Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines e ANTRAM juntos na melhoria do acesso à portaria rodoviária do Terminal XXI

Numa iniciativa conjunta entre o Porto de Sines e a ANTRAM, teve lugar uma ação de sensibilização para a utilização da Express Gate na portaria rodoviária do Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI.

A Express Gate é uma das soluções tecnológicas que permitem agilizar o processo de entrega e levante de contentores no Terminal XXI, sendo possível realizar agendamentos prévios, de acordo com a disponibilidade do terminal, por forma a reduzir tempos de espera, agilizando processos e contribuindo para o aumento da eficiência, ao longo de toda a cadeia logística.

DGRM congratula-se com retoma de apoios a praticantes portugueses na marinha mercante

Cerca de 11 anos depois da última atribuição de subsídios a embarques de praticantes de oficiais da marinha mercante, realizou-se, dia 31 de janeiro, a cerimónia de assinatura dos primeiros novos contratos de bolsas a praticantes para embarque de oficiais de pilotagem ou de máquinas, de nacionalidade portuguesa.

No início do período da Troika os subsídios para embarques até 12 meses dos praticantes foram interrompidos e até à atualidade nunca mais tinham sido repostos. Finalmente, foram ontem assinados os primeiros contratos de atribuição de bolsas para praticantes, devendo seguir-se outros contratos que serão assinados a curto prazo.

APDL anuncia dragagens de manutenção dos fundos do Porto de Leixões

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. iniciou segunda-feira os “habituais trabalhos de dragagem de manutenção de fundos do Porto de Leixões”.

Os trabalhos serão feitos com recurso à draga de sucção em arrasto Viking R, sendo que “a avaliação da qualidade e classificação dos sedimentos dragados é efectuada pelo IHRH – Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de acordo com o disposto na Portaria nº 1450/2007”, refere a APDL.

Registo Internacional de Navios da Madeira sofre alterações

O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) sofreu alterações conforme consta de um Decreto-Lei, publicado em Diário da República.

As alterações foram efetuadas numa alínea referente à possibilidade de criação de “um grupo técnico composto por um mínimo de dois e um máximo de cinco especialistas, consoante as necessidades técnicas requeridas, designados por despacho do membro do Governo Regional da Madeira responsável pelos encargos com o apoio funcional à comissão técnica, sob proposta conjunta da comissão técnica e da DGRM”, com o intuito de “assegurar os padrões de qualidade e segurança marítima”.

SAIBA PORQUÊ

As baleias comem debaixo de água, mas não se afogam

As baleias, conhecidas como gigantes dos mares, podem chegar aos 30 metros de comprimento e pesar 200 toneladas. Embora com um peso destes seja difícil irem ao fundo, sempre que se alimentam, estes mamíferos engolem muita água junto com o krill – por vezes uma quantidade maior do que o próprio corpo. Então como é que não se afogam?

DGRM autorizada a contratualizar quatro milhões de euros para manutenção dos Portos do Centro

O Conselho de Ministros, através da Resolução do Conselho de Ministros - RCM n.º 15/2022, de 27 de janeiro, autorizou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a contratualizar trabalhos de manutenção plurianuais para o triénio 2022-2024 nos Portos do Centro, no valor de quatro milhões de euros.

Estão englobados nesta autorização os portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira, os quais poderão ver aplicado adequadamente o Plano Nacional de Dragagens, no sentido de manter as cotas de serviço nos diferentes portos e as boas condições de segurança marítima.

Porto de Viana do Castelo carrega 28 bobines gigantes para as Caraíbas

São 28 as bobines de grandes dimensões carregadas no Porto de Viana do Castelo, numa operação de carga de projetco com destino às Caraíbas.

De acordo com a entidade portuária, esta operação surge na sequência da escala do navio ANNEMIEKE no Porto de Viana do Castelo, que, depois de devidamente carregado, zarpa para o porto de Chaguaramas, em Trinidad e Tobago.

STEPHEN MORAIS:

Portugal pode ter empresas à escala mundial na economia do mar

O CEO da Indico Capital Partners considera que a necessária resolução de problemas ambientais está a fazer emergir uma série de oportunidades de investimento em tecnologia e inovação. Uma grande oportunidade para Portugal, dada a sua grande exposição ao mar.

Sabia que a cor dos animais marinhos muda consoante a profundidade?

Até ao momento, conhecemos apenas cerca de 240 mil espécies marinhas; contudo, como refere a WoRMS – World Register of Marine Species, estima-se que existam ainda mais de 1 milhão por ser descobertas. Existem assim muitas espécies que se distinguem pelas mais variadas características, seja pela forma do corpo, pelo tamanho ou pela coloração.

Pedro Siza Vieira defende importância do mar para Portugal crescer sustentadamente acima da UE

O Ministro da Economia explicou que, em 2000, sucederam três acontecimentos “que, no seu conjunto, foram altamente negativos para a produtividade do país”. O ministro defendeu também que agora é o tempo do crescimento económico e que esse está ligado à economia azul.

