Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Estação Náutica do Litoral de Cascais
A Estação Náutica do Litoral de Cascais (ENLC) é uma rede de parceiros ligados à oferta de serviços na área do turismo náutico, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território de Cascais. Cascais tem-se assumido, desde há muito, graças às suas características geográficas, como destino náutico e capital do lazer em Portugal, alcançando inclusivamente protagonismo ao nível da promoção do desporto náutico, nomeadamente na área da vela.
A ENLC é constituída por um conjunto de entidades locais e regionais diretamente ligadas ao concelho, envolvendo as administrações locais, entidades de turismo, clubes náuticos, marinas e/ou portos de recreio, operadores marítimo-turísticos, e, num futuro mais alargado, o programa será extensível aos estabelecimentos hoteleiros e de restauração, entre outros que, devidamente organizados em rede, seguem um protocolo de ação por todos validado.
Estação Náutica de Espinho
Espinho possui 8 km de praias que, desde 1830, são procuradas pelo clima ameno e pelos areais extensos em conjunto com rochas marinhas repletas de algas.
O imenso mar azul que envolve a areia fina é recortado por esporões em zonas propícias a banhos com o prazer e a segurança de uma praia cuidadosamente vigiada, exibindo também a "melhor onda do Norte de Portugal" propícia à prática de desportos aquáticos, numa experiência única e inesquecível.
Estação Náutica de Vila do Conde
A Estação Náutica de Vila do Conde tem como objetivo apoiar a criação de uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no nosso território, incluindo oferta de alojamento, animação turística, ensino, saúde e bem-estar, cultura, desporto e outras atividades e serviços de apoio à náutica, atraindo turistas, visitantes e comunidade local, acrescentando valor e gerando emprego durante todo o ano.
Tirando partido dos magníficos recursos naturais e ambientais que o concelho possui, pretende-se proporcionar a quem nos visita experiências inesquecíveis.
Porto de Setúbal marca presença na Feira de Sant Iago
O Porto de Setúbal está presente na Feira de Sant'Iago 2024, uma das maiores e mais importantes festas populares a sul do País, que decorre até 4 de agosto e que este ano tem como tema central o cinquentenário do 25 de Abril.
O Porto de Setúbal tem um espaço próprio dentro do recinto das exposições, dando a conhecer aos visitantes o Porto e parte da sua história, abordando a atividade portuária no passado, com números, entidades, projetos e outra informação com relevo histórico, contrapondo as diferentes épocas com a realidade atual e o futuro do Porto de Setúbal, assumindo-se, hoje, como polo impulsionador do desenvolvimento económico sustentável na região e como promotor de uma crescente relação de proximidade com a população.
Alcácer do Sal organiza passeios de galeão
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove dois passeios pelo rio Sado a bordo do galeão do sal Pinto Luísa, no dia 28 de julho (das 8:30 às 19:30) e no dia 24 de agosto (das 8:00 às 19:00).
Segundo a autarquia, a lotação máxima do galeão é de 35 passageiros, ocorrendo o embarque e desembarque no cais localizado na margem sul da cidade.
Estação Náutica da Murtosa
A Estação Náutica da Murtosa congrega mais de três dezenas de parceiros, entre empresas e instituições, com o objetivo de divulgar e potenciar a Murtosa, coração geográfico e afetivo da Ria de Aveiro enquanto destino turístico náutico de referência, através da disponibilização de produtos integrados de qualidade e sustentáveis em equilibrio com a sociedade, o ambiente e a economia.
Estação Náutica do Município de Ílhavo
Encontra-se aqui instalada uma rede diversa de instalações náuticas (desde o Porto de Aveiro a pequenos ancoradouros), globalmente equipados com os equipamentos e serviços necessários: espaço para acostagem, energia, água, tratamento de resíduos, instalações sanitárias e balneários, guinchos e/ou pórticos, etc. Existem também diversas escolas de vela e outros desportos náuticos – quer para crianças quer para adultos, associadas aos clubes náuticos mas também aos operadores marítimo-turísticos que aqui operam, e escolas náuticas (para obtenção dos diversos títulos de acreditação para a navegação de recreio).
Estação Náutica da Póvoa de Varzim
Um Mundo de Experiências Náuticas para Todos
A Estação Náutica da Póvoa de Varzim oferece um conjunto de infraestruturas que permite desfrutar de um vasto leque de atividades náuticas. A Marina, com as suas modernas instalações, é o ponto de partida ideal para explorar o Mar.
A missão da Estação Náutica é garantir que TODOS possam desfrutar de experiências náuticas memoráveis, permitindo que cada um encontre a sua aventura ideal independentemente das suas capacidades físicas. Para tal, disponibiliza modalidades de desporto inclusivo e praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.
Estação Náutica de Sesimbra
Este modelo de desenvolvimento assenta na valorização integrada dos recursos do território e na promoção da oferta de equipamentos e serviços de qualidade na área da economia do mar, hotelaria, restauração e atividades relevantes para a atração turística. A Estação Náutica de Sesimbra tem como entidade coordenadora a Câmara Municipal de Sesimbra, e conta neste momento com 31 parceiros, entre entidades públicas e privadas.
A Estação Náutica de Sesimbra abrange todo o litoral do município de Sesimbra, assim como as áreas marítimas contíguas.
