Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE LEIXÕES ATRAI 17.000 VISITANTES

16.ª EDIÇÃO DO DIA DO PORTO DE LEIXÕES FOI UM SUCESSO

A 16ª edição do Dia do Porto de Leixões aconteceu com grande sucesso no domingo, 22 de setembro, reunindo cerca de 17.000 visitantes. A celebração do Porto de Leixões e da Comunidade foi realizado no Terminal de Cruzeiros e ao longo do Molhe Sul, proporcionando uma variedade de actividades para os visitantes.

Entre as diversas iniciativas, destacaram-se as visitas à área portuária em autocarros turísticos e em embarcação pelo canal portuário, além das visitas ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros. O dia começou animado com a participação do grupo de bombos Águias de S. Mamede, aulas de yoga pela Escola de Miguel Correia, animação infantil "As Aventuras do Pirata dos 7 Mares" produzido por Pico Animações, demonstração de Capoeira do Jogo Negro, além de sessões de Zumba conduzidas pela CR7 Fitness by Crunch Porto. As tradições locais também tiveram palco com as rusgas dos Pescadores do Castelo.

ESTE DOMINGO, 22 DE SETEMBRO

Dia do Porto de Leixões

Comemorando-se, este domingo, mais um Dia do Porto de Leixões, difundimos newsletter com artigos referentes a este porto, publicados no portal da Associação dos Portos de Portugal (APP).

ESTE DOMINGO, 22 DE SETEMBRO

Dia do Porto de Leixões

Divulgamos o programa do Dia do Porto de Leixões que vai acontecer este domingo, dia 22, das 10h00 às 19h00.
Um dia repleto que a APDL proporciona a todos os que queiram visitar o Porto de Leixões.
 

Trilho dos Pescadores em Odemira:

À descoberta de «um dos melhores percursos costeiros do mundo»

Tornear as falésias de uma orla costeira generosa, perceber a fauna e a flora do litoral, acompanhar o rio Mira, trilhar a serra de São Domingos e conhecer as aldeias do concelho de Odemira são sugestões para explorar a pé ou de bicicleta. O Trilho dos Pescadores, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é um destino para as quatro estações.

Piscina oceânica de Azenhas do Mar

A piscina natural alimenta-se da água de uma ribeira e é filtrada pelo mar quando a rebentação das ondas também vai “nadar” na piscina. Faz parte de um dos mais bonitos e afamados postais ilustrados da região de Sintra: Azenhas do Mar.

Junto ao mar, no final da falésia, o tom calmo da piscina natural, delimitada por um muro que a protege da força do mar, contrasta com a agitação das ondas.

SUGESTÃO DE VISITA

Salmarim

Junto à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, encontram-se salinas tradicionais onde a flor de sal é colhida manualmente, no tempo certo proporcionado pela natureza e aproveitado pelo homem, que ali repete gestos ancestrais para a recolher e preservar.

Estação Náutica de Odemira

A Estação Náutica de Odemira situa-se no Município de Odemira e compreende 3 pólos no curso do Rio Mira: o Pólo Náutico de Vila Nova de Milfontes, o Pólo Náutico de Odemira e o Pólo Náutico da Albufeira de Santa Clara.

É constituída por uma rede de oferta turística náutica e complementar de qualidade, organizada a partir da valorização dos recursos náuticos existentes no território.

Estações Náuticas do Algarve

A forte ligação do Algarve ao mar, com a sua linha de costa que se estende por 200 km, faz desta região um destino de excelência para a prática de atividades náuticas, desportivas ou de lazer. A oferta dessas atividades e de todos os serviços a elas associados encontra-se organizada através de Estações Náuticas certificadas, facilitando a sua escolha.

Passeios de barco pela Ria Formosa

Protegida do mar por cinco ilhas-barreira e duas penínsulas, a do Ancão e a de Cacela, uma em cada extremidade, a Ria Formosa abrange 5 concelhos do sotavento algarvio: Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. As ilhas são as de Faro, da Barreta (ou Deserta), da Culatra, da Armona, de Tavira e de Cabanas.

Todo este cordão de praias e dunas protege uma zona lagunar com uma parte permanentemente submersa e outra parte, muito extensa, que emerge e se revela durante a baixa-mar. Aqui se forma e preserva uma variedade de habitats de incrível riqueza e beleza: as ilhas-barreira, os sapais, os bancos de areia e de vasa, as dunas, as salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, áreas agrícolas e matas.

Estação Náutica de Ovar

A Estação Náutica de Ovar é uma rede de oferta turística náutica, centrada em três recursos naturais principais:Barrinha de Esmoriz, Mar e Ria de Aveiro.

A valorização da rede e dos recursos existentes é complementada com a integração de oferta de alojamento, atividades náuticas e outros serviços que são relevantes para a atração e fixação de turistas e aumento do número de utilizadores.

Tanto ao mar, tanto à terra: Um roteiro para comer, beber e amar Sesimbra

Sesimbra é sinónimo de praia, mas também de abundância – de pão de forno a lenha, de queijo de ovelhas de pasto, de vinhos que fogem ao rebanho e do “melhor peixe do mundo”. Que mais pede o Verão?

A 18 DE AGOSTO

Volta aos Cais em Pasteleira regressa ao Festival do Bacalhau com novidades!

