Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Associados da COTEC Portugal em visita ao Porto de Leixões

No âmbito do 12º Encontro PME Inovação 2022 da COTEC, que decorreu esta quarta-feira no Terminal de Cruzeiros, a APDL promoveu, esta manhã, uma visita ao Porto de Leixões com os associados da principal associação empresarial portuguesa para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial.

Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S. A., congratulou-se pela iniciativa e fez questão de evidenciar os principais investimentos no Porto de Leixões que vão representar uma ampliação da capacidade de negócio e melhor gestão ambiental. “Investimos em dois segmentos concretos, em prol do aumento do negócio, do aumento da resposta satisfatória aos clientes e diminuição da pegada ambiental, sempre com foco na resiliência, tendo em conta os cenários que atravessamos, como o fecho da refinaria, a pandemia e a guerra na Ucrânia”, referiu Nuno Araújo, no decorrer na apresentação da estratégia da APDL para o Porto de Leixões.

APS e Extremadura Avante apresentam ponto de situação do Projeto CALSIBA

O Auditório do Porto de Sines foi palco para a sessão de apresentação do ponto de situação do Projeto CALSIBA, no dia 25 de novembro. A abertura do evento esteve a cargo do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho e do Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez.

O objetivo deste projeto é melhorar a interoperabilidade no corredor logístico entre Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação que agreguem competitividade às empresas transfronteiriças. O CALSIBA prevê a redução da carga administrativa, a simplificação de procedimentos alfandegários e da dinamização da cadeia logística, através da implementação de uma solução inovadora no transporte de mercadorias.

CEO da ONE esteve em Portugal e visitou os Portos de Leixões e de Lisboa

JEREMY NIXON IMPRESSIONADO COM PROJECTOS DE MODERNIZAÇÃO DE PORTOS NACIONAIS

O CEO da OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE), Jeremy Nixon, mostrou-se impressionado com os projectos de modernização dos portos nacionais. O responsável, que este mês esteve em Portugal, foi convidado a visitar os portos de Leixões e de Lisboa, onde ficou a conhecer os planos para ambas as infraestruturas, estratégicas para o mercado global.

A convite da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Jeremy Nixon e a Country Head da ONE Portugal, Isabel Azeredo, visitaram a infraestrutura portuária do Porto de Leixões, ficando a conhecer a estratégia da APDL e futuros investimentos, nomeadamente no que diz respeito à carga contentorizada e seu exponencial crescimento.

Agência do Transporte Marítimo da Geórgia reúne-se com DGRM e DGPM

O Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Carlos Simão, reuniu-se com a Diretora-Geral da Agência do Transporte Marítimo da Geórgia, Tamara Ioseliani, para debaterem assuntos relacionados com o Transporte Marítimo e áreas de cooperação entre os dois estados e no âmbito do processo de adesão daquele país à UE.

Porto de Sines recebe Workshop sobre «Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos»

O auditório do Porto de Sines recebeu, no dia 22 de novembro, o Workshop subordinado ao tema “Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos”, no qual foram recordados procedimentos operacionais, técnicas de combate à poluição e a forma de articulação entre entidades e autoridades.

Fernanda Albino, vogal do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão de trabalho, sublinhando o comprometimento da gestão de topo da empresa em matérias de segurança, ambiente e proteção, referindo ainda que os principais objetivos da APS nestas matérias são a prevenção de todo o tipo de incidentes e acidentes e a minimização das consequências daqueles que, eventualmente, possam ocorrer.

Comissão de Economia em visita ao Porto de Leixões e Porto de Viana do Castelo

Segunda-feira, dia 28 de novembro a APDL recebe a Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República, presidida pelo deputado Afonso Oliveira.