Cais palafítico e do pôr do sol no Samouco
Um pequeno refúgio às portas de Lisboa
A praia e o cais de Samouco formam um refúgio que nos remete para um ambiente natural, mesmo em frente de Lisboa. A azáfama de quem anda na apanha de moluscos bivalves faz esquecer a antiga rotina do transporte de produtos agrícolas para Lisboa. Ao final do dia, o pôr do sol oferece-nos um olhar diferente de Lisboa, mesmo ao lado da Ponte Vasco da Gama.
Estação Náutica de Aveiro
A Estação Náutica de Aveiro (ENAveiro) é constituída por parceiros locais e regionais que potenciam o desporto de natureza, o turismo ativo e a identidade do território, numa lógica de comunicação e dinamização global dos espaços e atividades náuticas de Aveiro.
A missão da ENAveiro é a de organizar, divulgar e disponibilizar a turistas, visitantes e aos seus munícipes uma oferta integrada e diversificada de atividades náuticas e outros eventos complementares no Município de Aveiro, promovendo a cidade e a região através da valorização das suas características endógenas.
O engenho e a perícia no Moinho de Maré da Mourisca
O Moinho de Maré da Mourisca está inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado e é o único que foi restaurado e que retrata o engenho e a perícia para se aproveitar a força da água do rio.
Estação Náutica da Ericeira
A Estação Náutica, integrada no Concelho de Mafra, é vasta e rica na sua oferta, desde a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, ao Património Natural e Edificado do Real Edifício de Mafra, Património Mundial da UNESCO.
Venha conhecer uma faixa costeira que concentra sete ondas de classe mundial num espaço de apenas quatro quilómetros: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.
HORÁRIO DE VERÃO
VISITAS AO TITAN DO PORTO DE LEIXÕES E AO TERMINAL DE CRUZEIROS
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., informa que nos meses de julho, agosto e setembro vigorará o horário de Verão nas visitas ao Terminal de Cruzeiros. Assim, a partir do dia 12 de julho de 2024 o horário de visita será o seguinte:
Domingos das 09h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.
JOSÉ ARCHER
Vigilância balnear devia ser alargada «idealmente» para todos os fins de semana
O presidente da Associação Bandeira Azul da Europa defende o alargamento do período oficial de vigilância balnear, considerando que idealmente deveria abranger todos os fins de semana com bom tempo, de forma a reduzir o número de acidentes.
“Idealmente, se tivéssemos todos os fins de semana [com bom tempo], pelo menos, as zonas balneares vigiadas, garantidamente que iríamos reduzir drasticamente o número de acidentes”, disse José Archer, à margem da apresentação das praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul este ano.
Fica no Algarve e é a maior marina do país
A região do Algarve encontra-se servida por quatro marinas e três portos de recreio. Apesar da Marina de Lagos ser uma das mais famosas a nível nacional e internacional, dado que já venceu o título de Euromarina Anchor Award, esta não é a maior do país. No que diz respeito a dimensões, a Marina de Vilamoura está na liderança a nível nacional, para além de ter sido pioneira em Portugal.
Refere o site Visit Portugal que Vilamoura se desenvolveu à volta da marina e que hoje é uma das maiores estâncias de lazer da Europa. A principal atração desta localidade algarvia iniciou a sua atividade em 1974 e é a maior marina do país, uma vez que conta com 825 postos de amarração, para além de um estaleiro e um centro de treinos de vela profissional.
Evento decorre no Cais 3 até domingo
Porto de Setúbal recebe Feira Náutica de Setúbal
O Cais 3 do Porto de Setúbal vai receber, entre 16 e 19 de maio, a Feira Náutica, um evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e que conta com o apoio da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.
A Feira Náutica conta com a participação de cerca de 40 expositores e pretende ser um espaço de negócio e oferta de serviços, de empresas locais e nacionais, nas áreas da náutica de recreio, pesca desportiva, caça submarina, mergulho, desportos de ar livre e turismo náutico e de montanha.
Portugal tem 440 praias com Bandeira Azul em 2024
O número de praias, marinas e embarcações com bandeira azul voltou a crescer. Portugal torna-se este ano o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas.
Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou a Associação Bandeira Azul Europa.
APP - Associação dos Portos de Portugal marca presença no Boot 2024
A APP – Associação dos Portos de Portugal marca presença no Boot 2024, num stand conjunto com a APPR – Associação Portuguesa de Portos de Recreio, com o objectivo de promover as Marinas Portuguesas.
Este importante evento, considerado o maior show de iates e desportos aquáticos do mundo, principal plataforma B2B do setor marítimo, abriu as suas portas no sábado, dia 20 de janeiro, prolongando-se até ao dia 24 deste mês, na cidade alemã de Düsseldorf, acolhendo representantes de 68 nações, em 220.000 m², distribuídos por 16 salas de exposição.
ARRANCOU O ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DA MARINA ATLÂNTICA DA FIGUEIRA DA FOZ
A reunião de arranque do Estudo para o Desenvolvimento e Valorização da Marina Atlântica da Figueira da Foz decorreu no dia 10 de Janeiro, na Figueira da Foz, e contou com a presença, para além dos membros do Conselho de Administração e quadros da APFF, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dos consultores da TISPT – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, S.A., empresa vencedora do concurso público, lançado no passado mês de setembro.