Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Selo de Excelência APAT:

Um certificado que é sinónimo de sucesso entre os transitários

Em 2023, a APAT atribuiu 30 Selos de Excelência, um registo encorajador que comprova a implantação de sucesso que esta ferramenta detém no seio da comunidade transitária.

O já famoso Selo de Excelência, que, ano após ano, a APAT atribui às empresas associadas que cumprem um importante leque de requisitos, é, há mais de uma década, sinónimo de distinção e sucesso. O certificado nasceu para celebrar os transitários que reúnem o máximo de critérios de qualidade, fiabilidade, robustez financeira e aposta na formação técnica.

DIA DO TRANSITÁRIO | 25 DE OUTUBRO

APAT assinala 50 anos de vida em comunhão com associados

É no dia 25 de Outubro que a APAT realiza o evento 'Dia do Transitário': um encontro especialmente dedicado às empresas associadas da APAT que visa fomentar o associativismo e a união no âmago da atividade transitária, servindo igualmente de fórum para a análise, debate e reflexão conjunta dos grandes desafios que o setor atravessa.

O evento decorrerá em Torres Vedras, no Hotel Dolce CampoReal, e contará, entre vários momentos de interesse, com uma mesa-redonda que discutirá 'O Impacto da Digitalização na Atividade Transitária' - precisamente o tem central do evento.

Parceria entre o Fórum Oceano e o Cluster Marítimo da Andaluzia

O Fórum Oceano celebrou uma parceria com o Cluster Marítimo-Marino de Andalucía (CMMA), formalizada através da assinatura de um Memorando de Entendimento entre Carlos Costa Pina e Javier Noriega Hernández, os presidentes dos respetivos clusters. O evento contou com a presença de responsáveis dos governos andaluz e português.

A 25 DE OUTUBRO

Dia do Transitário 2024: O Impacto da Digitalização na Atividade Transitária

O evento realiza-se a 25 de Outubro no Hotel Dolce CampoReal, em Torres Vedras. Um cenário idílico enquadrará este Dia do Transitário, evento que contará com uma celebração adicional: os 50 anos de existência da Apat.

Um dia de reflexão, debate e troca de perspetivas sobre os desafios que o Futuro nos apresenta já no Presente, e para os quais as empresas de logística, os transitários e todos os operadores e agentes das cadeias de abastecimento terão de estar preparados. Em conjunto, juntando às vozes dos transitários a voz de várias empresas ligadas à Tecnologia e à Digitalização, vamos discutir novas soluções para velhos problemas e projetar diferentes cenários para preparar e antecipar os obstáculos que surgirão neste processo de digitalização, desmaterialização e Inteligência Artificial.

EM SETEMBRO

APLOG debate os desafios da Supply Chain

A APLOG vai dedicar cinco dias aos Desafios da Supply Chain com visitas a empresas como Garland Logistics e Unilever. O evento está dividido entre Lisboa (dias 17,18 e 19 de setembro) e o Porto (24 e 25 de setembro).

“Organizado anualmente, o ‘5Dias 5Empresas’ é reconhecido pela sua abordagem prática e imersiva, com uma aposta clara na qualidade. O programa decorre nas instalações de cinco empresas de vanguarda, oferecendo uma experiência dinâmica e memorável”, partilha a organização no site.

JOAQUIM POCINHO, PRESIDENTE DA APAT:

«É fundamental diminuir os custos de contexto» e «agilizar processos»

Em entrevista concedida ao 'Jornal de Leiria', Joaquim Pocinho, presidente da direção da Associação dos Transitários de Portugal (APAT) dissertou sobre as dinâmicas negativas que, em Portugal, retiram competitividade e agilidade às empresas. Apelou à «agilização dos processos e dos procedimentos» e à aposta nas «novas tecnologias» como trunfo para o futuro.

«Sempre defendemos agilização dos processos e dos procedimentos. A grande quantidade de taxas, burocracias, interpretações das leis e códigos, a lentidão da Justiça, a falta de agilidade das entidades fiscalizadoras, entre outros motivos, muitas vezes, causam entropia no sistema logístico nacional, que o torna pouco competitivo», declarou o presidente da direção da APAT.

