Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
REPORTAGEM
Marinheiros imigrantes, o lado invisível das pescas portuguesas
Ao meio da manhã, no Porto de Peniche, são poucos os barcos que descarregaram peixe. Mas Juan Arrazaba não tem mãos a medir. O peruano de 29 anos orienta os colegas indonésios que içam caixas de peixe do porão do barco para cima da muralha. “Faço de tudo um pouco”, diz, “virar redes, desembarcar o peixe, ajudo na casa das máquinas, faço de contramestre também”. Chegou a Portugal em 2019, está em Peniche há dois meses.
![]() |
Pesca de goraz proibida a partir desta quinta-feira
A pesca de goraz é proibida a partir desta quinta-feira, após Portugal ter esgotado a quota que lhe foi atribuída, anuncia a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
![]() |
Governo dos Açores quer alargar certificação da pescaria de atum com salto e vara
O Executivo Regional dos Açores pretende alargar a certificação da pescaria de tunídeos com salto e vara que se pratica na região ao selo azul do MSC (Marine Stewardship Council). Os custos serão suportados integralmente pelo Governo dos Açores.
“Caso os resultados preliminares das auditorias a efectuar indiquem essa possibilidade, no caso das espécies bonito, voador e patudo, esta pretensão possibilitará a abertura de novos mercados, cada vez mais exigentes. Daí avançarmos para um pedido de pré-avaliação do padrão de pesca de salto e vara por forma a no final conseguirmos obter o selo azul e assim valorizarmos os produtos desta pescaria promovendo uma discriminação positiva da mesma”, disse o secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, num encontro que manteve com os diversos representantes do sector.
![]() |
DGRM recorda procedimento de renovação de licenças de pesca para 2023
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que no dia 15 de Setembro será dado início à renovação das licenças de pesca para 2023, um procedimento automático, como previsto no Decreto-Lei nº 73/2020.
De acordo com o disposto no n.º 5, do artigo 40º, do Decreto-Lei n.º 73/2020, que aprova o regime jurídico do exercício da actividade profissional da pesca comercial, a renovação da licença fica condicionada ao fornecimento de dados no âmbito da recolha, gestão e utilização de dados no sector das pescas, previsto no Regulamento (UE) n.º 2017/1004, do Parlamento e do Conselho, de 17 de Maio de 2017.
![]() |
Projecto criado nos Açores quer ajudar pescadores a monitorizar aparelhos de pesca a partir do telemóvel
Um projecto com sede na ilha Terceira, nos Açores, pretende ajudar os pescadores a monitorizarem redes de pesca e outros aparelhos, através de um telemóvel, combatendo a poluição de plásticos nos oceanos, revela o promotor.
“Nós sabemos que cerca de 10% das redes de pesca são perdidas no mar. O projecto tem uma contribuição enorme. Tem um impacto ambiental, pela recuperação da rede, o que permite minimizar o plástico no mar”, afirmou, em declarações aos jornalistas, Nuno Cota, proprietário da empresa Solvit, líder do consórcio do projecto Custodian.
![]() |
Docapesca lança concurso público para reabilitação da retenção marginal fluvial de Vila Real de Santo António
A Docapesca já lançou o concurso público para a a reabilitação da retenção marginal fluvial de Vila Real de Santo António.
Com um investimento de 520 mil euros, a intervenção tem como objectivo consolidar a estrutura física de retenção marginal do Rio Guadiana, na faixa reservada ao terminal transfronteiriço (embarque e desembarque das carreiras fluviais entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, em Espanha), e será realizada em 3 troços contíguos da marginal.
![]() |
Madeira dá apoio extra ao gasóleo e energia nas pescas e alarga apoios às embarcações a gasolina
O Executivo madeirense informa que os pescadores profissionais com embarcações movidas a gasolina, já podem candidatar-se às ajudas financeiras concedidas pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Mar e Pescas.
É a primeira vez que as embarcações de pesca que utilizam este tipo de combustível na actividade piscatória têm consagrado um apoio financeiro, ao contrário do que sucede com as embarcações a gasóleo, que há vários anos pagam pelo gasóleo um preço muito inferior ao comum dos cidadãos e recebem ainda um acréscimo de 10 cêntimos/litro do Orçamento da Região.
![]() |
Bolieiro destaca «exemplo internacional» da Lotaçor no uso de tecnologia
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve na Lota de Ponta Delgada, onde tomou contacto com as novidades tecnológicas da Lotaçor — Serviço de Lotas dos Açores, nomeadamente o sistema electrónico de venda de pescado, vincando que a empresa é um “exemplo internacional” nesta área.
“A Lotaçor é um activo do nosso Sector Público Empresarial Regional, da economia azul e da fileira das pescas. Hoje vim, a propósito de um desafio feito na ilha do Faial, para conhecer e valorizar a tecnologia que a Lotaçor hoje aplica, que é uma referência de excelência que nos capacita para ser um exemplo internacional”, vincou o Presidente do Governo.
![]() |
Nunca comemos tantos animais vindos da água, diz relatório da FAO
Aquacultura aumentou a produção de alimentos para 214 milhões de toneladas, indica o mais recente relatório da FAO, a agência das Nações Unidas para a alimentação. O sector é visto como “uma poderosa solução” para combater a fome, mas uma “transformação azul” é necessária.
