Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
BRASIL
Telenovela ajudou ao sucesso das construções na areia
No Brasil as esculturas em areia tiveram um grande incremento na década de 70 com a novela Mulheres de Areia, e os Concursos Brasileiros de Esculturas em Areia. Estes concursos tinham o patrocínio de Jornais Associados e uma empresa de Aérea Internacional. Os prémios eram bons, com viagens a Paris e prémio em dinheiro pelo Governo do Estado de São Paulo.
SURF E TORRE EÓLICA FLUTUANTE
Praia da Aguçadoura
A praia da Aguçadoura é procurada por surfistas do Norte de Portugal e Norte de Espanha; zona ampla de grande qualidade para a prática do Surf, apropriado durante todas as marés, com swells de Noroeste para Sudoeste, ondas bastante consistentes que se quebram na praia, calma e sem condicionantes.
É em frente à Praia da Aguçadoura que está instalado o primeiro parque de energia das ondas do mundo. Parte da praia, nas zonas das dunas, foi escavada para a agricultura, nomeadamente para masseiras.
Aprenda a fazer uma construção na areia. E ensine os miúdos
Já pensou: que actividade mantém as crianças entretidas durante o dia na praia? Além disso, tanto pode ser um simples passatempo como produzir verdadeiras obras de arte. Basta pegar na areia, juntar água e as mãos dos pequenos artistas dão vida a novos seres. Como? Nós explicamos.
CONSTRUÇÕES NA AREIA 2011 - INICIATIVA DO «DIÁRIO DE NOTÍCIAS»
Varina vence final na Praia Azul de Espinho
O sol resolveu ser a grande surpresa da Final Nacional da 54.ª edição das Construções na Areia, evento organizado pelo 'Diário de Notícias'. No areal da Praia Azul, famílias em peso compareceram para apoiar os 'seus' finalistas. O primeiro lugar foi conquistado Juliana Lima Freixo, de 14 anos. Depois de arrumar a concorrência com a escultura de Amália nas areias de Vila Praia de Âncora, decidiu prestar uma homenagem à cidade que acolheu a final das Construções na Areia. "Escolhi a varina de Espinho porque era para ser uma homenagem a esta cidade", explica.
Ir ao Oceanário ver os gigantes das profundezas
O leque de imagens em carteira era grande, mas Nuno Sá acabou por eleger 36 fotografias de gigantes marinhos para a exposição 'Um Oásis no Atlântico', que inaugura hoje no exterior do Oceanário de Lisboa. Segredos do mar dos Açores na rua até 19 de agosto. A entrada é livre.
Navio-Escola Sagres de Visita ao Funchal
Tendo largado da Base Naval de Lisboa dia 7 de Julho para a sua 59.ª viagem de instrução de cadetes da Escola Naval, no ano em que celebra 75 anos desde o seu lançamento à água (em 1937) e 50 anos ao serviço de Portugal (desde 1962), o Navio-Escola Sagres visita o Funchal de 12 a 14 de Julho.
MÚSICA DE PRAIA
Óculos de sol - Natércia Barreto
Estamos no final dos anos 60, época em que Portugal começa a acordar um pouco para as novas tendências que surgem vindas de outros países da Europa, ao mesmo tempo que cá dentro começa a notar-se a crescente oposição ao regime salazarista. A Primavera Marcelista vem dar aos portugueses uma esperança de mudança e as "modernices" vindas do estrangeiro entusiasmam os mais jovens.
Óculos de sol, de Natércia Barreto, uma canção ligeira que fala de praia, de óculos mas também de amores perdidos, retrata à sua maneira esta década de mudança.
Areia cinematográfica
Brinca n' areia é mais para o futebol, mais ainda por tantas vezes gritado pelo saudoso Jorge Perestrelo, saudades que ele tinha da futeboladas do seu Lobito natal. A areia também pode virar Hollywood, vejam bem. Vejam bem as 45 fotos do FIESA 2008, uma delícia de filme em grãos de areia...