A recepção será feita, de manhã, no Centro de Formação do Porto de Leixões, seguindo-se a visita ao Simulador “Full Mission Bridge Simulator”, Centro de Coordenação e Segurança, à área portuária (Terminais portuários, Plataforma logística e Terminal de Cruzeiros de Leixões). Da parte da tarde realiza-se a visita à área portuária de Viana do Castelo e à empresa CorPower Ocean, bem como aos Estaleiros Navais de West Sea e Cais do Bugio.

Porto de Lisboa recebe CEO da Ocean Network Express

O Conselho de Administração do Porto de Lisboa recebeu recentemente, o CEO da ONE – Ocean Network Express, Jeremy Nixon, bem como a responsável da ONE Portugal Isabel Azeredo, tendo sido “aproveitada esta oportunidade para efectuar um breve enquadramento dos projectos de desenvolvimento futuro do porto de Lisboa”.

Fora apresentados, “ projectos de modernização do Terminal de Contentores de Alcântara, da Navegabilidade do Tejo e do fornecimento de energia eléctrica a navios”.

Auditório APS | 25 de Novembro 2022 | 10h00

APS e Extremadura Avante apresentam ponto de situação do Projeto CALSIBA

O Auditório do Porto de Sines vai ser o palco para a sessão de apresentação do ponto de situação do Projecto CALSIBA, esta sexta-feira, dia 25 de novembro, às 10 horas. A abertura do evento estará a cargo do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho e do Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez.

O objetivo deste projeto é melhorar a interoperabilidade no corredor logístico entre Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação que agreguem competitividade às empresas transfronteiriças. O CALSIBA prevê a redução da carga administrativa, a simplificação de procedimentos alfandegários e da dinamização da cadeia logística, através da implementação de uma solução inovadora no transporte de mercadorias.

Portugal possui um grande cluster de energia: o mar

A estratégia nacional para o mar na próxima década coloca Portugal num papel de liderança internacional. Na área do transporte marítimo e da atividade portuária, há avanços inegáveis no uso do hidrogénio e da energia elétrica. Mas falta uma visão integrada do setor, concordaram os oradores da iniciativa "Mar Sustentável".

Porto de Sines recebe Fórum Portugal Export

O Porto de Sines recebeu a sessão inaugural do Fórum Portugal Export, um evento organizado pelo Brasil Export que reuniu os líderes dos sectores da logística e infraestruturas de transportes de Portugal e Brasil.

José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão realçando a importância desta iniciativa no reforço da relação de Portugal com o Brasil. Seguidamente, os participantes assistiram a uma Palestra da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Paranaguá (ATEXP) e a dois seminários dedicados ao tema “Agronegócio brasileiro e a sinergia com Portugal”, e outro sobre “Boas práticas na gestão de portos e terminais brasileiros e portugueses”.

A 10 DE DEZEMBRO

Seminário «Porto Seco da Guarda»

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda, organizam o Seminário online "PORTO SECO DA GUARDA", a ter lugar no dia 10 de dezembro, às 15h00.

O objectivo do seminário é iniciar um diálogo alargado com parceiros da região sobre a criação de um porto seco na Guarda.

JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA APS

«Para 2022 o nosso objectivo é que os resultados se mantenham à volta dos números de 2021»

Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve apoia criação de “rede europeia de produção de energias verdes” que ajude “a uma melhor optimização e gestão dos recursos energéticos da União Europeia".

Entrevista a José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar:

«Temos feito progressos e demonstrado que estamos no caminho certo» na protecção dos oceanos

Em entrevista à Green Savers, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, explica o que o Governo português, liderado pelo Primeiro-Ministro António Costa, tem feito para proteger as águas marinhas que tem sob a sua jurisdição nacional e o potencial que o mar acarreta para o fortalecimento da sustentabilidade – ambiental, social e económica – de Portugal, no mesmo ano em que Lisboa foi palco da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos.

Sector do mar pesa mais de 10% na economia da Madeira

O sector do mar pesa mais de 10% na economia da Madeira. A Direção Regional de Estatística referiu que o setor em 2017 movimentou 453,1 milhões de euros e foi responsável por 9,8% do emprego e 11,3% das remunerações.

