Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Caminho Marítimo de Santiago

Mais de mil pessoas visitaram Caravela Vera Cruz

O município foi o ponto de paragem do Cruzeiro Inaugural do Caminho Marítimo de Santiago, colocando o território no roteiro de turismo náutico e religioso.

A Caravela Vera Cruz, a embarcação mais emblemática do Caminho Marítimo de Santiago, chegou ao Porto Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, e foi recebida pelo Executivo da Câmara Municipal, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, pela Administração do Porto de Aveiro e pelas seis estações náuticas da Ria de Aveiro.

«The Guardian» destaca cinco praias portuguesas entre as melhores da Europa

Algarve, Alentejo e Centro. Estas foram as regiões onde o “The Guardian” escolheu as cinco melhores praias portuguesas na Europa.

São 943 quilómetros de costa continental portuguesa repleta de arribas, falésias e, principalmente, praias. Numa análise às principais praias da Europa, o “The Guardian” decidiu destacar cinco praias bem conhecidas pelos portugueses onde o único truque é andar de pé descalço.

BTL 2023 realiza-se entre 1 e 5 de março

A BTL confirma cada vez mais a sua vocação em ser a grande montra de negócios do turismo em Portugal, nas vertente B2B e B2C. Esta é uma das principais conclusões do balanço da 32ª edição da BTL, que decorreu na FIL de 16 a 20 de março.

A introdução de novas dinâmicas na feira, bem como a reformulação do programa de Hosted Buyers terão contribuído para que, nesta edição, 58% dos expositores afirmassem ter concretizado negócio ou ter a expectativa de fechar nos próximos seis meses.
A edição de 2023 vai realizar-se entre 1 a 5 de março de 2023.
 

DE 11 A 19 DE JUNHO

Marina de Vilamoura International Boat Show está de regresso

A 25.ª edição do evento Marina de Vilamoura International Boat decorre na Marina de Vilamoura- de 11 a 19 de junho, entre as 11h e as 21h -, com co-organização da Marina de Vilamoura e da FIL - Feira Internacional de Lisboa. Reunindo todas as tipologias de embarcações - novas e seminovas (brokerage) -, bem como marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados, a mostra, em terra e no mar, permite ao público contactar na primeira pessoa com mais de 50 marcas da indústria náutica.

Ilha do Farol e Sesimbra na lista dos 22 «tesouros escondidos» da Europa

Por Portugal, a European Best Destinations (EBD) aponta dois locais, aos quais, na verdade, não faltam fãs e visitantes portugueses e estrangeiros: a Ilha do Farol, com acesso único via barco de Faro ou Olhão, e Sesimbra, a que não faltam também pergaminhos, turísticos e não só.

ESTE SÁBADO

Primeiro «Caminho Marítimo de Santiago» parte de Vila Real de Santo António

Está tudo a postos para a largada do cruzeiro inaugural do novo e primeiro «Caminho Marítimo de Santiago» em Portugal. A partida está agendada para este sábado, dia 28 de maio, às 9h00, no porto de Vila Real de Santo António, e contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A iniciativa tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional da Marinha Portuguesa.

O projeto «Caminho Marítimo de Santiago em Portugal» pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da mítica «Barca de Pedra» que terá transportado o corpo do Apóstolo Santiago até à Galiza, navegando entre os locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago – os Portos de ligação forte com Santiago.

Encontros na Marina de Lisboa | ESTA QUINTA-FEIRA

Visita ao observatório de golfinhos no Tejo

No âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar, a Administração do Porto de Lisboa deu início, a 20 de Maio, a uma série de iniciativas relativas à protecção de mares e oceanos. Estes “Encontros na Marina de Lisboa” incluem um seminário, visitas ao observatório de golfinhos no Tejo, regatas, workshops, exposições e um simulacro de segurança e proteção ambiental. As iniciativas decorrem até 28 de Maio, sob o tema “O Mar que Protegemos”.

Esta quinta-feira decorrem duas sessões de visitas ao observatório de golfinhos no Tejo na Torre VTS, a realizar à tarde. Cada uma das sessões é limitada à inscrição de 10 pessoas.
 

Época balnear de 2022 tem 585 praias de banhos com nadador-salvador

A época balnear de 2022 vai integrar 585 praias de banhos, mais 11 do que no ano passado. Estes são locais onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores salvadores.
Vão estar também à disposição dos utentes 654 águas balneares, um número que engloba mais 11 locais na comparação com o ano passado.

O Dia da Marinha desembarca em Faro com muitas novidades

A cidade Faro, no Algarve, recebe este mês de Maio as comemorações do Dia da Marinha 2022 com muitas e diferentes atividades para todos.

​​​​​​​​​As celebrações vão concentrar-se de 19 a 22 de maio mas a partir do dia 3 muitas são as atividades que irão assinalar o Dia da Marinha.

Inscrições abertas para a Boat Show International da Marina de Vilamoura

A Marina de Vilamoura e a FIL organizam, de 11 a 19 de Junho, a 25ª edição do Boat Show International da Marina de Vilamoura. O Boat Show é uma Mostra de embarcações que reúne todas as tipologias, novas e seminovas (brokerage), assim como representantes de marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados.

