Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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MISTÉRIO NA AUSTRÁLIA
A identidade desta cidade repousa num navio português que pode não existir
A Costa do Naufrágio, em Victoria, Austrália, é um trecho dramático de 128 quilómetros de penhascos recortados e desfiladeiros profundos, formações calcárias e dunas altas. Estima-se que cerca de 700 navios naufragaram ao longo da costa entre meados do século XVIII e início do século XIX, período conhecido como a Idade de Ouro da vela.
DOCUMENTÁRIO RTP
O Fabuloso Mar de Ouriços
O ouriço-do-mar é um produto que está a ser alvo de várias iniciativas de revitalização, principalmente na zona da Ericeira (é chamado de o "caviar" da Ericeira). A sua produção em cativeiro levanta desafios mas a investigação desenvolvida pelo Instituto Politécnico de Leiria demonstra que é possível.
Este produto chega a atingir valores elevados (120 euros/kg) em mercados como o japonês, espanhol e francês.
Luís Miguel Sousa (Grupo Sousa):
«A condição de ilhéu está impregnada no nosso ADN»
O Grupo Sousa esteve em destaque durante a 31ª edição das 500 Maiores Empresas da Madeira, vencendo, pela quarta ocasião em seis edições, o prémio de ‘Melhor Consolidado’. O galardão foi atribuído à empresa Sousapar- Grupo Sousa Participações, SGPS, S.A., da qual o fundador, presidente, CEO e único sócio é Luís Miguel Sousa. Reagindo à distinção, o CEO enfatiza o ADN «ilhéu» do grupo, que faz com que haja uma percepção clara, distintiva da concorrência, sobre «os desafios que se colocam aos territórios insulares».
muSEAum - Sala do Conhecimento
A Sala do Conhecimento do muSEAum é dedicada à inovação na gestão de museus. Contém um repositório de estudos de públicos, assim como investigação e artigos nacionais e estrangeiros relevantes para o projecto, em particular nas áreas do branding, experiência de visitante e marketing digital.
Esta sala inclui a zona inspiracional Design Studio que apresenta exemplos de boas práticas de comunicação digital de museus de todo o mundo.
«Lisboa pode voltar a ser uma grande capital marítima», admite Jorge d Almeida
O Presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines marcou presença na última edição do programa ‘Fronteiras’, emitido pela RTP3, tendo analisado a economia do Mar portuguesa e as capacidades do sector marítimo-portuário em gerar mais-valias para Portugal. Jorge d’Almeida frisou, quando questionado sobre uma possível falta de aposta nas potencialidades do Mar, que «Lisboa pode voltar a ser uma grande capital marítima».
Para que Lisboa volte a deter esse estatuto de «capital marítima», explicou Jorge d’Almeida, será necessária uma confluência de interesses pujante o suficiente para dar corpo a um caso de sucesso como aquele que se viveu e ainda se vive no Porto de Sines – uma coordenada e profícua sinergia de interesses entre a esfera privada e a pública, algo que esteve na origem da acentuada evolução do porto alentejano nos últimos 15 anos.
Janela Única Logística arrancou no Porto da Figueira da Foz
O Porto da Figueira da Foz disponibilizou esta quarta-feira, 22 de abril, a Janela Única Logística (JUL) aos seus clientes e autoridades. Esta inovadora plataforma tecnológica vem substituir o sistema Janela Única Portuária (JUP), que funcionou com grande sucesso nos últimos anos, no âmbito da simplificação administrativa dos procedimentos portuários.
DIA DO PORTO DE AVEIRO CELEBRADO COM LANÇAMENTO DE NOVA IDENTIDADE CORPORATIVA e NOVO SITE
Em dia de celebração dos 212 anos da Abertura da Barra de Aveiro, Dia do Porto de Aveiro, a Administração do Porto de Aveiro decidiu marcar a efeméride com o lançamento de uma nova identidade corporativa.
“O momento conturbado em que vivemos levou-nos a assumir com determinação esta ideia de mudança para inspirar trabalhadores, clientes, parceiros, a comunidade local e comunidade marítima e portuária, criando deste modo um elo de ligação com todos os que vivem diariamente o Porto de Aveiro”.
Porto de Sines recebe Secretário da Energia dos EUA
Dan Brouillette, Secretário da Energia dos Estados Unidos da América visitou o Porto de Sines esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, acompanhado pelo Embaixador daquele país em Lisboa, George Glass.
Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação e Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, receberam a comitiva, acompanhados pelo Conselho de Administração da APS.
A visita veio confirmar o crescente interesse que o governo americano tem demonstrado pelo Porto de Sines, nomeadamente no que diz respeito ao incremento das trocas comerciais de GNL – Gás Natural Liquefeito. De facto, a visita iniciou-se no Terminal de GNL de Sines, responsável pelo fornecimento de cerca de 90% das necessidades do nosso país, tem vindo a receber parte do GNL que importa dos EUA (o designado Shale Gas).
