Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Porto de Sines recebe reatores para a produção de biocombustíveis avançados
O Porto de Sines recebeu três reatores da nova unidade de produção de biocombustíveis avançados da Galp, que a partir de 2026 passarão a produzir combustíveis para a aviação e gasóleo de origem biológica.
A chegada destes reatores é um marco importante no projeto de transformação da refinaria e faz parte de um projeto pioneiro na Europa: será a primeira unidade de produção de biocombustíveis avançados integrada num sistema refinador que inclui uma unidade de produção de hidrogénio verde à escala industrial, igualmente em construção na refinaria de Sines.
Destaques da Conferência Internacional NEXUS | 12 de Dezembro, Sines
Painel III – Ciber-segurança e Ciber-Resiliência
O terceiro e último painel do dia foi moderado por Ofir Hason, empreendedor com mais de 20 anos de experiência em aplicações e produtos de segurança cibernética, fundador e CEO da CYBERGYM.
Destaques da Conferência Internacional NEXUS | 12 de Dezembro, Sines
Painel II - Transição Digital e Verde no Sector Portuário e Logístico
O segundo painel foi moderado por Wout Hofman, cientista de dados sênior, arquiteto de negócios e TI com ampla experiência em interoperabilidade entre organização e sistemas, logística, produtos digitais e comércio internacional.
DIA 12 DE DEZEMBRO, EM SINES
Destaques da Conferência Internacional NEXUS
A abertura da Conferência Internacional em Sines esteve a cargo do Presidente da APS, José Luís Cacho, que destacou os principais desenvolvimentos da Agenda NEXUS e a relevância que representa para o presente e futuro do Porto de Sines.
18 DE DEZEMBRO
101.º Aniversário do Porto de Setúbal
Esta quarta-feira, 18 de Dezembro, passam 101 anos da criação de um organismo próprio vocacionado para a gestão do Porto de Setúbal, a então Junta Autónoma das Obras do Porto e da Barra de Setúbal e do Rio Sado.
Assinalando a data, difundimos newsletter com artigos sobre o Porto de Setúbal publicados no portal da APP.
Porto de Aveiro dá mais um passo no Projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas
O Porto de Aveiro deu mais um passo para a concretização do Projeto da Melhoria das suas Acessibilidades Marítimas, com a assinatura do contrato para a elaboração do Projecto de Execução das Obras de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Aveiro, que foi celebrado, no dia 28 de novembro, com a empresa de projetos Consulmar – Projectistas e Consultores, Lda. O valor global do contrato ascende a € 278.350,00, com um prazo de execução de 210 dias.
Este investimento estratégico para o Porto de Aveiro está inserido no Programa Nacional de Investimentos 2030 e visa a elaboração do projeto de execução das obras necessárias para a melhoria das condições de navegabilidade do Porto de Aveiro, bem como a realização do respetivo Estudo de Impacte Ambiental. A receção de navios de maior porte, tendo em vista reforçar a capacidade do porto para responder às necessidades do mercado e ampliar a sua competitividade, constitui o principal objetivo deste projecto.
APP marca presença no Seminário Económico «A Blue Connection – Portugal & The Netherlands», em Amesterdão
A APP – Associação dos Portos de Portugal participou terça-feira, dia 10, no Seminário Económico “A Blue Connection – Portugal & The Netherlands”, um evento organizado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pela Nederland Maritiem Land (NML), o cluster marítimo neerlandês. O seminário, que decorreu em Amesterdão, Países Baixos, contou com a presença de diversas entidades de alto nível e líderes empresariais de Portugal e dos Países Baixos, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e explorar oportunidades no setor da Economia Azul.
NEXUS International Conference
Porto de Sines encerrou a 1.ª Conferência Internacional sobre Transição Digital e Descarbonização
O Porto de Sines acolheu esta sexta-feira o encerramento da primeira edição da NEXUS International Conference: Transição Digital e Verde nos Portos Marítimos: Tendências e Desafios (DGTMP 2024).
O encontro, que decorreu entre os dias 10 e 13 de dezembro, promovido pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e Universidade de Évora (EU), em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA), o CYTED, e o MED&Chang, reuniu especialistas de portos marítimos, especialistas em sustentabilidade e inovação tecnológica e investigadores do setor marítimo de diversas partes do mundo para discutir os rumos da logística digital e da mobilidade sustentável nos portos marítimos.
