Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Rede das Estações Náuticas de Portugal entre os projectos finalistas do Prémio Nacional de Turismo

A Fórum Oceano candidatou a Rede das Estações Náuticas de Portugal ao Prémio Nacional de Turismo na categoria de “Turismo em Rede”. Passadas as fases de apuramento, a candidatura da Fórum Oceano passou ao TOP 5 ficando, assim, entre os finalistas da 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo, cujos vencedores foram anunciados no dia 16 de dezembro.

APS abre concurso para a concessão do Porto de Recreio de Sines

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA abriu o concurso público para a Concessão do Porto de Recreio de Sines, em regime de serviço público e no qual é contemplado o direito de exploração comercial de todos os serviços e instalações existentes, assim como os serviços que sejam entendidos como complementares à atividade de náutica de recreio, com vista ao desenvolvimento desta unidade de negócio.

Grupo Sousa cancela festividades de fim de ano a bordo do «Lobo Marinho»

Este ano, o ferry “Lobo Marinho” não vai sair para o tradicional “reveillon” que congrega tradicionalmente várias centenas de convivas e que já constitui um dos principais lugares para a tradicional passagem do ano.

Já é possível cruzar a Porta da Estação Náutica de Esposende

O Município de Esposende procedeu à abertura oficial da Porta da Estação Náutica de Esposende (ENE), no Centro de Informação Turística (CIT), e à assinatura do protocolo de parceria e cooperação com a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende para a materialização de uma das ações do projeto “E-REDES – Fomento ao uso de Redes Biodegradáveis como ferramenta de promoção da sustentabilidade: um estudo-piloto no Parque Natural do Litoral Norte”.

REPORTAGEM TVI

A Ria de Aveiro também se faz a pé ou de bicicleta

Desde 2018 que Aveiro tem passadiços. São cinco quilómetros para apreciar parte da Ria com a sua fauna, flora e natureza próprias.

Há coisas na Ria de Aveiro que devem ser vistas com toda a calma.

4.ª fase de candidaturas para a certificação de Estações Náuticas

Prazo prorrogado até 31 de dezembro

Em virtude da situação excepcional que vivemos, decorrente da pandemia de Covid-19, que condicionou a elaboração de candidaturas para a certificação de Estações Náuticas de Portugal (ENP), e no seguimento de contactos mantidos com territórios que pretendem vir a constituir-se como ENP, o prazo para submissão de candidaturas foi prorrogado até ao dia 31 de dezembro.

ÍLHAVO

5,6 milhões de euros para reabilitação do antigo Forte da Barra

Está dado mais um passo para que o antigo Forte da Barra, em Ílhavo, possa receber uma unidade hoteleira. Dia 29 foi assinado o contrato de concessão, por 50 anos, entre a sociedade AM+PM e a Administração do Porto de Aveiro (APA).

De acordo com o contrato de concessão, está previsto um investimento no edificado de 5,6 milhões de euros. E estão também a ser estudados para o local outros projetos, a ser realizados pela Câmara Municipal e pela APA.

A que sabe um vinho vindo do fundo do mar?

Chama-se Vinho do Atlântico e estagiou 14 meses no fundo do mar. Qual o efeito que a pressão tem sobre a evolução de um vinho, seja ele branco, tinto, rosé, Moscatel ou espumante? É isso que o enólogo Luís Simões, da Brejinho da Costa, quer descobrir.

ESTE SÁBADO, 31 DE OUTUBRO

Porto de Lisboa comemora 133 anos

Dia 31 de Outubro, o Porto de Lisboa comemora mais um aniversário e preparou um conjunto de iniciativas inovadoras, que permitem celebrar os 133 anos do porto da capital cumprindo todas as regras de prevenção para a transmissão de Covid-19.

De acordo com Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, «a atual situação pandémica relacionada com o vírus Covid-19, leva-nos a comemorar os 133 anos do Porto de Lisboa de forma diferente e responsável, mas não podíamos deixar de assinalar esta data.
Neste contexto, optámos por iniciativas diferenciadoras, como a visita virtual que vamos proporcionar às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d’Óbidos, para dar a conhecer os painéis de Almada Negreiros».

AVEIRO

Construtores de barcos de recreio manifestam interesse na zona de antigos estaleiros

A indústria da construção de barcos de recreio está atenta à Região de Aveiro e começa a demonstrar interesse no regresso da construção naval às margens da ria.

Os primeiros sinais surgem das parcerias com uma empresa emblemática que há décadas se instalou na região.