"A importância da economia do mar está muito relacionada com a relevância da atividade turística na Região Autónoma da Madeira, uma parte substancial da qual é também incluída na Conta Satélite do Mar", salienta a autoridade regional.

FIGUEIRA DA FOZ:

A cidade líquida com uma ilha (quase) desconhecida

“Sem saber da história, ninguém imagina a elegância da Figueira na primeira metade do século XX”, nota Gonçalo Cadilhe, viajante, escritor e figueirense convicto. “Quem vê fotos a preto e branco tem uma ideia”, continua, “e se se tivesse mantido como antes da especulação estou convencido de que a marginal poderia ser integrada no Património Mundial da UNESCO”.

Nesses tempos, a Figueira da Foz era conhecida como “a Biarritz da Península Ibérica” (...)

Iniciativa Mar Aberto

Início de nova missão

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I largou no dia 17 da Base Naval de Lisboa para mais uma missão no âmbito da iniciativa “Mar Aberto”, numa cerimónia presidida pelo Comandante Naval, vice-almirante Chaves Ferreira.

Esta missão, que se realiza até 30 de dezembro de 2022, vai levar o navio da Marinha aos portos do Mindelo e da Praia, em Cabo Verde, e de Bissau, na Guiné-Bissau.

Sal de Aveiro | Flor de Sal de Aveiro

O “Sal de Aveiro” e a “Flor de Sal de Aveiro” têm características únicas que resultam de um método de produção artesanal próprio, associado à influência do meio envolvente, nomeadamente, a rica biodiversidade presente na Ria de Aveiro. A presença da substância β-ionona em maior quantidade, comparativamente com outras regiões, atribui ao sal produzido na Ria de Aveiro, um aroma a violeta. O produto é composto, maioritariamente por cloreto de sódio, incluindo ainda outros elementos como cálcio, magnésio, potássio, ferro e iodo, além de conter vestígios de todos os 84 elementos e micronutrientes existentes no mar.

Sines é já o 14.º maior porto da Europa

Theo Notteboom publica atualização do ranking da União Europeia, que posiciona Sines na 14ª posição no Top 15 europeu.

No ano de 2021 o Porto de Sines consolidou a sua posição como líder nacional em volume de carga, com 1.8 milhões de TEU movimentados, mantendo-se no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.

O relatório publicado a 15 de novembro pela PortEconomics posiciona Sines na 14ª posição, subindo um lugar no ranking anterior, pese embora, à data, se verifique um ligeiro decréscimo de 5%, face ao período homólogo de 2021.

COM LIDERANÇA AÇORIANA

Consórcio internacional desenvolve sistema inovador que permite proteger o ambiente marinho e aumentar a rentabilidade da pesca

A SOLVIT - Innovation on Telecomunicatios, empresa com sede nos Açores, apresentou recentemente o projecto Custodian - Sensory Network Platform for Sustainable Fishing.

Um projecto que resulta de um consórcio internacional liderado pela SOLVIT, em parceria com o AIR Centre, o Terinov, a Lotaçor, a Docapesca, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a Uavision e a Universidade Técnica Nacional da Noruega (NTNU), financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants.

Esta sexta-feira, 18 de Novembro, Gare Marítima de Alcântara

Porto de Lisboa e Portugal Export recebem missão do Fórum Brasil Export

Fortalecer as relações comerciais entre Portugal e o Brasil é o pano de fundo da visita ao nosso país do Fórum Brasil Export, que traz a Portugal 60 representantes dos principais portos brasileiros, instituições públicas e empresas de referência do agronegócio e operações logísticas daquele país.

O Porto de Lisboa e o Portugal Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária recebem esta sexta-feira, 18 de novembro, na Gare Marítima de Alcântara, esta missão, que inclui um painel de discussão sobre “O futuro das operações logísticas e marítimas: tecnologia e sustentabilidade”.

Total: 5735
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287