Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




NUM DIA COM CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS ADVERSAS

DIA DO PORTO DE LEIXÕES SUPERA EXPECTATIVAS AO RECEBER MAIS DE 8 000 PARTICIPANTES

A 15.ª edição do Dia do Porto de Leixões, celebrada a 17 de setembro, superou todas as expectativas, ao receber cerca de 8 mil visitantes, num dia com condições climatéricas particularmente adversas, marcado pela chuva e vento intenso.

Apesar dessas condições, a APDL regista com orgulho o interesse que o DIA DO PORTO DE LEIXÕES continua a suscitar na Comunidade, que, não desapontou e compareceu em força no molhe sul do Porto de Leixões, prontos para desfrutar de um dia de festa.

Dia do Porto de Leixões traz visitas guiadas e espectáculos musicais este domingo

Entre as 10h e as 19h deste domingo, 17 de setembro, o Dia do Porto de Leixões celebra-se com visitas guiadas à área portuária em autocarros turísticos, a embarcações, ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros, edifício premiado e desenhado pelo arquiteto Luís Pedro Silva.

Para além destas visitas haverá uma variedade de espectáculos musicais, artísticos e animações para todas as idades.

Associando-se à data, publicamos newsletter temática com notícias publicadas no portal da APP sobre o Porto de Leixões.

Festas da Baía de Setúbal 2023

Centenário do Porto de Setúbal traz veleiros ao Sado

As Festas da Baía e Setúbal 2023 arrancam já no dia 21 de setembro, desta feita inseridas nas comemorações do Centenário do Porto de Setúbal, numa organização da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, CMS - Câmara Municipal de Setúbal, APORVELA e Marinha Portuguesa.

Durante 10 dias, Porto e Cidade voltam a ser palco, entre a zona ribeirinha, junto ao Cais 2 do Porto de Setúbal e o Largo José Afonso, de conferências, visitas a navios, concertos, sessões de astronomia, workshops, exposições, provas desportivas, passeios pedestres, experiências náuticas e atividades gastronómicas.

Secretária de Estado das Pescas aprova novo Anteporto da Marina de Vilamoura

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, homologou, em Vilamoura, o contrato de concessão, atribuído pela Docapesca – Portos e Lotas, ao novo Anteporto da Marina de Vilamoura. “Uma infra-estrutura portuária única em Portugal que, após entrar em exploração, irá permitir o estacionamento de 68 embarcações de recreio com comprimento entre os 20 e os 40 metros”, garante a governante.

Actualmente, a Marina de Vilamoura, que faz 49 anos, tem 825 postos de amarração, e a lista de espera é longa, precisamente para embarcações de grande porte, de 20 a 40 metros.

A Pequena Baleia | A nova visita guiada para famílias do Oceanário

Chama-se «A pequena baleia» e é uma actividade única e em família no Oceanário de Lisboa. A obra «A baleia», de Benji Davies, ganha uma nova vida e desafia os mais pequenos a descobrir como podem ser amigos do oceano.
Nas páginas de uma visita muito especial ao Oceanário, está escondido um abraço caloroso dos pinguins, a magia de bicos de muitas cores e todas as canções que o oceano sabe cantar.

O Aquário Vasco da Gama faz anos em Maio e os aniversariantes deste mês entram gratuitamente

O Aquário Vasco da Gama, da Marinha Portuguesa, comemora 125 Anos este ano. No mês de maio decorrer uma iniciativa dedicada ao aniversário do Aquário “Maio, mês do Aquário”, destinada a todos os visitantes que fazem anos neste mês e poderão usufruir de entrada gratuita. A iniciativa decorre até 31 de Maio.

ÍLHAVO

Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira das gentes ligadas à ria e ao mar

Não é a festa mais antiga da região, nem a que arrasta mais gente, embora atraia multidões, quer para ver nas margens da Ria de Aveiro, quer para participar… de barco. A festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece habitualmente na tarde do terceiro domingo de setembro. Este ano será no dia 18. A hora pode variar um pouco porque depende das marés.

10 praias em Portugal com águas cristalinas

Portugal está repleto de boas praias, quer sejam de mar ou fluviais. Fomos à procura daquelas junto à costa que se destacam por ter as águas mais cristalinas.

Se é fã de snorkel e não resiste a um bom mergulho, além de poder apreciar paisagens deslumbrantes, tem de conhecer estas praias – sempre com a ressalva de que as condições do mar (correntes, marés, ventos, algas, etc.) podem interferir na transparência das águas em qualquer praia.

Há mar e mar e estas praias portuguesas são para ir e voltar

Se se considera um apaixonado por praias, provavelmente, já fez uma lista que gostaria de visitar ou experiências para fazer antes de morrer. Pois bem, aqui tem uma lista de praias imperdíveis para começar a riscar quando viajar por Portugal.

São praias fantásticas, de norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, que nos relembram que vivemos num cantinho do paraíso.

