Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


Martinho Fortunato é o novo Chairman do IMG do ICOMIA

Martinho Fortunato foi indicado, no último dia do Congresso da ICOMIA/IFBSO (International Council of Marine Industry Associations e International Federation of Boat Show Organisers) para ser Chairman da IMG (Marine Groups), da ICOMIA, associação que congrega todas as associações mundiais ligados à náutica de recreio. O mandato não tem duração fixa, embora tenha um prazo indicativo de três anos.

ANDREIA VENTURA (AOPL):

«Projecto de Castanheira do Ribatejo dará uma nova vida ao Tejo»

Treze anos depois, os operadores do Porto de Lisboa passaram, novamente, a estarem unidos sob a mesma entidade representadora – altura ideal para conversar com Andreia Ventura, nova presidente da AOPL, e tomar o pulso aos processos de renegociação das concessões e à possibilidade real de revitalização do Tejo através da aposta no transporte fluvial de mercadorias, cujo investimento do Grupo ETE no segmento classificou de positivo, capaz de «servir todos aqueles que operam no porto» lisboeta.

ESPO 2018

Administrações devem juntar pessoas, infra-estrutura, carga e «data» num contexto unívoco

Realizou-se, entre os dias 31 e 1 de Junho, a conferência anual ESPO 2018 – na cidade de Roterdão. O sector do transporte marítimo europeu reuniu-se em peso para debater a actualidade e projectar o futuro. A organização, a cargo da ESPO (Associação de Portos Marítimos Europeus), abordou temas como a digitalização, a sustentabilidade ambiental, a eficiência energética e a formação.

21.º Congresso da APLOG debate desafios da «Logística Digital»

O 21º Congresso de Logística da APLOG vai realizar-se nos dias 10 e 11 de Outubro, no PT Meeting Center, em Lisboa.
Na edição deste ano, aquele que é já um dos congressos mais importantes do setor irá colocar em debate a ‘Logística Digital – Novos Desafios’. A Associação Portuguesa de Logística volta, assim, a discutir as implicações para a logística das grandes mudanças nos negócios e ao nível tecnológico ocorridas nos últimos anos.

GREVE DOS ESTIVADORES NO PORTO DE LISBOA

AGEPOR critica SEAL por «política do passado para o declínio do futuro»

O período de greve decretado pelo SEAL arrancou Segunda-feira no Porto de Lisboa. Uma das primeiras reacções a essa parcial paralisação foi conhecida esta quinta-feira. Através de um comunicado, a AGEPOR deixa duras críticas à decisão do sindicato. «A greve que deveria ser sempre o último recurso é, para este Sindicato, sempre a primeira alternativa», declarou a associação liderada por Belmar da Costa.

António Guterres visitou a IMO

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, visitou a sede da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), tendo sido recebido pelo Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim.

Durante a visita, António Guterres saudou a IMO pelos seus 70 anos (que comemora este ano) ao serviço do transporte marítimo e destacou a importante contribuição do trabalho da organização para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Reconheceu, em particular, a recente adopção, por parte da organização, da estratégia para a redução das emissões de gases de efeito estufa dos navios, considerado um grande avanço na acção global para combater as mudanças climáticas.

SINES

CPSI sugere marca para promover potencialidades do Alentejo logístico

A CPSI - Comunidade Portuária de Sines participou no workshop sobre “Logística no Alentejo – Oportunidades de desenvolvimento”, promovido pelo Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em colaboração com a aicep Global Parques.
De acordo com Jorge d’Almeida, presidente da CPSI, “a logística é uma parte fundamental do desenvolvimento da região e Sines desempenha um papel decisivo. É preciso aproveitar o grande potencial que existe no desenvolvimento do hinterland, potenciando o desenvolvimento de indústrias e serviços, que tirem partido das vantagens competitivas que Sines oferece.

ENTREVISTA A ANDREIA VENTURA

Porto de Lisboa - Operadores esquecem divergências e associam-se

Andreia Ventura saiu da presidência da empresa pública Arsenal do Alfeite a 28 de fevereiro deste ano e aceitou o convite para assumir a presidência da TMB - Terminal Multiusos do Beato a 1 de março. A partir dessa data passou também a assumir a liderança da AOPL - Associação dos Operadores Portuários de Lisboa, em representação da TMB e numa fase única desde 2005, em que todos os operadores de terminais de carga do porto da capital - TMB, Grupo ETE Empresa de Tráfego e Estiva e Grupo Yilport (Turquia) -, se voltaram a unir para defender o crescimento do porto de Lisboa. Um porto que está a recuperar de anos de conflitos laborais e greves.

COMUNIDADES PORTUÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ E DE AVEIRO

Os dois portos complementam-se , defendem Gonçalo Vieira e João Fugas

Os presidentes das comunidades portuárias da Figueira da Foz e Aveiro, Gonçalo Vieira e João Fugas, respectivamente, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, concordam que os portos das duas cidades não competem entre si. Aliás, garantem, complementam-se. As duas infraestruturas portuárias, saliente-se, têm administração comum.