A 10 DE JULHO

Fórum Oceano apresenta projectos no «Digital with Purpose (DwP)»

O Fórum Oceano convida-vos a participar no evento Digital with Purpose (DwP), onde iremos destacar dois dos nossos principais projetos: o Portugal Blue Digital Hub (PBDH) e o Hub Azul Portugal. As sessões relativas a estes projetos foram desenhadas para promover a Transição Digital da Economia Azul em Portugal. O evento terá lugar no Centro de Congressos do Estoril de 9 a 11 de julho, mas a participação do Fórum Oceano será no dia 10 de julho, dia em que o evento começa às 10h, e incluirá três mesas redondas.

FÓRUM OCEANO

Renovação do reconhecimento do Cluster de competitividade

A Associação Fórum Oceano (FO) é a entidade reconhecida pelo Governo de Portugal para gerir o Cluster do Mar Português. Este reconhecimento foi obtido no ano de 2015 e necessita de renovação nos termos definidos pelo despacho 2920 de 23 de março de 2015, que estabelece os novos termos para o reconhecimento dos Clusters de Competitividade para os próximos seis anos.

APAT elogia «capacidade, flexibilidade e eficácia» dos portos portugueses

Segundo António Nabo Martins, os portos nacionais «têm apresentado significativas melhorias no seu desempenho, ou por via de mais investimentos, de mais tecnologia e inovação, ou por via da assunção de políticas comerciais mais atrativas e de maior agilização de procedimentos que lhes permite maior capacidade, flexibilidade e eficácia por via dessa otimização».

ASSOCIAÇÃO DOS TRANSITÁRIOS DE PORTUGAL

PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA DA NOVA DIRECÇÃO DA APAT

A 24 de Maio o Porto de Aveiro acolheu a primeira reunião da nova Direcção da APAT, tendo estado presentes todos os membros da direcção, o secretário executivo e os/as responsáveis regionais.

Após a reunião, presidida por Joaquim Pocinho, em representação do Grupo Sousa Investimentos, SGPS, foi efectuada apresentação do Porto de Aveiro, seguida de uma visita aos diversos terminais portuários.

Porto de Lisboa na nova Direcção do Fórum Oceano

O Porto de Lisboa/APL - Administração do Porto de Lisboa, S.A integra a nova Direção do Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar.

Em Assembleia-geral, realizada no dia 1 de abril de 2024, o Fórum Oceano elegeu os novos órgãos sociais para o quadriénio 2024-2027 e procedeu à admissão de nove novos Associados.

As empresas Astro 2030 Innovations; AVOS - Added Value Offshore Systems, Lda; FORCERA; IberBlue Wind; SeaPower; SeaTheFuture; Seaweed4future (OverSea Business Consulting); Vanguard Marine; e Waterman League, também fazem agora parte do Fórum Oceano.
Carlos Costa Pina foi eleito como o novo Presidente do Fórum Oceano, por seu lado, a equipa de gestão é liderada por Ruben Eiras, que já ocupava estas funções.

Associação de Armadores da Marinha de Comércio

Pedro Amaral Frazão é o novo secretário-geral da AAMC

A Associação de Armadores da Marinha de Comércio (AAMC) nomeou o Comandante Pedro Amaral Frazão como secretário-geral, substituindo o Comandante Joaquim Fernandes Coelho.

Antes de se ter juntado à AAMC, foi administrador & CSO do Grupo Sousa, tendo assumido os pelouros da Energia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação Estratégica, Segurança e Proteção. Entre 2013 e 2022, liderou o projeto de implementação e a operação “Gasoduto Virtual de Gás Natural Liquefeito” entre Portugal Continental e a ilha da Madeira.

Assembleia Geral da APLOG e Nova Composição dos Corpos Sociais para o Triénio 2024-2026

A APLOG - Associação Portuguesa de Logística realizou no dia 21 de março a sua Assembleia Geral e Eleitoral, um momento crucial para definir os rumos e lideranças da associação nos próximos anos.