![]() |
PESCA
NOVOS PROJECTOS DE PORTARIA EM FASE DE CONSULTA PÚBLICA
A DGRM - Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, preparou um conjunto de projectos de portaria com vista à revisão da legislação actual e aprovação dos regulamentos da pesca que definem os tamanhos mínimos de referência de conservação para determinadas espécies e a utilização de artes de pesca.
![]() |
Capturas de pescado em Portugal aumentaram 18,5% em Maio de 2022
O volume de capturas de pescado em Portugal, em Maio de 2022, aumentou 18,5%, aumento justificado pela maior captura de peixes marinhos (nomeadamente carapau e sardinha), bem como de moluscos e crustáceos, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Julho de 2022.
![]() |
Interdita pesca do atum patudo
A pesca do atum patudo está proibida desde dia 26, após Portugal ter esgotado a quota que detinha, indica a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
"Considerando os dados actuais das descargas efectuadas pela frota portuguesa da espécie atum patudo ('Thunnus Obesus') no Oceano Atlântico, verifica-se que a quota atribuída a Portugal encontra-se esgotada", lê-se num aviso da DGRM.
![]() |
Portos de Albufeira e Vila Real de Sto. António juntam-se à «Pesca por um Mar Sem Lixo»
São já 20 os portos portugueses a integrarem o projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”. Albufeira e Vila Real de Santo António juntam-se à Docapesca na missão de melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca e reduzir o lixo marinho na costa portuguesa, promovendo a melhoria das condições ambientais.
Até ao momento foram recolhidos mais de 4692 m³ de lixo indiferenciado e mais de 2185 m³ de embalagens, resultado de um esforço conjunto de 931 embarcações, 3953 pescadores, 55 entidades parceiras e 29 organizações de produtores e associações de armadores.
![]() |
Acordo com a UE visa o investimento nas pescas e aquicultura
O Primeiro-Ministro, António Costa, e a comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, participaram quinta-feira na assinatura do Acordo de Parceria do Portugal 2030 entre o Governo português e a Comissão Europeia, no Centro de Negócios e Serviços Partilhados, no Fundão.
Trata-se de um acordo com Portugal para os fundos da política de coesão e dos assuntos marítimos, pescas e aquicultura, de 23 mil milhões de euros, visando atrair investimento para o país.
![]() |
Bolieiro defende conservação marinha nos Açores e admite compensações a pescadores
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou uma “política estratégica” para a conservação da biodiversidade marinha, admitindo compensações às “eventuais perdas de rendimento” dos pescadores a “curto prazo”.
“Teremos uma política estratégica de preservação e conservação [ambiental] e de compensação às eventuais perdas de rendimento a curto prazo, porque a nossa expectativa é que esse percurso é um percurso de valorização da nossa biodiversidade”, declarou.
![]() |
Pequenas embarcações representaram 83,8% da frota de pesca
As pequenas embarcações, com arqueação bruta inferior a 5 GT (gross tonnage), em 2021, representaram 83,8% do número total da frota de pesca, à semelhança de 2020, contribuindo com 9,3% do total da arqueação bruta (9,4% em 2020), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua publicação “Estatísticas da Pesca – 2021”.
As grandes embarcações (mais de 100 GT) contribuíram com 2,2% do número total de embarcações, percentagem igual à de 2020, detendo 64,3% do total da arqueação bruta (64,1% em 2020).
![]() |
Peixe de baixo valor comercial transformado em novos produtos
Ceviche de choupa, paté de carapau fumado, lira desidratada, pastéis de serrão e mini-saia frito. São produtos alimentares criados com base em espécies de peixe rejeitadas ou de baixo valor comercial pela equipa do VALOREJET, um projeto desenvolvido em parceria com o Politécnico de Leiria.
![]() |
Docapesca lança concurso público para dragagem do porto de pesca de Aveiro
A Docapesca acaba de lançar concurso público para a realização de uma dragagem no porto de pesca de Aveiro, cujo investimento ascende a 500 mil euros.
Esta intervenção vai permitir atingir as cotas de serviço estabelecidas, garantindo o reforço da segurança das embarcações, da capacidade de tráfego e o estacionamento de embarcações de maiores dimensões neste porto.
![]() |
Associação Portuguesa de Nutrição e Docapesca debatem «Pesca e consumo sustentável, do mar ao prato»
A Associação Portuguesa de Nutrição em conjunto com a Docapesca – Portos e Lotas, estão a organizar um webinar com o tema “Pesca e consumo sustentável, do mar ao prato” para se realizar no âmbito do Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais.
O webinar decorre esta quarta-feira, 6 de Julho, a partir das 16 horas, através da plataforma Zoom, de forma gratuita , mas com inscrições obrigatórias.
![]() |
Frota portuguesa captura 185.417 toneladas de pescado em 2021
A frota pesqueira portuguesa capturou 185.417 toneladas de pescado em 2021, o que relativamente a 2020 representou um acréscimo de 13,2% na produção da pesca nacional. O aumento global do volume de pesca derivou exclusivamente do maior volume de capturas em águas nacionais (+24,8%), uma vez que as capturas em pesqueiros externos (38 399 toneladas) diminuíram 16,6% face a 2020, explica o Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua publicação “Estatísticas da Pesca – 2021”.
Do total capturado no ano em análise, 140.562 toneladas corresponderam a pescado fresco ou refrigerado, transaccionado em lota (110.454 toneladas em 2020), no valor de 335.044 mil euros (262.233 mil euros em 2020), o que representou um acréscimo de 27,3% em volume e de 27,8% em valor.