito Aduaneiro (ICLA) e que reúne especialistas mundiais de comércio internacional.

Será a primeira vez que o evento irá ocorrer no Porto, sendo que Lisboa já foi, em 2009, palco deste evento. Durante os dois dias, o Porto vai receber académicos, investigadores, membros de instituições internacionais, advogados, economistas, despachantes aduaneiros e representantes das alfândegas, entre outros especialistas mundiais.

Salinas de Rio Maior, as únicas de interior em Portugal

A interrogação mais comum quando se chega às Salinas de Rio Maior é: mas se não há aqui mar (está a cerca de 30 quilómetros de distância) como é que há aqui água salgada?

Pois parece que o fenómeno é justificado pela Serra dos Candeeiros, que dada a sua natureza calcária tem muitas falhas na rocha e assim as águas da chuva entranham-se e formam cursos de água subterrâneos. Sendo que um desses cursos atravessa uma grande jazida de sal-gema que alimenta o poço destas Salinas de Rio Maior.

BELA MANDIL, OLHÃO

Salinas do Grelha

Nas Salinas do Grelha, situadas em Bela Mandil, Olhão, procede-se, de forma tradicional, à extração de sal marinho e flor de sal. Numa visita guiada, o visitante fica a saber como tudo acontece neste processo de formação e recolha do sal. A par da componente histórica e cultural, a natureza tem lugar de destaque na atividade já que é possível observar as aves marinhas no habitat das salinas, situadas em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

A 24 DE AGOSTO

Alcácer do Sal organiza passeio de galeão

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove um passeio pelo rio Sado a bordo do galeão do sal Pinto Luísa, no dia 24 de agosto (das 8:00 às 19:00).

Segundo a autarquia, a lotação máxima do galeão é de 35 passageiros, ocorrendo o embarque e desembarque no cais localizado na margem sul da cidade. O passeio é pago e vai percorrer o estuário do Sado, oferecendo a oportunidade de “apreciar toda uma paisagem deveras característica em termos de fauna e flora”.

SETÚBAL

Pessoas do Porto: Nuno Maia

Na rubrica “Pessoas do Porto” damos a conhecer os trabalhadores, os parceiros, os concessionários e todos as mais pessoas que fazem o Porto de Setúbal funcionar.

Apresentamos Nuno Maia, Diretor-Geral da AISET - Associação da Indústria da Península de Setúbal em representação da Secil, onde é Diretor de Comunicação Institucional.

Hub Azul Dealroom

Plataforma de negócios já conta com 2600 investidores

A plataforma permite mapear, de forma célere e imediata, os dados empresariais da Economia Azul e fazer matchmaking de negócios entre startups, pequenas e médias empresas e investidores.

A Hub Azul Portugal, Rede de Infraestruturas de Inovação para a Economia Azul lançou, em 2023, o Hub Azul Dealroom – a primeira plataforma mundial de negócios da Economia Azul. Pouco mais de um ano depois, a plataforma já conta com a adesão de mais de 1.100 startups (com mais de 1.800 rondas de investimento), cerca de 2.600 investidores e mais de 120 grandes empresas.

Grécia vai limitar navios de cruzeiro em Santorini e Mykonos

As autoridades gregas estão a analisar uma proposta que visa a limitação das visitas de navios de cruzeiro a determinados portos do país, incluindo as ilhas de Santorini e Mykonos, importantes destinos de milhões de cruzeiristas.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em declarações prestadas à Bloomberg, afirmou que as ilhas mais populares do país poderão em breve sofrer restrições para lidar com os “efeitos do excesso de turismo no período pós-pandemia”.

ICS 2

Enquadramento e requisitos do novo sistema de controlo aduaneiro

A Responsável Regional Norte da APAT, Inês Simões Carneiro, descreve a origem e enquadramento do Import Control System 2, contextualizando os objetivos deste novo sistema de controlo de informação de fluxos comerciais.

FO no Digital Ocean Forum

O Fórum Oceano marcou presença no Digital Ocean Forum (DOF), um evento de alto nível, que decorrer no Palácio das Academias, em Bruxelas.

A iniciativa permitiu conhecer o protótipo do European Digital Twin of the Ocean (EDITO), desenvolvido pela EMODnet e pelo Copernicus Marine Service, assinalando um importante progresso da Comissão Europeia no avanço da ciência e tecnologia dos oceanos.
 

Grupo ETE presente como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis

O Grupo ETE confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza no dia 17 de outubro 2024, em Lisboa.

Em atividade desde 1936, o Grupo ETE reúne um conjunto de empresas, interligadas entre si, cujas funções se complementam de forma a prestar serviços de valor acrescentado aos seus clientes.

Total: 482