Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Comemorações a 11 e 12 de Outubro

Dia do Porto de Viana do Castelo com programa dedicado a toda a comunidade

O Porto de Viana do Castelo está de portas abertas esta sexta e sábado, dias 11 e 12 de outubro. O primeiro dia de celebração é dedicado aos alunos das escolas secundárias do município que, para além da visita ao sector comercial do porto, irão usufruir de um passeio de barco pelo estuário do rio Lima. Já no segundo dia, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), convida toda a comunidade para um conjunto de atividades culturais e lúdicas.

FIGUEIRA DA FOZ

Batel regressa ao Mondego carregado de sal e tradição

O batel "Sal do Mondego" foi reparado pela câmara ejá navega no rio que lhe dá o nome. A recuperação da réplica da embarcação típica de transporte de sal da Figueira da Foz aconteceu pelo interesse manifestado pela Junta de Vila Verde, que vai utilizar o barco para passeios turísticos e pedagógicos, em articulação com o Núcleo Museológico do Sal, em Armazéns de Lavos.

NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ, DE 10 A 14 DE OUTUBRO

Veleiro promove produtos agrícolas ultraperiféricos

A marina da Figueira da Foz recebe, de quinta a segunda-feira, o navio francês “Marité”, que participa num projecto de promoção dos produtos agrícolas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (UE).
A Figueira da Foz vai acolher a última de 18 escalas do veleiro histórico francês de três mastros, levadas a cabo no âmbito da campanha “O Símbolo das Regiões Ultraperiféricas Nasce Sob as Estrelas da Sorte”, ao abrigo de um programa europeu que visa dar mais notoriedade e aumentar o conhecimento dos produtos agrícolas das Regiões Ultraperiféricas e do símbolo que garante a sua origem e qualidade europeia.

A 11 E 12 DE OUTUBRO

Dia do Porto de Viana do Castelo comemorado com estudantes e população

O dia do Porto de Mar de Viana do Castelo, este ano assinalado a 11 e 12 de outubro, vai ser comemorado com atividades dirigidas à comunidade académica e a comunidade local.

No primeiro dia, o porto de mar abre-se aos estudantes do ensino secundário do concelho, promovendo um passeio de barco pelo estuário do rio Lima, e uma visita ao setor comercial daquela infraestrutura, instalada em Darque.

SETÚBAL

Semana do Mar 2019 com um fim-de-semana recheado de iniciativas

A Semana do Mar, em Setúbal, encerra este fim-de-semana, pelo que estão aí os últimos dias em que é possível visitar navios históricos e emblemáticos, fazer batismos de mar e de mergulho, passear em embarcações tradicionais ou assistir a um leilão tradicional de pescado. A regata Setúbal – Lisboa e a largada dos navios Fryderyk Chopin, Galeão Andaluzia, Caravela Vera Cruz e Pogoria, no domingo, 29, às 14h00 são as últimas iniciativas agendadas.

Investimento de três milhões de euros atraca na marina da Expo para dar a conhecer o Tejo

Dezoito barcaças, construídas em Inglaterra, permitirão acolher até 100 turistas na marina da Expo. Empresa promove passeios pelo estuário do Tejo.

EM SETÚBAL

Semana do Mar até dia 29

A Semana do Mar 2019 está de volta e, até ao dia 29 de Setembro, Setúbal será palco de palestras, visitas a navios, passeios em embarcações tradicionais, batismos de mar, provas desportivas e street food & music.

A Semana do Mar 2019, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, da APSS, SA, da APORVELA e da Marinha Portuguesa em estreita colaboração com diversos parceiros – associações náuticas, culturais e outras entidades relacionadas com o porto, a cidade e a Economia do Mar – vem celebrar a crescente relação da cidade com o rio, numa semana marcada por diversas iniciativas que promovem aquele que é um fator de desenvolvimento do turismo e da economia na região.

ESTE SÁBADO

Dia aberto no Porto de Leixões com programa imperdível

O Dia do Porto de Leixões’ realiza-se já este sábado, dia 21 de setembro. A iniciativa que abre as portas da infraestrutura portuária à cidade com atividades para todas as faixas etárias, entre as 10h00 às 19h00 dá início ao seu programa com um concerto de Música de Câmara pelos Solistas da Orquestra Barroca Casa da Música, na noite de véspera (20 de setembro), e termina com um Sunset ao som do DJ Jorge Vieira. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) estima receber mais de 25 mil visitantes nesta edição.

19 A 22 DE SETEMBRO

Semana do Mar está de volta a Setúbal

A Semana do Mar volta à frente ribeirinha da cidade, entre os dias 19 e 29, com um programa ecléctico que inclui visitas a navios emblemáticos, conferências, passeios em embarcações tradicionais e baptismos de mar.

O evento, uma organização conjunta da Câmara Municipal, da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Aporvela e da Marinha Portuguesa, com diversas parcerias e patrocínios, celebra a crescente relação da cidade com o rio e promove as actividades relacionadas com a denominada economia azul.

