Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Mar&Ar - Capacitar para Empreender: os resultados

O Projeto Mar&Ar – Capacitar para Empreender, que decorreu entre Maio de 2021 e Junho de 2023, foi cofinanciado pelo Compete 2020 – SIAC Promoção do Espírito Empresarial, promovido pela Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português, e pela AED Cluster Portugal – Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.

Porto de Aveiro actualiza protocolo de cooperação com bombeiros de Ílhavo e Aveiro

O Porto de Aveiro actualizou o protocolo de cooperação com bombeiros do concelho de Aveiro e Ílhavo “definindo, com exactidão, o modo de integração dos Bombeiros daquelas Corporações na estrutura de combate a um eventual incidente na área de jurisdição” portuária.

Empresa Portos dos Açores regista maior volume de negócios de sempre em 2023

A empresa Portos dos Açores registou em 2023 o maior volume de negócios de sempre, atingindo os 25.289 milhões de euros, contra os 25.055 milhões de 2022, informa a gestora das estruturas portuárias da região.

Comandante Silva Lampreia é o novo Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte

O Comandante Rui da Silva Lampreia tomou posse como Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte, bem como Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Douro e Leixões, rendendo nos cargos o Comandante Humberto Silva Rocha.

A cerimónia, que decorreu nas Instalações Navais da Boa Nova, em Leça da Palmeira, foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante José Vizinha Mirones, tendo contado com a presença de diversas entidades da região.

Porto de Aveiro recebe propostas de novas concessões, uma das quais para parque de combustíveis

Nos últimos meses, a Administração do Porto de Aveiro recebeu dois pedidos, um para o terminal de granéis líquidos e outra para o terminal de contentores.

O Porto de Aveiro deu conta da existência dois interessados em terrenos, através de concessão da utilização privativa.

Novo navio da Marinha chama-se D. João II. Operacional no segundo semestre de 2026

O novo navio da Marinha Portuguesa vai chamar-se “D. João II” — um navio polivalente e inovador capaz de actuar em operações de emergência, vigilância, investigação científica e oceanográfica, monitorização ambiental e meteorológica. Conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e deverá ser entregue no segundo semestre de 2026.

Autoridade Marítima e APS testam resposta a emergências no Porto de Faro

Treinar «procedimentos de comando e controlo» na resposta a situações de emergência no Porto Comercial de Faro foi o objetivo de um exercício de proteção portuária promovido pela Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com o Porto de Faro, a 22 de Dezembro.

A iniciativa foi realizada no âmbito do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), promovido pelo núcleo de Segurança, Proteção e Ambiente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A.

Grupo Sousa investirá 14 milhões de euros nas docas de 4 dos seus 6 navios

O Grupo Sousa revelou planos para um investimento de 14 milhões de euros, dedicados exclusivamente às docas de quatro dos seus seis navios no próximo ano. A divulgação da informação foi feita por Carolina Catanho, administradora e CFO do Grupo, durante a conferência ‘O Mundo em 2024’, conforme relatado pelo Diário de Notícias.

O «gigante dos mares» que despertou curiosidade em Cascais

Quem passeou no domingo pela Linha de Cascais não conseguiu deixar de reparar numa enorme plataforma atracada ao largo da Trafaria.

Tratava-se de um gigante dos mares com uma enorme plataforma, chamado Blue Marlin, que entrou no Porto de Lisboa para um serviço de reabastecimento de combustível.

Porto de Setúbal encerra celebrações do Centenário com lançamento de livro sobre criação do porto e celebra parceria com Ermelinda de Freitas

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra encerrou esta segunda-feira as celebrações do seu centenário, assinalando a data com vários eventos comemorativos.

Durante a manhã, foram colocadas no leito da Doca de Recreio das Fontaínhas do Porto de Setúbal, um total de 1200 garrafas de vinho numa parceria com a Casa Ermelinda Freitas. O vinho “Porto de Setúbal Centenarium – Edição Especial” tem a assinatura do enólogo Jaime Quendera e ficará em estágio a uma profundidade de entre três a cinco metros. Dentro de um ano será resgatado e oferecido a todos os colaboradores e parceiros da APSS.

Como é que os residentes de regiões costeiras lidam com a subida do nível do mar?

Uma investigação realizada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) informa sobre a forma como os residentes nas regiões costeiras lidam com as ameaças das alterações climáticas, nomeadamente a subida do nível das águas.

Com as consequências das alterações climáticas, as zonas costeiras estão expostas aos impactos negativos da subida do nível das águas, colocando em risco comunidades e habitats naturais. No entanto, as consequências da subida do nível do mar não são imediatas, o que pode explicar por que razão as pessoas continuam a escolher viver ao longo da costa. Durante o seu mestrado no Iscte, Natacha Parreira, sob a orientação de Carla Mouro, investigadora do CIS-Iscte, investigou como diferentes tipos de vinculação ao lugar estão associados às estratégias das pessoas para lidar com a subida do nível das águas no distrito de Aveiro, considerada uma das zonas costeiras de maior risco em Portugal.