JOÃO MIRA GOMES, EMBAIXADOR DE PORTUGAL EM ESPANHA
A geografia nunca mente: da periferia à centralidade
“Hoje temos, talvez, as melhores relações que alguma vez tivemos com Espanha”, afirma João Mira Gomes, embaixador de Portugal em Espanha. “O que mudou as relações entre os dois países foi a entrada na União Europeia. Desde então, a ideia de que estávamos de costas voltadas, ou de que de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento, esbateu-se”.
Os números falam por si. A Espanha exporta para Portugal mais do que exporta para toda a América Latina, e Portugal exporta para Espanha mais do que exporta em conjunto, para a França e para a Alemanha, os dois outros mercados do top 3. Em dois anos consecutivos, Portugal foi o primeiro destino do turismo espanhol durante o mês de agosto, passando à frente de França. Por isso, para João Mira Gomes, tão importante como a intensidade das relações comerciais, como é a grande melhoria da imagem de Portugal em Espanha.
NEXUS INTERNATIONAL CONFERENCE TEM INÍCIO HOJE
Porto de Sines e Universidade de Évora recebem 1.ª Conferência Internacional sobre transição digital e descarbonização
O Porto de Sines e a Universidade de Évora acolhem, a partir desta terça-feira, a primeira conferência internacional dedicada à transição digital e à descarbonização nos portos marítimos, realizada no âmbito da Agenda Nexus.
O evento decorre até sexta-feira, 13 de dezembro, e conta com a organização conjunta da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e Universidade de Évora (EU), em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA), o CYTED, e o MED&Chang.
IPMA e DGRM passam a beneficiários das medidas de apoio do programa Mar 2030
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e as entidades de capitais públicos com responsabilidades na venda de pescado passam a ser beneficiários do Mar 2030.
De acordo com uma portaria recentemente publicada em Diário da República, o IPMA, a DGRM e as entidades de capitais públicos “com atribuições e responsabilidades na primeira venda de pescado, na administração marítimo-portuária na área de pesca” passam a integrar a lista de beneficiários das medidas de apoio do programa Mar 2030.
PORTO DE SINES OBTÉM CERTIFICAÇÃO ISO 28000:2022
O Porto de Sines alcançou um marco significativo ao obter a certificação ISO 28000:2022. Esta certificação reconhece a implementação de um sistema de gestão de segurança e resiliência robusto e eficaz, focado na proteção da cadeia de abastecimento. A norma ISO 28000:2022 estabelece requisitos rigorosos, abrangendo todos os aspetos críticos das operações portuárias.
O Presidente da Administração do Porto de Sines, José Luís Cacho, expressa entusiasmo com esta conquista: “Estamos extremamente orgulhosos de receber a certificação ISO 28000:2022. Este é um testemunho do nosso compromisso com a excelência em segurança e resiliência. É missão do porto investir nas melhores práticas para manter nossos altos padrões de segurança.”
NEXUS INTERNATIONAL CONFERENCE
Porto de Sines e Universidade de Évora recebem 1.ª Conferência Internacional sobre transição digital e descarbonização
O Porto de Sines e a Universidade de Évora serão palco da primeira conferência internacional dedicada à transição digital e à descarbonização nos portos marítimos, realizada no âmbito da Agenda Nexus.
O evento decorre entre 10 e 13 de dezembro e conta com a organização conjunta da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e Universidade de Évora (EU), em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA), o CYTED, e o MED&Chang.
Durante quatro dias, o programa deste encontro vai aliar o debate académico à aplicação e criação de produtos e soluções nas áreas relacionadas com plataformas colaborativas de dados abertos, inteligência artificial, terminais e portarias inteligentes, smart logistics e smart trains, 5G, cibersegurança, transição energética e capacitação.
Conferência de arqueologia | 12 de Dezembro
«Fahrenheit 1759 - das falsas cores da arqueografia submarina à geofísica do fim de uma verdadeira batalha naval»
O Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) do Património Cultural, Instituto Público, organiza a 12 de dezembro, pelas 18h00, uma conferência de arqueologia intitulada “Fahrenheit 1759 – Das Falsas Cores da Arqueografia Submarina à Geofísica do Fim de uma Verdadeira Batalha Naval”, proferida por Jean-Yves Blot, arqueólogo e investigador do CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa
A conferência será precedida, às 17h00, por uma visita guiada às instalações do CNANS e por uma cerimónia de doação da edição “Fahrenheit 1759” e do sonar multifeixe, por Luís Sá Couto, da empresa de mergulho Subnauta, ao CNANS, PC, IP.
