Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Nova fase de candidaturas para certificação de Estações Náuticas de Portugal até 31 de outubro

Os territórios que pretendam constituir-se como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP), poderão apresentar uma candidatura à Fórum Oceano, entidade responsável pela certificação, até 31 de outubro.
A Rede “Estações Náuticas de Portugal” conta actualmente com 16 territórios certificados e um em fase final de certificação, no Continente, distribuídos pelo litoral e pelo interior, com o envolvimento de 52 municípios e 4 Comunidades Intermunicipais, contando com mais de 680 parceiros, dos quais mais de 60% são empresas. Até ao final de 2019, a Rede das ENP crescerá com a certificação de novos territórios, mobilizando mais de 800 entidades.

DE 7 A 11 DE AGOSTO

Festival do Bacalhau, Ílhavo 2019

O Município de Ílhavo acolhe de 7 a 11 de Agosto aquele que é um dos maiores festivais gastronómicos do país, celebrando o bacalhau durante cinco dias e com inúmeras acções, desde showcookings, degustações, concursos, workshops, oficinas, mostras de artesanato, etc.
Terra de lendários e corajosos marinheiros, que arriscaram a vida nos frios mares da Terra Nova e da Gronelândia, o Município de Ílhavo é, por excelência e tradição, a capital portuguesa do Bacalhau, cuja epopeia ocupa notável parte da sua história.

Esta é a praia que representa Portugal na lista dos 15 «tesouros escondidos» da Europa

De casas construídas sob rochas na Andaluzia, em Setenil de las Bodegas, a uma bela baía “escondida” em Creta, na Grécia, ou até à pitoresca Lauterbrunnen na Suíça, a lista da European Best Destinations (EBD) de Europe's best hidden gems 2019 tem propostas para todos os gostos. E, pelo meio, não podiam faltar praias: eis que surge a beleza natural da praia de Odeceixe.

Nas «melhores praias do mundo», o Brasil é rei. Mas Portugal tem uma praia no top

O top 25 inclui "paraísos" das Caraíbas a Espanha, passando pela Florida ou Havai, Itália ou Grécia, da Costa Rica à Austrália e Tailândia; inclui, claro, as Seychelles mas também Portugal e Cabo Verde.
No top mundial, Portugal consegue apenas uma presença, em 11.º lugar, graças ao Algarve e à praia da Falésia, nos Olhos de Água, Albufeira.
Nos tops continentais, Portugal consegue mais duas praias entre as melhores da Europa: a Praia da Rocha, de Portimão, e a Praia do Camilo, de Lagos.

A 10 DE AGOSTO

Corrida mais Louca da Ria de Aveiro

O programa do Festival do Bacalhau de 2019 conta, mais uma vez, com a realização da “Corrida mais Louca da Ria”, que irá animar o Esteiro Oudinot, no dia 10 de agosto, a partir das 15h00, mas este ano em versão alargada às empresas.

Para além da habitual participação das Associações e Instituições do Município, a Câmara Municipal de Ílhavo vai alargar as inscrições às empresas locais, ampliando, desta forma, a exploração da criatividade, as soluções lúdico-desportivas e a “competitividade saudável”.

Conheça as 375 praias portuguesas com «qualidade de ouro» neste Verão

Portugal tem, em 2019, 375 praias com “qualidade de ouro”, menos 15 do que em 2018. A região Tejo e Oeste é a que reúne mais distinções. Das praias galardoadas, 326 são costeiras, 40 são interiores e nove são de transição.
Veja a lista completa.

COPENHAGA

Esta antiga grua marítima é agora um alojamento de luxo com vista para o oceano

No processo de renovação do Porto de Copenhaga (Dinamarca), o estúdio de arquitetos Arcgency decidiu dar uma segunda vida a uma antiga grua do mar. Dedicada ao carregamento e descarga de carvão, tornou-se agora num acolhedor refúgio de luxo para duas pessoas.

O espaço dispõe de spa, sauna e de um terraço com vista para o mar com cerca de 50 metros quadrados (m2). Em homenagem à antiga actividade, onde o carvão era rei, o preto foi a cor escolhida para decorar o alojamento de luxo.

Cabedelo, a praia que alimenta a arte bruta

Joaquim Pires fala da praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, como ninguém. Joaquim, aliás, vive a sua praia como ninguém. É lá que se abastece para criar “peças bonitas”, feitas de paus, galhos, “pinheiros tortos”.

“Não está. Foi aos paus”, informou-nos Emília. À segunda, depois de um copo na Taberna do Poita, não foi preciso bater à porta da arrecadação, onde o seu marido vai acumulando paus e coisas que vai esculpindo enquanto cria arte bruta.

DE 20 DE JULHO A 4 DE AGOSTO

Porto de Setúbal na Feira de Santiago

O Porto de Setúbal marca presença na Feira de Sant’iago 2019, entre 20 de julho e 4 de agosto, com um stand que aposta na mostra de alguns dos melhores produtos regionais com ligação ao mar. Ostras e conservas são apenas dois exemplos. Vai saber bem uma visita ao stand do Porto de Setúbal para conhecer melhor as suas atividades.