GONÇALO VIEIRA, PRESIDENTE DA CPFF

Porto da Figueira da Foz «pisca o olho» às empresas de Leiria

É o porto nacional com maior percentagem de exportação e o segundo com maior crescimento médio anual, desde a obra de prolongamento do molhe norte, em 2010.O Presidente da Comunidade Portuária da Figueira da Foz aponta a melhoria da acessibilidade marítima e a promoção do porto como desafios para o próximo biénio, cruciais para um melhor posicionamento na região.

Andreia Ventura é a nova Presidente dos Operadores do Porto de Lisboa

Andreia Ventura foi eleita Presidente da AOPL – Associação de Operadores do Porto de Lisboa, em representação do Grupo TMB – Terminal Multiusos do Beato. Esta é a primeira vez, desde há mais de dez anos, que a AOPL passa a agregar todos os operadores do porto de Lisboa, o Grupo ETE, o Grupo Yilport e o Grupo TMB, “um momento que marcou a recente eleição dos corpos sociais, da nova direção e que elegeu Andreia Ventura como Presidente”.
Andreia Ventura detém um vasto currículo de gestora pública ligada às atividades portuárias, tendo sido vogal da administração da APL e, mais recentemente, do Arsenal do Alfeite, entre outros cargos.
 

Raul Magalhães substitui Alcibíades Paulo Guedes na liderança da APLOG

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística elegeu, na passada quarta-feira, os seus Corpos Sociais para o triénio 2018-2020, durante a sua Assembleia Geral Anual. Raul Magalhães, em representação da cadeia Modelo Continente Hipermercados, S.A. (Grupo Sonae), é o novo presidente da Direcção, substituindo Alcibíades Paulo Guedes, agora presidente do Conselho Fiscal. Já José Luís Simões, líder da Luís Simões Logística Integrada, S.A., é o presidente da Assembleia Geral da APLOG.

ASSOCIADOS FACTURAM 1.700 MILHÕES DE EUROS POR ANO

Transitários de Portugal escolhem direcção a 21 de março

Os associados da APAT – Associação dos Transitários de Portugal, vão escolher os Órgãos Sociais para o triénio 2018/2010 esta quarta-feira, 21 de Março, no Hotel Tryp Porto Expo, em Leça da Palmeira, a partir das 15h30. A APAT tem mais de 250 associados, que empregam mais de 5 mil pessoas e faturam 1.700 milhões de euros por ano.

Fórum Oceano visita empresas da Figueira da Foz

No âmbito do processo de adesão da Câmara Municipal da Figueira da Foz como associada da Fórum Oceano, o Município promoveu uma visita às empresas Litofish, Cofisa, Nasharyba e Pescódromo de Lavos, e Finfresh, dando a conhecer o potencial do concelho na área da Economia do Mar. O périplo, que se realizou no dia 9 de fevereiro, incluiu ainda uma passagem pela Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, que alberga o laboratório avançado do polo MARE da Universidade de Coimbra, o MAREFOZ, e uma visita ao Núcleo Museológico do Sal.

FIGUEIRA DA FOZ

Presidente da Comunidade Portuária faz balanço muito positivo do mandato anterior

Gonçalo Vieira, quadro superior da The Navigator Comapny (a que pertence a antiga Soporcel), foi eleito para o segundo mandato na presidência da Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF). Dos dois primeiros anos de liderança da direção, aquele responsável faz um “balanço muito positivo, por todo o trabalho realizado na vertente operacional e estratégica”, partilhando o sucesso com os restantes elementos do elenco diretivo.

Ílhavo integra Secção de Municípios com Actividade Piscatória e Portos

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, foi eleito, no dia 22, primeiro vice-presidente da Mesa da Secção de Municípios com Actividade Piscatória e Portos, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). A mesa tem o município de Portimão na sua presidência, o município da Figueira da Foz também como vice-presidente e como vogais os municípios de Sesimbra e da Póvoa do Varzim.

APA já é confrade de honra da Confraria do Bacalhau

A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), a Capitania do Porto de Aveiro, Ivan Lins, compositor, músico e cantor brasileiro, Paulo de Carvalho, cantor português, foram entronizados este sábado Confrades de Honra, no 19.º Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau. Destaque, ainda, para a entronização de um novo confrade efectivo: Tito Cerqueira, um ilhavense que fez carreira na Marinha Portuguesa, tendo atingido a patente de vice-almirante.

Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro recebeu 29 candidaturas ao 1.º Aviso de Concurso Mar2020

Terminou no dia 30 de novembro de 2017 o período para apresentação de candidaturas ao 1º Aviso de Concurso Mar2020 do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA), ao abrigo da Prioridade 4 - DLBC Costeira - do Programa Operacional Mar2020 cofinanciado pelo FEAMP (Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas).

Casa de Pessoal da APRAM: unir através de diferentes eventos

Cecília Correia é a Presidente da Casa de Pessoal da APRAM. Com a sua equipa tem dinamizado diversos encontros entre os associados, juntando colegas dos portos da Madeira.
Os últimos eventos foram o jantar de natal e a missa do parto, mas a direção da Casa de Pessoal da APRAM tem já alinhavados outros convívios para o primeiro semestre de 2018.

Jorge d’Almeida (CPSI): «Um dos problemas em Portugal é a falta de informação de fluxos portuários»

O Presidente da Comunidade Portuária de Sines, Jorge d’Almeida, foi entrevistado pela Revista Cargo para a edição de Julho/Agosto. Leia a primeira parte da entrevista.

Total: 173
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9