Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DGRM recebe Ministro da Economia e do Mar e Secretário de Estado do Mar

A DGRM-Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos recebeu, no dia 28 de abril, a visita do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O Director-Geral, José Carlos Simão, e as Subdiretoras, Isabel Ventura e Susana Baptista, acompanharam o Ministro e o Secretário de Estado na visita à sede da DGRM.

APS presente na renovada Ovibeja, o maior certame do Alentejo

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) fez-se representar na 38ª edição da feira agrícola Ovibeja com um stand promocional, com o objetivo de divulgar a importância do porto na região, no país e no contexto mundial, apresentando os projetos de expansão do Porto de Sines. Especial destaque à expansão do segmento da carga contentorizada, nomeadamente às obras que decorrem no Terminal de Contentores (Terminal XXI), que têm em vista a duplicação da capacidade atual, bem como para o projeto do novo terminal de contentores, o Terminal Vasco da Gama.

II Curso de Segurança Marítima - Candidaturas Abertas

O Centro do Atlântico promove de 17 a 20 de maio de 2022, na Base das Lajes, na ilha Terceira, Açores, o II Curso de Segurança Marítima, subordinado ao tema “Segurança Marítima e Segurança Humana”.
Organizado em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, o Comité de Perspetiva de Género da NATO e o Ministério da Defesa dos Camarões, o curso tem como objetivo fornecer as ferramentas necessárias à plena integração das dimensões relativas à segurança humana na ação diária de quem gere as matérias relativas à segurança marítima.

Representantes de entidades brasileiras dos transportes visitam o Porto de Sines

Uma delegação de representantes de diversas entidades brasileiras relacionadas com o setor dos transportes visitou o Porto de Sines. Esta visita teve como objetivos conhecer a infraestrutura e o modelo de gestão portuária, promover a aproximação e discussão do setor portuário e propiciar trocas de experiências e boas práticas regulatórias entre autoridades dos dois países. A comitiva pretendeu ainda conhecer o processo de implementação e o atual ponto de situação da JUL – Janela Única Logística, por forma a identificar as melhores práticas na gestão da informação ao longo de toda a cadeia logística.

TRANSPORTE MARÍTIMO

Lidl lança Tailwind Shipping Lines

A Lidl Stiftung & Co KG registou uma nova empresa de navegação para transporte de contentores com o objetivo de passar a realizar de forma directa uma parte importante das suas necessidades de transporte marítimo. De acordo com dados consultados da EUIPO – European Union Intellectual Property Office, o nome da nova empresa será Tailwind Shipping Lines.

Aval de 14,2 ME à empresa Portos dos Açores autorizada por Governo Regional

O Conselho de Governo dos Açores autorizou a concessão de um aval no valor de 14,2 milhões de euros à empresa pública Portos dos Açores, responsável pela gestão portuária na região, foi já publicado em Jornal Oficial.

Na resolução, lê-se que a Portos dos Açores “procedeu à contratação de dois financiamentos de modo a reduzir custos e otimizar os seus recursos”, tendo consultado “várias entidades” bancárias para “determinar a melhor proposta”.

Cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas

Porto de Sines reforça capacidade operacional

Assinalou-se esta quarta-feira, 20 de Abril, a cerimónia de aumento ao efectivo da APS da lancha de pilotos “Cte. Celso Madeira” (modelo “Interceptor 48” da Safehavenmarine), procurando reforçar a capacidade operacional e dar resposta ao crescimento que se tem vindo a registar nos últimos anos em Sines.

A lancha é semelhante à já existente nos portos de Leixões e de Aveiro, com 14,9 m de comprimento, boca de 4,4 m, calado de 1,3 m e deslocando 18,8 tons. A propulsão é assegurada por motores Volvo e dois hélices de 4 pás, com uma velocidade operacional de 25 nós. O tanque de combustível tem uma capacidade de 1.800 lts e o da aguada de 110 lts.

Leixões com boas condições para se ligar à América do Sul

O Presidente dos portos de Leixões e Viana do Castelo, Nuno Araújo, disse esta quarta-feira à Lusa que a costa atlântica está bem posicionada para se ligar ao Mercosul, num momento em que a Europa procura mercados alternativos de abastecimento.

“Acho que estamos bem posicionados, nesta costa atlântica, para nos ligarmos ao Mercosul (Mercado Comum do Sul), por exemplo, e para um conjunto de ‘commodities’ (matérias-primas) com que nós éramos abastecidos por alguns países europeus, e que por força da guerra ficámos, no fundo, nesta fase, afetados”, disse à Lusa o Presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Instituto de Socorros a Náufragos

Cerimónia Oficial das Comemorações do 130.º aniversário

Realizou-se na tarde desta quinta-feira a Cerimónia Oficial das Comemorações do 130.º aniversário do Instituto de Socorros a Náufragos, que decorreu junto à Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Varzim, Aires Henrique do Couto Pereira, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, entre outras entidades.