Embarcações marítimo-turísticas com novas condições no cais do Porto Moniz

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, visitou a intervenção, agora finalizada, de beneficiação no Cais do Porto Moniz, que vem permitir o melhoramento das condições de segurança e conforto no embarque e desembarque de passageiros dos barcos marítimo-turísticos.

A obra, da responsabilidade da Administração de Portos da Madeira – APRAM, consistiu na montagem de um passadiço no referido cais, através da instalação de guias metálicas com sistema de engate, que permitem que esta estrutura se adapte ao nível da maré.

ESTE SÁBADO

Dia do Porto de Viana do Castelo celebra-se online

A 7.ª edição do Dia do Porto de Viana do Castelo é, este ano, celebrada online. A história da infraestrutura portuária, que remonta a 106 anos, e dos seus estaleiros, bem como os investimentos previstos e em curso são alguns dos conteúdos que serão transmitidos este sábado, 10 de outubro, a partir na página do Facebook do porto minhoto.
Ocasião para a difusão desta newsletter temática.

REPORTAGEM

Chamar casa a um barco

Nas águas tranquilas do Algarve, embalados pela gentileza do clima, largaram âncora e deixaram-se ficar. Uns solitários, outros em família, alguns portugueses, mas estrangeiros na sua maioria, vários velejadores encontraram um porto seguro no sul de Portugal e do barco fizeram casa.

CARGAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

Dia do Porto Leixões conta com programação totalmente digital

A edição 2020 do “Dia do Porto de Leixões” assinala-se este sábado, 19 de Setembro, e terá, este ano, uma programação sem igual: durante todo o dia, nas plataformas digitais da infraestrutura portuária, serão transmitidas cerca de duas dezenas de filmes que desvendam curiosidades, histórias e partilham memórias dos mais de 130 anos daquela que é uma das principais portas de entrada e saída de mercadoria nacional.

Assinalando a data, difundimos esta newsletter temática sobre o Porto de Leixões.
 

Flor de Sal da Figueira da Foz

O “Sal da Figueira da Foz” e a “Flor de Sal da Figueira da Foz” têm características únicas que resultam de um método de produção artesanal próprio, associado à influência do meio envolvente, nomeadamente, a biodiversidade presente no Salgado da Figueira da Foz.

Esta é a praia mais pequena do mundo. Fica aqui ao lado e «não tem mar»

É espanhola, fica a 100 metros do mar e recebe água por túneis subterrâneos. Foi declarada Monumento Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Playa de Gulpiyuri é uma pequena praia localizada no concelho de Llanes, nas Astúrias. Tem cerca de 50 metros de diâmetro, e é o resultado do abatimento de uma gruta, uma formação conhecida como dolina e tornou-se conhecida por ser "a praia mais pequena do mundo".

PELAS PRAIAS DE PORTUGAL

Praia do Beliche, Sagres

Esta é uma praia abrigada dos ventos dominantes, inserida na ampla enseada definida pela ponta de Sagres e cabo de S. Vicente. A praia parece ter sido escavada nas arribas altas e de cores quentes, e para alcançar o areal desce-se uma imensa escadaria, ao longo da qual se pode apreciar o desenho abrupto dos alcantilados calcários, muito estratificados e fraturados, com as suas grutas e os vestígios de monumentais desmoronamentos.
 

Praia na Figueira da Foz é a que esteve mais vezes lotada na região Centro

A praia do Forte, um pequeno areal na Figueira da Foz, é a praia costeira em toda a região Centro que mais dias registou ocupação plena, revela a Agência Portuguesa do Ambiente.
 

No meio da ria de Aveiro, as estrelas ficam mais brilhantes

A bordo de um barco moliceiro também se aprendem grandes lições de astronomia. Guiados pela estrela Polar, rumámos à escuridão da ria para aprender a distinguir estrelas de planetas e desconstruir alguns mitos. E ainda tivemos direito a avistar um cometa.

INCLUINDO UM DIA DEDICADO À REGIÃO DE AVEIRO

Turismo Centro de Portugal mostrou potencial das estações náuticas da região

Um grupo de jornalistas, bloggers, instagrammers e outros criativos esteve durante três dias a descobrir e as potencialidades e as muitas experiências que se podem realizar nas Estações Náuticas do Centro de Portugal, a convite do Turismo Centro de Portugal.

Um dos três dias da jornada foi dedicado às restantes estações náuticas da Ria de Aveiro. O grupo começou a manhã com uma experiência de surf na praia da Vagueira (Estação Náutica de Vagos), seguindo-se um pequeno-almoço numa casa-embarcação na marina da Vagueira. Depois, na Estação Náutica de Ílhavo, teve lugar uma experiência com barco à vela com o Clube Náutico Boca da Barra.

Total: 603