Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




BAIÃO

APDL garante aptidão das infraestruturas fluviais para a retoma turística no Douro

O presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) admite que as expectativas para a retoma turística este ano no Douro estão muito abaixo das potencialidades da região, por causa da pandemia, como sucedeu em 2020.

"A nossa expectativa é que mais próximo do verão, com o levantamento das restrições que ainda poderão existir por força da pandemia e à medida que o plano de vacinação nacional vá avançando, queremos acreditar que isto possa ter outro tipo de desenvolvimento. Mas estamos a falar num ano de 2019 com 1,2 milhões de passageiros no Douro para poucos milhares no ano de 2020 e o ano de 2021 não será muito diferente, diria eu. Mas temos que nos ir preparando", disse ao JN Nuno Araújo, no final da visita que fez às obras do Cais da Pala e às fluvinas de Aregos e Ermida, no concelho de Baião.

APRAM

Clientes do CNSL isentos de rendas e taxas até 31 de Março

As entidades desportivas residentes no Centro Náutico de S. Lázaro, bem como as empresas e empresários em nome individual que desenvolvem atividade na área de jurisdição da APRAM no Porto do Funchal vão continuar isentos do pagamento de rendas/taxas durante todo este mês de março.
A medida deriva dos pontos 05 e 06 da Resolução n.º 132/2021, do Conselho de Governo.

ESTA TERÇA-FEIRA

Presidentes da APDL e da C.M. Baião visitam os cais da Pala, Aregos e Ermida

Esta terça-feira, 16 de março, os Presidentes da APDL, Nuno Araújo e da C.M. Baião, Paulo Pereira visitam as intervenções que a APDL tem em curso no cais da Pala e as intervenções que já foram realizadas em Aregos e na Ermida, no rio Douro.

Esta visita tem por mote um conjunto de projectos de requalificação aí promovidos por esta Administração Portuária, num total de cerca de 145 mil euros no conjunto de investimentos.

Inovação da indústria náutica no Alto Minho em debate a 17 de Março

O dia 17 de Março será dedicado à inovação náutica no Alto Minho no âmbito do projecto Capiten (Atlantic Cluster for Technological and Economic Innovation in the Nautical Sector). A parte da manhã vai ser preenchida com reuniões de trabalho com empresas e a partir das 16 horas realiza-se um webinar sobre o tema da “Inovação na Indústria Náutica no Alto Minho”.

Obra de 933 mil euros para dotar porto de abrigo da Torreira de melhores condições

A Câmara da Murtosa lançou a concurso público uma empreitada para criar infraestruturas de apoio à náutica de recreio na Ria de Aveiro.

O projecto, com valor base de 933.430 euros, destina-se a dotar o porto de abrigo da Torreira de “condições de uso e fruição compatíveis com a sua capacidade”. O prazo de execução das infraestruturas de apoio à náutica previsto no caderno de encargos é de 150 dias.

TORRES VEDRAS - 20 km de costa por explorar

Torres Vedras tem 22 praias, muitas delas com uma longa extensão de areal a que hoje, mais do que nunca, reconhecemos o valor.

Odemira e Lagos apresentam candidatura para integrar a Rede das Estações Náuticas de Portugal

Os Municípios de Odemira e de Lagos apresentaram à Fórum Oceano candidaturas para a certificação dos respetivos territórios como Estação Náutica, no âmbito da 4ª fase de candidaturas. Cresce assim para seis o número de Estações Náuticas em processo de certificação (Sabugal, Albufeira, Guarda, Odemira, Lagos e Região de Coimbra).

Fórum Oceano e Turismo de Portugal promovem sessão sobre Plano Turismo + Sustentável 20-23

Com o objetivo de preparar um contributo da Rede das Estações Náuticas de Portugal para a discussão pública sobre o Plano Turismo + Sustentável 20-23, em curso até ao dia 26 de janeiro, e no âmbito da colaboração existente, a Fórum Oceano - entidade gestora da Rede - e o Turismo de Portugal - a quem competirá ao assegurar a implementação do Plano -, organizaram uma sessão por videoconferência, com a presença de quase uma centena de participantes.

20 A 28 DE MARÇO

16.ª edição da CNR Eurasia Boat Show

Vai realizar-se na Expo Center de Istambul, entre 20 e 28 de março de 2021, a 16.ª edição da CNR Eurasia Boat Show, uma das maiores feiras náuticas a nível mundial.

A CNR Eurasia Boat Show é um dos maiores encontros da indústria náutica e na sua 15.ª Edição em 2020, recebeu cerca de 87 mil visitantes e acolheu mais de 250 empresas, que apresentaram cerca de 3.500 embarcações, incluindo mega-iates, barcos, lanchas e veleiros.

