Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Empresa angolana Kwanda visita o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, a 19 de janeiro, a visita de representantes da empresa angolana responsável pela gestão da base logística do Kwanda, no Soyo, que fornece apoio logístico às empresas das indústrias do petróleo e do gás que operam na pesquisa e exploração de jazigos de hidrocarbonetos.

Porto de Lisboa apoia 7.ª palestra do ciclo Almada Negreiros

Este sábado, dia 22 de Janeiro, realiza-se a sétima palestra do ciclo de nove palestras mensais dedicadas à vida artística e obras de pintura mural de Almada Negreiros, uma iniciativa que será transmitida gratuitamente pela Internet e conta com o apoio da Administração do Porto de Lisboa (APL).

Com vários portos europeus, asiáticos e americanos congestionados, os portugueses continuam a fluir. Porquê?

O Porto de Sines, o maior do país, garante que as operações “têm sido fluídas”, num momento em que existem disrupções em vários portos internacionais.

“A operação dentro do porto não teve problemas como na China e Los Angeles”, conta o Presidente do Porto de Sines, José Luís Cacho. “Felizmente temos conseguido controlar as coisas em termos de pessoal. No caso concreto de Sines, as operações estão fluídas, não houve atrasos devido à pandemia”, garante.

«SPIRIT OF ADVENTURE» e «ARTANIA» no Terminal de Cruzeiros de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu, esta segunda-feira, a visita do SPIRIT OF ADVENTURE. Esta visita a Leixões faz parte de uma viagem de 15 dias de ida e volta desde Southampton com passagens pelo Funchal, Ilhas Canárias, Lisboa, Leixões e Corunha.

Pirataria Marítima a decrescer em 2021 com zero ocorrências nos navios de bandeira portuguesa

O ano de 2021 ficou marcado pelo número mais baixo de incidentes de pirataria e assaltos à mão armada desde a década de 90, de acordo com os relatórios anuais de controlo da Pirataria Marítima a que a DGRM teve acesso.

A Pirataria continua a ser um grande flagelo ao transporte marítimo, mas o panorama global tem vindo a melhorar. De acordo com a Câmara de Comércio Internacional, em 2021 foram registados 132 incidentes contra 195 no ano transato, com 88% das ocorrências a resultarem na entrada dos piratas a bordo, com ameaças de armas de fogo ou armas brancas.

Pólos de inovação Porto-Matosinhos (I e II) incluídos no Fundo Azul para investimento na economia do Mar.

Oito avisos convite do Fundo Azul para investimento na economia do mar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com dotação de 84 milhões de euros, foram publicados e devem estar concluídos até final de 2025.

“Foram publicados os oito Avisos Convite do Fundo Azul para os polos a serem financiados pelo PRR, com vista à criação do ‘Hub’ Azul de infraestruturas em rede para dinamizar a Economia Azul em Portugal”, refere o Ministério do Mar.

Carga movimentada nos portos do Norte equivale a 71% do total galego até novembro

A carga movimentada nos portos do Norte equivaleu, de janeiro a novembro de 2021, a cerca de 71% do volume total movimentado pelos cinco maiores portos da Galiza no mesmo período, de acordo com dados oficiais consultados pela Lusa.

Segundo dados da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e do Porto de Aveiro, o Porto de Leixões e o terminal aveirense movimentaram, em conjunto, 19.154.273 de toneladas de mercadorias nos primeiros 11 meses de 2021.

AGEPOR entusiasmada com os desenvolvimentos no sector marítimo-portuário

A AGEPOR entra em 2022 a destacar os “sinais de dinâmica e esperança” que identifica no sector marítimo-portuário nacional.

Em comunicado, a Associação que representa os agentes de navegação de Portugal realça aquilo que considera ser “um conjunto de factos e projectos que, um pouco por todo o País, dão sinais de dinâmica e esperança e encorajam o sector marítimo-portuário”.

SINES

Depois do Ellalink Governo espera mais cabos submarinos em Portugal até 2025

Depois do cabo EllaLink, o Governo português está convicto que vão surgir mais projetos internacionais de cabos submarinos em Portugal, até 2025. Para já, são conhecidos três projetos além do Ellalink.

"Portugal está em condições para ajudar a Europa a tornar-se no centro geoestratégico da economia de dados", afirmou o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, na conferência "Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform", esta terça-feira.

MARTA REBELO

A única mulher a trabalhar num navio de carga nos Açores

Marta Rebelo é a única marinheira a operar em navios de carga inter-ilhas nos Açores. Foi uma aposta dos Transportes Marítimos Graciosenses TMG) para eliminar barreiras no mercado de trabalho e promover a igualdade de género em profissões que durante séculos foram reservadas apenas a homens.

ESTA QUINTA-FEIRA

DGRM organiza webinar sobre TRANSIÇÃO VERDE E DIGITAL E SEGURANÇA NAS PESCAS

A DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em parceria com o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, promove o WEBINAR - Sessão de esclarecimento sobre o Aviso de Concurso n.º /C10-i02/2021 - TRANSIÇÃO VERDE E DIGITAL E SEGURANÇA NAS PESCAS, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Garland Shipping responsável pelo agenciamento de navio com quatro novas gruas para Alcântara

A Garland Shipping – agência de navegação do Grupo Garland, um dos líderes nacionais no setor de logística, transportes e navegação –, em colaboração com a Sealine, foi a responsável pelo atendimento ao navio Biglift Barentsz, que transportou as quatro novas gruas de cais (Ship-to-Shore Cranes) que passam a estar ao serviço do terminal de contentores de Alcântara, em Lisboa, concessionado à YILPORT Liscont.

