Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AÇORES

Pescas, mar e aquicultura com 42 milhões de euros no Orçamento para 2021

O Plano Regional Anual da Secretaria Regional do Mar e das Pescas dos Açores para 2021 contempla, no Programa Pescas, Aquicultura e Assuntos do Mar, 42 milhões de euros, dos quais 20,9 são provenientes de fundos regionais e 21,1 milhões de fundos comunitários.

Sciaena apresenta oito lições aprendidas durante a implementação da Política Comum das Pescas

A actual Política Comum das Pescas (PCP) da União Europeia (UE) definiu 2020 como o ano para colocar em vigor uma grande mudança na gestão das pescas: taxas de exploração sustentáveis ​​em vigor para todas as unidades populacionais. “Apesar dos progressos, a UE não atingiu este objectivo”, diz a organização ambientalista marinha Sciaena.

A Sciaena é uma organização sem fins lucrativos, de âmbito nacional e internacional, criada em 2006, que tem como principais objectivos um ambiente marinho saudável e uma população informada e activa na sua conservação.

DOCAPESCA PROSSEGUE REABILITAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE ALAGEM DE EMBARCAÇÕES DOS ESTALEIROS DA AZURARA

A Docapesca lançou um concurso público para a nova fase da reabilitação da infraestrutura de alagem de embarcações nos Estaleiros Navais da Azurara, com um preço base de 280 mil euros.
Esta fase da intervenção irá incidir sobre o plano inclinado, atuando na zona não permanentemente submersa da infraestrutura com o objetivo de repor as melhores condições nos elementos de betão armado que suportam o sistema de alagem das embarcações, onde será também instalado os novos carris.

NO ÂMBITO DA VALORIZAÇÃO DE ESPÉCIES COMO O SÁVEL E A LAMPREIA

POSTO MÓVEL DE REGISTO RETOMA ATIVIDADE NA BACIA DO VOUGA

O veículo Posto Móvel de Registo retomou a sua atividade na bacia do Vouga. Este é um programa piloto de diferenciação e valorização de pescado fresco proveniente de pescarias sustentáveis, no âmbito do projeto LIFE ÁGUEDA, que conta com a participação da Docapesca.

DOCAPESCA VAI REABILITAR O CAIS DE ESTACIONAMENTO E ABASTECIMENTOS NO PORTO DE PESCA DE PENICHE

A Docapesca lançou um concurso público para a reabilitação do cais de estacionamento e abastecimentos de Porto de Pesca de Peniche, com um preço base de 325.000€. Esta intervenção irá melhorar as condições de segurança dos profissionais da pesca e embarcações que operam neste porto.

Governo da Madeira apoia pescadores de peixe-espada com 1,5 euros por quilo

O Governo da Madeira, através da Secretaria Regional de Mar e Pescas, vai conceder um novo apoio aos pescadores de peixe-espada de 1,5 euros por quilo, durante seis meses, entre Janeiro e Junho. O programa está a ser ultimado, funciona em moldes diferentes do apoio disponibilizado em 2020, tem em consideração a média de capturas feitas por cada embarcação nos últimos quatro anos e fica de fora quem apresente descargas em lota na ordem dos 70%.

DOCAPESCA REFORÇA INVESTIMENTOS NO PORTO DA NAZARÉ

A Docapesca adjudicou dois novos investimentos no porto de pesca da Nazaré no montante global de cerca de 105.000 euros.
O primeiro concurso adjudicado irá permitir a melhoria da cadeia de frio do pescado transacionado na lota da Nazaré, através da construção de uma nova câmara de conservação de pescado fresco com uma capacidade de armazenagem de 420 caixas de 15 quilogramas e um volume de 79 metros cúbicos.

DOCAPESCA REFORÇA CADEIA DE FRIO NA LOTA DE OLHÃO

A Docapesca lançou um concurso para a construção de uma câmara de conservação de pescado fresco no edifício da lota de Olhão, com um preço base de 80.000 euros.
Esta empreitada irá permitir a melhoria da cadeia de frio do pescado transacionado nesta lota, fornecendo uma capacidade de armazenagem de 660 caixas de 15 quilogramas e um volume de 135 metros cúbicos.

DOCAPESCA DOOU 18 TONELADAS DE PESCADO DAS LOTAS PORTUGUESAS

A Docapesca entregou, nos últimos 10 meses, cerca de 18 toneladas de pescado fresco no âmbito do seu projeto de responsabilidade social.

Com o eclodir da pandemia de covid-19, a iniciativa teve início em Maio de 2020, em articulação com as Juntas de Freguesias das comunidades onde as lotas se inserem, para apoio aos programas locais de ajuda às famílias carenciadas.

DOCAPESCA LANÇA CONCURSO PARA MELHORIA DA CADEIA DE FRIO DAS LOTAS E FÁBRICAS DE GELO

A Docapesca abriu procedimento concursal para manutenção preventiva e assistência técnica a instalações frigoríficas com o objectivo de melhorar a garantia do serviço oferecido ao nível da cadeia de frio nas lotas e fábricas de gelo em todo o País.