Rede das Estações Náuticas de Portugal entre os projectos finalistas do Prémio Nacional de Turismo

A Fórum Oceano candidatou a Rede das Estações Náuticas de Portugal ao Prémio Nacional de Turismo na categoria de “Turismo em Rede”. Passadas as fases de apuramento, a candidatura da Fórum Oceano passou ao TOP 5 ficando, assim, entre os finalistas da 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo, cujos vencedores foram anunciados no dia 16 de dezembro.

APS abre concurso para a concessão do Porto de Recreio de Sines

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA abriu o concurso público para a Concessão do Porto de Recreio de Sines, em regime de serviço público e no qual é contemplado o direito de exploração comercial de todos os serviços e instalações existentes, assim como os serviços que sejam entendidos como complementares à atividade de náutica de recreio, com vista ao desenvolvimento desta unidade de negócio.

Grupo Sousa cancela festividades de fim de ano a bordo do «Lobo Marinho»

Este ano, o ferry “Lobo Marinho” não vai sair para o tradicional “reveillon” que congrega tradicionalmente várias centenas de convivas e que já constitui um dos principais lugares para a tradicional passagem do ano.

Já é possível cruzar a Porta da Estação Náutica de Esposende

O Município de Esposende procedeu à abertura oficial da Porta da Estação Náutica de Esposende (ENE), no Centro de Informação Turística (CIT), e à assinatura do protocolo de parceria e cooperação com a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende para a materialização de uma das ações do projeto “E-REDES – Fomento ao uso de Redes Biodegradáveis como ferramenta de promoção da sustentabilidade: um estudo-piloto no Parque Natural do Litoral Norte”.

REPORTAGEM TVI

A Ria de Aveiro também se faz a pé ou de bicicleta

Desde 2018 que Aveiro tem passadiços. São cinco quilómetros para apreciar parte da Ria com a sua fauna, flora e natureza próprias.

Há coisas na Ria de Aveiro que devem ser vistas com toda a calma.

4.ª fase de candidaturas para a certificação de Estações Náuticas

Prazo prorrogado até 31 de dezembro

Em virtude da situação excepcional que vivemos, decorrente da pandemia de Covid-19, que condicionou a elaboração de candidaturas para a certificação de Estações Náuticas de Portugal (ENP), e no seguimento de contactos mantidos com territórios que pretendem vir a constituir-se como ENP, o prazo para submissão de candidaturas foi prorrogado até ao dia 31 de dezembro.

ÍLHAVO

5,6 milhões de euros para reabilitação do antigo Forte da Barra

Está dado mais um passo para que o antigo Forte da Barra, em Ílhavo, possa receber uma unidade hoteleira. Dia 29 foi assinado o contrato de concessão, por 50 anos, entre a sociedade AM+PM e a Administração do Porto de Aveiro (APA).

De acordo com o contrato de concessão, está previsto um investimento no edificado de 5,6 milhões de euros. E estão também a ser estudados para o local outros projetos, a ser realizados pela Câmara Municipal e pela APA.

A que sabe um vinho vindo do fundo do mar?

Chama-se Vinho do Atlântico e estagiou 14 meses no fundo do mar. Qual o efeito que a pressão tem sobre a evolução de um vinho, seja ele branco, tinto, rosé, Moscatel ou espumante? É isso que o enólogo Luís Simões, da Brejinho da Costa, quer descobrir.

ESTE SÁBADO, 31 DE OUTUBRO

Porto de Lisboa comemora 133 anos

Dia 31 de Outubro, o Porto de Lisboa comemora mais um aniversário e preparou um conjunto de iniciativas inovadoras, que permitem celebrar os 133 anos do porto da capital cumprindo todas as regras de prevenção para a transmissão de Covid-19.

De acordo com Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, «a atual situação pandémica relacionada com o vírus Covid-19, leva-nos a comemorar os 133 anos do Porto de Lisboa de forma diferente e responsável, mas não podíamos deixar de assinalar esta data.
Neste contexto, optámos por iniciativas diferenciadoras, como a visita virtual que vamos proporcionar às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d’Óbidos, para dar a conhecer os painéis de Almada Negreiros».

AVEIRO

Construtores de barcos de recreio manifestam interesse na zona de antigos estaleiros

A indústria da construção de barcos de recreio está atenta à Região de Aveiro e começa a demonstrar interesse no regresso da construção naval às margens da ria.

Os primeiros sinais surgem das parcerias com uma empresa emblemática que há décadas se instalou na região.

Embarcações marítimo-turísticas com novas condições no cais do Porto Moniz

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, visitou a intervenção, agora finalizada, de beneficiação no Cais do Porto Moniz, que vem permitir o melhoramento das condições de segurança e conforto no embarque e desembarque de passageiros dos barcos marítimo-turísticos.

A obra, da responsabilidade da Administração de Portos da Madeira – APRAM, consistiu na montagem de um passadiço no referido cais, através da instalação de guias metálicas com sistema de engate, que permitem que esta estrutura se adapte ao nível da maré.

Total: 612