Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navio-escola Sagres comemora 75 anos do lançamento à água e abre a visitas em Lisboa

Dia 30 de outubro, o Navio-escola Sagres comemora 75 anos do seu lançamento à água. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, decorrem diversas atividades de natureza social e cultural no período de 30 de outubro a 01 de novembro, com o Navio atracado no cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa, onde estará aberto a visitas.

PORTO DE LISBOA | 15.10.2011

Abertura do Açude da Caldeira da Moita

A 15 de Outubro de 2011, teve lugar a cerimónia de abertura do Açude da Caldeira da Moita, construído no âmbito da Operação de Valorização Integrada da Zona Ribeirinha – Da Caldeira da Moita à Praia do Rosário.
Diminuir os níveis de assoreamento e repor as condições de acesso e navegabilidade foram os principais propósitos da reabilitação do espelho de água da Caldeira da Moita.

Quebra de 3,7% nos embarques das viagens por mar entre as ilhas açorianas

O número de passageiros embarcados nos portos dos açores para viagens entre as ilhas sofreu uma quebra de 3,7 por cento nos primeiros oito meses deste ano, face ao mesmo período de 2011.
Dados da Secretaria Regional da Economia a que a agência Lusa teve acesso indicam que entre Janeiro e Agosto tomaram o navio para deslocações entre as nove ilhas 353.600 passageiros, contra 367.176 nos primeiros oito meses de 2011.

FOI NOTÍCIA EM 2011

Armador cubano Melfi escala o Porto de Lisboa pela primeira vez

O armador cubano de contentores Melfi Marine Corp. SA, aumentou o seu portfólio de serviços, fazendo a ligação directa entre Lisboa, Canadá e Cuba, num novo serviço que será feito através da Vesselmar, Agência de Navegação Lda., agência nomeada para comercialização e controle das operações da Melfi Marine Corp. SA em Portugal.
A estreia em Lisboa, a primeira em 30 anos de existência da empresa cubana, está programada para 17 de Setembro.

DIVULGAMOS AS APRESENTAÇÕES

Seminário Ibérico «Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão»

Consulte ou descarregue os ficheiros de suporte das seis apresentações efectuadas no seminário ibérico subordinado ao tema “Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão”.
O seminário decorreu dia 22 de Junho, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Organizado pelo "Projecto de cooperação transfronteiriço Portugal-Espanha ‘Logística Cencyl”, teve como parceiros, do lado português, o Porto de Aveiro, as Câmaras Municipais da Figueira da Foz e da Guarda e, do lado espanhol, o Ayuntamento de Salamanca e a Associação Cylog.

25 DE JUNHO

Dia do Marítimo

Em 2010, os Estados membros da IMO acordaram que a contribuição feita pelos marítimos de todo o mundo para o comércio internacional mundial, a Economia Mundial e a Sociedade Civil como um todo, deveria ser anualmente marcada pelo “Dia do Marítimo”.
A data escolhida foi 25 de Junho, o dia em que revisões marcantes no STCW e códigos associados foram adoptadas numa Conferência Diplomática que ocorreu em Manila, nas Filipinas.

SS PORT NICHOLSON NAUFRAGOU A 16 DE JUNHO DE 1942

Tesouro de 3 mil milhões de dólares descoberto no fundo do oceano

Investigadores americanos descobriram no fundo do mar os destroços de um cargueiro britânico, com uma carga de platina avaliada em três mil milhões de dólares, que foi torpedeado durante a II Guerra Mundial, noticia o jornal "Boston Globe".
A sociedade "Sub Sea Research", sediada no estado norte-americano do Maine, localizou o SS Port Nicholson no fundo do oceano, a cerca de 50 quilómetros da cidade de Provincetown, no estado do Massachusetts, refere o jornal. O Port Nicholson tinha partido de Halifax, no Canadá, em direcção a Nova Iorque quando foi torpedeado em 1942. Quatro pessoas morreram no naufrágio e 87 foram salvas.

21 DE MAIO, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Jornada sobre crescimento marítimo sustentável assinala o Dia Europeu do Mar

A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), em estreita colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) organiza uma Jornada comemorativa do Dia Europeu do Mar, sob o tema “Crescimento sustentável dos oceanos, mares e costas: crescimento azul”; a realizar na sede da SGL, dia 21 de Maio, com início previsto para as 9:30.

PORTO DE SETÚBAL

Linha Tarros reforçada com mais um destino

A Linha de Serviço Regular da Tarros ”Great Pendulum Service” que, recentemente, passou a ter de uma frequência semanal no Porto de Setúbal, em vez dos anteriores dez dias, com a afectação de mais um navio à linha, fruto da colaboração com a Arkas Line, adicionou agora à sua rotação o porto italiano de Génova.

31DE MARÇO DE 2011

ILHA DE MAYOTTE - União Europeia ganha novo território no Oceano Índico

Os franceses dão as boas-vindas a um novo departamento: Mayotte, uma das ilhas do Arquipélago das Comores. A ilha localiza-se no Oceano Índico, entre Madagáscar e o continente africano, a 10 mil quilómetros de França.
Integrados na França, os mahorais têm agora a esperança de uma vida melhor. O historiador Christophe Wargny, da Escola Nacional Superior de Artes e Ofícios, em Paris, diz compreender as aspirações dos habitantes da ilha: "Não existe nenhuma razão para não continuar francês quando se vê com os próprios olhos como é pobre a população das outras três Ilhas Comores e como ela vive precariamente".

