Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Fórum Oceano reforça área do Empreendedorismo, Inovação e financiamento da Economia Azul

Rúben Eiras, anterior Director-geral da Política do Mar, iniciou a colaboração com a Fórum Oceano e será responsável por coordenar serviços e projectos nacionais e internacionais nas áreas do empreendedorismo, do investimento e financiamento da economia azul e da inovação empresarial e tecnológica.

AOPL denuncia contrato colectivo de trabalho «desajustado da realidade» com estivadores

A AOPL -Associação de Operadores do Porto de Lisboa informou dia 22 ter denunciado o contrato colectivo de trabalho com o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal.

Ao justificar a decisão, a AOPL argumenta que o «actual contrato colectivo está totalmente desajustado da realidade e é urgente adequar a organização e a regulação do trabalho portuário no Porto de Lisboa às novas exigências internacionais da operacionalidade». Até que um novo acordo seja alcançado, vigorará o actual, firmado em Outubro de 2016, com vigência até 13 de Outubro de 2022.

APAT mediu o pulso à confiança dos transitários

A APAT mediu o pulso à reacção das empresas transitárias à pandemia COVID-19, com o objectivo de «perceber de que forma os Transitários estavam a ‘dar a volta’ à questão COVID-19 e que expectativas tinham para futuro». No barómetro, a associação apurou que as empresas estão «relativamente optimistas» na recuperação da crise actual.

APAT

78,2% dos transitários adoptou o regime de teletrabalho para fazer face à pandemia

Tentando aferir «as maiores dificuldades e também o caminho a seguir sustentado na opinião e no saber fazer de quem está todos os dias nesta contenda que é a Logística e a cadeia de transportes», a APAT apurou que 95,5% afirma ter implementado um Plano de Contingência; 24,6% sentiu necessidade de recorrer ao Lay-off (essencialmente aqueles muito dedicados a um nicho de mercado que entretanto parou, nomeadamente o tráfego aéreo e em grande parte o rodoviário; explica a associação), e 78,2% adoptou o regime de teletrabalho.

ESPO:

Portos europeus «têm demonstrado o seu papel de infra-estruturas essenciais»

«Desde o início da crise do COVID-19, os portos da Europa vêm fazendo todos os possíveis para garantir a continuidade das suas operações e, portanto, a segurança do abastecimento. Os portos europeus activaram planos de contingência para garantir que permanecessem totalmente operacionais durante esta crise. Mais do que nunca, os portos europeus têm demonstrado o seu papel de infra-estruturas essenciais e críticas, desempenhando um papel crucial no fornecimento de bens necessários», declara a organização, ao delinear sugestões para o pós-COVID-19.

Isabelle Ryckbost (ESPO):

Portos serão «motores de crescimento na recuperação económica»

«Em todos os portos da Europa, o que agora é realmente necessário é a manutenção da operacionalidade e o cumprimento dos seus papéis críticos na cadeia de abastecimento. Os planos de contingência estão a funcionar bem. Posso afirmar que os portos europeus permanecem totalmente operacionais», declarou Isabelle Ryckbost na última comunicação da ESPO. Apesar dos esforços do presente estarem a ser bem sucedidos, torna-se «importante» preparar o pós-crise pandémica: as economias necessitam de um plano de recuperação.

Administração da APFF elogia a proatividade da Comunidade Portuária da Figueira da Foz na ativação do Plano de Contingência

Fátima Alves, Presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz, elogia a proatividade da comunidade portuária da Figueira da Foz, na ativação do plano de contingência do Porto Figueira da Foz
“As operações não têm parado, tem havido uma grande cooperação, e pro-atividade pela comunidade portuária da Figueira da Foz, no reforço de medidas de contenção e de sensibilização junto dos trabalhadores, estivadores e transportadores.”

CPC constata «aumento de volume» de actividade durante o Estado de Emergência

«Avaliando o impacto do estado de emergência na actividade dos seus associados, a Direcção do CPC conclui que as actividades industriais dos seus associados decorrem maioritariamente com normalidade, apesar de todas as contingências, registando-se inclusive um aumento de volume nas primeiras semanas do estado de emergência, para os produtos de grande consumo . A continuidade da laboração das unidades fabris tem evidenciado a resiliência da cadeia logística que se manteve operacional», infoma o CPC.

AOPL indignada com nova greve por parte dos estivadores em Lisboa

A Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) afirmou-se “indignada” com a “greve preventiva” anunciada pelo Sindicato dos Estivadores caso seja levantado o estado de emergência e as empresas utilizem mão-de-obra estranha ao efetivo portuário em fevereiro.

DEVIDO AO COVID-19

AOPL apela ao fim da greve total em Lisboa

A Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) apelou esta segunda-feira, em comunicado, à consciência cívica e solidariedade dos seus trabalhadores e do seu sindicato, pedindo-lhes o cancelamento da greve total em curso no Porto de Lisboa.

Como base para o pedido está o facto de ter sido declarada situação de alerta pelo Governo de Portugal até ao dia 9 de Abril, bem como o estado de pandemia de Coronavirus pela OMS, e que tal levou outros grupos profissionais a abdicar das greves que tinham em curso ou agendadas.