O Museu Marítimo de Ílhavo e a Quinto Palco promovem mais uma edição da Volta ao Cais em Pasteleira, no Festival do Bacalhau, com atribuição de dois prémios “Pasteleira” e “Farpela”.

No dia 18 de agosto, domingo, irá decorrer mais uma edição da Volta ao Cais em Pasteleira, com as típicas bicicletas pasteleiras e trajes antigos.

Concessão da exploração da Marina do Funchal a concurso público

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA) lançou, esta semana, um concurso público para a Concessão de Exploração da Marina do Funchal que inclui a exploração da Zona Comercial (parte seca da Marina do Funchal), da Zona Marítimo-Turística (Cais de Recreio do porto do Funchal) e a requalificação e exploração da Zona Náutica da Marina do Funchal.

O prazo para a entrega de propostas termina no dia 26 de setembro.

COM VÍDEO

Praias com memória. A «luz», a pesca e a nortada de Caxinas

O repórter Víctor Bandarra (TVI) percorre neste Verão algumas das praias mais emblemáticas do país, um verdadeiro roteiro de praias com memória. Início nas Caxinas, em Vila do Conde.

Há três portuguesas entre as melhores praias secretas da Europa (chiu...)

"Praias escondidas, enseadas secretas, praias que os locais não querem que você conheça." É assim, numa atitude quase de desmancha-prazeres, que a plataforma European Best Destinations (EBD), desde 2009 a promover "o que de melhor há na Europa", aponta o caminho para "as melhores praias secretas da Europa", que são as mais "remotas para fugir das multidões".

Estação Náutica de Alijó

O concelho de Alijó reúne condições únicas para o desenvolvimento de diversas modalidades desportivas praticadas na água as quais complementa com desportos de natureza.

Delimitado pelos quatro rios Douro, Tua, Tinhela e Pinhão, potencial aquático de extraordinária importância para o setor do Turismo Náutico, a Estação Náutica de Alijó é o caminho que oferece a maior oportunidade para a inovação, para a valorização do território, dos seus agentes turísticos, para a integração em rede de experiências náuticas, para dar a conhecer o que de melhor o concelho tem para oferecer a quem nos visita.

Conhecido pelas suas qualidades de bem receber, o concelho de Alijó e a sua Estação Náutica, esperam por si em qualquer época do ano.

ATÉ 15 DE AGOSTO

Projecto da Marina de Setúbal entrou em consulta pública

A Proposta de Definição de Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Projecto da futura Marina de Setúbal encontra-se em fase de Consulta Pública até 15 de agosto.
A futura marina vai localizar-se no estuário do Sado, concretamente na frente ribeirinha e na zona central da cidade de Setúbal. Este projeto, promovido pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, de acordo com o quadro legal em vigor sobre a matéria, está sujeito a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA).

O estudo prévio da nova marina de Setúbal, elaborado em conjunto pela APSS e pela Câmara Municipal de Setúbal, prevê a construção de uma infraestrutura com capacidade para acolher 600 embarcações, quatro bacias protegidas por quebra-mar e dois cais para mega-iates, com mais de 50 metros, além das necessárias infraestruturas de apoio. O projeto prevê, ainda, a melhoria das condições para acolher navios de cruzeiro de pequena dimensão, incluindo a implementação de uma gare de passageiros, e a disponibilização de uma área exclusiva para a operação de embarcações marítimo-turísticas.

Estação Náutica do Litoral de Cascais

A Estação Náutica do Litoral de Cascais (ENLC) é uma rede de parceiros ligados à oferta de serviços na área do turismo náutico, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território de Cascais. Cascais tem-se assumido, desde há muito, graças às suas características geográficas, como destino náutico e capital do lazer em Portugal, alcançando inclusivamente protagonismo ao nível da promoção do desporto náutico, nomeadamente na área da vela.

A ENLC é constituída por um conjunto de entidades locais e regionais diretamente ligadas ao concelho, envolvendo as administrações locais, entidades de turismo, clubes náuticos, marinas e/ou portos de recreio, operadores marítimo-turísticos, e, num futuro mais alargado, o programa será extensível aos estabelecimentos hoteleiros e de restauração, entre outros que, devidamente organizados em rede, seguem um protocolo de ação por todos validado.

Estação Náutica de Espinho

Espinho possui 8 km de praias que, desde 1830, são procuradas pelo clima ameno e pelos areais extensos em conjunto com rochas marinhas repletas de algas.

O imenso mar azul que envolve a areia fina é recortado por esporões em zonas propícias a banhos com o prazer e a segurança de uma praia cuidadosamente vigiada, exibindo também a "melhor onda do Norte de Portugal" propícia à prática de desportos aquáticos, numa experiência única e inesquecível.

Estação Náutica de Vila do Conde

A Estação Náutica de Vila do Conde tem como objetivo apoiar a criação de uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no nosso território, incluindo oferta de alojamento, animação turística, ensino, saúde e bem-estar, cultura, desporto e outras atividades e serviços de apoio à náutica, atraindo turistas, visitantes e comunidade local, acrescentando valor e gerando emprego durante todo o ano.

Tirando partido dos magníficos recursos naturais e ambientais que o concelho possui, pretende-se proporcionar a quem nos visita experiências inesquecíveis.

Total: 102
[1] 2 3 4 5 6