19 A 21 DE JULHO

Festa dos Pescadores de Matosinhos

A Festa do Mártir São Sebastião é toda dos pescadores de Matosinhos. Da Igreja Matriz sai uma majestosa procissão que vai até à Doca Pesca. Os pescadores exprimem ao seu santo padroeiro toda a sua devoção e pedem-lhe um mar farto e seguro. Vestem os seus filhos de anjinhos, carregam o andor do Mártir S. Sebastião e engalanam os seus barcos para que sejam benzidos, juntamente com o mar.

Praias do Barlavento com bandeira que sinaliza radiação ultravioleta

O projecto "Há UV" na praia está presente em duas praias do município de Portimão (Praia da Rocha e Praia do Vau), uma na Praia Grande, concelho de Lagoa e duas, no concelho de Lagos, na Meia Praia e Praia de Porto de Mós.

Segundo o coordenador do projecto, o professor Francisco Pereira, o objectivo passa por evidenciar aos banhistas um conjunto de 5 bandeiras de cor diferente, indicativas da intensidade solar em termos de radiação ultravioleta, sendo que a mais grave é a cor vermelha

Na Berlenga, longe de tudo

Menos de 13km separam a costa continental da Berlenga Grande. Mas ela é outro mundo, garantem os habitantes e exploradores da ilha agora limitada a 550 visitantes por dia. Uma medida para proteger um lugar pequeno de coisas únicas.

Embarcações tradicionais do Tejo vão ancorar em Lisboa

A Câmara Municipal da Moita aprovou, na sua última reunião, um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa (APL), com o propósito de serem disponibilizados, gratuitamente, pontos de acostagem na cidade de Lisboa para as embarcações tradicionais municipais.

A APL pretende promover o acesso das embarcações municipais aos locais de acostagem que estão sob a sua gestão, na cidade de Lisboa: docas de Alcântara, Santo Amaro, Belém, Bom Sucesso e Pedrouços, como forma de promover as embarcações tradicionais do Tejo, enquanto parte de um património associado à história e identidade dos municípios ribeirinhos.

REMETENTE: ABAE

Carta ao Banhista

Caro banhista, serve esta carta para o felicitar por escolher uma das 352 praias com Bandeira Azul e para o relembrar que uma escolha responsável, implica comportamentos sustentáveis.

Para uma praia poder hastear uma Bandeira Azul tem de cumprir 33 critérios, agrupados em 4 grandes áreas Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços. E, se a candidatura depende, maioritariamente, do trabalho dos promotores, manter uma Bandeira Azul e a excelência da zona balnear galardoada depende de si e todos os dias do ano.

Ilhas Canárias

Farol-hotel Punta Cumplida

O farol Faro Punta Cumplida, localizado mais a norte da ilha La Palma, foi inaugurado em 1867, sendo o mais antigo de Espanha.

Localizado em La Palma, Ilhas Canárias, o farol agora transformado num boutique hotel de luxo. O farol encontra-se na cidade de Barlovento, um local tranquilo mas que oferece uma beleza natural e diversas atracções, como as piscinas de água salgada nas Piscinas de la Fajana e no Parque Nacional Caldera de Taburiente.

VEJA OS VÍDEOS!

Dive Bahrain afunda Boeing 747 para atracção turística

O Dive Bahrain, parque temático submarino no Golfo Pérsico, prepara-se para afundar um avião – Boeing 747 de 70 metros – para fornecer uma atracção de mergulho.
Construído em 1981, será o maior avião a ser submerso até à data e fará parte do maior parque temático subaquático do mundo.

21 praias que parecem saídas directamente do paraíso

Serão estas as 21 praias mais paradisíacas do planeta Terra? Espalhadas por vários continentes, diversas entre si, fique extasiado com estas autênticas belezas naturais e escolha a sua preferida.

Peixe, música, guarda-chuvas e uma regata. A festa ao sabor da Ria de Aveiro

“Olha a marola!”, berra o mestre do ‘Marco Silva’. A azáfama é grande. Entre tirar água do moliceiro, agarrar as velas e pensar na vitória, a tripulação de três homens do barco que lidera a regata não tem descanso. Vão com um avanço significativo face ao segundo classificado — mas mesmo assim não vacilam.

Agência Portuguesa do Ambiente lança aplicação sobre as Praias

A Agência Portuguesa do Ambiente lançou a aplicação móvel “Info praia” para smartphones ou tablets, para disponibilização rápida de informação actualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores do continente. Pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” ou da “App Store”.

São disponibilizados, de forma simples e direta, os dados de classificação anual de cada água balnear, as principais características (tipo de água balnear, existência do galardão bandeira azul e praia acessível, existência de obras, risco de erosão das arribas) e os serviços existentes – restaurantes, apoio balnear, nadador salvador, existência de cadeira anfíbia, entre outros.

VEJA ÁLBUM COM 75 FOTOS NO FLICKR

Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro 2019 (1)

Álbum com 75 fotografias destacando a Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, um evento histórico e emblemático que decorreu este sábado, dia 6. Com saída da Praia da Torreira, Murtosa, a Grande Regata dos Moliceiros contou com 15 esplendorosas embarcações, que, engalanadas, ofereceram uma competição única, repleta de cor e muita animação.
Selecção mesclada com fotos de outros moliceiros, vogando pelos canais da cidade, pejados de turistas que quiseram associar-se aos dias de festa proporcionados pelo “Ria de Aveiro Weekend”.
 

Total: 517