CAIS LIBERTO PARA RECEBER «SUPER IATES»
Porto da Figueira da Foz desloca o Rebocador Cte. Rocha e Cunha para estaleiro da Atlanticeagle Shipbuilding
A 28 de novembro, a Administração do Porto da Figueira da Foz realizou a transferência do rebocador Cte. Rocha e Cunha para o estaleiro da Atlanticeagle Shipbuilding, libertando cais na marina de recreio para receber super iates, embarcações que têm escolhido a Figueira da Foz como destino.
Após vários anos de permanência do rebocador Cte. Rocha e Cunha naquele cais, pelo facto de a sua capacidade já não conseguir responder às exigências operacionais das manobras, que, entretanto, se realizam com navios tendencialmente de maior dimensão, a operação foi conduzida com o apoio do rebocador Monte de S. Brás, que auxiliou na movimentação da embarcação.
Porto de Aveiro inicia obra da Implementação de Portarias Digitais
O Porto de Aveiro deu, esta quarta-feira, um passo importante no reforço da sua modernização e sustentabilidade com a assinatura do Auto de Consignação da Empreitada para a Implementação das Portarias Digitais. O projeto será executado pelo consórcio constituído pela CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda., e pela SINALCABO – Sistemas de Comunicação, S.A., num investimento total de 4,5 milhões de euros.
A 5 E 6 DE DEZEMBRO
Pavilhão do Conhecimento recebe a 1.ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano
A comunidade de literacia do oceano reúne-se pela primeira vez a 5 e 6 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Escolas, organizações não governamentais, unidades de investigação, institutos públicos, empresas juntam-se nesta que será a 1.ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano. Serão dois dias de intensa partilha de experiências e reflexão para fortalecer a nossa relação com o oceano.
A conferência é organizada pela Ciência Viva e pelo Comité Nacional para a Década do Oceano.
MADEIRA
Movimento de mercadorias nos portos da Região registou subida ligeira no período de janeiro a setembro de 2024
No domínio dos transportes marítimos, contabilizaram-se, nos primeiros nove meses de 2024, 161 navios de cruzeiro entrados nos portos da Região (menos 7 que no mesmo período do ano passado). Apesar do número de escalas ser menor do que no ano anterior, o número de passageiros em trânsito (386 057) aumentou face ao mesmo período de 2023 (+5,3%).
Porto de Lisboa encerrou 19.ª conferência da AIVP e passou o testemunho a Nova Iorque, cidade anfitriã do evento em 2026
Terminou sexta-feira a 19ª Conferência Mundial da AIVP-Associação Internacional de Cidades Portuárias, que reuniu em Lisboa dezenas de especialistas, decisores e líderes de todo o mundo, tendo o Porto de Lisboa como anfitrião de três dias de intensos debates e partilhas sobre os desafios e oportunidades das cidades portuárias modernas. No encerramento oficial, foi anunciado que a 20ª edição desta conferência terá lugar no Porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2026.
O encerramento contou com a participação Carlos Correia e Isabel Moura Ramos, respetivamente presidente e vogal do Conselho de Administração da APL, de Mario Girard, Presidente do Conselho de Administração do Porto do Quebec, Canadá, e de Andrew Kimbally, Presidente da New York City Economic Development Corporation, EUA.
Porto de Setúbal prorroga concessões da Tersado e Sadoport por mais 10 anos
A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra anuncia a conclusão do processo de prorrogação dos contratos de concessão de serviço público dos terminais TMS-1 e TMS-2. As concessões, atribuídas respetivamente à Tersado e à Sadoport, foram prolongadas por mais 10 anos, passando a vigorar até 2034.
A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, nos termos da alínea a) do n.º 2 do art.º 34.º dos seus Estatutos, emitiu os Pareceres Vinculativos n.ºs 80/AMT/2024 e 81/AMT/2024, no sentido favorável à prorrogação dos contratos dos terminais, que constituem duas das infraestruturas portuárias mais relevantes do Porto de Setúbal, desempenhando um papel estratégico no desenvolvimento e crescimento do porto, das empresas e do seu hinterland.