O evento tem como objectivo juntar os principais operadores do sector, num local privilegiado, reunindo as melhores condições para a criação de uma exposição de barcos na água à semelhança das melhores práticas que se verificam nos principais mercados internacionais.
A exposição dirige-se a um universo de visitantes que inclui compradores, investidores, parceiros de negócio, entusiastas das áreas envolvidas, órgãos de comunicação social, entidades reguladoras do sector e público em geral.

Nautical Portugal em foco na BTL

No decorrer da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, o Fórum Oceano organizou a sessão nacional da rede das Estações Náuticas no stand do Turismo do Centro de Portugal. O evento contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e com a intervenção da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Na cerimónia foi assinada a carta compromisso para a sustentabilidade entre o Fórum Oceano e a Biosphere Portugal.

Porto de Lisboa prepara aeródromo naval no Tejo

A APL-Administração do Porto de Lisboa, SA., no âmbito do centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que se assinala este domingo, dia 3 de abril, iniciou os procedimentos necessários para a certificação de um aeródromo naval no rio Tejo, na zona do Mar da Palha. Uma iniciativa que permitirá dar resposta ao número crescente de entidades na área do Turismo que têm manifestado interesse nesta atividade, em Lisboa.

Fórum Oceano apresenta estratégia de expansão das Estações Náuticas de Portugal

Combater a sazonalidade do turismo nas regiões, promover a oferta turística, assegurar a introdução das camadas mais jovens na prática de atividades náuticas e garantir a certificação de mais 15 estações, foram os principais objetivos partilhados pela Coordenação das Estações Náuticas de Portugal (uma Rede criada e gerida pelo Fórum Oceano), até 2024, no âmbito da mais recente edição da Nauticampo.

Carta de Patrão Local

Inscrições abertas no Clube Naval de Ponta Delgada

No Clube Naval de Ponta Delgada estão abertas as inscrições para a obtenção de Carta de Patrão Local, naquela que é a Escola Náutica de Recreio mais antiga da Região.
A Carta de Patrão Local permite governar uma embarcação de recreio à vista da costa até uma distância máxima de 25 milhas de um porto qualquer de abrigo e de 6 milhas da costa.

Turismo fluvial no Douro recupera 23% em 2021 face a ano difícil de 2020

A Via Navegável do Douro (VND) recebeu 279.151 passageiros em 2021, uma recuperação de 23,34% face a 2020, ano com quebras acentuadas devido à covid-19, segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Segundo dados disponibilizados no site da APDL, em 2021 o turismo fluvial no rio Douro registou uma recuperação de 23% face a 2020, ano em que este segmento sofreu um duro golpe por causa da pandemia e se contabilizou uma quebra de 86,24% comparativamente com 2019.

Aquário Vasco da Gama:

Um mergulho ainda mais profundo

O museu-aquário mais antigo do mundo, em funcionamento, tem muitas novidades: tecnologia, outros aquários, mas não só. Bem-vindos à versão 2.0 desta casa da Ciência,em Lisboa.

Terminal de Cruzeiros e Titan de Leixões reabrem para visitas guiadas

O Terminal de Cruzeiros e o Titan de Leixões reabriram sexta-feira, dia 14 de janeiro, para retoma das visitas guiadas ao público.
Recordamos que é possível visitar o icónico Titan de Leixões todas as sextas, sábados e domingos, entre as 10h e as 17h, mantendo-se a gratuitidade das visitas até final do mês de janeiro!
Já o Terminal de Cruzeiros encontra-se aberto ao público todos domingos de manhã, entre as 09h30 e as 12h00, com visitas guiadas a iniciarem pelas 10h15, 11h15 e 12h15.

A 15 E 16 DE JANEIRO

«Aquário dos bacalhaus» do Museu Marítimo de Ílhavo assinala o seu 9.º aniversário

O Aquário dos Bacalhaus comemora 9 anos! Para assinalar a data, nos dias 15 e 16 de janeiro há um programa gratuito repleto de atividades para toda a família. Teatro de marionetas para bebés, duas novas exposições (ilustração e fotografia), uma conversa sobre alterações climáticas e muito mais!

Lisboa renova-se com mais espaços culturais e de lazer

A estação fluvial Sul Sueste foi renovada e aqui pode hoje encontrar várias empresas de animação marítimo-turística que o levam a descobrir o Tejo e as suas margens.

Desde 1 de maio deste ano que Lisboa conta com uma renovada Estação fluvial Sul Sueste, e Doca da Marinha, ganhando assim novos espaços culturais e de lazer, e novas possibilidades de ligação entre as duas margens do Tejo. A capital apresenta-se assim valorizada a nível cultural, patrimonial e identitário, com o rio a impor-se como elemento de união das duas margens e dos ativos culturais e turísticos dos vários municípios da região, dinamizando também o comércio, a restauração e as atividades culturais e de animação da Baixa de Lisboa e do Centro Histórico.

EXPOSIÇÃO PARA VER NO OCEANÁRIO

Florestas Submersas

A exposição temporária do Oceanário de Lisboa, "Florestas Submersas by Takashi Amano", apresenta as florestas tropicais através de um deslumbrante aquário.
Com o objectivo de reforçar o compromisso do Oceanário de Lisboa para a conservação da natureza e educação ambiental, a nova exposição apresenta o mundo natural através de uma perspetiva especial - um ambiente único onde a arte se funde magistralmente com a natureza das florestas tropicais, onde o visitante é levado para o mundo das sensações e emoções e extraviado do seu quotidiano para um universo precioso que o transporta para as origens da vida.
 

Total: 664