Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Fábrica Júdice Fialho de S. José em Portimão

A fábrica de conservas de sardinha de S. José localiza-se no local denominado da Esperança, rua de S. José, freguesia e concelho de Portimão, distrito de Faro, e teve concessão de alvará n.º 4159 de 14-10-1923 (ou 14-7-1924). Construída de raiz, terminou a sua instalação a 5-7-1892, especializando-se em conservas de sardinha.

DGRM

Consulta Pública do novo Plano de Afectação para Imersão de Dragados

Vai entrar em consulta pública, a partir do dia 13 de fevereiro de 2023, e por 30 dias úteis, o projecto de Plano de Afectação para a Imersão de Dragados na Costa Continental Portuguesa.

O aviso da Consulta Pública foi publicado a 3 de fevereiro através da referência Aviso n.º 2487-A/2023 e as observações e sugestões devem ser apresentadas na forma escrita através do Portal www.participa.pt

SUBMISSÃO DE RESUMOS ATÉ 23 DE FEVEREIRO

Encontro de Ciências Aquáticas ASLO 2023

Pelo seu eventual interesse e divulgação junto de potenciais interessados, remete-se convite remetido pelo IPMA, para submissão de resumos para o Encontro de Ciências Aquáticas ASLO 2023, que vai decorrer de 4 a 9 de junho de 2023, em Palma de Maiorca, Espanha.

Prazo para a receção dos resumos: 23:59h de 23.02.2023 (05:59 Hora Média de Greenwich de 24 de fevereiro de 2023).

Pescadores da Costa Nova celebraram mais uma Festa em Honra de Santo Amaro

Os pescadores da Costa Nova voltaram a cele­brar a festa em honra de Santo Amaro, que teve o seu ponto alto com a pro­cissão em honra ao santo padroeiro dos homens do mar da praia ilhavense.

Saudi International Marine Exhibition 2023 arranca domingo, 12 de Fevereiro

O Saudi International Marine Exhibition 2023 (SIMEC ) realiza-se no Riyadh Front Exhibition & Convention Center entre os dias 12 e 14 de Fevereiro. É a primeira exposição especializada de sempre na Arábia Saudita centrada na pesca, aquicultura e actividades e indústrias marítimas relacionadas.

Porto de Leixões é o primeiro porto português a obter a Certificação na norma ISO 28000 – Segurança da Cadeia de Abastecimento

A obtenção desta certificação demonstra o compromisso do Porto de Leixões com a qualidade e a segurança nas operações realizadas, visando a contínua satisfação dos seus clientes, reforçando a imagem institucional e acompanhamento do mercado em permanente mudança.

A implementação da norma ISO 28000 – Segurança da Cadeia de Abastecimento tem como objetivo primordial estabelecer, implementar e melhorar os níveis de segurança e proteção nas operações, melhorar as condições de segurança na cadeia logística, garantir as competências necessárias para o desempenho das funções operacionais, assegurar a conformidade com a política de segurança estabelecida e demonstrar essa conformidade em relação a terceiros.
 

Porto de Sines fecha 2022 com 13 milhões de euros de lucros

O PORTO DE SINES fechou as contas de 2022 com um lucro líquido de 13 milhões de euros, valor afectado pela incerteza nos mercados e economias globais mas que, ainda assim, serviu para manter a estrutura entre as mais importantes em toda a Europa.

Respondendo a questões colocadas pelo Semmais, a administração do porto refere que “apesar de um ano menos favorável ao nível da actividade portuária, o volume de negócios da APS em 2022 ultrapassa de forma significativa o valor registado no ano anterior”. “Projectam-se valores finais para os resultados da empresa muito próximos dos registados em 2021, na ordem dos 25 milhões de euros para o EBITDA (o cálculo do somatório do resultado líquido, mais os juros, os impostos, as depreciações e as amortizações) real, dos 18 milhões de euros para o Resultado Operacional (EBIT) e dos 13 milhões de euros para o Resultado Líquido”.