CARLA OLIVAL (WISTA):

Portugal tem potencial para ser «hub de transporte marítimo à escala Europeia»

Carla Olival, Presidente da WISTA Portugal – Women’s International Shipping & Trading Association of Portugal, foi a responsável pelo discurso de introdução da edição de 2020 da European Shipping Week, tendo também moderado o painel dedicado ao Comércio e Concorrência na edição deste ano da principal conferência Europeia dedicada ao sector do Transporte e Comércio Marítimo, em Bruxelas. Na sua intervenção vincou que Portugal tem potencial para ser «indiscutivelmente» um «hub de transporte marítimo à escala Europeia».

PORFÍRIO RODRIGUES

O Porto de Setúbal está a fazer investimentos acertados

O Porto de Setúbal está num novo ciclo de crescimento. Para Porfírio Gomes, a APSS tem tomado decisões acertadas que potenciam a Comunidade Portuária de Setúbal. Para além das dragagens, que permitem que navios de maior calado manobrem com mais segurança, aponta o projecto que está a ser desenvolvido para aumentar a movimentação de carga por ferrovia. São projectos que vão alavancar oportunidades de negócios, e as empresas que dependem do porto estão prontas para responder.

APAT iniciou distribuição do «Selo de Excelência 2020»

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) deu início à distribuição do seu Selo de Excelência 2020, uma prática que a associação repete todos os anos, distinguindo os transitários que promovem diariamente o transporte internacional de mercadorias.

WISTA Portugal torna-se membro da Associação de Armadores da Marinha de Comércio

A WISTA Portugal anunciou ter-se tornado membro da AAMC (Associação de Armadores da Marinha de Comércio).

«Ao aderir à AAMC, e além de reforçar as iniciativas comuns a serem desenvolvidas pelas duas associações em Portugal, o WISTA Portugal ganha mais influência e participação nas discussões realizadas no nível da ECSA», realça a organização internacional, que desde Setembro de 2018 detém também representação em Portugal, através da WISTA Portugal, pela primeira vez apresentada durante o evento Portugal Shipping Week.

Comunidade Portuária e Logística de Sines elege os Órgãos Sociais para o triénio 2020-2022

A Assembleia Geral da CPSI - Comunidade Portuária de Sines elegeu os Órgãos Sociais para o triénio 2020-2022, mantendo-se Jorge d’Almeida como Presidente da Direção. Na mesma sessão foram também introduzidas alterações estatutárias que alavancam o papel da associação enquanto motor de promoção do porto e da região.

A designação da associação foi alterada para Comunidade Portuária e Logística de Sines, com o objetivo de reforçar o âmbito da associação no setor da logística, e foi também alargado o número de vogais da Direção, possibilitando uma melhor resposta aos desafios que a associação enfrenta face aos investimentos em curso e planeados para Sines.

FEDERAÇÃO IBÉRICA DE EMPRESAS DE ESTIVA E AGENTES MARÍTIMOS

Comité da FIMOP no Porto da Figueira da Foz

O Comité da Federação Ibérica de Empresas Estivadoras e Agentes Marítimos esteve de visita ao Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.).
A visita decorreu a 7 de Fevereiro, tendo os responsáveis da FIMOP reunido no edifício-sede da APFF.
A Presidente do Conselho de Administração da APFF, Fátima Lopes Alves, deu as boas vindas a todos os participantes, apresentando o porto da Figueira da Foz.

Movimento Maria apresentou-se ao capitão do Porto de Aveiro

A partilha de responsabilidades na gestão global da Ria de Aveiro foi um dos assuntos em foco na reunião do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro com o Capitão do Porto, capitão de fragata Humberto da Silva Rocha.

Numa reunião solicitada pelo MARIA para apresentação cumprimentos ao novo responsável pela Capitania do Porto de Aveiro, foram elencadas algumas das preocupações do Movimento de Amigos da Ria, nomeadamente, aquelas que se referem à dispersão por diferentes entidades das responsabilidades de gestão do perímetro da laguna.

NUNO RIBEIRO PIRES, PRESIDENTE DA CPA

A Importância Estratégica do Porto de Aveiro para o Desenvolvimento Regional

É nesta transversalidade que o Porto de Aveiro, cidade e região, se movem, procurando, desde a reabertura da barra em 1808 (após ter estado obstruída durante décadas) encontrar uma simbiose de interesses que convirjam para uma dinâmica diferenciadora no plano nacional e internacional.
 

APDL recebeu visita de grupo de portos e cidades europeias que compõem o projecto BluAct

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) recebeu a i29 de Janeiro a visita do grupo de portos e cidades europeias membros do Projecto BluAct, inserido no Programa Europeu Urbact III.

Armadores internacionais e portugueses juntos por um cluster marítimo mais forte

A EISAP – European International Shipowners Association of Portugal anuncia que passou a ser membro associado da AAMC – Associação de Armadores da Marinha de Comércio.

No sentido de melhor cooperarem e desenvolverem sinergias em torno dos objectivos comuns, as duas associações passam assim a dispor de mecanismos operacionais e funcionais que lhes permitem desenvolver as suas actividades de forma mais articulada e reforçada.

Total: 261
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14