EDIÇÃO N.º 114
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2020
A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 114. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
Os Portos de Portugal apresentam-se em Antuérpia, no Ship2Iberia 2020
Decorreu em Antuérpia a 5.ª edição da Ship2Iberia, iniciativa organizada pela “Atlantico Business Development”, que contou com a presença dos Portos de Leixões, Aveiro e Lisboa, a par dos portos espanhóis de Algeciras e Tarragona, para além do porto anfitrião.
Crescimento exponencial de Gás Natural como nova aposta do Porto de Sines
O Terminal de Gás Natural de Sines obteve uma excelente performance em 2019, registando um crescimento de 44,5%, face ao período homólogo, ultrapassando os 4 milhões de toneladas, o que lhe permitiu reforçar a sua posição de principal porta de entrada de GNL no país, sendo responsável por cerca de 90% do consumo nacional.
Porto de Sines ambiciona «crescimento de dois dígitos» nos contentores
O Porto de Sines prevê alcançar este ano "um crescimento de dois dígitos na carga contentorizada", depois de um decréscimo em 2019, disse esta quinta-feira o Presidente da administração.
"O ano de 2020 vai ser muito importante para o Porto de Sines, porque vamos retomar o ciclo de crescimento de anos anteriores e, mesmo na carga contentorizada, acredito que vamos ter um crescimento de dois dígitos", assegurou o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho.
O bem que o mar faz
A maresia, o som das ondas, a vitamina D, a água salgada, a praia. O oceano tem efeitos terapêuticos, faz bem ao corpo e à alma, limpa os pulmões, tonifica os músculos. Em qualquer estação do ano.
Terminal Vasco da Gama capta atenções:
Departamento de Comércio dos EUA visitou Sines
Na sequência do recente lançamento do concurso internacional do Terminal Vasco da Gama, Russell Adise, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (EUA) visitou o complexo de Sines, fazendo-se acompanhar por dois representantes da Embaixada dos EUA.
Tratado do Bacalhau
É feio, cheira mal e está entranhado na identidade portuguesa desde o século XVI. Mas será que sabemos que bacalhau andamos a comer? Será que devemos comprar do seco ou do ultracongelado? Do mais branquinho ou do amarelado?
O "EXPRESSO" visitou os três produtores mais importantes do país e as grandes mesas do Minho à procura das melhores postas e respostas.
PORTO DE SETÚBAL
Plataforma Janela Única Logística entra em actividade em Março de 2020
A Janela Única Logística (JUL) entra em aCtividade no Porto de Setúbal já em março DE 2020, constituindo um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais baratos, e concretizando um projeto integrado na “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente — Horizonte 2026”, aprovada por Resolução do Conselho de Ministros sob iniciativa do Ministério do Mar.
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA M24 | PARA OUVIR EM PODCAST
Lançamento do Projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL)
O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24 assistiu ao lançamento do projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL), no Porto de Sines, e ouviu alguns dos intervenientes sobre esta nova plataforma que gradualmente será estendida aos restantes portos nacionais.
O 'primeiro piloto' foi lançado, em abril deste ano, nos portos da região Autónoma da Madeira, vocacionado para a gestão das escalas de navios nos portos sob administração da APRAM, enquanto que o 'segundo piloto', apresentado no final de setembro, no Porto de Sines, apresenta novidades ao nível da ferrovia.
Janela Única Logística avança no Porto de Sines
Uniformizar procedimentos dentro dos portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas numa escala possam intervir, é a grande meta do projecto Janela Única Logística (JUL), cujo segundo piloto foi esta semana apresentado no Porto de Sines.
QUARTEIRA DE OUTROS TEMPOS
Dê-me a mão, sr. banheiro
Em Quarteira, a época balnear abria pelo São João, dia da celebração do “banho santo”. O acontecimento atraía gentes da serra até ao mar, e as imagens de 1965 ainda mostravam um areal a perder de vista. Os banheiros ou nadadores-salvadores recebiam 5$00 por cada banho. “Só tinham que segurar as pessoas pelas mãos e fazê-las mergulhar ao mesmo tempo. Claro que não sabiam nadar...”
A foca mais rara à face da Terra encontra-se na Madeira
Navegando nas águas envolventes de uma ilha paradisiacamente florestada, a tripulação da caravela que se encontrava sob comando de João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, os melhores navegadores e cartógrafos portugueses do início do século XV, mostrou-se perplexa. O som intenso e assustador semelhante a uivos de lobos que provinha daquelas margens rochosas despertava um misto de emoções. Repletos de medo, mas movidos pela curiosidade, estes marinheiros foram ao encontro do que seria o primeiro contacto do povo lusitano com uma população de lobos-marinhos.