SETÚBAL

APSS e CMS expandem área de gestão partilhada

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a CMS- Câmara Municipal de Setúbal assinaram, no dia 2 de fevereiro, uma Adenda ao Protocolo de Gestão Partilhada da zona ribeirinha da cidade de Setúbal, em vigor desde 14 de dezembro de 2018. Esta Adenda aumenta a área abrangida pelo referido Protocolo, pelo que, doravante, abrangerá toda a zona ribeirinha compreendida entre o Parque Urbano da Albarquel e o topo montante das Doca das Fontainhas.

No ato da assinatura, o Presidente do CA da APSS, Carlos Correia enalteceu a importância da estreita e contínua cooperação com a CMS no objetivo de reforçar a relação porto/cidade, dando conta de alguns projetos em desenvolvimento no Porto de Setúbal no âmbito da transição energética e da náutica de recreio.

AÇORES

Investidos 36 milhões de euros na reconstrução do porto das Lajes das Flores

O Presidente da Portos dos Açores avançou esta segunda-feira que já foram investidos 36 milhões de euros na reconstrução do porto das Lajes das Flores e reiterou a intenção de concluir a obra, orçada em 166 milhões, até 2028.

“Temos previsto no total da obra 166 milhões. Obviamente, temos a noção que existem materiais que estão a ficar mais caros e há candidaturas que não estamos a conseguir lançar pelo mesmo preço do ano passado. Isso é tudo um processo evolutivo”, afirmou Rui Terra, confirmando que já foram investidos 36 milhões na reconstrução do porto das Lajes das Flores.

Governo vai comparticipar com 50% a obra de requalificação frente mar da Horta

O Governo Regional dos Açores vai comparticipar financeiramente a nova fase da obra de requalificação urbana da frente mar da cidade da Horta, na sequência de um contrato ARAAL assinado entre o Executivo e o Município da Horta.
 

Condições do Porto de Sines para comércio internacional de produtos frutícolas em destaque na Fruit Logistica em Berlim

A iniciativa Invest in Alentejo, promovida pela ADRAL — Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, participa, entre 8 e 10 de Fevereiro, na Fruit Logistica, em Berlim, Alemanha, em parceria com a APS – Administração do Porto de Sines e a CPLS – Comunidade Portuária e Logística de Sines, para promoção das “características e condições operacionais únicas” do Porto de Sines para a realização de operações de comércio internacional de frutas, numa das maiores feiras do sector.

A 17 DE FEVEREIRO

1.º Fórum Anual da Missão «Recuperar o nosso Oceano e Águas até 2030»

O Programa Oceano da FCT vem partilhar a informação relativa ao 1.º Fórum Anual da Missão “Recuperar o nosso Oceano e Águas até 2030”, que terá lugar a 17 de fevereiro de 2023 no Royal Museums of Fine Arts of Belgium em Bruxelas. Este evento será o maior encontro anual da Missão, uma importante iniciativa europeia para prevenir a poluição, proteger a biodiversidade e desenvolver atividades sustentáveis no nosso oceano e nas nossas águas.

TCGL BATE RECORD, EM 2022, COM 4 MILHÕES DE TONELADAS DE CARGA MOVIMENTADA

O TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, concessionado ao Grupo ETE, bateu em 2022 o recorde de carga movimentada ao atingir 4 milhões de toneladas, mais 6% que em 2021.

Atento às necessidades dos seus clientes e sempre focado em entregar soluções customizadas, o TCGL observou no ano de 2022 um crescimento exponencial da sua atividade, nomeadamente na movimentação de granéis sólidos com um aumento de 12% face a 2021, destacando-se um crescimento de 11% na importação e de 20% na exportação. No que respeita à movimentação de carga geral, os volumes de importação equipararam-se às exportações, no entanto ao nível do mix de cargas, a importação atingiu valores recorde comparativamente a 2021, crescendo 5%.