DOCAPESCA ADJUDICA DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO NA PÓVOA DE VARZIM

A Docapesca adjudicou uma dragagem de manutenção na bacia do porto de pesca da Póvoa de Varzim, por 42.500 euros, para reposição da cota de serviço e, assim, restabelecer as devidas condições de navegabilidade e estacionamento de embarcações no local.

SAGRES

DOCAPESCA LANÇA NOVO CONCURSO PARA A PONTE CAIS SUL DO PORTO DE PESCA DA BALEEIRA

A Docapesca lançou um novo concurso público para a reabilitação da ponte cais sul do porto de pesca da Baleeira, localizado em Sagres, com o preço base 1.084.270 euros, em virtude de não terem sido apresentadas propostas no anterior concurso. Esta intervenção irá repor todas as condições de segurança dos profissionais da pesca e embarcações que operam neste porto.

DOCAPESCA LANÇA NOVO CONCURSO PARA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO DE APOIO À TRASFEGA DE PESCADO EM SINES

A Docapesca lançou um novo concurso público para a construção de edifício de apoio à trasfega de pescado do cerco no porto de pesca de Sines, com o preço base de 936 mil euros. O anterior procedimento, com o preço base de 860 mil euros, foi anulado por não terem sido apresentadas propostas.

A nova construção, dedicada à escolha do pescado previamente à entrada em lota, vai desenvolver-se num único piso, respeitando os requisitos funcionais na sua relação com a doca e os edifícios já existentes da lota, da produção de gelo e das cargas e descargas de veículos pesados.
O edifício divide-se em três partes distintas: o pavilhão operacional, as instalações sanitárias e balneários e a zona exterior coberta que liga funcionalmente o edifício da fábrica do gelo ao edifício da lota.
 

DOCAPESCA CONCLUI MUDANÇA PARA ILUMINAÇÃO LED NO PORTO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

A Docapesca concluiu a empreitada de melhoria da eficiência energética no porto de pesca de Vila Real de Santo António com a substituição de 42 luminárias por equipamentos LED, num investimento que ascendeu a 21 mil euros.

Governo Regional dos Açores avança com apoio excepcional aos profissionais da pesca

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, avançou com um apoio excepcional aos profissionais da pesca para o primeiro semestre do ano 2021, na sequência da situação de pandemia Covid-19 que se vive, envolvendo um envelope financeiro de 909 mil euros.

PORTO DE PESCA DE OLHÃO MAIS SEGURO

A Docapesca concluiu a empreitada de reforço das condições de segurança do porto de pesca de Olhão que representou um investimento de 25 mil euros. Os trabalhos contemplaram o fornecimento e montagem de um sistema de videovigilância com 10 câmaras (7 fixas e 3 móveis).
Recorda-se que a Docapesca também terminou em janeiro a renovação da iluminação pública no porto de pesca de Olhão, um investimento próximo dos 40 mil euros que contemplou a substituição das 24 colunas e luminárias das três pontes cais.

DOCAPESCA REQUALIFICA EQUIPAMENTOS DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VILA DO CONDE

A Docapesca concluiu os trabalhos de reabilitação dos equipamentos dos Estaleiros Navais da Azurara, em Vila do Conde, com a requalificação do equipamento de alagem, visando a melhoria da operacionalidade desta estrutura.

Anteriormente, foram realizados os trabalhos de reposição das condições de segurança das operações de alagem e/ou “bota-abaixo” das embarcações.

O investimento global no âmbito destas duas intervenções ascendeu a cerca de 48 mil euros.

NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA DOCAPESCA

Sérgio Faias é o novo Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, órgão que já integrava como vogal desde 2016. Carlos Figueiredo mantém-se como vogal e Isabel Ferreira entra na Administração também como vogal do Conselho de Administração.

Estas alterações são resultado da saída da anterior presidente, Teresa Coelho, que tomou posse recentemente como Secretária de Estado das Pescas.

PÓVOA DE VARZIM

DOCAPESCA LANÇA CONCURSO PARA DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO

A Docapesca lançou um concurso para a realização de uma dragagem de manutenção na bacia do porto de pesca da Póvoa de Varzim, com o preço base de 42.810 euros, para reposição da cota de serviço e, assim, restabelecer as devidas condições de navegabilidade e estacionamento de embarcações no local.
 

DOCAPESCA INVESTE 90 MIL EUROS NO PORTO DE PESCA DO RIO ARADE

A Docapesca adjudicou as empreitadas de melhoria da eficiência energética e de reabilitação dos tanques de água salgada no porto de pesca do Rio Arade, num investimento global que ascende a 90 mil euros.
A empreitada de melhoria da eficiência energética, que prevê a substituição de 18 luminárias e 34 projetores por equipamentos LED, foi adjudicada por 56.260 euros

Total: 547