European Best Destinations:

Porto Santo é a praia europeia do ano

“European Best Beach 2022”. O selo é decidido pela European Best Destinations, o site que é mais célebre por realizar a votação anual de Destino Europeu do Ano – Braga venceu em 2021 –, e passa a ser ostentado pelo Porto Santo. A ilha dourada lidera a lista de ouro desta plataforma de turismo e promoção turística, que escolheu 22 praias como “as melhores” para 2022.

Porto de Setúbal tem novo website

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA tem vindo a implementar uma estratégia de comunicação, quer externa quer interna, que se pretende positiva, moderna, dinâmica e que consolide a relação com clientes, stakeholders, colaboradores, comunicação social e a relação porto-cidade dando uma imagem dinâmica e próxima de quem com ela trabalha.

21 DE ABRIL

APRESENTAÇÃO À IMPRENSA: Observatório de Golfinhos no Estuário do Tejo

A APL-Administração do Porto de Lisboa, a ANP|WWF, o MARE-ISPA e o MARE-FCUL promovem uma sessão de Apresentação à Imprensa do Observatório “Golfinhos no Tejo”.

Após a apresentação, será realizada uma visita ao local onde decorrem os trabalhos de observação, com vista directa e privilegiada para o rio Tejo, e possibilidade de recolha de registos fotográficos, sonoros e vídeo.

Secretário de Estado das Infraestruturas visitou o Porto de Aveiro

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, participou numa reunião de trabalho no Porto de Aveiro, no âmbito de um ciclo de visitas aos portos comerciais do continente.

Durante a visita teve oportunidade de visitar os trabalhos de conclusão da infraestruturação da ZALI – Zona de atividade Logísticas e Industriais e a futura área de implantação do Terminal Intermodal que obteve recentemente luz verde para financiamento europeu no âmbito do Mecanismo Interligar Europa (CEF2 – Connecting Europe Facility).

WORKSHOPS A 26 E 27 DE ABRIL

Carreiras Profissionais Azuis no Sector Portuário

Nos dias 26 e 27 de abril acontecerão dois workshops do Plano de Acção para o Atlântico que versarão sobre Carreiras Profissionais Azuis no Sector Portuário.

Zonas Livres Tecnológicas marítimas vão testar novas tecnologias

Tróia e Viana do Castelo vão ser palco de experimentação de novas tecnologias dedicadas a desenvolver o sector marítimo em Portugal. Tecnologias de robótica, inteligência artificial, energia eólica ou para inovar a aquacultura poderão aqui ser testadas.

AspBAN abre processo de candidaturas para startups

O AspBAN (Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network), programa focado no desenvolvimento do ecossistema da Economia Azul, abriu as candidaturas para as startups apresentarem soluções que respondam eficazmente às necessidades e desafios atuais dos portos marítimos.

Docapesca lança 2.ª edição do concurso de expressão artística mARTE

A Docapesca lançou a segunda edição do concurso de expressão artística “mARTE”.
O concurso foca-se na reutilização de lixo marinho na criação de arte e encontra-se aberto a toda a população. Serão premiadas três obras, cada uma no valor de 1.000 euros, sendo que ficarão expostas num dos portos de pesca sob a gestão da Docapesca.

A PARTIR DE SÁBADO, 16 DE ABRIL

Navios com pavilhão russo impedidos de aceder a portos da União Europeia

Os navios com pavilhão russo ficam impedidos, a partir de sábado, 16 de Abril, de aceder aos portos da União Europeia, no âmbito das novas medidas restritivas da União Europeia à Rússia, anunciou a Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Portugal quer inovar e liderar digitalização da economia azul

O Portugal Blue Digital Hub pretende catalisar a transformação digital dos sectores que integram a economia azul. As operações deverão começar no final de 2022 e terão como foco digitalizar para melhorar o desempenho ambiental e, assim, incrementar as exportações das empresas portuguesas da economia azul.

MSC Euribia abre vendas para o verão de 2023

A MSC Cruzeiros abriu as vendas para o MSC Euribia, o navio mais avançado a nível ambiental na sua frota e o seu segundo navio movido a LNG, atualmente em construção no estaleiro Chantiers de L´ Atlantique, em França, com lançamento previsto para o inicio de junho de 2023. O navio passará a sua temporada inaugural no Norte da Europa a partir do porto alemão de Kiel, oferecendo aos passageiros uma panóplia de destinos para descobrir.

Total: 5738
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 [15] 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287