A praia da Costa Nova continua a ser um ponto «delicioso»

Nem mesmo um céu carregado de nuvens consegue ofuscar-lhe o brilho. A “culpa” deve ser das cores alegres que decoram as fachadas do seu casario. Ou talvez do espelho de água que a acompanha, em toda a sua extensão, transformando-a numa aparentemente frágil língua de areia, plantada entre o mar e a ria. A Costa Nova tem um encanto muito próprio.

GAFANHA DA NAZARÉ, ÍLHAVO

Procissão na Ria é sempre uma aposta ganha

Acto de fé, pela memória e identidade, a tradição cumpriu-se e, no domingo, realizou-se a Procissão pela Ria de Aveiro, integrada no programa da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes da Gafanha da Nazaré.

“Diz-nos muito”, testemunhou Carlos Sardo, presidente da União das Irmandades (do Santíssimo Sacramento, da Senhora da Nazaré e de S. Pedro) da paróquia gafanhense, enquanto se afadigava nos preparativos para o arranque.

São Pedro da Afurada a sair da casca

É pitoresca. É conotada com a sua imagem. Com as redes e o peixe, com os pescadores e as varinas. Com as casinhas de bonecas e os fogareiros à porta. Mas a Afurada, um filão para o turismo, está a romper a casca com o bico.

Costa da Caparica. A praia dos «tios» que já foi a praia dos «tesos»

Portugal vivia o tempo do escudo e apanhar um barco em Lisboa para a Trafaria significava uma forma acessível de ir às praias da Costa. Este era o destino escolhido por muitos jovens, estudantes, também famílias, algumas das quais moravam próximo e outras acampavam nos terrenos em redor, agora ocupados pelo parque de estacionamento.

A Nazaré entre cruzes, tamancas e fatos de neoprene

O mais célebre destino de peregrinação mariana antes de Fátima, a pitoresca vila de pescadores glorificada pelo Estado Novo, nova meca das ondas grandes e rendez vous das estrelas do surf mundial. A Nazaré oferece hoje uma conjugação única, colorida e sugestiva desses clichés que ajudam a definir um país inteiro.

GAFANHA DA NAZARÉ, ÍLHAVO

Festejos em honra de Nossa Senhora dos Navegantes a 14 e 15 de Setembro

Os festejos em honra de Nossa Senhora dos Navegantes estão marcados para este fim de semana, 14 e 15 de Setembro.

Mais uma vez sob a coordenação do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, este é um evento que mobiliza as comunidades ribeirinhas e piscatórias.

Quem me dera que a praia de Odeceixe fosse um segredo

Quem não gostaria de ter uma praia assim só para si? Guardá-la, como um segredo de poucos, uma praia só para os amigos do peito? Um paraíso, quase para o ano todo, onde se possa passear entre as memórias das férias grandes de outros tempos e as novas memórias criadas em cenário de beleza visceral? Mas, se bem que todos temos direito aos nossos grandes sonhos e pequenos egoísmos, o certo é que esta nossa praia já não é segredo nenhum, nem é só para alguns felizardos.

ATÉ DIA 11

Navio patrulha oceânico Sines aberto ao público na Madeira

O NRP Sines está no porto do Funchal, aberto a visitas até dia 11 no horário das 15h00 às 17h00.

Segundo refere a Marinha, esta é "uma oportunidade a não perder de conhecer o Navio de Patrulha Oceânico da Marinha Portuguesa". O NRP Sines foi batizado em julho de 2018 e tem como principal função a busca e salvamento marítimos, a vigilância marítima, a prevenção e combate à poluição e outras tarefas de interesse público.

A Praia do Sul da Ericeira corre-nos nas veias há cinco gerações

Sair de Lisboa, com o tempo quente e abafado, e chegar à Ericeira, onde passa uma brisa fresca, é uma alegria constante e sempre renovada. Há um condicionamento qualquer, que Pavlov explicará, que nos faz cantar o hino da terra, mal vemos uma pontinha daquele mar: “Ericeira, Onde o Mar é Mais Azul / Nas belas praias do sul / De doirada e fresca areia / Ericeira, és tão bela e tão formosa...” Embora já sejamos todos crescidos, não resistimos a acompanhar o ritmo com palmas e gargalhadas, de tão ridículos que somos. Mas repetimos, sempre, porque ver aquele mar imenso enche-nos o peito; imaginar o seu cheiro tão característico, por causa das algas, faz-nos esquecer de imediato as correrias da semana.

À VOLTA DA PRAIA

Os areais do Malhão-Aivados não têm nada e por isso têm tudo

Ao contrário das praias talhadas pela falésia noutras zonas da costa alentejana, a extensão Aivados-Malhão é acompanhada apenas pelas dunas. Escapou às tentativas de desenvolvimento regional e aos interesses imobiliários. E hoje é um paraíso.

À VOLTA DA PRAIA

Mega Fundeira: esta praia não é para todos

Sob o quilómetro 306 da icónica EN2, na fronteira entre Góis e Pedrógão Grande, esconde-se uma pequena área de recreio onde, no Verão, se vive de refrescantes mergulhos em plena comunhão com a natureza.

Total: 543