Portugal Shipping Week 2022 agendada para a semana de 9 a 13 de Maio

O Portugal Shipping Week 2022 (PSW22) já tem data e local marcados: decorrerá na semana de 9-13 de Maio de 2022 na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Esta é a segunda edição deste evento que é organizado pela EISAP (European International Shipowners Association of Portugal), associação que representa os interesses dos armadores nacionais e internacionais com navios de bandeira portuguesa, nomeadamente os registados no Registo Internacional de Navios da Madeira – MAR e pela Petrospot, líder mundial na criação e organização de eventos chave nos sectores marítimo, energético e de transportes a nível mundial.

Empresas do Grupo ETE obtêm certificação em sistemas de segurança

Comprometido em garantir a excelência na gestão da qualidade e segurança, o Grupo ETE vê este trabalho reconhecido com a atribuição da mais recente Certificação Internacional ISO 27001 e respectiva implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), pela SGS Portugal.

ESTA TERÇA-FEIRA, 11 DE JANEIRO

Conferência sobre Sines, a infraestrutura da transição digital da Europa e do mundo

A Conferência sobre Sines, a infraestrutura da transição digital da Europa e do mundo decorre dia 11 de janeiro, das 11h00 às 17h00, em formato híbrido, no Edifício ZILS, Sines.

A Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) é a maior área de acolhimento empresarial de Portugal -gerida pela aicep Global Parques - Gestão de Áreas Empresariais e Serviços S. A., e recebe a segunda grande conferência “Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform”, agora exclusivamente dedicada sobre a infraestrutura da transição digital.

Ship2Iberia 2022 agendada para 27 de janeiro

Dia 27 de Janeiro decorre a 8.ª edição do Ship2Iberia, evento dedicado ao sector marítimo-portuário ibérico e que tem lugar anualmente em Roterdão ou Antuérpia. O evento, que decorrerá de modo virtual dado o contexto de pandemia, é organizado pela Atlantico Business Development.

Porto de Lisboa cresceu 3,7% em Novembro

O Porto de Lisboa continua a recuperar actividade de forma gradual e alcançou, no mês de Novembro de 2021, uma movimentação de 824 mil toneladas, o que representa um acréscimo de 3,7% face ao período homólogo de 2020.

Em comunicado, a Administração do Porto de Lisboa salienta que, “apesar da forte retração económica global, os valores referentes ao mês de novembro de 2021 evidenciam assim um aumento muito expressivo na movimentação da carga contentorizada no porto da capital, correspondendo a uma variação de +11,6%, em toneladas movimentadas e de 8,9% no número de TEUs”.

NUNO ARAÚJO:

«O Porto de Leixões apresenta índices operacionais de grande eficiência»

Leixões é o principal porto exportador do país em carga contentorizada e, globalmente, contribui para 7% do emprego em Portugal e 6% do PIB nacional. Desempenha um importante papel para a indústria do seu hinterland, nomeadamente, na importação de matéria-prima e na exportação de produto acabado. Em entrevista à Logística Moderna, Nuno Araújo, Presidente da APDL (Administração dos Portos Douro, Leixões e Viana), falou da estratégia do Porto de Leixões e dos investimentos de modernização em curso, através dos quais se pretende a valorização dos segmentos de operação, no que diz respeito à carga contentorizada, carga geral e ao serviço ro-ro, assim como da carga movimentada.

Projecto que avalia stock da sardinha vai ser prolongado devido à covid-19

O projecto Sardinha 2020, que avalia o ‘stock’, habitat e mortalidade dos peixes pelágicos, vai ser prolongado até 2022, após atrasos devido à covid-19, esclarece o Ministério do Mar, fazendo ainda um balanço positivo desta iniciativa.

“Na sequência de atrasos na execução do projecto, motivados com as medidas de confinamento e outras relacionadas com a pandemia de covid-19, foi solicitada à agência financiadora, Mar 2020, uma reprogramação do projeto, que considerasse uma data de final do projeto a 31 de dezembro de 2022”, adiantou, em resposta à agência Lusa, o Ministério do Mar.

A sul-coreana CS Wind ASM vai investir 260 milhões de euros em Portugal

A CS Wind ASM da Coreia do Sul irá investir cerca de 260 milhões de euros nos próximos quatro anos com o objectivo de triplicar a capacidade de produção de torres eólicas e fundações offshore nas suas instalações industriais em Portugal.

O projecto da CS Wind no Porto de Aveiro é o maior dos 26 contratos fiscais de investimento aprovados na última semana de 2021 pelo governo, de acordo com o ECO. O projecto beneficiará de um crédito fiscal de até 16,6 milhões de euros e prevê a contratação de cerca de 400 pessoas até 2025.

Total: 5735
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 [22] 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287