Uma delas fica em Portugal

As praias mais insólitas do mundo

Não cumprem a imagem ideal que temos de praia, mas encantam pela diferença. Conheça algumas praias que fogem do habitual.

Melhores praias do Norte de Portugal

No litoral português cabem realidades muito distintas: das ventosas praias do Norte de Portugal, às cálidas águas algarvias, das orlas desertas aos areais muito disputados pelos turistas. Algumas delas ficaram já entre as 10 mais belas praias da Europa ou as 25 melhores do mundo.

Em cada região do país há boas praias para desfrutar o melhor do Verão. Neste artigo, concentramo-nos nas praias costeiras, ou seja, banhadas pelo Oceano Atlântico. Afinal, um Verão longo e muitas horas de sol convidam a longas caminhadas na areia, tardes entre mergulhos e leituras, sem esquecer os entardeceres inesquecíveis.

EXPOSIÇÃO PARA VER NO OCEANÁRIO

Florestas Submersas

A exposição temporária do Oceanário de Lisboa, "Florestas Submersas by Takashi Amano", apresenta as florestas tropicais através de um deslumbrante aquário.
Com o objectivo de reforçar o compromisso do Oceanário de Lisboa para a conservação da natureza e educação ambiental, a nova exposição apresenta o mundo natural através de uma perspetiva especial - um ambiente único onde a arte se funde magistralmente com a natureza das florestas tropicais, onde o visitante é levado para o mundo das sensações e emoções e extraviado do seu quotidiano para um universo precioso que o transporta para as origens da vida.
 

A bombordo

Virámos as costas à terra e zarpámos por águas calmas, desde o rio Douro ao Guadiana e também pelo mar. Onze sugestões para embarcar num passeio de barco , ou como não só de praia se faz o verão.

REPORTAGEM

Chamar casa a um barco

Nas águas tranquilas do Algarve, embalados pela gentileza do clima, largaram âncora e deixaram-se ficar. Uns solitários, outros em família, alguns portugueses, mas estrangeiros na sua maioria, vários velejadores encontraram um porto seguro no sul de Portugal e do barco fizeram casa.

Flor de Sal da Figueira da Foz

O “Sal da Figueira da Foz” e a “Flor de Sal da Figueira da Foz” têm características únicas que resultam de um método de produção artesanal próprio, associado à influência do meio envolvente, nomeadamente, a biodiversidade presente no Salgado da Figueira da Foz.

Esta é a praia mais pequena do mundo. Fica aqui ao lado e «não tem mar»

É espanhola, fica a 100 metros do mar e recebe água por túneis subterrâneos. Foi declarada Monumento Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Playa de Gulpiyuri é uma pequena praia localizada no concelho de Llanes, nas Astúrias. Tem cerca de 50 metros de diâmetro, e é o resultado do abatimento de uma gruta, uma formação conhecida como dolina e tornou-se conhecida por ser "a praia mais pequena do mundo".

No meio da ria de Aveiro, as estrelas ficam mais brilhantes

A bordo de um barco moliceiro também se aprendem grandes lições de astronomia. Guiados pela estrela Polar, rumámos à escuridão da ria para aprender a distinguir estrelas de planetas e desconstruir alguns mitos. E ainda tivemos direito a avistar um cometa.

NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - VEM CONHECER O MEU SITE

Olá, eu sou o Vasco!

O Vasco é um menino curioso e simpático que nasceu na Atlântida, a 8 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos. Este super-herói, defensor dos oceanos, age a favor da natureza e do planeta. O seu carácter, forte e determinado, é admirado no Oceanário de Lisboa e o seu estilo de vida incentiva todos que o conhecem, miúdos e graúdos, a agirem como ele.

FIQUE EM CASA, COM O PORTO DE SINES

Sintonizado com a campanha nacional para que todos os que possam fiquem em casa neste período crítico, o Porto de Sines iniciou há dias a publicação de uma série de passatempos nas suas redes sociais – Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.

O cenário para estes passatempos é sempre o Porto de Sines. Atendendo ao sucesso do post inaugural, com muitas centenas de participantes desempoeirando o livrinho da tabuada, resolvemos partilhá-lo com os milhares de leitores que visitam o portal da APP, recebendo também a sua newsletter diária.
 

FERREIRA FERNANDES

Ode a uma obra-prima

No primeiro livro impresso da culinária portuguesa, em 1680, Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues, cozinheiro do príncipe regente D. Pedro II, não se escreve uma só linha sobre pastéis ou bolinhos de bacalhau. É natural, embora o bacalhau já cá aportasse antes dos Descobrimentos, a sua companheira batata só chegaria às mesas portuguesas quando D. Maria I incentivou o cultivo do tubérculo na ilha Terceira, Açores, mais de um século depois das receitas de Domingos Rodrigues.

Total: 102
1 2 [3] 4 5 6