Durante esta Assembleia Geral, foram discutidos e deliberados diversos assuntos de importância estratégica para a APLOG e para o setor logístico nacional. Entre os pontos da ordem de trabalhos, destacaram-se a Discussão e aprovação do relatório de atividades, Balanço e Demonstração de Resultados da APLOG, referentes ao ano de 2023; Discussão e aprovação sobre a aplicação dos resultados do exercício; Apresentação do Orçamento para o triénio 2024 – 2026 e Planos para o futuro da associação.

Decorreu ainda a Eleição dos Corpos Sociais para o triénio 2024-2026.

Fórum Oceano recebe Embaixadora da Estónia

O Fórum Oceano recebeu a embaixadora da Estónia em Portugal, Senhora Moonika Kase.

A reunião permitiu dar início a um trabalho conjunto que procurará criar ligações entre os ecossistemas do Fórum Oceano e da República da Estónia, nas diferentes fileiras da Economia Azul sustentável, com foco nas temáticas da digitalização.

Açores junta-se à Associação Cruise Atlantic Islands

A Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia, que detém a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), incorpora os Açores como novo membro.
O objectivo da Associação é promover os portos das ilhas atlânticas como destinos turísticos de cruzeiro, fomentando e reforçando a integração entre os arquipélagos que a integram.

As Ilhas dos Açores tornaram-se o novo membro da Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia, que funciona sob a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), e que até agora era composta pelas Ilhas de Canárias, Cabo Verde e Madeira.

VIANA DO CASTELO

Manuel Cunha Júnior tomou posse como Presidente da Comunidade Portuária

No dia 17 de janeiro decorreu a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Comunidade Portuária de Viana do Castelo.

Manuel Cunha Júnior, em representação da Associação Empresarial de Viana do Castelo, sucede a Luís Paz da Silva, no cargo de presidente da direção; já a autarquia de Viana do Castelo assume a presidência da Assembleia-Geral, e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A., (APDL) assume o Conselho Fiscal.

Reunidos em assembleia geral ordinária, os associados aprovaram, por unanimidade, a proposta de candidatura dos órgãos sociais para o triénio 2024-2026.

Fórum Oceano e World Ocean Initiative, do The Economist Impact, unem-se em estratégia digital

O Fórum Oceano – entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, e a World Ocean Initiative, do The Economist Group, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a promoção, através da plataforma digital Hub Azul Dealroom, de um ecossistema para a Economia Azul que promova a inovação e o investimento de forma global.

Esta “knowledge-partnership” representa um passo significativo no sentido de enfrentar os desafios mais urgentes que os oceanos enfrentam, através de esforços colaborativos.

Fundação Oceano Azul

Para poder encontrar o seu lugar no espaço global, a Fundação Oceano Azul escolheu uma ideia forte baseada no seu motto “From the ocean’s point of view” e transformou-a em três eixos de ação. No seu conjunto, estes vão promover o conhecimento, a democratização, a alteração de comportamentos, a governação alargada, uma economia azul inovadora, utilizações sustentáveis, a preservação, proteção, envolvimento, consciencialização e educação.

19.º Congresso APAT

O Transitário no epicentro do fenómeno logístico

O 19.º Congresso da Associação dos Transitários de Portugal (APAT), que se realiza nos dias 10 e 11 de novembro, em São Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia), marca a reta final de 2023 e afigura-se como o evento que, invariavelmente, junta a comunidade transitária e os diversos stakeholders do universo logístico, num momento de reflexão, diálogo e debate sobre o atual panorama do setor.

A 10 E 11 DE NOVEMBRO

19.º Congresso APAT

O 19.º Congresso APAT realizar-se a 10 e 11 de Novembro, em São Félix da Marinha (V.N. de Gaia) e terá como mote 'O Transitário: A Força da Logística na Economia'.
O evento conta com um programa recheado de temáticas actuais e desafiantes, um leque de oradores de topo e um espectáculo de um dos maiores artistas portugueses de todos os tempos.

Total: 28
[1] 2