O Ministério da Economia e da Transição Digital encerrou a sessão de lançamento do “Indico Blue Fund”, da Indico Capital Partner, que decorreu nas instalações da sociedade de advogados Cuatrecasas.

Porto de Sines acolhe projecto de produção de macroalgas

Um projecto piloto de produção de macroalgas está a ser desenvolvido no Porto de Sines, beneficiando das características físicas e geográficas desta infraestrutura portuária. Na fase de testes, que terá a duração de um ano, o projecto prevê a instalação de estruturas em seis locais diferentes da área portuária onde serão realizadas experiências para a prova de conceito.

Este é um negócio que teve a sua génese na Ásia e atualmente está em crescimento em todo o mundo. Com utilizações diversas, as macroalgas são usadas para consumo humano, para produção de rações e alimentação animal ou até para produção de bioplásticos, cosméticos e farmacêuticos.

Vila Náutica, um projecto estruturado de apoio à Náutica de Recreio no Estuário do Sado

Em Setúbal vai nascer um projecto sustentável, do ponto de vista ambiental, de apoio à Náutica de Recreio que vem complementar e reforçar a actual oferta composta pela Marina Setúbal, Boat Center, marina de Tróia e as docas de recreio na cidade de Setúbal.
Com uma área de 53000 m² e com a capacidade para parquear 450 embarcações, a Vila Náutica será implantada na zona da Mitrena e é um investimento de 12 milhões de euros que deverá estar concluída no Verão de 2023.

Dragagens no porto de Esposende tiveram início quarta-feira

Face à actual situação de assoreamento no canal de entrada e interior do porto de Esposende, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) iniciou quarta-feira as dragagens nesta infraestrutura portuária com o objetivo de repor as condições de segurança para a navegação.

Serão investidos neste porto 1.200.000 euros nos anos de 2022 e de 2023, cabendo 800.000 euros no corrente ano e o restante em 2023.

Sines aproxima-se dos 2 milhões de TEUS no melhor ano de sempre em carga contentorizada

O Porto de Sines continua a responder à adversidade do contexto pandémico com um crescimento homólogo expressivo no conjunto de todos os segmentos de carga que, na carga contentorizada correspondeu a 13%, o que permitiu ultrapassar a barreira dos 1.8 milhões de TEUS (contentores de 20 pés).

Mas se 2021 fica assinalado como o melhor ano de sempre nos contentores, ainda a registar 10% de crescimento no volume de carga movimentada no porto, com um total de 46,5 milhões de toneladas, números que atestam a competência e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines.

DGRM celebra acordo com CCS - China Classification Society

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) celebrou um acordo com a “China Classification Society” (CCS), uma das maiores classificadoras de navios do mundo, para poder atuar no âmbito da certificação dos navios de bandeira portuguesa.

A CCS faz parte do Top10 mundial das Entidades Classificadoras de Navios, estando reconhecida pela Comissão Europeia para poder celebrar acordos com as Administrações Marítimas dos diferentes Estados Membros, sendo no caso português a DGRM.

Candidaturas até 28 de Janeiro

Porto de Lisboa está a recrutar piloto da barra

A Administração do Porto de Lisboa (APL) informa que está a decorrer o processo de recrutamento para piloto da barra. As candidaturas podem ser apresentadas até 28 de Janeiro de 2022.

Peixes da costa portuguesa têm menos metais que os do Mediterrâneo

A sardinha, cavala e carapau capturados nas águas portuguesas apresentam uma quantidade de metais inferior à observada em outras áreas do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Adriático, de acordo com um artigo científico disponibilizado na revista Environmental Pollution.

Neste estudo, investigadores da Universidade de Coimbra, do Instituto Politécnico de Peniche e do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) determinaram o nível de contaminação a que estas três espécies estão sujeitas, analisando de forma integrada a concentração de microplásticos e de 16 metais que apresentavam nos seus tecidos.

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

A terceira fase de acreditação para participar na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa, está aberta até 28 de fevereiro, na secção Anúncios do website do evento.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO

Ministro do Mar debate ciência e literacia oceânicas na Horta

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, debate a promoção da ciência e da literacia do Oceano enquanto ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável do planeta, esta segunda-feira, 24 de Janeiro, na Horta, Açores, no âmbito da passagem da expedição One Ocean pela Ilha do Faial, onde estará atracado o navio de investigação norueguês Statsraad Lehmkuhl.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO

APDL PARTICIPA NO «IV FÓRUM DIÁLOGOS GALLAECIA”

Esta segunda feira, 24 de janeiro, pelas 08h30, Nuno Araújo, Presidente da APDL, marcará presença no “IV Fórum Diálogos Gallaecia”, que terá como tema central “Os Portos no espaço Galaico-Português: Presente e Futuro”.

O Fórum terá lugar na Fundação Abanca, na Corunha, e contará também com a participação do Presidente da Autoridade Portuária da Corunha, Martín Fernández Prado e do Ex-Presidente da Puertos del Estado, Fernando González Laxe.

Total: 5735
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 [21] 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287