Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Atrasos nos portos asiáticos aumentam e devem prolongar-se até Agosto

O congestionamento em alguns dos portos mais movimentados da Ásia pode persistir até agosto, uma vez que os navios que se desviam de alguns dos portos mais congestionados acabam por causar estrangulamentos noutros. Singapura, o centro de transbordo mais movimentado do mundo, debate-se há semanas com filas de navios à espera de espaço para atracar.

Entre as razões apontadas para este congestionamento está o facto dos navios percorrerem o longo caminho à volta de África de e para a Europa – evitando os ataques dos Houthi no Mar Vermelho – parando em menos portos asiáticos e processando mais carga através de Singapura.

Segundo a Linerlytica, alguns navios foram desviados para Port Klang e Tanjung Pelepas, na Malásia, o que fez com que parte do congestionamento se deslocasse para lá. Segundo a mesma fonte, os problemas de congestionamento diminuíram ligeiramente desde meados de junho, mas o problema demorará pelo menos mais um mês a ser resolvido.

Os portos asiáticos continuam a ser os maiores focos de congestionamento. Da capacidade global de contentores parados à espera de atracar, 23% situa-se no Sudeste Asiático, 20% no Médio Oriente e 11% no subcontinente indiano. Para além de Singapura, o porto de Klang, na Malásia, tem dificuldades em manter o ritmo, tal como o porto de Xangai.

De acordo com dados divulgados pela Hapag-Lloyd AG, o quinto maior transportador de contentores do mundo, o tempo de espera para atracar em Port Klang aumentou para cinco dias, mais do dobro do tempo registado a 12 de junho. Entretanto, os navios que tentam Colombo, no Sri Lanka, ou o Dubai, podem esperar atrasos de até três dias, avançou a Linerlytica.

fonte