Stella Maris de Leixões

O Stella Maris de Leixões foi inaugurado a 25 de Novembro de 1961 e é uma criação do “APOSTOLADO DO MAR” – Obra Internacional Pontifícia da Igreja Católica, com o objectivo de dar assistência social, moral e espiritual aos tripulantes e suas famílias pertencentes às marinhas de comércio e de guerra que demandam o porto de Leixões. Depende hierarquicamente do Bispo da Diocese do Porto e da “Comissão Pontifícia para a Pastoral das Migrações e Turismo” da Santa Sé.

Barcos que viram casas

Há gostos para tudo; a reciclagem com sabor a mar não se fica pelos contentores, facto que parece estar na moda. Também há quem transforme barcos em casas de habitação ou com finalidades turísticas - em terra, claro. A Marine Insight apresenta-nos dez exemplos.

ALCINO CLEMENTE

Uma vida entregue ao mar

No Jornal "Aurinegra", 17.02.2012, "Uma Vida Entregue ao Mar", entrevista ao Mestre Alcino Clemente. É a décima segunda entrevista da série "Heróis do Mar", que o jornal tem estado a dedicar aos pescadores da região da Gândara (Mira e Cantanhede), que no século XX andaram na pesca longínqua do bacalhau.

«GAIRSOPPA» AFUNDOU A 16 DE FEVEREIRO DE 1941

Localizada carga de navio britânico afundado com 220 toneladas de prata

Uma sociedade norte-americana anunciou que foi localizada e identificada a carga de um navio britânico afundados pelos alemães em 1941 com 220 toneladas de lingotes de prata. Segundo a Odyssey Marine Exploration, a recuperação da carga deste navio, que será o maior tesouro submarino alguma vez encontrado, deverá começar na Primavera de 2012.
 

NAUFRÁGIO DO «VIRGEM DO SAMEIRO»

Relatório é inconclusivo

O relatório final sobre o afundamento da embarcação “Virgem do Sameiro”, em Novembro de 2011, ao largo do Cabo Mondego, é inconclusivo quanto às razões do acidente, não conseguindo determinar por que motivo o pesqueiro ficou inundado, motivando o naufrágio.
O relatório sobre o acidente é constituído por 151 páginas.

SARDINHA MONTEIRO:

Sagres: «Uma escola do mar para futuros oficiais»

Actualmente, o navio-escola da Marinha de Guerra Portuguesa é, acima de tudo, um símbolo de Portugal no Mundo, onde quer que se encontre.
Em entrevista ao Expresso, o actual comandante, Sardinha Monteiro, lembra, no entanto, que "a sua principal razão de ser é funcionar como escola de mar para todos os cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha".
"Um navio-escola como a Sagres, um veleiro, permite logo à partida um melhor conhecimento dos elementos meteorológicos. Aqui, tem de se tirar partido do vento e da ondulação para navegar da melhor forma possível", explica.

8 DE FEVEREIRO

Navio-escola Sagres celebra 50 anos ao serviço de Portugal

Hoje, 8 de Fevereiro de 2012, o Navio-escola Sagres comemora 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e de Portugal. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, decorrem diversas actividades de natureza social e cultural até 12 de Fevereiro, com o navio atracado no cais de Alcântara, em Lisboa.
Para comemorar a efeméride, a edição de hoje da webletter da Associação dos Portos de Portugal é integralmente dedicada ao prestigiado estandarte flutuante de Portugal.

31 DE JANEIRO DE 2012 | NAUFRÁGIO DO «SAMEIRO» | COM VÍDEO

18 famílias ficam sem ganha-pão

O «Sameiro» fez a sua última viagem, num dia de mar calmo, partindo do Porto de Ponta Delgada em direcção ao banco de pesca Princesa Alice.
A embarcação com cerca de onze metros e cinco anos existência estava no seguro.
Nas buscas participaram a corveta Jacinto Cândido e um helicóptero da Força Aérea Portuguesa que transportou os náufragos para o hospital de Ponta Delgada, de onde teriam alta pouco depois.

02.02.2012 | 240 PESSOAS SALVAS, DEZENAS DESAPARECIDAS

Naufrágio na Papua-Nova Guiné

O ferry de passageiros naufragou a 16 quilómetros da costa com cerca de 350 pessoas a bordo. Doze horas depois já haviam sido socorridas 240 pessoas mas dezenas continuam desaparecidas. O vizinho governo australiano enviou barcos e aviões para a área mas reconhece que o número de mortos poderá ultrapassar a centena.
“É uma enorme tragédia”, afirmou a primeira-ministra australiana, Julia Gillard. “A bordo do navio naufragado seguiam cerca de 350 pessoas. A perda de vidas deverá ser elevada,” acrescentou.

SEATTLE, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Um café feito de... contentores

A Starbucks apostou num novo modelo de loja. A novidade é surpreendente: tendo a reutilização de materiais como modelo, a rede mundial de cafetarias decidiu construir uma loja feita com quatro contentores reutilizados. O resultado pode ser testemunhado em Seattle, nos Estados Unidos. De acordo com o porta-voz da Starbucks, Alan Hilowitz, a nova loja vai ajudar a empresa a reduzir a pegada ecológica.

Total: 408
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 [15] 16 17 18 19 20 21