VAI SER AFUNDADA AO LARGO DE PORTIMÃO
Corveta «Oliveira e Carmo» deixou Lisboa pela última vez
A Corveta portuguesa NRP OLIVEIRA E CARMO, a última das dez corvetas portuguesas da década de 1970, deixou esta quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2012, o rio Tejo pela última vez, seguindo a reboque para o Algarve onde vai ser afundada juntamente com a fragata NRP COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO, o patrulha NRP ZAMBEZE e o navio oceanográfico ALMEIDA CARVALHO, com a finalidade de criação de uma frota visitável por mergulhadores, como acontece no Porto Santo com o cargueiro MADEIRENSE de 1962.
É NATAL!
Praia dos Reis Magos
Os Reis Magos têm direito a praia, em Portugal. Fica no Caniço, Ilha da Madeira. a Praia dos Reis Magos convida a banhos em águas claras e limpas. Apesar de pequena, tem uma grande beleza natural, sendo um verdadeiro pretexto para o contacto com a natureza.
GAFANHA DA NAZARÉ
Mais fotos da procissão marítima da Senhora dos Navegantes
Depois de um primeiro site, contendo a reportagem fotográfica da primeira parte da procissão marítima da Senhora dos Navegantes, entre a Gafanha da Nazaré e S. Jacinto, o Porto de Aveiro disponibiliza agora um segundo site reportando a parte final da procissão, de S. Jacinto até ao Forte da Barra.
O evento, que mais uma vez atraiu à região milhares de pessoas, e que conta, desde há anos, com o apoio do Porto de Aveiro, decorreu a 18 de Setembro.
FOI NOTÍCIA...
Marina da Horta regista entrada do milésimo iate em 2011
A Marina da Horta registou na última semana de Julho a entrada naquela infra-estrutura portuária do iate com o número 1000 do corrente ano de 2011, sendo assim atingida uma marca mínima de quatro dígitos que se mantém constante, ininterruptamente, desde 1998.
Já em 1992 e em 1996, no ano em que a Marina da Horta completava 10 anos, mais de um milhar de iates havia escalado a ilha do Faial, contabilizando-se naqueles anos totais de, respectivamente, 1086 e 1020 embarcações de recreio.
SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS
Bandar Al-Jissah é um oásis à beira-mar
Nas costas do Golfo Pérsico, Omã continua a ser um segredo bem guardado. Porém, os seus recifes de coral já começaram a tornar o país um pólo de atracção para mergulhadores. Andreia Marques Pereira (texto)
e Adriano Miranda (fotos) passearam pelas suas praias que se abrem em baías entre desfiladeiros: algumas
segredos bem guardados, outras poiso de resorts.
MOÇAMBIQUE
No paraíso de Vasco da Gama
Quilómetros de praias desertas, ilhas selvagens, corais e coqueiros. Perto da Ilha de Moçambique, num areal sem fim, a Fugas passou uns dias na costa onde Vasco da Gama desembarcou em 1498. Visitámos a mesquita mais antiga do país, mergulhámos, passeámos de dhow, fizemos piqueniques de lagosta grelhada em ilhas desertas e caminhadas à beira-mar. Porque o paraíso existe. É preciso é encontrá-lo.
SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS
Praia Fluvial do Poço da Corga
Situada no leito da Ribeira de Pêra, de águas límpidas e cristalinas, a Praia Fluvial do Poço da Corga proporciona ao visitante a tranquilidade e serenidade necessárias para renovar forças e deliciar o corpo e o espírito.
As paisagens bucólicas, que misturam o verde da Serra da Lousã com o azul do céu, o colorido das flores e o chilrear dos pássaros, propiciam um contacto pleno com a natureza. Nos terrenos anexos à praia, um esplêndido carvalhal centenário oferece as indispensáveis sombras a um parque de merendas e o Museu 'Lagar do Corga', antigo lagar movido a energia hidráulica, recorda aos visitantes como os nossos antepassados produziam o azeite.