CARLOS CORREIA, PRESIDENTE DO PORTO DE SETÚBAL:

Os factos desmentem os que tentaram manipular a opinião pública contra as dragagens

Presidente da APSS revela que as evidências científicas confirmam o que diziam os estudos ambientais sobre as dragagens, defendendo que este caso devia ficar de exemplo para outras obras polémicas.

18 DE DEZEMBRO

100.º Aniversário do Porto de Setúbal

Esta segunda-feira, 18 de Dezembro, passam 100 anos da criação de um organismo próprio vocacionado para a gestão do porto de Setúbal, a então Junta Autónoma das Obras do Porto e da Barra de Setúbal e do Rio Sado.
 

ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 14, EM VIGO

Apresentação do projeto DIGITAL COLOGISTICS

A apresentação do projecto DIGITAL COLOGISTICS – Impulso da digitalização do sistema logístico da Eurorregión Galicia-Norte de Portugal, decorre esta quinta-feira, 14 de Dezembro, às 11:45 no Edifício de Sessões da Autoridad Portuaria de Vigo.

FUNCHAL

CMF e APRAM criam sinergias

A partilha de sinergias entre a Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a Associação Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) é uma realidade que beneficia o porto do Funchal e a cidade, adiantou o vereador Bruno Pereira, que participou no debate sobre Cidades e Portos Inteligentes, no Hotel Savoy.

Este evento – Mostra das Tecnologias e Conferências – organizado pela ACIF, incluiu ainda Cibersegurança/Protecção de Dados, Mordenização Administrativa e Inteligência Artificial.

Nova linha ferroviária vai aumentar a competitividade do Porto de Sines

A ligação ferroviária do litoral alentejano até Espanha vai estar concluída no primeiro semestre de 2024. É o maior projecto ferroviário nos últimos 100 anos e vai aumentar a capacidade e a competitividade do Porto de Sines.

São 90 quilómetros de uma nova linha que atravessa as quintas e o montado alentejano. Por lá trabalha-se a um ritmo acelerado para concluir este troço entre Évora e Elvas. Esta é a única linha construída de raiz, inserida no Corredor Internacional Sul, que vai permitir ligar, mais rapidamente, os portos portugueses e a cidade de Lisboa a Espanha.

Vai duplicar a capacidade e diminuir o tempo da viagem. De Sines, que tem o porto mais importante do país, o percurso será reduzido em 140 quilómetros até Espanha. Ou seja, em tempo, serão menos três horas e meia.

PORTO DE AVEIRO CONCLUI EMPREITADA DE INFRAESTRUTURAÇÃO DO ÚLTIMO ARRUAMENTO DO TERMINAL SUL

A administradora do Porto de Aveiro, Andreia Queirós, e o Director de Infraestruturas da APA, Jorge Neto, acompanharam a conclusão dos trabalhos da empreitada de construção de arruamento junto ao Terminal Sul, com a colocação de sinalética horizontal e vertical.

Esta empreitada, iniciada em Agosto, incluiu diversas intervenções: pavimentação, passeios e ciclovia, drenagem de águas pluviais e residuais (para futura ligação), rede de abastecimento de água, com alimentação a hidrantes, rede de iluminação pública e de alimentação de energia, rede para telecomunicações, bem como sinalização horizontal e vertical.

PSA Sines expande a sua capacidade com dois novos pórticos de cais Ship-to-Shore Super Post Panamax

Dois mega pórticos de cais Ship-to-Shore (STS) chegaram à PSA Sines terça-feira, 5 de Dezembro. Os novos pórticos serão adicionados aos dez pórticos Super Post-Panamax existentes, permitindo que a PSA Sines opere os maiores navios porta-contentores actualmente em operação na Península Ibérica. O novo equipamento também desempenhará um papel importante na expansão da capacidade da PSA Sines de 2,3 para 2,7 milhões de TEUs (Twenty-foot Equivalent Units) e reforçará a posição da PSA Sines como o porto de entrada preferido da Península Ibérica.

APDL lança concurso público de 4,1 milhões para porto seco na Guarda

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou a abertura do concurso público no valor de 4,1 milhões de euros para a empreitada de implementação do porto seco da Guarda em 2024. As propostas devem ser enviadas até 2 de fevereiro do próximo ano. A APDL diz que o Porto Seco da Guarda é “fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia”.

A intervenção prevê a extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 metros, o aumento e reforço do terrapleno “permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’[pés] por ano”, a construção de um edifício administrativo, serviços aduaneiros e a vedação do perímetro e controlo de acessos.

APDL ANUNCIA ABERTURA DE CONCURSO PARA EMPREITADA DO PORTO SECO DA GUARDA

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), anuncia a abertura do concurso que marcará o início da empreitada de implementação do Porto Seco da Guarda em 2024. Esta iniciativa é fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia.

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