Porto de Sines dá os primeiros passos para a criação de um hub logístico de frutas brasileiras

O Porto de Sines celebrou um protocolo de intenções com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), cujos associados representam aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

O protocolo assinado visa desenvolver um intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais que enquadrem a criação em Sines de um hub logístico para entrada de frutas brasileiras no mercado ibérico e europeu. Com efeito, o Porto de Sines tem condições geográficas e operacionais que o posicionam como um local de excelência para a importação de frutas brasileiras.

PORTO DE SETÚBAL

Rampa das Baleias com acessos melhorados

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra executou uma intervenção de melhoria das condições de acesso à Rampa das Baleias, visando uma maior segurança nas manobras necessárias para a alagem de pequenas embarcações.

Esta empreitada, concluída no dia 23 de janeiro, decorreu no seguimento das conversações com o Grupo de Amigos da Rampa das Baleias, sendo que a APSS continua a analisar as diversas possibilidades de melhoria desta infraestrutura de utilização pública, no sentido de uma maior segurança nas operações ali realizadas. Estas intervenções traduzem o compromisso da APSS em de contínuo reforço e melhoria da relação porto/cidade e de aproximação da população de Setúbal e visitantes ao rio Sado e à sua baía, e o fomento da atividade da náutica de recreio.

Universidade de Aveiro lança concursos de 2,5 ME para equipar centro de aquacultura

A Universidade de Aveiro (UA) anunciou o lançamento de concursos públicos, que ascendem a 2,5 milhões de euros, para equipar o Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA).

O objetivo é dotar o CITAQUA, a instalar junto ao ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Maridos da UA, “com um Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e com um Laboratório para a Produção 5.0 Super-Intensiva de Algas e Bivalves”.

Canadá - International Marine Protected Areas Conference 5

O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, desloca-se a Vancouver entre 5 e 10 de fevereiro para participar no International Marine Protected Areas Conference 5 (IMPAC5).

A deslocação ao Canadá afigura ser o momento para incrementar as relações no domínio da economia azul com um país com o qual Portugal, em 2022, celebrou o 70.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, estando ligados por profundos laços históricos de amizade e de cooperação. Por outro lado, a visita do secretário de Estado do Mar pretende ser um follow up da visita que a delegação do Canadá realizou a Portugal em junho de 2022 no âmbito de uma missão espaço oceanos.

Embaixadores da América Latina de olhos postos em Sines

No dia 1 de Fevereiro, o Porto de Sines recebeu a visita de delegações diplomáticas das Embaixadas da América Latina em Portugal, numa iniciativa da Casa da América Latina, que contou com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
 

DGRM

Portugal com Nota Positiva na Gestão do Estado de Bandeira

O relatório Shipping Industry Flag State Performance Table – 2022/2023, emitido pela International Chamber of Shipping (ICS), atribui a Portugal nota positiva em todos os parâmetros de avaliação.

Esta excelente avaliação decorre de um conjunto alargado de atividades no âmbito da gestão do Estado de Bandeira, a maior parte delas sob responsabilidade direta da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), nomeadamente, as que respeitam às atividades do Controlo de Estado do Porto (PSC), na gestão e controlo da atuação das Organizações Reconhecidas (OR’s), na ratificação e aplicação por Portugal das Convenções Internacionais aplicáveis ao Transporte Marítimo e Portos, na aplicação das regras de Segurança Marítima e Proteção nos Navios e Portos nacionais, no cumprimento do envio de dados para a International Maritime Organization (IMO) e para a International Labour Organization (ILO), na participação e seguimento dos Grupos Técnicos da IMO e nos resultados das auditorias da IMO a Portugal.

PORTO DE AVEIRO PASSA A TER ESCALA SEMANA DE LINHA DE CONTENTORES

Desde o dia 28 de janeiro que a linha regular de contentores da Ellerman City Liners no Porto de Aveiro passou a semanal.

Esta linha, que escala os portos de Cádiz, Setúbal, Aveiro, Teesport, Tilbury e Roterdão tem capacidade para movimentar até 800 TEU.

Total: 5838
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292